Вы находитесь на странице: 1из 11

O canto da companhia de Reis Estrela da Guia de Olmpia SP

RESUMO Nas folias de Reis, dentre os elementos que fazem parte do cortejo, a voz aparece como algo sagrado e essencial para sua realizao. A companhia Estrela da Guia apresenta caractersticas vocais especficas: o canto legato e bem articulado entre mestre e contramestre, o sotaque do universo caipira, as influncias da toada baiana, as motivaes do improviso, entre outras. Tais singularidades, quando observadas em seu contexto social, nos revelam muitas histrias sobre esta companhia. Palavras-chave: voz; canto; folia de Reis; cultura popular.

Introduo A voz, fonte sonora com a qual nos comunicamos uns com os outros e de diversas formas, elemento fundamental no apenas em comunidades oralizadas, mas em todos os grupos sociais. Carregando em si universos mltiplos e singulares, a voz muito mais do que mera fonte sonora narrativa, sendo capaz de emular os mais variados elementos interpretativos. Nossa pesquisa pretende destacar particularidades da voz em um contexto especfico: no canto das folias de Reis, manifestao da cultura popular, enraizada no Brasil desde a colonizao. A companhia escolhida como objeto de estudo foi a Estrela da Guia, de Olmpia, SP. Este municpio conhecido como "Cidade Menina Moa" e Capital Nacional do Folclore, pois, desde 1965 cedia o Festival de Folclore, idealizado pelo Professor e Pesquisador Jos Santanna. A cidade tambm conta com um Museu de Histria e Folclore - chamado Maria Olmpia. No local, h objetos das folias de Reis da cidade como: instrumentos, figurinos, bandeiras, mscaras, entre outros. As companhias de Reis so consideradas as manifestaes tradicionais mais caractersticas de Olmpia, (NUNES & SCARPINETTI, 2009, p. 53) que tambm conhecida pelo grande nmero de companhias de Reis residentes. A metodologia baseou-se em trs etapas: 1) levantamento de material bibliogrfico, 2) pesquisas de campo para coleta de materiais de udio e vdeo (incluindo entrevistas e vivncias com a manifestao) e 3) transcrio e anlise dos materiais coletados para o posterior cruzamento dos dados.
1

Nossa pesquisa buscou descrever as caractersticas vocais da cantoria de Reis utilizando o vocabulrio j existente para o estudo do canto popular, em razo de ser o que mais se aproxima, em termos sonoros, das vozes estudadas. Contudo, preciso lembrar que muitos destes conceitos tiveram sua base no vocabulrio do canto erudito. Alm da descrio das caractersticas vocais, foram necessrias anlises e descries dos elementos musicais, para que pudssemos compreender a sonoridade das folias em sua totalidade, bem como destacar os possveis universos culturais presentes que influenciaram a msica e o canto. Atravs disso, cruzamos as informaes com alguns dados do contexto social e tentamos compreender porque as caractersticas encontradas foram adotadas pelo grupo em questo e/ou porque elas se constituram enquanto tal. Para tanto, foi preciso levar em conta a fundamentao da manifestao de Reis, as singularidades da companhia em estudo, a compreenso do universo da cultura popular, a importncia da voz para estas comunidades, da palavra carregada de f, dos processos interativos da memria, da organizao da cantoria e de sua performance. A importncia da voz O uso da voz enquanto transmissora de contedo uma prtica que remonta aos primrdios da histria das civilizaes e que ainda ecoa, de variadas formas, nos mais diversos contextos culturais. Zumthor1 (2007) destaca que, nas primeiras populaes orais, a voz o principal e primeiro canal de comunicao, e que este tipo de interao repleto de peculiaridades - que so fundamentais para a compreenso de um processo interativo e cultural especfico:
[...] a formao se opera pela voz, que carrega a palavra; a primeira transmisso obra de um personagem utilizando em palavra sua voz viva, que , necessariamente, ligada a um gesto. A recepo vai se fazer pela audio acompanhada da vista, uma e outra tendo por objeto o discurso assim performatizado: , com efeito, prprio da situao oral, que transmisso e recepo ai constituam um ato nico de participao, co-presena, esta gerando o prazer. Esse ato nico a performance. Quanto conservao, em situao de oralidade pura, ela entregue a memria, mas a memria implica, na reiterao,

