Вы находитесь на странице: 1из 8

Psicologia: Teoria e Pesquisa Out-Dez 2008, Vol. 24 n. 4, pp.

519-526

O Conceito de Prestar Ateno para Skinner


Bruno Angelo Strapasson1 Alexandre Dittrich Universidade Federal do Paran
RESUMO - O fato de que os organismos no respondem a todas as caractersticas do ambiente levou muitos psiclogos a pressupor a existncia de algum mecanismo de seleo desses estmulos - tradicionalmente chamado de ateno. Este trabalho investiga como a noo de prestar ateno tratada na obra de B.F. Skinner. Defende-se aqui que Skinner admite duas possibilidades de se interpretar o que cotidianamente chamamos de prestar ateno: (a) como relaes de controle de estmulos, e (b) como uma classe de respostas precorrentes que clarificam, ou tornam mais eficaz, um estmulo discriminativo. Nos dois casos, o prestar ateno entendido como um processo comportamental, tornando referncias a processos cognitivos desnecessrias. Palavras-chave: prestar ateno; atentar; anlise do comportamento; comportamento precorrente; controle de estmulos.

The Concept of Paying Attention for Skinner


ABSTRACT - The fact that organisms do not respond to all environment characteristics has led many psychologists to assume the existence of some mechanism for selection of such stimuli - traditionally called attention. This paper investigates how the concept of paying attention is treated in B. F. Skinner work. We argue that Skinner admits two possibilities of interpreting what we ordinarily call paying attention: (a) as relations of stimuli control, and (b) as a class of precurrent responses that clarify, or enhance, a discriminative stimulus. In both cases, paying attention is understood as a behavioral process, making references to cognitive processes unnecessary. Keywords: paying attention; attending; behavior analysis; precurrent behavior; stimuli control.

No reagimos a todos os estmulos presentes em nosso ambiente, e esse responder diferencial pressupe algum mecanismo de seleo dos estmulos aos quais devemos responder. Esse mecanismo o que comumente chamamos de ateno na psicologia e, tradicionalmente, ele compreendido como uma instncia cognitiva. Entretanto, a Anlise do Comportamento proposta por B. F. Skinner tem sistematicamente se negado a aceitar instncias cognitivas iniciadoras do comportamento. O presente trabalho pretende identificar quais so as possibilidades interpretativas propostas por B.F. Skinner para compreender o que tradicionalmente vem sendo chamado de prestar ateno. O prestar ateno tema de pesquisa na psicologia desde sua fundao, com Wilhelm Wundt, e continua sendo amplamente estudado at hoje (Leahey, 1979). Contudo, Lovie (1983) faz uma discusso interessante sobre o desenvolvimento das pesquisas que investigam a ateno; ele indica que, em grande parte da bibliografia publicada at a dcada de 80, consensual que a pesquisa sobre ateno foi suprimida da psicologia com o aparecimento do behaviorismo watsoniano - a partir da segunda dcada do sculo passado - reaparecendo novamente somente nos anos 50. Apesar de Lovie criticar em seu artigo esse quase desaparecimento da pesquisa sobre ateno, fica claro que o behaviorismo influenciou grandemente essa rea de pesquisa, neste caso
1 Endereo: Praa Santos Andrade, s/n. Universidade Federal do Paran, Prdio Central, 2 andar, Secretaria do Departamento de Psicologia. Curitiba, PR. CEP 80020-300. E-mail: brunoastr@gmail.com.

pressionando o seu abandono. A explicao mais comum para o reaparecimento da pesquisa sobre ateno que, na dcada de 50, comeava a ganhar espao a chamada psicologia cognitiva, que por sua vez retomava diversos temas da psicologia deixados de lado pelo behaviorismo watsoniano, e que teve na ateno um de seus principais temas de pesquisa (Lovie, 1983). Entretanto, nessa mesma poca, consolidavase tambm o behaviorismo radical de B. F. Skinner, que reestruturava a filosofia behaviorista, propondo-se a expandir os achados experimentais produzidos sobre o comportamento at ento para a interpretao de eventos inacessveis observao direta (e.g., imaginao, resoluo de problemas, ateno etc) eventos esses que Watson no se preocupou em pesquisar extensivamente2. Apesar de o behaviorismo radical de Skinner manter grandes diferenas em relao ao behaviorismo watsoniano e chamada psicologia cognitiva, o prestar ateno tem sido pouco explorado no behaviorismo radical, ainda que o prprio Skinner (1968) reconhea a importncia de seu estudo:
2 Watson chegou a abordar temas como pensamento e imaginao, contudo, suas explicaes sobre esses eventos foram pouco aceitas na psicologia. Na verdade, Watson ficou mais conhecido pela expressividade com que defendeu o abandono do estudo de eventos que no podiam ser observados; essa era, para ele, a nica possibilidade de tornar a psicologia uma cincia. Sobre a ateno, por exemplo, ele escreve apenas duas notas de rodap, sendo a principal delas: O behaviorista, ao sentir-se inclinado, pode explicar a ateno, defini-la e us-la, mas ele no precisa da palavra. O introspeccionista ... tem que defini-la em termos vitalistas, como um processo ativo que seleciona esse ou aquele de outros acontecimentos (1925, p. 201).

519

B. A. Strapasson & A. Dittrich


Se ns tivssemos que responder com a mesma velocidade e energia a todos os aspectos do mundo que nos cerca, ns ficaramos irremediavelmente confusos. Ns devemos responder apenas a caractersticas selecionadas. Mas como elas so selecionadas? Porque ns olhamos para uma coisa em detrimento de outra? Como ns observamos a forma de um objeto sem prestar ateno a sua cor? O que est acontecendo quando ns ouvimos apenas o violoncelo na gravao de um quarteto de cordas? (p. 121).

