Вы находитесь на странице: 1из 48

NDICE

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 OS 10 MANDAMENTOS DO CORONARIANO .................................................................3 OS 10 MANDAMENTOS DO HIPERTENSO .......................................................................4 OS 10 MANDAMENTOS DO FUMANTE ...........................................................................5 OS 10 MANDAMENTOS DO GORDO..............................................................................6 OS 10 MANDAMENTOS DO ALCOLATRA .....................................................................7 OS 10 MANDAMENTOS DO DIABTICO..........................................................................8 OS 10 MANDAMENTOS DO BEM ESTAR FSICO ..............................................................9 HIPERTENSO ARTERIAL.................................................................................................10 DOENA ATEROSCLERTICA CORONRIA (DAC).........................................................12 ALIMENTOS QUE PODEM SER INGERIDOS ....................................................................14 ALIMENTOS QUE DEVEM SER RESTRINGIDOS ................................................................15 FATORES QUE INFLUENCIAM O HDL-COLESTEROL .......................................................16 FATORES QUE INFLUENCIAM OS TRIGLICRIDES...........................................................17 FATORES QUE INFLUENCIAM O FIBRINOGNIO/LP (A) E HOMOCISTENA ....................18 DICAS NA DIETA PARA DIMINUIR O COLESTEROL ..........................................................19 DICAS PARA EMAGRECER ..............................................................................................20 ORIENTAES PARA EMAGRECER.................................................................................24 COMO EVITAR O ESTRESSE ...........................................................................................29 DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR......................................................................................30 COMO FAZER O EXERCCIO .........................................................................................32 FATORES QUE INFLUNCIAM O CIDO RICO (GOTA)..................................................34 O CORAO DA MULHER ............................................................................................36 SEXO E O CORAO....................................................................................................40 EXAMES COMPLEMENTARES EM CARDIOLOGIA ............................................................42 CONSELHOS TEIS .......................................................................................................45 CONCLUSO ...............................................................................................................46

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

OS 10 MANDAMENTOS DO CORONARIANO

1. A doena das coronrias herdada, mas podemos evitar que ela tenha um curso acelerado e at mesmo faz-la regredir. 2. A leso das coronrias comea na infncia, progride na adolescncia e se manifesta na idade adulta. 3. Faa uma dieta, reduzindo o consumo de sal, acar e derivados e de alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas, dando preferncia a frutas, vegetais e carne branca, desde a infncia. 4. Viva em paz consigo mesmo e no ambiente em que vive. 5. Verifique, anualmente, a sua presso arterial. Estando alta, trate-a. 6. A doena das coronrias cinco vezes maior no fumante que no no fumante. Pense bem nisto antes de acender o prximo cigarro. 7. O lcool em excesso prejudicial ao seu corao: controle o consumo de bebidas alcolicas. 8. O exerccio fsico orientado protege seu corao: ajuda a controlar o excesso de peso e das gorduras no sangue, a presso alta, o diabete e as emoes, fatores de risco da doena. No leve uma vida sedentria. 9. iluso pensar que a ponte de safena a soluo dos seus problemas. Como toda ponte ela pode ruir e a angioplastia entupir. Depende de voc conserv-las. 10. Lembre-se: prefervel prevenir que remediar. Faa um check-up anual.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

OS 10 MANDAMENTOS DO HIPERTENSO

1. Coma para viver e no viva para comer. 2. Consuma uma dieta rica em frutas, verduras e gros, derivados do leite desnatado e da soja, peixes, aves e carne magra; reduzida em hidrato de carbono simples (acar e trigo refinados) e derivados (doces, massas e refrigerantes). 3. Restrinja o sal a uma colher de caf rasa, duas vezes por dia. Evite os alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas (origem animal). 4. Mantenha o seu peso ideal, fazendo uma dieta orientada e exerccio diariamente. 5. No fume e no beba. 6. Evite o estresse, alternando o trabalho com o lazer. 7. Mea a presso mensalmente e a dos familiares a partir dos trs anos de idade. 8. Evite o uso de remdios sem consultar o seu mdico: alguns aumentam a presso, outros diminuem o efeito dos remdios usados para baix-la. 9. A hipertenso causa infarto do miocrdio. Derrame, arteriosclerose, falncia do corao, dos rins e distrbios visuais. 10. Lembre-se: no pare a medicao prescrita, pois, sem ela, a presso permanecendo alta, diminui a expectativa de vida.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

OS 10 MANDAMENTOS DO FUMANTE

1. Esteja preparado psicologicamente para uma velhice precoce. Enquanto o exerccio rejuvenesce, o fumo envelhece. 2. No fume na frente das crianas e no se irrite se elas seguirem o seu mau exemplo. O fumo a porta de entrada para vcios mais graves, como a maconha e a cocana. 3. O fumo causa vrias doenas: enfarte do miocrdio, gangrena, derrame cerebral, enfisema, bronquite, cncer do pulmo, lcera, osteoporose, surdez, entre outras. 4. Guarde sempre algumas economias para tratar doenas produzidas pelo fumo em voc e em sua famlia. 5. Faa um bom seguro para sua famlia e esteja sempre com seus negcios em dia, pois voc est sujeito a uma morte sbita. 6. O fumo causa impotncia sexual, dificulta a gravidez, aumenta a incidncia de aborto, natimorto, prematuro, crianas mal formadas com baixo peso e deficincia mental. 7. No fume quando estiver usando anticoncepcional. Escolha entre o amado e o cigarro. 8. Estando grvida, no fume. Seu filho tem o direito de nascer forte e sadio. 9. No gaste dinheiro com perfumes. No h nada que anule o mau cheiro provocado pelo fumo em voc e no ambiente em que vive. 10. Evite fumar em ambientes fechados. Respeite o direito alheio a uma vida saudvel.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

OS 10 MANDAMENTOS DO GORDO

1. O homem, como o peixe, morre pela boca. 2. Todo gordo mentiroso quando diz que nada come: a gordura igual caderneta de poupana. Se voc come e no gasta, engorda. 3. No existe nenhum regime ou remdio milagroso para emagrecer. O uso de dietas ou drogas, sem orientao mdica, pode afetar a sua sade. 4. O melhor remdio para emagrecer fechar a boca e abrir as pernas: dieta e exerccio. 5. Emagrecer fcil. O difcil manter-se magro. Tudo depende de fora de vontade e da sua vaidade. 6. Ser gordo ser antieconmico, pois se gasta mais com a alimentao e vesturio. 7. A criana fofinha de hoje ser o futuro gordo do amanh. No deixe seu filho engordar em demasia. 8. Ser gordo no significa ser saudvel: indica relaxamento com a sade e prenncio de doena. 9. A obesidade aumenta a incidncia de infarto do miocrdio, derrame, hipertenso arterial, arteriosclerose, diabete, gota, artrose, varizes. 10. Lembre-se: as pessoas gordas morrem mais cedo.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

