Вы находитесь на странице: 1из 104

DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA 1.

Consideraes iniciais: O Cdigo Penal trata dos crimes funcionais, praticados funcionrios pblicos contra a Administrao Pblica em geral (direta, indireta e empresas privadas prestadoras de servios pblicos, contratadas ou conveniadas). Crimes dessa natureza afetam a probidade administrativa, ferindo, dentre outros, os princpios norteadores da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficincia. interessante destacar que todo crime funcional ato de improbidade, mas nem todo ato de improbidade crime funcional (p.ex.: usar a viatura oficial para fins particulares improbidade, mas no crime funcional). 1.1 Comunicabilidade das condies de carter pessoal: Art. 30 - No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime Os crimes praticados por funcionrios pblicos esto classificados como sendo CRIMES PRPRIOS, ou seja, exigem do agente uma determinada qualidade, no caso, ser funcionrio pblico. O particular, mesmo no sendo servidor pblico, mas sabendo desta condio, pratica na companhia deste qualquer crime contra a Administrao Pblica, sofrer as mesmas sanes, pois a qualidade de funcionrio pblico, por ser elementar do crime, comunica-se ao particular que co-autor ou partcipe do crime contra a Administrao Pblica, nos termos do art. 30 do Cdigo Penal. 1.2 Espcies: Os crimes funcionais so divididos em duas espcies: prprios e imprprios a) Prprios: faltando a qualidade de funcionrio pblico ao autor, o fato passa a ser tratado como um indiferente penal, no se subsumindo a nenhum outro tipo incriminador atipicidade absoluta. Ex: prevaricao (art. 319 do CP); b) Imprprios: desaparecendo a qualidade de servidor do agente, desaparece tambm o crime funcional, operando-se, porm, a desclassificao da conduta p/ outro delito, de natureza diversa atipicidade relativa. Ex: peculato furto (que deixa de ser peculato e passa a ser furto). 1.3 Progresso de regime prisional nos crimes contra a Administrao Pblica: Art. 33, 4o do CP - condenado por crime contra a administrao pblica ter a progresso de regime do cumprimento da pena condicionada reparao do dano que causou, ou devoluo do produto do ilcito praticado, com os acrscimos legais. A progresso de regime prisional nos crimes contra a Administrao Pblica est condicionada, alm dos outros requisitos previstos em lei, prvia reparao do dano causado, ou devoluo do produto do ilcito praticado, com os acrscimos legais. 1.4 Conceito de funcionrio pblico para efeitos penais:

www.gustavobrigido.com.br

Funcionrio pblico Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica (327, caput), doutrinariamente denominado como funcionrio pblico tpico. O conceito amplo, abrangendo qualquer funo pblica, ainda que de forma transitria e s/ remunerao (ex: o jurado, os mesrios eleitorais). O 1 criou a figura do funcionrio pblico por equiparao, passando a gozar desse status o agente que exerce cargo, emprego ou funo em entidades paraestatais (aqui compreendidas as autarquias, sociedades de economia mista, empresas pblicas e fundaes institudas pelo Poder Pblico), bem como aquele que trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. O 2 estabelece uma majorante na hiptese em que os autores do crimes praticados por funcionrio pblica contra a administrao pblica em geral forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. CUIDADO: o legislador esqueceu da autarquia, sendo incabvel analogia (por ser in malam partem). Obs.: ADVOGADO CONVENIADO COM O PODER PBLICO: O advogado que, por fora de convnio celebrado com o Poder Pblico, atua de forma remunerada em defesa dos agraciados com o benefcio da Justia Pblica, enquadra-se no conceito de funcionrio pblico para fins penais. Obs.: O exerccio de uma funo pblica no pode ser confundido com mnus pblico, entendido como encargo ou nus conferido pela lei e imposto pelo Estado em determinadas situaes, a exemplo do que ocorre com os tutores, curadores etc. Administrador judicial, inventariante dativo, curador dativo e tutor dativo exercem encargo pblico (e no funo pblica). Mdico que atende pelo SUS funcionrio pblico para fins penais. O advogado contratado por meio de convnio entre o Estado e a OAB, p/ atuar na justia gratuita, exerce, de acordo c/ o STJ, funo pblica.

O STF, por maioria, entendeu que prefeitos, governadores e presidente da Repblica, quando autores de crimes funcionais, so inevitavelmente alcanados pela causa de aumento.

www.gustavobrigido.com.br

DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONRIO PBLICO CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL PECULATO Art. 312 - Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Peculato culposo 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 3 - No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. 1. Consideraes iniciais: O artigo 312 prev quatro modalidades do delito de peculato: a) peculato-apropriao (primeira parte do caput do art. 312) b) peculato-desvio (segunda parte do caput do art. 312) c) peculato-furto (1); e d) peculato culposo (2). A palavra deriva do termo latino peculatus, que no direito romano se caracterizava como o desvio de bens pertencentes ao Estado. 2. Espcies de peculato: 2.1 Peculato prprio: O peculato prprio composto pelas modalidades de peculato-apropriao e pelo peculato desvio. Essa qualidade de prprio se d pelo fato do funcionrio pblico ter a posse sobre o dinheiro, valor ou qualquer outro bem, em virtude do seu cargo, emprego ou funo. a) peculato-apropriao neste primeiro tipo, o funcionrio pblico toma para si dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tenha a posse em razo do cargo. O ncleo do tipo o verbo apropriar, que deve ser entendido no sentido de tornar como propriedade, tomar para si, apoderar-se indevidamente de dinheiro ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse ou a deteno, em razo do vnculo que mantm com a administrao. Aqui o agente inverte o ttulo da posse, agindo como se fosse dono, vale dizer, com o chamado animus rem sibi habendi.

www.gustavobrigido.com.br

b) peculato-desvio no peculato-desvio, o funcionrio pblico aplica coisa, da qual teve acesso em razo do seu cargo, destino diverso que lhe foi determinado, em benefcio prprio ou de outrem. 2.2 Peculato imprprio: 1 - Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. O 1 do art. 312 do Cdigo Penal, que traz a conduta denominada de peculato-furto, hiptese em que o funcionrio pblico no tem a posse do dinheiro, valor ou bem, mas o subtrai ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se da facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Assim, pode o agente, ele prprio, levar a efeito a subtrao, retirando, por exemplo, o bem pertencente Administrao Pblica, ou simplesmente concorrer para que terceiro o subtraia (p.ex.: aquele funcionrio pblico que convence o vigia de determinada repartio a sair do local onde o bem se encontrava guardado, com a desculpa de irem tomar um caf, a fim de que o terceiro possa ali ingressar e subtrair o bem). No peculato imprprio (peculato-furto), diferentemente do que ocorre no peculato prprio (peculatoapropriao e peculato-desvio), basta que o agente, funcionrio pblico, tenha se valido dessa qualidade para fins de praticar a subtrao ou concorrido para que terceiro praticasse. 3. Consumao e tentativa: No peculato-apropriao o delito se consuma quando o agente inverte a posse, agindo como se fosse dono. No que diz respeito ao peculato-desvio, seu momento consumativo ocorre quando o agente d a coisa destino diverso, quando a emprega em fins outros que no o prprio ou regular, agindo em proveito dele mesmo ou de terceiro. J no peculato-furto, ocorre a consumao quando o agente consegue levar a efeito a subtrao do dinheiro, valor ou bem, ainda que de forma no pacfica, tal como no crime de furto. 4. Elemento subjetivo: Os delitos de peculato-apropriao, peculato-desvio e peculato-furto podem ser praticados dolosamente, devendo o funcionrio pblico atuar no sentido de levar a efeito a apropriao, o desvio ou qualquer subtrao do dinheiro, valor ou bem mvel, pblico ou particular. Existe previso da modalidade culposa, tal como verificaremos na anlise do 2 do art. 312 do Cdigo Penal. 5. Peculato culposo: 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Ocorre o delito quando, por negligencia ou impercia, o funcionrio pblico concorre para prtica de crime de outrem, seja funcionrio pblico ou particular.

www.gustavobrigido.com.br

Nessa hiptese o funcionrio pblico age com falta de cautela especial na preservao do bem pblico que lhe confiado, facilitando a subtrao, apropriao ou desvio do mesmo. O crime se aperfeioa com a conduta dolosa de outrem, sendo indispensvel nexo causal no sentido de que o primeiro tenha permitido a prtica do segundo. Exemplo: Funcionrio pblico esquece aberta a porta da frente da repartio e ocorre furto de bem pblico porque o ladro ingressou pela porta dos fundos ou pela janela, significando que nessa hiptese no ocorreu relao de causa e efeito entre a negligencia do funcionrio pblico e a subtrao do patrimnio pblico. 5.1 Causa de extino da punibilidade: No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Aplica-se exclusivamente ao peculato culposo e a extino da punibilidade penal no gera qualquer efeito na via administrativa, podendo acarretar sano administrativa. Por sentena irrecorrvel devemos entender tanto a deciso de primeiro grau, emanada pelo juzo monocrtico, como, tambm, a deciso proferida em grau de recurso, por meio do acrdo do Tribunal. 6. Observaes finais: Obs.: PECULATO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA: Em que pese ser um tema bastante divergente no mbito dos Tribunais, em especial entre o entendimento do STJ e do STF, devemos registrar que a ltima deciso do STF, tomada no dia 21/08/12, essa corte entendeu pela possibilidade de reconhecer a aplicao do princpio da insignificncia para aquele que cometeu o crime de peculato. Vejamos a ementa do julgado: EMENTA DO JULGADO: Delito de peculato-furto. Apropriao, por carcereiro, de farol de milha que guarnecia motocicleta apreendida. Coisa estimada em treze reais. Res furtiva de valor insignificante. Periculosidade no considervel do agente. Circunstncias relevantes. Crime de bagatela. Caracterizao. Dano probidade da administrao. Irrelevncia no caso. Aplicao do princpio da insignificncia. Atipicidade reconhecida. Absolvio decretada. HC concedido para esse fim. Voto vencido. Verificada a objetiva insignificncia jurdica do ato tido por delituoso, luz das suas circunstncias, deve o ru, em recurso ou habeas corpus, ser absolvido por atipicidade do comportamento. Processo: HC 112388 SP | Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI | Julgamento: 21/08/2012 | rgo Julgador: Segunda Turma | Publicao: DJe-181 DIVULG 13-09-2012 PUBLIC 14-09-2012 | Parte(s): MIN. CEZAR PELUSO, MIN. RICARDO LEWANDOWSKI, ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, JOSE HERCULES RIBEIRO DE ALMEIDA, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA Obs.: PECULATO DE USO: conforme o entendimento doutrinrio, no se pune o peculato de uso, podendo, no entanto, ser o agente responsabilizado por um ilcito de natureza administrativa. Nesse mesmo sentido, a jurisprudncia do STFJ: Analogicamente ao furto de uso, o peculato de uso tambm no configura ilcito penal, to somente administrativo (STJ, HC 94168/MG). PECULATO MEDIANTE ERRO DE OUTREM Peculato mediante erro de outrem

www.gustavobrigido.com.br

Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 1. Consideraes iniciais: A conduta a mesma da primeira modalidade tpica do peculato: apropriar-se, que significa agir como se dono fosse de coisa que no lhe pertence, dela dispondo, alienando, emprestando, ocultando, destruindo ou no restituindo quando instado a faz-lo, enfim, praticando atos prprios de quem dono. O objeto material dinheiro ou qualquer outra utilidade. Dinheiro a moeda metlica ou o papel moeda com curso legal no Brasil ou no exterior. Por utilidade deve-se entender qualquer outro bem mvel, uma coisa material suscetvel de apreenso que tenha valor juridicamente relevante. A coisa entregue ao agente por erro de algum. Uma hiptese aquela em que a pessoa entrega coisa que no devia entregar. A outra ocorre quando a entrega feita ao agente, em vez de a outro funcionrio. Por fim, tambm h erro quando entregue coisa diversa da que deveria. Conforme o entendimento doutrinrio majoritrio, o erro deve ser exclusivo da pessoa, espontneo, isto , derivado de sua falsa percepo da realidade, pois se o agente tiver contribudo, induzindo-a a nele incidir, poder restar configurada a prtica de estelionato. Contudo, em entendimento diverso, sustenta Rogrio Greco. Assim, recebida a coisa o agente, verificando que ela foi entregue por erro, aproveita-se disso e dela se apropria, realizando, assim, o tipo. Ademais, importante que o agente saiba que se apropria indevidamente da coisa que lhe foi entregue por erro, pois, 2. Elemento subjetivo: O crime doloso. O agente deve estar consciente de que recebeu a coisa em razo do exerccio da funo pblica, saber que ela lhe foi entregue por erro e dela se apropriar com vontade livre, sem qualquer outra finalidade especial. 3. Consumao e tentativa: A consumao acontece no instante em que o agente se apropria da coisa, desviando-a, alienando-a, retendo-a, doando-a, emprestando-a, ocultando-a ou destruindo-a, enfim, agindo como se fosse o seu dono. Admite-se a tentativa, se no consegue apropriar-se por circunstncias alheias a sua vontade, como, por exemplo, quando surpreendido no instante em que vai alien-la. INSERO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAES Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000))

www.gustavobrigido.com.br

Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 1. Consideraes iniciais: A Lei n. 9.983/2000 criou esse novo tipo penal com essa rubrica. No entanto, a situao tpica do crime entre aqueles praticados por funcionrio pblico contra a Administrao Pblica poderia ter recebido o nome de peculato previdencirio ou peculato eletrnico, nome dado ao projeto enviado ao Congresso O novo tipo do artigo 313-A deve ser comparado com o peculato imprprio ou o peculato-estelionato. Neste (figura do art. 313), o sujeito apropria-se de dinheiro ou outra utilidade que, exercendo um cargo, recebeu por engano de outrem. de se considerar que o dinheiro deveria ter ido para os cofres da Administrao Pblica, mas termina com o funcionrio (sujeito ativo especfico). Assim, ao inserir dados falsos em banco de dados da Administrao Pblica, pretendendo obter vantagem indevida, est, do mesmo modo, visando apossar-se do que no lhe pertence ou simplesmente desejando causar algum dano. Pelo ardil utilizado (alterao de banco de dados ou sistema informatizado), verifica-se a semelhana com o estelionato. Esse tipo penal, com relao ao seu modus operandi, novo, j que se utiliza dos sistemas informatizados ou bancos de dados. Vale ressaltar, que ainda no existe leis especficas que criminalizem condutas praticadas por meio da informtica, ento o Cdigo Penal aplicado para puni-las. 2. Elementos objetivos: No tipo penal em estudo a prtica da conduta tpica reveste-se de quatro modalidades: a)inserir (introduzir, implantar, intercalar, incluir) dados falsos; b)facilitar( auxiliar, tornar fcil, criar modos de acesso prtica do ato) a insero de dados falsos; c)alterar (mudar, modificar) indevidamente dados corretos; d)excluir ( eliminar) indevidamente dados corretos. Todas essas condutas tem por objeto os sistemas informatizados ou banco de dados da Administrao Pblica. Nas condutas c e d exige-se o elemento normativo do tipo, qual seja, indevidamente. O ncleo do tipo pode ser tanto uma como outra conduta, desde que tenha a finalidade de obter vantagem ilcita para si ou para outrem ou de causar dano.Como se observa, trata-se de um tipo misto alternativo, em que a ocorrncia de mais de um dos ncleos, num mesmo contexto ftico, constitui crime nico, em razo do princpio da alternatividade. Nas modalidades inserir ou facilitar o objeto o dado falso ou correto, conforme o caso, pois o dado falso a informao no correspondente realidade. Nas modalidades alterar ou excluir tem-se por fim o dado correto, isto , a informao verdadeira, que modificada ou eliminada, fazendo com que possa haver algum prejuzo para a Administrao. O doutrinador cita como exemplo a eliminao da informao de que algum segurado faleceu, fazendo com que a aposentadoria continue a ser paga normalmente 3. Elemento subjetivo: O tipo subjetivo o dolo, ou seja, vontade livre e consciente dirigida insero ou facilitao da incluso de dados falsos e alterao ou excluso indevida em dados corretos em sistema de informaes da

www.gustavobrigido.com.br

Administrao Pblica. Alm do dolo, o tipo requer um fim especial de agir, o elemento subjetivo do tipo contido na expresso com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem, qualquer que seja ela, ou para causar dano Administrao Pblica. guisa de todo oportuno ressaltar que, se a conduta, ainda que tpica, no tiver essa finalidade, no est sendo praticado tal crime. Este um entendimento pacfico na doutrina. Portanto, na doutrina clssica, o dolo especfico. 4. Objetividade jurdica: Essa incriminao tem por objetividade jurdica a Administrao Pblica, particularmente a segurana do seu conjunto de informaes, inclusive no meio informatizado, que, para a segurana de toda a coletividade, devem ser modificadas somente nos limites legais. Da se punir o funcionrio que, tendo autorizao para manipulao de tais dados, vem a macul-los pela modificao falsa ou incluso e excluso de dados incorretos 5. Sujeitos do crime: O sujeito ativo o funcionrio pblico autorizado. O legislador no inseriu o termo pblico, e sim autorizado, aps a palavra funcionrio, em face da abrangncia atual da equiparao dada pela nova redao ao 1 do art. 327. Por ser crime funcional prprio, s pode ser praticado por funcionrio pblico no exerccio do cargo e devidamente autorizado a operar com os sistemas informatizados ou com bancos de dados da Administrao Pblica. O novo preceito particularizou ainda mais o sujeito do crime, pois estabeleceu no ser qualquer funcionrio que o pode cometer, mas penas o funcionrio autorizado, ou seja, somente aquele que estiver lotado na repartio encarregada de manter os sistemas informatizados ou banco de dados da Administrao Pblica. Assim, aquele que no estiver autorizado a operar o sistema, ainda que sua conduta se subsuma ao preceito, no incidir na sano, livrando-se da incidncia da lei. O sujeito passivo ser sempre o Estado, pois trata-se de crime contra a Administrao Pblica. Indiretamente tambm o particular que tenha sofrido o eventual dano causado 6. Consumao e tentativa: O delito se consuma quando o agente, efetivamente, insere ou facilita que terceiro insira dados falsos, ou quando altera ou exclui indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou banco de dados da Administrao Pblica, com a finalidade de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano. A tentativa admissvel.

Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

www.gustavobrigido.com.br

Pena deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pargrafo nico. As penas so aumentadas de um tero at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado.(Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 1. Consideraes iniciais: A mesma Lei n 9.983/00 acrescentou, ao Cdigo Penal, o art. 313-B, contendo o tipo: modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente. A pena: deteno, de trs meses a dois anos, e multa. O bem jurdico protegido a segurana dos sistemas de informao e programas de informtica da Administrao Pblica. 2. Elementos objetivos: O tipo contm dois verbos: modificar e alterar, empregados alternativamente. Tm significados muito prximos, podendo ser sinnimos um do outro. Querem dizer mudar, transformar, adulterar. O objeto material o sistema ou programa de informtica. No se trata das informaes contidas no sistema, mas do prprio sistema operacional ou de um dos programas nele utilizados, que modificado ou alterado pelo agente. Para incorrer na incriminao, o agente deve agir sem autorizao ou solicitao da autoridade competente. Ou seja, no haver delito quando a modificao ou alterao do sistema operacional ou do programa tiver sido autorizada ou solicitada pelo funcionrio competente, aquele que tiver a atribuio de direo sobre o sistema de informtica. 3. Elemento subjetivo: Deve o agente atuar com dolo, consciente de que est modificando ou alterando o sistema ou o programa, no se exigindo qualquer outra finalidade especial. Se resultar dano, incidir o aumento de pena do pargrafo nico, adiante comentado. 4. Sujeitos do crime: Sujeito ativo o funcionrio pblico. O no-funcionrio pode ser co-autor ou partcipe do crime. Sujeito passivo o Estado e, se houver, o particular que sofre leso. 5. Consumao e tentativa: H crime consumado quando o sistema ou o programa modificado ou alterado, sem autorizao ou solicitao de autoridade competente. A tentativa possvel. EXTRAVIO, SONEGAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneglo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente: Pena - recluso, de um a quatro anos, se o fato no constitui crime mais grave. Emprego irregular de verbas ou rendas pblicas

www.gustavobrigido.com.br

1. Consideraes iniciais: Aquele que inutiliza documento ou objeto de valor probatrio que recebe na qualidade de advogado ou procurador comete o crime do art. 356 do Cdigo Penal. Por outro lado, o particular que subtrai ou inutiliza, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado Administrao comete o crime do art. 337 do Cdigo Penal. 2. Elementos objetivos: Trs so as aes inscritas neste tipo penal: extraviar, sonegar e inutilizar. Extraviar desviar, ocultar, desencaminhar, fazer desaparecer. Sonegar no exibir, no apresentar, no entregar, relacionar ou mencionar quando isso devido. Inutilizar tornar imprestvel, intil, ainda que no ocorra a destruio do livro ou documento. 3. Elemento subjetivo: A conduta dolosa. O agente deve ter conscincia de que se trata de livro oficial ou documento que esteja sob sua guarda em razo da funo pblica que exerce e extravi-lo, soneg-lo ou inutiliz-lo com vontade livre, sem qualquer outro fim especial. 4. Sujeitos do crime: Sujeito ativo do crime o funcionrio pblico na sua acepo para os efeitos penais, nada impedindo que o particular seja responsabilizado quando houver concurso de agentes. Sujeito passivo o Estado e, eventualmente, o particular proprietrio do documento confiado administrao pblica. Importante ressaltar que no existindo a qualidade de funcionrio pblico poder existir, dependendo da situao, outro crime, como por exemplo, o do art. 337-CP: subtrao ou inutlizao de livro ou documento. 5. Objeto material: o livro ou documento sobre o qual o funcionrio pblico tem o dever de custdia em razo do cargo. Pode ser o objeto pblico ou particular. Segundo Hungria, "esto em jogo", in exemplis, os livros de escriturao das reparties pblicas ou de registros, os protocolos, os papis de arquivos ou de museus, relatrios, plantas, projetos, representaes, queixas formalizadas, pareceres, provas escritas de concurso, propostas em concorrncia pblica, autos de processos administrativos, etc. 6. Objetividade Jurdica: O art. 314 cuida da infidelidade na custodia de livros oficiais ou documentos, confiados ratione offici. Valem como documentos pblicos os traslados, certides, cpias autnticas e fotocpias conferidas desses documentos. A objetividade jurdica o interesse de normalidade funcional probidade, prestgio, incolumidade e decoro da Administrao Pblica.

www.gustavobrigido.com.br

Segundo Costa e Silva administrao pblica o conjunto das funes exercidas pelos vrios rgos do Estado em benefcio do bem-estar e do desenvolvimento da sociedade. Onde quer que haja o desempenho de um cargo oficial ou o exerccio de uma funo pblica, a poder ser cometido o ilcito penal especfico, seja pela conduta aberrante das pessoas integradas na rbita administrativa, isto , os prprios funcionrios pblicos (agentes do poder pblico, empregados pblicos, intranei), seja pela ao perturbadora de particulares (extranei). A ordem pblica, ainda como simples objeto de cuidado da administrao, um interesse a ser protegido por esta, e desde que essa proteo se faz mediante preceitos jurdicos, tal interesse um bem jurdico. O Prof. Damsio nos lembra que, por conta do princpio da especialidade, quando tratar-se de funcionrio pblico que exerce funo fiscal, a lei a regulamentar a conduta do agente ser a Lei n. 8.137, de 27-121990, art. 3, que determina: "extraviar livro fiscal, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razo da funo; soneg-lo, ou inutiliz-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuio social". EMPREGO IRREGULAR DE VERBAS OU RENDAS PBLICAS Art. 315 - Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. 1. Consideraes iniciais: Com o intuito de zelar pelo pleno funcionamento da atividade administrativa e em obedincia aos princpios que norteiam o Direito Administrativo, sobretudo o da legalidade, o legislador houve por punir s condutas descritas neste tipo penal: "dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei". 2. Elementos objetivos: O ncleo do tipo o verbo dar, no sentido de empregar ou aplicar verbas ou rendas pblicas. Verbas so os valores monetrios que, segundo a lei oramentria, devem ser empregados em determinados servios ou fins de utilidade pblica. A lei determina o servio ou a finalidade em que devem ser aplicadas as verbas e s a lei pode modific-lo. Ao administrador cabe observar as regras impostas. Rendas so os valores que a Administrao Pblica arrecada ou percebe de qualquer modo ou os que lhe pertencem, a qualquer ttulo. Igualmente s podero ser aplicadas em conformidade com as leis que tratam dos oramentos pblicos. A realizao do tipo no exige a obteno de vantagem para o agente ou outra pessoa, podendo, inclusive, no haver qualquer leso ao errio, porque o fato incriminado simplesmente a aplicao indevida das verbas ou rendas pblicas, que se d em outros servios ou fins pblicos. A aplicao irregular, mas feita em benefcio da prpria Administrao Pblica. O que a norma pune o desrespeito lei oramentria, o que afeta a regularidade da ao administrativa. 3. Elemento subjetivo:

www.gustavobrigido.com.br

Cuida-se de crime doloso. O agente conhece a lei oramentria, sabe que est aplicando o dinheiro pblico em finalidade diversa da estabelecida e atua com vontade livre, sem qualquer outro fim especial. 4. Sujeitos do crime: Sujeito ativo somente o funcionrio pblico que tem poder de decidir sobre a aplicao de verbas ou rendas pblicas, o chefe do poder executivo, seus ministros ou secretrios, dirigentes de empresas pblicas etc. O no-funcionrio pode ser co-autor ou partcipe do crime. Quando o crime praticado pelo Prefeito Municipal, incide a norma do art. 1, inciso III, do Decreto-lei n 201/67. Tratando-se do Presidente da Repblica ou dos Ministros de Estado, Governadores e Secretrios de Estado, podero responder tambm por crime de responsabilidade definido no art. 11 da Lei n 1.079/50, sancionado com a perda do cargo e inabilitao para o exerccio de qualquer funo pblica, por cinco anos, em processo poltico. Sujeito passivo o Estado, o ente pblico, Unio, Estado, Municpio, autarquia, empresa pblica etc. 5. Objetividade jurdica O objeto jurdico do crime em tela ainda a regularidade da administrao pblica, no que concerne, agora, aplicao dos recursos pblicos de conformidade com a destinao legal prvia. Visa o referido preceito impedir o arbtrio administrativo no tocante discriminao das verbas, rendas e respectivas aplicaes, sem a qual haveria a anarquia nas finanas pblicas, no se cogitando do prejuzo resultante do seu emprego irregular. 6. Consumao e tentativa: A consumao acontece no instante em que a verba ou renda pblica efetivamente aplicada. A tentativa possvel desde que haja incio de execuo do procedimento tpico, o que se d, por exemplo, quando o agente determina a aplicao irregular, a qual, todavia, no concretizada por circunstncias alheias sua vontade. 7. Observaes: Obs.: EXCLUDENTE DE ILICITUDE SITUAO EMERGENCIAL - CALAMIDADE PBLICA: Situaes emergenciais, de calamidade pblica, por exemplo, podem levar o agente a modificar o destino das verbas ou rendas pblicas sem autorizao legal, socorrendo vtimas ou construindo obras exigidas pela situao, o que constitui estado de necessidade, excludente da ilicitude. CONCUSSO Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. Excesso de exao

www.gustavobrigido.com.br

1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) 2 - Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. 1. Consideraes iniciais: Esse delito recebe a denominao de concusso, cujo termo tem sua origem etimolgica derivada do verbo latino concutere, expresso empregada quando se pretende indicar o ato de sacudir a rvore para que os frutos caiam. Tambm significa sacudir fortemente, abalar, agitar violentamente. Como visto, pelo artigo 316, caput, a concusso materializa-se, quando o funcionrio exige para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagens indevidas. o desvio da funo pblica para esbulhar. um dos crimes mais graves contra a Administrao Pblica. Assim, o delito de concusso se tipifica quando o funcionrio pblico exige, impe, ameaa ou intima a vantagem espria e o sujeito passivo cede contrio, pelo temor. Em outros termos, o crime de concusso uma espcie de extorso praticada pelo funcionrio pblico, com abuso de autoridade, contra particular, que cede ou vir a ceder em face do metu publicae potestatis (medo do poder pblico). 2. Elementares objetivas: O ncleo exigir utilizado pelo texto legal no sentido de impor, ordenar, determinar. Essa exigncia pode ser formulada diretamente, sob a ameaa explcita ou implcita de represlias ou indiretamente, servindose o agente de interposta pessoa, ou de velada presso, ou fazer supor, com maliciosas ou falsas interpretaes, ou capciosas sugestes, a legitimidade da exigncia. No necessria a promessa de infligir um mal determinado: basta o temor genrico que a autoridade inspira (p.ex.: policiais que exigem vantagem indevida para liberao de caminho localizado, fruto de roubo) O agente abusa do poder que decorre da funo pblica que exerce infundindo temor na pessoa de quem exige a vantagem, a fim de que ela atenda a seu desejo. No necessrio que ele prometa a causao de um mal injusto e grave, bastando que transmita, pessoa, a idia de que far incidir seu poder de autoridade.

