Вы находитесь на странице: 1из 41

Crescimento Populacional e Sustentabilidade Ambiental Marcia Regina Lichotti Tinoco, Jorge Mendes Soares, Snia Maria Silva de Souza

Resumo Evidencia-se, atualmente, um grave problema em relao ao crescimento populacional e crescente deteriorao do meio ambiente. Grande parte da populao encontra-se desassistida por polticas pblicas integrais e contnuas voltadas para o desenvolvimento sustentvel. Tecendo uma relao entre homem, meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais, este estudo tem como objetivo analisar a questo do crescimento demogrfico, caracterizado por diversas teorias e seus respectivos autores, os principais aspectos da degradao ambiental e a importncia da atuao dos diversos segmentos da sociedade no processo de formulao e implementao de alternativas em prol da sustentabilidade. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliogrfica em materiais diversos, como: livros referentes ao tema, base de dados do Scielo (Scientific Electronic Library Online), artigos cientficos, monografias, dissertaes e teses. Sabemos que os desafios so enormes na busca da sustentabilidade, que deve ser planejada considerando o conjunto de estratgias numa viso holstica, capaz de apreender o todo e as partes, e sua relao de interdependncia, questionando nosso papel, nossas escolhas e o conjunto de relaes entre as mesmas, para trilharmos o caminho em direo ao desenvolvimento sustentvel e sustentado e, alm de tudo, duradouro.

Palavras-chave: Crescimento Populacional, Sustentabilidade Ambiental, Polticas Pblicas.

1 Especialista em Gesto, Planejamento e Licenciamento Ambiental (UNIVERSO), 2 Mestre em Educao (UFF), 3 Doutora em Cincias (UERJ). 1

Introduo

O crescimento populacional afeta diretamente a qualidade de vida das populaes. Quanto maior o crescimento demogrfico, maiores os desafios a serem enfrentados para permitir o crescimento econmico compatvel com a preservao ambiental (LIMA, 2001; SILVA, J., 2003).

Porm, os problemas de nossa poca so sistmicos, o que significa que esto interligados e interdependentes; precisam ser vistos como diferentes facetas de uma nica crise, a crise de percepo. Suas solues necessitam de uma mudana em nossas percepes, pensamentos e valores, uma mudana de paradigma (CAPRA, 2006).

preciso reconhecer que o nosso modo de vida se tornou insustentvel, e este muito mais difcil de mudar, pois implica aperfeioamento individual e coletivo, simultaneamente. Parece no haver sada: ou acreditamos que o ser humano, tal como , pode construir um mundo melhor para si, para seus semelhantes, no presente e no futuro, ou cabe reconhecer o fracasso de nossa existncia, e admitir que a busca de um desenvolvimento sustentvel seja ilusria, apenas uma forma de adiar o inevitvel fim. preciso iniciar um aprendizado individual e coletivo que nos leve a outras formas de manifestao concreta de nossa natureza e que possibilite uma perspectiva de mudana em nosso modo de viver (GONALVES, 2005).

Diante de tudo isso, a sociedade deve se mostrar capaz de assumir novos hbitos e de projetar um tipo de desenvolvimento que cultive o cuidado com os equilbrios ecolgicos e funcione dentro dos limites impostos pela natureza. No se trata de no consumir, mas consumir responsavelmente (BOFF, 2011).

Objetivo

Este estudo teve como objetivo analisar a questo do crescimento demogrfico, caracterizado por diversas teorias e seus respectivos autores, os principais aspectos da degradao ambiental e a importncia da atuao dos diversos segmentos da sociedade no processo de formulao e implementao de alternativas em prol da sustentabilidade.

3 Crescimento Populacional

A preocupao de contar o nmero de pessoas presentes num agrupamento humano vem de longa data. Um dos primeiros livros da Bblia, o livro de Nmeros, dedicado, entre outros assuntos, ao registro do nmero de pessoas em cada uma das doze tribos de Israel, durante o perodo de peregrinao no deserto, em direo terra prometida. Fazendo nova aluso Bblia, vale notar que o momento histrico do nascimento de Jesus marcado por um recenseamento promovido pelo Imprio Romano. Com o surgimento da Economia Poltica por volta do sculo XVIII, fruto da ascenso e florescimento do capitalismo, a populao passa a ser um importante elemento implicado na anlise do processo de produo e de distribuio de riquezas processo que era o objeto da Economia naquela fase clssica. Marcado pelas consequncias negativas do processo de industrializao presses para o xodo rural e misria nos centros urbanos , ocorre a publicao do livro Ensaio sobre a populao de Thomas Robert Malthus. O ensaio, de 1798, revela uma posio extremamente pessimista por parte do seu autor, em resposta ao otimismo no progresso da razo humana proposto por Condorcet, e ao igualitarismo de Godwin. Diante desse quadro, diversas teorias neomalthusianas emergiram propalando a ideia de que seria necessrio o controle populacional a fim de evitar um colapso que levasse extino da raa humana (KIMPARA, 2010).

Todavia, na primeira metade do sculo XX, percebeu-se a queda das taxas de mortalidade e natalidade, nos pases desenvolvidos. Os demgrafos deram a este fenmeno o nome de transio demogrfica e as primeiras abordagens desse fenmeno no viam contradio entre populao e desenvolvimento, mas uma relao de influncia mtua, j que o

desenvolvimento induziria reduo das taxas de mortalidade e natalidade,

mudanas na estrutura etria e baixo crescimento populacional, ajudando, assim, na decolagem do progresso econmico (CORRA et al., 2006).

Diante disso, o mundo observou diferentes tendncias com relao a sua populao: nos pases centrais do capitalismo observou-se a diminuio das taxas de natalidade, concluindo o processo de transio demogrfica, reconduzindo a populao desses pases a certa condio de equilbrio. J nos pases perifricos houve uma grande queda nas taxas de mortalidade, mas sem a queda na natalidade, redundando num elevado ritmo de crescimento populacional (KIMPARA, 2010). As principais explicaes para os altos e baixos nveis de mortalidade na transio demogrfica se devem a melhoria do padro de vida da populao em decorrncia do desenvolvimento industrial, o avano da medicina nos programas de sade pblica e, o acesso ao saneamento bsico e melhoria da higiene pessoal (VIEIRA, 2010). Moran (2011, p. 61) relata que:
Para os pesquisadores do campo da populao e do ambiente, a teoria da transio demogrfica serve de princpio organizador para o tratamento das variaes demogrficas das taxas de crescimento populacional e do potencial de crescimento futuro, distinguindo os pases em provvel declnio das taxas de crescimento daqueles que provavelmente continuaro a apresentar altas taxas de crescimento.

O processo de modernizao na histria da populao mundial um elemento expressivo indicado como um mecanismo de controle e

amadurecimento sociocultural que tipificaria a sociedade em novos hbitos de racionalidade e no controle da fecundidade e, reduo do tamanho das famlias. Por outro lado tambm se observa um envelhecimento da populao, onde a tecnologia mdica leva a populao a viver mais (VIEIRA, 2010).

Sen (2010, p. 278) argumenta que no sculo XX, a taxa de crescimento da populao se acelerou, porm comea a desacelerar-se e a questo a ser respondida se as razes dessa desacelerao tendem a ganhar fora. Alm disso, mostra a relao entre o desenvolvimento e a queda nas taxas de fecundidade: 4

A queda geral nas taxas de fecundidade pode ser explicada de modos bem diversos. A associao positiva entre desenvolvimento e reduo da fecundidade frequentemente sintetizada pelo deselegante lema O desenvolvimento o melhor anticoncepcional. Embora possa haver alguma verdade nessa ideia duvidosa, o desenvolvimento possui vrios componentes, que estiveram presentes conjuntamente no Ocidente, incluindo o aumento da renda per capta, a expanso da educao, a maior independncia econmica das mulheres, a reduo das taxas de mortalidade e a disseminao das oportunidades de planejamento familiar (partes do que se pode denominar desenvolvimento social).

4.1

Thomas Malthus e neomalthusianos

Thomas Robert Malthus (1766 1834), demgrafo e economista ingls, influenciou as teorias de Darwin e Wallace. Sua fama decorre dos seus estudos sobre a populao, contidos em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio (HENRIQUES, 2007).

O crescimento da populao, os meios de subsistncia e as causas da pobreza em plena Revoluo Industrial so os problemas centrais analisados por Malthus. Segundo ele, o crescimento populacional seria mais acelerado do que a produo de alimentos (progresso geomtrica versus progresso aritmtica) e no futuro no haveria recursos ou alimentos suficientes para saciar a fome de toda a populao do planeta. Alm disso, chegou concluso de que as possibilidades de aumento da rea cultivada estariam esgotadas, pois todos os continentes estariam completamente ocupados pela agropecuria e, no entanto, a populao mundial continuaria a crescer (HENRIQUES, 2007; CORAZZA, 2009).

Malthus demonstrou que o nvel de atividade em uma economia capitalista depende da demanda efetiva, o que constitua uma justificativa para os esbanjamentos praticados pelos ricos. Para ele, a diferena entre as classes sociais era uma consequncia inevitvel, a pobreza e o sofrimento eram o destino para a grande maioria das pessoas e contra isso no havia muito a fazer (HENRIQUES, 2007).