De modo diverso, o prestar ateno tem uma conotao operante na obra de Skinner. Voltemos mais uma vez ao autor:
A ateno que capturada por estmulos atrativos deve ser distinguida da ateno que prestada. Apenas a ltima precisa ser aprendida. Olhar e escutar so formas de comportamento, e elas so fortalecidas por reforamento. Um pombo pode aprender a comparar cores, por exemplo, apenas se ele prestar ateno a elas. O experimentador garante que ele o faz, no atraindo sua ateno, mas reforando-o por olhar (Skinner, 1961/1999c, p. 237).

A tarefa de avaliar as interpretaes de Skinner sobre o prestar ateno ganha sua importncia no fato de que o behaviorismo radical como qualquer filosofia que pretenda avaliar a relao entre os organismos e o ambiente tem que explicar porque no reagimos a todos os estmulos em nosso ambiente e, se a Anlise do Comportamento de B. F. Skinner nega-se a adotar mecanismos cognitivos como causadores dos comportamentos, alguma alternativa deve ser proposta. Alm disso, se correto considerar a proposta de Skinner como um exemplo de interacionismo, na qual o organismo controlado por seu ambiente, mas tambm interfere neste enquanto se comporta, no se pode assumir que apenas caractersticas dos estmulos definem a quais estmulos os organismos respondem; algum modo ativo de seleo desses estmulos deve ser considerado.

Nessa passagem, Skinner defende que a ateno pode ser considerada um comportamento operante e ser entendida dessa forma sempre que vier acompanhada do verbo prestar. Provavelmente, a escolha desses termos para tal diferenciao venha do uso comum dessas palavras, no qual prestar tem uma conotao mais ativa do que ser atrada ou ser capturada. Ao classificar como operante o prestar ateno, Skinner submete-o a todas as leis do condicionamento operante, como aquisio e manuteno por esquemas de reforamento, extino etc. Este artigo analisar prioritariamente as alternativas interpretativas do prestar ateno para Skinner.

A Ateno que Atrada e o Prestar Ateno


Uma primeira diferenciao importante precisa ser discutida neste artigo: a diferena entre a ateno que atrada ou capturada (attracted attention ou captured attention) e a ateno que se presta, ou o prestar ateno (paid attention ou pay attention) (Skinner, 1961/1999c, p. 237; 1968, p. 121). Para Skinner, os verbos atrair ou capturar, quando se referem ateno, so sinnimos de eliciar um comportamento de orientao. Vejamos como Skinner (1968) trata a possibilidade de que a ateno seja, em certa medida, um ato reflexo:
Alguns mecanismos de seleo so, claro, genticos. Ns respondemos apenas quelas energias que afetam nossos receptores... Alguns estmulos eliciam ou liberam reflexos ou respostas instintivas, como quando somos alertados por um som alto ou estranho (p. 121).

O Prestar Ateno como Controle de Estmulos


Skinner (1953/1965), em um primeiro momento, adota, em uma passagem longa, mas elucidativa, a seguinte posio quanto interpretao do prestar ateno:
O controle exercido por um estmulo discriminativo tradicionalmente tratado sob o tpico ateno. Esse conceito inverte a direo da ao, sugerindo no que um estmulo controla o comportamento do observador, mas que o observador atenta para o estmulo e, assim, o controla. Entretanto, reconhecemos que, s vezes, um objeto chama ou mantm a ateno de um observador. (...) O que normalmente queremos dizer neste caso que o observador continua a olhar para o objeto... O comportamento do motorista de atentar ao anncio simplesmente o comportamento de olhar para ele ao invs de olhar para a estrada a sua frente (p. 122).

Lembremos que o comportamento que eliciado tratado no behaviorismo radical sob o rtulo de comportamento reflexo ou comportamento respondente (porque o organismo responde a um estmulo) e tem sua origem no processo de seleo natural. Entretanto, com o condicionamento respondente, o organismo amplia sua capacidade de responder ao ambiente na medida em que reage a novos estmulos (Skinner, 1953/1965, 1981/1984b). Vale lembrar tambm que, como qualquer reflexo, os comportamentos de ateno entendidos dessa forma esto sujeitos a outras condies do organismo, como a fadiga. No caso de um indivduo que fica alerta aps cada exposio a um som alto, por exemplo, a intensidade da resposta de ficar alerta diminui depois de repetidas exposies ao som.

Analisemos o trecho acima detalhadamente. Ao falar do comportamento de prestar ateno, Skinner, de incio, j o identifica como o controle exercido por um estmulo discriminativo sobre uma resposta operante. E alerta que, da forma como vem sendo tratado, o conceito de ateno d margem para uma interpretao mentalista do fenmeno, na qual uma mente, tradicionalmente vista como uma entidade autnoma, de alguma forma selecionaria os estmulos aos quais o organismo deve responder. Assumir a existncia dessa mente incide em um dualismo repleto de problemas filosficos, e sabe-se que Skinner negou-se a assumir tal posio. Como alternativa a essa explicao, ele prope a noo de controle de estmulos, que trata da relao entre condies antecedentes e respostas operantes (Srio, Andery, Gioia &

520

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Out-Dez 2008, Vol. 24 n. 4, pp. 519-526

Prestar Ateno para Skinner Micheletto, 2002, p. 56)3. Entendida dessa forma, a ateno como controle de estmulos torna-se produto da histria de reforamento do indivduo que presta ateno, transferindo assim o controle da ateno de uma mente iniciadora para a relao organismo-ambiente. Um outro aspecto importante, presente no trecho apontado acima, que ao completar essa interpretao com a frase O comportamento do motorista de prestar ateno ao anncio simplesmente o comportamento de olhar para ele ao invs de olhar para a estrada em sua frente (p. 122), Skinner (1953/1965) d a entender que inferir um comportamento de ateno talvez seja desnecessrio na anlise do fenmeno ou seja, ele parece defender que uma macroanlise4 pode explicar satisfatoriamente os eventos em questo, tornando desnecessrio o emprego da expresso prestar ateno. Essa posio parece ficar mais clara no decorrer do texto de Skinner. Voltemos a ele:
Mas se ateno no uma forma de comportamento, no se segue da que esteja, portanto, fora do campo do comportamento. Ateno uma relao de controle - a relao entre uma resposta e um estmulo discriminativo. Quando algum est prestando ateno ele est sob controle especial de um estmulo... Um organismo est atentando a um detalhe de um estmulo, se o seu comportamento est predominantemente sob controle daquele detalhe (1953/1965, pp. 123-124, destaque no original).

como uma relao de controle de estmulos. Por outro lado, Skinner parece admitir outra interpretao do fenmeno, como veremos a seguir.