Assim, a exigncia est atada ao poder que decorre da funo pblica que o agente exerce ou exercer. Comete concusso o funcionrio que exige vantagem para no efetuar priso em flagrante ou no instaurar inqurito policial, no lavrar multa administrativa etc.

www.gustavobrigido.com.br

A expresso ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, deve ser interpretada de forma que o agente, quando da prtica do comportamento tpico, j gozava do status de funcionrio pblico, mesmo no estando no exerccio de sua funo. A norma contempla as situaes em que o agente ainda no assumiu a funo, estando, por exemplo, no aguardo da posse no cargo e tambm aquelas em que ele se encontra afastado dela por motivo de licena, frias ou outra causa. Discute-se se a vantagem deve ser econmica/patrimonial. H duas correntes doutrinrias, prevalecendo a corrente de que basta a exigncia de qualquer vantagem indevida, ainda que no econmica/patrimonial (sentimental, moral, sexual etc.) Os exemplos, nessa rea, so inmeros, e basta sua exemplificao. Comete o delito de concusso o policial que exige dinheiro de preso para libert-lo. Tambm, a cobrana ou a complementao, por fora, do preo do servio prestado a segurado, por mdico ou por dirigente de hospital privado, conveniado com o SUS, configura crime de concusso. Outro exemplo o de agente de polcia federal, em servio no aeroporto internacional, que exige determinada quantia de dono de agencia de turismo para permitir o embarque de passageiros sob a alegao de irregularidades. Policial militar em servio no depsito da guarda municipal, ao exigir certa importncia em dinheiro para liberao de um veiculo, pratica o delito de concusso. O crime de concusso guarda certa semelhana com o delito de corrupo passiva, principalmente no que se refere primeira modalidade desta ltima infrao (solicitar vantagem indevida). Na concusso, porm, o funcionrio pblico constrange, exige a vantagem indevida. A vtima, temendo alguma represlia, cede exigncia. Na corrupo passiva (em sua primeira figura) h mero pedido, mera solicitao. A concusso, portanto, descreve fato mais grave e, por isso, pena mais elevada

3. Elemento subjetivo: O crime doloso. O agente deve estar consciente de que a vantagem que exige indevida e saber que age abusando da condio de funcionrio pblico. Alm do dolo, deve atuar com a finalidade de obter a vantagem, para si ou para outra pessoa, funcionria ou no. Assim, o segundo elemento subjetivo encontrado na expresso para si ou para outrem. Assim, deve o agente visar proveito para ele prprio ou para terceira pessoa. Se o benefcio for para a prpria Administrao no haver que se falar em concusso, pois o artigo 316, caput, do Cdigo Penal prev a elementar exigir, para si ou para outrem. Se o agente exige vantagem imaginando-a devida haver erro de tipo, excludente do dolo e, portanto, da tipicidade, por inexistir forma culposa. 4. Sujeitos do crime: Sujeito ativo o funcionrio pblico, ainda quando no tenha assumido a funo pblica. O nofuncionrio pode ser co-autor ou partcipe do crime. Sujeito passivo o Estado e tambm o particular a quem exigida a vantagem. 5. Consumao e tentativa:

www.gustavobrigido.com.br

O crime consuma-se no momento em que a exigncia feita pessoa. No instante em que esta toma conhecimento da exigncia, por escrito, oralmente ou por qualquer meio de comunicao, o delito est consumado. No h necessidade de que a vantagem seja auferida efetivamente. Se o agente a obtiver, haver apenas o exaurimento do crime. crime de consumao antecipada ou de resultado cortado. Crime formal, portanto. A tentativa s ser possvel quando a exigncia for feita por meio escrito, no chegando ao conhecimento da pessoa a quem feita por circunstncias alheias vontade do agente. 5. Excesso de exao 1 - Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza: (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) 5.1 Elementos objetivos: A conduta a mesma do delito de concusso: exigir, que significa intimar, impor, ordenar, obrigar ou constranger o particular, desta feita, ao recolhimento de tributo ou contribuio social. Exao a cobrana rigorosa de uma dvida ou de um imposto. A norma pune o funcionrio que se exceder na cobrana, porque deve ser exato no cumprimento de seu dever, no podendo ir alm. A norma alcana a cobrana de tributo ou de contribuio indevido ou a cobrana realizada de modo vexatrio ou gravoso. As espcies de tributos so os impostos, taxas e contribuies de melhoria que o particular est obrigado a recolher aos cofres pblicos, por determinao legal. Imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte (art. 16, Cdigo Tributrio Nacional CTN). O art. 77 do CTN dispe que as taxas tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto a sua disposio. Podem ser cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies. A contribuio de melhoria instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado (art. 81, CTN). Como a taxa, tambm ser cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies. Obs.: CUSTAS DEVIDAS AOS ESCRIVES E OFICIAIS DE JUSTIA E EMOLUMENTOS CONTRAPRESTAO PELA PRTICA DE ATOS EXTRAJUDICIAIS DOS NOTRIOS E REGISTRADORES no se incluem no conceito de tributos, como j decidiu o Superior Tribunal de Justia no julgamento do RHC 8.8421. Contribuio social a obrigao instituda pela Unio como instrumento de sua atuao, nos termos do art. 149 da Constituio Federal, tais como ao PIS, Pasep, Finsocial, CSLL e Cofins.

www.gustavobrigido.com.br

Na primeira modalidade tpica o agente exige tributo ou contribuio indevido, aquele a que o sujeito passivo no est obrigado, seja porque no exigido por lei ou porque j foi recolhido ou, ainda, porque devido em menor valor. Na segunda forma tpica o tributo ou a contribuio devido, porm o funcionrio emprega meio vexatrio ou gravoso. Vexatrio o meio humilhante, que desmoraliza. Gravoso o que impe maior nus para o contribuinte. So meios no autorizados pela lei para a cobrana do tributo ou da contribuio 5.2 Elemento subjetivo: O excesso de exao um crime doloso. Na primeira forma tpica o agente deve saber que o tributo ou contribuio indevido. Tem, pois, plena conscincia de que no pode exigir o recolhimento de seu valor mas, ainda assim, realiza a conduta. dolo direto. O crime pode ser cometido tambm com dolo eventual referido na expresso deveria saber, o que ocorre quando o funcionrio, embora no sabendo, deveria, pelas circunstncias fticas que envolvem o acontecimento, alcanar a conscincia da inexigibilidade do recolhimento. Indispensvel, por isso, a conscincia, ainda que potencial, de que o tributo ou contribuio social no poderia ser exigido, por no ser devido, por j ter sido recolhido pelo contribuinte ou por estar sendo cobrado a maior. Na segunda forma tpica, o agente deve estar consciente de que emprega um meio no autorizado por lei para a cobrana, utilizando-o por sua vontade livre 5.3 Consumao e tentativa: Na primeira modalidade tpica o crime se consuma no instante em que o sujeito passivo comunicado da exigncia. Na segunda modalidade tpica a consumao ocorre no momento em que empregado o meio vexatrio ou gravoso. No necessrio que o sujeito efetue o recolhimento. Basta, portanto, a exigncia do tributo ou contribuio indevido ou o emprego do meio proibido de cobrana. A tentativa possvel se, por circunstncias alheias vontade do agente, a exigncia no chega ao conhecimento do contribuinte. 5.4 Forma qualificada: 2 - Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. Essa norma diz respeito apenas primeira forma tpica do excesso de exao contida no 1 do art. 316. O agente exige tributo ou contribuio social indevido, recebe-o do contribuinte para recolh-lo aos cofres pblicos mas, em vez de recolh-lo, desvia-o em proveito prprio ou alheio. Incide a qualificadora, portanto, quando, aps consumado o crime do 1 com a exigncia feita ao contribuinte, este cede e entrega o valor ao funcionrio que, ento, desvia-o em proveito prprio ou alheio. Age com dolo de exigir o que no era devido, recebe o valor indevidamente, mas no efetua o recolhimento, ficando com ele ou dando-o a outra pessoa. Consuma-se com o desvio do valor do tributo ou contribuio sendo, portanto, possvel a tentativa. A pena mnima menor que a cominada ao tipo do 1, o que uma incongruncia.

www.gustavobrigido.com.br

CORRUPO PASSIVA Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 10.763, de 12.11.2003) 1 - A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. 2 - Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. 1. Consideraes iniciais: A inteno do legislador ao tornar crime a corrupo passiva foi a manuteno do normal funcionamento da administrao pblica, de modo a preservar princpios intrnsecos instituio, como legalidade ou moralidade, impedindo assim uma imploso da estrutura das instituies pblicas, caso haja a proliferao da corrupo entre seus membros. Assim, a partir do dispositivo legal, podemos entender que o crime de corrupo passiva ocorre quando o funcionrio pblico solicita propina, vantagem ou similar para fazer ou deixar de fazer algo relacionado com a sua funo. No importa que o indivduo concorde com o ato ilcito e d aquilo o que o agente corrupto pea. O crime j se configura no momento da solicitao da coisa ou vantagem. 2. Elementos objetivos: A corrupo passiva realiza-se, alternativamente, por trs condutas distintas: solicitar ou receber vantagem indevida ou, ainda, aceitar a promessa de vantagem. Solicitar, pedir, pleitear, postular. Receber, obter, ter a vantagem. Aceitar a promessa anuir, concordar, consentir. A solicitao e o recebimento podem ser feitos diretamente pelo funcionrio ou atravs de outra pessoa, funcionrio ou no, que participa do crime. J a aceitao da promessa deve ser realizada diretamente pelo funcionrio. Trata-se de vantagem indevida de natureza econmica, patrimonial ou moral. Indevida a vantagem no autorizada em lei. Aquela que o funcionrio no tem o direito de solicitar ou receber. Se a vantagem devida, o fato atpico. A vantagem solicitada ou recebida pode ser para o prprio agente ou para outra pessoa. A promessa de vantagem aceita tambm. De qualquer modo, a solicitao, o recebimento ou a aceitao da promessa deve estar relacionado funo pblica exercida pelo agente, mas no necessrio que, ao realizar a conduta, esteja ele em seu exerccio, podendo, inclusive, agir antes de assumi-la.

www.gustavobrigido.com.br

Em outras palavras, o agente busca a vantagem, recebe-a ou aceita sua promessa prevalecendo-se da funo pblica que exerce, exerceu ou exercer. A pessoa que oferece ou promete a vantagem ao funcionrio pblico comete o crime de corrupo ativa, definido no art. 333. o chamado corruptor. bvio que para se realizar o tipo de corrupo passiva a vantagem solicitada, recebida ou a sua promessa aceita com a finalidade de que o funcionrio pratique, retarde ou deixe de praticar um ato de seu ofcio. Assim, no h crime quando o funcionrio recebe, de qualquer pessoa, algum presente ofertado desinteressadamente, sem qualquer relao com a prtica de qualquer ato funcional ou como gratido por ato legtimo e lcito praticado anteriormente. Isso pode apenas configurar alguma infrao administrativa ou ato de improbidade administrativa, a depender do caso, mas no possui relevncia para o Direito Penal. Quando a vantagem solicitada, recebida ou prometida relativamente a ato ilcito, ilegal ou irregular do funcionrio, a corrupo passiva denominada prpria. imprpria a corrupo passiva quando se tratar de ato funcional lcito. A solicitao, recebimento ou promessa de vantagem pode ocorrer antes ou depois da prtica do ato funcional. 3. Elementos subjetivos: crime doloso. O agente deve ter conscincia de que a vantagem que solicita, recebe, ou cuja promessa aceita, indevida, e atuar com vontade livre de realizar o tipo, solicitando, recebendo ou aceitando a promessa de vantagem. Alm do dolo necessrio o elemento subjetivo contido na expresso para si ou para outrem, relativo vantagem indevida. 4. Consumao e tentativa: A solicitao da vantagem consuma-se no instante em que o pedido chega ao conhecimento da pessoa quem feita, possvel a tentativa quando por meio escrito. Na modalidade de recebimento, a consumao acontece no momento em que o funcionrio tem, a seu dispor, a vantagem. No h possibilidade de tentativa, pois ou o agente recebe ou no recebe. Se no recebe, no h crime, ainda quando a vantagem tenha sido enviada e extraviada.A aceitao de promessa consuma-se com a manifestao da vontade do agente de anuir ou concordar com a promessa feita, no sendo admitida a tentativa. Em qualquer das modalidades tpicas, no necessrio que o agente pratique, deixe de praticar ou retarde a prtica de qualquer ato funcional. Basta, portanto, a conduta, a solicitao, o recebimento ou a aceitao da promessa. , portanto, um crime formal, de resultado cortado ou de consumao antecipada, no exigindo o tipo a produo de qualquer resultado naturalstico. 5. Corrupo passiva qualificada: 1 - A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional.

www.gustavobrigido.com.br

No 1, a norma determina o aumento de um tero da pena se, em conseq ncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. Incide a norma apenas quando, consumado o tipo bsico, com a solicitao, recebimento ou aceitao da promessa, o funcionrio realizar uma das seguintes condutas: retardar ou deixar de praticar um ato de ofcio ou pratic-lo com infrao de dever funcional. Retardar somente praticar o ato a que estava obrigado aps o transcurso de um tempo juridicamente relevante. Deixar de pratic-lo abster-se de efetiv-lo, no prazo legal ou regulamentar. Cuida-se de uma omisso por tempo juridicamente relevante. Nesses casos, o ato funcional legtimo, regular, lcito, mas o agente no o pratica no momento em que a ele estava obrigado. Trata-se, pois, de corrupo passiva imprpria. A ltima hiptese a do agente, em razo da vantagem ou da promessa, praticar um ato com infrao de um dever funcional. , portanto, ato ilcito. Essa ilicitude deve ser verificada e demonstrada luz das normas legais e regulamentares que presidem a atividade do funcionrio. 6. Corrupo passiva privilegiada: 2 - Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. a chamada corrupo passiva privilegiada. No h solicitao, recebimento ou aceitao de promessa de vantagem, mas simplesmente a prtica, o retardamento ou a omisso de ato de ofcio com infrao de dever funcional, por influncia de outra pessoa, ou a pedido desta. Trata-se, assim, de um ato ilegtimo do funcionrio, realizado, omitido ou retardado, em ateno a uma solicitao ou decorrente do induzimento ou instigao de terceira pessoa. 7. Observaes finais: Obs.: Se o funcionrio solicita vantagem indevida comete o crime de corrupo passiva, no cometendo corrupo ativa a pessoa a quem foi solicitada a vantagem. Obs.: Se o funcionrio pblico aceita a promessa de vantagem ou a recebe, porque particular a prometeu ou ofereceu, cometendo este o delito do art. 333. Obs.: Se o funcionrio exige e recebe vantagem indevida comete o crime de concusso, e o particular que cedeu exigncia, entregando-a, no comete crime algum, porque vtima do crime. Obs.: Se o agente solicita ou recebe a vantagem ou aceita sua promessa, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social ou para cobr-lo parcialmente, o fato se ajustar ao tipo do art. 3, II, da Lei n 8.137, punido com recluso de trs a oito anos e multa. FACILITAO DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO

www.gustavobrigido.com.br

Art. 318 - Facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho (art. 334): Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) 1. Consideraes iniciais: Entendeu o legislador que quando esta praticada por funcionrio pblico, com infrao especial do dever funcional, no deve ser disciplinada segundo a regra do art. 29, mas constituir crime autnomo, sujeito a pena mais grave do que a cominada pelo art. 334 (contrabando ou descaminho). 2. Elementos objetivos: O ncleo do tipo o verbo facilitar. Significa tornar fcil, prestar auxlio, colaborar, afastando obstculos ou deixando de impor dificuldades ou fazer exigncias. A conduta pode, assim, ser comissiva ou simplesmente omissiva, quando o agente, tendo o dever de impedir o contrabando ou descaminho, omite-se, facilitando sua prtica. Contrabando a importao ou exportao de mercadorias cuja entrada proibida no pas, total ou parcialmente (art. 334, CP). Descaminho a importao ou exportao de mercadoria sem o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, sada ou pelo consumo (art. 334, CP). H crime do funcionrio pblico tambm quando a facilitao se der em relao s condutas tpicas previstas no 1 do art. 334 do Cdigo Penal, de quem: a) pratica navegao de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei; b) pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando ou descaminho;

c) vende, expe venda, mantm em depsito, ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que introduziu clandestinamente no Pas ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem; d) adquire, recebe ou oculta, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira, desacompanhada de documentao legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos.

O agente deve ser o funcionrio a quem incumbe fiscalizar a importao ou a exportao, zelando pelo cumprimento das normas proibitivas ou relativas ao recolhimento do imposto devido, e deve agir com violao do seu dever funcional. Se funcionrio pblico, mas no tem a atribuio legal para fiscalizar ou exigir o recolhimento do tributo, coibindo assim o contrabando ou o descaminho, e vier facilit-lo, responder como partcipe de um desses delitos.

www.gustavobrigido.com.br

Obs.: O agente deve ser o funcionrio a quem incumbe fiscalizar a importao ou a exportao, zelando pelo cumprimento das normas proibitivas ou relativas ao recolhimento do imposto devido, e deve agir com violao do seu dever funcional. Obs.: Se funcionrio pblico, mas no tem a atribuio legal para fiscalizar ou exigir o recolhimento do tributo, coibindo assim o contrabando ou o descaminho, e vier facilit-lo, responder como partcipe de um desses delitos. 3. Elemento subjetivo: O crime punido apenas a ttulo de dolo. Deve, por isso, o agente estar consciente de que viola o dever funcional, sabendo, ademais, que contribui, facilitando, para o contrabando ou descaminho. No exige o tipo qualquer outro elemento subjetivo. O erro sobre estar a mercadoria includa dentre as proibidas ou sobre o imposto devido exclui a tipicidade do fato, assim como o erro sobre a infrao ao dever funcional exclui o dolo deste crime, respondendo, neste ltimo caso, o agente, pela participao no crime do art. 334. 4. Consumao e tentativa: A consumao coincide com a realizao da conduta, comissiva ou omissiva, consistente na facilitao, no auxlio ou na colaborao para o contrabando ou descaminho, independentemente da consumao de um desses crimes. A tentativa somente possvel quando a conduta for positiva e desde que, iniciada, no venha a se consumar por circunstncias alheias vontade do funcionrio pblico. 5. Sujeitos do crime: O Funcionrio Pblico que, infringindo dever funcional (aquele responsvel pela "alfndega" "portos" "aeroportos" somente o policial ou funcionrio pblico encarregado deste setor, Policiais federais ou funcionrio do fisco) facilita a prtica do contrabando ou do descaminho. Trata-se, sem dvida, de exceo teoria unitria ou monista adotada pelo Artigo 29 - CP. O Particular (qualquer pessoa) incorre no art. 334 CP. Obs.: FUNCIONRIO INCUMBIDO DE EVITAR O CONTRABANDO E O DESCAMINHO: lei penal exige que o fato no somente seja praticado por funcionrio pblico, mas, sim, por aquele que tenha o dever funcional de evitar o contrabando ou descaminho. A qualidade de funcionrio pblico deve ser agregada a sua funo especfica de impedir o contrabando ou descaminho, pois, caso contrrio, o funcionrio que, de alguma forma, vier a colaborar com a sua pratica, dever ser responsabilizado, de acordo com as regras do concurso de pessoas, pelo art. 334 do Cdigo Penal, e no pelo crime de facilitao. 6. Competncia para processar e julgar: De acordo com a orientao do enunciado n 151 da Smula do Superior Tribunal de Justia, a competncia para o processo e julgamento por crime de contrabando ou descaminho define-se pela preveno do Juzo Federal do lugar da apreenso dos bens. PREVARICAO

www.gustavobrigido.com.br

Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. 1. Consideraes iniciais: mais um dos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. A Lei n 11.466, de 28-3-2007, incluiu, no Cdigo Penal, o art. 319-A, sem denominao jurdica, mas doutrinariamente denominado por prevaricao imprpria, que ser analisada mais a frente. 2. Elementos objetivos: A prevaricao realiza-se mediante uma das seguintes condutas: retardar, deixar de praticar ou praticar ato de ofcio. Retardar protelar, procrastinar ou atrasar a realizao do ato. no pratic-lo no momento adequado e devido, para s faz-lo posteriormente aps um tempo juridicamente relevante. Deixar de praticar simplesmente no pratic-lo, omitir sua realizao. H diferena entre retardar e deixar de praticar. Na primeira conduta o agente apenas pretende protelar, atrasar, adiar a realizao do ato para momento posterior. Na omisso, ele simplesmente no o realiza porque no deseja, em tempo algum, faz-lo. Essas duas condutas so, portanto, omissivas e devem ser indevidas, no sentido de serem ilcitas, no justificadas. Assim, no h fato tpico quando o agente retarda ou deixa de praticar o ato de ofcio por uma razo justa, por um motivo justificado. A terceira conduta tpica praticar ato de ofcio contra disposio expressa de lei. Praticar realizar, concretizar, executar o ato. Ato de ofcio aquele inserido no mbito das atribuies conferidas ao funcionrio ou de sua competncia. Pode, assim, ser um ato administrativo, legislativo ou judicial. Deve ser praticado contrariando dispositivo legal expresso. No h incidncia dessa norma quando a infrao a uma norma regulamentar, uma portaria, uma resoluo etc. Como se v, nas trs formas tpicas, h um elemento normativo: nas duas primeiras o ato deve ser indevido, na ltima deve ser contrrio a uma norma legal. Nas trs o ato deve ser do ofcio do agente, ou seja, de sua atribuio ou competncia, da que no incorrer na proibio se o ato que retarda, deixa de praticar ou pratica com infrao a norma legal no se encontra dentre aqueles a que estava obrigado a realizar. Deve, pois, ser um ato prprio do agente que, igualmente, deve encontrar-se no pleno exerccio de suas funes, porque somente assim estar ele obrigado a pratic-lo com observncia das normas legais incidentes.

www.gustavobrigido.com.br

Obs.: EXEMPLOS: a) Prevaricao na modalidade omissiva: Um funcionrio pblico se recusar a entregar documentos solicitados por um cidado de quem ele no gosta. Outro exemplo: Um funcionrio pblico se recusa a receber algum documento (protocolado ou no) de um cidado, solicitando informaes, alegando no poder receber por qualquer motivo (administrativo e/ou pessoal). b) Prevaricao na modalidade comissiva: Um funcionrio pblico adiar a entrega de documentos solicitados por um cidado de quem ele no gosta at passar o prazo de entrega desses documentos. 3. Elemento subjetivo: Trata-se de crime doloso. O agente deve retardar, deixar de praticar ou praticar o ato de ofcio com conscincia e vontade livre de realizar a conduta. Sua conscincia deve alcanar a injustia da protelao ou da omisso do ato e a ilegalidade de sua prtica. Havendo erro sobre a ilicitude do retardamento ou da omisso ou da ilegitimidade da prtica do ato, restar excluda a tipicidade do fato. Deve, alm disso, agir com uma finalidade especial: satisfazer a interesse ou sentimento pessoal. Significa dizer que s haver prevaricao quando o agente buscar a realizao ou a concretizao de um interesse ou sentimento pessoal. Age, portanto, com o fim de alcanar um desses objetivos. Interesse pessoal a relao entre o agente e o fato, podendo ser patrimonial, material ou moral. a vantagem que ele busca obter com a realizao da conduta. Sentimento pessoal o estado afetivo ou emocional, o dio ou o amor, a simpatia ou a averso, enfim, o estado da alma que move o agente na concretizao de sua conduta. O interesse ou sentimento pessoal pode ser positivo ou negativo, nobre ou abjeto, pouco importa, realizando o tipo aquele que agir com o fim de satisfaz-lo, porque ao funcionrio pblico no dado atuar movido por razes de natureza pessoal, mas, sempre, por inspirao do cumprimento das leis. Comete prevaricao quem realiza a conduta para agradar a um amigo ou para fazer sofrer um desafeto. Se o agente pratica o ato para receber uma vantagem indevida porque a solicitou ou por ter aceitado a sua promessa, o crime ser de corrupo passiva. Na prevaricao, o fim pretendido pelo agente no depende da participao de qualquer outra pessoa, mormente a que ser beneficiada pela conduta, exigida na corrupo passiva. Importante ressaltar que no admitida a modalidade culposa. Ao deixar de fazer algo que deve ser feito seguindo o princpio da eficincia e celeridade para satisfazer um interesse pessoal, esse comportamento entendido juridicamente como dolo. 4. Consumao e tentativa: A consumao, nas duas formas omissivas retardar ou deixar de praticar ato de ofcio , ocorre no instante em que o agente no realiza o ato. Impossvel, a, a tentativa. Na forma comissiva consuma-se quando o ato praticado com infrao de norma legal, possvel a tentativa quando, iniciada a execuo, no se conclui a prtica por circunstncias alheias vontade do agente.

www.gustavobrigido.com.br

Em qualquer caso, no necessrio que o funcionrio consiga satisfazer a interesse ou sentimento pessoal que o moveu. 5. Observaes finais: Obs.: Concusso x Corrupo Passiva: a diferena o ncleo do tipo. Na corrupo passiva, o agente SOLICITA a vantagem. Na concusso, o agente a EXIGE. Obs.: Prevaricao x Corrupo Passiva: na prevaricao, o funcionrio pblico retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratica-o contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Ele no movido pelo interesse de receber qualquer vantagem indevida por parte de terceiro. 6. Prevaricao imprpria Lei 11.466/07: Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciria e/ou agente pblico, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo: (Includo pela Lei n 11.466, de 2007). Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. 6.1 Consideraes iniciais: A incluso no Cdigo Penal do art. 319-A, sem nomen iuris (tambm chamado de rubrica marginal), do novo tipo penal, pode levar ao entendimento que se trata de uma espcie de prevaricao, pois descreve conduta na qual o servidor deixa de cumprir um ato de seu ofcio. 6.2 Elementos objetivos: A conduta omissiva, prpria do Diretor da Penitenciria ou de outro agente pblico que esteja exercendo as suas funes. O ncleo verbal deixar de, o que significa que se realiza com a no realizao de um comportamento positivo. no praticar a ao fsica que a norma impe. no cumprir o dever de impedir que o preso tenha acesso a aparelho telefnico que lhe permita comunicar-se com outro preso ou com o mundo exterior ao presdio. Certo, entretanto, que para tal ocorra, que exista, previamente, outra norma impondo comportamentos positivos ao sujeito ativo, no mbito do estabelecimento prisional. Ou seja, o tipo do art. 319-A contm norma penal em branco, cujo complemento a norma do art. 50, inciso VII, da Lei de Execuo Penal que estabelece, como falta grave do condenado: tiver em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo Exige o tipo penal que o indevido acesso seja sobre aparelho telefnico (seja ele fixo, como nos casos dos telefones pblicos instalados nos presdios, ou mveis, como ocorre com os telefones celulares), de rdio (radiocomunicadores, walkie-talkies etc.), ou similares, que permita a comunicao com outros preso ou com o ambiente externo. 6.3 Elemento subjetivo:

www.gustavobrigido.com.br

crime doloso. Diferentemente da prevaricao, no se exige qualquer outra motivao especial, ou seja, o chamado dolo especfico, bastando que o agente tenha conscincia e vontade de omitir-se, admitindo-se o dolo eventual. 6.4 Consumao e tentativa: Consuma-se com a simples omisso do agente. Basta que se constate que o preso est na posse do aparelho, ou que se prove tenha ele se comunicado com outra pessoa, utilizando-se do aparelho, para a consumao. Por se tratar de um crime omissivo prprio, impossvel a tentativa. 6.5 Sujeitos do crime: O sujeito ativo do delito deve ser o Diretor Penitencirio e/ou agente pblico que, no exerccio de sua funo, tenha o dever de impedir que o preso tenha acesso aos mencionados aparelhos de comunicao, como ocorre com os agentes penitencirios. Sujeito passivo o Estado. 6.6 Observaes finais: Obs.: DIFERENAS CORRUPO PASSIVA E OMISSO DE DEVER DE VERDAR AO PRESO ACESSO A APARELHO TELEFNICO, DE RDIO OU SIMILAR: No podemos confundir a situao do agente que, simplesmente, se omite em fazer a apreenso de um aparelho telefnico, de rdio ou similar, que est sendo indevidamente utilizado por um preso, com aquele que se corrompe, obtendo vantagem indevida (ou mesmo promessa de tal vantagem), para que o preso tenha acesso aos mencionados aparelhos, pois, nesta hiptese, o crime ser de corrupo passiva. Obs.: A pessoa que ingressa, promove, auxilia ou facilita a entrada de aparelho telefnico de comunicao mvel em estabelecimento prisional comete o crime do art. 349-A do Cdigo Penal. Tipo pela includo pela lei 12.012/09. CONDESCENDNCIA CRIMINOSA Art. 320 - Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. 1. Consideraes iniciais:

2. Elementos objetivos: Cuida-se de crime omissivo puro. Realiza-se por duas formas. Na primeira o agente, superior hierrquico de um funcionrio que cometeu infrao no exerccio do cargo, deixa de responsabiliz-lo. Na segunda, no tendo o agente competncia administrativa para promover a responsabilizao do funcionrio faltoso, deixa de levar o fato ao conhecimento da autoridade competente para tal.

www.gustavobrigido.com.br

Para a realizao do tipo indispensvel que entre o agente e o funcionrio que comete a infrao exista uma relao de subordinao hierrquica. Alm disso, necessrio que o funcionrio subordinado pratique uma infrao, penal ou administrativa, no exerccio de seu cargo. No basta a condio de subordinado, nem a prtica da infrao, esta deve guardar nexo de causalidade com o exerccio do cargo que ocupa. Condutas praticadas pelo subordinado fora do exerccio do cargo, ainda que configurem faltas disciplinares, no so alcanadas pelo tipo penal. O agente tendo o dever de promover a responsabilizao do subordinado, instaurando o procedimento com vistas na apurao dos fatos e na aplicao das sanes cabveis comete o delito ao omitir-se em seu dever legal. Ou, no sendo o competente, tem o superior hierrquico o dever de comunicar o fato autoridade competente, mas omite-se, cometendo o crime em comento. A omisso deve ser dolosa, portanto, consciente o agente de que o subalterno praticou infrao, penal ou administrativa, no exerccio do cargo, agindo com vontade livre de omitir-se. Alm disso, deve atuar por indulgncia, que a compaixo, a condescendncia, a complacncia, a tolerncia. Se agir por interesse ou sentimento pessoal, o crime ser o de prevaricao. Se para obter vantagem indevida, a pedido de algum, poder realizar o tipo de corrupo passiva. 4. Consumao e tentativa: Consuma-se a condescendncia criminosa no instante em que o agente, tomando conhecimento da infrao praticada pelo subordinado, deixa, por indulgncia, de praticar os atos iniciais visando a sua responsabilizao ou, no sendo competente, deixa de comunicar ao funcionrio competente para agir. No possvel a tentativa, como acontece em todo crime omissivo puro.