Malthus acreditava que fome, guerras e epidemias seriam as formas encontradas pela natureza e por Deus para controlar esse crescimento acelerado que seria to prejudicial ao futuro da humanidade, entretanto, que era possvel agir para evitar a catstrofe populacional. Entre as aes sugeridas, incluam-se a restrio ou abolio de sistemas de apoio aos pobres e a abstinncia sexual. Atribui-se, em parte, s ideias de Malthus, a concepo e a implementao da Lei dos Pobres de 1834 (Poor Law Amendment Act) na Inglaterra, pela qual os sistemas de assistncia aos pobres foram abolidos. Com a promulgao dessa Lei, alm do enfraquecimento e gradual extino da assistncia aos pobres, tambm deveriam ser feitos aconselhamentos a favor da abstinncia sexual como forma de evitar mais nascimentos (HENRIQUES, 2007; CORAZZA, 2009).

Ainda no calor da Revoluo Francesa, o Marqus de Condorcet apresentou, em 1794, uma posio otimista da relao entre populao e desenvolvimento, onde previa uma queda progressiva tanto nas taxas de mortalidade como de natalidade e uma relao harmnica entre o crescimento populacional e o progresso socioeconmico. Quatro anos depois, Malthus, apresentou uma posio pessimista, argumentando que a populao tendia, sempre, a crescer mais rapidamente do que os meios de subsistncia. Em consequncia, o desenvolvimento e o progresso seriam objetivos utpicos, longe do alcance da maioria da populao. Segundo Amartya Sen, Condorcet foi um advogado das polticas cooperativas e Malthus um precursor das polticas populacionais coercitivas (CORRA et al., 2006).

O quadro socioeconmico mundial do perodo aps a Segunda Guerra Mundial, marcado por taxas de crescimento demogrficas bastante elevadas no Terceiro Mundo, juntamente com a situao de fome e misria, ressuscitaram as ideias de Malthus. Os demgrafos neomalthusianos passaram a chamar ateno para a exploso demogrfica, compartilhando a viso de que o alto crescimento populacional inviabiliza o combate pobreza, mas divergindo de Malthus, ao proporem o controle da fecundidade dentro e fora do casamento. A soluo estava na implantao de polticas oficiais de controle de natalidade, metas populacionais restritivas e formas coercitivas de 6

reduo da natalidade, como forma de eliminar os entraves demogrficos ao desenvolvimento econmico. A ideologia neomalthusiana ganhou terreno na poltica nas dcadas de 1950 e 1960 e definiu os contedos das Conferncias de Populao realizadas em Roma, em 1954, e Belgrado, em 1965, ambas de carter mais acadmico. As metas de crescimento zero da populao serviram para restringir e cassar os direitos reprodutivos de homens e mulheres (ALVES, 2005; HENRIQUES, 2007).

O debate entre populao e cidadania voltou ao centro da poltica internacional durante a Conferncia Mundial sobre Populao e

Desenvolvimento de Bucareste, promovida pela primeira vez pela ONU, em 1974. A maioria dos pases foi contra o neomalthusianismo, afirmando [...] O
desenvolvimento o melhor contraceptivo. Contudo, em 1984, quando foi realizada

na Cidade do Mxico a segunda Conferncia de Populao promovida pela ONU, grande parte dos pases em desenvolvimento se mostrava muito mais aberta ideia do planejamento familiar, agora influenciada pelo ressurgimento do conservadorismo moral quanto s questes populacionais. Na Conferncia do Mxico, em aliana aberta com o Vaticano, os EUA bloquearam toda e qualquer meno ao aborto no documento final e conseguiram incluir recomendaes favorveis promoo dos meios anticoncepcionais ditos naturais (ALVES, 2005).

Os dados estatsticos mostram que nas dcadas de 50 e 60, do sculo XX, o mundo apresentou o maior crescimento demogrfico de toda a histria. Os demgrafos mais pessimistas tomaram estes dados como comprovao da exploso populacional e como justificativa da necessidade de polticas demogrficas que reduzissem a fecundidade, mesmo que de forma coercitiva. Esta preocupao fundamenta as anlises do pensamento neomalthusiano. A diferena entre Malthus e o neomalthusianismo que, os ltimos, aceitam e sugerem os mtodos contraceptivos como forma de limitao da fecundidade (CORRA et al., 2006).

4.2 O Renascimento do Ambientalismo

O final dos anos 60 e incio dos 70 foi um perodo de intensa reflexo sobre as relaes entre meio ambiente e crescimento econmico. Em 1968, o economista italiano Aurlio Peccei reuniu em Roma um grupo de cientistas, industriais, economistas, educadores e polticos para estudar os fundamentos da crise pela qual passava a civilizao. De acordo com a avaliao do grupo, que ficou conhecido como Clube de Roma, o problema possua diversas manifestaes, como a expanso urbana, a perda de f nas instituies, a rejeio dos valores tradicionais, a deteriorao econmica e os danos ambientais (CORAZZA, 2005).

Coube a um grupo de estudiosos do Massachusetts Institute of Tecnolgy (MIT), dos Estados Unidos, liderados por Dennis Meadows, levar adiante as teses de Malthus. O estudo foi patrocinado pelo Clube de Roma e publicado no livro Limites do Crescimento (1978), resumindo num modelo matemtico que inter-relaciona o crescimento populacional degradao do meio ambiente e concluindo que a interao dos indivduos com esses fatores vai impedir ao homem, em futuro prximo, contar com os meios necessrios a sua sobrevivncia. Alm disso, Meadows, em 1972, tambm alertava sobre os riscos da tecnologia no ambiente. As tecnologias desenvolvidas e aplicadas com objetivos de aumentar o bem-estar da sociedade, como as tecnologias agrcolas voltadas para o aumento da produtividade, manifestam, com o tempo, efeitos indesejveis. A crena difundida desde o final dos anos 60 de que havia um desequilbrio entre a disponibilidade de recursos essenciais para o desenvolvimento e sua crescente demanda futura, se chocava com a ideia de que o desenvolvimento tecnolgico proveria instrumentos para a superao dos limites (BIEDERMANN et al., 1992; CORAZZA, 2005).

A anlise feita pela equipe de Meadows a partir do Modelo do Mundo essencialmente pessimista sobre os impactos da tecnologia sobre a qualidade ambiental, porm, importante por ter trazido contribuies normativas, isto , contribuies que determinam aquilo que desejvel para a sociedade, pois 8

determinam o alvo da interveno pblica. Embora tenha sido responsvel pela proposio da poltica de crescimento zero, o catastrofismo dos

ambientalistas dos anos 70 tambm acabou servindo para sugerir um alvo mais slido: a busca de mudanas qualitativas no desenvolvimento tecnolgico (CORAZZA, 2005).

Em Estocolmo (1972), ocorre a Primeira Conferncia Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sob a influncia de Limites do Crescimento, que indicava um possvel colapso da reproduo natural e destacava a fome, a poluio e o crescimento demogrficos como viles da humanidade. A maior preocupao desta Conferncia foi criar uma coalizo internacional para conter a poluio e estimular os governos nacionais na criao de polticas ambientais que evitassem o agravamento da degradao ambiental ou restaurassem os padres de qualidade de gua, ar e solo. J os recursos no-renovveis deveriam ser utilizados de forma a evitar o perigo de seu esgotamento futuro (OLIVEIRA, 2005).

O Clube de Roma integrou as teses de Malthus com as dos ecologistas, dando uma nova dimenso s teses malthusianas. A anlise saiu da relao entre crescimento populacional e produo de alimentos e passou a incluir a exausto dos recursos naturais. O modelo elaborado por eles apresenta cinco grandes temas de preocupao global: 1) acelerao da industrializao; 2) aumento dos indicadores de desnutrio; 3) rpido crescimento populacional; 4) deplorao dos recursos naturais no renovveis; e 5) deteriorao do meio ambiente. Aparentemente, o homem venceu as teses malthusianas e na luta pela sobrevivncia, desenvolveu tecnologias avanadas, conseguindo

satisfazer a fome da populao presente e reservar grandes quantidades de alimentos para a populao futura. No modelo do Clube de Roma, porm, o avano tecnolgico desenfreado iria limitar a vida do homem na terra (BIEDERMANN et al., 1992; OLIVEIRA, 2002).

Para Malthus, o problema era de crescimento populacional em relao ao crescimento dos alimentos, tinha-se de aumentar a produo de alimentos ou reduzir o crescimento populacional para resolv-lo. Para o Clube de Roma, o 9

problema consiste no crescimento acelerado dos meios de produo em desproporo ao meio ambiente e no se consegue resolver tal problema com o aumento da produo, mas apenas com a reduo do crescimento populacional. Como a terra e os recursos naturais so fixos, a elevada taxa de consumo per capta dos pases ricos, iria exaurir, em breve, os recursos naturais e tornaria insuficiente a produo de alimentos, advindo da a fome, as pestes, as doenas e as mortes. Se no for por isso, ou junto com isso, a poluio vai impedir com que o homem aumente a produo de alimentos no planeta (BIEDERMANN et al., 1992).

Objetivando uma soluo urgente para a problemtica ambiental, a Assemblia Geral das Naes Unidas aprova, em 1983, a criao de uma equipe para trabalhar esta questo, que recebe o nome de Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland. Esta comisso publica o resultado de suas observaes em 1987, sob o nome de Nosso Futuro Comum ou Relatrio Brundtland. O Relatrio Brundtland o documento que elege definitivamente o conceito de Desenvolvimento Sustentvel, como [...] aquele que atende s
necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem as suas prprias necessidades (Brundtland, 1988, p. 46). Este estudo ressalta,

entre outros, a necessidade de administrar o crescimento populacional e de controlar o esgotamento dos recursos (OLIVEIRA, 2005).

