Вы находитесь на странице: 1из 10

Nome: _________________________________________ ____________________________ N.

: __________ endereo: ______________________________________________________________ data: __________ Telefone:_________________ E-mail: ________________________________________________________ _

Colgio

O PARA QUEM CURSA O 5. ANO EM 2013

Disciplina:

Prova:

nota:

PoRTUGUs

desafio

Este ano, a personagem mais famosa de Mauricio de Sousa est completando 50 anos! E que sucesso suas histrias fazem entre crianas de todas as idades... Nesta prova, vamos homenagear a baixinha, dentua e gorducha mais simptica dos quadrinhos: a Mnica!

QUESTO 1
Primeiro o cozinho Bidu, depois o Franjinha, Cebolinha e Casco... Estava faltando uma menina nessa turma. Ento, h 50 anos, em 1963, ela chegou: a Mnica! Quando levou a primeira coelhada dela, Cebolinha no poderia imaginar que aquela menininha invocada se tornaria a dona da rua! Leia a tirinha com a primeira apario da Mnica, numa tira do Cebolinha.

Primeira apario da personagem Mnica, em tira do Cebolinha de 3 de maro de 1963. (Foto: Divulgao / Mauricio de Sousa Produes)

Nos quadrinhos acima, podemos observar que a) apenas a imagem, e no o texto escrito, contribui para facilitar a interpretao da mensagem contida no texto. b) apenas o texto escrito, e no a imagem, contribui para facilitar a interpretao da mensagem contida no texto. c) a imagem e o texto escrito contribuem para facilitar a interpretao da mensagem contida no texto. d) a localizao dos bales nos quadrinhos no expressa a ordem dos acontecimentos da histria. e) A imagem, associada ao texto escrito, no contribui para facilitar a interpretao da mensagem contida no texto.
OBJETIVO 1
o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

RESOLUO
Nos quadrinhos, podemos observar que a imagem e o texto escrito contribuem para facilitar a interpretao da mensagem contida no texto. Resposta: C As questes 2, 3 e 4 referem-se ao texto a seguir. Leia-o atentamente.

Mnica nasceu um ms antes da data oficial de aniversrio Bruno Molinero Oficialmente, a Mnica nasceu em 3 de maro de 1963. Mas essa no foi a primeira vez que ela apareceu. Em 11 de fevereiro do mesmo ano, j desfilava com outros personagens na capa da Folha. A ilustrao anunciava a volta de Mauricio de Sousa para o jornal. Ele j tinha publicado tiras de outros personagens na Ilustrada, mas saiu e depois foi recontratado. Ela apareceu em fevereiro, mas a primeira coelhada a que conta, brinca o cartunista. Ao longo dos anos, a Mnica mudou muito. Tirou os sapatos, trocou de cabelo e at perdeu a cara brava que a acompanhava desde o nascimento. E a Folhinha tem papel importante nessas mudanas. Foi no caderno, que nasceu seis meses depois dela, que o vestido tornou-se vermelho - antes era preto e branco. Na Folhinha, escolhi as cores dos personagens. Usei as primrias: vermelho para a Mnica, amarelo para a Magali e azul para o Bidu. J para o Cebolinha escolhi o verde. O Casco misturou vermelho e amarelo. Mas nem todos os personagens se deram bem logo de cara. O Jotalho era cor-de-rosa. Mas ficou feio. Ento, troquei pelo verde.
Folha de S. Paulo, Folhinha, fevereiro de 2013. Caderno de variedades do jornal Folha de S. Paulo. Suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo.