ADVOCACIA ADMINISTRATIVA Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. Pargrafo nico - Se o interesse ilegtimo: Pena - deteno, de trs meses a um ano, alm da multa. 1. Consideraes iniciais: A proteo recai sobre a Administrao Pblica, sobre a honestidade e probidade de seus funcionrios no trato com os interesses dos particulares. Enfim, protege a moralidade administrativa. 2. Elementos objetivos: A conduta incriminada patrocinar, verbo empregado no sentido de advogar, defender, postular perante rgo da administrao um interesse de um particular. conduta necessariamente comissiva e pode ser realizada por meio direto, formal e explcito, atravs da formulao de requerimento escrito, da aduo de razes em favor do interesse patrocinado ou de modo dissimulado, indireto por interposta pessoa, que

www.gustavobrigido.com.br

participa do crime , verbal, acompanhando o andamento de procedimentos, solicitando urgncia ou sugerindo providncias, enfim, defendendo, perante a Administrao Pblica, o interesse do particular. conduta tpica porque ao funcionrio pblico no permitida a defesa de interesses de particulares. Seu dever o de unicamente defender o interesse pblico. Na forma tpica bsica o interesse do particular legtimo, isto , lcito do ponto de vista formal e material. Se o interesse for ilegtimo, incidir a norma do pargrafo nico, que qualifica o crime. 3. Elementos subjetivos: crime doloso. O agente deve estar consciente de que patrocina um interesse legtimo de um particular, realizando a conduta de modo livre e sem qualquer outro fim especial. 4. Consumao e tentativa: Consuma-se o crime com a realizao do primeiro ato de defesa do interesse privado, ainda que no venha o particular a obter sucesso em sua postulao. A tentativa possvel se, por circunstncias alheias vontade do funcionrio pblico, sua atuao no chega a se concretizar perante quem seria formulada a defesa do particular. 5. Conflito aparente de normas:

www.gustavobrigido.com.br

O inciso III do art. 3 da Lei n 8.137/90 sanciona com recluso de um a quatro anos e multa o funcionrio pblico que patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. Assim, a advocacia administrativa perante rgo ligado ao interesse estatal na arrecadao e fiscalizao de tributos crime mais grave. A norma especial derroga a norma do Cdigo Penal no caso concreto. Outra norma especial, em relao ao crime ora comentado, a contida no art. 91 da Lei n 8.666/93: Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao, dando causa instaurao de licitao ou celebrao de contrato, cuja invalidao vier a ser decretada pelo Poder Judicirio: Pena deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. VIOLNCIA ARBITRRIA Art. 322 - Praticar violncia, no exerccio de funo ou a pretexto de exerc-la: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, alm da pena correspondente violncia. 1. Consideraes iniciais: O bem jurdico protegido a normalidade da atividade da Administrao Pblica, que deve ser desenvolvida com respeito s leis vigentes no pas, especialmente em relao aos particulares que no podem sofrer, por parte dos funcionrios pblicos, qualquer ao lesiva de sua integridade corporal. Protege a norma tambm a integridade fsica das pessoas. 2. Revogao do art. 322 do CP: Divergem, doutrina e jurisprudncia, acerca da revogao tcita do art. 322 pela norma do art. 3, alnea i, da Lei n 4.898/65, assim redigida: Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: (...) i) incolumidade fsica do indivduo. A pena cominada deteno, de dez dias a seis meses, alm da multa (art. 6, 3). Uma corrente entende que no houve revogao, havendo, inclusive, deciso do Supremo Tribunal Federal nesse sentido. Outros estudiosos, dentre eles DAMSIO e MIRABETE, defendem que houve revogao tcita, uma vez que a Lei n 4.898/65 regulou integralmente a matria, at porque tratou de qualquer atentado incolumidade fsica do indivduo, alcanando, assim, qualquer violncia arbitrria. Essa , com certeza, a posio correta, acolhida por muitas decises dos Tribunais estaduais. O Superior Tribunal de Justia at o presente no se manifestou expressamente a respeito. Nada obstante entender que houve revogao tcita, fao, aqui, o exame do tipo do art. 322. 3. Elementos objetivos: A conduta incriminada a prtica de violncia no exerccio de funo pblica. o emprego de fora fsica contra o indivduo, produzindo leses ou apenas consistindo em vias de fato ou chegando, at mesmo, realizao de homicdio. Cuida-se de comportamento do funcionrio pblico que, exercendo funo pblica ou a pretexto de exerc-la, emprega a fora fsica de modo arbitrrio.

www.gustavobrigido.com.br

Refere-se a norma, principalmente, aos agentes pblicos encarregados da execuo de medidas gravosas como a efetivao de priso, em flagrante ou em cumprimento de ordem judicial, a constrio da liberdade de um modo geral, como a execuo de medidas detentivas, o impedimento de fuga, em que permitido o emprego de fora, dentro de limites aceitveis e quando absolutamente necessrio, nos termos do que dispem os arts. 284 e 292 do Cdigo de Processo Penal. O fato se realiza no momento do exerccio da funo pblica ou quando o agente, no a exercendo, faz crer que a exerce. A arbitrariedade da violncia elemento indispensvel verificao tpica, posto que, sendo necessria, nos estritos limites da lei, ser lcita, excluda a tipicidade do fato. O agente deve atuar dolosamente. Com conscincia de que exerce funo pblica ou pretextando exercla, certo da desnecessidade do emprego de violncia, atuando, pois, com vontade livre, sem qualquer outra finalidade especfica. 4. Consumao e tentativa: Consuma-se no instante em que empregada a violncia, com as vias de fato, a leso corporal ou o homicdio. A tentativa , portanto, possvel. 5. Observaes finais: O agente responder, necessariamente, em concurso material com o crime correspondente violncia: leses corporais, leves, graves ou gravssimas ou homicdio, tentado ou consumado. Vias de fato ficaro absorvidas. A Lei n 9.455/97, que definiu os crimes de tortura, contm tipos penais que podem incidir sobre condutas de funcionrios pblicos agressivas da integridade corporal, afastando, caso sejam realizados todos os elementos tpicos, a incidncia do delito do art. 322. ABANDONO DE FUNO Art. 323 - Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. 1 - Se do fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. 2 - Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. 1. Elementos objetivos: A conduta incriminada abandonar cargo pblico. Abandonar significa, no tipo, afastar-se do cargo, deixando de exerc-lo de forma definitiva. Embora o nomen iuris do delito seja abandono de funo, o tipo refere-se apenas ao cargo, criado por lei, com denominao prpria e vencimento pago pelos cargos pblicos, para provimento em carter efetivo ou em comisso.

www.gustavobrigido.com.br

Assim, s o titular de cargo pblico pode abandon-lo. No se aplica, a esse crime, a norma de equiparao do art. 327, que alcana pessoas que ocupam funes e empregos pblicos ou em entidades equiparadas e em empresas privadas conveniadas ou contratadas para exercer atividade tpica da Administrao Pblica. O abandono deve ser definitivo, no se realizando o tipo se h simples afastamento temporrio, exigindo a norma o transcurso de tempo juridicamente relevante. H um elemento normativo: fora dos casos permitidos em lei. Quer dizer, na verdade, sem justa causa, porquanto no h norma legal expressa permitindo o abandono de cargo pblico. De conseqncia, se o funcionrio abandona o cargo por estar em estado de necessidade ou por um motivo de fora maior, no incidir na proibio penal. 2. Elemento subjetivo: Deve atuar com dolo, com conscincia de que abandona o cargo, deixando-o acfalo, sabendo que faz injustificadamente, e realizar a conduta com vontade livre, sem qualquer outro fim. 3. Consumao e tentativa: A consumao ocorre quando o funcionrio tenha se afastado do exerccio do cargo por um tempo juridicamente relevante, de modo a se ter como efetivado o abandono, numa situao em que ocorre pelo menos risco de ocorrncia de algum prejuzo relevante para a Administrao Pblica. A tentativa , portanto, impossvel 4. Formas qualificadas: 1 - Se do fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. 2 - Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. O 1 impe pena de deteno de trs meses a um ano se do fato resulta prejuzo pblico. Esta uma forma qualificada pelo resultado que deve ser, necessariamente, um prejuzo de qualquer natureza para os servios pblicos. O prejuzo deve resultar do fato do abandono, ou seja, ser conseqncia do afastamento definitivo do cargo pelo agente. No 2 a qualificadora diz respeito ao abandono de cargo pblico realizado em lugar compreendido na faixa de fronteira. Faixa de fronteira a rea situada a cento e cinqenta quilmetros de largura ao longo das fronteiras nacionais, conforme definio da Lei n 6.634/79. A pena deteno, de um a trs anos, e multa. EXERCCIO FUNCIONAL ILEGALMENTE ANTECIPADO OU PROLONGADO Art. 324 - Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso:

www.gustavobrigido.com.br

Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. 1. Elementares objetivas: So duas as condutas tpicas. A primeira entrar o funcionrio no exerccio de funo pblica antes da realizao das exigncias contidas em normas legais. O agente, nomeado para determinado cargo pblico, passa a exerc-lo sem que sejam, previamente, cumpridas todas as condies previstas em lei. norma em branco, que ser complementada pelas contidas nos dispositivos que regem o exerccio dos cargos pblicos. A Lei n 8.112/90, que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, contm preceitos que devem ser observados. Tratando-se de funcionrios estaduais ou municipais, deve o intrprete socorrer-se das leis locais para completar o preceito penal. Requisito indispensvel, em todos os nveis da Administrao, a posse no cargo, mas h outros, como exames mdicos, inclusive psicolgicos. Entrar no exerccio de funo pblica praticar ato de ofcio que corresponda ao cargo. Assim, realiza o tipo o funcionrio pblico que praticar ato de ofcio correspondente ao cargo para o qual foi nomeado antes de ser empossado ou de cumprir qualquer outra exigncia legal. o exerccio funcional ilegalmente antecipado. A segunda forma tpica consiste em o funcionrio que tenha sido exonerado, substitudo, suspenso ou removido continuar a exercer a funo pblica, isto , praticar atos de ofcio inerentes ao cargo que ocupava, depois de ter sido dele exonerado, suspenso ou removido. O fato ser atpico se o funcionrio substitudo, suspenso ou removido vier a ser autorizado, por superior hierrquico competente, a permanecer no exerccio do cargo, em face do elemento normativo contido no tipo sem autorizao, a qual, bvio, no pode se dar quando se tratar de funcionrio exonerado. Este o chamado exerccio funcional ilegalmente prolongado. Indispensvel, nas duas modalidades tpicas, que o sujeito realize uma conduta positiva, praticando pelo menos um ato de ofcio. No exerccio funcional ilegalmente prolongado o funcionrio deve ter conscincia de que foi exonerado, substitudo, suspenso ou removido, bem assim de que no est autorizado a continuar no exerccio, atuando, igualmente, com vontade livre. Se no sabe das exigncias legais ou de que foi afastado do cargo, no cometer o crime, por excluso do dolo decorrente de erro de tipo. 2. Elemento subjetivo: O crime doloso. Na primeira modalidade a conscincia do agente deve alcanar as normas legais que contenham as exigncias necessrias para o incio do exerccio da funo e atuar com vontade livre, sem qualquer outra finalidade. 3. Consumao e tentativa: Consuma-se o crime com a prtica de um nico ato de ofcio antes de satisfeitas as exigncias legais, ou depois de saber que fora exonerado, removido, substitudo ou suspenso. A tentativa possvel.

www.gustavobrigido.com.br

VIOLAO DE SIGILO FUNCIONAL Art. 325 - Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. 1o Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) I permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) II se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 2o Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 1. Elementos objetivos: A primeira conduta incriminada revelar fato. Revelar significa narrar a algum, comunicar a outrem, contar a terceira pessoa. Pode ser realizada por escrito ou verbalmente. A segunda conduta tpica consiste na facilitao da revelao. Facilitar tornar fcil, afastando obstculos, criando condies para que o fato entre no conhecimento de terceiro, para que seja revelado. Neste caso, a conduta pode ser tambm omissiva, quando o agente deixa de adotar medidas com vistas na preservao do sigilo. A revelao deve ser de um fato que o agente tem cincia em razo do cargo pblico que exerce e, ao mesmo tempo, que deve ser mantido em segredo. Em outras palavras, o fato chega ao conhecimento do agente em decorrncia das atividades inerentes ao seu cargo. Tem conhecimento dele por fora da sua atuao funcional. Se o fato entra na esfera do conhecimento do agente por outra razo que no o exerccio do seu cargo, sua revelao no constituir esse delito do art. 325. Alm disso, o fato deve ser daqueles que devem permanecer em segredo. Fato sigiloso, portanto. Sigiloso e que deve permanecer em segredo o fato de interesse pblico cuja revelao possa causar dano a um interesse da Administrao Pblica. 2. Elemento subjetivo: Crime doloso. O agente tem conscincia de que o fato chegou ao seu conhecimento em virtude da funo que exerce, sabe que deve permanecer em segredo e, ainda assim, revelam a algum com vontade livre, sem qualquer outra finalidade. A revelao ou a sua facilitao por negligncia no constitui crime.

www.gustavobrigido.com.br

3. Consumao e tentativa: O momento consumativo ocorre quando o segredo chega ao conhecimento de qualquer pessoa, em conseqncia da conduta dolosa do agente. A tentativa possvel. 4. Violao do sigilo funcional de sistemas de informaes: 1o Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) I permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) II se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 4.1 Elementos objetivos: O inciso I contm duas condutas tpicas. Permitir ou facilitar o acesso de pessoas no autorizadas a sistema de informaes ou a banco de dados da Administrao. Permitir deixar, concordar, autorizar, proporcionar o acesso. Facilitar contribuir para que ele ocorra. A norma contm os meios de execuo: mediante atribuio, fornecimento ou emprstimo de senha ou por qualquer outra forma anloga. O primeiro a informao ao terceiro no autorizado, por atribuio, fornecimento ou emprstimo da senha ou cdigo de acesso ao sistema informatizado ou ao banco de dados. Pode o agente facilitar o acesso, atravs da eliminao de dificuldades de acesso, quando, por exemplo, deixa o sistema aberto para o acesso de terceiro que, ento, no necessita de utilizao de senha para nele ingressar. Assim, a conduta pode ser realizada por ao ou por omisso. No inciso II est incriminada a conduta do funcionrio pblico que se utiliza indevidamente do acesso restrito. Nesse caso o agente faz uso no autorizado do acesso restrito que tem ao sistema de informaes ou banco de dados. 4.2 Elemento subjetivo: Em todas as modalidades tpicas deve o agente atuar dolosamente, com conscincia de que est atribuindo cdigo de acesso a terceiro ou sabendo que utiliza indevidamente o acesso restrito, realizando a conduta com vontade livre, sem qualquer outra finalidade especial. No h modalidade culposa. 4.3 Consumao e tentativa: O momento consumativo acontece no instante em que o terceiro recebe a senha ou cdigo de acesso ao sistema de informaes ou ao banco de dados, ou quando o agente realiza a conduta que facilita ou permite o acesso, no sendo necessrio que ele consiga obt-lo, ou, no caso do inciso II, quando o agente faz uso indevido do acesso restrito. A tentativa possvel. 5. Forma qualificada:

www.gustavobrigido.com.br

2o Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. O 2 do art. 325 contm a forma qualificada pelo resultado, cominada recluso de dois a seis anos e multa. Deve a conduta ser a causa de um resultado efetivamente e no apenas potencialmente danoso para a Administrao ou para qualquer outra pessoa. Ser assim um dano, patrimonial, econmico ou moral. A norma no se refere a um dano para o governo ou para o governante, mas para a Administrao ou para um particular. VIOLAO DO SIGILO DE PROPOSTA DE CONCORRNCIA Art. 326 - Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena - Deteno, de trs meses a um ano, e multa. 1. Elementos objetivos: A primeira conduta incriminada a de devassar o sigilo da proposta. Devassar significa conhecer, desvendar o contedo da proposta, no sendo necessria a abertura do envelope no qual esteja contida. Claro que a norma se refere apenas ao conhecimento indevido, porque haver o momento em que a proposta dever, no curso do procedimento licitatrio, ser, necessariamente, desvendada e conhecida pelos funcionrios que dirigem a licitao. A norma no exige que o agente, aps devassar o sigilo, d, a outrem, conhecimento do contedo da proposta. Basta, portanto, a conduta do agente. A outra conduta incriminada aquela consistente em proporcionar terceira pessoa a possibilidade de promover a devassa, o conhecimento da proposta, quebrando, assim, o seu sigilo. Cuida-se de conduta, positiva ou negativa, que d ensejo a que algum conhea o contedo da proposta. a contribuio para a ao de outrem. 2. Elemento subjetivo: O crime doloso. O agente atua com conscincia da ilicitude de seu comportamento e com vontade livre de devassar ou permitir a devassa do sigilo da proposta, sem qualquer outra finalidade especial. 3. Consumao e tentativa: A consumao acontece no momento em que o agente ou a terceira pessoa toma conhecimento do contedo da proposta. A tentativa possvel, em qualquer das duas modalidades, quando, por circunstncias alheias vontade do agente, o sigilo da proposta no desvendado. DOS CRIMES PRATICADOS POR CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL USURPAO DE FUNO PBLICA

www.gustavobrigido.com.br

Art. 328 - Usurpar o exerccio de funo pblica: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, e multa. Pargrafo nico - Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa. 1. Elementos objetivos: Usurpar significa tomar para si, arrebatar, exercer ilegitimamente a funo pblica. Significa que o agente passa a agir como se fosse titular da funo pblica, praticando atos prprios do seu titular, como se fosse, verdadeiramente, o seu detentor. necessria a prtica de pelo menos um ato de ofcio, no sendo suficiente, para o reconhecimento da tipicidade, que o agente se apresente como funcionrio porque, neste caso, no h usurpao da funo, mas a contraveno penal do art. 45 da LCP. 2. Elemento subjetivo: Cuida-se de delito doloso. O agente deve estar consciente de que est usurpando uma funo pblica, praticando atos prprios de funcionrio pblico, nos termos do art. 327 do Cdigo Penal, e atuar com vontade livre, sem qualquer outro fim especial. 3. Sujeitos do crime: Sujeito ativo qualquer pessoa, inclusive o funcionrio pblico, quando usurpa funo que no lhe compete. Sujeito passivo o Estado. Usurpar significa tomar para si, arrebatar, exercer ilegitimamente a funo pblica. Significa que o agente passa a agir como se fosse titular da funo pblica, praticando atos prprios do seu titular, como se fosse, verdadeiramente, o seu detentor. necessria a prtica de pelo menos um ato de ofcio, no sendo suficiente, para o reconhecimento da tipicidade, que o agente se apresente como funcionrio porque, neste caso, no h usurpao da funo, mas a contraveno penal do art. 45 da LCP. 4. Consumao e tentativa: Consuma-se o crime no momento em que o sujeito pratica o primeiro ato prprio de funcionrio pblico. A tentativa possvel quando o agente, aps t-lo iniciado, no consegue praticar o ato que pretende, por circunstncias alheias sua vontade. 5. Forma qualificada: A forma qualificada est prevista no pargrafo nico, cominada a pena de recluso de dois a cinco anos e multa, quando o agente aufere vantagem do fato da usurpao. A vantagem pode ser econmica ou moral e ser obtida para o prprio agente ou para terceira pessoa.

www.gustavobrigido.com.br

RESISTNCIA Art. 329 - Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio: Pena - deteno, de dois meses a dois anos. 1 - Se o ato, em razo da resistncia, no se executa: Pena - recluso, de um a trs anos. 2 - As penas deste artigo so aplicveis sem prejuzo das correspondentes violncia. 1. Elementos objetivos: A conduta incriminada opor-se execuo de um ato. Quer dizer resistir execuo. Procurar evitar que o ato seja executado. A norma exige que a oposio se faa com o emprego de violncia ou ameaa. Por violncia deve-se entender as vias de fato ou leses corporais. Note-se que a ameaa no precisa ser grave, porque a norma no a qualificou, podendo ser empregada por qualquer meio, verbal, escrito ou simblico. A violncia ou a ameaa, ou ambas, sero dirigidas contra o funcionrio encarregado da execuo do ato ao qual o agente se ope ou ainda contra qualquer pessoa que estiver colaborando para sua execuo. A resistncia passiva, sem qualquer violncia ou ameaa, no constitui crime. No tipo h dois elementos normativos indispensveis para a caracterizao do delito: o ato deve ser legal e o funcionrio que o executa deve ser competente para tanto. O ato deve ser legal em sua forma e substncia, bem assim deve ser legal a forma de sua execuo. Deve ter emanado de autoridade competente, revestir a forma legal e ser executado com o uso de meios autorizados por lei. Se o agente ope-se execuo de um ato ilegal ou que esteja sendo executado com inobservncia dos preceitos legais, o fato ser atpico. Se, igualmente, o funcionrio que executa o ato, embora legal, no tem competncia para tanto, a oposio ser atpica. A norma refere-se a funcionrio pblico no sentido estrito, no se aplicando a norma de extenso contida no art. 327 do Cdigo Penal O bem jurdico protegido a Administrao Pblica, a autoridade e o prestgio da execuo dos seus atos. 2. Elemento subjetivo: A resistncia crime doloso. O agente deve empregar a violncia ou a ameaa, opondo-se execuo do ato, com conscincia de que est se opondo sua execuo, e com a finalidade de impedir que ela se concretize. A conscincia do agente deve abranger a licitude do ato, a qualidade do funcionrio pblico e a sua competncia.

www.gustavobrigido.com.br

Se ele ope-se execuo do ato por imaginar que se trata de ato ilegal ou que o executor no funcionrio pblico ou, sendo, no o competente, o dolo restar excludo e com ele a tipicidade do fato, por inexistir previso do tipo culposo. Doutrina e jurisprudncia divergem sobre a excluso da tipicidade no caso de estar o agente embriagado. A melhor posio a de DAMSIO, para quem s haver excluso da tipicidade quando a embriaguez for daquelas que retiram, do agente, a capacidade de entender a ilicitude de seu comportamento. 3. Sujeitos do crime: Sujeito ativo qualquer pessoa que realizar a conduta. Sujeito passivo o Estado e tambm aquele, funcionrio ou no, que sofrer a violncia ou ameaa. 4. Consumao e tentativa: Consuma-se o crime com o emprego, pelo agente, da violncia ou da ameaa. delito formal. No , portanto, necessrio que a execuo do ato seja impedida ou interrompida. Basta a oposio violenta ou ameaadora. A tentativa possvel, por exemplo, quando o agente impedido de causar leses corporais no funcionrio ou em quem o auxilia. 5. Forma qualificada: 1 - Se o ato, em razo da resistncia, no se executa: Pena - recluso, de um a trs anos. O 1 descreve a forma qualificada da resistncia, sancionada com recluso de um a trs anos, se o ato no vier a ser executado em razo da conduta do agente. S incidir quando a resistncia tiver sido eficaz para impedir a execuo do ato, e no quando o funcionrio, por pura cautela ou por falta de empenho, desistir de execut-lo. 6. Concurso de crimes: 2 - As penas deste artigo so aplicveis sem prejuzo das correspondentes violncia. Determina expressamente o 2 do art. 329 que as penas cominadas sero aplicadas sem prejuzo das penas correspondentes violncia. Assim, se a violncia consiste em leses corporais, leves, graves ou gravssimas ou em homicdio, consumado ou tentado, o agente responder em concurso material pelo delito de resistncia pelo crime contra a pessoa. Vias de fato sero absorvidas pelo crime do art. 329. DESOBEDINCIA Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico: Pena - deteno, de quinze dias a seis meses, e multa. 1. Elementos objetivos:

www.gustavobrigido.com.br

Desobedecer no acatar. no cumprir, desatender. no submeter-se ao cumprimento da ordem. A conduta pode ser positiva ou negativa. Ser comissiva quando o agente faz aquilo que a ordem manda no ser feito e omissiva quando deixa de fazer o que a ordem determina. S h desobedincia ordem legal de funcionrio pblico. Ordem o comando imposto pelo funcionrio atravs de um ato de seu ofcio. Ordem no se confunde com solicitao ou recomendao. Deve ser legal do ponto de vista formal e material, emanando, necessariamente, de funcionrio competente para emiti-la. No h fato tpico quando a ordem proveio de funcionrio incompetente, no revestiu a forma legal ou no atendeu aos fundamentos legais que a autorizam. A ordem deve ser comunicada legalmente ao destinatrio que, ento, a desobedece, realizando o tipo. Para tanto, indispensvel que ele tenha o dever legal de atender ordem. 2. Elemento subjetivo: Diante, portanto, de uma ordem legal em todos os sentidos realiza o tipo a pessoa que, consciente de sua legalidade, resolve, por vontade livre, deixar de atend-la sem qualquer outra finalidade especial. o dolo direto. Se o agente no sabe que a ordem provm de funcionrio pblico ou imagina que no legal ou, por fim, que no est obrigado a cumpri-la, a tipicidade ser excluda por erro de tipo que, igualmente, afasta a tipicidade do fato, por no haver modalidade culposa. 3. Consumao e tentativa: Consuma-se no momento em que o agente, ciente do mandamento, realiza a ao proibida pela ordem ou quando deixa de realizar aquilo que ela determinava, neste caso, aps o transcurso de um tempo razovel ou findo o prazo assinalado, se existir. A tentativa possvel apenas na forma comissiva do delito. 4. Conflito aparente de normas Estatuto do Idoso: A Lei n 10.741, de 1 de outubro de 2003, definiu trs tipos penais especiais em relao ao delito do art. 330, a saber. No art. 100, sancionados com recluso de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa: deixar de cumprir, retardar ou frustrar, sem justo motivo, a execuo de ordem judicial expedida na ao civil a que alude esta lei (inciso IV); recusar, retardar ou omitir dados tcnicos indispensveis propositura da ao civil objeto desta lei, quando requisitados pelo Ministrio Pblico (inciso V). No art. 101, cuja pena cominada deteno de 6 meses a 1 ano e multa, incriminada a conduta de quem deixar de cumprir, sem justo motivo, a execuo de ordem judicial expedida nas aes em que for parte ou interveniente o idoso. Idoso quem tem idade igual ou superior a 60 anos. DESACATO Art. 331 - Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa.

www.gustavobrigido.com.br

1. Elementos objetivos: Desacatar ofender. agredir a honra, por palavras, escritas ou orais, gestos, meios simblicos ou at mesmo atravs de vias de fato ou de ofensa fsica que signifiquem ultraje, desprestgio ou desmoralizao do funcionrio pblico. indispensvel que a ofensa se d quando o funcionrio esteja no exerccio das suas funes ou quando realizada em razo das funes que ele exerce, no sendo necessrio que ele se sinta ultrajado ou ofendido, porque o desacato crime formal. A conduta, assim, dirige-se ao funcionrio no momento em que ele exerce um ato de seu ofcio ou por causa da sua qualidade de funcionrio. Esse nexo entre a conduta e o exerccio da funo pblica essencial para o reconhecimento da tipicidade. Inexistindo o nexo causal, o delito ser o de injria ou difamao ou simplesmente leses corporais ou vias de fato. A conduta deve ser realizada de modo a que o funcionrio pblico dela tome conhecimento imediatamente, em sua frente ou no, desde que venha a ouvir ou presenciar a ofensa, no sendo exigida a presena de qualquer outra pessoa. 2. Elemento subjetivo: Crime doloso. O agente sabe que o funcionrio pblico est no exerccio da funo, ou simplesmente que ele funcionrio e, com vontade livre e consciente, realiza a conduta ofendendo-lhe a honra ou a dignidade. Age, alm disso, com o propsito claro de denegrir a funo exercida pelo sujeito passivo. Este elemento subjetivo essencial para a caracterizao do desacato, sem o qual subsiste apenas o delito de injria. O fim do agente, no desacato, no s atingir a pessoa do funcionrio mas a sua qualidade e a sua atividade funcional. Se o agente no sabe que a pessoa a quem dirige a ofensa funcionrio pblico, no h desacato, mas injria ou difamao. O desacato no exige que o agente esteja psicologicamente calmo, com nimo refletido, podendo ocorrer ainda quando ele esteja embriagado desde, bvio, que no completamente, quando no tem qualquer capacidade de entendimento. 3. Consumao e tentativa: A consumao ocorre no instante em que o agente realiza a conduta ofensiva, independentemente de o funcionrio sentir-se ofendido ou da presena de qualquer outra pessoa. A tentativa impossvel. 4. Observaes finais: Obs.: ESTATUTO DO ADVOGADO IMUNIDADES - CRIME DE DESACATO: A Lei n 9.806, de 4 de julho de 1994, o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, cumprindo a ordem do constituinte, disps, no art. 7, 2: o advogado tem imunidade profissional, no constituindo injria, difamao ou desacato punveis, qualquer manifestao de sua parte, no exerccio de sua atividade, em juzo ou fora dele, sem prejuzo das sanes disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer. O Supremo

www.gustavobrigido.com.br

Tribunal Federal, todavia, concedeu liminar na Ao Direta de Inconstitucionalidade n 1.127, suspendendo a eficcia da expresso desacato contida no dispositivo da Lei n 9.806/94 em relao autoridade judiciria, e, julgando o mrito, em 17 de maio de 2006, declarou a inconstitucionalidade da expresso, contida no 2 do art. 7 da Lei n8.906/94. TRFICO DE INFLUNCIA Art. 332 - Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo: (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995) Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995) Pargrafo nico - A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio. (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995) 1. Elementos objetivas: As condutas incriminadas so: solicitar, exigir, cobrar ou obter vantagem ou promessa de vantagem. Solicitar pedir, propor, postular, rogar. Exigir constranger, ordenar, impor. Cobrar manifestar a inteno de receber de modo imperioso. Obter receber efetivamente. O objeto da conduta vantagem de natureza econmica ou moral ou promessa de vantagem. O agente solicita, exige, cobra ou obtm a vantagem ou sua promessa, alegando gozar de prestgio junto a funcionrio pblico, capaz de influenci-lo na prtica de um ato funcional e pretendendo a vantagem exatamente para exercer essa influncia. No importa se o agente tem ou no influncia junto a algum funcionrio, bastando que afirme isso pessoa em face da qual deduz sua pretenso. Nem tampouco se ele chega a procurar o funcionrio, para influir na prtica do ato. Essencial, entretanto, que o agente demonstre ter capacidade para influenciar e alegue que o far se receber a vantagem ou sua promessa e que consiga, efetivamente, impressionar a pessoa que, ento, nele acredita, da que os meios empregados devem ser idneos para convencer. 2. Elementos subjetivos: O agente deve agir dolosamente. Realiza a conduta com conscincia e vontade de obter a vantagem ou sua promessa, afirmando a realizao da influncia sobre a deciso do funcionrio pblico. A vantagem pretendida para si ou para outra pessoa, sendo este o outro elemento subjetivo do tipo. 3. Consumao e tentativa: As modalidades tpicas expressas nos ncleos solicitar, exigir e cobrar revelam delito formal. Consumam-se com a conduta do agente. J em relao obteno, a consumao acontece no momento em que o agente recebe a vantagem ou a promessa, isto , quando a pessoa entrega, proporciona a vantagem ou promete cumpri-la.

www.gustavobrigido.com.br

A tentativa , na prtica, de difcil verificao, a no ser quando o agente solicita, exige ou cobra a vantagem por meio de carta que no chega ao conhecimento da pessoa a quem feita. 4. Causa de aumento de pena: Pargrafo nico - A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio. (Redao dada pela Lei n 9.127, de 1995) Quando o agente, ao solicitar, exigir, cobrar ou obter a vantagem ou promessa, afirma ou insinua que parte dela ser destinada ao funcionrio pblico, a pena ser aumentada de metade. A afirmao pode ser expressa, clara, induvidosa ou mesmo subreptcia, velada ou por mera insinuao. 5. Concurso de crimes e conflito aparente de normas: Quando o agente, aps obter a vantagem a pretexto de influenciar funcionrio pblico, entrega a este parte dela ou a sua totalidade haver corrupo ativa que absorver o trfico de influncia, respondendo o funcionrio por corrupo passiva. Se o agente busca vantagem patrimonial e afirma que ir influenciar juiz, jurado, funcionrio da justia etc., o fato se ajustar ao tipo do art. 357, adiante comentado. CORRUPO ATIVA Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio: Pena recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 10.763, de 12.11.2003) Pargrafo nico - A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. 1. Elementos objetivos: So duas as condutas incriminadas: oferecer ou prometer vantagem. Oferecer ofertar, colocar disposio. Prometer comprometer-se, obrigar-se a dar. Realiza-se por qualquer meio, verbal, escrito e at gestual. Pode ser realizada diretamente pelo agente ao funcionrio ou por interposta pessoa que, ento, participa do crime. O agente, espontaneamente, oferece ou promete dar ao funcionrio pblico uma vantagem a que esse no tem direito, isto , indevida. A vantagem pode ser econmica ou de qualquer outra natureza, moral inclusive. H crime independentemente da atitude do funcionrio, que pode aceit-la cometendo o crime de corrupo passiva ou rejeit-la. Se, entretanto, o funcionrio que exige a vantagem e o particular cede, no estar cometendo corrupo ativa mas vtima do delito de concusso (art. 316). Penso que tambm quando o funcionrio solicita a vantagem e o particular apenas atende ao pedido, somente aquele comete o crime de corrupo passiva (art. 317).