O Prestar Ateno como Comportamento Precorrente


Embora a noo de ateno como relao de controle tenha surgido inicialmente em 1953 e se repetido em 1971, j em 1957, entre essas duas obras, Skinner prope uma interpretao diferente, possivelmente influenciado pelas pesquisas sobre o comportamento de observao, desenvolvidas por Holland (1957, 1958)5 nessa poca:
Ns freqentemente esquecemos que olhar para um padro visual ou escutar um som so, em si mesmos, comportamentos, porque tendemos a ser impressionados pelo comportamento mais importante que o padro ou o som controlam. Mas qualquer ato que traga o organismo em contato com um estmulo discriminativo, ou que clarifique ou intensifique seu efeito reforado por esse resultado e deve ser explicado nestes termos. (1957/1999a, p. 156)

A proposta de interpretar a ateno como controle de estmulos coaduna-se com o operacionismo skinneriano (cf., Lopes Jr, 1997), que pretende analisar os significados dos conceitos (em especial os psicolgicos) enquanto comportamento verbal de cientistas, a partir da anlise dos contextos onde essas respostas so emitidas (Skinner, 1945/1984a, 1957). Nesse sentido, ao analisar as situaes em que, normalmente, os psiclogos usam expresses como ele s conseguiu cumprir a tarefa porque prestou ateno nas pistas certas, poder-se-ia traduzir a expresso para ele conseguiu cumprir a tarefa porque esteve sob controle das propriedades relevantes sem perda de sentido. Skinner reitera essa posio em Beyond Freedom and Dignity: Os estmulos atraem a ateno apenas na extenso em que eles participaram de contingncias de reforamento (Skinner, 1971/2002, p. 187). Essa interpretao do prestar ateno encontra algum apoio na literatura, de modo que outros autores (e.g., Donahoe, Palmer & Burgos, 1994; Ray, 1972; Reynolds & Limpo, 1969; Srio & cols., 2002) compartilham da postura de que o prestar ateno poderia ser interpretado
3 Segundo Catania (1998/1999, p. 395), a noo de controle de estmulos inclui o controle envolvido em discriminaes respondentes. Porm, neste trabalho nos referiremos a controle de estmulos considerando-o apenas como o controle que um estmulo antecedente exerce sobre o comportamento operante. Analisar a contingncia maior o comportamento de uma criana ao resolver um problema de matemtica poderia ser feito por meio da seguinte contingncia: na presena de um problema de matemtica escrito, ela resolve o problema e recebe elogios do professor. Nesse caso, nenhuma referncia a comportamentos de prestar ateno foi necessria para a anlise do fenmeno, ainda que algum possa presumir a existncia deles.

De incio, Skinner aponta para o comportamento precorrente, aquele cuja conseqncia o aparecimento, fortalecimento ou clarificao do estmulo discriminativo que compe a contingncia seguinte na cadeia comportamental (ver tambm Pessa & Srio, 2006), como um elemento importante em anlises funcionais. Esse comportamento de especial interesse no caso da ateno (ver seo Ateno como autocontrole). Vejamos como Skinner (1957/1999a) continua sua explicao do comportamento de observao, incluindo agora a ateno:
Infelizmente o mero atentar (como ao ler um livro ou escutar um concerto) tem dimenses que so difceis de estudar [i.e., so comportamentos encobertos]. Mas comportamentos com efeitos comparveis so, s vezes, acessveis, tal como voltar os olhos em direo a uma pgina, inclinar uma pgina para que ela fique mais bem iluminada ou aumentar o volume de um fongrafo. Alm disso, sob condies experimentais, uma resposta especfica pode ser reforada pela produo ou clarificao de um estmulo que controla outro comportamento. Esse assunto tem considervel importncia prtica. Como, por exemplo, pode um operador de radar ou outro vigia manter-se alerta? A resposta : reforando seu comportamento de olhar (pp. 156-157).

Ao enfatizar que muitas vezes precisamos analisar comportamentos precorrentes, ou seja, que macroanlises no so suficientes em todos os casos, Skinner admite, ainda que implicitamente nesse momento, o estudo do prestar ateno enquanto um comportamento em si mesmo, e no apenas como um nome alternativo para a verificao da existncia de relaes de controle. Nesse caso, uma microanlise que
5 As pesquisas de Holland, s quais nos referimos aqui, so aquelas desenvolvidas nessa dcada, com um artigo sobre o seu mtodo de pesquisa publicado em 1957 ( a essa publicao que Skinner faz referncia diretamente Skinner, 1957/1999a, p. 157) e que tem seus resultados principais publicados na revista Science em 1958.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Out-Dez 2008, Vol. 24 n. 4, pp. 519-526