OS 10 MANDAMENTOS DO ALCOLATRA

1. Evite beber ao dirigir. Se voc no ama a sua vida, respeite o direito dos outros de viver. 2. O lcool determina desagregao familiar e profissional; transforma-o num farrapo humano, depois o mata. Pense nisto e na sua famlia antes da 1 dose. 3. O lcool produz deficincia nutricional e diminui a imunidade. Por isso aumenta a incidncia de infeces e de vrios tipos de cncer. 4. No beba quando estiver usando anticoncepcional. O lcool aumenta seus efeitos colaterais sobre o corao. 5. Na mulher, o lcool produz distrbios menstruais, dificulta a gravidez, aumenta a incidncia de aborto, natimorto e crianas mal formadas. Portanto, estando grvida, no beba. O lcool pode afetar o desenvolvimento fsico e mental do seu filho. 6. No homem o lcool lesa o testculo, levando a impotncia sexual, esterilidade e dando uma aparncia feminina ao homem: faz crescer as mamas e a distribuio da gordura e dos pelos igual ao da mulher. 7. O lcool diminui o desejo sexual e prejudica o desempenho, tanto no homem como na mulher. 8. O lcool causa vrias doenas: cirrose, hepatite, pancreatite, diabete, gota, gastroenterite, anemia, atrofia muscular, leso no crebro e nos nervos, entre outras. 9. O lcool aumenta o tamanho do corao, as gorduras do sangue, a incidncia de presso alta, derrame, arritmias e morte sbita. 10. Lembre-se: o alcolatra morre mais cedo por acidente ou por doena.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

OS 10 MANDAMENTOS DO DIABTICO

1. O diabete pode aparecer na infncia (insulino dependente), de causa desconhecida ou em adultos com mais de 40 anos, obesos (no insulino dependente), geralmente hereditrio, sendo mais comum e mais grave na mulher. 2. Os principais sintomas do diabete so: comer e beber demais, urinar em excesso, emagrecimento, coceira no corpo e na vagina, furnculos, dores nas pernas, cicatrizao lenta de feridas e lcera e impotncia sexual. 3. Aumenta no diabete a incidncia de ha e aterosclerose com todas as suas conseqncias: angina, infarto s vezes sem dor, derrame, gangrena, falncia cardaca e renal, cegueira. 4. O diabete aumenta as gorduras no sangue, lesa os vasos e o sistema nervoso. A doena arterial ocorre mais precoce, mais grave e de pior prognstico principalmente nas intervenes sobre o corao (infarto, angioplastia e cirurgia). 5. No beba. O lcool lesa o pncreas, rgo produtor de insulina que regula o nvel de acar no sangue. 6. Mantenha seu peso ideal atravs de dieta balanceada em horrios certos e de exerccio fsico que ajuda a controlar a glicemia. 7. No controlado o diabete pode levar a desidratao, ao coma e a morte. 8. Visite periodicamente seu mdico e siga rigorosamente a sua orientao. 9. Dose a sua glicose anualmente se tiver algum parente diabtico. 10. Lembre-se: o diabete no controlado diminui a expectativa de vida.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

OS 10 MANDAMENTOS DO BEM ESTAR FSICO

1. O exerccio fsico protege o seu corao: acalma os nervos, melhora a aparncia fsica, emagrece, ajuda a controlar as gorduras do sangue, o diabete, a presso alta, a insnia e aumenta a imunidade. 2. O melhor momento para exercitar-se na parte da manh, usando roupas leves e folgadas, tnis apropriado, em ambiente arejado, arborizado, longe da poluio. 3. Os melhores exerccios so os que envolvem um maior n de msculos e fceis de realizar: andar rpido, nadar, danar, correr, ciclismo so bons exemplos. 4. Comece exercitando-se aos poucos, aumentando gradativamente, evitando os excessos. No queira fazer num dia aquilo que voc no fez a vida toda. 5. A melhor maneira de o exerccio proteger o seu corao obedecer a um programa feito pelo seu mdico. No seja um atleta de final de semana. 6. Faa exerccio fsico at ficar agradavelmente cansado e no com a finalidade competitiva. No queira bater o recorde olmpico 7. Faa um exame mdico antes de comear a exercitar-se. Se voc tem mais de 30 anos, faa um este ergomtrico. 8. O fumo o maior inimigo do exerccio e vice-versa. No fume principalmente antes de pratic-lo. 9. Os melhores remdios para combater a tenso emocional so: ouvir boa msica, rezar meditar (yoga), exercitar-se, divertir-se e ter uma vida sexual saudvel. 10. Lembre-se: a sade do seu corao esta no seu calcanhar, e para proteg-lo leve uma vida de ndio na selva de pedra.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

HIPERTENSO ARTERIAL

A hipertenso arterial (ha) o aumento da presso no interior dos vasos. Na maioria das vezes hereditria. Descoberto um familiar com ha, todos devem medir a presso arterial (pa), a fim de descobrir outros, pois no incio a ha silenciosa e s se manifesta tardiamente quando ocorre leses no corao, rim, crebro ou retina. mais comum na raa negra aparecendo mais cedo e sendo mais grave. Aumenta com a idade, sendo mais comum no homem at os 50 anos e depois na mulher aps a menopausa. A pa apresenta uma flutuao durante o dia na dependncia de vrios fatores: 1 - maior tarde que de manh, caindo noite atingindo durante o sono os nveis mais baixos. 2 - a atividade fsica (exerccio) ou mental (estresse) aumenta a pa, aumento este maior nos hipertensos, demorando mais a retornar aos nveis normais. 3 - a pa influenciada pela refeio, distenso vesical, dor, fumo, frio ou calor excessivo. 4 - alguns medicamentos podem elevar a pa ou anular o efeito dos remdios para abaix-la, devendo ser evitados: anticoncepcionais antiinflamatrios no esterides descongestionantes nasais antidepressivos tricclicos corticosterides anabolizantes simpaticomimticos carbenoxolona ciclosporina inibidores da mo chumbo, cdmio, tlio. alcalides da ergot formulaes anfetamnicas hormnios tireoideanos (altas doses) anticidos ricos em sdio eritropoietina cocana, cafena.

