Вы находитесь на странице: 1из 12

CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANPOLIS: RETROSPECTIVA HISTRICA DAS INTERVENES ARQUITETNICAS

Mrcia Regina Escorteganha Laner (1); ngela do Valle (2); Srgio Castello Branco Nappi ( 3)
(1) Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo PsARQ, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil - e-mail: marcialaner@gmail.com (2) Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Brasil e-mail: angeladovalle@ecv.ufsc.br (3) Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Brasil - e-mail: nappi@arq.ufsc.br

RESUMO
A Catedral Metropolitana de Florianpolis constitui-se patrimnio arquitetnico cultural com referncias significativas do sculo XVIII. o marco zero da fundao da Pvoa de Nossa Senhora do Desterro. Durante seus 230 anos de existncia sofreu muitas alteraes arquitetnicas e hoje apresenta um aspecto diferenciado daquele concebido pelo engenheiro militar e o primeiro governador da provncia de Santa Catharina, Jos da Silva Paes. Com o objetivo de identificar e analisar tais modificaes foi feito o levantamento das intervenes arquitetnicas por meio de pesquisa bibliogrfica, grfica e oral; alm de trazer a pblico as informaes coletadas nos Livros Tombo da Cria Metropolitana de Florianpolis, comprovando datas e intervenes desconhecidas at ento. Com base nos dados coletados foi possvel analisar os fatos e visualizar cronologicamente as alteraes no sistema construtivo tradicional da edificao que aconteceram ao longo desses trs sculos de existncia. A reconstituio inicia com a histria da Capelinha de pau-a-pique, edificada pelo bandeirante Francisco Dias Velho em 1651 e passa pela Capela de pedra e barro, com data provvel de 1721. Aps, a nova Matriz projetada pelo Brigadeiro Jos da Silva Paes em 1748. Na virada do sculo XX transforma-se em Catedral, em 1922, o projeto concebido no sc. XVIII alterado e a estrutura parietal da nave literalmente rasgada para a construo do transcepto, alm da elevao das torres sineiras e dos aditamentos decorativos. A partir da reconstituio cronolgica das intervenes, so possveis as visualizaes das alteraes da edificao com uma sobreposio de imagens do monumento sacro em trs diferentes pocas. O resultado desta pesquisa o levantamento estratigrfico de suas etapas construtivas e das relaes com seu entorno e com a comunidade na qual est inserida. A contribuio desta pesquisa est na produo de conhecimento e informaes sobre este monumento arquitetnico de grande significado patrimonial, material e imaterial. Palavras-chave: patrimnio histrico; retrospectiva histrica; arquitetura religiosa.

ABSTRACT
The Metropolitan Cathedral of Florianopolis is considered a cultural architectural heritage with significant references from century XVIII. This monument is known as the zero mark of the foundation of the village of Nossa Senhora do Desterro. The Cathedral suffered many architectural alterations over the 230 years of existence. Today it presents a different aspect of that was imagined by the military Engineer and the first Governor of Santa Catharina's province, Eng. Jos of Silva Paes. With the aim to identify and analyze the architectural modifications related with the period when they were made it was search the interventions through bibliographical, graph and oral research; besides this it was possible to divulgate the information collected from the Tumble Book of the Metropolitan Curia of Florianopolis, proving dates and facts ignored until then. With this collected information it was possible to analyze the facts and to organize the building alterations in chronological order. The research starts with the history of the wattle and daub Chapel, built by the pioneer Francisco Dias Velho in 1651. Refers the "stone and mud" Chapel with probable date of 1721. The Jose da Silva Paes Brigadier General projected the New Main Church in 1748. In the beginning of the century XX the

Church became Cathedral. In 1922 the century XVIII project was modified and the parietal structure of the Church received a "rip" for building the transept, besides the bell towers elevation and the ornamental additions. Starting from the chronological organizing of the interventions, it is possible to visualize the alterations in the construction superposing the image of the sacred monument in three different ages. The result of this research is the stratigraphical planning of constructive stages and of the relationships with its neighborhood. The contribution of this research is related with the production of knowledge and information on this great architectural monument of material and incorporeal patrimonial meaning especially for Santa Catarina. Keywords: historical heritage; historical retrospective; religious architecture.

