Вы находитесь на странице: 1из 9

GEOGRAFIA 1. A populao: evoluo e diferenas regionais 1.

1 XX A evoluo da populao a partir da segunda metade do sculo

De acordo com os censos de 2011 a populao residente aumentou cerca de 2% em relao ao ultimo censo de 2001. 1.1.1 A evoluo dcada a dcada da populao portuguesa

1950 19!0 - Ligeiro aumento da populao, por ue a natalidade continua a ter valores elevados, mas !" se registam valores signi#icativos de emigrao. 19!0 19"0 - $eri#ica % se um ligeiro decrscimo da populao, ue se e&plica pela diminuio do saldo natural e por um saldo migrat'rio negativo, devido a uma parte corrente migrat'ria para a (uropa )cidental. 19"0 19#1 - $eri#icou-se um crescimento demogr"#ico e#etivo da populao. Deve % se em parte ao retorno dos portugueses residentes nas e& % col'nias e ao regresso de emigrantes* !ovens e politicos e&ilados+ da (uropa )cidental. 19#1 1991 % ,rescimento praticamente nulo. A-randamento da natalidade * ainda continua a .aver emigrao+. 1991 $001 - Aumento ligeiro, ultrapassandoa -arreira de 10 mil./es, ue se deveu " entradade muitos emigrantes da (uropa de Leste, 0rasil e 1AL)1. $001 $011 % 1e ueno aumento da populao. ) saldo migrat'rio positivo #oi essencial para o aumento da populao dado ue a natalidade diminuiu. Desde meados do sc. XX at " atualidade, a populao portuguesa aumentou, registando, contudo, ritmos de crescimento diversi#icados. ) cresci%en&o efe&ivo de uma populao depende da com-inao do saldo natural com o saldo migrat'rio.

'RE('I)E*+O EFE+I,O ,rescimento real da populao, determinado pelo somatorio do saldo natural com o saldo migrat'rio.

'E- .* )/0.I E/ (aldo na&ural.* )/ Di#erena entre o numero de nados % vivos e o numero de o-itos num ano. *a&alidade )or&alidade 2umero de nados- 2umero de '-itos vivos ocorridos ocorridos num num ano. ano. (aldo %igra&1rio.I E/ Di#erena entre o numero de imigrantes e o numero de emigrantes, num ano. I%igrao E%igrao 2umero de 24mero de individuos individuos saidos entrados num de um pa3s, num pa3s, num ano, ano com com o o-!ectivo de oo-!ectivo de #i&ao tempor"ria #i&ao tempor"ria ou de#initiva. ou de#initiva noutro pa3s.

*a&alidade (m portugal a natalidade tem vindo a diminuir signi#icamente, ue tem como causas principais 5 ,rescente integrao da mul.er no mercado de tra-al.o6 1rolongamento da #ormao6 1recariedade crescente do emprego6 Aumento dos custos com a educao dos #il.os6 7todos contraceptios cada ve8 mais e#ica8es6 Di#iculadade na a uisio de .a-itao6 (nvel.ecimento da populao6 (mancipao da mul.er.

)s valores -ai&os da ta&a de natalidade tem vindo a ser atenuados pelo n4mero de imigrantes,respons"vel por valor signi#icativo dos nascimentos ocorridos em territorio nacional. +a2a de fecundidade 3 .n4 de nasci%en&os : n4 de %ul5eres e% idade f6r&il/ 7 10008 e indice sin&e&ico de fecundidade. n4 %6dio de fil5os 9ue u%a %ul5er &e% duran&e a sua vida/ so duas vari"veis demogr"#icas ue nos permitem uma mel.or leitura do #en'meno da natalidade. (stes dois indicadores tem vindo a diminuir ao longo dos anos, podendo % se apontar como causas as mesmas ue #oram re#eridas para a diminuio da ta&a de natalidade. )s novos %odos de vida%, a e%ancipao da %ul5er e a %enor disponi:ilidade da %ul5er para conciliar a carreira com a vida fa%iliar tem como re#le&o a diminuio do n9 de #il.os, assim como o adiamento do seu nascimento. )or&alidade