5 - alimentos com alto teor de sal cuja ingesto podem elevar a PA: concentrado carne seca, charque. caviar granulado ou pasta chucrute lingias molhos e alimentos industrializados picles (conservas) pipoca com sal pizzas queijos salsichas 6 - so medidas que ajudam a controlar a presso arterial: reduzir a ingesto de sal a uma colher de caf rasa duas vezes ao dia carbenoxolona algumas algas arenque defumado atum ou sardinha enlatados bacalhau dessecado bacon, mortadela, presunto e salame. batatas fritas bolachas salgadas carnes enlatadas caldo de carnes

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

10

reduzir o peso reduzir ou abandonar o consumo de lcool parar de fumar fazer exerccios fsicos de acordo com a orientao mdica dieta vegetariana rica em fibras evitar o estresse (cartilha do corao, p.25). controlar o diabete normalizar as taxas de gordura no sangue (colesterol e triglicrides) evitar as drogas que possam elevar a pa evitar alimentos que contenham sal no parar a medicao prescrita guarde o nome dos remdios que voc usa remdios do seu vizinho no servem para voc retornar consulta sempre que for solicitada A melhor maneira de controlar a sua pa, ter em casa um aparelho de presso para a medir e a de seus familiares, principalmente tarde.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

11

DOENA ATEROSCLERTICA CORONRIA (DAC)

Aterosclerose uma doena inflamatria da parede arterial que se caracteriza pela formao de uma placa contendo colesterol (ateroma) em semanas ou meses (placa mole, rica em colesterol cuja rutura seguida de trombose oclui a artria, causando infarto ou morte sbita) ou anos (placas duras, fibrosas, pobres em colesterol, subocluindo a artria, causando angina de peito). Tanto o infarto do miocrdio, como a angina de peito, causa dor no meio do peito, que pode se irradiar para a parte interna de um ou ambos os braos ou para o pescoo. A diferena que a dor no infarto mais intensa e mais demorada (+ de 20 min) que a da angina (3 a 5 min), no melhorando com o uso de nitrato ou repouso, sendo pior o prognstico. Fatores de risco positivo Responsveis pelo seu aparecimento so: histria de DAC prematuro (infarto ou morte sbita em homens antes dos 55 anos ou mulheres antes dos 65 anos - parentes em 1) idade - homem > 45, mulher > 55 e/ou em menopausa sem reposio hormonal estrognica. dieta hipercalrica, rica em colesterol e gorduras saturadas. tabagismo atual hipertenso arterial (pa>140x90) dislipidemia colesterol > 200; LDL> 130; HDL < 35; lp(a) > 30; triglicrides > 200. doenas metablicas: diabete, gota, homocistena alta > 15. obesidade abdominal e/ou imc > 30 estresse (personalidade tipo a) infeco (leucocitose > 9.000, pcr e fibrinognio). Fator de risco negativo HDL colesterol alto 60. Quanto maior o nmero de fatores de risco, maior a propenso doena. As manifestaes clnicas dependem do grau e local da obstruo, tipo de placa e da artria lesada: aorta (aneurisma abdominal), cartida (derrame), renal (hipertenso arterial), mesentrica (angina ps-prandial), femural (claudicao, gangrena), coronria (angina, infarto). O colesterol uma gordura essencial para a formao das membranas celulares, dos hormnios sexuais e adrenais, sais biliares e torna a pele impermevel gua. A maior parte do colesterol produzida no fgado controlada por receptores cuja deficincia diminui a extrao sangnea e aumenta a sua produo sendo o excesso depositado na parede arterial, formando a placa. A outra origem do colesterol vem dos alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas. Aumentam o n dos receptores (diminui o colesterol) a dieta pobre em colesterol (vegetariana), estrognio, bloqueio da sntese de colesterol ou o impedimento de sua absoro (medicamentos, fibras solveis). O colesterol circula de formas distintas: o bom (HDL colesterol) e o mau (LDL colesterol), que se correlacionam inversamente com a incidncia de aterosclerose. As LDL's so as vils,

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

12

principalmente a forma oxidada pelos radicais livres que se depositam nas artrias (ateroma). O HDL responsvel pelo transporte reverso do colesterol das clulas onde est depositado para o fgado onde degradado. O HDL baixo o fator de risco mais importante preditor de DAC. Associa-se com triglicerides alto, o que predispe trombose. Para cada reduo de 1% da LDL, h uma reduo de 2% de risco de DAC. Para cada 1% de elevao de HDL, h uma reduo de 3% de DAC. O ideal diminuir o LDL, evitar a sua oxidao e aumentar o HDL. Interrompido o tratamento (dieta e/ou droga) o colesterol retorna aos nveis anteriores. O nvel ideal de colesterol abaixo de 150/mg, pois nenhuma populao com este nvel apresentou a doena que tambm pode ser infecciosa. Devem ter o perfil lipdico avaliado: pacientes com DAC independente do sexo e idade homens (> 20 anos) e mulheres na ps-menopausa mulheres na pr-menopausa com um ou mais fatores de risco crianas e adolescentes (2 a 18 anos) cujos parentes de 1 grau apresentem dislipidemia ou doena aterosclertica (DAC, derrame ou doena arterial perifrica) antes dos 55 anos (homens) e de 65 anos (mulheres). A metade dos pacientes que sofrem infarto no tem nenhum dos fatores de risco acima citados. Um outro fator surge como responsvel pela doena: a infeco produzida por bactrias e vrus dentre eles, os germens que causam gastrite e lcera (helicobacter pylor). A gengivite (estreptococo sanguis, porphyromonas gingivalis), o vrus do herpes simples, o citomegalovirus (reestenose ps angioplastia, transplante) mas, de todos eles o mais citado e encontrado no ateroma a clamydia pneumoniae que causa sinusite, faringite, bronquite, pneumonia, e abcesso dentrio. Isto abre a possibilidade da doena ser tratada com antibiticos e vacina. O aparecimento da doena vai depender do binmio infeco x resistncia individual. H esperana que no futuro prximo, a doena coronria possa ser tratada atravs da terapia gentica. Injeo de substncias ou clulas tronco fazendo crescer novos vasos, substituindo as artrias doentes em vez de fazer angioplastia ou cirurgia cardaca (angiognesis)

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

13

10 ALIMENTOS QUE PODEM SER INGERIDOS

Pobres em colesterol e gordura saturada


Bebidas matinais: caf, chs verde e preto (uma xcara ou mais), leite desnatado ou de soja, suco de frutas e de legumes, cacau em p, chocolate parcialmente desengordurado, cereais, farelo de aveia (40g). Massas: preparadas sem gemas, manteiga, margarina ou banha, usando leos vegetais (canola) e/ou clara de ovo, de preferncia com cereais integrais (aveia, trigo e centeio). Ovos: claras (substituir uma gema por duas claras nas receitas). Laticnios: leite desnatado e derivados: queijos brancos (ricota, puina, cottage, requeijo light), iogurte e coalhada desnatados. Peixes e frutos do mar: peixes gordos (arenque, cavala, sardinha, truta, salmo, atum, macarel, marlin). Peixes brancos (bacalhau haddock, linguado). Carnes: aves sem pele (galinha caipira, peru), peito de peru, chester. Coelho, carne de caa, vitela, r. Todas as carnes devem ser consumidas grelhadas ou ferventadas. Usar carne de gltem. Derivados da soja (25g/dia): leite, tofu, feijo-soja, farinha, protena, iogurte, sorvete, carne de soja e molho. Gorduras e leos: azeite de oliva virgem e leo de canola (in natura) fitosterol (trs a quatro g/dia) Frutas: frescas, secas ou enlatadas no adocicadas. Oleoginosas: amndoas, amendoins, avels, nozes (40 a 56g/dia), castanha do par ou de caju, semente de girassol, psilio (7g/dia) e linhaa (38g/dia). Leguminosas: feijo, lentilha, ervilha, gro de bico, milho e soja. Legumes, hortalias, feculentos e cereais: todos, inclusive os temperos (alho - 900 mg/dia, cebola e pimenta). Sorvetes: de frutas sem creme. Doces: mel, gelatina, gelia, adoantes (strvia, aspartame, sacarina, ciclamato).