De acordo com o Relatrio Brundtland (1987), a pobreza generalizada no mais inevitvel e o desenvolvimento deve privilegiar o atendimento das necessidades bsicas de todos, oferecendo oportunidades de melhora de qualidade de vida para a populao no presente e no futuro. No tocante aos recursos naturais, avaliou a capacidade da biosfera de absorver os efeitos causados pela atividade humana, e afirmou que a pobreza j pode ser considerada como um problema ambiental e como um tpico fundamental para a busca da sustentabilidade. Apesar de no definir quais so as necessidades do presente nem quais sero as do futuro, o relatrio chamou a ateno do mundo sobre a importncia de se encontrar novas formas de desenvolvimento econmico, sem reduo e danos ao meio ambiente. Alm disso, o relatrio 10

definiu trs princpios bsicos a serem cumpridos: desenvolvimento econmico, proteo ambiental e equidade social. Mesmo assim, o referido relatrio foi amplamente criticado por apresentar como causa da situao de

insustentabilidade do planeta, o descontrole populacional e a misria dos pases subdesenvolvidos, colocando como um fator secundrio a poluio ocasionada nos ltimos anos pelos pases desenvolvidos (BARBOSA, 2008).

Num ambiente de alto crescimento demogrfico e sob a influncia do pensamento neomalthusiano, ocorreram as primeiras Conferncias

Internacionais de Populao e Desenvolvimento organizadas pela ONU que reafirmaram a noo ampla de cidadania, tais como: a Conferncia sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, 1992; a Conferncia Mundial sobre Direitos Humanos de Viena, em 1993; a IV Conferncia Mundial sobre a Mulher em Pequim, em 1995; a Cpula Mundial sobre o Desenvolvimento Social em Copenhague, em 1995; a Conferncia Mundial sobre Assentamentos Humanos em Istambul, em 1996 e a Cpula Mundial sobre Alimentos em Roma, em 1996 (ALVES, 2005; CORRA et al., 2006).

4.3 Desenvolvimento Sustentvel

Vrios significados tm sido atribudos ao termo desenvolvimento. Dentro da economia, as correntes tratam o desenvolvimento como sinnimo de crescimento econmico, podendo ser aferido mediante a evoluo do PIB per capta (KIMPARA, 2010). Contrariando essas correntes, Sachs (2008) afirma que o desenvolvimento vai bem alm da mera multiplicao da riqueza material. Veiga (2006) conclui que no crescimento a mudana quantitativa, enquanto que no desenvolvimento, ela qualitativa.

A Conferncia das Naes Unidas sobre Ambiente Humano, ocorrida em Estocolmo (1972), colocou a dimenso do meio ambiente na agenda internacional, sendo discutidas pela primeira vez as dependncias entre o desenvolvimento e o meio ambiente. Durante a preparao da Conferncia 11

duas posies opostas foram assumidas: pelos que previam abundncia e consideravam as preocupaes com o meio ambiente descabidas, pois atrasariam e inibiriam o desenvolvimento dos pases em desenvolvimento rumo industrializao; e pelos catastrofistas e pessimistas que anunciavam o apocalipse caso o crescimento demogrfico e econmico, ou pelo menos o crescimento do consumo, no fossem imediatamente estagnados. Mais tarde, ambas as posies foram descartadas e uma alternativa mdia surgiu entre o ecomicismo arrogante e o fundamentalismo ecolgico: o crescimento econmico necessrio, mas deve ser socialmente receptivo e implementado por mtodos favorveis ao meio ambiente, em vez de favorecer a incorporao predatria do capital da natureza ao PIB (SACHS, 2009).

O crescimento econmico gerou grandes desequilbrios: abundncia, riqueza, progresso e desenvolvimento versus misria, fome, necessidades bsicas insatisfeitas, degradao ambiental e poluio. Diante dessa constatao, a ideia de desenvolvimento sustentvel busca conciliar o desenvolvimento econmico preservao da natureza e questo da pobreza no mundo (CANEPA, 2007).

H, tambm, trs conceitos simplistas sobre o que desenvolvimento: 1) como sinnimo de desenvolvimento econmico; 2) como iluso, mito ou manipulao ideolgica; 3) como caminho do meio, ou seja, nada tem de quimrico e nem pode ser amesquinhado como crescimento econmico (VEIGA, 2010).

O conceito de desenvolvimento pluridimencional, encontrando-se longe da ideia de relacion-lo somente ao crescimento econmico, ou seja, ele a efetivao universal dos direitos humanos, desde os direitos polticos, sociais e culturais at os direitos ditos coletivos, entre os quais o direito a um meio ambiente saudvel. A ideia d nfase ao conceito de desenvolvimento como socialmente includente, ambientalmente sustentvel e economicamente sustentado, um trip formado por trs dimenses bsicas da sociedade (SACHS, 2007).

12

Aprofundando, um pouco mais os conceitos de desenvolvimento, necessrio levar em conta seus objetivos que devem ser sempre ticos e sociais na promoo do progresso social baseado num postulado tico de solidariedade com as geraes presentes e futuras, alm de respeitar as condicionalidades ambientais. No entanto, para que tudo isso acontea necessrio que sejam economicamente viveis, isto , a viabilidade econmica uma condio necessria, mas no suficiente, deixando de ser um objetivo para tornar-se o instrumental para alcanar o caminho do desenvolvimento includente e sustentvel (SACHS, 2007).

A expresso desenvolvimento sustentvel foi empregada pela primeira vez no Simpsio das Naes Unidas (1979) sobre as Interrelaes entre Recursos, Ambiente e Desenvolvimento, comeando a legitimar-se em 1987, como o maior desafio do sculo e como conceito poltico, atravs de Gro H. Brundtland, presidente da Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (VEIGA, 2006). Segundo Bezerra e Bursztyn apud Gonalves (2005), desenvolvimento sustentvel um processo de aprendizagem social de longo prazo, demarcado por polticas pblicas orientadas por um plano nacional de desenvolvimento interregionalizado e intrarregionalmente. As polticas de desenvolvimento so processos de polticas pblicas de Estado nacionais. Os estilos de desenvolvimento esto sustentados por polticas de Estado que, por sua vez, respaldam padres de articulao muito determinados dos diversos segmentos sociais e econmicos com recursos disponveis na natureza.

Para Canepa (2007) o desenvolvimento sustentvel caracteriza-se como um processo de mudanas, no qual se compatibiliza a explorao de recursos, o gerenciamento de investimento tecnolgico e as mudanas institucionais com o presente e o futuro. Segundo ela, no cerne da discusso da sustentabilidade est o conceito de qualidade de vida, que depende de condies objetivas e subjetivas, indo alm da noo de salubridade, sade, segurana e infraestrutura, mas remetendo sobretudo a componentes de carter imaterial, imprimindo ao conceito o enfoque do indivduo, da pessoa, vinculado a 13

aspiraes por felicidade, bem-estar e satisfao pessoal. Veiga (2010), conclui que o termo refere-se a [...] obter qualidade de vida no s para o homem, mas tambm
para a biosfera, de modo que esta no seja alcanada principalmente custa do futuro, abrangendo a sobrevivncia da diversidade cultural humana e tambm de muitos organismos com os quais ela divide o planeta, assim como as comunidades que eles formam.

O principal desafio para a humanidade na busca da sustentabilidade, segundo Gell-Mann (1996), realizar um conjunto de sete transies interligadas para uma situao mais sustentvel no sculo XXI: estabilizao da populao global; prticas econmicas que encorajem a cobrana de custos reais, crescimento em qualidade, e a vida a partir de dividendos da natureza e no do seu capital; tecnologia de baixo impacto ambiental; distribuio equitativa de riqueza, eliminando a pobreza extrema; instituies globais e transacionais mais fortes para lidar com os problemas globais urgentes; pblico mais bem informado sobre os desafios do futuro; predomnio de atitudes que favoream a unidade na diversidade, isto cooperao e competio no violenta entre diferentes culturas e naes, assim como a coexistncia entre os seres humanos e organismos que compartilham a biosfera (VEIGA, 2010).

Sachs apud Barbosa (2008) aponta cinco dimenses de sustentabilidade que devem ser observadas para se planejar o desenvolvimento: 1) sustentabilidade ecolgica, que se refere base fsica do processo de crescimento e tem como objetivo a manuteno de estoques dos recursos naturais, incorporados s atividades produtivas; 2) sustentabilidade ambiental, que se refere manuteno da capacidade de sustentao dos ecossistemas, o que implica na capacidade de absoro e recomposio dos ecossistemas em face das agresses antrpicas; 3) sustentabilidade social, que se refere ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da populao, que para o caso de pases com problemas de desigualdade e de incluso social, implica na adoo de polticas distributivas e a universalizao de atendimento a questes como sade, educao, habitao e seguridade social; 4) sustentabilidade poltica, que se refere ao processo de construo da cidadania para garantir a incorporao plena dos indivduos ao processo de desenvolvimento; 5) sustentabilidade econmica, que se refere a uma gesto 14

eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos do investimento pblico e privado que implica a avaliao da eficincia por processos macrossociais.

Segundo Sen (2010) [...] o desenvolvimento pode ser visto como um processo de
expanso das liberdades reais que as pessoas desfrutam. Ou seja, todo o tipo de

liberdade que se possa potencializar o desenvolvimento humano. Para ele, [...]