www.gustavobrigido.com.br

O oferecimento ou a promessa da vantagem visa a que o funcionrio pratique, omita ou retarde a prtica de um ato de ofcio. Desse modo, deve o funcionrio ser o competente para praticar, omitir ou retardar o ato de ofcio. de ver, ainda, que no pode haver delito quando o agente oferece ou promete vantagem para determinar o funcionrio a no praticar omitir ou retardar a prtica de um ato ilegal. 2. Elemento subjetivo: crime doloso. O agente tem conscincia de que est oferecendo uma vantagem indevida ilcita para um funcionrio pblico, presente, ainda, o elemento subjetivo: para determin-lo a praticar, omitir ou retardar o ato de ofcio. Age com livre vontade, sem outro fim. 3. Consumao e tentativa: Consuma-se no instante em que o agente oferece ou promete a vantagem e o funcionrio toma conhecimento, independentemente de aceit-la ou de praticar, omitir ou retardar o fato. O crime formal, de resultado cortado. A tentativa ocorrer se, por circunstncias alheias vontade do agente, no chegar ao conhecimento do funcionrio. 4. Causa de aumento de pena: Pargrafo nico - A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. O pargrafo nico do art. 333 determina o aumento da pena, em um tero se, em razo da vantagem ou da promessa, o funcionrio efetivamente retardar ou omitir o ato de ofcio ou pratic-lo com infrao de dever funcional. No incidir o aumento se, por causa da promessa, o funcionrio praticar o ato de acordo com as normas incidentes, mas apenas quando o fizer ilegalmente. CONTRABANDO OU DESCAMINHO Art. 334 Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria: Pena - recluso, de um a quatro anos. 1 - Incorre na mesma pena quem: a) pratica navegao de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei; b) pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando ou descaminho; c) vende, expe venda, mantm em depsito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que introduziu clandestinamente no Pas ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem;

www.gustavobrigido.com.br

d) adquire, recebe ou oculta, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira, desacompanhada de documentao legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. 2 - Equipara-se s atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residncias. 3 - A pena aplica-se em dobro, se o crime de contrabando ou descaminho praticado em transporte areo. 1. Figura bsica: 1.1 Elementos objetivos: Contrabando a importao ou exportao de mercadoria cuja entrada ou sada do pas proibida. Importar fazer ingressar no pas, exportar fazer dele sair. No importa o meio, nem se por terra, mar ou ar. Basta que a mercadoria esteja includa entre as de importao ou exportao proibida. Mercadoria qualquer coisa mvel, de qualquer natureza. A proibio de entrada ou sada da mercadoria pode ser absoluta ou relativa, quando depende do cumprimento de alguma exigncia legal. A norma em comento est em branco, devendo o intrprete socorrer-se das normas complementares que estabelecem ou relacionam as mercadorias cuja importao ou exportao seja proibida, absoluta ou relativamente. A mercadoria importada pode, inclusive, ser nacional que tenha sido exportada anteriormente, cuja reentrada seja proibida. A importao ou exportao de mercadoria que, por si s, j constitua outro delito, como a de substncia entorpecente, se ajustar ao tipo legal de crime previsto na lei especial, afastada a incidncia da norma ora comentada. Descaminho a falta do pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, sada ou consumo de mercadoria importada ou exportada. A importao ou exportao permitida, a mercadoria lcita, mas o agente, mediante fraude, engana a autoridade pblica deixando de efetuar o recolhimento do tributo incidente ou de direito decorrente da sua entrada, sada ou do seu consumo. O verbo iludir significa fraudar, enganar, burlar o pagamento devido. 1.2 Elementos subjetivos: Crime doloso. Numa como na outra modalidade tpica o agente age com conscincia e livre vontade. Sabe que a importao ou exportao da mercadoria proibida ou sabe que tem o dever de efetuar o recolhimento do valor devido. Realiza a conduta com vontade livre. Se no sabe da proibio ou do dever de recolher o valor do imposto, a tipicidade fica excluda por erro de tipo, uma vez que o delito s punvel a ttulo doloso. Consuma-se o contrabando com a efetiva entrada da mercadoria no territrio nacional ou com sua sada quando feita de modo clandestino ou com a liberao na alfndega, momento em que tambm se consuma o descaminho. Possvel, em qualquer caso, a tentativa. 1.3 Consumao e tentativa:

www.gustavobrigido.com.br

Consuma-se o contrabando com a efetiva entrada da mercadoria no territrio nacional ou com sua sada quando feita de modo clandestino ou com a liberao na alfndega, momento em que tambm se consuma o descaminho. Possvel, em qualquer caso, a tentativa. 2. Figura equiparada: 1 - Incorre na mesma pena quem: O 1 do art. 334 descreve outras condutas, cominando para elas a mesma pena de recluso de um a quatro anos, equiparando-as ao contrabando ou descaminho. a) pratica navegao de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei; Navegao de cabotagem aquela que tem por fim a comunicao e o comrcio direto entre os portos do pas, dentro de suas guas territoriais e dos rios que correm pelo territrio nacional. S as embarcaes nacionais podem realiz-la, salvo as excees previstas em lei, como determina o art. 178, 3, da Constituio Federal, nos casos de necessidade pblica. b) pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando ou descaminho; Tanto quanto a norma da alnea anterior esta contm um preceito primrio em branco, que ser complementado por outra norma legal. O Decreto-lei n 288/67, a Lei n 4.906/65 e o Decreto-lei n 399/68 so preceitos legais que contm normas complementares do tipo do 1, b, do art. 334. c) vende, expe venda, mantm em depsito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que introduziu clandestinamente no Pas ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem; S realiza esse tipo o agente que esteja no exerccio de atividade comercial ou industrial e pratique uma das condutas descritas: vender, expor venda, manter em depsito ou, de qualquer modo, utilizar a mercadoria. Segundo dispe o 2, equipara-se s atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exerccio em residncias. No basta, entretanto, que o agente realize uma das condutas esporadicamente, uma nica vez. Para se caracterizar a atividade comercial ou industrial necessrio que haja habitualidade. Deve faz-lo em proveito prprio ou alheio. A mercadoria deve ser de procedncia estrangeira, isto , ter vindo de outro pas ainda quando fabricada no Brasil e anteriormente exportada. Quando tenha sido introduzida no territrio nacional clandestinamente pelo prprio agente ou por ele importada com fraude s responder por um delito. Quando a mercadoria tiver sido importada por outra pessoa, o agente responder desde que tenha conhecimento de que ela fruto de contrabando ou descaminho. uma modalidade especial de receptao.

www.gustavobrigido.com.br

d) adquire, recebe ou oculta, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira, desacompanhada de documentao legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. Exige este tipo que o agente realize a conduta no exerccio de atividade comercial ou industrial, bem assim que tenha conscincia de que os documentos que acompanham a mercadoria de procedncia estrangeira sejam falsos ou simplesmente que esteja ela desacompanhada dos documentos exigidos por lei. Se o agente no est no exerccio de atividade comercial ou industrial a sua conduta poder se ajustar ao tipo de receptao, dolosa ou culposa, descrito no art. 180 do Cdigo Penal. 3. Forma qualificada: 3 - A pena aplica-se em dobro, se o crime de contrabando ou descaminho praticado em transporte areo. IMPEDIMENTO, PERTURBAO OU FRAUDE DE CONCORRNCIA Art. 335 - Impedir, perturbar ou fraudar concorrncia pblica ou venda em hasta pblica, promovida pela administrao federal, estadual ou municipal, ou por entidade paraestatal; afastar ou procurar afastar concorrente ou licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico - Incorre na mesma pena quem se abstm de concorrer ou licitar, em razo da vantagem oferecida. 1. Consideraes inicias: O art. 335 do Cdigo Penal foi derrogado pelas normas dos arts. 93 e 95 da Lei n 8.666/93, a Lei de Licitaes, vigorando exclusivamente em relao venda em hasta pblica. Tratando-se de licitaes, aplicam-se as normas dos arts. 93 e 95. O tipo do art. 93: impedir, perturbar ou fraudar a realizao de qualquer ato de procedimento licitatrio. A pena: deteno, de seis meses a dois anos, e multa. O tipo penal do art. 95: afastar ou procurar afastar licitante, por meio deviolncia, grave ameaa ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo. A pena deteno, de dois a quatro anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. O bem jurdico protegido a Administrao Pblica, a probidade, a moralidade e a seriedade dos seus procedimentos licitatrios ou das vendas em hasta pblica. 2. Impedimento, perturbao ou fraude de concorrncia O art. 93 incrimina as seguintes condutas: impedir, perturbar ou fraudar a realizao de ato de procedimento licitatrio. Impedir no deixar que ocorra, obstar desde o incio, no permitindo que comece o ato. Perturbar atrapalhar, conturbar, criar dificuldades, obstculos, empecilhos. Fraudar fazer surgir o erro ou engodo na realizao do ato.

www.gustavobrigido.com.br

As condutas dizem respeito a qualquer ato de procedimento licitatrio promovido pela Administrao Pblica federal, estadual ou municipal, nos termos do que dispe a Lei n 8.666/93. Licitao a disputa entre pessoas, fsicas ou jurdicas, para a contratao de alienao e aquisio de bens ou a realizao de obras ou servios de interesse pblico. As mesmas condutas so incriminadas pelo art. 335 do Cdigo Penal tendo como objeto a venda em hasta pblica promovida pela Administrao Pblica, em qualquer dos nveis, federal, estadual ou municipal. A venda em hasta pblica se faz atravs de leilo ou praa. O leilo feito por particulares no alcanado pela norma. Crime doloso. O agente deve estar consciente de que impede, perturba ou frauda o ato do procedimento ou a venda em hasta pblica, agindo com vontade livre, sem qualquer outra finalidade especial. Consuma-se no instante em que o ato da licitao ou a venda em hasta pblica no se realiza, sofre a perturbao ou fraudado. A tentativa possvel em qualquer das modalidades tpicas. 3. Afastamento de licitante: O art. 95 da Lei n 8.666/93 tipifica a conduta de quem afasta ou procura afastar licitante do procedimento licitatrio. Afastar significa excluir, fazer com que o licitante deixe de participar da licitao ou dela se retire. Procurar afastar tentar afastar. a tentativa elevada a categoria de delito autnomo. Deve o agente atuar com o emprego de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem. Violncia a fora fsica, so as vias de fato ou as leses corporais. A grave ameaa a promessa da causao de um mal grave. Fraude o engano, o engodo. induzir ou manter o licitante numa situao de erro. O ltimo meio de execuo do delito atravs do oferecimento de vantagem de qualquer natureza, moral ou patrimonial. As mesmas condutas so incriminadas no art. 335 do Cdigo Penal quando o agente afasta ou procura afastar a pessoa do procedimento da venda em hasta pblica. O crime doloso. O agente deve realizar a conduta com conscincia e vontade livre de afastar o licitante do procedimento licitatrio ou da venda em hasta pblica, sem qualquer outra finalidade especial. A consumao ocorre no momento em que o agente emprega a violncia ou profere a grave ameaa, utiliza da fraude ou oferece a vantagem, independentemente do afastamento do licitante. A tentativa punida com a mesma pena do crime consumado ocorre quando o agente no consegue empregar a violncia, a grave ameaa ou a fraude ou, tambm, por circunstncias alheias sua vontade, no chega ao conhecimento do licitante a oferta da vantagem. Quando o agente emprega violncia ser apenado no s pelo crime contra a administrao mas tambm pelo delito contra a pessoa leso corporal, leve, grave ou gravssima, homicdio ou tentativa. 4. Absteno do licitante: O pargrafo nico do art. 335 do Cdigo Penal e o pargrafo nico do art. 95 da Lei n 8.666/93 contm normas incriminadoras que se ajustam conduta do licitante que, em razo da vantagem oferecida, abstm-se de concorrer ou licitar. Delito prprio do licitante.

www.gustavobrigido.com.br

Crime omissivo puro, o licitante cede oferta de vantagem, deixando de participar da licitao. Quando o licitante no participa em virtude de violncia, grave ameaa ou fraude, no comete qualquer delito. Deve o agente atuar dolosamente, consciente de que deixa de licitar ou concorrer em razo da vantagem oferecida, omitindo-se por sua livre vontade. A consumao ocorre no momento em que o licitante deixa de participar, retirando sua proposta ou deixando de apresentar documentos exigidos, enfim, afastando-se, de qualquer modo, da concorrncia. A tentativa inadmissvel, porque se trata de crime omissivo puro. INUTILIZAO DE EDITAL OU DE SINAL Art. 336 - Rasgar ou, de qualquer forma, inutilizar ou conspurcar edital afixado por ordem de funcionrio pblico; violar ou inutilizar selo ou sinal empregado, por determinao legal ou por ordem de funcionrio pblico, para identificar ou cerrar qualquer objeto: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. SUBTRAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado custdia de funcionrio, em razo de ofcio, ou de particular em servio pblico: Pena - recluso, de dois a cinco anos, se o fato no constitui crime mais grave. 1. Elementos objetivos: Os ncleos do tipo so os verbos subtrair e inutilizar. Subtrair tirar, empregado como no tipo de furto do art. 155. Inutilizar retirar a utilidade, tornar inservvel ou imprestvel. As condutas recaem sobre livro oficial, documento ou processo. Livro oficial aquele utilizado nos diversos servios da Administrao Pblica, no mbito de qualquer de seus poderes, executivo, legislativo e judicirio, tanto em nvel federal, estadual e municipal. Documento, pblico ou particular, o papel no qual est aposta uma informao juridicamente relevante. Acerca do conceito de documento recomendo a leitura do item. Processo a reunio de documentos representativos de atos e procedimentos, em autos, do mbito policial, administrativo, judicial ou legislativo. O objeto material deve estar confiado custdia de um funcionrio pblico em razo de sua funo, ou a um particular que esteja realizando um servio pblico. 2. Elemento subjetivo: Comete o crime aquele que tem conhecimento de que se trata de livro oficial, documento ou processo que esteja sob a custdia de funcionrio pblico ou de particular em servio pblico e que, por vontade livre, realiza a conduta sem qualquer outra finalidade especial. dolo genrico. 3. Consumao e tentativa:

www.gustavobrigido.com.br

A subtrao consuma-se no instante em que o objeto material entra na posse do agente, perdida pelo seu detentor. Exatamente como no furto. A inutilizao quando a coisa tornasse intil, imprestvel ou inservvel. A tentativa possvel em qualquer das formas tpicas. 4. Conflito aparente de normas: Quando o agente advogado ou procurador que inutiliza documentos ou autos de processo judicial, o fato se ajustar ao tipo do art. 356 do Cdigo Penal. Se h destruio ou supresso de documento pblico ou verdadeiro, em benefcio prprio ou de outrem, poder incidir a norma do art. 305 do Cdigo Penal. Se o agente funcionrio pblico e inutiliza livro oficial ou documento de que tem a guarda em razo do cargo, ter lugar a aplicao da norma do art. 314 do Cdigo Penal.

SONEGAO DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA Art. 337-A. Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: I omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informaes previsto pela legislao previdenciria segurados empregado, empresrio, trabalhador avulso ou trabalhador autnomo ou a este equiparado que lhe prestem servios; II deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios; III omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuies sociais previdencirias: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. 1o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. 2o facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: I (VETADO) II o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. 3o Se o empregador no pessoa jurdica e sua folha de pagamento mensal no ultrapassa R$ 1.510,00 (um mil, quinhentos e dez reais), o juiz poder reduzir a pena de um tero at a metade ou aplicar apenas a de multa.

www.gustavobrigido.com.br

4o O valor a que se refere o pargrafo anterior ser reajustado nas mesmas datas e nos mesmos ndices do reajuste dos benefcios da previdncia social. 1. Elementos objetivos: A conduta tpica suprimir ou reduzir o valor de contribuio social previdenciria ou acessrio. Suprimir eliminar, fazer desaparecer. tornar nenhum. Reduzir diminuir, tornar menor. O objeto sobre o qual recai a conduta a contribuio previdenciria e qualquer de seus acessrios. As contribuies sociais previdencirias esto relacionadas no pargrafo nico do art. 11 da Lei n 8.212/91, assim: Constituem contribuies sociais: a) as das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servios; b) as dos empregadores domsticos; c) as dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salrio de contribuio; d) as das empresas, incidentes sobre faturamento e lucro; e) as incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos. A mesma lei contm normas estabelecendo a forma dos recolhimentos a serem feitos pelas pessoas a eles obrigadas. O tipo penal exige que a supresso ou reduo da contribuio previdenciria devida seja realizada mediante uma das condutas dos incisos I a III que descrevem, todos, condutas omissivas, o que, entretanto, no significa que o delito seja omissivo puro. No se trata de crime de mera conduta, mas de crime de resultado, que a supresso ou reduo efetiva do valor da contribuio devida. As descries contidas nos referidos incisos so as nicas formas de realizao do delito. Se o contribuinte conseguir suprimir ou reduzir a contribuio social por outro meio, sua conduta no se ajustar ao tipo em comento, podendo ser realizado um delito de falso. A primeira forma deixar de registrar, na folha de pagamento da empresa ou em qualquer documento, previsto na lei, atravs do qual preste informaes previdncia social, ocorrncias que constituam fato gerador da contribuio previdenciria. na folha de pagamento que a empresa deve fazer constar o nome dos empregados, os valores dos seus salrios, os auxlios, adicionais, horas extras, bonificaes, ajudas, vale-transporte, vale-refeio, 13 salrio e outros. A partir desses dados que se realiza o clculo do valor da contribuio, de modo que a omisso de um desses dados resulta na supresso ou na reduo no seu valor. Os dados referem-se no s aos empregados, mas tambm aos segurados empresrios, trabalhadores avulsos e autnomos e tambm aos prestadores de servios eventuais. A segunda forma deixar de fazer constar, mensalmente, da contabilidade da empresa, as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios. Todas as operaes devem ser contabilizadas, da porque a omisso de uma delas poder resultar em supresso ou reduo da contribuio social. A ltima maneira de realizar o tipo atravs da omisso das receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuies previdencirias. 2. Elemento subjetivo: Em qualquer das modalidades tpicas a conduta do agente deve ser dolosa. Consciente da omisso, deve agir com a finalidade especial de suprimir ou reduzir o valor da contribuio que deve recolher. Deve atuar,

www.gustavobrigido.com.br

portanto, com o dolo de sonegar a contribuio previdenciria, com a vontade livre dirigida ao fim de suprimir ou reduzir o seu valor. Se o fim do agente outro, o fato poder se ajustar a outro crime, como os de falso em relao aos documentos nos quais o agente realiza a omisso tpica. Se a omisso culposa, derivada de erro, descuido ou desateno, o fato ser atpico, ainda que tenha havido a efetiva supresso ou reduo da contribuio previdenciria. 3. Consumao e tentativa: A norma em comento, definidora da sonegao de contribuio previdenciria, traz a mesma estrutura tpica do delito de sonegao fiscal, previsto no art. 1 da Lei n 8.137/90. Sobre o tema o Supremo Tribunal Federal tem decidido, reiteradamente, que, tratando-se de crime material, enquanto no houver deciso definitiva do processo administrativo de lanamento, isto , enquanto no se constituir definitivamente o crdito, tributrio ou previdencirio, no h consumao do delito. Assim, consuma-se no momento em que o crdito previdencirio definitivamente constitudo, com a concluso do procedimento administrativo de lanamento (HC 81.611-8-DF, rel. Min. Seplveda Pertence, DJ 13.5.2005). A tentativa possvel. 4. Sujeitos do crime: Sujeito ativo do crime o contribuinte da previdncia social, a pessoa que, por lei, o responsvel pelo recolhimento de contribuio social, possvel, bvio, a co-autoria ou participao de qualquer outro no contribuinte ou responsvel legal. Sujeito passivo o Estado, no caso, a Previdncia Social. 5. Extino da punibilidade: A extino da punibilidade depende do concurso de todas as condies estabelecidas na norma, desaparecendo o direito estatal de punir. Para consegui-la o agente deve declarar e confessar o valor das contribuies, importncias ou valores devidos previdncia e omitidos nos registros. E deve faz-lo espontaneamente, sem a interveno de qualquer fator externo, de modo livre e na forma definida em lei ou em regulamento, prestando todas as informaes devidas. No exige a norma que o agente efetue o pagamento das contribuies, importncias ou valores. Basta a declarao e confisso. Contentou-se, assim, com a confisso da dvida, o que autoriza a imediata cobrana executiva, desaparecendo, com ela, o direito estatal de punir. O que se deve entender por ao fiscal? Procedimento administrativo de fiscalizao, que se inicia com a notificao do contribuinte ou ao judicial de execuo fiscal, que comea com o ajuizamento da ao executiva? Tecnicamente, ao s pode ser compreendida como processo judicial. Para se referir aos procedimentos administrativos, a expresso deveria ter sido, quando muito, processo administrativo fiscal ou procedimento fiscal. Penso que, enquanto o rgo administrativo ainda realiza atos buscando a apurao de possveis ilcitos administrativos e mesmo depois de instaurado o procedimento, com a notificao do contribuinte, pode ele, espontaneamente e antes do ajuizamento da cobrana executiva, confessar os valores devidos, extinguindo-se, com seu gesto, a punibilidade, porque, nesse caso, o bem jurdico

www.gustavobrigido.com.br

protegido o direito da previdncia cobrana executiva ter sido realizado pela ao espontnea do agente. Proposta a ao executiva, entretanto, no ser mais possvel extinguir-se a punibilidade, porque, tendo a lei oferecido essa possibilidade para o agente, ele, tendo sido acionado administrativamente, preferiu ou no pde, por qualquer razo, obter o benefcio. Ajuizada a ao executiva, no poder mais faz-lo, a no ser para merecer to somente a diminuio da pena referida pelo art. 16 do Cdigo Penal. A extino da punibilidade poder, ademais, ser decretada mesmo aps o recebimento da denncia, mas desde que antes do incio da ao fiscal. que possvel que o Ministrio Pblico tenha oferecido a ao penal sem que o rgo da administrao tivesse dado incio ao de cobrana. Ainda que a norma em comento no preveja, de ver que o pagamento dos valores devidos, antes do recebimento da denncia, causa de extino da punibilidade, por fora do uso da analogia in bonam partem, incidindo a norma contida no art. 34 da Lei n 9.249/95: Extingue-se a punibilidade dos crimes definidos na Lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990, e na Lei n 4.729, de 14 de julho de 1965, quando o agente promover o pagamento do tributo ou contribuio social, inclusive acessrios, antes do recebimento da denncia. Muito embora este preceito, da lei especial, refira-se exclusivamente aos crimes definidos na Lei n 8.137/90 e na Lei n 4.729/65, esta j revogada, induvidoso que, por fora do princpio constitucional da isonomia, deve alcanar todo e qualquer crime que importe em agresso ao direito estatal de receber tributos e contribuies sociais. 6. Perdo judicial: O 2 do art. 337-A contm norma prevendo a possibilidade do juiz conceder o perdo judicial, consistente na faculdade de deixar de aplicar a pena privativa de liberdade e, ainda, facultando-lhe aplicar somente a pena de multa. Qualquer dos dois benefcios somente ser aplicado se o agente for primrio e de bons antecedentes. Alm dos requisitos subjetivos preciso que o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. So direitos subjetivos do acusado que realizar os seus pressupostos e no mera faculdade do juiz. 7. Causa especial de diminuio de pena: Quando o empregador no pessoa jurdica, e a folha de pagamento no ultrapassar o montante de R$ 1.510,00 (um mil e quinhentos e dez reais), o juiz poder reduzir a pena de um tero at metade, ou aplicar somente a pena de multa. Este valor ser reajustado nas mesmas datas e nos mesmos ndices do reajuste dos benefcios da previdncia social. Essas normas esto contidas nos 3 e 4 do art. 337-A.

CAPTULO II-A - DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA ESTRANGEIRA

www.gustavobrigido.com.br

CORRUPO ATIVA EM TRANSAO COMERCIAL INTERNACIONAL Art. 337-B. Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a funcionrio pblico estrangeiro, ou a terceira pessoa, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio relacionado transao comercial internacional: (Includo pela Lei n 10467, de 11.6.2002) Pena recluso, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa. (Includo pela Lei n 10467, de 11.6.2002) Pargrafo nico. A pena aumentada de 1/3 (um tero), se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio pblico estrangeiro retarda ou omite o ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. (Includo pela Lei n 10467, de 11.6.2002) TRFICO DE INFLUNCIA EM TRANSAO COMERCIAL INTERNACIONAL (INCLUDO PELA LEI N 10467, DE 11.6.2002) Art. 337-C. Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem ou promessa de vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico estrangeiro no exerccio de suas funes, relacionado a transao comercial internacional: (Includo pela Lei n 10467, de 11.6.2002) Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Includo pela Lei n 10467, de 11.6.2002) Pargrafo nico. A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada a funcionrio estrangeiro. (Includo pela Lei n 10467, de 11.6.2002) FUNCIONRIO PBLICO ESTRANGEIRO (INCLUDO PELA LEI N 10467, DE 11.6.2002) Art. 337-D. Considera-se funcionrio pblico estrangeiro, para os efeitos penais, quem, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica em entidades estatais ou em representaes diplomticas de pas estrangeiro. (Includo pela Lei n 10467, de 11.6.2002) Pargrafo nico. Equipara-se a funcionrio pblico estrangeiro quem exerce cargo, emprego ou funo em empresas controladas, diretamente ou indiretamente, pelo Poder Pblico de pas estrangeiro ou em organizaes pblicas internacionais. (Includo pela Lei n 10467, de 11.6.2002) CAPTULO III - DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA REINGRESSO DE ESTRANGEIRO EXPULSO Art. 338 - Reingressar no territrio nacional o estrangeiro que dele foi expulso: Pena - recluso, de um a quatro anos, sem prejuzo de nova expulso aps o cumprimento da pena. Comentrios: Reingressar significa ingressar novamente no territrio nacional. entrar no pas, depois de ter sido expulso, na conformidade das normas legais pertinentes, contidas nos arts. 65 a 75 da Lei n 6.815/80.

www.gustavobrigido.com.br

Indispensvel, portanto, que o estrangeiro tenha, antes, ingressado no Brasil e sido submetido a uma deciso que, nos termos do Estatuto dos Estrangeiros, o expulsou do pas. Necessrio que, em virtude da expulso, ela tenha sido executada, isto , o estrangeiro tenha sado do pas. A conduta tpica , portanto, ingressar no pas outra vez, depois de ter sido dele expulso e sado. O crime doloso. O estrangeiro deve ter plena conscincia de que fora expulso regularmente do pas, que sua sada se deu em virtude da expulso, e agir com vontade livre e consciente de que nele reingressa, sem nenhuma outra finalidade especial. Consuma-se no instante em que o estrangeiro entra no territrio nacional pelo espao terrestre, areo ou martimo. No se aplica a norma de extenso de que trata o art. 5, 1, do Cdigo Penal. A tentativa possvel. A ao penal de iniciativa pblica incondicionada, permitida a suspenso condicional do processo penal. Aplicada e executada a pena imposta, o estrangeiro poder ser novamente expulso. DENUNCIAO CALUNIOSA Art. 339. Dar causa instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: (Redao dada pela Lei n 10.028, de 2000) Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. 1 - A pena aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. 2 - A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno. 1. Elementos objetivos: A conduta tpica dar causa a instaurao de uma investigao ou um processo contra uma pessoa. fazer com que seja instaurada, inaugurada, comeada a investigao ou iniciado o processo. Para incorrer no tipo o agente imputa a algum a prtica de um crime do qual sabe ser inocente o imputado. Isto , d notcia, autoridade pblica responsvel pela instaurao da investigao ou do processo, de que algum autor ou partcipe de um determinado crime. Pode ser atravs de informao escrita ou oral, pessoalmente ou por telefone, fax, Internet, desde que, em razo dela, a autoridade promova a instaurao da investigao ou do procedimento ou processo. A norma alcana toda e qualquer investigao policial, os processos judiciais pela prtica de qualquer delito, as investigaes administrativas, os inquritos civis e tambm as aes de improbidade administrativa, com base na Lei n 8.429/92, a cargo do Ministrio Pblico. A investigao ou o processo deve ser instaurado em razo da imputao feita pelo agente que , portanto, o motivo do incio do procedimento. A imputao deve ser de um crime determinado um fato tpico de crime previsto em qualquer norma penal e a uma determinada pessoa, que ser identificada pelo agente ou cuja identificao possa ser feita de modo indireto pela autoridade pblica.