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

14

11 ALIMENTOS QUE DEVEM SER RESTRINGIDOS

Ricos em colesterol e gordura saturada


Bebidas: caf em excesso (mais de cinco xcaras por dia). Massas: feitas com gemas de ovo, manteiga e gordura vegetal hidrogenada, margarina, salgadinhos de pacote, banha ou queijos gordurosos. Ovos: gemas e maioneses. Laticnios: leite integral e derivados: manteiga, margarina, leite condensado, queijos gordurosos (amarelos), creme de leite, coalhada ou iorgurte integral. Peixes e frutos do mar: ovas, moluscos, carangueijo, siri, camaro e lagosta. Carnes: carne vermelha gorda (picanha, cupim, contra-filet), pato, carne de porco e derivados de pele de aves, carneiro, cabrito, ganso, midos (fgado, corao, miolo, moela, lngua e pele dos animais). Frios: salame, presunto, mortadela, lingia, salsicha, pats, enlatados e hamburger. Gorduras e leos: manteiga, margarina, bacon, toucinho, banha de porco, gordura de cco, leo de dend e gordura vegetal hidrogenada. No usar frituras e nem reutilizar o leo. Frutas: cco. Vegetais: legumes e verduras preparados com cremes, manteiga ou maionese. Sorvetes: cremosos. Doces: ricos em gemas de ovo (quindim e fios de ovos), leite integral, margarina ou manteiga, torrone, doces folhados e doces com cco.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

15

12 FATORES QUE INFLUENCIAM O HDL-COLESTEROL

Colesterol bom
Aumenta parar de fumar, exerccio fsico, reduzir o peso e os triglicerides, fator longevidade, controlar o diabete. lcool (30 a 40ml/dia) equivalente a dois copos de vinho tinto seco ou uma garrafa de cerveja (malzibier). na raa negra o HDL-colesterol mais alto que na raa branca. alimentos: ricos em vitamina a e c (pimento doce, cenoura, brcolis e espinafre), alho, cebola roxa, abacate, amndoas, nozes, azeite de oliva virgem, leo de semente de uva, farelo de aveia, ma, ostras, mexilhes e consumo regular de peixes gordos, soja e derivados. drogas: fibratos, ac. Nicotnico, estrognio, vitamina e, alfa bloqueador, bloqueador de clcio e estatinas. Diminui obesidade, tabagismo, sedentarismo, alcoolismo, no consumir peixe, triglicerides alto, raa branca, hipercolesterolemia familiar, diabete descontrolado, estresse. dieta: muito pobre em gordura (10% ou menos de caloria total) drogas: anabolizantes, testosterona, metildopa, probucol, progestageno, betabloqueador s/isa.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

16

13 FATORES QUE INFLUENCIAM OS TRIGLICRIDES Os triglicrides altos tm importncia, porque freqentemente se associam com situaes que predispe aterosclerose: 1 - HDL colesterol baixo 2 - cido rico elevado 3 - doenas endcrinas: diabete e hipotiroidismo 4 - LDL pequenas, mais densas e facilmente oxidveis, que penetram com maior facilidade na parede arterial. 5 - teor plasmtico mais elevado de fatores da coagulao predispondo trombose. Aumenta lcool em excesso, fumo, obesidade, sedentarismo, estresse, diabete descontrolado. Dieta: rica em calorias e alimentos feitos com gorduras saturadas (carne gordas, aves com pele, fritura, leite integral e derivados, coco, chocolate e derivados), acar (doces e refrigerantes), massas com farinha de trigo refinada. Drogas: diurticos, betabloqueadores sem isa, estrognio, anticoncepcionais. Diminui Perder peso, exerccio fsico, parar de fumar, absteno de lcool, diabete controlado. Dieta: pobre em caloria e gorduras saturadas, leite desnatado e derivados, carne grelhada ou ferventada, peixe cru ou cozido, rica em fibras (cereais integrais: arroz, trigo, aveia, cevada), verduras, legumes, temperos, frutas (no abusar), clara de ovo. Sobremesa (doces, sorvetes) e sucos com adoantes. Drogas: fibratos, cido nicotnico, leo de peixe e cido omega-3.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

17

14 FATORES QUE INFLUENCIAM O FIBRINOGNIO/LP (A) E HOMOCISTENA O fibrinognio uma protena sintetizada pelo fgado e sua funo produzir um tampo (trombo) quando a parede do vaso lesada. um fator de risco cardiovascular independente correlacionando positivamente com os fatores de riscos clssicos, tais como: idade, tabagismo, hipertenso, diabete, colesterol e triglicerdeos altos. O aumento do fibrinognio (> 300 mg / %) predispe aterosclerose e a trombose, sendo um fator de risco para o infarto e o derrame. mais alto nos coronarianos que nos indivduos com vasos normais. Aproximadamente 50% do fibrinognio geneticamente determinada, mas tambm sofre influncia de fatores ambientais. Aumenta Idade (no homem acima dos 40 anos e na mulher acima dos 50) hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, fumo, diabete, estresse, hipertenso arterial, obesidade, menopausa, infeces, cirurgia e na gravidez. Drogas: anticoncepcionais Diminui Dieta vegetariana, alho, exerccio, perder peso, consumo moderado de lcool, parar de fumar. Drogas: fibratos, cido omega-3, doxium (dobesilato de clcio), trental (pentoxifilina), estrognio e fibrinolticos. Outros fatores de risco: A LAP(A) e hiperhomocisteinemia tambm esto relacionados com a incidncia de DAC;a LP(A) se reduz com ac. Nicotinico, neomicina, lcool, linhaa e reposio hormonal e hiperhomocisteinemia com ac flico, vit b6 e b12.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