Paul Zumthor, referncia nos estudos da poesia medieval francesa, desenvolveu estudos profundos sobre o lugar da voz humana nas sociedades. Embora seu objeto de estudo seja a poesia medieval, seus conceitos de vocalidade, performance vocal, movncia, entre outros, so frequentemente adaptados a estudos que envolvem canto e/ou outras performances da voz.

incessantes variaes re-criadoras: o que, nos trabalhos anteriores, chamei de movncia (ZUMTHOR, 2007, p. 65).

A voz ainda vista como uma das formas de expresso mais resistentes no mundo atual, claro que via novas perspectivas, diferentes das formas tradicionais (ZUMTHOR, 2007, p. 62). Como aponta Valente (1999), a voz - dita ou cantada - pode operar no meio ambiente como elemento de comunicao com o sagrado, como importante componente do ritual das manifestaes e como forma de socializao, o que se confirma em situaes coletivas com a folia de Reis. Zumthor (2005), conforme j citamos em artigo anterior2, destaca que a voz, para a sociedade humana, tornou-se um objeto central, por serem-lhe atribudos valores que no podem ser comparados a outros e que lhe do poder. Para o autor, no possvel imaginar uma lngua, uma cultura, cuja escrita fosse o primeiro e nico meio de comunicao, pois os signos grficos so expresses das palavras ditas e so difundidos por estas, que ultrapassam os efeitos da escrita. Como discorre Magda Pucci (2006) importante pesquisadora de vozes da cultura oral do mundo todo - a respeito da voz:
[...] entendida como elemento integrador de um sistema de comunicao que d sentido vida, a voz se constitui de um conjunto de tcnicas e procedimentos que o homem exerce para existir e conviver. Se considerarmos que as culturas verses da vida so teias que orientam e constroem modos de ser e estar no mundo; veremos que a voz marca nossa presena nessas redes do viver. Afinal, a voz diz quem somos, o que pensamos, o que fazemos (PUCCI, 2006, p. 03).

Para grupos sociais como os envolvidos nas folias de Reis, e em outras manifestaes da cultura popular, pode-se dizer que uma memria se constitui atravs da voz. Segundo Luhning (2001) a palavra cantada um recurso de ajuda para memorizao que, pela sua codificao atravs da palavra e do som, transforma este processo de fixao mais intenso, pois pode ser acessado por diversos caminhos, pela palavra, pelo som, ou pela cano que integra os dois. Sendo assim, no h dvida de que a voz ocupa lugar e funo importante nestas comunidades. No entanto, cabe ressaltar que embora as folias de Reis configurem-se como uma manifestao oralizada, preciso levar em conta que a palavra escrita tambm

No citaremos nosso artigo nesta verso que ser avaliada, para no haver a identificao dos autores.

