Вы находитесь на странице: 1из 2

Domingo, 28/08/2010 noite

Mateus 24.37-39

Pois assim como foi nos dias de No..., tambm ser a vinda do Filho do

Homem. 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, at ao dia em que No entrou na arca, 39 e no o perceberam, seno quando veio o dilvio e os levou a todos, assim ser tambm a vinda do Filho do Homem.

A MAIOR ADVERTNCIA DA VIDA?


Alguns fatos da vida so nitidamente perceptveis como grandes SINAIS que nos alertam. Falam diretamente ao nosso consciente. Ora bloqueiam, ora desimpede completamente nossas aes liberando energia necessria para termos sucesso no que fazemos. a. Ao vermos uma pessoa entorpecida, logo chegamos a um termo simples: entorpecente de qualquer natureza destri o que temos de melhor em nosso carter. Revelamos as mais profundas baixarias de nosso subconsciente. b. c. Ao vermos uma cruz, logo nossa mente imprimi uma advertncia: aqui morreu algum tome cuidado. O prprio semforo uma advertncia: no ultrapasse com sinal vermelho, comece a parar o veculo se o sinal estiver laranja etc. no provoque acidente. Diante de tantos sinais (advertncias), somos levados a andar com muita cautela. Contudo nossa mente adaptativa. Ela se acomoda, se encaixa as vrias alteraes da vida. a. A homens que vivem em lugares com climas 15 a 35 graus abaixo de zero durante todo o ano. Eles se adaptaram ao clima. Assim como os que vivem no deserto em uma variao climtica que fica entre os 15 graus negativos e uns 50 graus acima de zero. b. c. Existem os que aprendem a viver sozinhos durante um perodo de tempo que para qualquer um de ns se tornaria uma loucura. Tem os que se acostumam a viver andarilhos, sem dinheiro, sem lugar para dormir, sem comida, sem banho e sem ningum para abraar. etc. Poderamos listar uma enormidade de situaes onde as pessoas se adaptaram e acostumaram a viver sobre grande ameaa. Qual o problema com isso? Aparentemente, nenhum. Em muitos casos, temos sim que nos adaptar a realidade que vivemos e fazermos o possvel para viver feliz. a. Algum sofre um acidente e fica paraplgico. Isso no significa que ele no deva procurar curar-se. Mas dever chegar um momento que ele ter que
Pr. Joel Costa Arajo

Domingo, 28/08/2010 noite


adaptar-se a nova vida se quiser voltar a ser feliz. Contudo, no pode entregar os pontos sem que antes tenha tido plena certeza de sua situao. b. H anos atrs vi uma reportagem de um homem que perdeu tudo que tinha. Era um milionrio agora, falido teve que rever seus conceitos e recomear, teve que se adaptar a nova vida para no perd-la. Entretanto, no podia viver se no se adaptasse. Quando que a adaptao um problema? Quando ela faz fechar os sentidos. Quando escurecem os olhos e tapa os ouvidos impedindo que se receba toda informao de alerta. Essa atitude chamada de alienao: processo em que a

conscincia se torna estranha a si mesma, afastada de sua real natureza.


Isso ainda tem acontecido com o ser humano. Em uma linguagem mais completa e proftica Jesus predisse como estaria a humanidade antes de sua vinda. Numa linguagem moderna isso quer dizer: ALIENADA.

COMIAM

E BEBIAM, CASAVAM

Lc 17.28 28 O mesmo aconteceu nos dias de L:

comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Isso significa que a maior preocupao de suas vidas era no bem estar nesta vida. Com isso desprezavam toda e qualquer atitude que pudesse alterar essa atitude.

NO PERCEBERAM (no tomaram conscincia) Mt 27.54 O centurio e os que com ele


guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possudos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus. So pessoas que de to envolvidos em suas tarefas no percebem o momento de parar. Lc 10.39-42.

VEIO

O DILVIO

(juzo) Lc 17.27c registra assim: ...veio o dilvio e destruiu a todos.

Significa que veio a morte. O maior e o mais terrvel sinal de todos os tempos. Neste, revelado a nossa finitude. Nele revelado a nossa sentena. Nele revelado a nossa culpa. Entretanto, neste sinal tambm revelada a salvao. atravs dele que o maior sinal (advertncia) nos mostrado. JESUS O FILHO DE DEUS. Morrendo na cruz, ressuscitando de entre os mortos, tornou-se o SEMFORO de Deus. Atravs dele voc advertido acerca da vida e da morte eterna. Segundo suas provises, quem nele cr tem a vida eterna, quem no cr j est condenado. Este um grande sinal. Para uns, vida eterna. Para outros, vergonha eterna. O que voc escolhe?
Pr. Joel Costa Arajo

Вам также может понравиться