18

15 DICAS NA DIETA PARA DIMINUIR O COLESTEROL A alimentao deve ser ovo-lctea-vegetariana usando para isto clara de ovo, leite desnatado e derivados, soja e derivados e alimentos ricos em fibras, pois o homem uma espcie basicamente vegetariana. Quanto mais intensa for a ingesto de produtos de origem animal, maior o risco de cancer e doenas do corao. O sabor dos alimentos est nos temperos (todos) e molhos e no na gordura ou leo. Use e abuse do alho e cebola crus. No use fritura. os leos so gorduras lquidas e nenhum deles contm colesterol. A diferena entre eles est na saturao. Quanto mais saturado, maior o aumento do colesterol. Os hidrogenados so mais saturados. use somente o azeite de oliva ou canola crs em pequenas quantidades aps o preparo dos alimentos. substitua uma gema por duas claras nas receitas. substitua a maionese pela coalhada desnatada. para refogar o alho e a cebola use vinho tinto ou branco seco em vez de leo; o uso de bebida alcolica depende da orientao mdica. O vinho tinto seco de boa procedncia o mais aconselhavel. use carne de soja ou de glutem em vez de carne vermelha. no use alimentos industrializados sem conhecer a sua composio em sal, colesterol e gorduras saturadas. evite os enlatados. D preferncia aos produtos naturais. use panela de barro cru, pedra sabo, ao inoxidvel e vidro temperado para cozinhar os alimentos.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

19

16 DICAS PARA EMAGRECER Critrio de obesidade: ndice de massa corprea (IMC) peso atual IMC = (altura)2 Magreza Peso normal Sobrepeso Obeso Obesidade grave < 20 > 20 < 25 > 25 < 30 > 30 < 40 > 40 risco de doena elevado normal elevado muito elevado muitssimo elevado

A obesidade um fator de risco para as doenas do corao, principalmente a aterosclerose e a hipertenso arterial responsveis por 70% da mortalidade por cardiopatias. por isso que as pessoas devem emagrecer. Para emagrecer preciso se amar, conscientizar-se e ter fora de vontade. Depende do binmio: reeducao alimentar e exerccios fsicos. Existem muitos tipos de dietas para emagrecer. Algumas so verdadeiros absurdos (arapucas), podendo levar carncia grave de alimentos essenciais. Os remdios usados para emagrecer so facas de dois gumes: emagrece de um lado e viciam do outro; alm dos efeitos colaterais, principalmente, sobre o corao. Quando suspensos, engorda-se outra vez. Existem alguns truques que podem ajudar nesta tarefa, apesar da obesidade ter um componente hereditrio: diminua a quantidade e melhore a qualidade dos alimentos: d preferncia aos alimentos ricos em fibras e em protenas de origem animal e vegetal, ao invs de alimentos gordurosos e ricos em hidratos de carbono refinados (acar e trigo). os alimentos que mais engordam so as gorduras (1g = 9 calorias) e o lcool (1g = 7 calorias). As protenas e os hidratos de carbono fornecem quatro calorias por grama. Os que menos engordam so os ricos em fibras. evite os alimentos gordurosos (leos, frituras, manteiga, margarina, salgadinhos, pele de aves, torresmo, carne gordas, carne de porco e derivados). no use gorduras para untar tabuleiros, e sim papel-manteiga ou laminado. tanto a margarina como a manteiga faz mal a sade. No use manteiga, margarina ou leo no preparo dos alimentos. evite fritar os alimentos. D preferncia aos alimentos feitos no microondas, grelhados, cozidos ou no vapor. Alimentos feitos no microondas exigem pouca gordura e acar. para retirar a gordura do caldo de galinha ou de carne comercial, dissolva em gua quente e ponha no refrigerador para que ela endurea, sendo fcil de retirar. use leite desnatado e seus derivados no preparo dos alimentos (iogurte ou coalhada desnatados, cottage e puna) no lugar de leite integral e derivados: creme de leite, queijo amarelo e iogurte natural;

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

20

em vez de sorvete cremoso, use o feito com leite ou iogurte desnatado. no preparo do milk shake use o leite desnatado e no lugar do sorvete, a fruta congelada e bata no liquidificador. o creme de leite pode ser substitudo por iogurte desnatado + ricota, em partes iguais; no preparo do molho branco por leite desnatado + maizena; para engrossar sopas, leite desnatado + batata amassada. as fibras (30g/dia) so importantes: diminui o apetite, combatem a priso de ventre, abaixa o colesterol e a hipertenso e previne o cncer do intestino. so alimentos ricos em fibras: verduras e frutas (antioxidantes), os cereais integrais (arroz, farelo de aveia, trigo e milho, e massas feitas com trigo integral: macarro, po e biscoitos) que enchem o estmago matando a fome. no jogue fora casca e semente de ma, pera, figo, uva, fiapo de banana, bagao de laranja e mexirica, semente de abbora, melancia, melo, pimento e pepino que so ricos em fibras. no abuse do liquidificador: ele destri as fibras; e no coe o suco de frutas: as fibras ficam no coador. em lugar de refrigerantes use o suco da fruta no coado. faa combinaes e varie os vegetais na alimentao. Use os frescos e crus em vez de cozidos ou envelhecidos. no tenha em casa doces, bombons, sorvetes, biscoitos, bebidas alcolicas e refrigerantes. Isto evitar a tentao de os consumir. d preferncia as frutas em vez de doces e sorvetes. substitua o acar refinado por mel, acar mascavo ou adoante. use chocolate em p parcialmente desengordurado em vez de chocolate in natura. d preferncia ao peixe cru ou cozido (moqueca) ou a galinha caipira sem pele, grelhada. no beba gua durante as refeies e sim 30 minutos antes ou depois. D preferncia gua mineral e de coco. os alimentos diet, usados por diabticos e obesos, em excesso, perdem sua finalidade. os alimentos ricos em fibra (diet shake, herbalife) emagrecem quando usados isoladamente, mas engordam se usados junto com a alimentao normal. Aps o tratamento o peso volta ao normal. no se alimente vendo televiso ou ao telefone: voc comer em excesso sem sentir. coma devagar, sentindo o sabor dos alimentos, fazendo pequenos intervalos durante a refeio. coma uma fruta antes das principais refeies, em seguida uma salada colorida (vrias verduras ou legumes) e depois o prato principal. coma pequenas pores de alimentos (seis pores) ao longo do dia, usando um pires em vez de um prato. Isto o obrigar a repetir vrias vezes diminuindo o apetite. no intervalo das refeies, em caso de fome, coma um vegetal (cenoura, pepino, rabanete, tomate, alface, agrio, etc), ou uma fatia de uma fruta de tamanho grande ou uma fruta de tamanho mdio. no coloque as travessas na mesa: faa o seu prato na cozinha. alimente-se longe da geladeira e da dispensa: comer diante delas contribui para se comer ainda mais. saia da mesa assim que terminar a refeio e ainda com vontade de comer; procure fazer as compras em supermercados aps ter se alimentado. Isso evitar a aquisio de alimentos suprfluos. comer demais no jantar constitui um pssimo negcio para quem quer emagrecer. coma como um rei pela manh, como um nobre no almoo e um pobre no jantar. faa um dirio dos alimentos consumidos. Isto ajudar o seu mdico a corrigir os erros cometidos.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

