Вы находитесь на странице: 1из 14

UNIO DE ENSINO SUPERIOR DE VIOSA FACULDADE DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL- DIURNO

EMANUELLE ALVES VEIGA MARTINS - 4413

ENSAIOS DE CARACTERIZAO DE CIMENTO PORTLAND

VIOSA MINAS GERAIS BRASIL 2013

EMANUELLE ALVES VEIGA MARTINS - 4413

ENSAIOS DE CARACTERIZAO DE CIMENTO PORTLAND

Aula Prtica orientada pela Professora Lutercia Ferreira como parte da disciplina ECV106 - Materiais de Construo Civil, na instituio da UNIVIOSA/ESUV.

1- Introduo
O cimento um dos materiais de construo mais utilizados na construo civil, por conta da sua larga utilizao em diversas fases da construo. O cimento pertence a classe dos materiais classificados como aglomerantes hidrulicos, esse tipo de material em contato com a gua entra em processo fsico-qumico, tornando-se um elemento slido com grande resistncia a compresso e resistente a gua e a sulfatos. A histria do cimento inicia-se no Egito antigo, Grcia e Roma, onde as grandes obras eram construdas com o uso de certas terras de origem vulcnicas, com propriedades de endurecimento sob a ao da gua. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcnica. O cimento Portland um aglomerante hidrulico fabricado pela moagem do clnquer, compostos de silicato e clcio hidrulicos. A denominao "cimento Portland", foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um qumico e construtor britnico. Os silicatos de clcio so os principais constituintes do cimento Portland, as matrias primas para a fabricao devem possuir clcio e slica em propores adequadas de dosagem. A fabricao do cimento Portland baseia-se em trs etapas fundamentais:

Mistura e moagem da matria-prima (calcrios, margas e brita de rochas). Produo do clnquer (forno rotativo a 1400C + arrefecimento rpido). Moagem do clnquer e mistura com gesso. Em sentido amplo, pode-se resumir o processo de fabricao do cimento

Portland nas seguintes fases:


1) Extrao das matrias primas (calcrio,argila e gipsita); 2) Britagem (calcrio); 3) Moagem do cru, matria prima crua (calcrio e argila - farinha de 0,15 mm); 4) Dosagem (farinha de calcrio e argila); 5) Clinkerizao; 6) Moagem do cimento (clinker + gipsita + outras substncias); 7) Armazenamento (Silos). Com o passar do tempo as propriedades fsico-qumicos do cimento Portland

tem evoludo constantemente, inclusiva com o emprego de aditivos que melhoram as caractersticas do cimento. Hoje o cimento Portland normalizado e existem onze tipos no mercado: CP I Cimento Portland comum; CP I-S Cimento Portland comum com adio; CP II-E Cimento Portland composto com escria; CP II-Z Cimento Portland

composto com pozolana; CP II-F Cimento Portland composto com fler; CP III Cimento Portland de alto-forno; CP IV Cimento Portland Pozolnico; CP V-ARI Cimento Portland de alta resistncia inicial; RS Cimento Portland Resistente a Sulfatos; BC Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratao; CPB Cimento Portland Branco. Em nossas aulas prticas para entendermos melhor sobre o cimento Portland foram realizados 6 ensaios, sobre finura, determinao da massa especfica, pasta de consistncia, tempo de pega, expansibilidade e resistncia a compresso todos foram feitos de acordo com as normas tcnicas brasileiras. O ensaio de finura determina o tamanho dos gros do cimento. A massa especfica ou densidade absoluta consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento. A pasta de consistncia s e f a z n e c e s s r i o p a r a u m a m e l h o r compreenso das propriedades do cimento conforme mistura de gua. O tempo de pega pode ser definido como o incio de pega momento no qual a pasta adquire consistncia e se torna no trabalhvel e o fim de pega, que o tempo necessrio para solidificar completamente, entretanto, no significa que ele tenha adquirido toda a sua resistncia. A expansibilidade tem por resultado a verificao de tenses existentes internamente no cimento. E a resistncia a compresso deve ser feita para determinar a carga mxima que o concreto pode sofrer sem se romper.

2-Objetivo
Nossas aulas prticas sobre o cimento Portland teve por finalidade nos fazer compreender melhor as propriedades fsio-qumicas do cimento.

3 Materiais
O material utilizado para a realizao dos ensaios foi: Cimento Portland Tipo: CP IV 40 RS Marca: Liz (Amostra coletada em 11 de setembro de 2013. Fabricado em 30 de junho de 2013.)

