Вы находитесь на странице: 1из 16

7 Passos de Libertao

Pr Sebastio Brito Netto


Os seguintes passos so baseados na Apostila de Libertao Espiritual do Pastor Sebastio Brito Netto, um homem de Deus experimentado na rea de libertao e que j levou centenas de pessoas liberdade em Cristo. Esta apostila pode ser baixada gratuitamente no link no fim deste artigo. Estes passos vo ajud-lo a experimentar essa liberdade em relao ao seu passado, colher vitrias no presente e ter um futuro de paz. Ao realizar estes passos voc poder ter que enfrentar reas onde Satans costuma tirar vantagem de voc e onde ele constri fortalezas, por isso, se necessrio faa o download dos contedos dos sermes que tratam sobre "Destruio de Fortalezas" minitrados em Sermes 2012, leia-os, estude e eles iro auxili-lo. Ao iniciar, voc precisa saber que Jesus j comprou a sua vitria ao derramar Seu sangue por voc na cruz. Viver na liberdade ser o resultado do que escolher crer, confessar, perdoar, renunciar e abandonar o pecado. Ningum pode vencer por sua prpria fora. A batalha s se vence ao reivindicar o poder de Jesus e escolher crer na Verdade, que a Palavra de Deus . Ao caminhar nestes passos, lembre-se que s vencemos Satans ao confront-lo verbalmente. Ele no pode ler os seus pensamentos e no obedecer a eles. S Deus tem conhecimento completo da sua mente. Ao cumprir cada passo importante submeter-se a Deus no seu interior e resistir ao diabo lendo em voz alta ao renunciar, perdoar, confessar e romper vnculos. O leitor estar, durante cada passo, avaliando a sua vida e a comprometendo-se com a Bblia que a verdade. Se os seus problemas vm duma fonte alheia s que esto aqui, ainda assim voc ganha intimidade com Deus ao fazer os passos. Faa-os com sinceridade e verdade e no fim estar mais perto de Deus!

Passo 1 : Falso Contra Verdadeiro


Por favor, comece com esta orao: Nosso Pai celestial, peo-Te que me reveles todas as prticas de ocultismo, religies falsas e falsos profetas com quem consciente e inconscientemente, eu tenho estado envolvido. Eis aqui algumas prticas falsas: 1. 2. 3. 4. 5. Bruxaria Magia negra ou branca Budismo Maonaria Fantasmas 9. Telepatia 10. Astrologia 11. Testemunhas de Jeov 12. Meditao 13. Ioga

6. 7. 8.

Macumbaria Religio Nova Era Consagrao santas ou santos

14. Candombl 15. Mormonismo 16. Ocultismo

Responda: 1. J consultou um espiritista, bruxo, mdium ou assistiu a uma reunio da Nova era"? J foi hipnotizado? 2. Tem ou teve um amigo imaginrio ou guia espiritual que deu ou recebeu conselho ou amizade? 3. J ouviu vozes na sua mente? Teve pensamentos que o (a) condenam ou que so alheios sua crena ou experincia? J sentiu que houve um dilogo na sua mente? 4. Teve experincias espirituais que considera fora do normal? 5. Esteve envolvido em algum rito satnico? Ore da seguinte maneira abaixo, confessando e renunciando todos envolvimentos em voz audvel: Senhor confesso-Te que tenho participado em ________________ e eu peo o Teu perdo e renuncio a _____________________ como uma falsificao do cristianismo verdadeiro." Se j recebeu Cristo como seu Salvador, Ele j o libertou pela Sua vitria sobre o pecado e morte na cruz. Se no o recebeu, deve faz-lo agora e experimentar liberdade. Entregue sua vida a Cristo e lembre-se que da responsabilidade do cristo fazer o necessrio para manter uma relao aberta com Deus. O destino eterno do filho de Deus no est em jogo: est seguro em Cristo. Mas a sua vitria diria est em jogo se deixa de manter a comunicao aberta com Deus atravs da leitura diria da Bblia de uma vida de orao. Se voc leitor j cristo, ento no uma vtima impotente na luta entre duas superpotncias celestiais. Satans enganador. S Deus onipotente (Todo Poderoso), onipresente (sempre presente) e onisciente (sabe tudo). Mas s vezes a realidade de pecado e a presena do mal parece mais real do que a presena de Deus isto faz parte do engano de Satans. O Senhor Jesus Cristo venceu Satans; ele um inimigo derrotado; e ns estamos em Cristo, no lado vencedor. O conhecimento verdadeiro de Deus e da nossa identidade em Cristo so o que determina a nossa sade mental. Uma ideia falsa de Deus, um entendimento distorcido de que somos como filhos de Deus, e a uma falsa glorificao de Satans (atribuindo poderes de Deus criatura satans) prejudicam e levam doena mental. A batalha na sua mente leitor. A nica maneira de perder controle prestar ateno a um esprito enganador e acreditar numa mentira. Os pensamentos que se opem a estes passos somente vencem quando o leitor crente acreditar neles. Se o leitor est