INTRODUO

A preservao do patrimnio edificado exige a realizao de uma anlise e da compreenso das modificaes ocorridas durante a existncia da edificao, com os diferentes acrscimos, construindo assim sua histria e sua identidade. As diferentes linguagens manifestas na edificao tambm se constituem em um elo e uma continuidade entre os significados agregados ao longo do tempo. O monumento transforma-se em testemunho histrico para a comunidade na qual est inserido. A retrospectiva histrica uma forma de contribuir para a preservao do patrimnio edificado por meio da investigao das alteraes arquitetnicas e dos fatos e ao coloc-los em uma ordem cronolgica possvel visualizar o desenrolar dos acontecimentos para assim analisar como ocorreram as aes dentro do contexto poltico-social. Como resultado obtm-se a revelao do patrimnio estudado como smbolo de identidade e do registro histrico de uma comunidade, enaltecendo-a como um smbolo de orgulho e representatividade.
Entendemos que a memria arquitetnica a mais completa de todas, na medida em que nos permite, de maneira mais ampla e profunda, um mergulho no passado e no como viviam os nossos ancestrais. Ela no termina, porm, na contemplao do artefato arquitetnico em si, mas revela pela investigao documental, construtiva e arqueolgica do edifcio, e que nos ensejar conhecer melhor a verdade da sua histria, fazendo o seu testemunho muito mais significativo. (OLIVEIRA, 2001, p. 02).

A investigao e a organizao das alteraes ocorridas com a Catedral permitiram a compreenso e o aprofundamento das anlises dos fatos em relao s intervenes arquitetnicas que aconteceram nesses quase trs sculos de existncia da edificao. uma edificao repleta de referncias e ao mesmo tempo de alteraes no seu traado original. Devido a esta multiplicidade de alteraes, s foi reconhecida e tombada oficialmente como patrimnio municipal e estadual aps 1986.

2 2.1

OBJETIVO E METODOLOGIA Objetivo

O objetivo deste artigo apresentar as diferentes alteraes arquitetnicas pelas quais a Catedral Metropolitana de Florianpolis passou desde o primeiro projeto, organizando as informaes sob ordem cronolgica e forma grfica.

2.2

Metodologia

No havia uma linha cronolgica que elucidasse as alteraes na Catedral desde a fundao da Povoa de Nossa Senhora do Desterro no sculo XVII at os dias atuais. Portanto, foi necessria uma investigao nos arquivos da Cria Metropolitana de Florianpolis e da Catedral, nos registros jornalsticos e documentais dos rgos de preservao e ainda coletar depoimentos. As pesquisas trouxeram ao pblico o esclarecimento de datas e temas inditos. Este trabalho trouxe novos indcios sobre as intervenes e algumas confirmaes, por meio das entrevistas e dos registros inditos dos Livros Tombo, que a parcela mais importante e fundamental da pesquisa.

RESUMO HISTRICO DAS INTERVENES

A pesquisa da reconstituio histrica da Catedral comea com a Capelinha de pau-a-pique edificada pelo bandeirante Francisco Dias Velho em 1651, ao edificar a primeira Igreja dedicada a Nossa Senhora do Desterro (LIVRO tombo I, 1727-1871, p. 8). Passou Capela de pedra e barro e de mui pequena capacidade e cimitria (CABRAL, 1979, p. 48) na data provvel de 1721. Em 1748, o engenheiro militar Brigadeiro Jos da Silva Paes solicita permisso ao Rei de Portugal para construir uma igreja Matriz, projetando a nova Matriz do Desterro que deveria substituir a velha igreja levantada pelo fundador, justificando que a igreja existente tinha pouca capacidade para acomodar os fiis e pouca simetria (CABRAL, 1979, p. 25). A construo foi iniciada em 1753 utilizando parte da estrutura da antiga edificao, como consta no desenho da Capela que indica fundaes mais estruturadas, provavelmente de pedra e cal, pois era a tcnica construtiva da poca. No desenho da planta que faz a passagem da Capela para a Matriz, h o rebatimento dos espaos de usos. Supe-se ento que tenham sido usadas, ao menos em parte, as fundaes da Capela para edificar a Matriz. A construo da Matriz foi concluda em 1773, constituindo-se em um marco para a Vila de Nossa Senhora do Desterro. Foi um exemplar de construo luso-brasileira que deu notoriedade Capitania de Santa Catharina no sculo XVIII, situando-se na pequena colina central do vilarejo prxima praa central, fazendo conjunto com a Casa de Governo e demais edificaes que representavam o poder social e poltico, e para a qual convergiam todas as ruas do centro histrico (Figura 1).