QUESTO 2
Assinale a nica informao incorreta, de acordo com o texto. a) Mnica nasceu um ms antes da data oficial de aniversrio 3 de maro de 1963 , visto que ela j tinha aparecido na capa do jornal Folha de S. Paulo antes dessa data. b) A primeira apario da Mnica foi em 3 de maro de 1963. c) Mauricio de Sousa considera que Mnica nasceu em maro de 1963 porque s ali ela deu sua primeira coelhada no Cebolinha e, para o criador da Turma, isso o que conta. d) Mnica sofreu uma srie de modificaes no decorrer do tempo. e) O vestido da Mnica s ficou vermelho quando suas tiras passaram a ser publicadas na Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo.
OBJETIVO 2
o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

RESOLUO
A nica alternativa incorreta a que afirma que A primeira apario da Mnica foi em 3 de maro de 1963. O texto informa que ela j havia aparecido em 11 de fevereiro do mesmo ano, desfilando com outros personagens na capa da Folha. Resposta: B

QUESTO 3
Observe que no primeiro pargrafo do texto h uma palavra em destaque: mas. O nico termo que pode substitu-la, sem que se perca o sentido do perodo, a) por isso b) portanto c) ento d) porm e) para isso

RESOLUO
A palavra que pode substituir o termo mas sem que se perca o sentido do perodo porm. Resposta: D

QUESTO 4
Releia o trecho a seguir, retirado do texto:

Ao longo dos anos, a Mnica mudou muito. Tirou os sapatos, trocou de cabelo e at perdeu a cara brava que a acompanhava desde o nascimento. E a Folhinha tem papel importante nessas mudanas.

A palavra grifada no trecho refere-se a a) Mnica. b) cara. c) brava. d) Folhinha. e) mudanas.

RESOLUO
O pronome grifado no trecho a refere-se ao termo Mnica. Resposta: A

OBJETIVO

o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

QUESTO 5
Leia a tira a seguir.

Na tira, Cebolinha queria que Mnica adivinhasse a) que ele estava h muito tempo aguardando a chegada dela. b) por que razo ele no queria brincar de casinha com ela. c) que ela havia esquecido de chamar o Casco para a brincadeira. d) que no era possvel brincar de casinha sozinho. e) por que razo no gostou de encontrar com ela naquele momento.

RESOLUO
Cebolinha queria que Mnica adivinhasse por que razo ele no queria brincar de casinha com ela. A expresso de descontentamento dele por ter ficado com o servio pesado durante a brincadeira refora essa ideia. Resposta: B

QUESTO 6
Leia mais uma tirinha com essa dupla do barulho.

OBJETIVO

o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

O texto do balo foi corretamente transcrito em

a)

Pela, Mnica! Vamos lesolver nossas difelenas dum jeito inteligente! Tudo bem! Como? Que tal com um tabuleilo de xadlez?

b)

Pela, Mnica! Vamos lesolver nossas difelenas dum jeito inteligente! Tudo bem! Como? Que tal com um tabuleilo de xadlez?

c)

Pela, Mnica! Vamos lesolver nossas difelenas dum jeito inteligente! Tudo bem! Como? Que tal com um tabuleilo de xadlez?

d)

Pela, Mnica! Vamos lesolver nossas difelenas dum jeito inteligente! Tudo bem! Como? Que tal com um tabuleilo de xadlez? Pela, Mnica! Vamos lesolver nossas difelenas dum jeito inteligente! Tudo bem! Como? Que tal com um tabuleilo de xadlez?

e)

RESOLUO
O trecho que apresenta a correta transcrio da fala do balo

Pela, Mnica! Vamos lesolver nossas difelenas dum jeito inteligente! Tudo bem! Como? Que tal com um tabuleilo de xadlez? Resposta: D