possui influncia e vista, em certa medida, como um elemento legitimador, uma vez que so as profecias bblicas que fundamentam a elaborao dos cantos. O canto da folia de Reis e o canto na Estrela da Guia As companhias de Reis tm como base o catolicismo popular e os participantes costumam ser devotos dos Santos Reis. Conforme relatos bblicos, estes Reis vieram do Oriente, guiados por uma estrela para adorar o menino Jesus que havia nascido durante o reinado de Herodes. Segundo Cavalheiro (2005), a passagem que narra esta histria dos Trs Reis muito breve, deixando espaos para o imaginrio popular, constituindo frtil terreno para a manifestao oral, que cria e recria diferentes verses. Enquanto grupo, a folia geralmente constituda por mais de dez pessoas. Entre os seus principais participantes esto: o mestre (ou embaixador), o contramestre, o bandeireiro (quem carrega a bandeira), os instrumentistas, os cantadores, os palhaos (ou bastio, fardados, soldados, mascarados), variando a formao de acordo com as regies. Boa parte da bibliografia pesquisada descreve a estrutura da manifestao atravs de dois momentos: o giro e a festa de Reis. No giro, os participantes passam nas casas, arrecadando donativos para a festa final. Na festa dos Santos Reis - que encerra o ciclo das folias - os folies comemoram os santos, agradecem as graas alcanadas e mais um ano de Folia. Durante o giro e festa de Reis os cantos esto presentes e so considerados sagrados. A cantoria organizada da seguinte forma: cantos de chegada, de pedido, de agradecimento e de despedida. Outros cantos podem surgir durante a peregrinao, como louvao do prespio, canto de finados, canto da famlia reunida, entre outros. Destacamos em nosso artigo anterior3 que, por serem organizados de acordo com suas aes (canto de chegada, de agradecimento, de sada, entre outros), estes cantos podem ser entendidos como uma espcie de liturgia, muito embora, para tal basta lembrarmos que dadas as suas origens, o carter litrgico j se faz presente. possvel notar nas frases dos cantos, alm de contarem histrias bblicas, oraes de intervenes litrgicas como, por exemplo, Pai e filho Esprito Santo, nas horas de Deus Amm, que aparecem constantemente. Este canto litrgico, esta reza, alm de sua organizao e contedo, tambm possui uma sonoridade tpica que sugere lamentao, consequncia
3

No citaremos nosso artigo nesta verso que ser avaliada, para no haver a identificao dos autores.

de um cantar mais legato. Segundo Valente (1999), cantar legato dar nfase nas vogais, projetar a voz para conquistar o espao acstico, valorizar a melodia, enquanto as consoantes produzem o ritmo. A maneira de projetar a voz, resultante da combinao de sons guturais4 e frontais, outra caracterstica marcante e pode ser vista como consequncia da f que os folies expressam no momento da cantoria, bem como da tentativa de preencher sonoramente o ambiente. A potncia vocal dos cantos se faz necessria na medida em que os folies sempre cantam rodeados de pessoas e no usam nenhum recurso para amplificar a voz que, carregada de f, soa com vitalidade5. Caractersticas vocais importantes tambm ocorrem especificamente na articulao das palavras. Portamentos - passagens sutis de uma nota para a outra, atravs de pequenas variaes rtmicas e meldicas, ascendentes e/ou descendentes - so frequentes nos cantos das folias. No caso especfico da Estrela da Guia, ocorrem principalmente no incio das canes, geralmente marcadas por graus conjuntos ascendentes. Os portamentos servem, muitas vezes, como uma adaptao da palavra melodia e/ou a mtrica, como bem apontou Cascudo, referindo-se aos improvisadores nordestinos:
[...] a solfa obrigada a sujeitar-se s exigncias do metro, desdobrando-se, adaptando-se, dando de si resultados imprevistos pelo portamento, que tpico em cada cantador subindo em agudos infixveis ou terminando por um processo de nasalao indispensvel e, para eles, natural. Todo cantador fanhoso quando canta (CASCUDO, 1939, p. 150).

A forma de cantar mais coloquial, que leva em conta o som natural das palavras, uma das maneiras do cantar popular. Na manifestao de Reis no diferente, porm h algumas excees. As canes de Reis possuem melodias pr-determinadas que fazem com que o mestre adapte a palavra a esta melodia, por isso algumas delas no obedecem a sua melodia natural, a sua prosdia, durante a cantoria. O exemplo abaixo mostra como em muitos casos a slaba tnica no coincide com o primeiro tempo do compasso, o que faz com que a palavra possua outro acento alm do natural.
4

O canto gutural no algo comum apenas s folias de Reis. Por exemplo, Cascudo, em estudo pioneiro, j o destacou no canto nordestino (ver CASCUDO, 1939, p. 97).
5

O termo vitalidade foi definido pela professora de canto popular e pesquisadora vocal Angela Herz citada por Oliveira (2006) - como: qualidade que podemos reconhecer numa voz e que revela a presena mais ou menos clara, da energia deu seu emissor.