A)

B)
Figura 1 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro A) Fotografia do incio do sc. XX .Fonte: Casa da Memria- Acervo documental B) Planta do Patrimnio da Cmara do Desterro, levantada em 1823. Autor desenho: Tenente Coelho Peniche. Planta da rea central da Cidade de Desterro-sc. XIX. Posio da Catedral em relao ao traado e o relevo. Fonte: Peluso,1991, p. 359

A configurao da Igreja Matriz permanece a mesma at meados do sculo XX, com suas linhas arquitetnicas e seu conjunto edificado, o fronto principal, a portada em cantaria, as torres sineiras, as capelas laterais e o anexo do Imprio do Divino (VEIGA, 2004, p.95). Durante este perodo ocorreram apenas obras de manuteno ou alteraes pontuais no entorno como o ajardinamento, a retirada do cemitrio e a alterao do adro e das escadarias. Na virada do sculo XX, em 1922, ocorre a grande alterao estrutural do projeto concebido no sculo XVIII, com intervenes internas e externas. As estruturas parietais da nave so literalmente rasgadas, ficando um vo aberto onde foi feita a ampliao do corpo da nave central, configurando assim o transepto. Tambm ocorrem mudanas com a elevao e ampliao das torres sineiras e os acrscimos decorativos (aditamentos), mesclando a arquitetura de aspecto colonial portugus com elementos arquitetnicos neoclssicos (VEIGA, 1993, p.146). Assim, configura-se a passagem de Matriz Catedral, permanecendo assim at hoje (Figura 2).

Cruz Relgio

Elevao das torres Construo do pontilho Relgio Retirada da cruz

culo Falsos nichos Alpendre externo

A)

B)

Figura 2 - Anlise comparativa das alteraes na fachada A) Matriz de Nossa Senhora do Desterro- incio do sc. XX B) Catedral Metropolitana de Florianpolis, dcada de 1940 Fonte: Casa da Memria- Acervo Documental