521

B. A. Strapasson & A. Dittrich identifique toda a cadeia de comportamentos que culmina no comportamento principal pode ser necessria. Assim, ao analisarmos o comportamento de uma criana ao resolver um exerccio de matemtica, podemos precisar recorrer cadeia comportamental que resulta na resoluo do problema. Por exemplo, na presena de uma folha de papel com exerccios de matemtica (SD1), a criana olha para a folha (R1) e possibilita o controle dos elementos do problema sobre seu comportamento de resolv-los (SR1 e SD2); a criana, ento, atenta para os elementos relevantes do problema este seria um comportamento encoberto comparvel ao ouvir apenas o violoncelo num quarteto de cordas (R2), tornando mais eficaz o controle deles sobre seu comportamento de resolver o problema (SR2 e US1), e percebe as expresses e nmeros que compem o problema (UR1 e SD3); ela resolve, finalmente , o problema (R3) e recebe elogios do professor (SD3). Nesse caso, quatro contingncias - trs operantes e uma respondente - dispostas numa cadeia comportamental foram analisadas. Contudo, o prprio Skinner alerta para as dificuldades de se estudar o prestar ateno dessa forma, devido s suas dimenses (i.e., trata-se de comportamentos encobertos). Uma alternativa seria avaliar os comportamentos com efeitos comparveis (e.g., orientao dos olhos, mudar a orientao do papel para receber mais luz etc.), os chamados comportamentos de observao. A partir desse momento, para avanarmos nessa discusso, a diferenciao entre os comportamentos de observao, percepo e prestar ateno faz-se necessria. (1953/1965, p. 266), tal como afirmam Lopes e Abib (2002): na presena do estmulo visual X, a resposta de ver X eliciada (p. 131). Entretanto, a resposta de ver pode passar ao controle operante em condies especiais, especialmente em situaes em que o simples contato sensorial reforador (Skinner, 1953/1965, pp. 270-275; 1974, pp. 7583), por exemplo, ver um quadro famoso para algum que goste de artes plsticas. Desse modo, o perceber pode estar sujeito tambm a operaes estabelecedoras e a variaes nas contingncias que mantm esse comportamento. Essas operaes e variaes explicariam em parte porque reagimos a alguns estmulos de nosso ambiente e no a outros. Contudo, em certos momentos precisamos recorrer a um outro comportamento para explicar porque percebemos apenas algumas coisas. Um exemplo disso quando devaneamos ou olhamos para um objeto sem v-lo; nesse caso, dizemos que no prestamos ateno ao objeto, o que sugere que prestar ateno seria mais do que meramente olhar. Lopes e Abib (2002) citam outro exemplo desse fenmeno, arriscando uma interpretao:
Uma vez que o sistema visual nico para qualquer que seja o tipo de viso (respondente ou operante), possvel que a pessoa esteja olhando para a multido sem que a esteja vendo, ou seja, ela est exposta ao estmulo eliciador, mas como seu sistema visual est ocupado, por exemplo, com uma viso operante (a pessoa est lembrando visualmente de algum evento), a resposta visual no pode ser eliciada (p. 133).

O Comportamento de Observao, o Perceber e o Prestar Ateno


A expresso resposta de observao foi cunhada por Wycoff em 1952, com o intuito de congregar o que os tericos na rea de aprendizagem de discriminao (...) tm atribudo a algumas reaes como a resposta de atentar, respostas de orientao, respostas de percepo, organizao da atividade sensorial etc. (p. 431) em uma nica classe que inclusse qualquer resposta que resulte na exposio a um par de estmulos discriminativos envolvidos (p. 431). Esse agrupamento, que constituiu uma espcie de operacionalizao dos termos considerados, gerou uma linha importante de pesquisa na Anlise do Comportamento: a pesquisa sobre comportamentos precorrentes e suas propriedades. Entretanto, ainda que a definio original de Wyckoff no limite o conceito aos comportamentos pblicos, a expresso resposta de observao tm sido exclusivamente aplicada s respostas precorrentes pblicas que foram experimentalmente estudadas (Strapasson, 2008). O exemplo mais bvio de uma resposta de observao a orientao dos receptores, mas topografias muito diferentes tm sido denominadas com esse rtulo, desde o pisar de um pombo em um pedal at o apertar a barra de espao de um teclado de computador por um humano. De todo modo, a expresso resposta de observao indica aqueles comportamentos apresentados por sujeitos experimentais que podem ser observados e mensurados e que tornam possvel a emisso de outro comportamento ou que dispem informao do esquema de reforamento vigente, possibilitando um melhor desempenho. O comportamento de perceber, em organismos intactos, a princpio um comportamento reflexo para Skinner
522

Todavia, explicar o envolvimento do organismo em uma contingncia em detrimento de outras a partir de argumentos como a existncia de recursos limitados dos sistemas sensrios implica ou invocar instncias cognitivas de seleo (o que no parece ser o caso) ou relegar a explicao fisiologia do organismo (o que estaria fora do escopo da Anlise do Comportamento)6. Por outro lado, uma anlise estritamente comportamental possvel e trataremos dela quando explicarmos o comportamento de atentar. Um outro aspecto importante e j mencionado do perceber que ele privado: olhar em direo da multido um comportamento pblico, enquanto que a resposta de v-la privada (Lopes & Abib, 2002, p. 133). O prestar ateno, por sua vez, tambm identificado por Skinner (1953/1965) como um comportamento privado:
... ateno mais do que olhar para algo ou olhar para um conjunto de coisas em sucesso. Como todo mundo sabe podemos olhar para o centro de uma pgina enquanto atentamos para os detalhes nas bordas. As tentativas de se explicar isso atravs de incipientes movimentos dos olhos falharam e em nenhum caso nenhuma orientao semelhante parece adequarse a explicao dos fenmenos auditivos correspondentes. Assim, quando ouvimos a gravao de uma sinfonia prestando ateno aos clarinetes, aparentemente impossvel demonstrar qualquer orientao especial dos ouvidos (p. 123).
6 Atribuir a tarefa de explicar certos fenmenos fisiologia no invalida o programa skinneriano enquanto uma proposta de cincia do comportamento independente da fisiologia, e no redutvel a ela. Implica apenas na diviso de tarefas para a formulao de uma compreenso mais completa dos fenmenos comportamentais (e.g., Skinner, 1974).