2as ultimas dcadas veri#icou-se uma descida ligeira da ta&a de mortalidade devido a 5 7el.orias ao nivel .a-itacional e alimentar6 Desenvolvimento da medicina preventiva e da #armacologia6 :mplementao de um sistema nacional de sa4de universal. 7el.oria das condi/es sanit"rias6 7aior segurana imposta "s condi/es de tra-al.o6 Aumento de in#ormao relativo a muitas doenas. 2o entanto nos ultimos 2;< anos,assistimos a um aumento da ta&a de mortalidade, especialmente nas "reas onde os #lu&os migrat'rios ligados " emigrao ou ao e&=do rural so muito #ortes, por ue a populao est" envel.ecida. )or&alidade infan&il A &a2a de %or&alidade infan&il *n9 de '-itos de crianas at um ano de idade, por cada mil nascimentos ocorridos num ano, tem vindo a diminuir signi#icativamente nas ultimas dcadas atingindo em 2010 o valor mais -ai&o alguma ve8 registado, tendo tido assim um dos valores mais -ai&os da >.(. e do mundo. As principais causas da reduo da ?. mortalidade in#antil 5 assist@ncia mdica na gravide8, no parto e ao longo do primeiro ano de vida6 mel.oria generali8ada das condi/es de vida da populao6 aumento do nivel de escolaridade e di#uso de in#ormao so-re os cuidados a ter com a saude in#antil.

2o entanto nos ultimos 2;< anos a mortalidade in#antil aumentou ligeiramente, devido " crise econ'mica portuguesa ue teve como conse u@ncia o pouco investimento no servio de sa4de.

'resci%en&o na&ural ou (aldo Fisiol1gico ) ,rescimento 2atural .+* +)/; com as vari"veis da natalidade e da mortalidade permite calcular o crescimento natural de uma populao. 1ara permitir a mais #"cil leitura e interpretao de dados as

variaveis so apresentadas em #orma de valores relativos. A ta&a de crescimento tem vindo a diminuir e em 2011 registou valores negativos ue se devem essencialmente ao declinio da ta&a de natalidade e aumento da ta&a de mortalidade, em conse u@ncia do envel.ecimento demogr"#ico. 2o entanto estes valores negativos apro&imam-se da mdia europeia. )ovi%en&os )igra&1rios E%igrao A emigrao um #en'meno natural em 1ortugal com um .istorial de ,iclosA$agasABasesACurtos de saida. A #ase de maior intensidade corresponde ao grande ciclo de emigrao para a (uropa )cidental*Brana, Aleman.a, Cuia, Lu&em-urgo+e decorre na dcada de D0 e inicios da dcada de E0. 2esta #ase as saidas so de caracter permanente* periodo continuo superior a um ano+. FAt meados dos anos D0, portugal era um pais de emigrantes *G+ transoceHnicos.A #alta de oportunidades e o clima de po-re8a levaram mil./es de portuguesesI a emigrar para a Amrica do 2orte, especialmente emigrantes dos aores. 7uitos portugueses emigraram para #ugir " guerra colonial, " po-re8a, ao isolamento, ao regime opressor ue se #a8ia sentir em 1ortugal, em -usca de tra-al.o e mel.ores condi/es de vida, em paises de e&panso industrial, num periodo de reconstruo p's segunda guerra mundial, mas com car@ncia de mo de o-ra. ) demogra#ia do pais alterou-se pois diminuiu a populao, em especial nas regi/es do interior. 2a dcada de J0, a emigrao volta a aumentar. (ste periodo caracteri8a-se por #lu&os migrat'rios de caracter temporario* periodo igual ou superior a um ano+. 2os ultimos anos tem-se vindo a assistir a uma nova de emigrao, especialmente de !ovens uali#icados ue emigram devido " recesso econ'mica,"s medidas de austeridade, " emerg@ncia de novas pot@ncias econ'micas e o elevado desemprego de licenciados. 7aior parte dos emigrantes desloca-se para pa3ses europeus como a 0lgica, Andorra, Cuia e Lu&em-urgo. 2o entanto registamse novos destinos , especialmente paises consideradosnovas pot@ncias econ'micas, como Angola, 0rasil e (mirates Kra-es >nidos*Du-ai+. (ste novo ciclo de emigrao tem como conse u@ncias5