www.gustavobrigido.com.br

Se a pretenso punitiva em relao ao crime imputado j estiver extinta por qualquer causa ou se o fato for, evidncia, justificado por uma excludente de ilicitude ou ainda impunvel pela presena de uma escusa absolutria, a imputao ser atpica pela impossibilidade da instaurao da investigao policial ou do processo penal. A imputao deve ser falsa, isto , a pessoa a quem feita no autora ou partcipe do crime, ou este simplesmente no aconteceu. No h crime da testemunha ou do acusado que, em depoimento ou interrogatrio, faz a imputao porque, nesses casos, a investigao ou o processo ou procedimento j ter sido, previamente, instaurado. 2. Elementos subjetivos: O crime doloso e o tipo contm um outro elemento subjetivo. indispensvel que o agente tenha conscincia de que a pessoa inocente da prtica do crime que lhe imputa, e d, ainda assim, causa instaurao da investigao ou do processo com vontade livre, sem nenhum outro fim especial, seno o de v-lo instaurado. Se ele no sabe da inocncia da pessoa a quem atribui a prtica de crime, o fato ser atpico, por erro de tipo. O requerimento para a instaurao de investigao com vistas na apurao de crime em que se busque apenas a apurao da verdade no constitui, evidncia, fato tpico, porquanto nesse caso o fim no o de imputar fato tpico falso a algum, mas contribuir para a apurao da verdade. 3. Consumao e tentativa: O crime somente se consuma no instante em que a investigao ou o processo instaurado. No necessria a instaurao formal de inqurito policial, bastando que a autoridade policial determine o incio da investigao atravs de diligncias realizadas por seus agentes. A tentativa possvel quando, por circunstncias alheias vontade do agente, no h a instaurao da investigao ou do processo. 4. Causa de aumento de pena: 1 - A pena aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. Se o agente, para realizar a conduta, vale-se do anonimato ou utiliza nome falso, procurando, com isso, ocultar sua identidade, a pena ser aumentada de um sexto. 5. Diminuio de pena: 2 - A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno. Se o fato falsamente atribudo pelo agente definido como contraveno penal, e no crime, a pena ser diminuda de metade. 6. Conflito aparente de normas:

www.gustavobrigido.com.br

Quando o agente imputa a algum, falsamente, a prtica de crime sem a finalidade de dar causa instaurao de investigao ou processo, o crime ser o de calnia, do art. 138 do Cdigo Penal, desde que presentes todos os elementos deste, inclusive os subjetivos. Se o agente apenas comunica autoridade a notcia falsa da ocorrncia de um crime ou contraveno, sabendo que no ocorreu, o fato se ajustar ao tipo do art. 340, adiante comentado. A diferena que, na denunciao caluniosa, o agente imputa o fato falso a algum, ao passo que na comunicao falsa de crime no h imputao a uma pessoa determinada COMUNICAO FALSA DE CRIME OU DE CONTRAVENO Art. 340 - Provocar a ao de autoridade, comunicando-lhe a ocorrncia de crime ou de contraveno que sabe no se ter verificado: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. 1. Elementos objetivos: O ncleo do tipo o verbo provocar, empregado no sentido de dar causa, ocasionar, fazer atuar. Significa acionar a autoridade pblica policial, administrativa ou judicial no sentido de atuar em face da comunicao da ocorrncia de crime ou contraveno. Realiza-se por meio escrito, oral ou qualquer outra forma de comunicao, permanecendo o agente no anonimato ou assumindo a responsabilidade pela informao. Para a realizao do tipo indispensvel que a autoridade, em razo da comunicao feita pelo agente, realize pelo menos uma ao no sentido de investigar, diligenciando em busca da produo de provas da autoria ou materialidade do crime ou contraveno, no exigindo o tipo a instaurao de inqurito policial. Basta que a autoridade promova qualquer atividade prpria em decorrncia da conduta do agente. A comunicao deve ser falsa de um crime ou contraveno, ou seja, de um fato tpico que no aconteceu. Um crime ou contraveno inexistente. Quando o agente comunica a existncia de fato verdadeiro, o fato atpico, e se, ao faz-lo, apontar pessoa que no o cometeu como seu responsvel, o delito ser de denunciao caluniosa. 2. Elemento subjetivo: O crime doloso. O agente deve estar consciente de que faz comunicao autoridade pblica de fato que no aconteceu. Quando ele imagina que realmente houve o fato ou mesmo quando tem dvidas sobre sua ocorrncia a conduta ser atpica, por erro de tipo excludente do dolo. O dolo nesse tipo o de simplesmente provocar a ao de autoridade pblica comunicando fato inexistente. 3. Consumao e tentativa: A consumao acontece no momento em que a autoridade realiza o primeiro ato provocado pela comunicao feita pelo agente, possvel, portanto, a tentativa, quando, por circunstncias alheias vontade do agente, a autoridade no age. AUTO-ACUSAO FALSA

www.gustavobrigido.com.br

Art. 341 - Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa. Comentrios: O ncleo do tipo a forma verbal acusar-se, que significa atribuir a si mesmo a autoria ou participao em crime. apresentar-se como seu autor por meio escrito, verbal ou qualquer forma de comunicao. Deve o agente acusar-se perante uma autoridade pblica do poder judicirio, administrativa ou autoridade policial. A auto-acusao falsa porque o agente para o crime no concorreu ou porque simplesmente no existiu o fato. No primeiro caso houve o crime, mas seus concorrentes so outros; no segundo uma fico, existe apenas na imaginao do agente. crime doloso. O agente deve estar consciente da inexistncia do crime, ou de que para ele no concorreu, nem como autor nem como partcipe, e apresentar-se como seu responsvel com vontade livre e consciente, sem outra finalidade especial. Se o agente age sob coao moral irresistvel ameaado por outrem, o prprio autor do delito ou terceiro ter sua culpabilidade excluda nos termos do que dispe o art. 22 do Cdigo Penal. A consumao acontece no instante em que a autoridade pblica toma conhecimento da auto-acusao, independentemente de qualquer atitude sua no sentido de fazer instaurar inqurito policial ou promover qualquer outra diligncia. A tentativa possvel quando o agente no consegue fazer chegar ao conhecimento da autoridade a autoacusao, por circunstncias alheias sua vontade. A ao penal de iniciativa pblica incondicionada, competente o juizado especial criminal, possvel a suspenso condicional do processo penal. FALSO TESTEMUNHO OU FALSA PERCIA Art. 342. Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral: (Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. 1o As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) 2o O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001)

www.gustavobrigido.com.br

1. Consideraes iniciais: A proteo da norma recai sobre a administrao da justia, o interesse estatal na preservao da verdade sobre os fatos levados apreciao das autoridades incumbidas da direo dos processos judiciais, administrativos, do inqurito policial e do juzo arbitral. Busca proteger a seriedade na produo das provas. 2. Elementos objetivos: So trs as condutas incriminadas. A primeira fazer afirmao falsa. O agente realiza uma conduta positiva fazendo uma declarao diversa ou contrria que corresponde ao seu conhecimento acerca dos fatos. a falsidade positiva. a afirmao de uma mentira. A segunda negar a verdade, dizer que no verdade aquilo que , declarando o agente que no conhece o fato do qual teve percepo. a falsidade negativa. a negao da verdade. A ltima calar a verdade. omitir, deixar de dizer a verdade, ocult-la. Esconder o que sabe. Recusar-se a contar o que est na esfera de seu conhecimento. a reticncia. O silncio acerca da verdade, sua ocultao. As trs condutas so equiparadas e a falsidade constitui, sempre, a no correspondncia entre a manifestao do agente e seu conhecimento, o que viu, percebeu ou ouviu. Prevalece, assim, a teoria subjetiva, segundo a qual a falsidade est no antagonismo entre o que a testemunha sabe e seu relato, e no entre este e a verdade. Testemunha a pessoa chamada a depor em processo judicial, administrativo ou inqurito policial. O art. 202 do Cdigo de Processo Penal dispe que toda pessoa poder ser testemunha, a qual prestar o compromisso legal de dizer a verdade do que souber e lhe for perguntado (...) e relatar o que souber, explicando sempre as razes de sua cincia ou as circunstncias pelas quais possa avaliar-se de sua credibilidade (art. 203, CPP). O ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cnjuge, ainda que desquitado, o irmo e o pai, a me ou o filho adotivo do acusado podero recusar-se a depor (art. 206, CPP), todavia, se aceitarem prestar seu depoimento, abrindo mo do direito de recusa, estaro obrigados a dizer a verdade, cometendo o delito, se faltarem com ela. J as pessoas que, em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, devam guardar segredo, a no ser quando, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar seu testemunho, podero cometer o delito de violao de segredo profissional, definido no art. 154 do Cdigo Penal. Se, desobrigadas pela parte interessada, aceitarem prestar depoimento, estaro obrigadas a dizer a verdade. Doutrina e jurisprudncia divergem acerca da necessidade, para o reconhecimento da tipicidade do falso testemunho, de que a testemunha tenha prestado o compromisso legal de dizer a verdade. Uma corrente entende que o compromisso legal elementar do tipo, outra considera que o informante a testemunha no compromissada tambm pode cometer o delito em comento. Obs.: Julgando o HC n 66.511-0, em 16-2-90, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Cdigo Penal no exclui da prtica do crime de falso testemunho a pessoa que, embora impedida, venha a falsear em

www.gustavobrigido.com.br

depoimento que preste, negando, afirmando ou calando a verdade. Tampouco o dever de dizer a verdade foi condicionado pelo legislador prestao de compromisso. Tambm o Superior Tribunal de Justia decidiu no mesmo sentido, recentemente, ao decidir o Habeas Corpus n 20.9242. Assim, pela compreenso dada pelos Tribunais Superiores, o tipo em comento no exige, como elementar, a prvia tomada do compromisso legal da pessoa que presta seu depoimento. Todavia, tambm como entendem os Tribunais Superiores, a testemunha no estar obrigada e, portanto, no cometer o crime de falso testemunho, quando se recusar a depor sobre fatos que possam incrimin-la, porque neste caso estaria produzindo prova contra si:Nos termos de recente precedente do STF, o crime de falso testemunho no se configura quando com a declarao da verdade o depoente assume o risco de ser incriminado (HC n 73.035/DF, in DJ de 19.12.96, p. 51.766) Perito o tcnico designado pela autoridade dirigente do processo ou do inqurito para emitir parecer acerca de uma questo relativa a sua aptido ou seus conhecimentos, produzindo uma prova acerca de um fato juridicamente relevante. Contador o expert em assuntos contbeis, muitas vezes tambm chamado a prestar sua contribuio para a apurao da verdade no inqurito ou em processo judicial ou administrativo. Tradutor a pessoa encarregada de verter, para o idioma nacional, texto de lngua estrangeira. Intrprete aquele que, com seus conhecimentos, permitir a comunicao entre pessoas que falam idiomas diversos. Ao atuarem, tambm essas pessoas esto obrigadas a afirmar a verdade, realizando, quando no o fazem, o tipo denominado falsa percia. O falso testemunho ou a falsa percia ser realizado no mbito de processo judicial ou administrativo, de inqurito policial ou de juzo arbitral. Alcana a norma, portanto, todo e qualquer processo, de natureza penal, civil, trabalhista, eleitoral e tambm o processo administrativo, cujo fim a apurao de violaes de normas administrativas ou disciplinares, instaurados no mbito de qualquer dos poderes na esfera municipal, estadual ou federal. Alm do inqurito policial, o crime ser cometido tambm perante comisso parlamentar de inqurito, por fora do que dispe o art. 4, II, da Lei n1.579/52: constitui crime: (...) II fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, tradutor ou intrprete, perante a Comisso Parlamentar de Inqurito. Juzo arbitral o procedimento estabelecido pela Lei n 9.307, de 23 de setembro de 1996, do qual as pessoas capazes de contratar podero valer-se para dirimir litgios relativos a direitos patrimoniais disponveis. necessrio que o fato sobre o qual prestado o testemunho ou realizada a percia seja juridicamente relevante, tendo, pelo menos, potencialidade para causar um prejuzo para o interesse da justia na apurao da verdade. 3. Elemento subjetivo: O falso testemunho e a falsa percia so crimes dolosos. indispensvel que o agente esteja consciente da falsidade da afirmao que faz ou da verdade que nega ou cala e atuar com vontade livre de cometer a falsidade. Necessrio, portanto, que ele tenha perfeita conscincia de que falta com a verdade. No suficiente que o depoimento ou a percia seja desconforme com a verdade, pois prevalece a teoria subjetiva, devendo a desconformidade ser entre a afirmao do agente e seu conhecimento pessoal, aquilo que apreendeu da realidade.

www.gustavobrigido.com.br

Se o agente percebeu erroneamente a realidade e, por isso, afirmou uma inverdade, no ter cometido crime algum, por no ter conscincia real dos fatos verdadeiros. Se o agente presenciou os fatos, mas, por exemplo, confundiu-se sobre a identidade de um de seus concorrentes, afirmando a participao inexistente do ssia de um deles, no cometer falso testemunho, por inexistncia de dolo. O tipo no exige nenhum outro elemento subjetivo, seno a vontade livre e consciente de fazer afirmao falsa, negar ou calar a verdade. 4. Consumao e tentativa: O falso testemunho consuma-se no instante em que encerrado o depoimento do agente, uma vez que, enquanto est sendo prestado, poder a testemunha desdizer-se afirmando a verdade. Assim, s h consumao com o encerramento de seu depoimento, quando no mais poder voltar atrs. A tentativa , tecnicamente, possvel se, por qualquer razo, o depoimento no encerrado. A falsa percia consumada no momento em que o laudo do perito, contendo seu parecer, a traduo ou a manifestao do contador, entregue autoridade dirigente do processo ou do procedimento. Tratandose de intrprete, no instante em que verte falsamente a afirmao de um dos interlocutores. A tentativa , tambm, possvel tecnicamente, quando o laudo falso interceptado ou no chega, por qualquer razo alheia vontade do agente, ao conhecimento da autoridade dirigente do feito em que produzido. 5. Sujeitos do crime: Sujeito ativo a testemunha, o perito, o contador, o tradutor e o intrprete. Sujeito passivo o Estado. Ser sujeito passivo tambm, secundariamente, a pessoa que vier a ser prejudicada. 6. Concurso de pessoas e conflito aparente de normas: O falso testemunho e a falsa percia so crimes de mo prpria. S podem ser realizados pela testemunha, perito, tradutor, contador e intrprete. No se admite, por isso, a co-autoria no falso testemunho. Se duas testemunhas no mesmo processo combinam prestarem ambas depoimentos falsos, cada uma estar cometendo um delito autnomo. Sero dois crimes, cada qual praticado por uma, sem nenhuma concorrncia delituosa. Sendo, entretanto, dois os peritos ou tradutores, elaborando um mesmo laudo ou parecer, haver coautoria se ambos esto conscientes de que faltam com a verdade acerca dos fatos. Aquele que d, oferece ou promete dinheiro ou qualquer vantagem testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete, para que este faa afirmao falsa, negue ou cale a verdade, cometer o delito do art. 343 do Cdigo Penal, adiante comentado, no sendo coautor ou partcipe do falso testemunho ou falsa percia. E se terceira pessoa apenas induz, ou instiga, ou presta qualquer auxlio para que o agente pratique o falso testemunho ou falsa percia, no oferecendo, prometendo ou dando qualquer vantagem? Ser partcipe, com certeza, do delito em comento.

www.gustavobrigido.com.br

Assim, o advogado que orienta a testemunha a faltar com a verdade, mentindo, negando ou calando-a, ser partcipe do crime. Nesse sentido a recente deciso do Superior Tribunal de Justia: Os crimes de mo prpria no admitem a autoria mediata. A participao, via induzimento ou instigao, no entanto, , ressalvadas excees, plenamente admissvel. A comparao entre os contedos dos injustos previstos nos arts. 342 e 343 do Cdigo Penal no conduz lacuna intencional quanto participao no delito de falso testemunho. O delito de suborno (art. 343 do Cdigo Penal) tem momento consumativo diverso, anterior, quando, ento, a eventual instigao, sem maiores conseqncias, se mostra, a, incua e penalmente destituda de relevante desvalor de ao. Cometido o falso testemunho (art. 342 do Cdigo Penal), a participao se coloca no mesmo patamar das condutas de consumao antecipada (art. 343 do Cdigo Penal), merecendo, tambm, a censura criminal (art. 29, caput, do CP) 7. Causa de aumento de pena: 1o As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Quando o agente realiza a conduta tpica mediante suborno, isto , tendo recebido dinheiro, ou qualquer vantagem, ou sua promessa, a pena ser aumentada de um sexto a um tero. Igual aumento haver quando o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. Alcana, portanto, o falso testemunho e a falsa percia produzidos em processo penal ou no civil em que for parte um ente pblico. Se o agente funcionrio pblico titular de cargo de perito, contador, tradutor ou intrprete e, em razo da funo, recebe ou aceita promessa de vantagem para elaborar laudo falso, cometer apenas o crime de corrupo passiva, respondendo por corrupo ativa (art. 333, CP) aquele que lhe entregar a vantagem ou promet-la. 8. Retratao: 2o O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) A retratao a afirmao da verdade que tenha sido falseada, arrependendo-se eficazmente o agente depois de prestado o falso testemunho ou realizada a falsa percia. Deve ser voluntria, no precisando ser espontnea, mas deve ser plena e cabal, isto , completa e capaz de expungir toda e qualquer dvida sobre os fatos anteriormente objeto do depoimento ou percia. Alm disso, deve ser levada aos autos do processo ou do procedimento no qual o crime fora praticado. Ou seja, deve o agente prestar novo depoimento no qual declara a verdade ou se retrata, ou elaborar nova percia ou novo parecer contendo a retratao. Deve ser feita antes da sentena proferida no processo no qual foi cometido o delito e no no processo instaurado contra o agente pela prtica do delito do art. 342. Sentena a deciso do juiz que pe fim ao

www.gustavobrigido.com.br

processo. A norma refere-se, portanto, sentena de primeiro grau, a qual, nos processos de competncia do tribunal do jri, aquela proferida pelo juiz presidente e no a deciso de pronncia. A retratao do agente extingue a punibilidade nos termos do que dispe o art. 107, VI, do Cdigo Penal, comunicando-se ao partcipe que o induziu ou instigou, mas no ao agente do crime do art. 343. 9. Ao penal: A ao penal de iniciativa pblica incondicionada, possvel a suspenso condicional do processo penal apenas no fato praticado sem incidncia de uma das causas de aumento de pena previstas no 1 do art. 342. O julgamento da ao penal dever ser proferido somente aps o julgamento do processo no qual foi realizado o falso testemunho ou a falsa percia, a fim de que no haja decises conflitantes, pois o depoimento ou a percia pode, no processo onde foi realizado, ser tido como verdadeiro CORRUPO ATIVA DE TESTEMUNHA, PERITO, CONTADOR, TRADUTOR OU INTRPRETE Art. 343. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete, para fazer afirmao falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, percia, clculos, traduo ou interpretao: (Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Pena - recluso, de trs a quatro anos, e multa.(Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Pargrafo nico. As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. (Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) 1. Consideraes inicias: Sem rubrica contendo o nomen iuris, o art. 343 do Cdigo Penal conhecido doutrinariamente como crime de corrupo ativa de testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete, cujo bem jurdico protegido a administrao da justia, o interesse estatal na verdade dos depoimentos, percias, clculos, tradues e interpretaes realizadas pelos que intervm nos processos e procedimentos. 2. Elementos objetivos: As condutas so: dar, oferecer ou prometer dinheiro ou vantagem. Dar entregar, oferecer colocar disposio, prometer assumir a obrigao de dar. Realizam-se por qualquer meio, verbal, escrito ou qualquer outra forma de comunicao. O tipo refere-se a dinheiro, moeda metlica ou papel-moeda de curso legal no pas ou no exterior ou qualquer outra vantagem, moral ou patrimonial. O dinheiro ou vantagem dado, oferecido ou prometido a qualquer das pessoas que podem ser sujeitos ativos dos delitos de falso testemunho ou falsa percia, objeto dos comentrios feitos no Captulo 124, a fim de que, no processo, judicial ou administrativo, inqurito policial ou juzo arbitral profira afirmao falsa, negue ou cale a verdade sobre fato juridicamente relevante.

www.gustavobrigido.com.br

3. Elementos subjetivos: O crime doloso. O agente deve estar consciente da condio de testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete da pessoa a quem d, oferece ou promete o dinheiro ou a vantagem agindo por livre vontade e com o fim especial de determinar a prtica de falso testemunho ou falsa percia. um delito que guarda semelhana com o crime de corrupo ativa, definido no art. 333 do Cdigo Penal, tendo como elementos diversos o sujeito passivo, que deve ser uma das pessoas mencionadas no tipo, no necessariamente funcionrio pblico, e o elemento subjetivo, que o fim do cometimento do delito de falso testemunho ou falsa percia. 4. Consumao e tentativa: A consumao acontece no instante em que o agente entrega, oferece ou faz a promessa do dinheiro ou da vantagem, no sendo necessrio que seja realizado o falso testemunho ou a falsa percia que, alis, nem precisa ocorrer. Independe, ainda, da aceitao da promessa. A tentativa ser possvel quando a oferta ou promessa feita por meio de comunicao no verbal, que no chega, por circunstncias alheias vontade do agente, ao conhecimento da testemunha, do perito, do contador, tradutor ou intrprete. 5. Causa de aumento de pena: Pargrafo nico. As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. (Redao dada pela Lei n 10.268, de 28.8.2001) Incidir o aumento de um sexto a um tero da pena, determinado pelo pargrafo nico do art. 343, quando o crime tiver sido cometido com a finalidade de obteno de prova destinada a produzir efeito em processo penal, nele includa a fase procedimental do inqurito policial e tambm quando, no processo civil, entidade da administrao pblica, direta ou indireta, integrar a relao processual como parte. 6. Concurso de pessoas e conflito aparente de normas: Concurso de pessoas e conflito aparente de normas Possvel a co-autoria e a participao, por instigao, induzimento ou qualquer forma de colaborao. Quando a vantagem ou o dinheiro dado, oferecido ou prometido a perito, contador, tradutor ou intrprete que seja funcionrio pblico e em razo de suas funes, o fato se ajustaria ao tipo do art. 333 do Cdigo Penal, como entende a doutrina tradicional, por aplicao do princpio da especialidade. Conquanto a pena cominada ao delito do art. 343 majorada pela redao determinada pela Lei n 10.268/01 seja de recluso de trs a quatro anos e a pena para a corrupo ativa seja de recluso, de um a oito anos, verifica-se a desarmonia do sistema, pois o tipo especial tem pena mnima trs vezes superior pena mnima do crime praticado em relao a qualquer funcionrio pblico, ao passo que a pena mxima exatamente igual metade do grau mximo previsto para o crime do art. 333. Assim, se o agente corrompe testemunha, a pena ser de recluso de trs a quatro anos, e se corrompe o funcionrio pblico que exerce o cargo de perito oficial, por exemplo, a recluso ser de um a oito anos. A

www.gustavobrigido.com.br

pena deste, por ser funcionrio pblico que se deixa corromper, deveria ser mais severa que a cominada testemunha, no entanto, com as modificaes legislativas feitas, tal no ocorrer. COAO NO CURSO DO PROCESSO Art. 344 - Usar de violncia ou grave ameaa, com o fim de favorecer interesse prprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. 1. Comentrios: O bem jurdico protegido a administrao da justia, o interesse estatal na atuao livre de toda pessoa que funciona ou intervm nos processos judiciais, administrativos, nos inquritos policiais e no juzo arbitral. Sujeito ativo qualquer pessoa que realizar a conduta incriminada. Sujeito passivo o Estado e tambm a pessoa coagida, bem assim a que sofrer prejuzo decorrente do comportamento do coagido. A conduta tpica consiste no emprego, pelo agente, de violncia ou grave ameaa, no sentido de coagir a vtima. Por violncia deve-se entender a fora fsica contra a integridade corporal da pessoa. A ameaa h de ser grave, podendo ser lcita ou ilcita, uma vez que o tipo no a restringiu, exigindo to-somente sua gravidade, de tal modo que s pode ser reconhecido o tipo quando o mal prometido for de monta importante. A violncia ou a grave ameaa deve ser empregada contra autoridade que tem atuao no curso de processo, judicial ou administrativo, no inqurito policial, ou no juzo arbitral, cujos significados foram expostos no Captulo 124, quando se abordou o delito de falso testemunho e falsa percia. Autoridade o juiz, o desembargador, o ministro, o promotor e o procurador, o delegado de polcia e o funcionrio pblico encarregado da direo do processo administrativo etc. Tambm podem ser sujeitos da coao a parte o autor, o ru, o assistente, o opoente etc. e qualquer outra pessoa que intervenha ou seja chamada a participar de um daqueles processos ou procedimentos, como o intrprete, o contador, o tradutor, o jurado, o perito, o assistente tcnico, o escrevente ou o serventurio da justia. O crime doloso. O agente atua conscientemente, sabendo, portanto, que se trata de pessoa que funciona ou chamada a intervir no processo ou procedimento, realizando a conduta com vontade livre e, exige o tipo, com o fim especial de favorecer interesse prprio ou alheio, ou seja, com a finalidade de obter um ganho, de qualquer natureza, moral ou econmica, para si ou para quem quer que seja. Consuma-se o crime no instante em que empregada a violncia ou no momento em que a grave ameaa proferida ou comunicada pessoa contra a qual se dirige, no exigindo o tipo que esta se intimide, nem tampouco que realize o comportamento exigido pelo agente. No , tambm, necessrio que este obtenha o proveito para si ou para outrem. A tentativa possvel.

www.gustavobrigido.com.br

O agente responder, em concurso material, pelas leses corporais praticadas, leves, graves ou gravssimas ou por homicdio, tentado ou consumado, decorrentes da violncia empregada. Mas a grave ameaa e as vias de fato, se forem o meio de execuo do delito, por este sero absorvidas.

EXERCCIO ARBITRRIO DAS PRPRIAS RAZES Art. 345 - Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico - Se no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. 1. Elementos objetivos: A locuo verbal contida no tipo fazer justia, que significa satisfazer a uma pretenso resistida por uma pessoa, pelas prprias mos e no atravs do acionamento da atuao do poder judicirio. De conseqncia, o tipo exige que o agente tenha uma pretenso, uma postulao, a respeito de um seu direito, de qualquer natureza, real, pessoal, de famlia etc. Portanto, a existncia de uma lide, de um conflito de interesses entre o agente e outra pessoa, de modo que aquele, em vez de buscar a prestao jurisdicional, resolve, por si mesmo, buscar a satisfao de seu interesse, pelas prprias mos, ainda que, para tanto, conte com o auxlio de outra pessoa, ou seja, de mos alheias, havendo, nesse caso, coautoria ou participao do terceiro. A conduta pode ser realizada por qualquer meio, com o emprego de violncia, de fraude, de grave ameaa, de destruio ou subtrao, enfim, de qualquer ao que corresponda satisfao da pretenso do agente e tambm por omisso. A pretenso do agente pode ser legtima, quando ele tem, efetivamente, direito ao reconhecimento do interesse perante o Poder Judicirio, e tambm ilegtima, quando ele supe, por erro, sua legitimidade. Todavia essencial que ela seja juridicamente possvel, isto , que possa ser satisfeita por meio da interveno jurisdicional, que o agente no provoca. No possvel, por isso, reconhecer a existncia do crime quando a pretenso do agente daquelas que, ainda quando ele a suponha legtima, no podem ser objeto de deciso judicial, como por exemplo a do agente que obriga sua mulher conjuno carnal, por entender que lhe lcito exigi-la. Comete estupro e no exerccio arbitrrio das prprias razes, porque sua pretenso no passvel de ser satisfeita por interveno do Poder Judicirio. A pretenso pode ser prpria ou de terceira pessoa, em cujo nome o agente atua. O tipo contm o elemento normativo: salvo quando a lei o permite, excludente da ilicitude j no prprio mbito da tipicidade. Assim, aquele que defende a posse de esbulho ou turbao, por estar no exerccio regular de direito, no pratica crime algum, desde que os atos de desforo sejam apenas os necessrios para manter-se ou restituir-se na posse, conforme preceitua a lei civil, no 1 do art. 1.210 do Cdigo Civil: o possuidor turbado, ou esbulhado, poder manter-se ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo; os

www.gustavobrigido.com.br

atos de defesa, ou de desforo, no podem ir alm do indispensvel manuteno ou restituio da posse. Quando a conduta do agente consistir na subtrao, destruio ou danificao de coisa de sua propriedade que esteja na posse de terceira pessoa em virtude de determinao judicial ou de contrato, o fato se ajustar ao tipo do art. 346, adiante comentado. 2. Elemento subjetivo: crime doloso. O agente deve estar consciente da conduta e agir com livre vontade de realizar o tipo. Exige a norma a presena do elemento subjetivo, contido na frmula para satisfazer pretenso, embora legtima. Deve o agente estar consciente da legitimidade de sua pretenso, ainda quando ela no o seja, mas ele a supe, e agir com o fim de sua satisfao. Se o agente sabe que sua pretenso ilegtima, cometer outro delito, como o furto, o dano, as leses corporais, a apropriao indbita, ameaa, violao de domiclio etc. 3. Consumao e tentativa: A consumao acontece no instante em que o agente realiza a conduta que visa satisfao da pretenso, no sendo necessrio que a obtenha. Assim, quando emprega a violncia, a ameaa, a fraude, a subtrao, realiza o dano etc., ainda quando no consiga obter o pretendido, o crime estar consumado. A tentativa possvel quando, por circunstncias alheias vontade do agente, no consegue ele a satisfao de sua pretenso, bem assim quando impedido de utilizar do meio escolhido para a realizao do tipo. O agente estar sujeito s penas correspondentes ao delito contra a pessoa realizado com o emprego da violncia, em concurso material. 4. Objetividade jurdica: O bem jurdico protegido a administrao da justia, o interesse estatal em que os litgios sejam compostos exclusivamente atravs das vias legais, contra aes do particular que pretende substituir-se ao da autoridade pblica judiciria. 5. Conflito aparente de normas: A Lei n 10.741, de 1 de outubro de 2003, definiu, entre outros, dois tipos penais que, a meu ver, afastam a incidncia da norma do art. 345. Idoso quem tem idade igual ou superior a 60 anos. No art. 103, do Estatuto do Idoso, est o seguinte tipo: negar acolhimento ou a permanncia do idoso, como abrigado, por recusa deste em outorgar procurao entidade de atendimento. A pena deteno de 6 meses a 1 ano e multa. No art. 104: reter o carto magntico de conta bancria relativa a benefcios, proventos ou penso do idoso, bem como qualquer outro documento com objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dvida. A pena deteno de 6 meses a 2 anos e multa.

www.gustavobrigido.com.br

TIRAR, SUPRIMIR, DESTRUIR OU DANIFICAR COISA PRPRIA, QUE SE ACHA EM PODER DE TERCEIRO POR DETERMINAO JUDICIAL OU CONVENO: Art. 346 - Tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa prpria, que se acha em poder de terceiro por determinao judicial ou conveno: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. 1. Comentrios: O bem jurdico protegido a administrao da justia, sua regularidade, seu normal funcionamento, o interesse estatal em que os conflitos de interesse sejam resolvidos penas no mbito da interveno do Poder Judicirio, bem assim no prestgio das relaes contratuais. Sujeito ativo qualquer pessoa que, proprietria da coisa, realizar uma das condutas incriminadas no preceito primrio. Sujeito passivo o Estado e tambm o particular que esteja na posse lcita da coisa que pertence ao agente. As condutas incriminadas so tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa prpria.Tirar subtrair, tomar para si. Suprimir fazer com que a coisa desaparea. Destruir eliminar, tornar inexistente. Danificar estragar, causar dano em sua estrutura ou aparncia. O objeto material a coisa material. Qualquer substncia corprea. Imvel, s no poder ser tirada, mvel poder ser objeto de qualquer das condutas tpicas. A coisa pertence ao agente, todavia deve estar na posse de outra pessoa. Essa posse deve ser lcita em virtude de uma determinao judicial ou de um contrato. Assim, por exemplo, quando fora penhorada estando na posse do depositrio ou fora objeto de contrato de locao, de comodato ou de emprstimo. O crime doloso. O agente deve ter conscincia de que a coisa sua e de que se encontra em poder de terceiro, em virtude de ordem judicial ou de conveno, e agir com vontade livre de tir-la, suprimi-la, destru-la ou danific-la, sem qualquer outra finalidade especial. Se o agente no tem conhecimento da legitimidade da posse pela pessoa que a detm, a subtrao poder se ajustar ao tipo do art. 345, quando tenha agido para satisfazer a pretenso prpria. A subtrao consuma-se, como no delito de furto, no instante em que o agente entra na posse da coisa, ainda que no tranqila e mesmo que por pouco tempo. A supresso consumada quando a coisa desaparece. A destruio, com sua eliminao, a danificao quando ela sofre alterao, em sua aparncia ou estrutura. A tentativa possvel em qualquer das modalidades tpicas. A ao penal de iniciativa pblica incondicionada, competente o juizado especial criminal, possvel a suspenso condicional do processo penal. FRAUDE PROCESSUAL Art. 347 - Inovar artificiosamente, na pendncia de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito:

www.gustavobrigido.com.br

Pena - deteno, de trs meses a dois anos, e multa. Pargrafo nico - Se a inovao se destina a produzir efeito em processo penal, ainda que no iniciado, as penas aplicam-se em dobro. 1. Comentrios: O bem jurdico protegido a administrao da justia, sua regularidade e seu normal funcionamento, contra aes que busquem iludir o julgador ou falsear a produo da prova. Sujeito ativo qualquer pessoa. Sujeito passivo o Estado e tambm a pessoa que sofrer algum prejuzo. O caput do artigo descreve a figura tpica fundamental e o pargrafo nico trata da fraude em processo penal. Inovar artificiosamente o estado de lugar, coisa ou pessoa modificar, por meio de artifcio, o estado preexistente do lugar, da coisa ou da pessoa que esteja sendo objeto de um processo civil ou administrativo. alterar seu estado, suas condies intrnsecas e extrnsecas ou suas caractersticas prprias. indispensvel que tenha sido instaurada e esteja em curso uma relao processual civil, na qual esteja sendo questionado o estado do lugar, coisa ou pessoa ou um processo administrativo no qual o tema ser objeto de deciso, consistindo o delito exatamente em sua alterao artificiosa. No basta qualquer alterao; necessrio que ela seja feita com a utilizao de fraude, de ardil, artifcio, enfim, que ela seja enganosa. Se a modificao no contm essa qualidade, o fato no se ajustar ao tipo em comento. H inovao artificiosa do estado de um lugar quando, por exemplo, o agente, no curso de uma ao possessria, alterando as caractersticas da posse disputada, edifica ou transplanta rvores frutferas para o imvel, buscando conferir aspecto de moradia antiga. A conduta deve ser dolosa, exigindo-se, portanto, a conscincia do agente acerca da existncia de processo judicial ou administrativo em curso e a livre vontade de promover a modificao do estado do objeto material do crime. Alm do dolo genrico, o delito somente se aperfeioa se o agente age com a finalidade de induzir a erro o juiz ou o perito. Ou seja, a inovao artificiosa visa criar, no esprito do julgador ou do perito seu auxiliar na produo da prova pericial , uma falsa percepo da realidade sobre o lugar, a pessoa ou a coisa sobre o qual ser feita a apreciao judicial. Por essa razo, a inovao h de ser idnea, apta a ludibriar, com potencialidade para enganar o juzo do magistrado ou do perito. Quando o agente no sabe da existncia de um processo judicial ou administrativo em curso, ainda quando possa supor que ele ser instaurado, o fato no se adequar ao tipo.

www.gustavobrigido.com.br

A consumao ocorre no instante em que o lugar, a pessoa ou a coisa sofre a modificao artificiosa. No exige o tipo que o agente consiga enganar o juiz ou o perito, nem mesmo que este tome conhecimento da fraude. crime de consumao antecipada ou de resultado cortado. A tentativa perfeitamente possvel, por exemplo, quando, iniciada a modificao, o agente no consegue concluir seu desiderato, por circunstncias alheias a sua vontade. Se a inovao artificiosa se der em relao a lugar, pessoa ou coisa com a finalidade de produzir efeito em processo penal, mesmo quando este no tenha ainda sido instaurado, as penas previstas no caput do art. 347 sero aplicadas em dobro. A diferena que, nesse caso, no h necessidade da prvia existncia do processo em curso, nem mesmo da instaurao de inqurito policial, desde que o agente realize a conduta com a finalidade de, com a inovao, produzir efeito em processo penal. Logo, necessria a relao entre a inovao e algum fato tpico, ainda que de contraveno penal. A ao penal de iniciativa pblica incondicionada. A competncia do juizado especial criminal, apenas quando se tratar de fraude no processo civil e administrativo. A suspenso condicional do processo penal possvel tambm na fraude no processo penal.