caminhando nos 7 passos sozinho, no preste ateno decepo pensamentos mentirosos, que o tentam intimidar. Se o leitor est a caminhar nos passos com um pastor de confiana ou conselheiro (que aconselhamos fortemente quando h traumas e cicatrizes na sua vida), comunique qualquer pensamento que tem e que est em oposio para cumprir os passos. Ao trazer a mentira luz, o poder de Satans est derrotado e quebrado. Tente que cooperar com o conselheiro, comunicando o que se passa na sua mente. Antes do primeiro passo, reveja os acontecimentos da sua vida para discernir as reas que precisam ser tratadas. Histria da sua famlia: - Histria religiosa dos seus pais e avs - Vida familiar como criana at juventude - Histria de doenas fsicas e emocionais na sua famlia - Adoo, e pessoas encarregadas de sua educao Histria pessoal: - Hbitos de comer (comer/vomitar; jejuns/falta de apetite; comer compulsivamente) - Vcios (drogas, lcool) - Medicamentos (para qu?) - Hbitos em dormir e pesadelos - Abusos sexuais, fsicos, emocionais - Hbitos no pensamento (pensamentos blasfemos, condenatrios, distrados, fantasias) - Interferncia mental na igreja, orao ou leitura da Bblia - Vida emocional (ira, ansiedade, depresso, ressentimento, medo) - Vida espiritual (salvao quando? como? tem segurana nela?)

Passo 2: Engano contra verdade

A palavra de Deus verdadeira e precisamos acreditar nela do fundo do nosso corao. Independentemente de que sentimos, precisamos acreditar que ela verdadeira. Jesus a Verdade, O Esprito Santo o Esprito da Verdade, a Palavra de Deus a Verdade, e ns temos que falar a verdade em amor. (Joo 14:6, 16:13, 17:17, Efsios 4:15) O crente em Jesus no deve enganar ningum atravs de mentiras, exageros, ou qualquer coisa que tenha a ver com decepo. O Diabo o pai da mentira (Joo 8:44) e ele tenta manter as pessoas em escravido atravs de decepo. a verdade em Jesus Cristo que nos liberta (Joo 8:32-36, 44; 2 Timteo 21:26: Apocalipse 12:9) Vamos encontrar verdadeira felicidade e libertao quando pararmos de viver uma mentira e passarmos a viver na verdade. Depois de confessar os seus pecados, o rei Davi escreveu: Bem-aventurado o homem a quem o Senhor no atribui a iniquidade, e em cujo esprito no h engano. (Salmos 32:2) Quando temos a certeza que Deus nos aceita e nos ama, ficamos livres para confessar os nossos pecados e enfrentar a realidade, em vez de fugir da verdade e das circunstncias dolorosas. Comece com esta orao: Nosso Pai celestial, eu sei que Tu desejas que eu tenha a verdade no meu ser interior e que encarar esta verdade o caminho para a libertao (Joo 8:32). Eu reconheo que tenho sido enganado pelo pai da mentira (Joo 8:44) e que me enganei a mim mesmo (I Joo 1:8). Eu Te peo em nome do Senhor Jesus Cristo que Tu, Pai celestial, repreendas todos os espritos enganadores pela eficcia do sangue derramado e da ressurreio do Senhor Jesus Cristo.

Visto que eu Te aceitei, pela f, na minha vida e agora estou assentado com Cristo nos lugares celestiais (Efsios 2:6), ordeno a todos os espritos enganadores que saiam de mim. Agora, peo ao Esprito Santo que me guie em toda a verdade (Joo 16:13). Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao; prova-me, e conhece os meus pensamentos; e v se h em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno (Salmos 139:23,24). Em nome de Jesus eu Te peo. Amm.

H muitas formas que o diabo utiliza para tentar nos enganar. Como com Eva no jardim, ele tenta convencer-nos a depender de ns mesmos e a satisfazer aos nossas necessidades atravs do mundo ao nosso redor, em vez de atravs da confiana na proviso de Deus Pai que est nos cus. O seguinte exerccio vai ajud-lo a descobrir maneiras em que eventualmente possa ter sido enganado.
Maneiras que podemos ser enganados pelas coisas do mundo

Crendo que:

Adquirir dinheiro e coisas vo trazer felicidade (Mateus 13:22 e 1 Timteo 6:10) Comer ou beber em excesso vai aliviar o stress e trazer felicidade. (Provrbios 20:1 e 23:19-21) Ter um corpo ou personalidade atraente vai ajudar-me a adquirir o que eu quero. (Provrbios 31:30 e 1 Pedro 3:3,4) Gratificar-se com desejos sexuais excessivos vai trazer satisfao. (Efsios 4.22: 1 Pedro 2.11) Se eu pecar, isto no vai resultar em consequncias negativas. (Hebreus 3:12,13 - Glatas 6:7,8) Necessito mais do que aquilo que Deus me tem dado. (Hebreus 13:5 - 1 Timteo 6:7,8) Posso fazer tudo o que quero e ningum me pode tocar. (Provrbios 16:18 - 1 Pedro 5:5) As pessoas que recusam confiar em Cristo vo para os cus da mesma forma. (1 Corntios 6:9-11) Posso associar-me a pessoas ms e no ficar corrompido. (1 Corntios 6:33,34) Posso ler, ver, ou ouvir qualquer coisa e no vou ficar corrompido. (Provrbios 4:23-27 - Mateus 5:28) Preciso a aprovao de certas pessoas para ser feliz. (Glatas 1:10) Tenho que atingir algumas metas para me sentir bem comigo mesmo. (Atos 10:34,35 - Gal3:26)

