Вы находитесь на странице: 1из 4

OSTEODISTROFIA FIBROSA EM EQUINOS

CAMERA, Letcia1; ARALDI, Daniele Furian2;

Palavras-Chave: Osteodistrofia. Clcio. Preveno.

Introduo O cavalo utilizado ao longo dos anos para diversas finalidades como trao, esporte e lazer, apresentando importante destaque econmico. Dessa forma, a preocupao com a sade desses animais cada vez maior. Alm das enfermidades, os cuidados com a nutrio so de fundamental importncia na preveno de doenas que, futuramente, possam comprometer lhes a performance (CURCIO et al., 2010). O Hiperparatireoidismo Nutricional Secundrio ou Osteodistrofia Fibrosa, ou tambm conhecido como Doena Cara Inchada, um distrbio relacionado a manejo nutricional errado em equinos, e ocorre devido ao aumento da liberao do hormnio PTH (paratormnio), o qual atua retirando clcio dos ossos e liberando-o para a corrente sangunea. O excesso do mineral fsforo (P) na dieta faz que o clcio (Ca) dos ossos seja retirado para que o equilbrio na relao Ca:P seja mantido. Esta relao deve ser prxima de 2:1, sendo 1,6:1 para potros em crescimento e guas em lactao; 1,8:1 para cavalos de esporte e em manuteno, de acordo com o NRC (1999). De acordo com Cintra (2009) quando houver um desequilbrio sanguneo nesta relao, com aumento da quantidade de fsforo no sangue, o organismo vai tentar reequilibr-lo retirando clcio dos ossos. Os primeiros ossos a sofrerem com a remoo do clcio so os ossos da face. Quando ocorre retirada do clcio dos ossos da face, o tecido sseo precisa ser substitudo e ocorre uma proliferao de um tecido sseo sem clcio (aerado) no local onde seria o osso. Como este tecido possui um volume maior, dando a aparncia de que o cavalo est com a cara inchada. Este artigo de reviso de literatura tem por objetivo caracterizar a osteodistrofia fibrosa, ou doena da cara inchada em equinos, comentar as suas causas e os possveis mtodos de preveno desse distrbio.
1 2

Acadmica do curso de Medicina Veterinria da Universidade de Cruz Alta/ RS. leticiacamera@yahoo.com.br Zoot., M. Sc., Professora do curso de Medicina Veterinria da Universidade de Cruz Alta/RS. danielearaldi@hotmail.com

Reviso bibliogrfica Para Cintra (2009) existem 4 fatores que podem causar esta enfermidade, a saber: A deficincia de clcio na dieta que provoca uma menor absoro deste na corrente sangunea, diminuindo os nveis e a relao Ca:P; O excesso de fsforo na dieta tambm causar o desequilbrio na relao Ca:P. Este excesso de P normalmente est ligado ao consumo excessivo de gros de milho ou farelo de trigo ou ainda de certas gramneas, como o capim Napier (Penisetum purpureum). Tambm so fatores que desencadeiam a doena da cara inchada a ingesto de oxalato e a deficincia da Vitamina D, a qual necessria para que o Ca seja absorvido pelo organismo, sendo que na sua ausncia, ocorre desequilbrio na relao Ca:P. Esta causa rara, pois ocorre apenas em cavalos que no tomam sol. O cavalo apresenta o trato digestrio adaptado para digerir e utilizar dietas com altos nveis de fibra, portanto utiliza pastagens como principal fonte de alimentao. Porm, existe compostos nas pastagens que indisponibilizam certos nutrientes, como o caso do oxalato presente em algumas forrageiras (PAGAN, 1998). Para Mndez e Riet-Correa (2007), o oxalato uma substncia presente em algumas forragens que, ao ser absorvido pelo organismo, se une ao Ca formando o composto oxalato de clcio, impedindo a metabolizao desse mineral pelo organismo. Em consequncia da baixa absoro do Ca, ocorre aumento na secreo do paratormnio pelas clulas da paratireide, o que ocasiona hiperparatireoidismo e aumento da reabsoro ssea, com consequente substituio do tecido sseo por tecido fibroso, caracterizando a Osteodistrofia Fibrosa. Dentre as pastagens tropicais que podem produzir esse quadro, esto a Setaria anceps, Panicum maximum (cultivar Aruana var. trichoglume), Pennisetum clandestinum e algumas espcies do gmero Brachiaria. Os sinais clnicos da doena so menos evidentes nos animais adultos do que em animais mais jovens. Os ossos apresentam um aspecto mole, por causa da perda da matriz ssea, ficam tumefeitos e deformados dando o aspecto de cara inchada. Devido a essas deformaes, podem ocorrer obstrues da passagem nasal, resultando em um rudo das vias areas superiores. Os animais afetados tendem a emagrecer por causa da absoro ssea que ocorreu nos alvolos dentares, afrouxando os dentes ou at mesmo levando queda deles, resultando em uma mastigao anormal e queda no consumo alimentar (MELDAU, 2010). De acordo com o mesmo autor, h uma queda do desempenho do trabalho devido dor que sentem, apresentando claudicao, alternante e insidiosa, apresentando exostose em pontos de periostite, deformao da coluna, fratura e encurvamento dos membros devido desmineralizao ssea. Conforme Meldau (2010) guas gestantes ficam em decbito