21

no pule refeies, do contrrio, na prxima, voc vai forra. varie ao mximo os tipos de alimentos. Isto evitar a monotonia alimentar e fornecer os nutrientes essenciais. use ch verde e de ervas em vez de caf em excesso. ao se alimentar fora procure restaurante self-service, vegetariano ou que o maitre se comprometa a seguir a orientao desta cartilha. Faa o mesmo em festa familiar. no se prive de ir a festas ou recepes. Alimente-se antes ou solicite que se faa um prato adequado com a sua dieta ou se sirva de alimentos que possa comer. no engorde, mesmo durante a gravidez, pois ser difcil depois emagrecer. alimente-se para se nutrir e no em resposta ao seu estado de esprito ou para se consolar. prefervel emagrecer lentamente e sempre, que rapidamente engordar tudo de novo (efeito sanfona), que pode prejudicar o seu corao. os gordos esto mais sujeitos sndrome alimentar noturna: acordam noite para assaltar a geladeira e no dia seguinte podem ou no se lembrar do fato. Ocorrendo principalmente naqueles com ansiedade e que suspenderam o uso de moderador do apetite. pese-se uma vez por semana, de preferncia pela manh, sem roupa e aps ter ido ao banheiro. ao atingir o peso ideal, adicione calorias lentamente para manter o seu peso de acordo com o exerccio que est realizando. mexa-se: qualquer exerccio (danar, andar, correr, ciclismo e natao) ajudar voc a perder calorias. Quanto mais, melhor. os exerccios so mais importantes do que a dieta para emagrecer. so exerccios mais indicados para os gordos: bicicleta ergomtrica, hidroginstica e natao. Estes exerccios evitam problemas articulares devido ao peso. se voc no conseguir emagrecer, ou voc no est fazendo a dieta e ou exerccio recomendado. para emagrecer preciso ter fora de vontade, modificar os hbitos alimentares e fazer exerccios orientados; em sntese: coma como um passarinho e se exercite como um atleta. Em sntese Evitar leite integral e derivados (coalhada, iogurte, queijo, manteiga e margarina). frituras, leos e gorduras, carne de boi, porco ou galinha com pele e derivados (torresmo, salsicha, salame, mortadela e lingia). alimentos industrializados doces, refrigerantes e bebidas alcolicas. frutas em excesso. Usar alimentos integrais (arroz, po, macarro). carne de boi ou galinha: extrair toda a gordura visvel, ferventar e eliminar a gordura sobrenadante, e aps grelhar ou cozinhar, peixe cozido, clara de ovos, soja e derivados. leite desnatado e derivados (coalhada, iogurte, queijos magros: puina, cottage e ricota), leite de soja, tofu. verduras, legumes e cereais integrais vontade. frutas: uma no almoo e outra no jantar azeite de oliva aps o preparo dos alimentos

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

22

adoante. Lembre-se Um dos motivos de voc ter engordado foi ter comido demais e feito exerccio de menos. Para emagrecer preciso no s diminuir a quantidade como mudar a qualidade dos alimentos e fazer exerccio fsico. Quanto maior a durao e a intensidade do exerccio mais rpida ser a sua perda de peso. O estresse pode causar compulso alimentar, levando a comer obsessivamente. Alm disto o estresse to ou mais prejudicial para o seu corao que o colesterol e a gordura. Procure relaxar e fugir dos aborrecimentos, tendo um tempo dirio para o seu lazer ou passatempo preferido. Nunca esquea que de insubstituveis vivem cheios os cemitrios.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

23

17 ORIENTAES PARA EMAGRECER Refeies Caf da manh Leite Po Matinais Caf ou ch (c/ adoante) Lanche da manh Fruta Almoo Fruta Salada (vegetal a) Legumes (vegetal b) Arroz Feijo Carne magra Azeite Lanche da tarde Ch ou caf (c/ adoante) Po Matinais Jantar Fruta Salada (vegetal a) Salada (vegetal b ) Arroz Feijo Carne magra Azeite Lanche da noite Ch (c/adoante) Grupo 1 (60 cal.) = 1 poro Po Po rabe grande Bolacha salgada Po francs Po centeio Po gltem Po sete gros Po trigali Farelo de aveia Torrada po 2 unidades 1 fatia 1 fatia 1 fatia 1 fatia 1 fatia 2 c. Sopa cheia 2 fatias Quantidade 1 poro 2 pores 1 poro Livre 1 poro 1 poro 1 poro 1 poro 2 pores 1 poro 1 poro 1 c. Ch Livre 1 poro 1 poro 1 poro 1 poro 1 poro 2 poro 1 poro 1 poro 1 c. Ch Livre

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

24

All-bram (30g) Grupo 2 (154 cal.) = 1 poro Carne peso (g) Carne magra (vaca, frango e peru sem pele). Carne moda Peixe Bacalhau Atum na gua e sal Sardinha em molho de tomate 3 claras de ovos (49 cal.) Carne de soja Grupo 3 (40 cal.) = 1 poro Matinais peso (g) Mel Cottage Ricota Tofu Azeitona Coalhada seca Gelatina diettica (6 cal.) Gelia diettica (6 cal.) Grupo 4 (40 cal.) = 1 poro Gorduras leo de canola / azeite

xcara

100 90 100 100 100 100 100 50

2 c. De ch 40 30 55 10 unidades 100 120 1 c. De ch

1 c. De ch

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

25

Grupo 5 (70 cal.) = 1 poro Leite Leite de soja Leite desnatado Leite desnatado Coalhada desnatada Iogurte desnatado Grupo 6 (25 cal/100 g) = 1 poro Vegetais tipo A pode ingerir a vontade Acelga abobrinha agrio almeiro aipo aspargo Brcolis chicria couve flor couve espinafre mostarda Maxixe repolho pepino rabanete nabo tomate Grupo 7 (43 cal/120 g) = 1 poro Vegetais tipo B - Consumir at 4 colheres de sopa cheia (120g) Abbora abobrinha alho porro vagem berinjela Beterraba cebola palmito ervilha verde jil quiabo Grupo 8 (35 cal.) = 1 poro Arroz Alimento cru Farinha de milho Batata inglesa Batata doce mandioca Arroz, farinha de mandioca ou f.de trigo, fub e macarro 2 c. de sopa rasa 1 unid. Pequena pedao C. De sopa rasa 2 c. De sobremesa 200ml 2 c. De sopa cheias 200ml 200ml

