Вы находитесь на странице: 1из 9

MINISTRIO DA EDUCAO COLGIO PEDRO II DIREO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO

EXAME DE SELEO E CLASSIFICAO DE CANDIDATOS MATRCULA NA 1 SRIE DO ENSINO MDIO REGULAR PROVA DE PORTUGUS 2012

UNIDADE ESCOLAR _________________

NOME DO(A) CANDIDATO(A): ............................................................................... ...............................................................................................................................

NMERO DA INSCRIO: .......................................................

RIO DE JANEIRO, 6 DE NOVEMBRO DE 2011

DADOS A SEREM PREENCHIDOS PELA BANCA EXAMINADORA:

GRAU OBTIDO

RUBRICA DOS EXAMINADORES: ................................................................... .................................................................... ...................................................................

COLGIO PEDRO II MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio Regular 2012 Prova de Portugus

Texto I
Grafite Por Eliene Perclia/ Equipe Brasil Escola.com

A arte do grafite uma forma de manifestao artstica em espaos pblicos. A definio mais popular diz que o grafite um tipo de inscrio feita em paredes. Existem relatos e vestgios dessa arte desde o Imprio Romano. Seu aparecimento na Idade Contempornea se deu na dcada de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens comearam a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluram com tcnicas e desenhos. O grafite est ligado diretamente a vrios movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite a forma de expressar toda a opresso que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O grafite foi introduzido no Brasil no final da dcada de 1970, em So Paulo. Os brasileiros no se contentaram com o grafite norte-americano, ento comearam a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

10

15

Muitas polmicas giram em torno desse movimento artstico, pois de um lado o grafite desempenhado com qualidade artstica, e do outro no passa de poluio visual e vandalismo. A pichao ou vandalismo caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifcios, monumentos e vias pblicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vo desde tradicionais latas de spray at o ltex.
(http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm - acesso em 08/10/2011)

Colgio Pedro II - MEC 1 Srie do Ensino Mdio Regular

Portugus 2012

Texto II Grafite arte? A prefeitura de So Paulo quer preservar os desenhos Carol Patrocinio

A discusso entre arte e poluio visual gira em torno do grafite e da pichao desde que o mundo mundo. Os artistas se defendem falando sobre a arte e as experincias em outros pases, onde sua influncia criativa reconhecida. As autoridades ainda no conseguem diferenciar o que arte e o que sujeira. E no fim das contas, como fica essa situao? No comeo deste ms [julho de 2008], a prefeitura de So Paulo contratou uma empresa para limpar os muros da cidade que tinham pichaes. A empresa terceirizada seguiu as ordens e comeou a passar tinta branca em tudo, inclusive em uma das obras dos grafiteiros mais aclamados da atualidade, Os Gmeos.

10

A Prefeitura disse que houve um equvoco da empresa contratada, mas os artistas no acreditam que tenha sido sem querer. Eles questionam qual seria o critrio adotado para pintar as paredes, j que a obra da dupla tinha mais de 700 metros quadrados. Os irmos acabaram de voltar dos EUA, onde tiveram suas obras expostas e nos ltimos meses tambm pintaram a fachada da Tate Modern, em Londres. Depois desse incidente, a Prefeitura da cidade de So Paulo concluiu que os painis de grafite devem ser preservados. A ideia que seja criada uma comisso de grafiteiros para produzir uma lista com os endereos dos painis que devero ser preservados durante a limpeza da cidade. Na dcada de 80 surgiu o Profeta Gentileza, que fazia grafites com inscries e textos sob alguns viadutos do Rio de Janeiro. Aps sua morte os murais foram apagados e pintados de cinza, porm, com a crtica feita sobre a atitude, puderam ser restaurados. Para a restaurao foi criada a ONG Rio com Gentileza. O trabalho comeou em 1999 e em maio de 2000 estava concluda e o patrimnio preservado. A obra do poeta gerou um livro com as imagens de seus painis e uma msica com seu nome, interpretada por Marisa Monte.
(http://jovem.ig.com.br/street/noticias/2008/07/30/grafite_e_arte_1479987.html - acesso em 08/10/2011)