O desenvolvimento requer que se removam as principais fontes de privao de liberdade: pobreza e tirania, carncia de oportunidades econmicas e destituio social sistemtica, negligncia dos servios pblicos e intolerncia ou interferncia excessiva de Estados repressivos.

A conscientizao da degradao ambiental provocou uma reflexo sobre a sobrevivncia da humanidade e sobre as relaes dos seres humanos entre si e dos seres humanos com a natureza, impondo a tica como necessria ao desenvolvimento sustentvel (CANEPA, 2007).

Boff (2011, p. 137) pondera que:


No existe desenvolvimento em si, mas sim uma sociedade que opta pelo desenvolvimento que quer e que precisa. Dever-se-ia falar de sociedade sustentvel ou de um planeta sustentvel como pr-condies indispensveis para um desenvolvimento verdadeiramente integral. Sustentvel a sociedade ou o planeta que produz o suficiente para si e para os seres dos ecossistemas onde ela se situa; que toma da natureza somente o que ela pode repor; que mostra um sentido de solidariedade generacional, ao preservar para as sociedades futuras os recursos naturais de que elas precisaro. Na prtica a sociedade deve se mostrar capaz de assumir novos hbitos e de projetar um tipo de desenvolvimento que cultive o cuidado com os equilbrios ecolgicos e funcione dentro dos limites impostos pela natureza. No se trata de no consumir, mas consumir responsavelmente.

Diante de vrias abordagens, a questo ambiental vem sendo dirigida para uma viso mais holstica e globalizante, abrangendo aspectos sociais, econmicos, ticos, polticos, tecnolgicos, cientficos e ecolgicos. Um desafio planetrio que necessita que se alterem alguns paradigmas referentes economia e poltica, permitindo humanidade caminhar para uma nova disciplina, a eco-scio-economia (CANEPA, 2007).

15

preciso reconhecer que o nosso modo de vida se tornou insustentvel, e este muito mais difcil de mudar, pois implica aperfeioamento individual e coletivo, simultaneamente. Parece no haver sada: ou acreditamos que o ser humano, tal como , pode construir um mundo melhor para si, para seus semelhantes, no presente e no futuro, ou cabe reconhecer o fracasso de nossa existncia, e admitir que a busca de um desenvolvimento sustentvel seja ilusria, apenas uma forma de adiar o inevitvel fim. preciso iniciar um aprendizado individual e coletivo que nos leve a outras formas de manifestao concreta de nossa natureza e que possibilite uma perspectiva de mudana em nosso modo de viver (GONALVES, 2005).

4.4 Atividade Antrpica e Impactos Ambientais

Fornasari Filho et al. apud Neto et al. (2006), refere-se atividade antrpica ou modificadora do meio ambiente como toda atividade humana (obra civil, atividade agrcola ou de minerao e outras formas de uso e ocupao do solo) que altera processos, propriedades ou caractersticas fsicas, qumicas ou biolgicas, ou interferem em usos preexistentes de um determinado ambiente.

As alteraes ambientais por que vem passando o planeta Terra nas ltimas dcadas parecem convergir no sentido de que sua causa antrpica. A ao antrpica no fruto do acaso e muito menos ocorre de maneira isolada (LIMA, 2007).

O ser humano ocupa o planeta Terra h milhares de anos e, por muito tempo, conseguiu manter certo equilbrio nas relaes de troca. Com o aumento da populao e o desenvolvimento de novas tecnologias, passou-se a uma maior apropriao do meio, alterando o ambiente natural. O uso e ocupao pouco criteriosa do solo originam alguns problemas de considervel gravidade. Tal situao se agrava de modo crescente, na medida em que se aceleram os processos de urbanizao (NETO et al., 2006). 16

A pobreza e a desigualdade social causadas pelo sistema capitalista so os problemas diretamente ligados crise ambiental, uma vez que o desenvolvimento gera crescimento e consequentemente pobreza. As

populaes mais pobres normalmente residem em reas de risco, padecem do desemprego, da subnutrio, da misria e da privao de servios bsicos como o saneamento, gua tratada, coleta de lixo, entre outros, e so tanto agentes promovedores dos problemas socioambientais quanto vtimas deles (SANTOS, 2008). Em outras palavras, as mudanas ambientais implicam em uma infinidade de situaes que levam a uma instabilidade do ecossistema global e consequentemente a deteriorao da qualidade de vida, por condies inadequadas de moradia, poluio em todas as suas expresses, destruio de habitats naturais e intervenes desastrosas nos mecanismos que sustentam a vida na terra (VIEIRA, 2010). Uma abordagem interessante para entender a relao entre o meio ambiente e a populao o conceito de populaes em risco. Tal definio emerge dos estudos mdicos onde o risco o grau de probabilidade dos membros de uma populao desenvolver uma determinada doena ou evento relacionado sade, em um perodo de tempo (VIEIRA, 2010). Diante disso, Hogan (2005) utiliza o termo de vulnerabilidade de grupos sociais para entender o impacto dos riscos ambientais sobre a populao: "[...]
sabemos que a mudana ambiental (escassez ou degradao de recursos) afeta diferentes grupos de maneira diferente. Impactos ambientais no so democrticos, igualmente compartilhados por todos".

Os pases com grupos populacionais com baixos nveis de educao, pobreza, e um estado nutricional deficiente so os mais vulnerveis s presses ambientais, tais como escassez de recursos, m qualidade da gua ou ar, e diminuio da fertilidade do solo. Do mesmo modo, os movimentos populacionais e a migrao interna podem causar impactos ambientais, tais como desmatamento e desertificao. Assim, as apreciaes sobre as situaes de risco populacionais so percebidas nos desastres naturais e nas

17

diversas implicaes sobre a utilizao humana dos recursos naturais, bem como nas consequncias socioambientais dos movimentos de populao (VIEIRA, 2010).

4 Sustentabilidade Ambiental

At o final da dcada de 70, a crise da questo ambiental foi atribuda ao crescimento demogrfico, principalmente nos pases em desenvolvimento, que estariam provocando uma grande presso humana sobre os recursos naturais. Porm, a partir da dcada de 70, os pases em desenvolvimento argumentaram que a causa da crise ambiental era de responsabilidade das naes industrializadas, onde o estilo de produo consumia grande quantidade de recursos e energia do planeta, causando poluio e impacto ambiental. Todavia, considerando que o discurso predominante estava direcionado para os problemas ambientais globais, principalmente em termos populacionais, as naes mais ricas evitaram analisar o impacto de seus processos de produo e consumo e suas prprias responsabilidades diante da crise (PORTILHO, 2005; TREVISAN, 2006).

Segundo Portilho (2005, p. 26), a partir da dcada de 90, a percepo do impacto ambiental comea a ser redefinida deslocando-se a preocupao com os problemas ambientais relacionados produo para uma preocupao com os problemas ambientais relacionados ao consumo:
A partir da dcada de 90, intensificou-se a percepo do impacto ambiental dos altos padres de consumo das sociedades e classes afluentes, possibilitando a emergncia de um novo discurso dentro do pensamento ambientalista internacional. A problemtica ambiental comea a ser redefinida, relacionando-se aos altos padres de consumo e estilos de vida.

Por ser um fenmeno sociocultural, o consumo torna-se um crculo vicioso, onde a participao do consumidor, em seu ato de compra, implica aceitao social e prova de auto-estima, incentivando a competio publicitria que estimula as pessoas a comprarem sempre mais. Este consumo e 18

desperdcio tm como elementos catalisadores o desuso programado e a propaganda, contribuindo para a era do descartvel. O descartvel, visto como um smbolo de modernidade e indicador de inequvoco progresso uma das principais fontes do consumo crescente de matrias-primas e,

consequentemente, do aumento da quantidade de resduos (TREVISAN, 2006).

gerados

Existe uma associao entre o consumo e qualidade de vida tanto no conjunto de valores comuns do capitalismo quanto do socialismo. Deste modo, tanto no mundo capitalista quanto no socialista, o sucesso almejado pelos indivduos se traduz com muita intensidade na posse de bens materiais e no consumo crescente de recursos energticos (FIGUEIREDO, 1994).

Os avanos tecnolgicos no foram acompanhados pelo uso racional dos recursos naturais, gerando aumento da preocupao ambiental em vrias organizaes pelo mundo. A dimenso social e ecolgica do processo de desenvolvimento envolve uma srie de variveis dentre as quais se destaca o consumo da sociedade contempornea. Neste sentido, o padro de consumo, a tecnologia utilizada e o tamanho da populao so as principais variveis para se estimar o impacto ambiental de um determinado sistema humano (TREVISAN, 2006; CANEPA, 2007).

A sustentabilidade assume neste novo sculo um papel central na reflexo sobre as dimenses do desenvolvimento e de suas alternativas. O quadro socioambiental revela que o impacto sobre o meio ambiente tem tido consequncias cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos (JACOBI, 2003).

Sendo assim, observamos que os problemas de nossa poca so sistmicos, o que significa que esto interligados e interdependentes; precisam ser vistos como diferentes facetas de uma nica crise, a crise de percepo. Suas solues necessitam de uma mudana em nossas percepes, pensamentos e valores, uma mudana de paradigma. Essa mudana de paradigma reconhecida como parte integrante de uma transformao cultural, 19

no apenas no campo das cincias, mas tambm na rea social (CAPRA, 2006).