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Out-Dez 2008, Vol. 24 n. 4, pp. 519-526

Prestar Ateno para Skinner


O comportamento de qualquer organismo contnuo, um fluxo de atividade que nunca cessa. Neste comportamento, tomado num sentido genrico, distinguimos comportamentos especficos, isto , procuramos encontrar unidades que se repetem... Somos ns que arbitrariamente o dividimos em unidades (p. 80).

Desse modo, uma diferenciao entre resposta de observao e prestar ateno poderia ser aqui invocada: ao analisarmos o procurar por algo numa figura - e.g., procurar a camisa listrada do Wally, no jogo Onde est o Wally? -, pode-se argumentar que o atentar para a camisa listrada equivalente ao olhar para a pgina, mas se o lugar para onde olhamos na figura muda a todo o momento, essa analogia no pode se manter; a busca da propriedade camisa listrada que identifica o comportamento (i.e., apenas se o organismo encontrar a camisa listrada seu comportamento ser reforado) e no o simples olhar para a pgina. Por outro lado, o prestar ateno diferencia-se da percepo na medida em que o primeiro predominantemente operante (ver seo A ateno que se presta e a ateno que atrada) enquanto a percepo predominantemente reflexa. Assim, poderamos dispor os comportamentos de observao, percepo e prestar ateno em um contnuo de uma cadeia comportamental em que ateno e observao seriam precorrentes da percepo, porm independentes um do outro7. Contudo, apenas a resposta de observao passvel de manipulao experimental, por ser uma resposta pblica. Retomando o exemplo da criana que resolve um problema de matemtica, olhar para a folha de papel seria a resposta de observao (precorrente, predominantemente operante e pblica), atentar para os elementos relevantes do problema seria o prestar ateno (precorrente, predominantemente operante e privada) e o perceber as expresses e nmeros que controlam o problema seria a percepo (predominantemente reflexa e privada). Uma ressalva importante aqui. Qualquer um poderia argumentar que desnecessria a diviso desses comportamentos precorrentes em observar, perceber e atentar, uma vez que todos eles poderiam ser agrupados na classe de respostas definidas pelo efeito de tornar o controle de estmulos mais eficaz. Por outro lado, os exemplos tratados at agora indicam que em certas situaes devemos, necessariamente, recuar na cadeia comportamental e analisar esses comportamentos em separado. Como poderamos, ento, decidir quando devemos empreender macroanlises (e.g., equiparando o prestar ateno ao controle de estmulo evidenciado na contingncia principal) ou quando devemos recorrer aos comportamentos de perceber e/ou atentar, executando uma microanlise? Essas questes sero discutidas na prxima seo.

Se o comportamento contnuo e as divises em unidades de comportamento so arbitrrias, qual o critrio que devemos utilizar para escolher o nvel de anlise que iremos empreender? Quanto ao que interessa a este trabalho, como saber se a nossa anlise deve permanecer no comportamento maior na anlise de uma classe de respostas mais abrangente , ou quando ela deve se estender at o comportamento de observao, ou at o comportamento de prestar ateno? Vejamos o que Skinner (1974) diz sobre isso:
verdade que podemos rastrear o comportamento humano no apenas at s condies fsicas que o modelam e o mantm, mas tambm at s causas dessas condies e s causas das causas, quase ad infinitum, mas no h motivo para voltar alm do ponto no qual possvel tomar aes efetivas (p. 210).

Se seguirmos esse raciocnio, a tarefa de recuar na cadeia comportamental para identificar comportamentos precorrentes seria indicada apenas nos casos em que a anlise da contingncia principal no fosse suficiente para a previso e controle do comportamento de determinado organismo em determinado contexto. Por exemplo, ao ensinar datiloscopia (identificao de assinaturas verdadeiras e falsas) a algum, no podemos reforar apenas o acerto e o erro numa identificao, precisamos garantir que o aluno atente para detalhes especficos das assinaturas (e.g., presso da escrita no papel, naturalidade da escrita etc.). Se aceitarmos a possibilidade de que a ateno seja um comportamento precorrente, torna-se necessrio ressaltar algumas das propriedades desse tipo de comportamento. Precorrentes so reforados apenas como membros de uma cadeia comportamental ou seja, so mantidos por reforadores condicionados. Voltemos a Skinner (1953/1965):
Os reforadores condicionados so, com freqncia, produto de contingncias naturais. Geralmente alimento e gua so recebidos apenas depois de o organismo ter se ocupado de comportamentos precorrentes depois de ter operado sobre o ambiente para criar a oportunidade de comer e beber. Os estmulos gerados por esse comportamento precorrente, portanto, tornam-se reforadores... A fora do comportamento precorrente , portanto, mantida. Isso importante, visto que apenas uma pequena parte do comportamento imediatamente reforada com alimento, gua, contato sexual ou outros eventos de bvia importncia biolgica (p. 76).

Como Decidir sobre a Necessidade do Uso da Expresso Prestar Ateno


Uma observao de Rose (1999) sobre a noo de comportamento para a Anlise do Comportamento aqui pertinente:
7 Observar uma resposta independente do atentar no sentido de que uma das respostas pode acontecer sem a ocorrncia da outra: posso atentar sem orientar os receptores (e.g., olhar para o centro de uma pgina enquanto atento para detalhes nas bordas Skinner, 1953/1965, p. 123) ou orientar os receptores sem atentar (e.g., olhar em direo a uma pessoa sem atentar para ela). Ainda assim, atentar e orientar os receptores podem ter efeitos comparveis.