3.1

O sculo XX e a modernizao da cidade

possvel supor-se que o motivo da mudana arquitetnica e estrutural que a Matriz sofreu ao ser transformada em Catedral seja decorrente da necessidade de uma nova configurao esttica que, alm de suprir a necessidade de mais espao fsico para as celebraes, contribuiria para conferir um novo aspecto Vila de Desterro mais condizente ao desejo de modernidade e de progresso da populao. As mudanas implantadas na cidade, presentes no estilo das edificaes da poca, so conseqncias das influncias vindas da Europa e dos Estados Unidos com a Revoluo Industrial (sculo XIX). Exemplo disso a construo da ponte Herclio Luz fazendo a ligao ilha-continente e facilitando o acesso e o transporte de materiais, o que tambm trouxe um maior contingente de moradores para a Ilha, na sua maioria, estrangeiros. As modificaes ocorridas na virada do sculo XX acabam influenciando as atitudes poltico-sociais que, associadas aos novos conceitos trazidos pelos imigrantes que se fixaram na regio, propiciaram uma visibilidade poltica Florianpolis, que saiu do anonimato de uma ilha esquecida e abandonada no sul do Brasil. Um dos polticos que mais contribuiu para a nova imagem da Ilha de Santa Catarina foi o Governador Herclio Luz que trouxe novas concepes estticas para a arquitetura, para as artes e para o traado urbano, alterando e renovando os traados de algumas ruas e aplicando medidas estruturais que visavam ao crescimento da cidade. Todas essas novidades que atingiram a cidade tambm transpareceram nas obras inauguradas em 1924, transformando a Matriz em Catedral. Essas intervenes no pararam por a, tambm compreendiam os aditamentos (acrscimos) de elementos arquitetnicos e decorativos que se estenderam por vrios anos e que modificaram radicalmente o aspecto esttico e fsico da edificao, tais como: a alterao do adro e das escadarias, em 1934, a pintura mural interna com medalhes sacros, arabescos e pinturas decorativas em todo interior da edificao, em 1938 e os vitrais artsticos da Casa Conrado de So Paulo, em 1948. Com as pinturas murais de 1938 ocorreu um impacto visual de requinte e ostentao (Figura 3). Mas, em 1974, elas so recobertas por repintura monocromtica, com tinta a leo em tom azul claro fosco, ocultando assim, por 31 anos, a existncia dessas pinturas decorativas. Na reforma de 1974 ocorrem obras devido ao pssimo estado de conservao da edificao (Figura 4), que vo alm da repintura geral, com a troca do piso de ladrilho hidrulico, as obras no forro de estuque e o madeiramento da cobertura, a substituio do telhado, os acrscimos de anexos como: a Casa Paroquial, as salas nas laterais da capela-mor sobre as sacristias e outras obras de manuteno, mudando mais o aspecto esttico interno do que as estruturas edificadas.

Figura 3- Pinturas murais internas (1938), com localizao em planta Fonte: Acervo do Pe. Pedro Jos Koehler-1974

Figura 4 - Aspecto externo e interno da Catedral durante a reforma de 1974. Fonte: Acervo Prosul, 2005 e Acervo do Pe. Pedro Jos Koehler-1974

Aps as obras de 1974, a configurao da Catedral permanece a mesma ficando evidente apenas pequenas obras pontuais de manuteno e repintura externa como paliativos perante os processos de degradao temporal.

3.2

A cobertura como agente principal no processo de degradao da edificao

No perodo entre 1975 at 2005 acontecem mais obras pontuais, que no provocam alteraes radicais na estrutura edificada. No entanto, o principal fato causador dos problemas patolgicos est ligado ao dimensionamento incorreto das calhas e dutos que ocasionam o escoamento indevido das guas pluviais. Como o subdimensionamento das calhas agravado pela inexistncia de rufos ao longo das linhas de escoamento das guas, amplia-se a umidade transmitida para as paredes, provocando vazamentos para o interior do edifcio. A cobertura sempre apresentou problemas, desde a sua concepo. Nas ocasies em que as falhas manifestavam-se eram feitos consertos dos danos causados sem a devida investigao das causas que provocavam as infiltraes. Com as obras realizadas ao longo do tempo, a cobertura sofreu intervenes que por vezes ampliavam a degradao. Algumas delas foram referidas de forma direta no relatrio de 2000, tais como: a colocao de um tabuado entre o telhado e a cobertura; o depsito de restos dos entulhos nas bordas internas do forro de estuque, forando a estrutura, principalmente nos rinces; a falta de manuteno e outras complicaes. Isso fez com que o forro de estuque da nave central fosse irreversivelmente afetado. Estes motivos contriburam para agravar o estado de conservao do forro, chegando a romper parte da estrutura nos cantos da entrada da nave, prximo aos pilares laterais. Os primeiros indcios de agravamento dos problemas so o aparecimento das fissuras em 2003, progredindo at o desprendimento de pequenos fragmentos do estuque, colocando em risco a estrutura da edificao e tambm a segurana dos fiis que freqentavam a igreja. No final de 2004 a Catedral interditada

visitao pblica e comea um processo prolongado com obras em todo o complexo edificado. Estas intervenes ainda esto em andamento, fazendo parte de um projeto global de recuperao da Catedral (Figura 5).