Demogr"#icas5 Lue-ra da natalidade6 1erda de populao6 (nvel.ecimento da populao6 Aumento das assimetrias regionais.

(con'micas5 I%igrao Ap's o 2M de A-ril, a socieadade portuguesa tornou-se uma sociedade li-eral e ue de#endia a igualdade, criando assim novas oportunidades de uma vida mais !usta. )s 1rimeiros emigrantes ue c.egaram a portugal ap's o 2M de A-ril tin.am como origem os 1AL)1 e procuram 1ortugal por ue no seu pais de origem vivia % se um clima de insta-ilidade ap's a indep@ndencia politica e uma perda da ualidade de vida.1rocuram tam-m 1ortugal por ue partil.avam a l3ngua. ?al como os emigrantes das 1AL)1, muitos FretornadosI,cerca de 1 mil.o, viram-se #orados a regressar a 1ortugal. ,om a c.egada dos FretornadosI registou-seum aumento da populao portuguesa e criao de empreendimentos devido " sua dinHmica econ'mica. Durante a dcada de J0 .ouve um grande emigrantes a c.egar a 1ortugal especialmente,de paises da (uropa de leste,da Ksia, dos 1AL)1 * incluindo 0rasil+,da (span.a e da :nglaterra. (sta vaga de emigrao #oi estimulada5 1ela esta-ilidade social e politica do pa3s6 1elo desenvolvimento econ'mico a ue se assiste, decorrente da adese " >(* #undos para o desenvolvimento do pa3s+, ue coincide com a construo de grandes in#ra estruturas e a reali8ao de eventos de cari8 internacional ue e&igem a mode o-ra e&trangeira. 1erda de competividade6 (mpo-recimento6 Agravao da situao econ'mica do pa3s6 7enos criao de ri ue8a.

)s emigrantes de origem -rasileira e dos 1AL)1#i&aram nas grandes cidades % 1orto, Lis-oa e Algarve -, en uanto ue alguns dos emigrantes de paises da (uropa de Leste se #i&aram no interior. (stes imigrantes en#rentam pro-lemas como a legali8ao e o preconceito.

(stes imigrantes t@m contri-uido pra5 A criao de uma sociedade multicultural6 ) crescimento da populao a-soluta especialmente no Litoral6 A sustenta-ilidade do sistema de segurana social6 ,ontri-uio para o crescimento econ'mico* criao de ri ue8a, impostos...+ ( uili-rio da ta&a de crescimento natural, especialmente nas regi/es mais despovoadas e envel.ecidas. (aldo )igra&1rio ) saldo dos movimentos migrat'rios tem sido determinante para o per#il de evoluo da populao portuguesa e constitui uma causa das assimetrias regionais ue marcam o pa3s.

<eriodos De 1JD0 a meados da dcada de E0 De meados da dcada de E0 a meados da dcada de O0 Dos meados da dcada de O0 " primeira dcada do sculo XX: Cegunda dcada do sculo XX:

(aldo )igra&1rio 2egativo

'arac&eri=ao Nrande vaga de emigrao para a (uropa )cidental Pegresso de 1ortugueses das (&col'nias Pegresso de 1ortugueses emigrados na (uropa )cidental (ntrada de imigrantes oriundos dos 1AL)1, do 0rasil e da (uropa de Leste :ntensi#icao da emigrao Pegresso de imigrantes aos seus paises de origem