Se o comportamento precorrente promove ou possibilita a realizao de um outro comportamento o corrente e este no reforado, tanto o comportamento corrente como o precorrente tero sua freqncia diminuda. Dessa forma, se um pombo pisar em um pedal (comportamento de observao precorrente) que lhe permite visualizar melhor a cor de
523

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Out-Dez 2008, Vol. 24 n. 4, pp. 519-526

B. A. Strapasson & A. Dittrich um estmulo (estmulo discriminativo), na presena do qual bicar um disco (comportamento corrente) produz alimento (reforo), ento, quando a presena daquela cor deixar de ser correlacionada com o alimento (extino), tanto o pressionar a barra (comportamento corrente) como o pisar no pedal (comportamento precorrente) sero extintos. Uma outra propriedade dos comportamentos precorrentes que, como eles recebem os reforos sempre de forma indireta (sempre dever acontecer o comportamento corrente antes do reforo para a cadeia ser liberado), as taxas de respostas produzidas pelos esquemas de reforamento eventualmente empregados sero atingidas apenas tardiamente nessas relaes organismo-ambiente ou seja, o aprendizado por modelagem indireta mais lento. para esse fato que Skinner (1958/1999b) aponta quando defende as vantagens do uso de suas mquinas de ensinar:
Feedback imediato encoraja uma leitura mais cuidadosa do material programado do que o caso quando se estuda um texto, situao na qual as conseqncias da ateno ou inateno so to tardiamente apresentadas que tm pouco efeito nas habilidades de leitura. O comportamento envolvido em observar ou atentar a detalhes como ao inspecionar mapas e modelos ou ouvir de perto um discurso gravado eficientemente modelado pelas contingncias arranjadas pela mquina (p. 207). ticularmente desamparada. Seu comportamento parece ser apenas um repertrio.... Variveis podem ser arranjadas em padres complexos; mas esse fato no muda apreciavelmente a situao, pois a nfase ainda est sobre o comportamento, no sobre quem se comporta. Contudo, o indivduo parece, em uma extenso considervel, moldar seu prprio destino. Ele freqentemente capaz de fazer algo sobre as variveis que o afetam. Geralmente se reconhece certo grau de autodeterminao na conduta do comportamento criativo de artistas ou cientistas, no comportamento de auto-explorao de um escritor ou na autodisciplina do asceta (p. 228).

A ateno, ao menos enquanto comportamento precorrente, sujeita a todas as peculiaridades do reforamento condicionado e, portanto, essas peculiaridades devem ser levadas em considerao no eventual planejamento do ensino do prestar ateno, situao freqente em contextos acadmicos. Desse modo, para decidir sobre a necessidade do uso da expresso prestar ateno, poderamos fazer a seguinte pergunta: analisar a contingncia principal suficiente para prever e controlar o comportamento de interesse de um organismo? Se a resposta for sim (como no caso do motorista olhando para a placa no exemplo de Skinner, 1953/1965, p. 122), empreende-se a anlise e suprime-se a referncia ao prestar ateno. Se a resposta for no [como comum em situaes de ensino, onde se deve garantir que o aluno presta ateno, conforme exemplificado por Skinner (1968/1999d, p. 258)], ento se analisa o prestar ateno como precorrente. Como vimos, o prestar ateno tem implicaes importantes para diversos contextos, os educacionais em especial, mas um deles tem especial interesse terico: o caso do autocontrole que ser tratado na prxima seo.

Porm, isso no compromete o programa skinneriano de uma cincia do comportamento. O que acontece quando modificamos de alguma forma o ambiente que nos controla que estamos nos comportando de forma a provocar alteraes no ambiente. Dessa forma, [o organismo] controla a si mesmo precisamente como controlaria o comportamento de qualquer outro atravs da manipulao das variveis das quais o comportamento uma funo (Skinner, 1953/1965, p. 228). Assim, o indivduo capaz de gerenciar seu comportamento em certa medida, desde que ele consiga identificar quais so as variveis ambientais que exercem controle, e desde que possa modificar tais variveis exercer autocontrole. Segundo Skinner (1968), podemos incluir a ateno neste contexto:
Atentar a algo como forma de autogoverno responder a ele de forma que o comportamento subseqente seja mais provavelmente reforado... Quando ns viramos nossos olhos para um objeto e focamos nele, ou aspiramos um odor, ou movemos um lquido em torno da lngua, ou passamos os dedos sobre uma superfcie, ns tornamos o estmulo mais efetivo. Existem dois estgios: (1) atentar para um dado estado de coisas e (2) responder a ele de alguma outra forma (p. 122).

O Prestar Ateno como Autocontrole


Ao considerarmos a ateno como um comportamento precorrente, ns o colocamos em uma posio privilegiada para o exerccio do autocontrole. Ao escrever sobre o autocontrole, Skinner (1953/1965) identifica as crticas comuns que surgem quando se adota a posio de analisar organismos que se comportam controlados por um ambiente em oposio a uma mente autnoma:
Ao se enfatizar o poder de controle das variveis externas, ns deixamos o prprio organismo em uma posio par-

Um aspecto interessante a se notar que, ao assumir que o prestar ateno pode ser explicado por respostas auxiliares essas por sua vez, determinadas pelas relaes organismoambiente da histria do sujeito e da espcie que selecionam os estmulos aos quais os organismos respondem, Skinner devolve ao sujeito algum grau de controle operante sobre os estmulos aos quais vai responder, e faz isso sem recorrer s instncias iniciadoras que criticou em 1953. O prestar ateno como precorrente ganha assim um papel importante na proposta de Skinner, questionando o uso exclusivo da noo de prestar ateno como um outro nome para o controle de estmulos. Voltando afirmao inicial de que a ateno, como um comportamento precorrente, est em uma posio privilegiada no exerccio do autocontrole, podemos concluir tambm que ao anteceder quase todos os comportamentos operantes, a ateno pode ser considerada o mais freqente comportamento de autocontrole de um organismo.