OBJETIVO

o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

QUESTO 7
Voc sabia que a Mnica foi inspirada na prpria filha de Mauricio de Sousa? Leia um trecho da entrevista que ela deu para a Folhinha. Especial Jamais me casaria com o Cebolinha Filha de Mauricio de Sousa, Mnica j passou aperto por ter inspirado a dentua difcil olhar para Mnica Sousa, 52 anos, e no se lembrar da personagem dentua que seu pai criou. Vestindo uma camisa vermelha parecida com o vestido da Mnica do gibi, a filha do cartunista Mauricio de Sousa conversou com a Folhinha sobre a personagem que inspirou, a relao com a Mnica Jovem e fez um apelo: Pai, crie personagem inspirados nos meus filhos! [ela tem dois, j adultos]. (BRUNO MOLINERO) Folha Sua relao com a Mnica sempre foi boa? Mnica Enquanto era pequena, foi timo. Acompanhava meu pai nos programas de TV, o [cantor] Jair Rodrigues me pegou no colo, a [cantora] Elis Regina me levou ao banheiro. Mas, na pr-adolescncia, no gostava mais de ter inspirado a Mnica. Tiravam sarro de mim na escola. Voc sofria bullying por causa da Mnica? No, porque eu sabia me defender. Acho que a criana precisa aprender a reagir. Afinal, ela vai sofrer esse tipo de situao durante a vida inteira. Se a criana ficar em uma bolha, vai ser pior para ela. Sua reao era dar coelhada nos amigos da escola? Eu ficava brava, mas no batia neles. Mas, com as minhas irms em casa, eu era mais parecida com a Mnica personagem. Eu dava mesmo! Seus filhos tambm so briguentos? Hoje, minha filha Carol tem 30 anos. Mas ela era igualzinha Mnica quando pequena: se implicasse com alguma coisa, pum! Batia. Perdi at alguns amigos por causa dela. E sua filha no quis ter uma personagem inspirada nela, como voc? Meus filhos so frustrados porque no tm um personagem. Fica o apelo para o meu pai: Faa um personagem para eles! Assim param de falar na minha orelha sobre isso. O que acha da Mnica Jovem? No interfiro nem acompanhei sua criao. Mas no me casaria com o Cebolinha [risos]. Impliquei com o cara a vida inteira!

Foto de Mnica, filha de Mauricio de Sousa, quando criana, e os primeiros esboos da personagem. (Foto: Divulgao / Mauricio de Sousa Produes)

Folhinha. Folha de S. Paulo, 23 de fevereiro de 2013. OBJETIVO 6


o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

Leia as afirmaes a seguir. I. Quando criana, Mnica Sousa achava timo ter inspirado a personagem Mnica. No entanto, na pr-adolescncia passou a ter alguns problemas na escola. II. Mnica afirma que seus filhos sempre desejaram que o av criasse personagens inspirados neles. III. Mnica participou da criao da Mnica Jovem para agradar a seus filhos, que sempre desejaram ver como seria a personagem Mnica e toda a turma, claro! adolescente. Esto corretas as afirmaes feitas em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

RESOLUO
A nica informao incorreta a que afirma que Mnica participou da criao da Mnica Jovem para agradar a seus filhos, que sempre desejaram ver como seria a personagem Mnica - e toda a turma, claro! adolescente. Na verdade, ela diz que no acompanhou essa criao. As demais afirmaes feitas esto corretas. Resposta: B

OBJETIVO

o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

As questes 8, 9 e 10 referem-se ao texto a seguir. Nele, Mauricio de Sousa fala sobre seus primeiros contatos com a leitura. Leia-o atentamente.

Quem l faz Eu lia muito, sim. Primeiro gibis e depois livros. Mas lia muito mesmo. Era o tipo de leitor que as pessoas chamam de compulsivo. Queria ler sempre. Se pegava um livro interessante, no parava de ler at chegar ltima pgina [..]. Como disse, comecei pelos gibis, que li, antes mesmo de entrar na escola. Primeiro minha me lia pra mim. Depois, por falta de tempo, preferiu me ensinar a ler, aos pouquinhos, letra por letra, slaba por slaba, palavra por palavra. Assim, em pouco mais de trs meses, j podia soletrar as palavras escritas nos bales das histrias em quadrinhos. E assim fui devorando histria aps histria, conhecendo os mais variados personagens e me deliciando com as descobertas que fazia naquela janela aberta para o mundo [...]. Depois de alguns poucos anos, as histrias em quadrinhos j no me bastavam. Acabavam logo. Eu lia rpido demais. E no era toda hora que havia gibis novos. Ento, me caiu nas mos um primeiro livrinho de histria, bem infantil. Era a histria de uma fadinha, com poucas cores, mal impresso, texto simples, livro curto. Li num pulo. Mas foi insuficiente. Queria mais. Foi quando meu pai comprou uma edio colorida de uma histria do Mickey, O matador de gigantes, baseado num desenho animado do Disney. Adorei! E queria mais. At que fui atropelado pela obra de Monteiro Lobato e entrei no paraso. Era outro mundo, outro universo, outro estilo, outra coisa. Li TUDO da turma do Stio do Picapau Amarelo e depois passei para os livros que ensinavam matemtica, gramtica, falavam de petrleo, tudo do Lobato... At chegar srie dos trabalhos de Hrcules. Ufa! J sabia Lobato de cor e estava na hora de passar para outros autores...
Trecho da crnica Quem l faz Mauricio de Sousahttp://www.monica.com.br