Se na lista acima encontrar um engano em que tem acreditado, confesse-o agora: Senhor, confesso que tenho sido enganado por Obrigado pelo Teu perdo, e eu me comprometo a acreditar s na Tua Palavra que a Verdade. No nome de Jesus. Amm."

Maneiras de enganar-se a si mesmo:

importante saber que podemos ser enganados no s pelo mundo mas tambm por ns mesmos. Aqui tem uma lista desses enganos. . Ser um ouvinte mas no cumpridor da Palavra de Deus (Tiago 1:22 - 4:17) Dizer que no tenho pecado (I Joo 1:8) Pensar que sou alguma coisa quando no sou (Glatas 6:3) Pensar que sou sbio neste mundo (I Corntios 3:18,19) Pensar que posso ser crente sem guardar a minha lngua. (Tiago 1:26)

Agora confesse as maneiras em que tem enganado a si mesmo: Senhor, confesso que tenho enganado a mim mesmo por Obrigado pelo Teu perdo. Comprometo-me a acreditar na Sua verdade. Em nome de Jesus. Amm.
Autodefesa (no enfrentar a verdade) em vez de confiar em Cristo:

Visto que j est perdoado e totalmente aceito por Cristo, no preciso criar defesas como costumava fazer. Em vez disto, pode confessar as suas fraquezas e enfrentar situaes difceis com a ajuda de Deus - agora Ele a sua defesa. Aqui tem uma lista das maneiras em que podemos nos defender a ns mesmos:

Fugirmos da realidade de uma situao ao no pensar nela (fantasias) Negarmos a realidade Afastarmo-nos de uma pessoa para evitar a rejeio (isolamento emocional) Voltarmos em nossa mente a um tempo menos ameaador Colocarmos a nossa culpa nos outros Reagirmos a uma ofensa de uma forma desproporcional Justificarmos os nossos erros e as atitudes erradas Pensarmos que as nossas boas aces vo ganhar mrito com Deus e fazer-nos aceitvel a Ele. Mentirmos para dar aos outros uma imagem falsa de ns.

Agora confesse as maneiras em que tem defendido a si mesmo: Senhor, confesso que tenho defendido a mim mesmo por Obrigado pelo Teu perdo. Comprometo-me a acreditar em Ti para me defender e me proteger. Em nome de Jesus. Amm.

Passo 3 : Amargura Contra Perdo

Precisamos perdoar os outros para que Satans no nos vena (II Corntios 2:10,11). Temos que ser misericordiosos, tal como nosso Pai celestial misericordioso (Lucas 6:36). Temos que perdoar tal como fomos perdoados (Efsios 4.31,32). Pea a Deus para trazer sua conscincia as pessoas que voc precisa perdoar, orando assim: "Nosso Pai celestial, agradeo-Te pelas riquezas da Tua bondade, longanimidade, e pacincia, sabendo que a Tua bondade me conduziu ao arrependimento (Romanos 2:4). Eu confesso que no tenho mostrado esta mesma pacincia e bondade aos que me ofenderam, antes tenho guardado amargura e ressentimento. Eu peo-Te que, durante esta autoavaliao, me tragas minha memria somente aquelas pessoas a quem eu no tenho perdoado para que eu o possa fazer. Tambm Te peo que, se eu ofendi algum, me tragas memria somente aqueles cujo perdo eu devo buscar e at que ponto o devo buscar (Mateus 5:23,24). PeoTe isto, no nome precioso de Jesus. Amem" Ao lembrar-se dos nomes, faa uma lista deles. Como ltimo nome, escreva eu. Perdoar a si mesmo aceitar a purificao divina e o perdo. Tambm escreva pensamentos contra Deus, ou pensamentos que geralmente se levantam contra Deus, que geralmente resultam em sentimentos de ira contra Ele. Na verdade no perdoamos Deus, porque Ele no peca por comisso nem por omisso. Mas precisamos renunciar especificamente esperanas erradas e pensamentos contra Deus e concordar em libertar-se de qualquer ira contra Ele. Antes de orar no sentido de perdoar as pessoas, pare e considere o que o perdo e o que no . Pense sobre a deciso que far e quais sero as consequncias.