15

20

25

Colgio Pedro II - MEC 1 Srie do Ensino Mdio Regular

Portugus 2012

Texto III

Gentileza Apagaram tudo Pintaram tudo de cinza A palavra no muro Ficou coberta de tinta Apagaram tudo Pintaram tudo de cinza S ficou no muro Tristeza e tinta fresca Ns que passamos apressados Pelas ruas da cidade Merecemos ler as letras E as palavras de Gentileza Por isso eu pergunto A voc no mundo Se mais inteligente O livro ou a sabedoria O mundo uma escola A vida o circo Amor palavra que liberta J dizia o Profeta
(Marisa Monte. Cd Memrias, crnicas e declaraes de amor. EMI, 2000)

Texto IV

(oimpressionista.wordpress.com - acesso em 24/10/2011)

Colgio Pedro II - MEC 1 Srie do Ensino Mdio Regular

Portugus 2012

QUESTO 1

(VALOR: 0,5)

Segundo a autora do texto I, o grafite reflete a realidade das ruas (texto I, linhas 9 e 10). Transcreva do segundo pargrafo do texto I uma palavra que resume a ideia da autora sobre o que essa realidade das ruas. A palavra opresso.

QUESTO 2

(VALOR: 0,5)

Muitas polmicas giram em torno desse movimento artstico, pois de um lado o grafite desempenhado com qualidade artstica, e do outro no passa de poluio visual e vandalismo. (texto I, linhas 15 a 17). No perodo acima, h duas expresses nominais que formam a anttese empregada pelo autor para caracterizar o grafite. Quais so elas? As duas expresses so qualidade artstica e poluio visual.

QUESTO 3

(VALOR: 0,5)

Os artistas se defendem falando sobre a arte e as experincias em outros pases, onde sua influncia criativa reconhecida. (texto II, linhas 2 e 3) A que termo do texto II se refere a palavra destacada? A palavra destacada refere-se ao termo em outros pases.

QUESTO 4

(VALOR: 0,5)

Considerando o ltimo pargrafo do texto II, que expresso adverbial indica a finalidade da criao da ONG Rio com Gentileza? A expresso adverbial que indica finalidade Para a restaurao.

QUESTO 5

(VALOR: 0,5)

A empresa terceirizada seguiu as ordens e comeou a passar tinta branca em tudo, inclusive em uma das obras dos grafiteiros mais aclamados da atualidade, Os Gmeos. (texto II, linhas 7 a 9) Qual das opes abaixo melhor substitui a palavra destacada no perodo acima? (A) (B) (C) (D) tambm sobretudo at mesmo principalmente

Colgio Pedro II - MEC 1 Srie do Ensino Mdio Regular

Portugus 2012

QUESTO 6

(VALOR: 0,5)

Os versos Apagaram tudo/ Pintaram tudo de cinza, do texto III, abordam o mesmo acontecimento citado no texto II. Transcreva do quarto pargrafo do texto II o substantivo que foi empregado para se referir a esse acontecimento. O substantivo incidente. QUESTO 7 (VALOR: 0,5)

Sabe-se que o sujeito indeterminado empregado quando no se quer ou no se pode determin-lo. No texto III, foi usada uma marca de indeterminao do sujeito no verso Apagaram tudo. Por uma aproximao entre a ao de limpar a cidade, que ocorre nos textos II e III, no entanto, possvel determinar esse sujeito. Transcreva do segundo pargrafo do texto II um substantivo que poderia ser ncleo do sujeito, caso ele fosse determinado. O substantivo pode ser prefeitura ou empresa. QUESTO 8 (VALOR: 1,0 0,25 CADA ITEM)

Coloque C (certo) ou E (errado) nos parnteses abaixo, acerca de afirmaes feitas sobre o texto III. (C) (C) (E) (C) Na primeira estrofe, a preposio de foi empregada com sentidos diferentes. Considerando os versos finais da segunda estrofe, tambm estaria correta a seguinte concordncia: S ficaram no muro/ Tristeza e tinta fresca. No haveria modificao de sentido se o verso E as palavras de Gentileza, da terceira estrofe, fosse reescrito como E as palavras do Gentileza. Na quarta estrofe, os versos Se mais inteligente / O livro ou a sabedoria foram empregados como complemento do verbo perguntar.