QUESTO 8
No incio do texto, Mauricio afirma:

[eu] Era o tipo de leitor que as pessoas chamam de compulsivo.

OBJETIVO

o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

Assinale o significado que a palavra em destaque assume no texto. a) Aquele b) Aquele c) Aquele d) Aquele e) Aquele que que que que que no demonstra satisfao. no compreende o que l. tende a repetir uma ao insistentemente. no demonstra interesse pela leitura. l ocasionalmente.

RESOLUO
O adequado significado para a palavra em destaque no trecho compulsivo aquele que tende a repetir uma ao insistentemente, isto , l frequentemente, quase ininterruptamente. Resposta: C

QUESTO 9
Entre os trechos do texto apresentados a seguir, o que melhor representa a paixo de Mauricio pela leitura a) Primeiro minha me lia pra mim. b) Assim, em pouco mais de trs meses, j podia soletrar as palavras escritas nos bales das histrias em quadrinhos. c) Foi quando meu pai comprou uma edio colorida de uma histria do Mickey, O matador de gigantes, baseado num desenho animado do Disney. d) E assim fui devorando histria aps histria, conhecendo os mais variados personagens e me deliciando com as descobertas que fazia naquela janela aberta para o mundo. e) E no era toda hora que havia gibis novos.

RESOLUO
Vrios trechos do texto demonstram a paixo que Mauricio sempre devotou leitura. No entanto, entre os trechos apresentados, o que melhor representa essa impresso ao leitor E assim fui devorando histria aps histria, conhecendo os mais variados personagens e me deliciando com as descobertas que fazia naquela janela aberta para o mundo. Resposta: D

OBJETIVO

o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

QUESTO 10
Releia o seguinte trecho do texto: Depois de alguns poucos anos, as histrias em quadrinhos j no me bastavam. Acabavam logo. Eu lia rpido demais. E no era toda hora que havia gibis novos. Ento, me caiu nas mos um primeiro livrinho de histria, bem infantil. Era a histria de uma fadinha, com poucas cores, mal impressa, texto simples, livro curto. Li num pulo. Mas foi insuficiente. Queria mais.

Leia as afirmaes feitas: I. Os adjetivos novos, curto e simples referem-se, respectivamente, aos substantivos gibis, livro e texto. II. No trecho, palavra infantil, em destaque, um substantivo. III. No trecho, no h adjetivo que caracterize o substantivo fadinha. Esto corretas as afirmaes: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

RESOLUO
Reconsidere as afirmaes feitas: I. Os adjetivos novos, curto e simples referem-se, respectivamente, aos substantivos gibis, livro e texto. Afirmao correta. II. No trecho, palavra infantil, em destaque, um substantivo. Afirmao incorreta. A palavra infantil, no trecho, um adjetivo e caracteriza o substantivo livrinho. III. No trecho, no h adjetivo que caracterize o substantivo fadinha. Afirmao correta. Assim, apenas as afirmaes I e III esto corretas. Resposta: C

OBJETIVO

10

o PORTUGUS DESAFIO 5. ANO

Вам также может понравиться