Perdoar no esquecer. As pessoas que tentam esquecer descobrem que no


conseguem. No espere at que a sua dor desaparea antes de perdoar a outra pessoa, porque quando escolher perdoar, o Senhor Jesus Cristo pode comear a cura-lo das suas mgoas. No entanto, no vai experimentar a cura de Deus at que primeiro perdoe os outros.

Perdoar uma escolha, uma deciso. Visto que Deus nos manda perdoar,
algo que podemos fazer. Mas perdoar difcil para ns porque contra o nosso sentido de justia. No entanto, Deus nos diz que nunca devemos vingar (Romanos 12:19). O leitor pode dizer: Porque devo libert-los das consequncias do pecado deles? Eis o problema! Com este pensamento voc ainda est escravizado pelo pecado deles, pelo seu passado! Voc pode libert-los e ter a confiana que Deus sempre exige justia e Ele vai julg-los com justia, o que impossvel para ns. Pode tambm dizer Mas voc no entende o quanto aquelas pessoas me magoaram! No v que eles ainda o esto a magoar? Como que se pe fim dor? A resposta , atravs de perdo. Ento, perdoe as pessoas, no para lhes fazer bem, mas para o seu prprio bem, para se libertar. Perdoar no s uma questo entre si e eles; uma questo que tem a ver com a sua relao com Deus.

Perdoar escolher viver com as consequncias do pecado duma outra pessoa. Custa perdoar. O ofendido concorda pagar o preo do pecado do outro. O
ofendido viver com as consequncias, quer perdoe quer no perdoe; a escolha viver, ou na amargura de no perdoar, ou na liberdade de perdoar. Jesus aceitou as consequncias dos pecados dos outros. Deus Pai fez assim: Aquele que no conheceu pecado, Deus o fez pecado por ns; para que nele fssemos feitos justia de Deus. (II Corntios 5:21). Onde est a justia? Est na cruz, que possibilita o perdo certo. Lembre-se que Jesus perdoou aqueles que O crucificaram sem eles pedirem desculpas. Mesmo enquanto zombavam dEle e feriamNo, Ele orou Pai, perdoa-lhes; porque no sabem o que fazem. (Lucas 23:24)

Perdoar trata o corao. necessrio reconhecer a dor e o dio. Se perdoar


no toca o corao emocionalmente, ser incompleto. Muitos sentem a dor das ofensas, mas no sabem reconhec-la, ou no querem relembr-la. Deixe que Deus traga a dor sua mente para que Ele a cure. Negar a dor no traz cura.

Perdoar escolher no utilizar contra eles o pecado deles. Deus diz que
E no me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniquidades. (Hebreus 10:17). Jamais se lembrar do pecado, isto significa que Deus no utilizar o passado contra ns (Salmos 103:12). Quando utilizamos o passado contra os outros, no estamos perdoando. Por isso, deixe o passado e escolha rejeitar todo o pensamento de vingana.

Perdoar no significa esperar por um sentimento; tal sentimento nunca aparecer. Se esperar pelo sentimento de perdo, este nunca vai chegar. Se escolher
perdoar, Satans perde terreno (Efsios 4:26-27), Deus curar as suas emoes e voc vai ganhar a sua liberdade. Ao orar, Deus capaz de trazer sua mente pessoas e experincias das quais se esqueceu. Deixe-O fazer, apesar da dor. Lembre-se que voc est fazendo isso para o seu prprio bem. Deus quer que voc seja livre. No tente desculpar-se ou explicar o comportamento do outro. Perdoar enfrentar a dor e deixar o outro nas mos de Deus. Sentimentos negativos vo embora com o tempo, agora a questo livrar-se do seu passado. No diga: Senhor ajuda-me a perdoar, pois Ele j o est ajudando! No diga: Senhor, eu quero perdoar, mas diga Senhor, escolho perdoar. Isto a sua responsabilidade. Fique com cada nome at que tenha a certeza que enfrentou toda a dor que se lembra o que ele/ela fez, como ele/ela o magoou, como ele/ela o fez sentir (rejeitado, odiado, indigno, envergonhado, trado, violentado, sujo, etc.) Agora, voc est pronto para perdoar as pessoas que esto na lista - e para ficar livre em Cristo, sem as que pessoas e as situaes do passado tenham domnio sobre voc. Faa esta orao em voz alta : "Senhor, eu escolho perdoar________________(nome) ____________(especificar pecados, dores, sentimentos). Amm" por