4 Ensaio

4.1 FINURA
Para definir o ensaio de finura, dizemos que a finura do cimento nada mais que a determinao das impurezas presentes no cimento, podendo ser resduos de

fabricao ou aglomerados de gro de cimento, devido a um envelhecimento, ou hidratao pelo contato com a humidade do ar. Cimentos demasiadamente velhos ou mal armazenados produzem elevados ndices de impurezas. Aumentando a finura, pode-se aumentar a velocidade de endurecimento atravs do aumento da superfcie especifica, melhora a resistncia e aumenta a impermeabilidade.

4.1.1 MATERIAIS
- Peneira de malha n200 (0,074 mm) - Flanela - Pincel - Cano PVC - Balana - Cronmetro

4.1.2 DESENVOLVIMENTO DO ENSAIO


Pega-se uma amostra de no mnimo 50 gramas de cimento, sendo uma coleta feita aleatria de mais de um saco de cimento e est amostra peneira na malha n 200. A primeira peneirao feita de 3 a 5 minutos, com o cronmetro ligado para monitorar melhor, em seguida limpamos a peneira com a ajuda do pincel pois pode acontecer de o cimento obstruir os poros da peneira. A segunda peneirao feita de 15 a 20 minutos, e em seguida fizemos a terceira peneirao de 1 minuto, no momento da peneirao usamos o cano PVC para bater no cachilio da peneira para ajudar a peneirar tambm. O que sobrar na peneira resduo, ele nocivo a argamassa, pois o cimento tem que ser bem fino para favorecer a hidratao, favorecendo tambm a argamassa e concreto.

4.1.3 RESULTADO
Massa Inicial (g) Resduos (g) ndice de Finura (%) 50,00 0,01 0,0%

Conclumos que o cimento Portland de acordo com a norma NBR 11579:1991 atende s especificaes. Para no rejeitar o cimento seu resduo tem que ser menor do que 12%, e o resultado foi 0% sendo de excelente qualidade do tipo finura.

4.2-MASSA ESPECFICA DENSIDADE


O ensaio de determinao da massa especfica ou densidade absoluta consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento, visando conhecer a proporo do cimento nas massas de concreto, facilitando o clculo da quantidade de cimento na produo da massa, ensaio esse especificado pela norma NBR/NM 23 de 2000.

4.2.1-MATERIAIS
-Frasco de Le chatelier - Pipeta volumtrica - Basto de Vidro - Funil de vidro - Bquer - Termmetro - Querosene

4.2.2 DESENVOLVIMENTO DO ENSAIO


Pega-se uma amostra de 60 gramas de cimento. Colocamos a querosene no frasco de Le Chatelier at uma altura de 0 a 1 cm (de forma que fique entre uma altura de 2 bulbos), obtendo uma quantidade de 250 cm. Em seguida, coloca as 60 gramas do cimento no frasco, com isso a querosene ir se deslocar pois ela no se mistura, no deixa o cimento reagir. Fazendo- se ento a leitura inicial. Pegamos o basto de vidro, molhamos ele na querosene e o coloca no frasco para retirar os excessos agarrados podendo assim fazer uma leitura mais especfica do deslocamento. Colocamos o frasco no bquer fazendo o banho termorregulador e colocamos uma rolha no frasco para regularizar a temperatura, depois retiramos e frasco e fazemos novamente a leitura.

4.2.3 RESULTADO
Primeira amostra Lo: 0,65 cm Lf: 20,40 cm Volume da Amostra: 19,75 cm Massa especfica da amostra: 3,038 g/cm Massa de cimento (g) Segunda amostra Lo: 0,50 cm Lf: 20,30 cm Volume da Amostra: 19,80 cm Massa especfica da amostra: 3,030 g/cm 60,0

Massa do cimento

400 gramas

Diferena entre amostras (g/cm) Mdia entre amostras (g/cm) massa especfica da gua 1g/cm, e o resultado obtido foi maior.

0,004 3,034

Conclumos que o cimento Portland mais pesado que a gua uma vez que a

4.3

DETERMINAO

DA

PASTA

PARA

CONSISTNCIA NORMAL
A determinao do fator gua no cimento se faz necessrio para estabelecer melhor rentabilidade em suas aplicaes na construo. Pois a quantidade de gua no cimento est ligada diretamente ao tempo de pega, que por sua vez tem em vista os tipos de aplicaes do material. Alm disso o fator gua/cimento o principal parmetro controlado na dosagem, pois acredita-se a ele a responsabilidade por 95 % das variaes na resistncia do concreto. Assim seu estudo se faz necessrio para uma melhor compreenso das propriedades do cimento conforme mistura de gua. A pasta mistura em propores que conduz a uma consistncia ideal.