Para analisar essa transformao cultural, Capra (2006) generaliza a definio de paradigma cientfico at obter um paradigma social: [...] uma
constelao de concepes, de valores, de percepes e de prticas compartilhados por uma comunidade, que d forma a uma viso particular da realidade, a qual constitui a base da maneira como a comunidade se organiza. Este novo paradigma pode ser chamado

de uma viso de mundo holstica e ecolgica, concebendo o mundo como um todo integrado e interdependente.

A mudana paradigmtica que os diversos autores propugnam hoje em dia urge pela compreenso holstica das relaes de causa e efeito. De fato, os gestores pblicos precisam estar preparados e conscientizados destas relaes causais muitas vezes obscuras. O esforo empreendido pela Organizao das Naes Unidas, como a Agenda 21 Global, um claro avano nesta compreenso e serve como ponto de partida para planos e aes locais para os municpios (TREVISAN, 2006).

A atual crise que se deflagra, de acordo com Capra e Figueiredo apud Trevisan (2006) caracterizada como uma "crise energtica", que critica os meios definidos para sua superao. Demonstra um crculo vicioso da necessidade de energia, no qual a demanda implica no aumento do comprometimento ambiental do planeta. O correto seria o oposto: aproveitar melhor o que se produz e obter bens mais durveis, economizando energia.

Mesmo a sustentabilidade, como a meta maior, ainda um conceito abstrato que serve mais para orientar a nossa viso do futuro do que para elaborar hipteses de pesquisa (HOGAN, 2005).

Muitas vezes o termo sustentabilidade utilizado para expressar a sustentabilidade ambiental, no entanto este conceito possui diversas outras dimenses tais como: 1) sustentabilidade social; 2) sustentabilidade cultural; 3) sustentabilidade do meio ambiente; 4) sustentabilidade territorial; 5) 20

sustentabilidade econmica; 6) sustentabilidade poltica nacional; e, 7) sustentabilidade poltica internacional (SACHS, 2010).

A ideia da sustentabilidade implica na necessidade de se multiplicarem as prticas sociais baseadas no fortalecimento do direito informao e educao ambiental em uma perspectiva integradora. Assim, existe a necessidade de incrementar os meios de informao e o acesso a eles, bem como o papel indutivo do poder pblico nos contedos educacionais, como caminhos possveis para alterar o quadro atual de degradao socioambiental. Trata-se de promover o crescimento da conscincia ambiental, expandindo a possibilidade de a populao participar do processo decisrio, como uma forma de fortalecer sua corresponsabilidade na fiscalizao e no controle dos agentes de degradao ambiental. Portanto, h uma demanda para que a sociedade esteja motivada e mobilizada para assumir um papel mais propositivo, questionando a falta de iniciativa do governo na implementao de polticas de sustentabilidade e de desenvolvimento, num contexto de crescente dificuldade na promoo da incluso social. Faz-se necessrio, ento, a implantao de um processo participativo, de corresponsabilidades, onde o Governo, com seu papel logstico, possa definir demandas e aes para o alcance do desenvolvimento sustentvel (JACOBI, 2003; CANEPA, 2007).

5.1 Agenda 21

J na Conferncia de Estocolmo (1972), chegou-se concluso de que era preciso redefinir o conceito de desenvolvimento sustentvel. Em 1987 foi produzido o Relatrio Brundtland, tambm conhecido como Nosso Futuro Comum, onde se consolidou um novo conceito que reconhecia que o planeta finito e por isso a humanidade precisava adotar novos padres de produo e consumo sustentveis que no comprometessem mais os recursos que a biosfera pudesse ser capaz de repor (NOVAES, 2008).

21

A partir do Relatrio Brundtland, as Naes Unidas prepararam a Conferncia sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada em 1992, no Rio de Janeiro, a Rio-92. A proposta central da Conferncia foi a criao da Agenda 21, um plano de ao para ser adotado global, nacional e localmente, por organizaes do sistema das Naes Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as reas em que a ao humana impacta o meio ambiente. O documento constitui-se na mais abrangente tentativa j realizada, cujo fim orientar para um novo padro de desenvolvimento para o sculo XXI, cujo alicerce a integrao da sustentabilidade ambiental, social e econmica (NOVAES, 2008).

A Agenda 21 um tratado contendo uma lista de compromissos e aes, entre os quais os de reestruturar a economia, assegurando a sobrevivncia humana digna, preservando a sade e os recursos naturais do planeta, objetivando o desenvolvimento sustentvel (IBGE, 2004).

A Agenda 21 Global, um programa de ao para o desenvolvimento sustentvel que compatibiliza a conservao ambiental, a justia social e a eficincia econmica. um documento consensual, capaz de superar as divergncias entre as discusses sobre o crescimento econmico e sua relao com a conservao dos recursos naturais. Este documento atribui educao a responsabilidade de contribuir para a promoo da sustentabilidade social, uma das dimenses do desenvolvimento sustentvel. Ao lado da

sustentabilidade social encontram-se a sustentabilidade ecolgica, a ambiental, a poltica, a econmica, a demogrfica, a cultural, a constitucional e a espacial (TEIXEIRA, 2006).

Inspirados nos resultados dos debates da CNUMAD e tomando como base a Agenda 21 Global, governo e sociedade deram incio a um conjunto de aes de construo da Agenda 21, nos mbitos nacional, regional e local (MALHEIROS, 2008).

A Agenda 21 Brasileira foi construda tendo como base a Agenda 21 Global, visando necessidade de seguir um caminho prprio que considerasse 22

as potencialidades e vulnerabilidades do pas. Nesse sentido, a Agenda 21 Nacional tem por objetivo a concepo e a coordenao da execuo de uma nova gerao de polticas pblicas que venham a reduzir o quadro de desigualdades e discriminaes sociais para a melhoria do desenvolvimento humano. O desenvolvimento pressupe um processo de incluso,

oportunidades e aes para as pessoas, alm da preservao do meio ambiente ao qual esto inseridas (CERQUEIRA, 2005). A Agenda 21 Brasileira um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentvel e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservao ambiental, a justia social e o crescimento econmico. O documento resultado de uma vasta consulta populao brasileira, portanto, fundamental para a construo da democracia participativa e da cidadania ativa no pas (SILVA et al., 2003). O Brasil concluiu a construo de sua Agenda 21 em 2002, resultado da consulta nacional. Trata-se de um conjunto de compromissos, definidos como objetivos e aes, que devem ser observados por todos para garantir a sustentabilidade de nosso desenvolvimento (MMA, 2005). A construo da Agenda 21 Brasileira partiu do desencadeamento de um processo de planejamento participativo com a finalidade de analisar a situao atual do pas para identificar potencialidades e fragilidades e, dessa forma, visualizar o desenvolvimento futuro de forma sustentvel. Para isso, procurou abordar a realidade brasileira de forma multissetorial, a partir de diagnsticos setoriais elaborados por especialistas, apoiados por ampla participao de representantes de diferentes setores da sociedade de todas as regies do pas, inclusive com participao da rea acadmica (MALHEIROS, 2008). A Agenda 21 Brasileira procura estabelecer equilbrio negociado entre os objetivos e as estratgias das polticas ambientais e de desenvolvimento econmico e social, para consolid-los num processo de desenvolvimento sustentvel (MMA, 2004).

23

A Agenda 21 Brasileira define 21 objetivos prioritrios, entre os quais se destacam: criar formas de produo sustentveis contra a cultura do desperdcio; estimular a produo e uso de energias renovveis; melhorar a qualidade da educao em todos os nveis, principalmente no ensino fundamental; democratizar e melhorar o sistema de sade; aumentar a distribuio de renda, reduzindo a pobreza e estreitando a desigualdade; universalizar o saneamento ambiental; promover a agricultura sustentvel; preservar a quantidade e melhorar a qualidade das guas; controlar o desmatamento e proteger os corredores de biodiversidade e descentralizar e modernizar o Estado, tornando-o mais eficaz e transparente (CERQUEIRA, 2005).

Segundo o Ministrio do Meio Ambiente (2003) o slogan ambientalista Pensar Globalmente, Agir Localmente serviu de inspirao para o captulo 28 da Agenda 21 Global que estabelece iniciativas das autoridades locais na articulao de programas e aes que envolvam todos os setores da sociedade:
Cada autoridade local deve iniciar um dilogo com seus cidados, organizaes locais e empresas privadas e aprovar uma Agenda 21 local. Por meio de consultas e da promoo de consenso, as autoridades locais ouviro os cidados e as organizaes cvicas, comunitrias, empresariais e industriais locais, obtendo assim as informaes necessrias para formular as melhores estratgias. O processo de consultas aumentar a conscincia das famlias em relao s questes do desenvolvimento sustentvel. Os programas, as polticas, as leis e os regulamentos das autoridades locais destinados a cumprir os objetivos da Agenda 21 sero avaliados e modificados com base nos programas locais adotados. Podem-se utilizar tambm estratgias para apoiar propostas de financiamento local, nacional, regional e internacional (Agenda 21, 28.3).

A Agenda 21 Local um instrumento de planejamento de polticas pblicas que envolvem a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econmicos locais e o debate sobre solues para esses problemas atravs da identificao e implementao de aes concretas que visem o

desenvolvimento sustentvel local (SILVA et al., 2003).

24

A Agenda 21 considerada o resultado mais importante da ECO-92, contendo um texto chave com as estratgias que devem ser adotadas para a sustentabilidade. A Agenda 21 Local um compromisso de cooperao entre governos, atravs de parcerias e intercmbio de informaes entre as cidades. O programa leva em conta, principalmente, as especificidades e as caractersticas particulares de cada localidade, de cada cidade, para planejar o que deve ser desenvolvimento sustentvel em cada uma delas (IBGE, 2011).