Passo 4 : Rebelio contra Submisso


Vivemos numa gerao rebelde. Muitos acreditam que seu direito julgar os que tem autoridade. Revoltar-se contra Deus e a Sua autoridade d a Satans a oportunidade para nos atacar. Temos duas responsabilidades bblicas para com os que esto em autoridade: orar por eles e submetermo-nos a eles. Deus somente permite-nos desobedecer a autoridades terrenas quando estas requerem alguma coisa pecaminosa ou pretendem mandar em ns em reas fora da sua responsabilidade. Por favor, comece com esta orao: "Nosso Pai celestial, disseste que a rebelio como pecado de feitiaria e que a obstinao como iniquidade e idolatria (I Samuel 15.23). Eu sei que em ao e atitude tenho pecado contra Ti com um corao rebelde. Peo perdo pela minha rebelio e rogo-Te pelo sangue derramado do Senhor Jesus Cristo que todo o terreno ganho pelos espritos malignos por causa da minha rebeldia seja anulado. Tambm peo que ilumines os meus caminhos para que eu possa entender a dimenso da minha rebeldia e escolho adotar um esprito submisso e um corao humilde. Em nome de Cristo Jesus, meu Senhor. Ammm." Viver sob autoridade requer f. Confie em Deus que Ele trabalha pelos papis de autoridade que Ele estabeleceu (Romanos 13). No entanto, quando autoridades, patres, pais e maridos transgridem as leis do governo (investido por Deus para proteger inocentes contra abusos) e nestes casos deve-se pedir ao Estado a sua proteo. Muitos pases tm leis que obrigam a denunciar tais abusos. Em casos difceis, tal como violncia contnua num lar, necessrio aconselhamento. Em casos tais, quando autoridades abusam da sua posio e requerem desobedincia a Deus, deve-se obedecer a Deus e no ao homem. Somos estimulados a submeter-nos uns aos outros (Efsios 5.21). Tambm h linhas de autoridade na Escritura que devemos respeitar. Governo (Romanos 13:1-7; I Timteo 2:1-4; I Pedro 2:13-17) Pais (Efsios 6:1-3) Marido (I Pedro 3:1-4) Patro (I Pedro 2:18-23) Lderes da Igreja (Hebreus 13.17) Deus (Dn.9:5-9; I Corntios 11:3) Medite em cada rea e pea a Deus perdo pelos tempos em que no foi submisso; voc deve orar em voz alta assim: "Senhor, concordo que fui rebelde com _______________. Perdoa-me por isso. Escolho submeter-me e obedecer Tua Palavra. Em nome de Jesus. Amm."

Passo 5: Orgulho contra Humildade


O orgulho algo pssimo. O orgulho diz: "Eu posso! Posso sair deste problema ou qualquer outro sem Deus. No verdade! Precisamos de Deus - como precisamos tambm uns dos outros! A Bblia diz: Servimos a Deus em esprito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e no confiamos na carne. (Filipenses 3:3). Humildade colocar a nossa confiana na Pessoa certa. Fortalecei-vos no Senhor e na fora do Seu poder. (Efsios 6:10). A Bblia nos revela em Tiago 4:6-10 e I Pedro 5:1-10 que o conflito espiritual acompanha o orgulho. Ore o seguinte para afirmar a sua deciso para viver humildemente perante Deus. "Nosso Pai celestial, disseste que a soberba precede a runa e a altivez de esprito precede a queda (Provrbios 16:18). Confesso que no tenho negado a mim mesmo, no tenho tomado diariamente a minha cruz, nem tenho Te seguido (Mateus 16:24) e desta maneira tenho dado lugar ao inimigo da minha vida. Tenho acreditado que podia ser bem sucedido e viver vitoriosamente pelas minhas prprias foras e com os meus recursos. Confesso agora, que pequei contra Ti por colocar a minha vontade acima da Tua vontade, e por centrar a minha vida em volta de mim mesmo e no em Ti. Renuncio a auto-gratificao e assim cancelo em nome de Senhor Jesus Cristo todo o terreno ganho na minha vida pelos inimigos. Peo a To meu Deus, que me guies de tal maneira que eu no faa nada por egosmo ou por vaidade, mas com uma atitude de humildade que considere os outros mais importantes do que eu (Filipenses 2:3). Ajuda-me a servi-los com amor e a preferi-los em honra (Romanos 12:10). Peo tudo isto no nome de Cristo Jesus, meu Senhor. Amm." Deixe que Deus mostre qualquer rea na sua vida onde foi orgulhoso, por exemplo:

O desejo de fazer a minha vontade mais forte do que o de fazer a vontade de Deus. Depender mais da minha fora, das minhas habilidades e dos meus recursos do que de Deus. De vez em quando crer que as minhas ideias e opinies so melhores do que as dos outros. Ter mais interesse em controlar os outros do que controlar-me a mim mesmo. s vezes considerar-me mais importante do que os outros. Tendncia de pensar que no tenho necessidades. Ter dificuldade em admitir que errei. Tendncia de agradar s pessoas em vez de agradar a Deus. Querer receber todo o crdito e louvores que mereo. Querer ser reconhecido por causa de graus acadmicos, ttulos ou cargos. Pensar que sou mais humilde do que os outros. Outras maneiras de valorizar a minha vida mais do que devo. Para cada um que verdade na sua vida, ore em voz alta: "Senhor, concordo que fui orgulhoso na rea de _______________________ . Perdoa-me por isso. Escolho ser humilde e colocar toda a minha confiana em Ti. Amem."