Figura 5 - Trabalhos de limpeza do forro de estuque com a remoo das peas de madeira da estrutura da cobertura (peas danificadas). Fonte: Acervo da autora-2006

ANLISES

Durante todas as etapas construtivas desta edificao, cujas fundaes e estruturas parietais possuem materiais construtivos tradicionais do sculo XVII, constatou-se que este monumento arquitetnico foi sempre objeto de construo e reconstruo, de aditamentos, de modificaes e de adaptao de usos. Estas intervenes deixaram registros fiis da marca do tempo, guardando em suas paredes um pouco da histria e da cultura local, admirada e respeitada em sua grandiosidade e representatividade do acervo material e imaterial sedimentado ao longo do tempo, absorvendo e interiorizando as modificaes no seu aspecto arquitetnico e esttico. A Catedral um templo no qual seu espao fsico j transcendeu a funo religiosa. um patrimnio material e imaterial e pode ser vista tambm como um espao museolgico, pois visitada por todos os tipos de pessoas, independente de credos, que ali reverenciam a sua grandiosidade como marco da Cidade. Muitos adentram suas portas para admirar seu conjunto arquitetnico, seus bens integrados e mveis, mesmo sem possurem vinculao religiosa, constituindo-se assim um ponto turstico em Florianpolis. As etapas de intervenes analisadas aconteceram dentro de um contexto social que se modificavam medida que eram introduzidos novos costumes e hbitos culturais. Desta maneira, uma mesma edificao pode, ao longo de sua existncia, adquirir diferentes acrscimos passando a agregar ao seu valor arquitetnico as modificaes ocorridas. Assim, foi levantando a historicidade e as caractersticas do ambiente em que a edificao est inserida, somada aos perodos histricos pelos quais passou que se construiu a retrospectiva arquitetnica. Como resultado desta pesquisa, baseado nos dados coletados, foi elaborada uma leitura das estruturas parietais e dos pisos atravs da localizao em planta baixa dos elementos construtivos nas diversas intervenes arquitetnicas (Figura 6), bem como uma cronologia das etapas construtivas da Catedral (Figura 7). impossvel dizer a que estilo arquitetnico pertence ou quais elementos acrescidos devem ser removidos, pois so as marcas do tempo e a construo de sua histria que esto neles impregnados. Como salienta a Carta de Braslia, de 1995, onde a autenticidade passa pelo da identidade, que mutvel, dinmica e pode adaptar-se e valorizar, desvalorizar e revalorizar os aspectos formais e os contedos simblicos de nossos patrimnios (INSTITUTO DO PATRIMNIO HISTRICO E ARTSTICO NACIONAL, 2006).

LEITURA CRONOLGICA DOS PISOS E ESTRUTURAS PARIETAIS DA CATEDRAL

1773
1922-paredes novas-reforma e ampliao 1922- substituio do reboco Alpendres- construo aps 1922

Batistrio e coro-1773
1773- assoalho 1922- ladrilho hidrulico 1974- piso de marmorite

Assoalho de madeira-1851 Assoalho em marchetaria-1927


Tijoleiras at 1927 Assoalho aps 1927

1927-degraus de mrmore
at 1954- assoalho 1954-Ladrilhos hidrulicos dcada de 1990- lajota cermica

1995-degraus de mrmore Figura 6 - Leitura cronolgica dos pisos e das estruturas parietais Autora: Mrcia Regina Escorteganha Laner- maro/2007 Editor da imagem: Luiz Antnio Pollo

CRONOLOGIA DAS ETAPAS CONSTRUTIVAS DA CATEDRAL

Figura 7 Cronologia das etapas construtivas da Catedral Autora: Mrcia Regina Escorteganha Laner- setembro/2007 Editor da imagem: Luiz Antnio Pollo e Roberta Nocetti