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

26

Grupo 9 (35 cal.) = 1 poro Feijo Alimento cru Ervilha seca, feijo de soja, Feijo, gro de bico, lentilha Grupo 10 (43 cal.) = 1 poro Frutas peso (g) medida Frutas Abacate Abacaxi Ameixa Amora Abric Banana ma Banana nanica Caj Caqui Carambola Figo Goiaba Jabuticaba Jaca Jambo Laranja Lima Ma Mamo Manga Maracuj Melo Melancia Morango Pssego Pra Pitanga Sapoti Tangerina Uva Observaes 1. Cada item de refeio indica um grupo de alimentos que podem ser substitudos entre si. Observar sempre as quantidades indicadas. Peso (g) 33 90 100 88 80 50 40 120 60 300 60 60 90 100 180 100 100 75 110 80 150 50 100 100 75 150 50 100 12 Medida 2 c. De sopa 1 fatia mdia 3 mdias 20 mdias 20 mdios 1 mdia 1 pequena 2 grandes 1 pequeno 3 mdias 1 grande 1 mdia 5 grandes 4 favos 4 grandes 1 mdia 1 grande 1 pequena 1 fatia 1 fatia 1 grande 1 fatia grande 1 fatia grande 10 mdios 1 grande 1 pequena 15 mdias 1 mdio 1 mdia Unidades 1 c. de sopa rasa

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

27

2. No deixar de fazer nenhuma das refeies, procurando variar os alimentos. 3. Pode-se usar no preparo dos alimentos: sal, alho, cebola, pimenta, vinagre, cheiro verde, suco de limo, ervas aromticas, de acordo com as preferncias.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

28

18 COMO EVITAR O ESTRESSE Quando o ambiente em que vivemos se torna hostil, o nosso organismo para se adaptar produz hormnios que em excesso acabam produzindo doenas e diminuio da imunidade. No caso do corao e vasos podem ocorrer dilatao, arritmias, hipertenso, aumento do colesterol e dos triglicrides, diminuio do colesterol bom, formao de cogulos, espasmo coronrio, infarto e morte sbita. O estresse pode ter origem familiar, social ou econmico. Sinais de estresse: insnia, fumar ou beber em excesso, ansiedade, depresso, impotncia, respirao suspirosa, cansao matinal, comer em demasia ou perda do apetite, irritabilidade, dificuldade em se concentrar e de decidir. Existem trs maneiras de se lidar com os fatores que produzem o estresse: enfrentando-os e resolvendo, fugindo deles ou convivendo com eles que a pior soluo. Faa uma auto-anlise e descubra voc mesmo a causa do seu estresse. Se sua maneira de viver o est estressando, tente mud-la. Organize as suas atividades. Verifique se aquilo que voc programou mesmo necessrio e importante. No queira fazer tudo ao mesmo tempo. No se irrite. Mas se ficar furioso com alguma coisa, tente se relaxar. No engula a raiva. No tenha pavio curto. No seja um promotor de estresse. Abra seu corao: procure ajuda para resolver seus problemas. Busque a cooperao e no a competio. Tenha paz e amor no seu corao. Um corao feliz funciona melhor e mais tempo. Seja feliz e viva mais. So antdotos do estresse: exercitar-se, danar, ouvir msica, rir, chorar, meditao (yoga), rezar, banhar-se, amar e descansar (dormir bem, fazer a sesta, horas de lazer e frias).

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

29

19 DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR 1 - Conscientizao: fumar uma forma de suicdio lenta e progressiva. Faz mal sade e ao bolso. O tabagismo a maior causa isolada e evitvel de doena e morte (mais de 25 doenas). Cada cigarro fumado corresponde a menos 14 minutos de vida. A expectativa de vida dos fumantes diminui quanto mais cedo comeam a fumar e quanto maior o nmero de cigarros consumidos. O vcio est vinculado a 80% dos casos de enfisema, 40% dos de bronquite, 90% dos de cncer do pulmo, 40% dos de derrame, 80% dos casos de impotncia, 25% dos casos de infarto fatais e produz o envelhecimento precoce, o diabete, e a cada 5 minutos morre um brasileiro de cncer do pulmo, doena cardiovascular (derrame, infarto) ou enfisema pulmonar. O tabagismo responsvel por 80% de toda poluio ambiental obrigando no-fumantes a fumar tambm (um cigarro por hora de exposio) e sofrer as suas conseqncias (cncer do pulmo, infarto, infeces respiratrias nas crianas). O fumante adoece mais e falta mais ao trabalho do que o no fumante e os seus filhos podem tornar-se viciados. A ao do fumo sobre o organismo prolongada: leva 10 anos para que um ex-fumante tenha o mesmo risco de ter um cncer do pulmo e 15 anos de ter uma doena cardiovascular que um no-fumante. No faa parte desta estatstica. 2 - Para deixar de fumar necessrio ter fora de vontade, escolher um dia, e se preparar para vencer dois grandes desafios: o hbito de fumar e a dependncia da nicotina. 3 - Fora de vontade: independente do mtodo, a fora de vontade fundamental para deixar o vcio. Diga a seus amigos e familiares que est deixando de fumar. Se fumarem, tente persuadi-los a deixarem de fumar com voc. Faa um acordo ou aposta. Um compromisso pblico fortalece a fora de vontade e eles podero ajud-lo a passar este perodo. Quanto mais tempo voc resistir ao cigarro, mais fcil ser para deixar de fumar em definitivo. 4 - Escolha o dia D: escolha o dia da deciso e pare de fumar. Geralmente uma poca menos tensa: feriado prolongado ou frias. 5 - O hbito de fumar se caracteriza por um ritual de levar o cigarro at a boca e acende-lo. Para manter as mos ocupadas, substitua o cigarro por algum objeto (lpis, caneta etc) e mantenha a boca ocupada usando alimentos que no engordam: balas e goma de mascar diet ou com nicotina, amendoins, pastilha contra tosse e legumes (cenoura). Existem situaes que o levam a fumar com mais Freqncia: so os gatilhos (ler, escrever, pensar, dirigir, assistir tv, estresse, ao acordar, aps o caf, ao telefone, aps a refeio ou bebida alcolica). Para combater o hbito, identifique os gatilhos e os evite. 6 - Dependncia: a nicotina a droga que mais provoca dependncia fsica depois da morfina. Ela leva a uma sensao de prazer. O corpo reage, quando privado dela, da seguinte forma: vontade de fumar, urgncia de fumar, irritao, ansiedade, insnia, dor de cabea, aumento do apetite, dificuldade de concentrao etc. 7 - Mtodos usados para controlar a dependncia: medidas gerais: como preparao para deixar de fumar, alguns dias antes, passe a fumar uma marca que no lhe agrada, de hora em hora, aumentando hora a este perodo e tragando menos. Fume com a mo esquerda se estiver acostumado a fumar com a mo direita. Dificulte o acesso ao cigarro: no os compre. Fique longe de fumantes e de coisas que lembre o ato de fumar: destrua cinzeiros, isqueiros, cachimbos, lave suas roupas para retirar o cheiro do fumo e perfume o ambiente. Se o cigarro acompanha o

