Вы находитесь на странице: 1из 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politcnica Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais EET310 Princpio de Cincias dos Materiais

Aula Prtica 3: Corroso de Metais

A corroso consiste na deteriorao dos materiais pela ao qumica ou eletroqumica do meio, podendo estar ou no associado a esforos mecnicos. Ao se considerar o emprego de materiais na construo de equipamentos ou instalaes necessrio que estes resistam ao do meio corrosivo, alm de apresentar propriedades mecnicas suficientes e caractersticas de fabricao adequadas.

1) Potencial de Eletrodo
Quando um metal imerso numa soluo eletroltica, h o estabelecimento de uma diferena de potencial atravs da interface criada metal/soluo, chamada de diferena de potencial eletroqumico. Vamos considerar o caso de um metal M sendo imerso numa soluo contendo seus ons M n+. O sistema vai evoluir espontaneamente de modo a atingir um estado de equilbrio, representado por: Mn+ (soluo) + ne (metal) M (metal) E se estabelece uma diferena de potencial entre as camadas de cargas eltricas de sinais contrrios, que existem na interface metal-soluo. Evidentemente, a medida de um potencial no pode ser realizada sem um valor de referncia ou de um potencial padro. Pode-se medir o potencial de um eletrodo ligando-o a um voltmetro e tomando um segundo eletrodo como referncia. Uma tabela de grande utilidade a chamada tabela prtica em gua do mar, apresentada abaixo, na qual os principais metais e as ligas mais usadas esto dispostos seguindo sua maior ou menor tendncia a sofrer corroso. Potenciais de eletrodos, Volts

2) Pilha Galvnica
Existe uma diferena de potencial entre dois metais diferentes quando imersos em um meio corrosivo. Se eles estiverem em contato, essa diferena de potencial produz um fluxo de eltrons entre eles. Dessa forma, o metal menos resistente (mais negativo) torna-se andico e corrodo, enquanto que o metal mais resistente torna-se catdico e no sofre corroso significativa. A tabela abaixo mostra a srie galvnica em gua do mar de metais usados em engenharia. Srie Galvnica em gua do Mar

Um fato importante da corroso galvnica a relao entre as reas andicas e catdicas. Se a rea catdica for pequena em relao andica, corroso no ser muito acentuada. Porm, em caso contrrio sim. A grande rea catdica ocasiona uma alta densidade de corrente na parte do metal que est sendo atacada (anodo) e, consequentemente, alta taxa de corroso. Da ser mais seguro o uso de rebites de material metlico catdico, em uma estrutura andica, do que o inverso.

3) Aerao diferencial a pilha constituda de eletrodos de um s material metlico em contato com um mesmo eletrlito, mas apresentando regies com diferentes teores de gases dissolvidos. A diferena de concentrao do oxignio origina uma diferena de potencial, funcionando o eletrodo mais aerado como catodo e o menos como anodo.

Esquema de pilha de aerao (oxigenao) diferencial

Pode-se comprovar experimentalmente as reaes correspondentes s reas andicas e catdicas da pilha de aerao diferencial usando-se a experincia da gota salina de Evans. Ao gotejar em uma placa de ferro limpa uma soluo aquosa de NaCl 3% contendo ferricianeto de potssio (K3 Fe(CN)6) e fenolftalena ocorre a formao das regies andica, de colorao azul (localizada no centro da gota) e catdica de colorao rosa (localizada na periferia da gota). A rea mais aerada, rea catdica, fica rosa devido ao aumento de ons OH-, provenientes da reao: 2 H2O + O2+ 4e 4 OH-. A rea menos aerada, indicativa a presena de ons de ferro (Fe2+), que reage com o ons Fe(CN)6-3 formando um resduo de cor azul (ferricianeto ferroso).

4) Proteo catdica
Proteger catodicamente uma estrutura significa eliminar, por processo artificial, as reas andicas da superfcie fazendo com que toda a estrutura adquira comportamento catdico. Para obteno da proteo catdica, dois mtodos so utilizados, ambos baseados no mesmo princpio de funcionamento, que o de injeo de corrente eltrica na estrutura atravs do eletrlito. So eles a proteo catdica galvnica ou por anodos de sacrifcio e a proteo catdica por corrente impressa ou forada. Esta tcnica permite o controle seguro da corroso em instalaes que, por estarem enterradas ou imersas, no podem ser inspecionadas ou revestidas periodicamente, como acontece com as estruturas metlicas areas. Aplica-se principalmente em tubulaes e estruturas enterradas, cascos de navios, tanques de armazenamento de petrleo e derivados, equipamentos da indstria qumica e estruturas metlicas martimas. Anodo de sacrifcio: Consiste em ligar a pea ou estrutura atravs de um fio condutor a uma outra pea metlica de metal menos nobre que a estrutura que se deseja proteger. Assim, obtm-se um pilha galvnica onde o meio corrosivo fecha o circuito. O anodo de sacrifcio (geralmente Mg ou Zn) vai sendo consumido, enquanto a pea que o catodo neste circuito, fica protegida. Corrente impressa: Consiste no emprego de uma fonte geradora de corrente contnua, cujo terminal negativo ligado estrutura e o terminal positivo ligado a anodos auxiliares construdos de material inerte ao meio, mas condutor de eltrons, como o grafite, ferro silcio, chumbo, etc. O valor da voltagem aplicada deve ser suficiente para suprir uma densidade de corrente adequada em todas as partes da estrutura a ser protegida. Quanto mais negativa for o potencial de eletrodo maior a quantidade de hidrognio formado na superfcie metlica. Se o ao for susceptvel ao hidrognio pode acorrer falha da estrutura por fragilizao pelo hidrognio. No caso de estruturas revestidas pode ocorrer empolamento do revestimento. Outra consequncia a elevao de pH na interface metal/soluo.

5) Curva de polarizao
A modificao no potencial de eletrodo resultante da polarizao provoca mudana no valor deste potencial alterando o ponto de equilbrio, fazendo com que o potencial seja deslocado no sentido andico e/ou catdico. A montagem clssica da clula de polarizao chamada clula a trs eletrodos, que consiste em um eletrodo de trabalho (material a ser ensaiado), um eletrodo de referncia e um contraeletrodo ou eletrodo auxiliar (geralmente de platina).

Clula de polarizao

Os ensaios de polarizao so levados a efeito utilizando-se instrumentos denominados potenciostatos/galvanostatos. Com o potenciostato controla-se o potencial e l-se a resposta do sistema em corrente. Com o galvanostato controla-se a corrente e l-se a resposta em potencial. Esses sistemas consistem basicamente em uma fonte de tenso estabilizada qual so acoplados, respectivamente, um ampermetro e um voltmetro de alta impedncia.

Curva de polarizao
Aplicaes: avaliao de ligas, pesquisa de inibidores, proteo andica e catdica, avaliao de revestimento, estudo de corroso galvnica, determinao dos efeitos de agentes agressivos (ons cloreto), entre outras.

Bibliografia:
GENTIL;V. Corroso. 6 edio. Editora LTC. 2011. DUTRA, A. C. & NUNES, P. L., Proteo Catdica. Tcnica de combate Corroso, Editora McKlausen, Editora Intercincia, 5 edio, 2011. CALLISTER, W. D, Cincia e Engenharia de materiais: uma introduo, 8 edio, Editora LTC, 2012.

Вам также может понравиться