O Problema da Observao do Prestar Ateno


Pode-se perceber, pelas discusses at o momento, que a ateno um fenmeno complexo, mas que pode ser referido principalmente de duas formas quando ele for usado no sentido de atentar a alguma coisa. Essas duas formas
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Out-Dez 2008, Vol. 24 n. 4, pp. 519-526

524

Prestar Ateno para Skinner referem-se a (1) ateno como controle de estmulos, e (2) ateno como comportamento precorrente. Porm, um grande obstculo se interpe no estudo desses fenmenos: O atentar... tem dimenses que so difceis de estudar (Skinner, 1957/1999a, p. 150). Acreditamos que quando Skinner escreve dessa forma est alertando para o fato de que a ateno sempre inferida. Quando considerada como uma relao de controle, podemos dizer que a ateno inferida porque ns no podemos observar diretamente a relao acontecendo. Assumimos que exista uma relao de controle do estmulo sobre a resposta porque, ao longo do tempo, percebemos a mudana na freqncia de uma resposta diante da apresentao de um estmulo especfico a relao necessariamente histrica , e ela s pode ser descrita a posteriori (Abib, 1997), e em ltima anlise inferida do desempenho do organismo. A ateno, entendida como comportamento precorrente, compartilha do mesmo problema, mas por outro motivo. Diferentemente do comportamento de observao, o precorrente de prestar ateno sempre encoberto e, como tal, inferido. Um exemplo da necessidade de suposio desses eventos inferidos dado por Skinner (1957), quando trata do comportamento verbal:
No encadeamento intraverbal, por exemplo, elos necessrios s vezes faltam aos dados observveis. Quando algum resolve um problema em aritmtica mental, o enunciado inicial do problema e a resposta aberta final freqentemente s podem ser relacionados pela inferncia de eventos encobertos (p. 434). o cachorro, ou que ela est sentindo a textura de um pedao de um pano quando ela desliza os dedos sobre o pano. Mas no podemos sempre, ou seguramente, contar com evidncias de que o estmulo est meramente sendo recebido (Skinner, 1953/1965, p. 265).

A necessidade do uso das inferncias traz dificuldades que podem nos induzir a diversos erros quando tentamos interpretar a ateno. Donahoe e cols. (1994) trazem um exemplo bastante comum disso:
Considerando-se que duas pessoas no podem ocupar o mesmo ponto no espao simultaneamente, duas pessoas nunca podero perceber o mesmo ambiente identicamente no mesmo instante... Quando [em um mesmo recinto] uma pessoa v ou ouve o que outra no v ou no ouve, as duas pessoas podem responder de forma diferente, ao que, para um observador, pode parecer o mesmo ambiente. O observador, que est em uma terceira posio do mesmo ambiente, pode descrever uma pessoa como prestando ateno e a outra no (p. 155).

Apesar de Skinner considerar que o comportamento encoberto segue as mesmas leis que o comportamento aberto, ele reconhece que nosso acesso a esses comportamentos sempre indireto. Contudo, um evento privado pode ser distinguido por sua acessibilidade limitada, mas no, at onde sabemos, por qualquer estrutura ou natureza especial (Skinner, 1953/1965, p. 257). Felizmente, existem algumas tcnicas embora um tanto imprecisas para alcanarmos esses comportamentos. A forma mais comum pedir que o indivduo relate o que est fazendo de forma encoberta. Perguntarmos no que voc estava prestando ateno? a uma pessoa que cerra os olhos diante de uma pintura um exemplo disso. Dessa forma, estamos tentando contornar os problemas de acessibilidade de um evento que ocorre dentro da pele apelando para seus correlatos observveis no caso, utilizamos a descrio verbal do indivduo. Mas, sobre esse tipo de tentativa, Skinner alerta: Este mtodo de contornar a privacidade individual no prova de falhas porque os eventos pblicos e privados podem no ser perfeitamente correlacionados (1953/1965, p. 259). Poderamos tambm recorrer orientao dos olhos do nosso observador a algum detalhe especfico do quadro para concluirmos que ele est prestando ateno a um determinado objeto da pintura, mas novamente estaremos inferindo, e nos arriscando a assumir uma correlao imprecisa como indicativo da presena do evento encoberto:
Ns dizemos a uma criana que ela est vendo um cachorro quando temos certeza de que seus olhos esto orientados para

Contudo, apesar do fato de que o estudo da ateno se configura um campo complexo, no h razo para abandonarmos o projeto de estudar esse fenmeno. E no h tambm motivos para aderirmos a explicaes que atribuem outra natureza ao fenmeno da ateno, pois dessa forma provavelmente acabaremos negligenciando as variveis mais importantes para a sua anlise isto , as variveis presentes no ambiente dos organismos, seja ele o ambiente atual ou o ambiente passado. Tendo em vista essas consideraes, acreditamos que, no futuro, talvez possamos utilizar instrumentos que acessem comportamentos emitidos em escala pequena, como o de prestar ateno, mas at l, devemos lidar com eles da maneira que podemos: arranjando contingncias de reforo e medindo a alterao na freqncia dos eventos observveis. De todo modo, se nossa interpretao da noo de ateno para Skinner estiver correta, surgem muitas questes a serem respondidas. Uma delas : como poderemos, num nvel comportamental, distinguir os efeitos produzidos pelo comportamento de prestar ateno dos efeitos produzidos pelos comportamentos tratados como anlogos observveis do prestar ateno, como o caso do comportamento de observao? Esse problema deve ser resolvido pela engenhosidade dos pesquisadores da Anlise Experimental do Comportamento.