1ositivo

1ositivo

2egativo

1ortugal devido " crise econ'mica ue atravessa dei&ou de ser um destino atrativo para os imigrantes,pois di#icil arran!ar tra-al.o, o ue leva os imigrantes a sairem de 1ortugal, e a emigrao torna % se uma opo para uem no consegue arran!ar tra-al.o. 1erde-se populao !ovem e #ormada tornando assim 1ortugal um pais cada ve8 mais envel.ecido. As migra/es so o principal #actor a in#luenciar a variao das popula/es, devido aos diminutos ou negativos saldos naturais alcanados. 'resci%en&o efe&ivo

) decrscimo da ta&a de crescimento natural nas ultimas dcadas tem vindo a ser compensado pelo valor da te&a de crescimento migrat'rio o ue !usti#ica o crescimento da populao portuguesa apesar de nos ultimos anos esses valores serem pouco signi#icativos, uma ve8 ue se tem assistido " sua desalerao. An"lise espacial do crescimento demogr"#ico ) crescimento e#etivo da populao com registo de valores positivos s' aconteceu, em regra geral, em regi/es locali8adas no litoral ocidental e meridional e nas regi/es aut'nomas. 1ara alm do Algarve as 2>?C ::: com ?a&as de crescimento e#etivo mais elevado #oram a 1eninsula de Cet4-al e o )este. As regi/es onde se registou as ta&as de crescimento e#etivo mais -ai&as #oram a 0eira :nterior 2orte, o Alto Alente!o, e o 1in.al :nterior Cul.

1.$ 1.2.1.

As es&ru&uras e co%por&a%en&os de%ogr>ficos A estrutura et"ria da populao

A evoluo dos v"rios indicadores demogr"#icos estudados re#lete-se na estrutura et"ria* composio da populao por idades e por se&o+ da populao. A estrutura et"ria #ornece indica/eso-re as potencialidades da populao en uanto recurso #undamental para o desenvolvimento do pa3s.

) con.ecimento dos grupos et"rios *Nrupos de idades+ permite administrar com e#ic"cia o territ'rioe planear o #uturo tentando dar resposta aos pro-lemas e valori8ar os recursos disponiveis. A an"lise das pirHmides et"rias *p"g.QE+ permite concluir ue a populao portuguesa tem vindo a registar, de #orma progressiva, um duplo envel.ecimento, visivel no5 (streitamento da -ase, ue tradu8 uma progressiva diminuio dos valores da natalidade6 Alargamento do topo, ue sugere o aumento da populao idosa e da esperana mdia de vida. Esperana %6dia de ,ida A esperana mdia de vida tem vindo a evoluir, de DQ anos em 1JD0 para O0 em 2010 apro&imando-se assim da mdia europeia. (sta evoluo resulta5 Dos progressos da medicina6 Da mel.oria da assist@ncia de sa4de6 Da mel.oria das condi/es de vida da populao6 Da implementao de regulamentao mais rigorosa de segurana no tra-al.o6 7edicina 1reventiva.

A esperana mdia de $ida tendencialmente superior nas mul.eres. :sto deve-se a #atores sociais como .a-itos de vida menos saud"veis e a atividades pro#issionais associadas a maior risco. Envel5eci%en&o de%ogr>fico ) indice de envel.ecimento R*pop.idosaApop.!ovem+X100S ultrapassou o valor 100 recentemente,o ue signi#ica ue pela primeira ve8 ." mais idosos do ue !ovens *circuntHncia anormal+. 2o ocorre necessariamente devido ao aumento da esperana mdia de vida. T ideal ue a (sperana 7dia de $ida se!a alta e ue a natalidade apresente valores sustent"veis. De valores como 2E % em 1JD0 para 12O% em 2012, o indice de envel.ecimento mostra ue 1ortugal um territ'rio envel.ecido especialmente no interior *Cerra da (strela, 0eira interior, 0eira 0ai&a, tr"s-osmontes+.

Вам также может понравиться