permanente, tendo em vista que em guas lactantes e nos potros em desmame, a severidade desta enfermidade muito alta, por causa da grande demanda de Ca. O diagnstico, alm de clnico, deve estar voltado para a descoberta da causa primria do distrbio e para um diagnstico conclusivo pode ser realizado exames de sangue, onde so observados os nveis de fosfatase alcalina e a concentrao plasmtica de paratormnio. Pode ser feito o clearance fracional de fsforo que indica o volume de plasma que a cada minuto fornecer a quantidade da substncia presente na urina (ml/min). Quando a proporo for maior que 0,5, indica que est havendo uma excreo excessiva de P na urina. O exame de raio-X indica deficincia de Ca ou de outra causa de osteodistrofia fibrosa, mas para isso, a densidade ssea deve reduzir-se em 30% antes de ficar radiograficamente evidente (MELDAU, 2010). O principal tratamento a correo da causa primria, como aumentar a administrao de clcio, diminuir o fsforo e evitar pastagens ricas em oxalato. Em estgios iniciais pode ser suficiente corrigir a causa primria. Nos estgios mais avanados, deve-se proceder a uma administrao macia de Ca, alm de medicamentos que auxiliem na absoro deste mineral, nem sempre alcanando xito (CINTRA, 2009). fundamental iniciar o tratamento nos estgios iniciais, pois, em casos graves, a cara inchada pode levar o animal morte por obstruo dos seios nasais impedindo a respirao. Conforme Cintra (2009) o melhor tratamento a preveno, que deve ser feito alimentando-se adequadamente o animal, com raes balanceadas de boa procedncia, e devem ser corrigidos os excessos de P proveniente dos gros de cereais, capim ou feno de boa qualidade e sal mineral vontade fornecido em cocho separado. Ressaltando aqui que o sal mineral deve fazer parte da dieta normal do cavalo, diariamente, e no s quando se observar uma deficincia. Tambm importante que o animal tome sol algumas horas por dia para que ele sintetize a vitamina D, necessria para a absoro do clcio. O tratamento da cara inchada vai depender da causa. Quando for devido a deficincia de Ca ou excesso de P, deve ser feita uma correo destes minerais na rao, aumentando o Ca e/ou reduzindo o P (CINTRA, 2009). De acordo com Meldau (2010) nos primeiros 2 a 3 meses, estes minerais devem ser o dobro do necessrio exigido para preencher as exigncias dos equinos, sendo reduzidos para o exigido posteriormente. O consumo excessivo prolongado de Ca deve ser evitado, pois durante a recuperao isso pode resultar em densidade ssea excessiva e remodelao no adequada dos ossos. Deve-se deixar os animais afetados confinados durante os primeiros meses da doena at que a densidade radiogrfica das regies afetadas retornem ao normal.

De preferncia, sempre oferecer alimentos pobres em oxalato, principalmente quando esta for a causa da desmineralizao ssea. Quando no for possvel, os nveis de Ca e P devem ser aumentados acima das exigncias normais. (MELDAU, 2010). Conforme Thomassian (2005), em fmeas, o desequilbrio de Ca:P ocorre principalmente no final da gestao e incio de lactao. Consideraes finais A doena da cara inchada ou osteodistrofia fibrosa uma enfermidade que pode acometer equinos em todas as idades e pode ser prevenida com manejo nutricional adequado dos animais. Deve-se buscar a correta mineralizao dos animais e ter cuidado no fornecimento de alimentos concentrados, em funo da grande desproporo Ca:P que estes apresentam. Referncias CINTRA, A. G. Hiperparatireoidismo Nutricional Secundrio Osteodistrofia Fibrosa / Cara Inchada. 2009. Disponvel em: <http://www.endurancebrasil.com.br/port/tecnicas/cara_inchada.php> Acesso em 15 set 2010 CURCIO, B. R.; LINS, L. A.; BOFF. A. L. N.; RIBAS, L. M.; NOGUEIRA, C. E. W. Osteodistrofia fibrosa em equinos criados em pastagem de Panicum maximum cultivar Aruana: relato de casos. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. vol.62 n.1 Belo Horizonte, Feb. 2010 MELDAU, D. C. Osteodistrofia Fibrosa em Equinos. 2010. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/doencas/osteodistrofia-fibrosa-em-equinos> Acesso em 17 set 2010 MNDEZ, M. C.; RIET-CORREA, F. Osteodistrofia Fibrosa. In: RIET-CORREA, F.; SCHILD, A.L.; LEMOS, R.A.A. et al. (Ed.) Doenas de Ruminantes e Equdeos. Santa Maria: Pallotti, 2007. v.2, p.289-293. NATIONAL RESEARCH COUNCIL / NUTRIENTS REQUERIMENTS OF DOMESTIC ANIMALS. Nutrient requeriments of horses. Fifth revised edition, 1999. Washington, D. C.: National Academy Press, 1999. PUOLI FILHO, J. N.; COSTA, C.; ARRIGONI, M.; SILVEIRA, A. C. Suplementao mineral e mobilizao de clcio nos ossos de eqinos em pastagem de Brachiaria humidicola Pesq. Agropec. Bras., Braslia, v.34, n.5, p.873-878, maio 1999. THOMASSIAN, A. Enfermidades de Cavalos. 4. ed., Botucatu: Varela, 2005.

Вам также может понравиться