Como lidar com preconceitos Orgulho o pecado original do diabo e levanta uma pessoa contra a outra. A estratgia de Satans sempre dividir e conquistar, mas Cristo veio para que as nossas vidas pudessem ser reconciliadas a Deus, e aos outros, atravs do Seu sacrifcio na cruz (Efsios 2:14-18). Muitas vezes negamos que temos preconceitos nos nossos coraes, mas nada est escondido dos olhos de Deus. A seguinte orao pede que Deus possa brilhar a Sua luz sobre o seu corao e que lhe possa revelar qualquer rea de preconceito. Pai, sei que amas todas as pessoas igualmente e no tens favoritos. Aceitas pessoas de todas as naes que Te amam e que fazem o que certo. No julgas baseado na cor de pele, raa, situao econmica, cultura, gnero, classe social, idade, ou qualquer outro critrio. Confesso que s vezes tenho preconceitos ou considero-me superior. Nem sempre sou uma pessoa que reconcilia pessoas mas s vezes tenho causado diviso atravs das minhas atitudes, palavras e aes. Arrependo-me de preconceitos odiosos e orgulhosos contra outros, e peo que tragas minha mente agora todas as maneiras especficas em que este tipo de orgulho tem corrompido o meu corao e a minha mente. No nome de Jesus, Amm. (leia Atos 10.34 - 2 Corntios 5.16) Para cada rea de preconceito que lhe foi revelado, ore o seguinte do seu corao: Confesso e renuncio o pecado de preconceito contra ________________________ (nomeia o grupo). Agradeco-Te pelo Teu perdo, Senhor, e peo agora que mudes o meu corao e faas de mim uma agente de reconciliao. No nome de Jesus, Amem.

Passo 6 : Escravido contra Liberdade


Este passo trata do pecado habitual de cristos presos no ciclo de pecaconfessa... peca...confessa... que provavelmente precisam de seguir as instrues de Tiago 5:16 que diz: Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis; a orao feita por um justo pode muito em seus efeitos. Um cristo preso neste ciclo deve procurar outra pessoa que vigiar por ele e a quem pode prestar contas. Outros talvez s precisem do encorajamento de I Joo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustia. Confessar no pedir desculpa, mas dizer: Fiz, sou culpado. Pode comear por orar assim: "Nosso Pai celestial, disseste-nos para nos revestirmos do Senhor Jesus Cristo e de no satisfazermos os desejos da nossa carne (Romanos13:14). Reconheo que cedi

a paixes carnais que combatem contra a minha alma (I Pedro 2:11) e tenho transgredido a Tua santa Lei. Eu agradeo-Te porque em Cristo os meus pecados so perdoados e entro na Tua presena reconhecendo estes pecados e buscando a Tua purificao (I Joo 1:9) para que possa ser liberto da escravido do pecado (Glatas 5:1). Neste momento peo que me reveles as maneiras como transgredi a Tua lei moral e entristeci o Teu Esprito Santo. No nome precioso de Jesus. Amm." As obras da carne so muitas. Abaixo tem uma lista dos pecados e tambm pode abrir a Bblia em Glatas 5:19-21, em Marcos 7:20-23 e em Efsios 4:25-31 e ler os versculos, pedindo a Deus que Ele lhe revele as maneiras em que pecou. 1. Incredulidade/no crer na Palavra de Deus nem confiar em Deus 2. Divises 3. Dissenses 4. Roubos 5. Brigas/discrdia 6. Cimes 7. Inveja 8. Criticas 9. Julgar os outros/hipocrisia/orgulho 10. Sarcasmo 11. Bisbilhotice 12. Calunias 13. Dizer palavres 14. Rivalidades/ambio egosta 15. Apatia/preguia 16. Mentiras/engano 17. dio/maldade 18. Ira descontrolada 19. Desejos maus 20. Paixo/promiscuidade (viver juntos sem casar ou prostituio) 21. Embriaguez 22. Enganar os outros 23. Materialismo 24. Avareza/cobia (comida, bebida, conhecimento) 25. Egosmo 26. Transgresso das leis 27. Ingratido/murmuraes 28. Amor dos prazeres 29. Desobedincia aos pais e patres 30. Idolatria 31. Tradicionalismo/legalismo 32. Outros Pea ao Esprito Santo para trazer a sua mente aqueles pecados na lista ou nos versculos que voc precisa confessar. Depois, faa uma orao de confisso. Senhor, confesso que tenho cometido o pecado de _______________ (nomear o pecado). Obrigado por me teres perdoado e lavado. Viro as costas ao este pecado e