5.2 Polticas Pblicas (PAC)

O conceito de poltica entendido como forma de atividade ou prtica humana. Na viso clssica, poltica um adjetivo que se origina de plis (politiks) e diz respeito a tudo o que urbano, pblico, civil ou social. Na perspectiva moderna, a poltica conceituada como arte de governar, passando a ser substituda por expresses como cincia do Estado ou cincia poltica e diz respeito atividade ou conjunto de atividades referentes ao Estado, ou seja, o conceito vinculado ao poder (RODRIGUES, 2010).

A poltica, no contexto das polticas pblicas, entendida como um conjunto de procedimentos que expressam relaes de poder e que se orienta resoluo de conflitos no que se refere aos bens pblicos, isto , implica a possibilidade de resolver conflitos de forma pacfica. Em outras palavras, poltica pblica o processo pelo qual os diferentes grupos da sociedade, cujos interesses, valores e objetivos so divergentes, tomam decises coletivas, que condicionam o conjunto dessa sociedade. A partir da, quando decises coletivas so tomadas, elas se convertem em algo compartilhado, ou seja, em uma poltica comum. Assim, polticas pblicas so resultantes da atividade poltica, requerem vrias aes estratgicas determinadas a implementar os objetivos desejados e, por isso, envolvem mais de uma deciso poltica. Uma de suas caractersticas principais que polticas urbanas constituem-se de decises e aes que esto revestidas da autoridade soberana do poder pblico (RODRIGUES, 2010). 25

No incio de 2007 o governo federal anunciou o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), pretendendo investir, em quatro anos, R$ 503,9 bilhes, sendo esse recurso proveniente das diversas esferas do governo federal, das estatais federais e do setor privado. O conjunto de investimentos est organizado em trs eixos decisivos: Infraestrutura Logstica, envolvendo a construo e ampliao de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias; Infraestrutura Energtica, correspondendo a gerao e transmisso de energia eltrica, produo, explorao e transporte de petrleo, gs natural e combustveis renovveis; e Infraestrutura Social e Urbana, englobando saneamento, habitao, metrs, trens urbanos, universalizao do programa Luz para Todos e recursos hdricos (DOMINGUES, 2009; RFB, 2011). O PAC um programa de investimento em infraestrutura que aliado a medidas econmicas vai estimular os setores produtivos e levar benefcios sociais para todas as regies do pas. O PAC vai estimular, prioritariamente, a eficincia produtiva dos principais setores da economia, impulsionar a modernizao tecnolgica, acelerar o crescimento nas reas j em expanso e ativar reas deprimidas, aumentar a competitividade e integrar o Brasil com seus vizinhos e com o mundo. Seu objetivo romper barreiras e superar limites (RFB, 2011). O PAC 2 tem a misso de estimular a economia, investindo em obras e aes que diminuem as desigualdades e geram ainda mais qualidade de vida para os brasileiros. As medidas econmicas para o crescimento econmico do pas abrangem: estmulo ao crdito e ao financiamento, melhoria do ambiente de investimento, desonerao e administrao tributria, medidas fiscais de longo prazo e consistncia fiscal (RFB, 2011). Para coordenar as aes necessrias implementao do PAC e sua execuo foi criado o Comit Gestor do PAC (CGPAC), composto pelos Ministros da Casa Civil, da Fazenda e do Planejamento, Oramento e Gesto. Alm disso, para consolidar as aes, estabelecer metas e acompanhar os resultados de implementao e execuo do programa, foi institudo o Grupo Executivo do PAC (GEPAC), integrado pela Subchefia de Articulao e Monitoramento (Casa Civil), Secretaria de Oramento Federal (Planejamento), 26

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos (Planejamento), Secretaria Nacional do Tesouro (Fazenda) e Secretaria de Poltica Econmica (Fazenda) (RFB, 2011). O plano de investimentos do PAC vai representar, em quatro anos, a construo, adequao, duplicao e recuperao de 45 mil quilmetros de estradas, 2.518 quilmetros de ferrovias, ampliao e melhoria de 12 portos e 20 aeroportos, gerao de mais de 12.386 MW de energia eltrica, construo de 13.826 quilmetros de linhas de transmisso, instalao de quatro novas unidades de refinos ou petroqumicas, construo de 4.526 quilmetros de gasodutos e instalao de 46 novas usinas de produo de biodiesel e de 77 usinas de etanol (RFB, 2011). Para a rea de habitao, o PAC beneficiar quatro milhes de famlias disponibilizando R$ 106,3 bilhes, trazendo como resultado gua e coleta de esgoto para 22,5 milhes de domiclios, infraestrutura hdrica para 23,8 milhes de pessoas, alm de garantir a ampliao e a concluso de metrs em quatro cidades (RFB, 2011).

5.3 Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade para os negcios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preo de seus produtos. Depois, veio a qualidade, mas ainda focada nos produtos e servios. Hoje, as empresas devem investir no permanente aperfeioamento de suas relaes com todos os pblicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros, colaboradores, a comunidade na qual atuam, o governo e a sociedade em geral (ETHOS & SEBRAE, 2003).

A RSE est no centro das principais discusses econmicas do mundo e praticamente indissocivel do conceito de desenvolvimento sustentvel. 27

Fabricar produtos ou prestar servios que no destruam o meio ambiente, promover a incluso social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, so diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes (ETHOS &SEBRAE, 2003; ETHOS, 2011).

A definio de RSE foi formulada em 1998, num seminrio na Holanda promovido pelo WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o

Desenvolvimento Sustentvel), resultando em: [...] compromisso permanente dos


empresrios em adotar um comportamento tico e contribuir para o desenvolvimento econmico, simultaneamente melhorando a qualidade de vida de seus empregados e de suas famlias, da comunidade local e da sociedade como um todo (ALMEIDA, 2008).

O Instituto Ethos (2011) define RSE como:


A forma de gesto que se define pela relao tica e transparente da empresa com todos os pblicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentvel da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as geraes futuras, respeitando a diversidade e promovendo a reduo das desigualdades sociais.

As enormes carncias e desigualdades existentes no pas, aliadas s deficincias crnicas do Estado no atendimento s demandas sociais, conferem maior relevncia RSE. Da a importncia de entidades empenhadas em mobilizar o setor privado em torno do assunto (ETHOS, 2001).

Uma poltica de RSE oferece claros benefcios para o setor empresarial e uma real contribuio para o bem-estar da sociedade (ALMEIDA, 2008).

Pelo retorno que traz, em termos de reconhecimento (imagem da marca) e melhores condies de competir no mercado, alm de investimento com nfase no social, gerador de benefcios para a comunidade e para o pas, o movimento da RSE vem crescendo muito no Brasil. J significativo o nmero de grandes e mdias empresas que selecionam fornecedores utilizando critrios da RSE nos negcios. Tambm no acesso aos crditos e

28

financiamentos crescente a incorporao de critrios de gesto responsvel (ETHOS & SEBRAE, 2003; GONALVES, et al., 2006). A estratgia no campo da propaganda e visibilidade ocorre tambm por meio da aquisio de certificados e selos, que as empresas recebem pelo seu desempenho com a RSE. Estes selos e certificados representam o resultado das empresas que seguem normas, guias ou princpios de algumas Fundaes, Institutos ou Organizaes, instituies ligadas ONU, entidades no governamentais ou consultorias de alta gesto atuantes no terceiro setor (GONALVES, et al., 2006).

Em

resposta

esse

anseio

mundial,

surgem

os

ndices

de

sustentabilidade empresarial no mercado financeiro. O primeiro deles foi o Sustainability Index, lanado em 1999, pela Dow Jones, empresa americana dedicada a informaes sobre negcios, que funciona como uma ferramenta para investidores que buscam empresas ao mesmo tempo lucrativas e eficientes na integrao dos fatores econmicos, ambientais e sociais nas estratgias de seus negcios. No Brasil, a Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa) lanou em 2005 o ndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), uma carteira de aes de empresas reconhecidamente comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial e atua como promotor de boas prticas no meio empresarial brasileiro (ETHOS, 2011).

Outra evidncia dos avanos obtidos na rea o nmero crescente de empresas brasileiras que vm obtendo certificados de padro de qualidade e de adequao ambiental, como as normas ISO. O surgimento de novos parmetros de certificao relacionados especificamente responsabilidade social, como as normas SA8000 (relaes de trabalho) e AA1000 (dilogo com partes interessadas), desafia as corporaes a atingir um patamar mais alto de desempenho (ETHOS, 2011).

Na tentativa de compatibilizao de desenvolvimento econmico e proteo ambiental, surgem, tambm, novos meios de autorregulao como o ISO 14000, ISO 26000, Protocolo Verde etc. (TREVISAN, 2006). 29

Atualmente a RSE um importante elemento na realidade poltica, econmica e socioambiental, deixando de ser opo para as empresas para tornar-se uma questo de viso, de estratgia e, muitas vezes, de sobrevivncia. A empresa socialmente responsvel quando vai alm da obrigao de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condies adequadas de segurana e sade para os trabalhadores, fazendo isso por acreditar na construo de uma sociedade mais justa. Alm disso, o desenvolvimento e o meio ambiente esto intimamente ligados. A ordem a busca do desenvolvimento sustentvel, que em trs critrios fundamentais devem ser obedecidos: equidade social, prudncia ecolgica e eficincia econmica (KRAEMER, 2005; GONALVES, et al., 2006).