Figura 1 Acento das palavras:

Slabas tnicas destacadas em maisculo e negrito

H ainda o uso de articulao acentuada nas palavras, por vezes at exagerada. Isto ocorre porque o contramestre precisa acompanhar os versos improvisados pelo mestre - logo em seguida. Ou seja, o mestre usa esta articulao exagerada como elemento facilitador, que contribui tanto para a compreenso quanto para uma leitura labial. Por vezes tambm a conquista do ambiente (onde se canta) que motiva a articulao exagerada, uma vez que palavras bem articuladas aumentam a projeo vocal. Os ataques iniciais das frases, bem como o primeiro e segundo tempo dos compassos costumam ser bem marcados e as dinmicas variam de acordo com os acentos das palavras dados pelo mestre, como destacamos. Nos acentos (das palavras) possvel notar um ataque de glote, que costuma ocorrer tambm nos finais de frases, onde onomatopeias so usadas. Estes ataques glticos podem ser consequncia da potncia do canto e tambm so encontrados em cantos de outras manifestaes da cultura popular. Quando os acentos so bem marcados, a dico dos cantadores prejudicada, pois o destaque sonoro faz com que a palavra inteira, muitas vezes, no seja compreendida. Neste sentido, apesar da palavra ser considerada sagrada para os cantadores de Reis, elas podem soar ambguas para ouvintes leigos, no acostumados com este tipo de canto, com este tipo de tema. Diante do que foi descrito, podemos dizer que as folias fazem parte de um tipo de universo, com seu prprio linguajar, ou at mesmo dialeto. Sendo assim, para a compreenso desta msica e da manifestao em si preciso vivenciar este mundo. No caso das folias de Reis do interior de So Paulo - o ambiente diz respeito tambm ao universo caipira, como o caso do nosso objeto de estudo. Deste dilogo, podemos supor que as folias de Reis, por serem manifestaes seculares, podem ter fornecido a base para a msica caipira, como aponta o trabalho de Nepomuceno (2000) citado por Tremura (2004). A msica caipira, por sua vez, amplamente difundida pelo rdio (que pde lev-la para espaos inimaginveis), pode ter contribudo para o acrscimo de outros elementos na cantoria das folias de Reis
6

atuais (SAENGER, 2002, citado por TREMURA, 2004). Como dito no nosso artigo j mencionado, as relaes entre as duas manifestaes so tnues, ficando por vezes impossvel falar de uma sem citar a outra, justamente por pertencerem ao mesmo universo. Contudo, na companhia Estrela da Guia esta aproximao lgica com o contexto caipira no to evidente. Isso ocorre por causa do predomnio da toada baiana, cujas caractersticas sonoras, com suas razes nordestinas, so diferentes do canto caipira. Em linhas gerais, a organizao da toada baiana d-se em torno de duas pessoas - o mestre e o contramestre - que cantam juntos. O mestre improvisa e o contramestre canta simultaneamente. Seu Valdevino, que neto de baianos e Mestre da Estrela da Guia, em entrevista cedida especialmente para a nossa pesquisa, destacou que uma das dificuldades da toada baiana sua rapidez no ritmo e na improvisao dos versos, com certa similaridade ao que ocorre nas emboladas, e que o bom resultado depende do alinhamento entre os dois cantadores. Estes versos so improvisados em melodias j conhecidas pelos folies. Ou seja, o improviso ocorre na escolha das palavras e no da linha meldica, embora esta ltima apresente pequenas variaes - justamente por acomodar os diferentes vocbulos que surgem no desenrolar do giro. A instrumentao recorrente na Estrela da Guia composta por duas flautas, bumbo, afox, pandeirola, pandeiro e caixa, praticamente a mesma da toada baiana de outras regies. importante frisar que, especificamente nesta toada, as flautas possuem um papel de destaque: introduzem as melodias, do o tom e demarcam o andamento. S aps a sua apresentao que o mestre inicia a cantoria. Elas tambm retornam ao final de cada estrofe, constituindo uma espcie de moldura meldica, sugerindo uma estrutura que lembra um coro responsorial. Encontramos, at o momento, apenas dois trabalhos que apresentam detalhes acerca da toada baiana (IKEDA, 2011; TREMURA, 2004). O artigo de Alberto Ikeda, publicado inicialmente em 1994 e reapresentado em 2011, traz informaes importantes sobre a toada baiana em exemplos coletados na cidade de Goinia (GO). As descries ali apresentadas muito se assemelham s caractersticas encontradas na companhia Estrela da Guia como, por exemplo: a utilizao de flautas que dialogam com a cantoria do mestre, flautas em teras paralelas, percusso como elemento de destaque, instrumentos harmnicos com funo secundria e andamento rpido com apelo danante.
7