As profundas alteraes que ocorreram na edificao, fruto dos sculos em que se mantm como o principal edifcio religioso da cidade, no podem ser ignoradas. Da sua composio original ficaram fragmentos somados a outros que foram agregados. Hoje um mosaico de interferncias, mas que possui uma identidade significativa de Florianpolis, pelo seu patrimnio arquitetnico, material e principalmente imaterial. considerada o corao da cidade desde a fundao da Villa pelos bandeirantes at os dias atuais. A vida gira em torno dela. A populao possui uma ligao com esta edificao um tanto maternal, pois nos momentos de necessidade a ela recorre, buscando algo que aconchega e protege; aos seus ps, tudo acontece, das comemoraes aos protestos. Na Catedral houve e haver muitas obras de interveno, pois os materiais tm sua degradao natural, necessitando, portanto, da conservao preventiva atravs de manuteno peridica, medida que prolonga a vida do monumento diminuindo a degradao dos materiais. s vezes, o fator que mais afeta as edificaes no a degradao natural, e sim a interferncia humana, reconstruindo reas sem sondar suas estruturas de base, fazendo aditamentos, descaracterizando elementos arquitetnicos e decorativos por julgamento de gosto esttico pessoal, utilizando produtos qumicos que produzem um efeito visual e depois envelhecem resultando em degradaes irreversveis, substituindo materiais construtivos tradicionais por outros materiais novos incompatveis, optando por projetos de baixo custo devido falta de recursos, mas de qualidade duvidosa. A deteriorao um processo natural na estrutura fsica e nos objetos, pois, com o passar do tempo, os materiais construtivos vo sofrendo com a ao da umidade, o acmulo de sujidades e com o ataque de insetos e acabam deteriorando a estrutura fsica dos materiais, necessitando assim de manuteno e intervenes peridicas. As Cartas patrimoniais recomendam aes de manuteno peridicas como conservao preventiva das estruturas fsicas, preservando assim os bens patrimoniais; o caso da Carta de Veneza, Cracvia, de Burra, bem como as recomendaes dos tericos do restauro (CURY, 2000). medida que se agravam as deterioraes, h necessidade de intervenes e reformas, sejam elas, superficiais ou mais incisivas, requerendo custo maior na conservao do monumento, alm do risco de perdas sistemticas, que deixam lacunas na historia do patrimnio. A falta de detalhamento e o desconhecimento prtico percebido em alguns projetos desta edificao so algumas das falhas freqentes nos processos de preservao patrimonial. Isso poderia ser reduzido, se a elaborao do projeto de restauro no fosse feita pela empresa executora; se o projeto de restauro fosse executado exatamente como est prescrito, em seus materiais e procedimentos de restaurao, conforme exigido pelos rgos de preservao e recomendados pelas Cartas Patrimoniais. Pois so utilizados materiais, que nem sempre so os mais apropriados, prevalecendo muitas vezes, por serem mais facilmente encontrados no mercado e de menor custo. Esta prtica s pode ser barrada se, o detalhamento do projeto for minucioso e coerente, com a indicao detalhada de cada material e procedimentos a serem utilizados, devendo passar necessariamente pela avaliao de tcnicos com formao e experincia comprovadas, normalmente ligadas s instituies pblicas fiscalizadoras.

CONCLUSES

A contribuio desta reconstituio cronolgica das etapas histricas e suas intervenes arquitetnicas na Catedral Metropolitana de Florianpolis, desde a sua concepo at hoje, uma forma de contribuir para a preservao deste monumento de grande significado patrimonial, material e imaterial para todos os catarinenses e tambm ressaltar a importncia da pesquisa histrica dos materiais e das tcnicas tradicionais utilizados nos sistemas construtivos, segundo Oliveira (2001) ao resgatar a memria do fazer, permite conhecer os materiais constitutivos do patrimnio herdado, podendo assim intervir no edificado e seu entorno. A importncia da pesquisa no conhecimento das formas e a funcionalidade das edificaes, com suas tcnicas e materiais, configuram um contexto que s adquire sentido e valor quando percebido como patrimnio vivo e atuante. O resultado desta pesquisa compreendido como um resultado estratigrfico dos seus elementos construtivos e das relaes com seu entorno e com a comunidade em que est inserido, evidenciando e valorizando a cultura de um povo que se espelha e se orgulha de sua histria. Uma das formas de preservar um patrimnio conhecer sua histria, para assim compreender os fatos e as mudanas ocorridas e, conseqentemente, formar uma base para as medidas de proteo do bem.