5 Metodologia

Conversas

informais

sobre

tema

com alunos

do

Curso

de

Especializao em Gesto, Planejamento e Licenciamento Ambiental da Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO.

Clientela

Estudantes do Curso de Especializao em Gesto, Planejamento e Licenciamento Ambiental da Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO.

7 Resultados

A observao emprica de nossas conversas com os alunos do Curso de Especializao em Gesto, Planejamento e Licenciamento Ambiental da 30

Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, revelaram que h ausncia de domnio dos conceitos de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentvel.

Discusso

Na ausncia de uma viso holstica, cabe aos programas educacionais da escola bsica e universitria a incluso do debatido tema.

O conceito de desenvolvimento sustentvel surge como uma expresso de desejos coletivos e depende de muitos fatores inter-relacionados e interdependentes. Faz-se necessrio, ento, o questionamento da participao do homem no planeta e uma ampla reflexo entre governo, sociedade civil e agentes econmicos sobre os impactos da populao e sua dinmica de crescimento, dentro de uma perspectiva social, ambiental, poltica e econmica.

Concluso

Diante da incerteza da sustentabilidade, cabe ao homem gerir novos meios de produo e consumo que favoream a sobrevivncia das atuais populaes humanas sem comprometer as geraes futuras.

A sustentabilidade um projeto social e poltico que deve ser conquistado por meio da participao ativa, dinmica e democrtica de todos os setores da sociedade (pblico, privado e sociedade civil) atravs do dilogo permanente, do questionamento de valores, percepes, experincias, responsabilidades, interesses, potencialidades e vulnerabilidades da comunidade, objetivando o planejamento de estratgias e aes para a soluo de problemas coletivos.

31

Uma sociedade sustentvel deve planejar estratgias e aes visando objetivos econmicos, sociais e ambientais que indiquem uma viso crtica da realidade, de seus valores e prticas na promoo do desenvolvimento, tais como: a conservao e a preservao dos recursos naturais; a educao ambiental; o avano tcnico e cientfico; a satisfao das necessidades bsicas da populao; a erradicao da misria e da desigualdade; a transparncia e a elaborao de polticas pblicas que possam garantir emprego, segurana, educao, habitao, sade e seguridade.

Sendo assim, observamos que o desenvolvimento sustentvel o equilbrio dinmico entre os fatores socioeconmicos e culturais e a necessidade essencial de proteger o ambiente natural, possibilitando a construo de novos valores baseados no uso responsvel dos recursos naturais e respeito aos direitos coletivos. Por esse parmetro podemos dizer que pensar uma sociedade sustentvel questionar o sistema e reconstruir esta sociedade de forma mais justa e igualitria, onde todos os cidados participem ativamente dessa reestruturao e tomada de decises, respeitando e adequando suas prticas s diferenas culturais, econmicas e sociais, tendo como escopo um conjunto de aes que devem responder s aspiraes e necessidades coletivas.

Para concluir, a busca da sustentabilidade deve ser planejada considerando o conjunto de estratgias numa viso holstica, capaz de apreender o todo e as partes e sua relao de interdependncia. Porm, so enormes os desafios, pois precisamos ser capazes de questionarmos nosso papel, quais so as nossas escolhas e o conjunto de relaes entre as mesmas para trilharmos o caminho em direo ao desenvolvimento sustentvel e sustentado e, alm de tudo, duradouro.

32

10

Referncia Bibliogrficas

1. ALMEIDA, F. O Mundo dos Negcios e o Meio Ambiente no Sculo 21. In: TRIGUEIRO, A. Meio Ambiente no Sculo 21: 21 especialistas falam da questo ambiental nas suas reas de conhecimento. Sextante, 2008, cap. 8, p. 123-141. 2. ALVES, J. E. D. Demografia, democracia e direitos humanos. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Cincias Estatsticas, 2005. 33 p. Disponvel em: <http://www.ence.ibge.gov.br/publicacoes/textosparadiscussao/textos/te xt18.pdf>Acesso em: 10 abr 2011. 3. BARBOSA, G. S. O Desafio do Desenvolvimento Sustentvel. Revista Vises, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 84-94, jan./jun, 2008. Disponvel em: <http://www.fsma.edu.br/visoes/ed04/4ed_O_Desafio_Do_Desensenvolvim ento_Sustentavel_Gisele.pdf>. Acesso em: 25 mai 2011. 4. BIEDERMANN, A. K. et al. A questo demogrfica e a praxeologia. Revista Anlise Econmica, Rio Grande do Sul, v. 10, n. 17, 1-24, mar, 1992. Disponvel em: <http://seer.ufrgs.br/AnaliseEconomica/article/download/104 18/6103>. Acesso em: 19 fev 2011. 5 ed. So Paulo:

5. BOFF, L. Saber cuidar: tica do humano compaixo pela terra. 17 ed. Petrpolis: Vozes, 2011. 208 p.

6. CANEPA, Carla. Cidades Sustentveis: o municpio como lcus da sustentabilidade. 1 ed. So Paulo: RCS, 2007. 294 p. 7. CAPRA, F. A teia a vida: uma nova compreenso cientfica dos sistemas vivos. 10 ed. So Paulo: Cutrix, 2006. 256 p.

33

8. CERQUEIRA, F.; FACCHINA, M. Agenda 21 e os objetivos de Debate Agenda 21 e Sustentabilidade, n. 7. Braslia: MMA / SPDS,

de

desenvolvimento o milnio: as oportunidades para o nvel local. In: Caderno

2005. 18 p. Disponvel em: < <http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/ _arquivos/CadernodeDebate_07.pph> Acesso em: 01 ago 2011.

9. CORAZZA, R. I. Tecnologia e Meio Ambiente no Debate sobre os Limites do Crescimento: Notas Luz de Contribuies Selecionadas de GeorgescuRoegen. Revista Economia. Braslia (DF), v.6, n.2, p.435461, jul, 2005. Disponvel em: <http://www.anpec.org.br/revista/vol6/vol6n2p435_461.pdf>. Acesso em: 12 abr 2011.

10. CORAZZA, R.; ARAJO, T. A reinveno de Malthus no renascimento do ambientalismo. Revista Economia Ensaios, Minas Gerais, v. 24, n. 1, 2009. Disponvel em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaen saios/article/view/2130>. Acesso em: 10 abr 2011.

11. CORRA, S.; ALVES, J. E. D.; JANNUZZI, P. M. Direitos e sade sexual e reprodutiva: marco terico-conceitual e sistema de indicadores. In:_____. Indicadores Municipais de Sade Sexual e Reprodutiva. 1 ed. Rio de Janeiro: ABEP, Braslia: UNFPA, 2006. Disponvel em:

<http://www.unfpa.org.br/Arquivos/Indicadores.pdf>. 2011.

Acesso em: 10 abr

12. DOMINGUES, E. P.; MAGALHAES, A. S.; FARIA, W. R. Infraestrutura, Crescimento e Desigualdade Regional: uma projeo dos impactos dos investimentos do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) em Minas Gerais. Revista Pesquisa e Planejamento Econmico/Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea), Braslia, v. 39, n. 1, p. 121-158, nov, 2009. Disponvel em: <http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/ 1148/1049>. Acesso em: 03 ago 2011.

34

13. ETHOS & SEBRAE. Responsabilidade Social Empresarial para Micro e Pequenas Empresas: Passo a passo. So Paulo, out, 2003. Disponvel em:<http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/responsabilidade_micro _empresas_passo.pdf>. Acesso em: 25 mar 2011. 14. ETHOS. Referncias. Disponvelem<http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/p t/52/o_que_e_rse/referencias/referencias.aspx>. Acesso em: 05 fev 2011. 15. ______. O que RSE. Disponvel em: <http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/ pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx>. Acesso em: 05 fev 2011.

16. FIGUEIREDO, P. J. M. A sociedade do lixo: os resduos, a questo energtica e a crise ambiental. 1 ed. So Paulo: Unimep, 1994, 240p.

17. GONALVES, A.; DESIDERIO, A.; GUTIERREZ, G. L. A Responsabilidade Social das Empresas. Revista Org & Demo, So Paulo, v. 7, n. 1/2, p. 135-152, jan-jun/jul, 2006. Disponvel em:

<http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/orgdemo/article/view/396>. Acesso em: 02 jul 2011.

18. GONALVES, D. B. Desenvolvimento sustentvel: o desafio da presente gerao. Revista Espao Acadmico, Maring, PR, v. 5, n. 51, ago, 2005. Disponvel em: <http://www.freewebs.com/danielbertoli/textos/texto16.pdf.>. Acesso em: 10 abr 2011. 19. HENRIQUES, A. Thomas Robert Malthus: A Teoria Malthusiana. 2007. Monografia (bacharelado em Engenharia Civil). Instituto Politcnico de

Coimbra, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Coimbra, Portugal. Disponvel em: <http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/Thomas_Robe rt_Malthus.pdf>. Acesso em: 14 fev 2011.

35

20. HOGAN, D. J. Mobilidade Populacional, Sustentabilidade Ambiental e Vulnerabilidade Social. Revista Brasileira de Estudos de Populao, So Paulo, v. 22, n. 2, p. 323-338, jul/dez, 2005. Disponvel em:

<http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v22n2/v22n2a08.pdf>. Acesso em: 10 abr 2011.