FAVORECIMENTO PESSOAL Art. 348 - Auxiliar a subtrair-se ao de autoridade pblica autor de crime a que cominada pena de recluso: Pena - deteno, de um a seis meses, e multa. 1 - Se ao crime no cominada pena de recluso: Pena - deteno, de quinze dias a trs meses, e multa. 2 - Se quem presta o auxlio ascendente, descendente, cnjuge ou irmo do criminoso, fica isento de pena. 1. Elementos objetivos: O caput do art. 348 descreve o tipo fundamental. O 1 contm a forma privilegiada e o 2 trata da escusa absolutria. A conduta auxiliar, contribuir, colaborar ou ajudar de qualquer modo e por qualquer forma pessoa que seja autora de um crime a subtrair-se ao de autoridade pblica. O crime cometido pelo favorecido deve ser apenado com pena de recluso. Se apenado com deteno ou multa, o fato se ajustar norma do 1, adiante comentado. , portanto, prestar auxlio a quem cometeu um crime no uma contraveno penal -

www.gustavobrigido.com.br

ou qualquer outro ilcito para ficar fora do alcance da ao das autoridades, da Polcia, do Ministrio Pblico ou do Poder Judicirio. o auxlio para a fuga, escondendo, ocultando o autor de crime, comprando-lhe passagens de nibus ou trem, emprestando veculo, dinheiro, roupas, enfim, realizando qualquer ao que favorea o autor do crime a subtrair-se ao da autoridade. claro que no h delito na conduta de quem acolhe o fugitivo em sua casa durante um temporal ou lhe fornece um copo dgua para lhe saciar a sede durante a fuga. necessrio que o auxlio guarde nexo de causalidade com a ao do criminoso de subtrairse ao da autoridade. A conduta incriminada a que se inserir no curso do processo causal desencadeado pelo autor do crime contra a ao da autoridade pblica desenvolvida aps a prtica do delito. Se o auxlio se der antes ou durante a realizao do crime, haver participao no mesmo e no o crime ora comentado, de favorecimento pessoal. Basta que tenha havido a prtica de crime pelo que ser auxiliado, no exigindo o tipo que j tenha sido iniciada a perseguio ou instaurado o inqurito policial. Nos casos de crime de ao privada ou pblica condicionada bvio que, antes da propositura daquela ou da formulao da representao ou requisio, no possvel existir ao de autoridade, logo tambm no se poder falar em subtrao nem, por isso, em favorecimento. Tambm no indispensvel que, no momento em que o agente presta o auxlio, o criminoso esteja sendo perseguido pela autoridade. Conquanto o tipo refira-se a autor de crime, de ver que o auxlio ser atpico se o beneficiado pela conduta tiver agido em legtima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal ou exerccio regular de direito, bem assim quando presente uma causa de excluso da culpabilidade, porque, nesses casos, evidentemente, no houve crime. Igualmente quando presente uma escusa absolutria, bem assim quando a punibilidade j estiver extinta por qualquer causa porque, nesses casos, no possvel falar-se em subtrao ao de autoridade. 2. Elemento subjetivo: O crime doloso. Indispensvel por isso que o agente tenha conhecimento de que o favorecido praticou, antes, um crime. Deve saber disso e, alm do mais, atuar com vontade livre de auxili-lo, de contribuir para que ele se coloque a salvo da perseguio ou da ao da autoridade pblica. Admite-se o dolo eventual quando o agente, no tendo certeza de que o favorecido praticou crime, mesmo assim colabora, assumindo, dessa forma, o risco de incorrer na incriminao. Se o agente no sabe, nem deveria saber que est auxiliando um criminoso, o fato ser atpico. 3. Objetividade jurdica: O bem jurdico protegido a administrao da justia criminal, o interesse na atuao da vontade estatal de apurar a materialidade e autoria dos delitos. 4. Sujeitos do crime: Sujeito ativo qualquer pessoa que realizar a conduta tpica, exceto o co-autor ou partcipe do crime praticado por quem auxiliado pelo agente. Sujeito passivo o Estado.

www.gustavobrigido.com.br

5. Consumao e tentativa: A consumao acontece no momento em que o agente realiza a conduta que contribui, auxilia ou favorece o autor do crime, sendo necessrio que este consiga, efetivamente, ainda que momentaneamente, subtrair-se ao da autoridade. A tentativa , portanto, admissvel quando, apesar da conduta do agente, o criminoso no consegue livrar-se da ao da autoridade pblica. 6. Forma privilegiada: O 1 do art. 348 comina pena de deteno de quinze dias a trs meses e multa, quando o agente presta auxlio a autor ou partcipe de crime punido com pena de deteno ou de multa, ou outra que no seja de recluso. 7. Escusa absolutria: No 2 do art. 348 est prevista a escusa absolutria, ficando isento de pena o agente que seja ascendente, descendente, cnjuge ou irmo do criminoso. O crime existe; porm, falta a condio de procedibilidade. No h punibilidade, possibilidade de aplicao da pena. Embora seja unnime o pensamento jurisprudencial de que a enumerao do pargrafo taxativa, creio no ser desarrazoada a interpretao extensiva para alcanar tambm o irmo, o filho e o pai adotivos e tambm o companheiro ou companheira de unio estvel. 8. Ao penal: A ao penal de iniciativa pblica incondicionada, competente o juizado especial criminal, possvel a suspenso condicional do processo penal. FAVORECIMENTO REAL Art. 349 - Prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptao, auxlio destinado a tornar seguro o proveito do crime: Pena - deteno, de um a seis meses, e multa. 1. Figura tpica Art. 349, caput: 1.1 - Elementos objetivas: A conduta incriminada , de qualquer forma, prestar auxlio, ajudar, auxiliar, colaborar ou contribuir. O auxlio prestado a pessoa que, como autor ou partcipe, tenha praticado um crime no uma contraveno penal de qualquer natureza. A colaborao prestada tem como finalidade tornar seguro o proveito do crime. Proveito do crime a utilidade material dele decorrente, como o objeto material dos delitos patrimoniais, a coisa furtada ou roubada, a vantagem do estelionato, o dinheiro obtido com sua venda e tambm o preo pago pela pessoa que tenha encomendado a prtica do delito.

www.gustavobrigido.com.br

O tipo excluiu de sua incidncia as hipteses de co-autoria e receptao. Assim, quem co-autor ou partcipe do crime anterior, ao colaborar com o autor, no est praticando novo crime. Tambm o receptador excludo, porque sua conduta j tipificada como crime patrimonial autnomo. 1.2 Elemento subjetivo: O favorecimento real crime doloso. O agente deve estar consciente de que a pessoa que recebe seu auxlio autor de crime e que a ajuda que d torna seguro seu proveito e age com vontade livre e com a finalidade de contribuir para que o autor do crime consiga assegurar o proveito do crime. O fim do agente , portanto, o de assegurar, para o autor do crime, o proveito do delito. Se o agente age com o fim de obter proveito pessoal ou para terceira pessoa, cometer o delito de receptao; definido no art. 180 do Cdigo Penal. Quem oculta, guarda ou transporta a res furtiva, para si ou para outrem, comete receptao, quem o faz para o agente do furto comete favorecimento real. 1.3 - Consumao e tentativa: A consumao ocorre no momento em que o agente realiza o ato de auxlio. No necessrio que o proveito do crime reste assegurado, basta a conduta. A tentativa possvel. 1.4 Sujeitos do crime: Sujeito ativo qualquer pessoa que realizar a conduta tpica, exceto o co-autor ou partcipe do crime anterior e o receptador de seu objeto material. Sujeito passivo o Estado. 2. Figura tpica Art. 349-A: Art. 349-A. Ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefnico de comunicao mvel, de rdio ou similar, sem autorizao legal, em estabelecimento prisional. (Includo pela Lei n 12.012, de 2009). Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. (Includo pela Lei n 12.012, de 2009). A lei n 12.012, de 6 de agosto de 2009, incluiu, no Cdigo Penal, sem denominao jurdica, o art. 349-A 2.1 Elementos objetivos: A incluso no Cdigo Penal, do art. 349-A, sem nomen iuris, do novo tipo penal, pode levar ao entendimento que se trata de uma espcie de favorecimento real, pois descreve conduta na qual o sujeito presta auxlio a um criminoso. Embora tenha como objetividade jurdica resguardar a administrao da justia, no , todavia, uma espcie de favorecimento real, uma vez que no contm todos os demais elementos do tipo do art 349 e mais um ou outros especializantes. um tipo novo, que guarda com o favorecimento real apenas a descrio de uma conduta de auxlio a uma pessoa que praticou um crime.

www.gustavobrigido.com.br

O tipo descreve cinco condutas alternativas. Ingressar entrar, promover agenciar, intermediar mediar ou interceder, entremear, auxiliar ajudar, facilitar tornar fcil ou retirar obstculo. A conduta deve recair sobre aparelho telefnico de comunicao mvel, o celular, ou aparelho de comunicao de rdio ou outro similar, tal como o walk talk. O sujeito deve realizar a conduta, isto , fazer ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar, a entrada do objeto material em estabelecimento prisional, de qualquer natureza: penitenciria, colnica agrcola, industrial ou similar, casa de albergado, cadeia pblica. A norma no alcana, a meu ver, o hospital de custdia ou tratamento psiquitrico, que no so estabelecimentos prisionais. 2.2 Elemento subjetivo: O tipo contm um elemento normativo: o agente deve agir sem estar devidamente autorizado por uma norma legal. O crime doloso, ou seja, a vontade consciente e livre de realizar a conduta, com a finalidade de que o aparelho de comunicao ingresse, sem autorizao legal, no estabelecimento prisional, para permitir a comunicao de preso com outra pessoa. No comete o crime, por ausncia de dolo, o advogado ou funcionrio do estabelecimento prisional que nele ingresse portando aparelho telefnico mvel, sem a inteno de entreg-lo pessoa submetida legalmente priso. 2.3 Consumao e tentativa: Consuma-se com a real entrada do aparelho telefnico, de rdio ou similar, no estabelecimento prisional, e no com a sua entrega ao preso. Possvel a tentativa. 2.4 Conflito aparente de normas: Se o Diretor do Estabelecimento que se omite, deixando de cumprir seu dever de impedir que o preso tenha acesso a aparelho telefnico, de radio ou similar, realizar a conduta definida no art. 319-A do Cdigo Penal. O preso que mantiver em seu poder aparelho telefnico, de rdio ou similar, comete a falta disciplinar prevista no art. 50, VII, da Lei de Execuo Penal.

EXERCCIO ARBITRRIO OU ABUSO DE PODER Art. 350 - Ordenar ou executar medida privativa de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder: Pena - deteno, de um ms a um ano. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre o funcionrio que: I - ilegalmente recebe e recolhe algum a priso, ou a estabelecimento destinado a execuo de pena privativa de liberdade ou de medida de segurana; II - prolonga a execuo de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de executar imediatamente a ordem de liberdade;

www.gustavobrigido.com.br

III - submete pessoa que est sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei; IV - efetua, com abuso de poder, qualquer diligncia. Comentrios: O art. 350 do Cdigo Penal foi derrogado pelo art. 4 da Lei n 4.898/65, estando em vigor apenas os incisos I e IV de seu pargrafo nico, prevalecendo, em lugar dos tipos do caput e dos incisos II e III do pargrafo nico, as normas contidas no art. 4 da Lei Especial. Dessa forma, ser feito o exame dos dispositivos, de ambos os diplomas legais, atualmente em vigor.

FUGA DE PESSOA PRESA OU SUBMETIDA A MEDIDA DE SEGURANA Art. 351 - Promover ou facilitar a fuga de pessoa legalmente presa ou submetida a medida de segurana detentiva: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. 1 - Se o crime praticado a mo armada, ou por mais de uma pessoa, ou mediante arrombamento, a pena de recluso, de dois a seis anos. 2 - Se h emprego de violncia contra pessoa, aplica-se tambm a pena correspondente violncia. 3 - A pena de recluso, de um a quatro anos, se o crime praticado por pessoa sob cuja custdia ou guarda est o preso ou o internado. 4 - No caso de culpa do funcionrio incumbido da custdia ou guarda, aplica-se a pena de deteno, de trs meses a um ano, ou multa. 1. Consideraes iniciais: O caput do art. 351 descreve o tipo fundamental. Os 1 e 3, as formas qualificadas. O 2 trata do concurso de crimes e o 4 prev a modalidade tpica culposa. O bem jurdico protegido a administrao da justia, o interesse na execuo das penas e medidas privativas de liberdade e das medidas de segurana contra aes que se voltem contra ela. 2. Elementos objetivos: So duas as condutas incriminadas. Promover e facilitar a fuga. Promover realizar, organizar e executar, adotar as medidas necessrias para que ocorra a fuga. Facilitar tornar fcil, afastar obstculos, remover empecilhos, colaborar, enfim, para a fuga realizada pelo prprio preso ou internado. Na primeira conduta, a iniciativa do agente, que dirige a fuga. Na segunda modalidade tpica, ele simplesmente colabora. Normalmente, realiza-se o tipo por meio de conduta comissiva, nada impedindo entretanto que o agente que tenha o dever de impedir a fuga facilite-a por omisso de seu dever legal.

www.gustavobrigido.com.br

A priso ou a medida de segurana deve ser legal e tambm estar sendo executada legalmente, do ponto de vista material e formal. Alcana a norma toda e qualquer espcie de priso, temporria, preventiva, em virtude de pronncia, de sentena condenatria recorrvel e tambm a priso-pena. A norma no alcana a promoo ou facilitao de fuga de menor internado em estabelecimento para cumprimento de medida socioeducativa, que no se confunde com priso nem com medida de segurana. 3. Elemento subjetivo: Deve o agente atuar dolosamente. Com conscincia da legalidade da priso ou da internao, sabendo que promove ou facilita a fuga e com vontade livre de agir, sem outra finalidade. 4. Sujeitos do crime: Sujeito ativo qualquer pessoa que realizar uma das condutas incriminadas, salvo o prprio preso ou internado. Sujeito passivo o Estado. 5. Consumao e tentativa: A consumao ocorre no momento em que se verifica a fuga da pessoa, ainda que por tempo curto. A tentativa possvel. 6. Formas qualificadas: No 1 do art. 351, so previstas trs modalidades tpicas qualificadas, sancionadas com recluso, de dois a seis anos. A primeira quando o crime praticado com o emprego de arma. Arma prpria e arma imprpria, mas no arma de brinquedo. No basta o porte de arma, preciso que ela seja utilizada, para ameaar ou empregar violncia contra pessoa. S incidir a qualificadora quando o agente que promove ou facilita a fuga utiliza a arma. A segunda qualificadora ocorre quando o crime praticado por duas ou mais pessoas, no se considerando o prprio preso ou o internado. Tambm qualificado o crime quando h arrombamento. o emprego de violncia contra coisa, portas, grades da cela, muros, enfim, qualquer obstculo material fuga. A ltima circunstncia qualificadora est no 3, com pena cominada de recluso, de um a quatro anos, quando o agente do crime a pessoa responsvel pela custdia ou guarda do preso ou internado. , portanto, crime prprio de funcionrio pblico. 7. Observaes finais: Haver concurso material de crimes quando da violncia empregada contra pessoa resultar leso corporal ou homicdio, consumado ou tentado, conforme determinao expressa do 2. 8. Forma culposa: A forma culposa prevista apenas para o funcionrio pblico incumbido da guarda ou custdia do preso ou internado que, por negligncia, imprudncia ou impercia, contribui para a fuga realizada pelo prprio ou

www.gustavobrigido.com.br

promovida ou facilitada por terceiro. S h delito quando se consuma a fuga do preso ou internado, no respondendo o funcionrio se houver apenas tentativa. Indispensvel a presena de nexo causal entre a conduta negligente do funcionrio e a fuga, devendo ser demonstrada sua importncia causal para a execuo do delito. A pena deteno, de trs meses a um ano, ou multa.

EVASO MEDIANTE VIOLNCIA CONTRA A PESSOA Art. 352 - Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivduo submetido a medida de segurana detentiva, usando de violncia contra a pessoa: Pena - deteno, de trs meses a um ano, alm da pena correspondente violncia. 1. Comentrios: O bem jurdico protegido a administrao da justia, o interesse estatal no cumprimento integral e regular das prises e medidas de segurana detentivas. Sujeito ativo apenas a pessoa que esteja presa ou submetida medida de segurana detentiva. crime prprio, portanto. Sujeito passivo o Estado e tambm a pessoa que sofre a violncia. Evadir-se libertar-se, fugir, escapar da priso ou do estabelecimento onde se executa medida de segurana detentiva ou do poder de quem o conduz preso ou detido. livrar-se do poder de outrem. necessrio que o preso ou o internado evada-se ou tente faz-lo, usando de violncia contra a pessoa. A tentativa equiparada prpria evaso, punida, portanto, como delito autnomo. A fuga pura e simples no fato tpico. S h fuga ou tentativa de fuga criminosa quando, para obt-la, o agente emprega violncia fsica contra uma pessoa, qualquer pessoa, o carcereiro, policial ou qualquer outra, inclusive outro preso ou internado. Da violncia pode ou no resultar leso corporal. A grave ameaa no torna a fuga ou a tentativa fato tpico. Nem a fraude. S h delito se a priso ou internao for legal, determinada e executada com observncia das normas legais, materiais e formais. Fuga de priso ilcita direito do indivduo. A violncia empregada contra a coisa no caracteriza o crime. necessrio que o agente atue com dolo, com conscincia da legalidade da priso ou da internao da qual se evade ou tenta faz-lo, agindo com vontade livre de empregar a violncia contra a pessoa. Se o agente imagina ilcita a custdia, o fato atpico. Se a violncia resulta de culpa, igualmente. Consuma-se o crime com a efetiva fuga ou com a simples tentativa, desde que haja emprego de violncia, em qualquer das hipteses. que o tipo contm o verbo tentar, da que a tentativa delito autnomo. No h, portanto, tentativa de realizao do tipo, porquanto ela est inserida no prprio tipo. O agente responder em concurso material com o crime contra a pessoa leso corporal ou homicdio, consumado ou tentado em razo da violncia empregada. Simples vias de fato sero absorvidas. A ao penal de iniciativa pblica incondicionada, competente o juizado especial criminal, possvel a suspenso condicional do processo penal.

www.gustavobrigido.com.br

ARREBATAMENTO DE PRESO Art. 353 - Arrebatar preso, a fim de maltrat-lo, do poder de quem o tenha sob custdia ou guarda: Pena - recluso, de um a quatro anos, alm da pena correspondente violncia. O bem jurdico tutelado a administrao da justia, o interesse estatal na execuo regular das medidas privativas de liberdade, bem assim na preservao e no respeito da integridade corporal e moral das pessoas sob sua custdia. Sujeito ativo qualquer pessoa que realizar a conduta. Sujeito passivo o Estado e tambm o preso arrebatado. O ncleo do tipo o verbo arrebatar. Significa tomar pela fora ou arrancar do poder de quem tem a guarda ou a custdia do preso. retirar com fora a pessoa presa. O preso pode-se encontrar recolhido em estabelecimento prisional, delegacia, presdio ou em trnsito dentro de veculos ou conduzido sob escolta. Trata a norma exclusivamente do preso, no alcanando a pessoa submetida medida de segurana detentiva ou o menor internado em estabelecimento para cumprimento de medida socioeducativa. O arrebatamento pode ser feito com o emprego de grave ameaa ou violncia. Exige-se o dolo. A conscincia de que a pessoa esteja presa, sob guarda ou custdia do funcionrio pblico encarregado da execuo da priso ou do transporte do preso e vontade livre de tom-lo, e, mais um elemento subjetivo: o fim de maltratar o preso. O agente atua com a inteno de arrebat-lo para submet-lo a sevcias ou maus tratos. A consumao ocorre com o arrebatamento, com a tomada, a tirada do preso do poder de quem o detm. No h necessidade de que o preso sofra os maus-tratos. Basta sua tirada violenta. Possvel, portanto, a tentativa. Haver concurso material com o delito resultante do emprego da violncia, como a leso corporal, homicdio, tentado ou consumado, contra o preso ou contra a pessoa que o detm, respondendo, assim, o agente pelos dois delitos, cumuladas as penas. MOTIM DE PRESOS Art. 354 - Amotinarem-se presos, perturbando a ordem ou disciplina da priso: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, alm da pena correspondente violncia. 1. Comentrios: O bem jurdico tutelado a administrao da justia, o interesse estatal na preservao da tranqilidade, da ordem e disciplina nas prises, a normalidade e regularidade da execuo das penas privativas de liberdade.

www.gustavobrigido.com.br

Sujeitos ativos, necessariamente, so pessoas presas, exigindo-se um mnimo de trs. Sujeito passivo o Estado e o ser tambm qualquer pessoa, presa ou no, que sofrer violncia eventualmente empregada pelos amotinados. Amotinarem-se rebelarem-se. promoverem movimento coletivo. agirem em conjunto. O motim a reunio de pessoas que praticam aes conjuntas, geralmente violentas, com o mesmo fim. O motim de presos quase sempre visa obteno de benefcios, exigncia da satisfao de reivindicaes, pouco importando a natureza do objetivo colimado, bastando que exista o movimento e que este perturbe a ordem ou a disciplina no estabelecimento prisional. Resta perturbada a ordem ou a disciplina quando h prtica de violncias contra pessoas ou coisas e tambm quando h desrespeito s regras de convivncia estabelecidas no estabelecimento. O fato pode ocorrer no interior do presdio ou tambm no de veculos que estejam transportando presos, na rua ou no frum onde se acham espera da realizao de audincia, enfim, em qualquer lugar que se encontrem e se amotinem. O tipo alcana apenas o motim de presos, no o de internados em estabelecimentos para cumprimento de medida de segurana detentiva, nem o de menores. O crime doloso. Os presos devem estar conscientes de que perturbam a ordem ou a disciplina e agir com vontade livre de se amotinarem. Os agentes que tiverem praticado violncia durante o motim respondero, em concurso material, pelos crimes contra a pessoa praticados, leses corporais ou homicdio, tentado ou consumado, demonstrada a individualizao da conduta de cada um, punidos na medida de sua culpabilidade, como autores ou partcipes. A consumao ocorre quando a ordem ou a disciplina na priso perturbada. Sem essa modificao no funcionamento normal do presdio, no h crime consumado. A tentativa possvel. PATROCNIO INFIEL Art. 355 - Trair, na qualidade de advogado ou procurador, o dever profissional, prejudicando interesse, cujo patrocnio, em juzo, lhe confiado: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa. 1. Comentrios: O bem jurdico protegido a administrao da justia, o interesse estatal na lealdade do advogado e do procurador no patrocnio dos interesses das pessoas perante o Poder Judicirio. Sujeito ativo o advogado ou o procurador judicial. Sujeito passivo o Estado e tambm a pessoa lesada em razo da conduta tpica. O ncleo do tipo o verbo trair. O objeto o dever profissional, do advogado ou do procurador, de lealdade para com a pessoa que confiou a defesa de seus direitos e interesses em juzo. Advogado o bacharel em direito regularmente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. Procurador quem admitido a procurar em juzo, o provisionado, o estagirio ou o defensor nomeado, em circunstncias especiais, para promover a defesa em juzo.

www.gustavobrigido.com.br

No importa se a atividade exercida mediante remunerao ou gratuitamente, o advogado, em qualquer caso, deve atuar com a mais absoluta lealdade, exercendo sua atividade com respeito aos princpios ticos e legais, defendendo, com dedicao e denodo, o interesse a si confiado. indispensvel que o advogado tenha sido constitudo, recebido o mandato ou nomeado, e que tenha levado a juzo a pretenso de seu cliente, como autor ou ru, assistente, opoente etc. Assim, s h delito se o interesse confiado ao agente esteja sendo objeto de discusso judicial, em processo de qualquer natureza. Pode a conduta realizar-se por meio de conduta comissiva ou omissiva. O agente pode postular, apresentando fatos que prejudicam o interesse do cliente ou pode deixar de apresentar, no prazo legal, a contestao ou outra pea indispensvel no processo. A traio do dever profissional dever importar, necessariamente, em prejuzo do interesse da pessoa que confiou no agente e deve se dar em juzo, no antes, nem depois, nem fora dele. Concluda a prestao jurisdicional, a conduta do advogado poder ajustar-se a outro tipo, no ao patrocnio infiel. Assim, o advogado que, na justia do trabalho, celebra acordo em nome do reclamante recebe o valor e dele se apropria; deixando de entreg-lo a seu cliente, comete o crime de apropriao indbita e no de patrocnio infiel. essencial que da conduta do agente decorra um dano efetivo para o interesse patrimonial ou moral da parte. O interesse deve, bvio, ser legtimo; da que se a conduta do agente d causa ao reconhecimento da ilegitimidade do interesse no h fato tpico, porque no h dever profissional de defender interesses escusos. O crime doloso. S incorre na incriminao o agente que estiver consciente de que trai seu dever profissional, sabendo que dar causa a um dano ao interesse do cliente e agir com vontade livre, no exigindo o tipo que o agente tenha a inteno de causar o prejuzo. Sem a conscincia da lesividade de seu ato, o fato ser atpico. Quando o agente atua negligentemente, realizando a conduta por erro, tambm no h fato tpico. O crime consuma-se com a ocorrncia do dano efetivo ao interesse do cliente, ou seja, quando se configura a leso do interesse patrocinado com infidelidade, ainda quando possa esse ser, ao depois, reparado. A tentativa somente no admissvel nas formas omissivas de conduta. PATROCNIO SIMULTNEO OU TERGIVERSAO Pargrafo nico - Incorre na pena deste artigo o advogado ou procurador judicial que defende na mesma causa, simultnea ou sucessivamente, partes contrrias. SONEGAO DE PAPEL OU OBJETO DE VALOR PROBATRIO Art. 356 - Inutilizar, total ou parcialmente, ou deixar de restituir autos, documento ou objeto de valor probatrio, que recebeu na qualidade de advogado ou procurador: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa.

www.gustavobrigido.com.br

1. Comentrio: O bem jurdico a administrao da justia, o interesse estatal na preservao de autos e documentos ou coisas de valor probatrio e tambm a confiana que as pessoas depositam em seus patronos, advogados e procuradores. Sujeito ativo o advogado ou o procurador judicial. Sujeito passivo o Estado e tambm a pessoa que sofrer prejuzo decorrente da conduta realizada pelo sujeito ativo. So duas as condutas incriminadas: inutilizar e deixar de restituir. Inutilizar tornar imprestvel, inservvel, retirar a utilidade da coisa. A inutilizao pode ser total ou parcial. Deixar de restituir reter, no devolver a coisa que lhe fora entregue ou confiada, quando chamado a faz-lo ou no prazo assinalado. Os objetos materiais das condutas so: autos, documento ou objeto de valor probatrio. Autos so o conjunto das peas integrantes dos processos, judiciais e administrativos. Documento o papel que contm escrito ou informao impressa sobre fato juridicamente relevante. Objeto de valor probatrio a coisa que, por sua natureza, possa servir para provar qualquer fato juridicamente relevante. O objeto material deve estar em poder do advogado ou procurador, que o recebeu nessa qualidade e que, por isso, deve mant-lo ntegro e restitu-lo quando instado a faz-lo. No necessrio que da conduta decorra algum prejuzo material. Basta a conduta, aperfeioadora do tipo. crime doloso. O agente deve estar consciente de que a coisa material est em seu poder por fora de sua qualidade de advogado ou procurador e agir com vontade livre de inutiliz-la ou no devolv-la, caso em que deve ter conhecimento de que foi instado a faz-lo, recusando-se livremente. preciso vontade livre de inutilizar ou sonegar. A destruio ou sonegao do objeto material por negligncia, por desdia ou por esquecimento no caracteriza o delito, podendo sim realizar infrao disciplinar do advogado. A inutilizao consuma-se quando o objeto material sofre a diminuio de sua qualidade probatria, quando rasgado, rasurado, queimado ou destrudo. A tentativa possvel. A sonegao de autos de processo judicial consuma-se quando o agente, intimado a devolv-los, deixa de faz-lo no prazo legal ou determinado. A sonegao de documento ou objeto de valor probatrio consumase com o ato de recusa de devoluo. Impossvel a tentativa EXPLORAO DE PRESTGIO Art. 357 - Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. Pargrafo nico - As penas aumentam-se de um tero, se o agente alega ou insinua que o dinheiro ou utilidade tambm se destina a qualquer das pessoas referidas neste artigo. 1. Comentrio:

www.gustavobrigido.com.br

O bem jurdico a administrao da justia, sua credibilidade, a confiana que as pessoas depositam nas pessoas que atuam no mbito da prestao jurisdicional. O prestgio da justia. Sujeito ativo qualquer pessoa. Sujeito passivo o Estado e, eventualmente, o juiz, jurado, promotor, perito, tradutor, intrprete e testemunha. O caput do artigo contm o tipo e o pargrafo nico, uma causa de aumento de pena. So duas as condutas incriminadas: solicitar ou receber. Solicitar pedir, pleitear, postular. A solicitao pode ser feita por qualquer meio de comunicao, escrita, oral ou outro. Receber aceitar, obter. O objeto material dinheiro moeda metlica ou papel-moeda de curso legal no pas ou no estrangeiro ou qualquer utilidade, ou seja, um bem de natureza material ou at mesmo uma vantagem de natureza moral. O agente solicita ou recebe o dinheiro ou a utilidade, afirmando perante terceira pessoa que ir exercer influncia sobre uma das pessoas mencionadas no tipo: juiz, jurado, promotor ou procurador de justia, funcionrio do poder judicirio, perito, tradutor, intrprete ou testemunha. A relao taxativa, no admitida a incluso de outra pessoa que no as mencionadas no tipo. Se outro o funcionrio pblico a quem se refere o agente, a conduta poder se ajustar ao tipo do art. 332 do Cdigo Penal. O agente demonstra ter prestgio junto a uma daquelas pessoas, ludibriando assim a boa-f de algum, pretextando que ir exercer a influncia positiva sobre ela, mediante o recebimento do dinheiro ou da utilidade. H, portanto, fraude, devendo a conduta do agente ser idnea, apta a enganar. No necessrio que o agente tenha, efetivamente, poder de influenciar a pessoa, mas indispensvel que ele alegue-o, bem assim indiferente que ele venha a influenciar ou tentar faz-lo. O agente deve atuar dolosamente. Com a vontade livre de solicitar ou receber o dinheiro ou a utilidade, sob o pretexto de influenciar uma daquelas pessoas. A consumao, na modalidade tpica solicitar, ocorre no momento em que o agente pede o dinheiro ou a utilidade, mesmo quando h rejeio. Na modalidade receber, o fato est consumado quando a pessoa entrega o objeto material. A tentativa possvel. Quando o agente tiver alegado ou apenas insinuado que o dinheiro ou a utilidade solicitada ou recebida ser destinado tambm para a pessoa a quem diz influir, a pena ser aumentada de um tero. necessrio que ele afirme ou deixe implcito para a pessoa que uma parte da vantagem ser dada ao juiz, perito, intrprete etc., no exigindo o tipo que a vtima acredite no agente. Se, efetivamente, o agente der valor a funcionrio pblico, haver corrupo ativa, que absorver a explorao de prestgio, e corrupo passiva por parte do funcionrio.