O fato que, no caso da companhia por ns estudada, a sonoridade caipira, tpica em folias do interior do estado de So Paulo, distendida pelos sotaques nordestinos da toada baiana, principalmente via o andamento rpido, as flautas e a percusso. O que mais nos remete msica caipira a sonoridade das vozes - sobretudo o sotaque no canto dos mestres e dos folies. O tpico canto caipira preserva a pronncia e o vocabulrio do seu universo, poeticamente entendido como uma espcie de dialeto. O cantar igual prosdia, sem dvida, refora os laos da msica caipira com o cotidiano, com a realidade vivida. Este jeito de falar/cantar entendido por Santanna (2010) como resqucios da lngua nheengatu miscigenao da lngua indgena, portuguesa e castelhana predominante na poca da colonizao - que ainda perdura na cultura do povo caipira. A fala cotidiana influencia na forma de cantar/articular certas palavras, como demonstrado num dos versos extrado da cantoria da Estrela da Guia: Ex. 1 Prosdia Caipira: Avistei Nossa Senhora, oiai O divino Esprto Santo, oiai No exemplo acima a palavra ES-P-RI-TO transforma-se numa paroxtona: ESPR-TO. Se considerarmos a palavra em sua escrita formal este verso teria mais slabas do que as permitidas na redondilha maior6, predominantes nestas canes. Transpor a forma de falar para o canto uma prtica comum no universo caipira, como discorre Vilela (2004):
Na msica caipira encontramos a tentativa de transformar tanto as proparoxtonas como as oxtonas em paroxtonas. Dificilmente um caipira diz crrego ou pssaro preto; ele possivelmente dir crgo, passo preto. E ao cantar tender a duplicar a durao do som das palavras oxtonas. Isto feito para poder respeitar a prosdia (VILELA, 2004, p. 185).

Esta naturalidade de cantar como se fala no dia-a-dia refora a ideia de que a msica retrata o cotidiano. O canto caipira evoca as dores do amor, a saudade, suas crenas, sua vivncia buclica, entre outros temas. um canto dolente e soa como tal, atravs do timbre caracterstico. Oliveira (2006, p.85) via os apontamentos de Elizabeth Travassos destaca que a melancolia um trao marcante das vozes caipiras, fato
6

Neste caso desconsideram-se as slabas da onomatopeia.

anteriormente j demarcado por Mrio de Andrade. Esta melancolia tambm pode ser vista atravs da insero de onomatopeias como oiai, aiai, oileilarai no final das canes da companhia. De modo semelhante, o canto da Estrela da Guia, como dissemos, mantm a prosdia diria e possui traos de lamentao, enfatizados pelo legato, pelos glissandos descendentes e pelas onomatopeias. Claro que a conexo com a melancolia, neste caso, dada mais pelo contexto religioso do que o do dia-a-dia, tendo em vista que o ritual da folia uma espcie de reza e seus cantos organizam-se tal como uma liturgia. Neste sentido, podemos at estabelecer uma conexo com os cantos gregorianos difundidos no Brasil pelos jesutas, que soam montonos e melanclicos. Portanto, os traos de monotonia e lamentao constituem ferramentas culturais fundamentais para a ligao das canes com o universo mstico e ritualstico, bem como com certas caractersticas do universo do caipira. Consideraes finais Como prevamos, o canto elemento fundamental na folia de Reis. atravs da voz que a tradio tem continuidade, que (re)transmitida, que os rituais ganham forma, que os participantes colocam em prtica suas crenas e seus valores, bem como revivem sua ancestralidade, sua memria. Como destacou Pucci (2006, p. 03): a voz diz quem somos, o que pensamos, o que fazemos. Neste sentido, perceber as vozes da Estrela da Guia significa no apenas ouvir suas profecias, graas e devoo em cantoria. As caractersticas vocais nos revelam aspectos do contexto social, da comunidade e dos participantes. Muitas das escolhas sonoras, que so realizadas pelo Mestre, trazem como herana as suas origens nordestinas. Estas, por sua vez, distendem as sonoridades caipiras e provocam novas combinaes. Sendo assim, a atualizao e a movncia destes cantos latente,