Consideraes Finais
Skinner prope duas interpretaes para a ateno, entendida como prestar ateno. Na primeira, o controle de estmulos corresponderia ao que popularmente se chama de prestar ateno, e assim, todo comportamento operante que por definio envolve a trplice contingncia e, portanto, relaes de controle de estmulos implica prestar ateno. Na segunda forma, o prestar ateno seria um precorrente que opera sobre o meio, tornando o controle de estmulo sobre o comportamento corrente mais eficaz. Na segunda forma, a ateno seria um comportamento mantido por reforamento condicionado e sujeito
525

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Out-Dez 2008, Vol. 24 n. 4, pp. 519-526

B. A. Strapasson & A. Dittrich a todas as peculiaridades desse tipo de comportamento. Enquanto comportamento precorrente, o prestar ateno se encontra em posio privilegiada para o exerccio do autocontrole, e Skinner (1968) parece identific-lo como a principal forma encoberta de autocontrole. Dessa forma, seja a ateno uma relao de controle de estmulos inerente s relaes comportamentais, seja ela um comportamento precorrente que cria a possibilidade de outro comportamento, ela parte de qualquer desempenho efetivo do organismo. Isso no quer dizer que a anlise do que chamamos de prestar ateno seja imprescindvel a qualquer anlise funcional. O critrio para identificar a necessidade de recorrer anlise do prestar ateno se a tarefa de previso e controle possvel sem a referncia a esse comportamento.
Reynolds, G. S. & Limpo, A. J. (1969). Attention and generalization during a conditional discrimination. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 12, 911-916. Srio, T. M. A. P. Andery, M. A., Gioia, P. S. & Micheletto, N. (2002). Controle de estmulos e comportamento operante: Uma introduo. So Paulo: EDUC. Skinner, B. F. (1957). Verbal behavior. New York: AppletonCentury-Crofts. Skinner, B. F. (1965). Science and human behavior. New York: Macmillan. (Trabalho original publicado em 1953) Skinner, B. F. (1968). Teaching thinking. Em B. F. Skinner., The technology of teaching (pp. 115-144). New York: Meredith Corporation. Skinner, B. F. (1974). About behaviorism. New York: Alfred A. Knopf. Skinner, B. F. (1984a). The operational analysis of psychological terms. Behavior and Brain Sciences, 7, 547-553. (Trabalho original publicado em 1945) Skinner, B. F. (1984b). Selection by consequences. The Behavioral and Brain Sciences, 7, 477-492. (Trabalho original publicado em 1981) Skinner, B. F. (1999a). The experimental analysis of behavior. Em B. F. Skinner. Cumulative record (pp. 132-164). Acton, MA: Copley Publishing Group. (Trabalho original publicado em 1957) Skinner, B. F. (1999b). Teaching machines. Em B. F. Skinner. Cumulative record (pp. 132-164). Acton, MA: Copley Publishing Group. (Trabalho original publicado em 1958) Skinner, B. F. (1999c). Why we need teaching machines. Em B. F. Skinner. Cumulative record (pp. 217-239). Acton, MA: Copley Publishing Group. (Trabalho original publicado em 1961) Skinner, B. F. (1999d). Teaching science in high school What is wrong. Em B. F. Skinner. Cumulative record (pp. 254-270). Acton, MA: Copley Publishing Group. (Trabalho original publicado em 1968) Skinner, B. F. (2002). Beyond freedom and dignity. Indianapolis: Hackett. (Trabalho original publicado em 1971) Strapasson, B. A. (2008). O conceito de prestar ateno na Anlise do Comportamento de B. F. Skinner. Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Bauru, So Paulo. Watson, J. B. (1925). Behaviorism. London: Kegan Paul, Trench, Trubner & Co. Wycoff, L. B. (1952). The role of observing response in discrimination learning. Psychological Review, 59, 431-442.

Referncias
Abib, J. A. D. (1997). Teorias do comportamento e subjetividade na psicologia. So Carlos: EDUFScar. de Rose, J. C. (1999). O que comportamento? Em R. A. Banaco (Org.), Sobre comportamento e cognio: Aspectos tericos, metodolgicos e de formao em anlise do comportamento e terapia cognitivista, Vol. 1 (pp. 79-81). Santo Andr, SP: ARBytes. Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: Comportamento, linguagem e cognio. (D. G. Souza, Trad - 4 ed.). Porto Alegre: ArtMed. (Trabalho original publicado em 1998) Donahoe, J. W., Palmer, D. C. & Burgos, J. E. (1994). Learning and complex behavior. Boston: Allyn and Bacon. Holland, J. G. (1957). Technique for behavioral analysis of human observing. Science, 125, 348-3550. Holland, J. G. (1958). Human vigilance. Science, 128, 61-67. Leahey, T. H. (1979). Something old, something new: Attention in Wundt and modern cognitive psychology. Journal of the History of the Behavioral Sciences, 15, 242-252. Lopes, Jr., J. (1997). Sobre a incidncia do operacionismo na psicologia. Em R. A. Banaco (Org.), Sobre comportamento e cognio: Aspectos tericos, metodolgicos e de formao em anlise do comportamento e terapia cognitivista, Vol. 1 (pp. 165-171). Santo Andr, SP: ESETec. Lopes, C. E. & Abib, J. A. D. (2002). Teoria da percepo no behaviorismo radical. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 18, 129-137. Lovie, A. D. (1983). Attention and behaviorism Fact and fiction. British Journal of Psychology, 74, 301-310. Pessa, C. V. B. B. & Srio, T. M. A. P. (2006) Anlise do comportamento de observao. Revista Brasileira de Anlise do Comportamento, 2, 143-153 Ray, B. A. (1972). Strategy in studies of attention: A comentary on D. I. Mostofskys attention: Contemporary theory and analysis. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 17, 293-297.

Recebido em 05.03.2007 Primeira deciso editorial em 14.05.2008 Verso final em 30.05.2008 Aceito em 01.07.2008

526

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Out-Dez 2008, Vol. 24 n. 4, pp. 519-526

Вам также может понравиться