VIOLNCIA OU FRAUDE EM ARREMATAO JUDICIAL Art. 358 - Impedir, perturbar ou fraudar arrematao judicial; afastar ou procurar afastar concorrente ou licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem: Pena - deteno, de dois meses a um ano, ou multa, alm da pena correspondente violncia. 1. Comentrios:

www.gustavobrigido.com.br

O bem jurdico protegido a administrao da justia, especialmente a lisura das arremataes judiciais. Sujeito ativo qualquer pessoa que realizar uma das condutas incriminadas. Sujeito ativo o Estado e tambm aquela pessoa contra a qual empregada a violncia ou grave ameaa, bem assim a que vier a ser lesada pela conduta.

So as seguintes as condutas incriminadas na primeira parte do dispositivo: impedir, perturbar ou fraudar a realizao de ato da arrematao judicial. Impedir no deixar que ocorra, obstar desde o incio, no permitindo que comece o ato. Perturbar atrapalhar, conturbar, criar dificuldades, obstculos ou empecilhos. Fraudar fazer surgir o erro ou engodo na realizao do ato. As condutas dizem respeito a qualquer ato da arrematao judicial. Arrematao judicial a hasta pblica determinada pelo juiz. A venda em hasta pblica faz-se atravs de leilo ou praa. H disputa entre os interessados que o juzo convoca por meio de editais para alienar imveis ou mveis arrecadados em aes de execuo para, com o produto da venda, satisfazer os dbitos cobrados em juzo. A outra modalidade tpica consiste em afastar ou procurar afastar licitante da arrematao judicial. Afastar significa excluir, fazer com que o licitante deixe de participar do evento, dele se retire. Procurar afastar tentar afastar. a tentativa elevada categoria de delito autnomo. Deve, nesta modalidade tpica, o agente atuar com o emprego de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem. Violncia a fora fsica, so as vias de fato ou as leses corporais. A grave ameaa a promessa da causao de um mal grave. Fraude o engano, o engodo. induzir o licitante a uma situao de erro ou neste mant-lo. O ltimo meio de execuo do delito atravs do oferecimento de vantagem de qualquer natureza, moral ou patrimonial. Crime doloso. O agente deve estar consciente de que impede, perturba ou frauda o ato da arrematao judicial ou dela afasta o licitante, agindo com vontade livre, sem qualquer outra finalidade especial. Consuma-se o impedimento, perturbao ou fraude no instante em que o ato da arrematao judicial no se realiza, sofre a perturbao ou fraudado. Possvel a tentativa. A consumao do afastamento do licitante ocorre no momento em que o agente emprega a violncia, profere a grave ameaa, utiliza da fraude ou oferece a vantagem, independentemente do afastamento do licitante. A tentativa punida com a mesma pena do crime consumado ocorre quando o agente no consegue empregar a violncia, a grave ameaa, a fraude ou, tambm por circunstncias alheias a sua vontade, no chega ao conhecimento do licitante a oferta da vantagem. Quando o agente emprega violncia ser apenado no s pelo crime contra a administrao, mas tambm pelo delito contra a pessoa leso corporal, leve, grave ou gravssima, homicdio ou tentativa. DESOBEDINCIA A DECISO JUDICIAL SOBRE PERDA OU SUSPENSO DE DIREITO

www.gustavobrigido.com.br

Art. 359 - Exercer funo, atividade, direito, autoridade ou mnus, de que foi suspenso ou privado por deciso judicial: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa. 1. Comentrios: O bem jurdico protegido a administrao da justia, o prestgio e a autoridade de suas decises. Sujeito ativo a pessoa que tenha sofrido a deciso judicial de suspenso ou privao do exerccio de funo, atividade, direito, autoridade ou mnus. Sujeito passivo o Estado. A conduta proibida a de exercer, que significa desempenhar uma funo, uma atividade, um direito, a autoridade ou um mnus do qual foi suspenso ou privado por deciso judicial. O agente, aps ter sido suspenso ou privado, continua a exercer, praticando atos inerentes funo, atividade, direito, autoridade ou mnus. Desobedece, assim, o comando contido na deciso judicial. A norma no alcana as interdies decorrentes de aplicao de pena restritiva de direitos, porque, se o condenado no cumprir as determinaes contidas na sentena penal, a pena restritiva de direitos ser convertida em pena privativa de liberdade. Mas abrange os efeitos extrapenais das sentenas condenatrias de que trata o art. 92 do Cdigo Penal, como a perda de cargo pblico, funo pblica etc. indispensvel que a deciso judicial tenha transitado em julgado. Para realizar o tipo necessrio que o agente tenha conhecimento da deciso judicial que o suspendeu ou privou do direito ao exerccio e realizar a conduta com vontade livre, sem qualquer outro fim especial. Consuma-se no momento em que o agente, aps ter tomado cincia da suspenso ou privao, continua a praticar atos. A tentativa admissvel. A ao penal de iniciativa pblica incondicionada, possvel a suspenso condicional do processo penal. QUESTES DE CONCURSOS Coma base no texto abaixo, responda as questes n 01 e 02: Jos funcionrio pblico estadual, ocupando a Secretaria Estratgica da Articulao Poltica do Governo do Amazonas. Ciente de que o governador no tem nenhum apoio na Assembleia Legislativa, Joo elabora o seguinte plano criminoso: I. Determina que Luiz, secretrio estadual de Comunicao, promova a contratao da agncia de publicidade APT, da qual o scio gerente o publicitrio Marcos. Tal fato foi realizado por Luiz em estrita obedincia a Jos. II. Jos combina com Marcos que os valores dos servios de publicidade sero superfaturados em 300%, de modo que o valor excedente seja apropriado por Marcos para atender aos interesses de Jos. Graas a esse esquema, que contou com a anuncia de Luiz, Jos e Marcos conseguem desviar R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais) dos cofres estaduais.

www.gustavobrigido.com.br

III. Jos arregimenta dez deputados estaduais dispostos a apoiar todas as iniciativas e projetos de lei do Governo Estadual mediante o recebimento de vantagens econmicas, iniciando pagamentos mensais no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para assegurar esse apoio irrestrito; IV. Jos d conhecimento a Marcos do funcionamento do esquema, de modo que Marcos faa os pagamentos mensais, por meio de cheques nominais, s pessoas indicadas por esses deputados, os quais sacam os valores no caixa dos bancos; V. Passados seis meses o esquema chega ao fim e Jos e Marcos decidem dividir o valor restante entre eles, recebendo cada um cerca de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).

01 - Prova: ISAE - 2011 - AL-AM Procurador - Com base no texto acima, assinale a alternativa que indica os crimes praticados por Jos e Marcos, respectivamente. a) Ambos incorrem em corrupo ativa (art. 333, Cdigo Penal) e peculato (art. 312, Cdigo Penal). b) Jos pratica corrupo ativa (art. 333, Cdigo Penal) e Marcos corrupo passiva (art. 317, Cdigo Penal). c) Ambos incorrem em corrupo ativa (art. 333, Cdigo Penal) e passiva (art. 317, Cdigo Penal). d) Jos pratica prevaricao (art. 319, Cdigo Penal) e peculato (art. 312, Cdigo Penal); Marcos pratica peculato (art. 312, Cdigo Penal). e) Jos pratica advocacia administrativa (art. 321, Cdigo Penal) e Marcos pratica peculato (art. 312, Cdigo Penal). 02 - Assinale a alternativa que indica os crimes praticados por Luiz e pelos deputados que receberam o pagamento mensal promovido por Jos e Marcos, respectivamente. a) Luiz pratica peculato (art. 312, Cdigo Penal) e os deputados, prevaricao (art. 319, Cdigo Penal). b) Luiz pratica peculato (art. 312, Cdigo Penal) e os deputados, corrupo passiva (art. 317, Cdigo Penal) c) Luiz pratica corrupo passiva (art. 317, Cdigo Penal) e os deputados, peculato (art. 312, Cdigo Penal). d) Todos praticam prevaricao (art. 319, Cdigo Penal), peculato (art. 312, Cdigo Penal) e corrupo passiva (art. 317, Cdigo Penal). e) Todos praticam peculato (art. 312, Cdigo Penal). 03 - Prova: ISAE - 2011 - AL-AM - Procurador Relativamente aos crimes contra as licitaes, assinale a afirmativa incorreta. a) Constitui crime dispensar ou inexigir licitao fora das hipteses previstas em lei ou deixar de observar as formalidades pertinentes dispensa ou inexigibilidade. b) A pena de multa, cominada nos crimes contra as licitaes (arts. 89 a 98 da Lei 8.666/93), consiste no pagamento de quantia fixada na sentena e calculada em ndices percentuais, cuja base corresponder ao valor da vantagem efetivamente obtida ou potencialmente aufervel pelo agente. c) Qualquer pessoa poder provocar, para os efeitos dos crimes da lei de licitaes (Lei 8.666/93), a iniciativa do Ministrio Pblico, fornecendo-lhe por escrito, informaes sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstncias em que se deu a ocorrncia. Os crimes da referida lei so todos de ao penal pblica condicionada representao. d) Constitui crime devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo. e) O produto da arrecadao da multa, cominada aos condenados por crime contra as licitaes (arts. 89 a 98 da Lei 8.666/93), reverter, conforme o caso, Fazenda Federal, Distrital, Estadual ou Municipal.

www.gustavobrigido.com.br

04 - Prova: MOVENS - 2009 - PC-PA - Investigador Acerca dos crimes contra a administrao pblica, assinale a opo correta. a) Constitui crime o extravio de livro oficial ou qualquer documento de que o agente pblico tem a guarda em razo do cargo, o mesmo no se podendo dizer da inutilizao parcial de documento oficial por parte daquele. b) Ao contrrio da conduta criminosa de se apropriar de valores pertencentes administrao pblica, constitui mera irregularidade administrativa dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei. c) Pratica o delito de concusso o agente pblico que emprega meio vexatrio na cobrana de tributos. d) Tratando-se de peculato culposo, extingue a punibilidade a reparao do dano precedente sentena irrecorrvel; se lhe posterior, reduz a pena imposta metade. 05 - Prova: MOVENS - 2009 - PC-PA - Delegado de Polcia A respeito dos crimes contra a administrao pblica, assinale a opo correta. a) Aquele que exige vantagem indevida para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, comete o delito de corrupo ativa. b) No delito de peculato culposo, a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. c) Quem solicitar ou receber vantagem indevida para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, ou aceitar promessa de tal vantagem comete o delito de concusso. d) Aquele que retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratica-o contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, comete o delito de condescendncia criminosa. 06 - Prova: CESPE - 2012 - TJ-BA - Juiz Considerando o que dispe o CP a respeito dos crimes contra a incolumidade, a paz, a f e a administrao pblicas, assinale a opo correta. a) No integram o tipo penal perigo de desastre ferrovirio os veculos de trao mecnica por meio de cabo areo. b) Considere que Joo, Pedro, Antnio e Joaquim, todos maiores de idade, associem-se com a finalidade de falsificar um nico ingresso de evento esportivo. Nessa situao, a conduta dos agentes se amolda ao crime de quadrilha. c) Suponha que Maria, de dezenove anos de idade, receba, de boa-f, de um desconhecido passe falso de transporte de empresa administrada pelo governo e o utilize imediatamente aps ser alertada, por seu irmo, da falsidade do bilhete. Nessa situao, a conduta de Maria caracteriza-se como atpica. d) Responde criminalmente o funcionrio pblico que, em razo da funo, e mesmo antes de assumi-la, aceita promessa de vantagem indevida, ainda que no venha a receb-la. e) No prevista a modalidade culposa para o crime de desabamento. 07 - Prova: FGV - 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia Com relao ao crime de peculato, assinale a afirmativa incorreta. a) possvel que a pessoa que no funcionrio pblico venha a responder por peculato. b) O carcereiro que recebe os objetos do preso e deles se apropria, responde por peculato.

www.gustavobrigido.com.br

c) O funcionrio pblico que deixa o cofre da repartio aberto, do que se aproveita outro funcionrio para se apropriar de bens pblico, responde por peculato culposo, ficando extinta a punibilidade se ocorre a reparao do dano antes da sentena. d) O funcionrio pblico que ao visitar um colega de outro rgo e se aproveita para subtrair bem pblico, responde por peculato furto. e) possvel a tentativa no crime de peculato, salvo na modalidade culposa. 08 - Prova: MPE-PR - 2012 - MPE-PR - Promotor de Justia O Prefeito de determinado municpio distribuiu aos seus amigos grande quantidade de combustvel, pago pelos cofres pblicos. Considerada a conduta descrita, assinale a alternativa incorreta: a) Ocorreu crime de responsabilidade; b) Ocorreu ato de improbidade; c) Ocorreu crime contra a ordem tributria; d) Ocorreu violao a princpios da administrao pblica; e) Ocorreu ato em prejuzo ao errio. 09 - Prova: MPDFT - 2011 - MPDFT - Promotor de Justia Em face das seguintes assertivas referentes aos tipos penais mencionados, assinale a alternativa correta: a) Segundo orientao do Superior Tribunal de Justia, legal a priso em flagrante, sob a acusao de prtica de concusso, do agente pblico quando recebe o valor que exigira da vtima dias antes. b) Diz-se, da corrupo passiva, que prpria, quando a solicitao ou recebimento da vantagem indevida destina-se prtica de ato lcito, inserido no rol de deveres impostos ao agente em razo de sua funo. c) O delito de corrupo passiva praticado por policial militar no exerccio da funo crime militar, devendo conduzir sua punio no mbito da Justia Militar. d) O julgamento definitivo do procedimento em que foi falseada a verdade no condio para que, no processo destinado apurao do crime de falso testemunho, seja prolatada a deciso condenatria. e) Por se tratar de crime prprio, no peculato-furto no se pode reconhecer a autoria mediata quando o funcionrio pblico vale-se de instrumento no qualificado, tal como o cidado comum, induzido a erro, para a subtrao de bem da Administrao Pblica. 10 - Prova: FCC - 2012 - PGM-Joao Pessoa-PB - Procurador Municipal No que concerne aos crimes contra a probidade administrativa, de acordo com a Lei no 8.429/92, considere: I. A suspenso dos direitos polticos se aplica de imediato com a publicao da sentena condenatria. II. A perda da funo pblica s se efetiva com o trnsito em julgado da sentena condenatria. III. A autoridade judicial ou administrativa competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual. IV. A representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio inocentes constitui crime quando o autor da denncia tiver agido com dolo ou culpa. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e IV.

www.gustavobrigido.com.br

b) II e III. c) III e IV. d) I e II. e) I, III e IV. 11 - Prova: FAURGS - 2012 - TJ-RS - Analista Judicirio Sobre crimes em espcie, considere as afirmaes abaixo. I - O funcionrio pblico que exigir vantagem indevida, para si ou para outrem, apenas poder ser responsabilizado pelo delito de concusso se estiver, no momento da exigncia, em pleno e efetivo exerccio da funo pblica. II - Iludir, totalmente, o pagamento de imposto devido pela entrada de mercadoria lcita no territrio nacional caracteriza o delito de contrabando, enquanto a iluso, em parte, do referido pagamento, caracteriza o delito de descaminho. III - Constatada a prtica de violncia domstica contra a mulher, nos termos da Lei n 11.340/2006, o juiz poder aplicar, de imediato, ao agressor, a proibio de frequentar determinados lugares, a fim de preservar a integridade fsica e psicolgica da ofendida. IV - Os crimes hediondos, a prtica de tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de anistia, progresso de regime, graa, indulto e fiana. V - Comete o crime de corrupo passiva (art. 317 do CP) tanto o particular que oferece vantagem indevida, como o servidor pblico que aceita a promessa de tal vantagem, em concurso de agentes. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II, IV e V. e) Apenas III, IV e V. 12 - Prova: ESAF - 2012 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1 - Gabarito 1 Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas aos crimes contra a administrao pblica nos termos da legislao penal, doutrina e da jurisprudncia dos Tribunais Superiores. a) O crime de Violao de Sigilo Profissional (art. 325 do CP) foi abolido pelo princpio da publicidade da atividade administrativa, no existindo mais no ordenamento jurdico. b) O crime de Violao do Sigilo de Proposta de Concorrncia (art. 326 do CP) pode ser cometido por qualquer funcionrio pblico. c) Perito Judicial funcionrio pblico para os fins do Cdigo Penal. d) O crime de Resistncia (art. 329 do CP) crime praticado por funcionrio pblico que exerce o poder de polcia. e) O crime de Desobedincia (art. 330 do CP) e o crime de Desacato (art. 331 do CP) so tipos culposos. 13 - Prova: FCC - 2012 - Prefeitura de So Paulo - SP - Auditor Fiscal do Municpio - Gesto Tributria - Prova 2

www.gustavobrigido.com.br

Paulus solicitou de Petrus a quantia de R$ 5.000,00 para influir junto a seu amigo Srvio, funcionrio pblico municipal, para no autuar sua empresa por irregularidades fiscais. Srvio, desconhecendo a conduta de Paulus, mas cedendo ao pedido deste, se omitiu e deixou de autuar a empresa de Petrus. Nesse caso, Paulus e Srvio respondero, respectivamente, por a) advocacia administrativa e prevaricao. b) condescendncia criminosa e prevaricao. c) corrupo ativa e corrupo passiva qualificada. d) trfico de influncia e prevaricao. e) trfico de influncia e corrupo passiva privilegiada, respectivamente. 14 - Prova: UFPR - 2012 - TJ-PR - Juiz Para efeitos penais, o que se entende por "funcionrio pblico estrangeiro"? a) Aquele que, de forma sempre remunerada, trabalha em empresas que contratam com a Administrao Pblica brasileira, excluindo-se, portanto, os funcionrios de ONGS. b) Aquele que, de forma ainda que transitria e sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo em entidades estatais ou em representaes diplomticas de pas estrangeiro. c) Aquele que trabalha apenas em representaes estrangeiras que possuam relaes diplomticas com o Brasil ou em rgos internacionais, como a ONU, FMI, OMS etc. d) Aquele que presta servios apenas para empresas estrangeiras controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico do seu pas de origem que mantenha escritrio permanente em territrio nacional. 15 - ANULADA 16 - Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Agente de Proteo O crime de concusso caracteriza-se pela exigncia de uma vantagem indevida, enquanto o de corrupo passiva consiste na solicitao de uma vantagem indevida. Certo Errado

17 - Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Agente de Proteo Pode haver o crime de corrupo passiva sem que haja o de corrupo ativa. Certo Errado

18 - ANULADA 19 - Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Tcnico Judicirio Francisco, advogado, tendo encontrado Carlos no tribunal de justia onde este trabalhava, percebeu que Carlos estava utilizando a impressora do cartrio judicial para imprimir os rascunhos de sua monografia de final de curso. Indignado, Francisco ofendeu Carlos e afirmou que ele era um servidor pblico desonesto, que no merecia integrar os quadros do tribunal. Indignado com essa acusao, Carlos chamou a polcia judiciria, que prendeu o causdico. Ao encaminhar Francisco delegacia, Antnio, um policial militar, exigiu que Francisco lhe pagasse R$ 500,00 para ser solto. Contudo, Francisco no atendeu exigncia e permaneceu preso. Por sua vez, Csar, diretor de secretaria e chefe de Carlos, ao tomar conhecimento de

www.gustavobrigido.com.br

que seu subordinado havia usado a impressora do cartrio para fins particulares, por pena, deixou de comunicar a ocorrncia corregedoria do tribunal. Com base na situao hipottica acima, julgue os itens subsequentes, a respeito dos crimes contra a administrao pblica.

Antnio praticou o crime de corrupo passiva ao exigir de Francisco vantagem indevida. Certo Errado

20 - Prova: FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justia No tocante aos crimes contra a administrao pblica, correto afirmar que a) a reparao do dano no peculato culposo sempre conduz extino da punibilidade. b) pratica o delito de corrupo passiva o funcionrio pblico que exige, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, mas em razo dela, vantagem indevida. c) inadmissvel o concurso de pessoas no crime de falso testemunho, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal. d) o funcionrio pblico, fora do exerccio de suas funes, pode ser sujeito ativo do delito de desobedincia. e) a pena deve ser reduzida no delito de favorecimento pessoal se quem presta auxlio ascendente do criminoso. 21 - Prova: FUMARC - 2012 - TJ-MG - Tcnico Judicirio No que tange ao delito de prevaricao, correto afirmar, EXCETO: a) O s fato de retardar ou deixar de praticar ato de ofcio ou, ainda, pratic-lo contra disposio expressa de lei, com o propsito de satisfazer interesse ou sentimento pessoal, natureza patrimonial, material ou moral. b) A denncia que for apresentada ao Juzo Criminal contra o funcionrio pblico, no necessita indicar qual foi o interesse ou sentimento pessoal do acusado que motivou a prtica do delito, de modo a individuar os atos tpicos praticados e que caracterizam o delito imputado; basta comprovar a sua condio de funcionrio pblico e o ato de postergar a sua prtica. c) O elemento subjetivo a autorizar a identificao e tipifcao do delito de prevaricao ser sempre a vontade determinada de se alcanar o resultado pretendido em conseqncia da prtica do ato descrito no tipo legal para efeito de se considerar a sua consumao. d) O ncleo do tipo penal prevaricao consiste na conduta omissiva ou comissiva do funcionrio pblico, j que mediante uma ou outra prtica restar configurada a respectiva tipificao. 22 - Prova: FUMARC - 2012 - TJ-MG - Tcnico Judicirio O crime de condescendncia criminosa, para a sua configurao, exige alguns requisitos decorrentes do exerccio do cargo e sem os quais jamais se tipificar. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a nica que no corresponde ao tipo penal indicado: a) A existncia de hierarquia entre o agente que cometeu a infrao e aquele que tem o dever de promover a responsabilizao administrativa do funcionrio.

www.gustavobrigido.com.br

b) Deixar de levar ao conhecimento da autoridade administrativa competente o fato de ter um funcionrio adquirido livros didticos para seu flho em idade escolar cujo cheque emitido em pagamento foi devolvido sem fundos. c) A comprovada existncia de dolo como elemento subjetivo exigido pelo ilcito penal praticado em que se prev o delito de condescendncia criminosa, agindo, pois, deliberadamente com o propsito de se alcanar o resultado pretendido. d) A ao penal correspondente apurao do ilcito penal em questo pblica incondicionada. 23 - Prova: FUMARC - 2012 - TJ-MG - Tcnico Judicirio Para que se configure o delito de violao de sigilo funcional, todas as alternativas abaixo so corretas, EXCETO: a) o delito que se caracteriza quando, em razo do cargo ocupado, o funcionrio pblico revela o fato de que teve cincia, mesmo tendo recebido expressa recomendao no sentido de no o falar a qualquer outra pessoa, ainda que se refira a outro funcionrio pblico. b) A prtica desse delito por funcionrio pblico, no que se refere sua facilitao para efeito de ser praticado, tanto abriga a forma omissiva quanto comissiva. c) Constitui-se de delito cuja forma qualificada eleva sobremodo a pena in abstrato que se encontra prevista para a sua forma simples, admitindo, tambm, na sua capitulao, causa especial de aumento de pena. d) O delito em pauta exige que tanto a culpa como o dolo restem devidamente comprovados para efeito de se configurar a violao de sigilo funcional.