4.3.1 MATERIAIS
- 400 gramas de cimento - 128,5 gramas de gua - Argamassadeira - Aparelho de Vicat - Esptula - Cronmetro - Balana

4.3.2 DESENSOLVIMENTO DO ENSAIO


Desenvolvimento est presente no Anexo I .

4.3.3- RESULTADO

Massa da gua Temperatura do ar Umidade Relativa do ar Temperatura da gua Consistncia

128,5 gramas 22,2C 73,6% 22,0 C 5,5 mm

Conclumos que a pasta considerada como tendo consistncia normal quando a sonda se situa ( 6+-1)mm da placa base. E a consistncia realizada no ensaio se situou dentro da norma, mostrando que a consistncia satisfatria.

4.4 DERTERMINAO DO TEMPO DE PEGA


um fenmeno artificialmente definido como o momento em que a pasta adquire consistncia e se torna imprpria ao manuseio. Tal conceituao se estende tanto a argamassas quanto a concretos. O incio e fim de pega so usados para se determinar o tempo que o cimento leva para comear a endurecer e quanto tempo ele leva para endurecer totalmente. O conhecimento sobre o incio e o fim de pega permite que exista um maior controle do uso do concreto, permitindo o transporte, lanamento e adensamento do cimento. A pega compreende a evoluo das propriedades mecnicas da pasta no incio do processo de endurecimento (taxa de desenvolvimento da resistncia), consequente do processo de hidratao.

4.4.1 MATERIAIS
- Aparelho de Vicat - Balana - Cronmetro - Misturador - Pasta de consistncia normal preparada no ensaio anterior

4.4.2 DESENVOLVIMENTO DO ENSAIO


O Desenvolvimento est presente no Anexo I

4.4.3 RESULTADOS

Massa do Cimento: 400 gramas Temperatura do ar: 22,8C Umidade Relativa do ar Incio do Ensaio Incio da Pega Fim da Pega Tempo de incio da pega Tempo de fim da pega

Massa da gua: 128,5 gramas Temperatura da gua: 22,5C 73,2% 14 horas e 31 minutos 18 horas e 45 minutos 18 horas e 52 minutos 4 horas e 14 minutos 4 horas e 21 minutos

O ensaio de tempo de pega teve um resultado satisfatrio pois o incio da pega de acordo com a norma de no mnimo 1 hora e obtivemos um resultado de 4 horas e 14 minutos, e o fim da pega que de no mximo 10 horas tambm foi satisfatrio , pois obtivemos um resultado de 4 horas e 21 minutos, sendo assim conclumos que o cimento possui uma boa intensidade de reao.

4.5 EXPANSIBILIDADE LE CHATELIER


O estudo da expansibilidade tem por resultado a verificao de tenses existentes internamente no cimento. Essas tenses podem ocasionar a

microfissurao, e futuramente a desagregao do material. Isso pode ser causado pelo superaquecimento no processo de fabricao do clnquer, culminando na supercalcinao da cal.

4.5.1 MATERIAIS
- Esptula Fina - Rgua milimetrada com diviso de 0,5mm - leo Mineral - Pincel - Placas de Vidro - 5 agulhas de Le chatelier com identificaes individuais - Pasta de consistncia normal preparada no ensaio anterior.

4.5.2 DESENVOLVIMENTO DO ENSAIO


O desenvolvimento do ensaio est descrito no Anexo I.

4.5.3 RESULTADO

Massa do cimento Massa dos agregados Massa da areia Temperatura do ar Temperatura da gua Umidade Relativa do ar Hora = cimento + gua

400 g 128,5 gramas 32,1 gramas 22 22 82% 08 horas e 37 minutos

Conclumos neste ensaio que obtivemos timos resultados, tanto a quente, quanto a frio, no mostrando nenhum nvel de significncia de expanso portanto este cimento possui baixo ndice de CA(OH)2 e MG(OH)2, que so agentes expansivos. Leituras do ensaio de expansibilidade a Frio Leitura inicial (mm) 0 0 0 Leitura Final (mm) 0,00 0,00 0,23 0,0 Afastamento Mdio (mm) Leitura inicial (mm) 0 0 0 Leituras do ensaio de expansibilidade a Quente Leitura Final (mm) 0,46 0,15 0,23 0,3 Afastamento Mdio (mm)

4. 6 R E SI

TNCIA A COMPRESSO
O ensaio de resistncia compresso tem como objetivo determinar a carga mxima que o concreto pode sofrer sem se romper.