me volto para Ti, Senhor. Fortalea-me pelo seu Esprito Santo para Te obedecer. No nome de Jesus. Amm. da nossa responsabilidade no permitir que o pecado reine nos nossos corpos - temos que recusar que o corpo seja um instrumento do pecado (Romanos 6:12,13). Se voc luta com pecados sexuais habituais (pornografia, sensualidade, masturbao, promiscuidade, ou qualquer forma de sexo ilcito, ou seja, sexo fora do casamento) ou ainda, se casado e tem dificuldades na intimidade sexual como casal, ore o seguinte: "Senhor, peo que me reveles todas as vezes em que usei o meu corpo como instrumento de injustia." Ao lembrar-se (com a ajuda de Deus) de toda a vez em que usou o seu corpo sexualmente fora do mandamento de Deus, renuncie. No importa se foi contra a sua vontade (violao, incesto, ou qualquer abuso sexual) ou voluntariamente. Ore: "Senhor, renuncio________________ (dizer como utilizou o seu corpo pecaminosamente) com _________________ (a pessoa)." Agora entregue o seu corpo a Deus: "Senhor, renuncio todos estes atos em que usei o meu corpo como instrumento de injustia, e confesso a minha participao voluntria. Apresento o meu corpo a Ti como sacrifcio vivo, santo e aceitvel a Ti. Guardo o meu corpo e vida sexual para a minha esposa (o meu marido). Amm." Aceite a purificao de Deus: "Renuncio a mentira de Satans que o meu corpo no est limpo, que seja corrupto ou no aceitvel por causa de experincias do passado. Senhor, obrigado porque me limpastes totalmente e me perdoaste e porque me amas e me aceitas incondicionalmente. Portanto me aceito a mim mesmo. Escolho aceitar-me a mim e ao meu corpo como limpos. Em nome de Jesus, Amm." Oraes para casos especficos: Homossexuais "Senhor, renuncio a mentira de que Tu me criaste a mim ou a qualquer outra pessoa para ser homossexual, e afirmo que Tu proibiste o comportamento homossexual. Me aceito como filho de Deus e declaro que me criaste um homem/mulher. Renuncio qualquer escravido satnica que perverteu a minha relao com outros. Anuncio que estou livre para relacionar-me com o sexo oposto na maneia que Tu pretendes. Em nome de Jesus, Amm."

Aborto Provocado

"Senhor, confesso que no assumi as responsabilidades da vida que me deste e peo o Teu perdo. Eu escolho aceitar o Teu perdo e portanto tambm me perdoar a mim mesmo. Entrego a criana a Ti para Tu cuidardes dela na eternidade. Em nome de Jesus, Amm." Tendncias de suicdio "Renuncio a mentira de que posso encontrar paz e liberdade por tirar a vida a mim mesmo. Satans ladro e vem para roubar, matar e destruir. Escolho a vida em Cristo que disse que veio para me dar vida e vida abundante. Em nome de Jesus, Amm." Problemas de alimentao e autodestruio "Renuncio a mentira de que o meu valor e dignidade depende da minha aparncia. Renuncio a autodestruio, cortar-me, purgar ou afligir o meu corpo como maneira de me purificar do mal. Anuncio que s o sangue do Senhor Jesus Cristo me purifica de todo o pecado. Aceito que pode existir pecado em mim por causa das mentiras em que cri e por causa de usar mal o corpo, mas renuncio a mentira de que sou pecaminoso ou que qualquer membro do meu corpo seja mau. Anuncio a verdade que fui aceito inteiramente por Cristo, tal como sou. Em nome de Jesus, Amm." Abusos de lcool, comida, medicamentos, drogas, tabaco, etc. "Senhor confesso que usei mal as coisas que Tu criaste (lcool, comida, medicamentos, drogas, tabaco, etc) com o propsito de prazer, para escapar realidade ou para enfrentar situaes difceis e isto resultou no abuso do meu corpo, prejudicando a minha mente e extinguindo o Esprito Santo. Peo-Te perdo e renuncio qualquer ligao ou influncia satnica na minha vida por estes abusos. Lano a minha ansiedade em Cristo que me ama; nunca mais me entrego ao abuso daquilo que Tu criaste. S me entrego ao Esprito Santo. Peo-Te, Pai celestial, que me enchas com o Teu Esprito Santo. . Em nome de Jesus, Amm."

Depois de confessar todo o seu pecado (de que tem conscincia), ore: "Agora confesso estes pecados e aceito o perdo e purificao pelo sangue do Senhor Jesus Cristo. Anulo todo o terreno que os espritos malignos ganharam pelo meu envolvimento voluntrio no pecado. Peo tudo isto no nome maravilhoso do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amm."

Passo 7 : Bno contra maldio


Aquiescncia render-se passivamente ou concordar sem consentir. O ltimo passo na liberdade renunciar os pecados dos seus antepassados e quaisquer maldies com que foi amaldioado. Ao dar os dez mandamentos, Deus disse:

No fars para ti imagem de escultura, nem alguma semelhana do que h em cima nos cus, nem em baixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. No te encurvars a elas, nem as servirs: porque Eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, ate a terceira e quarta gerao daqueles que Me aborrecem.(xodo 20:4,5) Espritos familiares podem passar duma gerao para a outra se no serem renunciados com a proclamao dum novo patrimnio espiritual em Cristo. Uma pessoa no tem culpa por qualquer pecado dos antepassados, mas por causa do pecado deles, Satans ganhou entrada na sua famlia. Por isso no se nega que muitos problemas resultam por causas de descendncias familiares ou um ambiente pecaminoso. Muitas coisas podem influenciar uma pessoa num pecado particular. Alm disso, pessoas enganadas podem tentar amaldioar, ou grupos satnicos podem ter um alvo pessoal. Mas o cristo tem toda a autoridade e proteo que poder precisar em Cristo, sendo capaz de enfrentar qualquer maldio, reivindicao ou ttulo. Para poder andar livre de influncias do passado, leia a seguinte declarao e orao primeiro para si mesmo (para entender exatamente o que declara e pede), depois reivindique a sua posio e proteo por Cristo ao declar-la em voz alta e tambm ao orar humildemente a Deus. Pea a Deus para lhe mostrar os pecados especficos na sua famlia, atravs da orao a seguir: Pai celestial, peo-Te que reveles minha mente todos os pecados dos meus antepassados que tm sido passados de gerao a gerao na minha famlia. Quero ser livre destas influencias e andar na minha nova identidade como um filho de Deus. No nome de Jesus. Amm. DECLARAO "Aqui e agora rejeito, renuncio e repudio todos os pecados dos meus antepassados. Sendo uma pessoa salva do poder das trevas e colocada no reino do Filho amado de Deus, anulo toda a obra demonaca que veio a mim atravs dos meus antepassados. Sendo crucificado e ressuscitado com Jesus Cristo e sentado nos lugares celestiais, renuncio atribuies que foram dirigidas a mim e ao meu servio a Deus; anulo toda a maldio que Satans e seus obreiros me dirigiram. Anuncio a Satans e aos seus exrcitos que Cristo tornou-se maldio por mim quando morreu por mim na cruz (Gal.3:13). Rejeito totalmente qualquer reivindicao ou ttulo que Satans teve reivindicao sobre mim. Declaro-me transmitido e entregue ao Senhor Jesus Cristo que me comprou com Seu sangue. Rejeito qualquer outro sacrifcio de sangue pelo qual Satans teve reivindicao sobre mim. Declaro-me transmitido e entregue ao Senhor Jesus Cristo por toda a eternidade. Pela autoridade que tenho em Jesus Cristo, mando neste momento todo esprito familiar e todo o inimigo do Senhor Jesus Cristo que est em mim ou ao redor de mim a sair da minha presena. Entrego-me ao meu pai celestial para cumprir a Sua vontade hoje e para sempre." Orao:

"Nosso Pai celestial, venho a ti como Teu filho, comprado pelo sangue do Senhor Jesus Cristo. Neste momento rejeito e renuncio todos os pecados dos meus antepassados. Como algum que foi tirado do poder das trevas e transportado para o reino do Filho amado de Deus, anulo toda a obra demonaca que tem passado dos meus antepassados para mim. Como algum que foi crucificado e ressuscitado com Cristo e que est sentado com Ele nos lugares celestiais, rejeito toda e qualquer maneira atravs da qual Satans possa afirmar o seu domnio sobre mim. Declaro-me eternamente e completamente submisso e entregue ao Senhor Jesus Cristo Assim ordeno a todos os espritos malignos e a todos os inimigos do Senhor Jesus Cristo que se encontram dentro e fora de mim que desapaream da minha presena e nunca mais voltem. Peco-Te, Pai celestial para me encheres do Esprito Santo. Submeto o meu corpo como instrumento da justia, um sacrifcio vivo, que Te possa glorificar. Fao tudo isto no nome e na autoridade do Senhor Jesus Cristo, Amem." Uma vez que tenha a sua liberdade ao caminhar pelos sete passos, poder descobrir que influncias demonacas tentaro voltar depois de uns dias ou meses. Uma pessoa contou que ouviu um esprito dizer na mente: Voltei! dois dias depois de ganhar a sua liberdade. Jamais voltars! ela proclamou em voz alta. O ataque cessou imediatamente. Uma vitria num encontro no ganha a guerra. A liberdade tem de ser guardada. Depois de fazer os passos, uma senhora jubilante perguntou, Serei sempre assim? O conselheiro disse-lhe que ficaria livre ao viver numa comunho correta com Deus. Mesmo se cares, sabes como voltar a ter comunho. Uma vtima de atrocidades falou assim: como se eu fosse forado dentro do meu prprio lar a jogar com um estranho feio. Sempre perdia e queria parar, mas o estranho no me deixava. Finalmente chamei a polcia (uma autoridade maior), e vieram e levaram-no para fora. Ele bateu na porta tentando entrar, mas desta vez conheci a sua voz e no o deixei entrar. Que bela ilustrao de como se ganha a liberdade em Cristo. Chamamos o Senhor Jesus, a autoridade mais alta, e Ele leva o inimigo para fora da nossa vida. Conhea a verdade, fique firme e resista ao maligno. Procure companhia crist s e se entregue disciplina da leitura da Bblia e da orao. Deus ama-o e jamais o deixar nem o desamparar.

Вам также может понравиться