24 - Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Promotor de Justia Com base no que dispe o CP sobre os crimes contra a administrao pblica, contra a pessoa e contra o patrimnio, bem como sobre as penas, assinale a opo correta. a) O agente que comete crime de homicdio sob a influncia de violenta emoo provocada por ato injusto da vtima faz jus reduo de um sexto a um tero da pena. b) O agente que subtrai, para si ou para outrem, coisa alheia mvel durante o perodo noturno responde pelo crime de furto qualificado, estando sujeito a pena de recluso de dois a oito anos e multa. c) A exceo da verdade nos crimes de calnia s ser cabvel se o ofendido for funcionrio pblico e a ofensa, relativa ao exerccio de suas funes. d) A reabilitao do preso poder ser requerida aps dois anos contados do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar a sua execuo, no se computando o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional. e) Considere a seguinte situao hipottica. Jlio foi preso em flagrante pela prtica de crime contra o patrimnio, acusado de obter, em seu negcio, vantagem ilcita em prejuzo alheio mediante meio fraudulento. Durante a lavratura do auto de priso em flagrante, Jlio ofereceu ao delegado de polcia a quantia de cinquenta mil reais para que fosse liberado. Nessa situao hipottica, o delegado de polcia deve lavrar o auto de priso em flagrante de Jlio pelo crime anterior e tambm pelo crime de corrupo ativa consumado. 25 - Prova: ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanas e Controle - Preveno da Corrupo e Ouvidoria Considerando disposies criminais atinentes s licitaes pblicas, de que trata a Lei n. 8.666/93, correto afirmar que:

www.gustavobrigido.com.br

a) perturbar ato de procedimento licitatrio no caracteriza hiptese de crime previsto na Lei n. 8.666/93, mas enseja perdas e danos. b) os crimes definidos na Lei n. 8.666/93 sujeitam os seus autores, quando servidores pblicos, alm das sanes penais, perda do cargo, emprego, funo ou mandato eletivo, ainda que simplesmente tentados. c) admitir licitao ou celebrar contrato com empresa ou profissional declarado inidneo, apesar de reprovvel e caracterizador, em tese, de ato de improbidade no configura crime previsto na Lei n. 8.666/93. d) caso algum, no curso de processo licitatrio, afaste licitante por meio de violncia ou grave ameaa, responder por crime de ameaa, uma vez que inexiste disposio especfica na Lei n. 8.666/93, para essa hiptese. e) a alterao de substncia ou qualidade de produto, em prejuzo da fazenda pblica, entregue administrao, em cumprimento de contrato decorrente de procedimento licitatrio, apesar de sujeitar o fraudador a ressarcir aos cofres pblicos, no implica em responsabilidade criminal. 26 - Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Juiz Assinale a opo correta com referncia aos crimes praticados contra a administrao em geral. a) No delito de resistncia, se o ato legal do agente pblico no for executado em razo da ao criminosa, a pena cominada ao tipo penal ser aumentada de um tero at metade. b) O delito de desacato pode ser praticado quando a ofensa dirigida a funcionrio pblico que no se encontre presente, desde que o desacato esteja relacionado s suas funes. c) Ao contrrio do crime de corrupo passiva, o delito de trfico de influncia material, ou seja, s se consuma com a obteno efetiva da vantagem indevida. d) Comete o delito de usurpao de funo pblica o agente que se arrogue nessa funo, independentemente de praticar atos de ofcio como se legitimado fosse, com o nimo de usurpar. e) O funcionrio pblico pode cometer crime de desobedincia, se destinatrio de ordem judicial, e, considerando a inexistncia de hierarquia, tem o dever de cumpri-la. 27 - Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 REGIO - Tcnico Judicirio - Segurana e Transporte A respeito dos Crimes contra a Administrao Pblica, considere: I. O preso que foge do presdio, aproveitando-se de um descuido dos policiais, no responde por nenhum delito relacionado sua fuga. II. A ao de vrias pessoas, retirando, mediante violncia, pessoa presa da guarda da escolta que o tinha sob custdia, para fins de linchamento, caracteriza o delito de arrebatamento de preso. III. A conduta do preso que permite ao seu companheiro de cela assumir sua identidade e assim se apresentar ao carcereiro encarregado de dar cumprimento a alvar de soltura, logrando xito em fugir, no comete nenhum delito, pela ausncia de grave ameaa ou violncia pessoa. Est correto o que consta SOMENTE em a) III. b) I e III. c) II e III. d) I. e) I e II. 28 - Prova: FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Administrativa Contra a Administrao Pblica - Praticados por Funcionrio Pblico Contra a Administrao em Geral.;

www.gustavobrigido.com.br

Antnio, funcionrio pblico de uma repartio pblica da cidade de So Paulo responde a processo por crime de peculato culposo, aps concorrer de forma culposa, para o desvio de R$ 50.000,00 dos cofres pblicos perpetrada por outro funcionrio da mesma repartio. Por ser reincidente especfico, Antnio no teve direito a qualquer benefcio e foi condenado a cumprir pena de 06 (seis) meses de deteno em regime inicial semiaberto. Aps a sentena irrecorrvel, Antnio, arrependido, resolve reparar integralmente o dano causado, ressarcindo o prejuzo causado. Neste caso, a) o Magistrado dever declarar extinta a sua punibilidade. b) a pena aplicada a Antnio dever ser reduzida metade. c) a pena aplicada a Antnio dever ser reduzida de 1 (um) a 2/3 (dois teros) por estar configurado o arrependimento posterior. d) Antnio no ter direito reduo da pena, tendo em vista que a reparao do dano ocorreu aps a prolao da sentena. e) est caracterizada uma circunstncia atenuante genrica prevista no Cdigo Penal, que dever ser considerada pelo Magistrado que atuar durante a fase de execuo de sentena 29 - Prova: CESPE - 2011 - TRF - 2 REGIO - Juiz Considerando as causas extintivas de punibilidade, as circunstncias, os crimes contra a administrao pblica, contra a ordem tributria, contra a ordem econmica e contra o sistema financeiro, assinale a opo correta. a) Sendo o prazo prescricional interrompido, em qualquer caso, recomea a correr a partir do dia da interrupo. b) Em caso de prescrio executria, a contagem do prazo no poder, em hiptese nenhuma, possuir termo inicial anterior ao recebimento da denncia ou da queixa; de trs anos, no mnimo, o prazo prescricional para todas as penas. c) Tm disciplina especial as causas interruptivas da prescrio dos crimes contra a ordem tributria, contra a ordem econmica e contra o sistema financeiro. d) O crime de contrabando no se caracteriza enquanto no houver deciso definitiva no processo administrativo fiscal acerca da constituio do tributo devido, admitindo-se, em juzo, a incidncia do princpio da insignificncia. e) No crime de aplicao indevida de financiamento concedido por instituio financeira oficial, a reparao voluntria e integral do dano, antes do recebimento da denncia, no extingue a punibilidade do agente, mas permite a incidncia do arrependimento posterior e, caso ocorra a restituio antes do julgamento, configurar atenuante de reparao do dano. 30 - Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judicirio - rea Judiciria Sobre os crimes contra a administrao pblica, assinale a alternativa correta. a) Pratica o crime de corrupo passiva o servidor pblico que exige, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. b) Pratica o crime de prevaricao o servidor que deixar, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo. c) No crime de falso testemunho ou falsa percia o fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade. d) O particular que solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por servidor pblico no exerccio da funo, pratica o crime de corrupo ativa. 31 - Prova: UEG - NCLEO - 2008 - PC-GO - Delegado de Polcia

www.gustavobrigido.com.br

Os agentes administrativos que praticarem atos em desacordo com os preceitos legais ou visarem frustrao dos objetivos da licitao sujeitam-se s sanes administrativas, civis e criminais. Sobre as condutas criminais, no chamado Direito Penal das Licitaes, CORRETO afirmar: a) os delitos previstos na Lei de Licitaes no permitem a subseqente prtica do crime de lavagem de dinheiro. b) o tipo penal do art. 90 da Lei n. 8.666/93 (Lei de Licitaes), cons istente em frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinao ou qualquer outro expediente, o carter competitivo do procedimento licitatrio, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicao do objeto da licitao encerra um crime unissubjetivo. c) o tipo penal descrito no art. 89 da Lei n. 8666/93 (Lei de Licitaes), consistente na conduta de dispensar ou inexigir licitao fora das hipteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes dispensa ou inexigibilidade, crime de mo prpria, portanto no admite co -autoria e participao. d) o servidor pblico que patrocina interesse privado em confronto com o da Administrao, promovendo o incio de procedimento licitatrio ou a celebrao de contrato, pratica o crime descrito no art. 321 do Cdigo Penal (advocacia administrativa). 32 - Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - rea Judiciria No que concerne aos crimes praticados contra a Administrao em geral, correto afirmar: a) O crime de resistncia s se consuma se, em razo da violncia ou grave ameaa, o ato legal no vier a ser executado. b) A reintroduo no pas de produtos de fabricao nacional destinados exclusivamente exportao e de venda proibida no Brasil, constitui crime de contrabando. c) O crime de desacato admite a forma culposa quando o agente estiver no exerccio de suas funes. d) O crime de corrupo passiva admite a forma culposa quando cometido atravs de interposta pessoa. e) O funcionrio pblico, estando fora de suas funes, no pode cometer crime de desobedincia. 33 - Prova: FCC - 2012 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Administrativa Rodolfo, empresrio, presidente de uma empresa de engenharia, atua em parceria com Felipe, Prefeito de um determinado Municpio brasileiro, e ambos conseguem desviar em proveito prprio a quantia de R$ 300.000,00 da verba destinada construo de uma escola do referido municpio. Rodolfo a) responder por crime de peculato. b) no responder por nenhum delito, pois no funcionrio pblico. c) responder por crime de corrupo ativa. d) responder por crime de emprego irregular de verbas pblicas. e) responder por crime de concusso. 34 - Prova: CESPE - 2011 - DPE-MA - Defensor Pblico Acerca dos crimes contra a f pblica e contra a administrao pblica, assinale a opo correta. a) A incidncia da circunstncia agravante relativa ao abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso no se mostra incompatvel com o delito de peculato. b) Caracteriza o delito de moeda falsa a fabricao de instrumento ou de qualquer objeto especialmente destinado falsificao de moeda. c) Reconhecer como verdadeira, no exerccio de funo pblica, firma ou letra que no o seja caracteriza o delito de falsificao de documento particular. d) Destruir, em benefcio prprio ou de outrem, documento pblico ou particular verdadeiro de que no se pode dispor configura o delito de falsidade ideolgica.

www.gustavobrigido.com.br

e) A consumao do crime de peculato-apropriao ocorre no momento em que o funcionrio pblico, em virtude do cargo, comea a dispor do bem mvel de que se tenha apropriado, como se proprietrio dele fosse. 35 - Prova: VUNESP - 2007 - OAB-SP - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase No comete o crime de desobedincia quem a) como supervisor, recebe pessoalmente ordem justa e legal do delegado de polcia, endereada ao presidente da empresa, com a finalidade de cumprir determinao e no o faz. b) recebe pessoalmente ordem legal de funcionrio pblico, mas a considera injusta e no a cumpre. c) regularmente intimado apenas para contribuir para a Justia como jurado, deixa de comparecer respectiva sesso do Tribunal do Jri, sem justificar a ausncia. d) apesar de receber ordem legal pessoalmente, tendo em vista no concordar com o requerido, decide, aps o prazo estipulado pela autoridade, no cumprir a ordem. 36 - Prova: CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase A conduta de exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de iniciar seu exerccio, mas em razo dela, vantagem indevida, para deixar de lanar ou cobrar tributo ou contribuio social, ou para cobr-los parcialmente, corresponde a a) fato atpico. b) crime de concusso. c) crime de corrupo passiva. d) crime contra a ordem tributria. 37 - Prova: FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo - Jurdica A respeito dos crimes contra a administrao pblica, considere: I. O funcionrio pblico que no se encontra no exerccio de suas funes no pode ser sujeito ativo de crime de prevaricao. II. O crime de advocacia administrativa no admite a forma tentada. III. O crime de denunciao caluniosa s punvel a ttulo de dolo, enquanto o delito de comunicao falsa de crime ou contraveno admite a forma culposa. Est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 38 - Prova: FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Jurdica Na corrupo passiva, crime cometido contra a administrao pblica, o agente a) patrocina interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. b) exige vantagem indevida, ainda que fora da funo, mas em razo dela c) apropria-se, com violncia, de dinheiro ou valor, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo.

www.gustavobrigido.com.br

d) retarda, ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou o pratica contra disposio expressa da lei e) solicita ou recebe vantagem indevida, ainda que fora da funo, mas em razo dela. 39 - Prova: FUMARC - 2011 - PM-MG - Oficial da Polcia Militar Os crimes contra a Administrao Pblica possuem caractersticas prprias, seja pela qualidade da(s) vtima(s), seja pela qualidade do(s) autor(es) ou do(s) objeto(s) ou resultado(s) atingido(s). O peculato um dos delitos contra a Administrao Pblica. Nesse sentido, necessrio saber que a) a apropriao de bem, dinheiro ou valor essencial para confgurao do crime, por se tratar de crime de mero resultado. b) normalmente no se sempre opera a extino da punibilidade se o agente ativo reparar imediatamente o dano, antes da sentena condenatria. c) os bens ou valores obtidos como vantagem devem pertencer Administrao Pblica, caso contrrio o delito praticado o furto ou o roubo. d) pode ocorrer na modalidade culposa quando o a conduta do servidor pblico concorrer com a do agente ativo, ainda que o resultado no tenha ocorrido. 40 - Prova: FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - rea Administrativa A conduta de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria tipifica o crime de a) contrabando. b) descaminho. c) peculato. d) prevaricao. e) excesso de exao. 41 - Prova: CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador - conhecimentos especficos Acerca dos crimes contra a administrao pblica, a paz pblica e o patrimnio, assinale a opo correta. a) Conforme a jurisprudncia pacfica do STJ, configura bis in idem a condenao por crime de quadrilha armada e roubo qualificado pelo uso de armas. b) Segundo a jurisprudncia do STJ, o princpio da insignificncia aplicvel ao crime de estelionato, ainda que cometido em detrimento de entidade de direito pblico. c) pessoa estranha administrao pblica somente poder ser imputado o crime de peculato quando a sua atuao ilcita se der em comprovada parceria com quem ostente a qualidade de servidor pblico. d) No caracteriza bis in idem a condenao pela prtica do delito de concusso, com aplicao da circunstncia agravante decorrente do fato de o agente ter agido com abuso de poder ou violao de dever inerente ao seu cargo. e) Pratica o delito de excesso de exao o funcionrio pblico que exige multa que sabe ou deveria saber indevida, ou, quando devida, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. 42 - Prova: TJ-DFT - 2011 - TJ-DF - Juiz Contra a Administrao Pblica - Praticados por Funcionrio Pblico Contra a Administrao em Geral.; Dos crimes contra a Administrao Pblica. Denomina-se Peculato o crime praticado por funcionrio pblico ou particular contra a Administrao Pblica. Divise-o: a) Um policial que, em proveito prprio, se apropria do valor da fiana recebida de contraventor, pratica o peculato em razo do cargo;

www.gustavobrigido.com.br

b) Quando o funcionrio pblico, com nimo especfico de aproveitamento, apropria-se de um bem em seu benefcio ou de outrem, mas alega que a sua inteno era a de restitu-lo, configura o peculato de uso; c) Quando o funcionrio pblico insere ou facilita a insero de dados falsos nos sistemas informatizados ou banco de dados da Administrao Pblica, com o fim de obter vantagem indevida, configura o peculato imprprio; d) Se o funcionrio pblico, em benefcio prprio, sem autorizao ou solicitao da autoridade competente, alterar o programa de informtica que se destina confeco da folha de pagamento do rgo, configura o peculato-estelionato. 43 - Prova: MS CONCURSOS - 2009 - TRE-SC - Analista Judicirio - rea Administrativa De acordo com os dispositivos do Cdigo Penal que tratam dos Crimes contra a Administrao Pblica, analise atentamente e correlacione os quadros abaixo, assinalando a alternativa correta. I Praticar ato de ofcio contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse pessoal. II Deixar o funcionrio, por indulgncia, de levar ao conhecimento da autor idade competente, quando lhe falte competncia, infrao cometida por subordinado no exerccio do cargo. III Receber dinheiro, ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em funcionrio de justia. IV Apropriar--se o funcionrio pblico de valor de que tenha posse em razo do cargo, em proveito prprio. V Prometer vantagem indevida a funcionr io pblico, para determin--lo a omitir ato de ofcio. VI Exigir para si, direta ou indiretamente, em razo de sua funo, vantagem indevida. 1 Explorao de prestgio. 2 Peculato. 3 Concusso. 4 Prevaricao. 5 Corrupo ativa. 6 Condescendncia criminosa. a) I--3, II--1, III--5, IV--2, V--6 e VI--4. b) I--4, II--1, III--3, IV--2, V--6, e VI--5. c) I--4, II--6, III--1, IV--2, V--5 e VI--3 d) I--5, II--6, III--3, IV--2, V--1 e VI--4. 44 - Prova: FUNCAB - 2009 - PC-RO - Delegado de Polcia - r A conduta de solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, configura o crime de: a) prevaricao. b) peculato. c) concusso. d) corrupo ativa. e) corrupo passiva. 45 - ANULADA

www.gustavobrigido.com.br

46 - Prova: FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo - Direito Joo, funcionrio pblico, exigiu de Paulo a quantia de R$ 10.000,00 para dar andamento a processo administrativo de seu interesse. Paulo recusou-se a pagar a referida quantia e comunicou o ocorrido ao superior hierrquico de Joo. Nesse caso, Joo cometeu a) crime de corrupo passiva consumada. b) apenas ilcito administrativo. c) crime de tentativa de concusso. d) crime de concusso consumado. e) crime de tentativa de corrupo passiva. 47 - Prova: FCC - 2008 - TCE-AL - Procurador O particular que, em concurso com funcionrio pblico e em razo da funo por este exercida, exige vantagem indevida para ambos pratica o crime de a) explorao de prestgio. b) trfico de influncia. c) corrupo ativa. d) advocacia administrativa. e) concusso. 48 - Prova: FUNCAB - 2010 - IDAF-ES - Advogado A conduta de exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida descrita, dentre os delitos contra a Administrao Pbica, no Cdigo Penal, como crime de: a) corrupo passiva. b) peculato. c) prevaricao. d) concusso. e) corrupo ativa. 49 - Prova: TJ-SC - 2009 - TJ-SC - Analista Jurdico Relacione a primeira coluna com a segunda, e aps assinale a alternativa que corresponda sequncia correta: (I) Peculato (II) Concusso (III) Corrupo Passiva (IV) Prevaricao (V) Trfico de influncia ( ) Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem ( ) Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida ( ) Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal

www.gustavobrigido.com.br

( ) Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo ( ) Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio a) II, III, I, IV e V. b) III, II, IV, V e I. c) IV, III, II, I e V. d) V, I, II, III e IV. e) III, II, IV, I e V. 50 - Prova: MOVENS - 2010 - Prefeitura de Manaus - AM - Analista - Direito Com relao aos delitos contra a administrao pblica, assinale a opo incorreta. a) O agente que exige, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, comete o delito de concusso. b) O agente que abandona o cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei no comete delito contra a administrao pblica, devendo apenas sofrer as sanes administrativas da decorrentes, como a demisso do servio pblico. c) Constitui o crime de excesso de exao a conduta do funcionrio pblico que exige tributo ou contribuio social que sabe indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio gravoso, que a lei no autoriza. d) A conduta do agente que deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, para satisfazer a interesse ou sentimento pessoal, no caracteriza o delito de condescendncia criminosa. 51 - ANULADA 52 - Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - Advogado O agente pblico que, descumprindo dever funcional, praticar ato de ofcio apenas por ceder influncia de outrem comete o crime de prevaricao. Certo Errado

53 - Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - Advogado O agente pblico que, mediante ameaas e leso corporal, exige vantagem pecuniria indevida comete o crime de concusso. Certo Errado

54 - Prova: FUMARC - 2011 - BDMG - Advogado Marque a alternativa que indica o artigo do Cdigo Penal cuja tipifcao intitulada como crime de CONCUSSO: a) Art. 314 do CP - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente. b) Art. 317 do CP - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

www.gustavobrigido.com.br

c) Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. d) Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. 55 - Prova: TJ-SC - 2010 - TJ-SC - Tcnico Judicirio - Auxiliar Assinale a alternativa que contm apenas crimes contra a administrao da justia: a) Reingresso de estrangeiro expulso e Resistncia. b) Desacato e Resistncia. c) Trfico de influncia e Violncia arbitrria. d) Denunciao caluniosa e Violncia arbitrria. e) Favorecimento pessoal e Explorao de prestgio. 56 - Prova: IESES - 2010 - CRM-DF - Advogado Relacionado aos crimes contra a administrao pblica, pode-se afirmar que: a) Comete crime de denunciao caluniosa quem da causa, exclusivamente, a instaurao de investigao policial ou de processo judicial, contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente. b) O crime de exerccio arbitrrio das prprias razes de ao privada se no h emprego de violncia. c) No peculato culposo, se a reparao do dano precede a sentena irrecorrvel, reduz a pena imposta em 1/2 (um meio). d) O a gente que retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de oficio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, pratica a conduta de concusso.

57 - Prova: VUNESP - 2010 - FUNDAO CASA - Analista Administrativo - Direito Admite modalidade culposa o crime de a) desacato. b) peculato. c) prevaricao. d) desobedincia. e) corrupo passiva. 58 - Prova: FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 2 - Primeira Fase (Set/2010) Fundao Pblica Federal contrata o tcnico de informtica Abelardo Fonseca para que opere o sistema informatizado destinado elaborao da folha de pagamento de seus funcionrios. Abelardo, ao elaborar a referida folha de pagamento, altera as informaes sobre a remunerao dos funcionrios da Fundao no sistema, descontando a quantia de cinco reais de cada um deles. A seguir, insere o seu prprio nome e sua prpria conta bancria no sistema, atribuindo-se a condio de funcionrio da Fundao e destina sua conta o total dos valores desviados dos demais. Terminada a elaborao da folha, Abelardo remete as informaes seo de pagamentos, a qual efetua os pagamentos de acordo com as informaes lanadas no sistema por ele. Considerando tal narrativa, correto afirmar que Abelardo praticou crime de: a) estelionato. b) peculato. c) concusso. d) insero de dados falsos em sistema de informaes. 59 - Prova: EJEF - 2009 - TJ-MG - Titular de Servios de Notas e de Registros

www.gustavobrigido.com.br

Marque a assertiva CORRETA. Considera-se funcionrio pblico, para efeitos penais, a) quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, ainda que transitoriamente ou sem remunerao. b) somente quem ocupe cargo efetivo e possua estabilidade. c) o funcionrio concursado, exceto o comissionado. d) apenas quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade estatal, sob remunerao. 60 - Prova: CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judicirio - rea Judiciria Acerca dos crimes contra a f e a administrao pblicas, assinale a opo correta. a) O crime de uso de documento falso no possui preceito secundrio especfico, sendo aplicvel a tal crime a pena cominada falsificao ou alterao do documento. b) Considerando que um indivduo tenha falsificado cinquenta moedas metlicas de vinte e cinco centavos de reais, colocando-as em circulao, segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), por serem as moedas de pequeno valor, ser aplicvel o princpio da insignificncia, pela mnima ofensividade da conduta do agente. c) No crime de corrupo passiva, a pena no ser aumentada se, em consequncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retardar ou deixar de praticar qualquer ato de ofcio, pois tal fato j constitui elementar do crime. d) Praticar crime de prevaricao o funcionrio pblico que deixe de responsabilizar, por indulgncia, subordinado que cometa infrao no exerccio do cargo, tendo competncia para faz-lo. e) O indivduo que, no exerccio da funo pblica, tenha praticado violncia contra colega de trabalho responder por leses corporais, pois no h previso de crime funcional prprio semelhante. 61 - Prova: FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Administrativa No que concerne aos crimes contra a Administrao Pblica praticados por funcionrio pblico correto afirmar: a) Equipara-se a funcionrio pblico, para efeitos penais, quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. b) Deixar o Diretor de Penitenciria e/ou agente pblico, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo, cometer crime de condes- cendncia criminosa. c) No comete crime, mas sim infrao administrativa, o funcionrio que modificar ou alterar, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente. d) Comete crime de corrupo passiva o funcionrio pblico que patrocina indiretamente interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. e) Comete crime de concusso aquele que se apropriar de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem.

62 - Prova: IESES - 2011 - TJ-MA - Titular de Servios de Notas e de Registros - Provimento por ingresso certo afirmar: I. O crime de violao de direito autoral delito permanente nas formas de exposio, ocultao e depsito. II. So estabelecimentos penais previstos na LEP: penitenciria; casa do albergado; presdio; cadeia pblica, priso agrcola e priso industrial.

www.gustavobrigido.com.br

III. Diante da urgncia o mandado de priso pode ser expedido por qualquer autoridade judicial, mesmo que incompetente. IV. dominante o entendimento de que no existe peculato de uso de coisa fungvel. Analisando as proposies, pode-se afirmar: a) Somente as proposies I e III esto corretas. b) Somente as proposies I e IV esto corretas. c) Somente as proposies II e III esto corretas. d) Somente as proposies II e IV esto corretas. 63 - Prova: VUNESP - 2009 - TJ-MS - Titular de Servios de Notas e de Registros Funcionrio pblico que contribui culposamente para a prtica de apropriao de dinheiro pblico, mas repara o dano antes da sentena penal irrecorrvel, a) ter a pena reduzida de metade. b) ter a pena reduzida de um a dois teros. c) ter a seu favor apenas circunstncia atenuante. d) ter extinta a punibilidade. e) poder obter o perdo judicial. 64 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio - Segurana A respeito dos crimes contra a Administrao da Justia considere: I. No constitui crime a conduta de acusar-se perante a autoridade de crime praticado por outrem. II. No comete crime de falso testemunho a testemunha que simplesmente calar a verdade. III. Quem, na pendncia de processo civil, altera o local dos fatos com o fim de induzir em erro o perito, comete crime de fraude processual. Est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 65 - Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Quando o desvio de verba pblica se verifica em favor do prprio ente pblico, com utilizao diversa da prevista na sua destinao, em desacordo com as denominaes legais, o que ocorre o delito de peculato culposo. Certo Errado

66 - Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados

www.gustavobrigido.com.br

1 Sujeito passivo do crime de extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento, tipificado no Cdigo Penal, o Estado e, eventualmente, o particular proprietrio do documento confiado administrao pblica. Certo Errado

67 - Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Se um mdico credenciado pelo INSS solicitasse importncia em dinheiro, por fora, sem imposio, para realizar cirurgia em beneficiria de uma autarquia, haveria a prtica do crime de concusso. Certo Errado

68 - Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Se o chefe de uma repartio pblica, por indulgncia demorasse a tomar providncias contra subordinado que cometesse infrao penal no exerccio do cargo, o referido chefe praticaria o crime de advocacia administrativa. Certo Errado

69 - Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Estudantes de direito, atuando como estagirios na defensoria pblica, mesmo sem designao regular da Procuradoria-Geral da Justia, podem ser considerados funcionrios pblicos, na definio ampla dada pelo Cdigo Penal. Certo Errado

70 - Prova: CESPE - 2005 - TRT-16R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados O servidor que, depois de empossado, no chega a exercer, por vontade prpria, o cargo para o qual foi nomeado, abandonando a funo pblica, com prejuzo para a administrao, incide nas disposies contidas no Cdigo Penal tipificadoras do crime de abandono de funo. Certo Errado

71 - Prova: CESPE - 2009 - TRE-MA - Analista Judicirio - rea Administrativa Com relao aos crimes contra a administrao pblica, assinale a opo correta. a) Policial civil que ingressa no depsito de veculos e subtrai uma motocicleta apreendida comete o crime de peculato desvio. b) Comete o crime de concusso o mdico de hospital pblico que exige de paciente, em razo de sua funo, dinheiro para viabilizar o atendimento pelo SUS. c) Se um gerente do Banco do Brasil, entidade paraestatal, apropriar- se de dinheiro particular de que tem a posse em razo do cargo, o crime por ele cometido ser o de apropriao indbita, uma vez que ele no pode ser considerado funcionrio pblico para fins penais. d) No crime de concusso, o ressarcimento do dano causa de extino da punibilidade.

www.gustavobrigido.com.br

e) Para que se configure o crime de desvio irregular de verbas, necessrio que as contas do gestor pblico sejam rejeitadas pelo tribunal de contas. 72 (ANULADA) - Prova: CESPE - 2008 - TJ-AL - Juiz Acerca dos crimes contra a administrao pblica, assinale a opo correta. a) Se um funcionrio pblico subtrai para si uma impressora pertencente a estado da Federao, nessa situao, ainda que no tenha se valido do cargo nem de qualquer facilidade por ele proporcionada, o funcionrio responde por crime de peculato- furto. b) Pratica crime de emprego irregular de verbas ou rendas pblicas o funcionrio pblico que d s mesmas aplicao diversa da estabelecida em decreto estadual. c) Pratica excesso de exao o funcionrio pblico que exige custas ou emolumentos que sabe ou deveria saber indevidos. d) Segundo a doutrina, o crime de facilitao de contrabando ou descaminho configura exceo teoria unitria ou monista, relativa ao concurso de agentes. e) O crime de prevaricao unissubsistente, motivo pelo qual a doutrina entende que incabvel a tentativa. 73 - Prova: CESPE - 2008 - TJ-SE - Juiz Com relao s infraes penais, assinale a opo correta. a) No so crimes dolosos contra a vida a tentativa de homicdio, a instigao ao suicdio e o aborto provocado com o consentimento da gestante. b) So crimes sujeitos ao procedimento do tribunal do jri o latrocnio, a ocultao de cadver e a leso corporal seguida de morte. c) Os crimes de posse sexual mediante fraude e seduo foram revogados e, portanto, no so mais condutas tpicas. d) O agente que reduz algum a condio anloga de escravo, sujeitando-o a condies degradantes de trabalho, ter sua pena aumentada se o crime for cometido por motivo de preconceito de raa ou cor. e) O agente que reconhece como verdadeira, no exerccio da funo pblica, firma ou letra que sabe ser falsa pratica crime contra a administrao pblica. 74 - Prova: FGV - 2008 - Senado Federal - Policial Legislativo Federal Relativamente aos crimes previstos na parte especial do Cdigo Penal, analise as afirmativas a seguir: I. isento de pena quem comete qualquer dos crimes contra o patrimnio (previstos no ttulo II da parte especial do Cdigo Penal), em prejuzo do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal, salvo quando h emprego de grave ameaa ou violncia pessoa ou o crime praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. II. O crime de induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa s punvel se a vtima morre ou sofre ao menos leso corporal de natureza grave. III. No punvel a participao de particular nos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral. IV. No punvel a conduta do funcionrio pblico que, por indulgncia, deixa de levar ao conhecimento da autoridade competente quando outro funcionrio cometa infrao no exerccio do cargo.

www.gustavobrigido.com.br

Assinale: a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. d) se nenhuma afirmativa estiver correta. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 75 - Prova: MPE-SP - 2006 - MPE-SP - Promotor de Justia Em relao aos crimes contra a administrao pblica, assinale a alternativa incorreta: a) na hiptese de crime praticado por funcionrio pblico contra a administrao em geral, incide causa de aumento de pena se o autor ocupante de cargo de direo em fundao instituda pelo poder pblico. b) praticar, deixar de praticar ou retardar ato de ofcio em funo de pedido ou influncia de outrem constitui agravante especial do crime de corrupo passiva. c) no caracteriza o crime de resistncia o ato de permanecer parado sem colaborar para a execuo do ato legal. d) para a caracterizao do crime de desobedincia, no necessrio que o agente atue de forma comissiva. e) no crime de desacato exige-se a presena do dolo de ofender, humilhar ou desprestigiar, com o fim de atingir a dignidade da funo do sujeito passivo. 76 - Prova: EJEF - 2005 - TJ-MG - Juiz Com relao ao crime de peculato CORRETO afirmar que: a) no caso de peculato culposo, a reparao de dano, se precede sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se o ressarcimento for posterior, reduz de metade a pena imposta. b) sujeito ativo s pode ser o funcionrio pblico, uma vez que, pelo princpio da incomunicabilidade, essa qualidade no se estende a outro concorrente, no exercente de cargo ou funo pblica. c) a reposio do dinheiro pblico no descaracteriza o peculato doloso, mas influi na dosimetria de pena por se tratar de desistncia voluntria. d) no haver absoro da falsidade, se esta constitui meio para a prtica do desfalque. 77 - Prova: CESPE - 2009 - PC-RN - Agente de Polcia Em relao aos crimes contra a administrao pblica, assinale a opo correta. a) O delegado que deixa de instaurar inqurito policial para satisfazer interesse pessoal comete o crime de favorecimento pessoal. b) A pessoa que solicita determinada quantia a pretexto de influir em ato praticado por policial pratica advocacia administrativa. c) O delegado que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo pratica crime de condescendncia criminosa. d) O policial que solicita para si determinada quantia em razo da funo que exerce pratica crime de concusso. e) Comete crime de desobedincia o agente pblico que deixa de cumprir seu dever de vedar o acesso a telefone celular, permitindo ao preso a comunicao externa. 78 - Prova: MPE-SP - 2005 - MPE-SP - Promotor de Justia

www.gustavobrigido.com.br

Assinale a alternativa que est em desacordo com as regras estabelecidas no Cdigo Penal para os crimes contra a administrao pblica. a) O particular, estranho ao servio pblico, pode ser responsabilizado como partcipe no crime de peculato. b) Nos casos de peculato doloso, no extingue a punibilidade a restituio da coisa apropriada no curso da ao penal. c) Para efeitos penais, considerado funcionrio pblico aquele que exerce transitoriamente funo pblica. d) No delito de concusso, a consumao s ocorre quando o agente obtm a vantagem indevida. e) Para os condenados por crime contra a administrao pblica, a norma em vigor condiciona a progresso de regime reparao do dano ou devoluo do produto do ilcito. 79 - Prova: CESPE - 2005 - TRE-MT - Analista Judicirio - rea Judiciria Determinado prefeito, nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano de seu mandato, autorizou a prefeitura a assumir obrigao cuja despesa no podia ser paga no mesmo exerccio financeiro, restando parcela a ser paga no exerccio seguinte, para a qual no existia contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa. Com relao situao hipottica apresentada, assinale a opo correta.

a) O prefeito poder ser responsabilizado, na esfera penal, pela prtica do crime de peculato. b) O sucessor do prefeito dever pagar a obrigao assumida pelo seu antecessor, sob pena de tambm ser responsabilizado penalmente. c) O prefeito poder ser responsabilizado, na esfera penal, pela prtica do crime de emprego irregular de verbas ou rendas pblicas. d) O prefeito poder ser responsabilizado, na esfera penal, pela prtica de crime contra as finanas pblicas. e) O prefeito poder ser responsabilizado, na esfera penal, pela prtica do crime de prevaricao. 80 - Prova: EJEF - 2008 - TJ-MG - Juiz Nos crimes contra a administrao pblica, CORRETO afirmar: a) No crime de peculato doloso, o funcionrio que reparar o dano at a publicao de sentena condenatria tem extinta sua punibilidade. b) Solicitar, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumila, mas em razo dela, vantagem indevida, configura-se o crime de corrupo ativa. c) O Diretor de Penitenciria que deixa de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico que permita a comunicao com outros presos comete o crime de prevaricao. d) Comete o crime de desobedincia quem se ope execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio.

www.gustavobrigido.com.br

Вам также может понравиться