englobando transformaes oriundas das migraes, do cotidiano, dos gostos. Por isso mesmo que so to vivos: retomam traos do passado, misturam-se a novas combinaes necessrias ou desejadas, e seguem soando como vozes fundamentais para a sua prtica e sobrevivncia.

REFERNCIAS

CASCUDO, Lus da Cmara. Vaqueiros e Cantadores: Folclore potico do serto de Pernambuco, Paraba, Rio Grande do Norte e Cear. Porto Alegre: Globo, 1939. Coleo Brasileira de Ouro, Rio de Janeiro. CAVALHEIRO, Carlos C. Nos passos da Folia de Reis. 2005. Disponvel em: http://www.crearte.com.br/carlos_textos_t05.htm. Acesso em: 24 de mai. de 2011. IKEDA, Alberto T. Folias de Reis, Sambas do povo; Ciclo de Reis em Goinia: Tradio e Modernidade in: Folia de reis, sambas do povo. So Jos dos Campos/SP: CECP; FCCR, 2011. LUHNING, Angela. Msica: palavra-chave da memria in: Ao encontro da palavra cantada: poesia, msica e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001. NUNES, R. da Silva; SCARPINETTI, A. Jos. Histria oral de vida e tradio oral: Manifestaes tradicionais culturais de Olmpia O annimo se faz pblico. Olmpia: Anurio, 2009. OLIVEIRA, L. B. Cardoso de. Das maneiras de se cantar na msica popular e folclrica. Monografia para concluso de graduao em licenciatura em msica. Instituto Villa-Lobos, Centro de pesquisa de letras e artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. PUCCI, Dourado Magda. Vozes e ritos as oralidades no mundo. In: Anais do Encontro de Msica e Mdia (MUSIMID), So Paulo, 2006. Disponvel em: http://www.musimid.mus.br/2encontro/files/2%BA%20Encontro%20Magda%20Pucci %20completo.pdf. Acesso em: 10 de agosto de 2012. ____________________. Moda caipira: dices do cantador. Revista USP, So Paulo, n. 87, nov. 2010. Disponvel em http://www.revistasusp.sibi.us p.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-99892010000400005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 de julho de 2012. TREMURA, W. Alves. A msica caipira e o verso sagrado na folia de Reis in: Anais do V Congresso Latino-americano da Associao Internacional para o Estudo da Msica Popular, 2004. Disponvel em: www.hist.puc.cl/historia/iaspm/iaspm.html. Acesso em: 10 de novembro de 2010. VALENTE, H. de Araujo Duarte. Os cantos da voz: entre o rudo e o silncio. So Paulo: Annablume, 1999. VILELA, Ivan. O caipira e a viola brasileira in: Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras. Ed. Da Universidade de Lisboa: Lisboa, 2004. ZUMTHOR. Paul. Escritura e Nomadismo: Entrevistas e Ensaios. Cotia, SP: Ateli Editorial, 2005. _______________. Performance, recepo, leitura. 2 Ed. So Paulo: Cosac Naify, 2007.
10

Entrevistas

Entrevista do Mestre Valdevino concedida s autoras. Gravao digital (udio), durao de 42 min., Olmpia/SP, 23 de abril de 2011. Entrevista do Mestre Valdevino concedida s autoras. Gravao digital (vdeo), durao de 30 min., Olmpia/SP, 20 de dezembro de 2011.

11

Вам также может понравиться