QUESTO 9

(VALOR: 0,5) Reescreva a orao que gera gentileza, do texto IV, substituindo o pronome relativo pelo termo antecedente, a fim de construir um perodo simples. Gentileza gera gentileza. REDAO (VALOR: 5,0) O autor Leonardo Boff, em seu livro A guia e a Galinha, afirma que Todo ponto de vista a vista de um ponto.. Considerando essa frase, escreva um texto dissertativoargumentativo em que fique claro o seu ponto de vista sobre se o grafite pode ser considerado arte ou se apenas poluio visual. Seu texto dever: conter obrigatoriamente argumentos que sustentem suas opinies; Pontuao obtida ter entre 20 e 25 linhas; apresentar letra legvel e no conter rasuras; Questes ter, no mnimo, trs pargrafos; Redao estar de acordo com a norma padro para a modalidade escrita; ser em prosa; Total ter um ttulo.
5

Colgio Pedro II - MEC 1 Srie do Ensino Mdio Regular

Portugus 2012

RASCUNHO
Utilize este espao para RASCUNHO (no ser considerado para efeitos de correo). _____________________________________

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 5 _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 10 _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 15 _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 20 _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 25 _____________________________________________________________________________

Colgio Pedro II - MEC 1 Srie do Ensino Mdio Regular

Portugus 2012

REDAO Esta folha, com seu texto definitivo, ser corrigida pela Banca Examinadora. Passe o texto a limpo com ateno.

O candidato dever ter seguido atentamente o encaminhamento dado pela Banca, cujos passos esto detalhadamente expressos na proposta apresentada. Os critrios para atribuio da nota so: o tipo de texto solicitado (neste ano, um texto dissertativo-argumentativo); o desenvolvimento do tema de acordo com o roteiro apresentado; a coeso (articulao entre as partes do texto e entre as oraes); a coerncia (clareza das ideias, pertinncia da opinio/ argumento, grau de informatividade e no contradio entre as partes do texto); o domnio, esperado para o nvel de escolaridade exigido, da variedade padro para a modalidade escrita (concordncia, regncia, colocao, vocabulrio, ortografia, acentuao).

MINISTRIO DA EDUCAO COLGIO PEDRO II DIREO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO


EXAME DE SELEO E CLASSIFICAO DE CANDIDATOS MATRCULA NA 1 SRIE DO ENSINO MDIO REGULAR - 2012

INSTRUES PARA A PROVA DE PORTUGUS 1. O fiscal distribuir o Caderno de Provas com quatro textos, nove questes e um tema para redao. 2. Verifique se as questes esto numeradas corretamente e se existem erros de impresso. Se notar alguma falha, comunique imediatamente ao fiscal. 3. Faa a sua prova, obrigatoriamente, com caneta esferogrfica azul ou preta. 4. Os trs ltimos candidatos que ficarem na sala s podero sair juntos, quando o fiscal encerrar os trabalhos. 5. As respostas que ultrapassarem as linhas indicadas no sero consideradas.

Desligue o celular durante a prova. No utilize corretor. No consulte livros ou cadernos. No pea esclarecimentos de qualquer espcie, porque entender as questes faz parte da interpretao. No entregue a prova antes dos 30 (trinta) minutos iniciais.

Voc tem 2 (duas) horas para fazer a prova. Aguarde autorizao para inici-la. Leia todas as perguntas com ateno e responda com calma.

BOA PROVA!
8

Вам также может понравиться