4.6.1 MATERIAIS
- 12 formas - Soquete

- leo Mineral - Conjunto de esptulas - Placas de Vidro - Argamassadeira - Prensa

4.6.2- DESENVOLVIMENTO DO ENSAIO


Untamos as 12 formas com cera de abelha e leo mineral por dentro. Em seguida fizemos a argamassa padro. A argamassa preparada por meio de um misturador mecnico e compactada manualmente em um molde, por um procedimento normalizado. Os moldes que contm os corpos-de-prova so conservados em atmosfera mida para cura inicial; em seguida os corpos-de-prova so desmoldados e submetidos cura em gua saturada de cal at a data de ruptura.Com trs dias que os corpos de prova foram feitas eles adquirem uma resistncia de 15Mpa, com 7 dia uma resistncia de 25 Mpa e com 28 dias uma resistncia de at 40Mpa. Na data prevista, os corpos-de-prova so retirados do meio de conservao, capeados com mistura de enxofre, de acordo com procedimento normalizado, e rompidos para determinao da resistncia compresso. So rompidos 4 corpos de prova por idade de interesse de acordo com o tipo de cimento. A tolerncia de tempo para a ruptura, de acordo com a idade de ensaio apresentada na tabela 2.

reia normal Cimento gua Grossa 468 0,3 Mdia grossa 468 0,3 Mdia fina 468 0,3 Fina 468 0,3

624 0,4

300 0,2

Tabela 1 Quantidades em gramas de materiais para confeco de 6 corpos-de-prova

Idade de ruptura (dias) Tolerncia

1 30 min

3 1h

7 2h

28 4h

91 1 dia

Tabela 2 Tolerncia de tempo para a ruptura de acordo com a idade de interesse.

4.6.3 RESULTADOS
( SEM DADOS PARA A NALISE )

5 CONSIDERAES FINAIS
O presente trabalho pretendeu dar informao tcnica bsica sobre o cimento, suas caractersticas e propriedades. E por fim, constatamos que todos os ensaios feitos atenderam as suas respectivas normas de especificao da ABNT para aglomerantes.

6 ANEXOS
- Ensaio de Finura: F =_RC .100 M

Massa inicial = 50 gramas Resduo = 0,01 gramas Para se calcular a finura: FINURA= RESDUO X 100 MASSA Resultado = 0,01 gramas = 0,0%

- Ensaio de Massa Especfica Densidade

1 ) Lf Lo = 20,40 0,65 = 19,75 cm Densindade = Massa Volume Densidade = 60 g = 3,038 g/cm 19,75 cm

2) Lf- Lo = 20,30-0,50 = 19,80 cm Densindade = Massa Volume Densidade = 60 g = 3,030 g/cm 19,80 cm

- Ensaio da pasta para consistncia normal

A = massa da gua utilizada massa do cimento utilizada A= 128,5 x 100 = 32% 400

x 100

-Ensaio de expansibilidade Le Chatelier a) Expansibilidade a frio A expansibilidade a frio a diferena entre a medida realizada aos 7 dias e a medida realizada logo aps terminado o perodo de cura inicial. Se expressa como a mdia de 3 determinaes. b) Expansibilidade a quente A expansibilidade a quente a diferena entre a medida do ltimo afastamento verificado e a medida realizada logo antes de iniciar o aquecimento da gua. Se expressa como a mdia de 3 determinaes.

A frio : 0 0 = 0 - 0 0 =0 - 0,23 0 = 0,23 (0; 0 ; 0,23) A quente : 0,46 0 = 0,46 - 0,15 0 = 0,15 - 0,23 0 = 0,23 (0,46; 0,15; 0,23)

A frio : (0,00 + 0,00 + 0,23)/ 3 = 0,0 mm A quente : (0,46 + 0,15 + 0,23)/ 3 = 0,3 mm

7- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
- Petruci,E.G.R. Concreto de Cimento Portland. 6 edio. Porto Alegre: Globo, 1979 - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 5732: cimento portland comum. Rio de Janeiro, 1991.

- ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR-NM-23: cimento portland e outros materiais em p - determinao da massa especfica. Rio de Janeiro, 2001. -ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7215: cimento portland determinao da resistncia compresso. Rio de Janeiro, ABNT, 1996. -ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR-NM-43:cimento portland - determinao da pasta de consistncia normal. Rio de Janeiro, 2003. - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 11581: determinao dos tempos de pega.Rio de Janeiro, 1991. - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 11579: cimento portland - determinao da finura por meio da peneira 75 micrometros. Rio de Janeiro, 1991. - ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 11582: cimento Portland determinacao da expansibilidade de le-chatelier. Rio de Janeiro, 1991. - https:// www.portaldoconcreto.com.br

Вам также может понравиться