21. IBGE. Agenda 21. Disponvel em: <www.ibge.gov.br/ibgeten/datas/ecologia /eco9 2.html>. Acesso em: 28 abr 2011. 22. ______. Vocabulrio Bsico de Recursos Naturais e Meio Ambiente. 2 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2004. 332 p. Disponvel em:

<http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/vocabulario.pdf>. Acesso em: 31 jul 2011.

23. JACOBI, P. Educao Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, v. 1, n. 118, p. 189-205, mar, 2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 12 fev 2011.

24. KRAEMER, M. E. P. Responsabilidade Social: uma Alavanca para Sustentabilidade. GestioPolis. com, Colmbia, jul, 2005. Disponvel em: <http://www.gestiopolis.com/canales5/fin/resocial.html>. Acesso em: 31 jul 2001.

25. KIMPARA,

E.

T.

C.

Crescimento In:

populacional: Nacional

obstculo de

ao

desenvolvimento

sustentvel?

Encontro

Estudos

Populacionais, 17, 2010, Caxambu. Populao e desenvolvimento: decifrando conexes. Minas Gerais: ABEP, 2010. Disponvel em:

<http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2010/docs_pdf/eixo_2/abep201 0_2288.pdf>. Acesso em: 20 mar 2011.

36

26. LIMA, E. G.. Desenvolvimento Sustentvel: caminho possvel para o combate s desigualdades sociais no Brasil do sculo XXI. In Jornada Internacional de Polticas Pblicas, 3. 2007. So Lus, MA. Questo Social e Desenvolvimento no Sculo XXI. So Lus, MA: UFM, 2007. Disponvel em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpplll/html/Trabalhos/EixoTemati l/Eixo%209%204f39fed7b73eb09974f0Ern%C3%A2ni%Getirana%20de%20 Lima.pdf>. Acesso em: 13 fev 2011.

27. LIMA, M. C. B. Desenvolvimento sustentvel, o uso e o aproveitamento adequados da gua. gua, Justia e Desenvolvimento: Desafios para Gesto dos Recursos Hdricos. Revista da AMAERJ. Rio de Janeiro. Edio especial Meio Ambiente, jun 2001.

28. MALHEIROS, T.; JR, A. F.; COUTINHO, S. M. V. Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentvel: Contexto Brasileiro. Revista Sade e Sociedade, So Paulo, v. 17, n. 1, p. 7-20, 2008. Disponvel em: <http://www.lapa.ufscar.br/bdgaam/gestao_ambiental/Malheiros,%20Phlippi %20e%20Coutinho.pdf>. Acesso em: 19 fev 2011. 29. MMA. Agenda 21 e a Sustentabilidade das cidades. Caderno de Debate Agenda 21 e Sustentabilidade, Braslia: MMA/SPDS, n. 1, 2003. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/cad erno_verde.pdf>. Acesso em: 30 jul 2011. 30. ______. Agenda 21 Brasileira: aes prioritrias. Caderno de Debate Agenda 21 e Sustentabilidade, 2 ed. Braslia: MMA/CPDS, 2004. 158 p. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.mont a&idEstrutura=18&idConteudo=10068> Acesso em: 28 abr 2011.

31. ______. Agenda 21: Articulando Planos nos Municpios. Caderno de Debate Agenda 21 e Sustentabilidade, Braslia: MMA/SPDA, n. 8, 2005. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.mont a&idEstrutura=18&idConteudo=3947>. Acesso em: 31 jul 2011. 37

32. MORAN, E. F. Meio Ambiente e Cincias Sociais: interaes homemambiente e sustentabilidade. 1 ed. So Paulo: Senac., 2011. 312 p.

33. NETO, G. DE A.; DE ANGELIS, B. L. D.; DALLAGNOL, I. C. S. et al. O controle de processos em reas urbanas com o uso da vegetao. Revista da Sociedade Brasileira de Arborizao Urbana. Piracicaba, SP, v. 1, n.1, p. 56-61, dez, 2006. Disponvel em: Acesso

<http://www.revsbau.esalq.usp.br/artigos_cientificos/artigo06.pdf>. em: 30 mai 2011.

34. NOVAES, W. Agenda 21: Um Novo Modelo de Civilizao. In: TRIGUEIRO, A. Meio ambiente no sculo 21: 21 especialistas falam da questo ambiental nas suas reas de conhecimento. 5 ed. So Paulo: Sextante, 2008. cap. 21, p. 322-331.

35. OLIVEIRA, G. B. Uma discusso sobre o conceito de desenvolvimento. Revista FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.37-48, maio/ago, 2002. Disponvel em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v5_n2/uma_discus sao_sobre.pdf>. Acesso em: 13 fev 2011.

36. OLIVEIRA, L. D. A Ideologia do Desenvolvimento Sustentvel: notas para reflexo. Revista Tamoios. Rio de Janeiro, v.1, n. 2, jul/dez, 2005. Disponvel em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/artic le/viewFile/648/683>. Acesso em: 12 abr 2011. 37. PORTILHO, F. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania. 1 ed. So Paulo: Cortez, 2005. 256 p. 38. RODRIGUES, M. M. A. Polticas pblicas. 1 ed. So Paulo: Publifolha, 2010. 102 p.

39. RFB - Repblica Federativa do Brasil. Conhea o PAC. 2011. Disponvel em: <http://www.brasil.gov.br/pac/o-pac/> Acesso em: 06 fev 2011.

38

40. ______. Investimentos em Infraestrutura para o Desenvolvimento Econmico e Social. 2011. Disponvel em:

<http://www.brasil.gov.br/pac/o-pac/investimentos-em-infraestrutura-para-odesenvolvimento-economico-e-social>. Acesso em: 06 fev 2011. 41. ______. Medidas Institucionais e Econmicas para o Crescimento do Pas. 2011.Disponvel em: <http://www.brasil.gov.br/pac/medidas-

institucionais-e-economicas/medidas-institucionais-e-economicas-para-ocrescimento-do-pais>. Acesso em: 23/02/2011.

42. ______. PAC 2. 2011. Disponvel em: <http://www.brasil.gov.br/pac/pac-2/>. Acesso em: 06 fev 2011. 43. ______. Criao do Comit Gestor do PAC (CGPAC). 2011. Disponvel em: <http://www.brasil.gov.br/pac/medidas-institucionais-e-

economicas/medida-de-gestao>. Acesso em: 01 fev 2011.

44. SANTOS, A. S. Os Desencontros entre Sustentabilidade e Realidade Social e as Possibilidades da Educao Ambiental. Revista Vises. Curitiba, PR, v. 1, n. 4, p. 43-51, jan/jul, 2008. Disponvel em:

<http://apps.unibrasil.com.br/revista/index.php/educacaoehumanidades/artic le/viewFile/394/333>. Acesso em: 07 fev 2011.

45. SACHS, I. Primeiras Intervenes. In: NASCIMENTO, E. P.; VIANNA, J. N. et al. Dilemas e desafios do desenvolvimento sustentvel no Brasil. 1 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. 146 p. 46. _______. Desenvolvimento: includente, sustentvel, sustentado. 1 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. 152 p.

47. _______. Caminhos para o desenvolvimento sustentvel. 1 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. 96 p.

39

48. SEN, A. Desenvolvimento como Liberdade. 1 ed. So Paulo: Companhia de Bolso, 2010. 464 p.

49. SILVA, J. C. Resumo de Desenvolvimento como liberdade, de Amartya Sen. Revista da AAFEP (Associao de Alunos da Faculdade de Economia do Porto). Portugal, mai, 2003. Disponvel em:

<http://www.fep.up.pt/docentes/joao/material/amartya_sen_artigofep.pdf>. Acesso em: 19 mar 2011. 50. SILVA, M.; VIANA G.; FONSECA, S. B. O que Agenda 21. Caderno de Debate Agenda 21 e Sustentabilidade, Braslia: MMA/SPDS, n.1, 2003. Disponvel em: <http://www.fag.edu.br/professores/betina/Cidade%20Meio %20Ambiente/O%20que%20%E9%20Agenda%2021.doc> Acesso em: 28 abr 2001.

51. TEIXEIRA, C. Educao e Desenvolvimento Sustentvel na Agenda 21 Brasileira. Revista Ambiente & Educao, Rio Grande do Sul, v. 11, n. 1, p. 135-156, 2006. Disponvel em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.

php/ambeduc/article/view/773/270>. Acesso em: 28 abr 2011.

52. TREVISAN,

A.

P.;

VAN

BELLEN,

H.

M.

Desenvolvimento

Sustentabilidade: uma avaliao do consumo a partir da gerao de resduos slidos. Revista Alcance. Santa Catarina: UNIVALI Editora, v. 13, n. 3, p. 389-409, set/dez, 2006. Disponvel em:

<www6.univale.br/seer/ndex.php/ra/article/view/128. Acesso em: 10 abr 2011.

53. VEIGA, J. E. Meio Ambiente e Desenvolvimento. 1 ed. So Paulo: Senac, 2006. 184 p. 54. _______. Desenvolvimento sustentvel: o desafio do sculo XXI. 1 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. 228 p.

40

55. VIEIRA, R. Crescimento Populacional e Desenvolvimento Sustentvel. 2010. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/33266/1/CRESCI MENTO-POPOPULACIONAL-DESENVOLVIMENTOSUSTENTAVEL/pagin a1.html#ixzz1H0mN5uRt>. Acesso em: 13 mai 2011.

41

Вам также может понравиться