Este foi o objetivo desta pesquisa, investigar as modificaes arquitetnicas na Catedral, identificando as vrias etapas de interveno dos elementos arquitetnicos, localizando-as no espao e no tempo, contribuindo assim, para a histria da edificao. O resultado obtido nesta reconstituio histrica proporciona a visualizao cronolgica das intervenes arquitetnicas, fornecendo subsdios para a preservao do edificado, e contribuindo para a perpetuao da linguagem e da significncia deste patrimnio. Reconhecendo-o como testemunho de valores scio-culturais e como parte significativa do processo de identidade e da histria de Florianpolis.

REFERNCIAS

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. Nossa senhora do desterro. Florianpolis: Lunardelli, 1979. 2 v. CURY, Isabelle (Org.). Cartas patrimoniais. 2. ed. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000. INSTITUTO DO PATRIMNIO HISTRICO E ARTSTICO NACIONAL. Cartas patrimoniais. Disponvel em: <http://portal.INSTITUTO DO PATRIMNIO HISTRICO E ARTSTICO NACIONAL.gov.br/portal/paginainstitucional>. Acesso em: 18 jul. 2006, 19:42. LIVRO tombo I. Florianpolis, 1727-1871. Francisco Justo Santiago (et. al.). Manuscrito. OLIVEIRA, Mrio Mendona de. Restauro estrutural: intuio e clculo. Historical Constructions: proceedings of 3rd - International Seminar of Historical Constructions. Guimares - Portugal, 2001. PELUSO Jnior, Victor Antnio. Estudo da geografia urbana de Santa Catarina. Florianpolis: Editora UFSC, Secretaria de Estado da Cultura e Esporte, 1991. VEIGA, Eliane Veras. Florianpolis: memria urbana. Florianpolis: Editora UFSC, FFC Edies, 1993. ______; BASTOS, Maria das Dores de Almeida (Coord.). Atlas do Municpio de Florianpolis: ocupao humana e paisagem. Florianpolis: IPUF, 2004.

Livros Grtis
( http://www.livrosgratis.com.br ) Milhares de Livros para Download: Baixar livros de Administrao Baixar livros de Agronomia Baixar livros de Arquitetura Baixar livros de Artes Baixar livros de Astronomia Baixar livros de Biologia Geral Baixar livros de Cincia da Computao Baixar livros de Cincia da Informao Baixar livros de Cincia Poltica Baixar livros de Cincias da Sade Baixar livros de Comunicao Baixar livros do Conselho Nacional de Educao - CNE Baixar livros de Defesa civil Baixar livros de Direito Baixar livros de Direitos humanos Baixar livros de Economia Baixar livros de Economia Domstica Baixar livros de Educao Baixar livros de Educao - Trnsito Baixar livros de Educao Fsica Baixar livros de Engenharia Aeroespacial Baixar livros de Farmcia Baixar livros de Filosofia Baixar livros de Fsica Baixar livros de Geocincias Baixar livros de Geografia Baixar livros de Histria Baixar livros de Lnguas

Baixar livros de Literatura Baixar livros de Literatura de Cordel Baixar livros de Literatura Infantil Baixar livros de Matemtica Baixar livros de Medicina Baixar livros de Medicina Veterinria Baixar livros de Meio Ambiente Baixar livros de Meteorologia Baixar Monografias e TCC Baixar livros Multidisciplinar Baixar livros de Msica Baixar livros de Psicologia Baixar livros de Qumica Baixar livros de Sade Coletiva Baixar livros de Servio Social Baixar livros de Sociologia Baixar livros de Teologia Baixar livros de Trabalho Baixar livros de Turismo

Вам также может понравиться