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

30

cafezinho, passe a tomar ch ou suco de frutas. Diminua a ingesta de caf, lcool e comidas temperadas. Aps a refeio, deixe a mesa rapidamente e escove os dentes varias vezes ao dia. Visite o dentista e faa uma limpeza dentaria para remover as manchas causadas pelo cigarro. Administre melhor as situaes e/ou fatores de estresse. Ao se sentir tenso ou com vontade fumar, interrompa suas atividades por 5 a 10 min, procure relaxar, respire fundo e beba bastante liquido, utilize balas ou gomas de mascar dietticas ou com nicotina ou coma algum alimento que no engorde. Use tcnicas de relaxamento (yoga). Faa exerccio fsico que libera no organismo a mesma substncia que o fumo, diminuindo assim a sua necessidade de fumar alm de o ajudar a acalmar. A capacidade fsica do fumante menor do que a do no-fumante. Por isso ele se cansa com facilidade. Modifique os hbitos de vida anteriores. Use o dinheiro a ser gasto com cigarros para comprar algo til para voc e a famlia ou deposite na poupana. Voc ficar horrorizado com o que j gastou fumando e o que poderia ter comprado se tivesse economizado. Isto sem contar gastos com a sua sade e de familiares. Para isto multiplique o valor do mao x n de maos/dia x 365 x n de anos de vicio. A literatura mdica j provou que a acupuntura, auriculo-terapia e o laser tm efeito placebo. Drogas: frmacos no nicotnicos: demonstrou-se que a dependncia ao tabaco estava relacionada a quadros de ansiedade e depresso e isto motivou o uso dos antidepressivos (bupropiona, floxetina) e ansiolticos (benzodiazepnicos, buspirona, barbitricos) e de drogas de ao central (clonidina, betabloqueadores). reposio de nicotina sob a forma de spray, goma de mascar, soluo para bochecho, adesivos, pirulitos para obter um melhor sucesso, associar a reposio de nicotina com um ansiolitico ou antidepressivo. Mulheres, negros, jovens, menor escolaridade e classe social mais baixa tm maior dificuldade em abandonar o vcio. Para se obter sucesso, s vezes, necessrio fazer vrias tentativas. No desista. 8 - Controle de peso: aps parar de fumar, comer volta a ser um prazer: h um aumento do apetite, pois a comida se torna mais saborosa e o aroma delicioso e algumas pessoas podem engordar. Para evitar que isso ocorra faa exerccio fsico e uma dieta equilibrada rica em verduras, frutas e cereais, e beba bastante lquido. 9 - Benefcios: parar de fumar, melhora a capacidade fsica e intelectual, a sensao de bem estar, o apetite, o olfato, a atrao pessoal, a economia, a sade e a expectativa de vida. Fumo ou sade: a escolha sua.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

31

20 COMO FAZER O EXERCCIO Para que o exerccio fsico seja benfico, necessrio que seja feito obedecendo s seguintes normas e recomendaes: obrigatoriedade: exame mdico prvio e teste de esforo aps os 30 anos. Freqncia: 3 a 7 vezes na semana. Sesso de exerccio fase de aquecimento: 5 a 10 de alongamento + exerccio aerbico de baixa intensidade (suave). intensidade: calcular a frequncia cardaca mxima (fcm) pela frmula: 208 - (0,7 x idade). Iniciar com uma frequncia cardaca (fc) igual a 55% da fcm, durante 30 na 1 semana, aumentando 5 por semana at atingir 1h. Depois aumentar gradati vamente a intensidade do exerccio at atingir entre 55 a 70% da fcm (emagrecer), 70 a 85% da fcm (melhorar o desempenho cardiovascular) ou consiga conversar sem estar ofegante. fase de desaquecimento: 10 a 15 de exerccio aerbico de baixa intensidade (suave) + alongamento. Tipos de exerccios Que usem grandes grupos musculares, fceis de realizar, contnuos e aerbicos, e musculao orientada. Para se medir a fc durante o exerccio, basta palpar o pulso radial ou carotdeo ou usar um relgio digital contando o nmero de batimentos percebidos em 10 e multiplicar por 6. No produz condicionamento fsico o exerccio que: a intensidade for abaixo de 55% da FCM duram menos3 que 15 min. freqncia de 1 ou 2 vezes por semana. exemplos de exerccios para corrigir ou prevenir a obesidade e aumentar o colesterol bom (HDL): caminhar 6400m em 1h, 5 dias na semana. correr 4800m em 30, 6 dias na semana puladinho, 80 pulos/min - 14', 5 dias na semana nadar 1.000m em 30, 6 dias na semana. danar aerbica 40, 5 dias na semana ciclismo 9600m em 20, 5 dias na semana perder 300 calorias/dia na esteira ou bicicleta ergomtrica No realizar o exerccio: aps refeies copiosas aps beber ou fumar no realiz-lo em ms condies fsicas (febril, insone ou com problemas de sade) no realiz-lo em grandes altitudes sem se adaptar. A temperatura deve ser amena, nem muito quente (hidratar-se), nem muito fria (agasalhar-se), de preferncia pela manha ou ao entardecer o exerccio deve ser feito com prazer e

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

32

no por obrigao. Feito de maneira moderada mais benfico ao corao que intensamente realizado. Sinais de alarme durante o exerccio cansao excessivo, palidez e cianose, suores frios abundantes, palpitao, tonteira, desconforto precordial, falta de ar, sensao de desmaio, nuseas e vmitos, confuso mental e hipotenso. Benefcios do exerccio aumenta a oferta de oxignio ao organismo, o calibre das coronrias e colaterais, o colesterol bom (HDL), a imunidade, a qualidade e a quantidade de vida. diminui o peso, a hipertenso, o diabetes, a FC, o desejo de fumar, as gorduras e a coagulao do sangue, protege da osteoporose, da priso de ventre e tem efeito anti-estresse.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

33

21 FATORES QUE INFLUNCIAM O CIDO RICO (GOTA) A gota uma forma de reumatismo que se caracteriza pelo aumento do cido rico no sangue - derivado do catabolismo das purinas (protena) - por aumento da sua produo ou na dificuldade de sua excreo pelos rins. Com o passar do tempo, o cido rico vai se depositando sob a forma de cristais nos tecidos, produzindo inflamao ou deformao: nos rins ocorre clculo renal, insuficincia renal, nefrite com perda de albumina e infeces urinrias; nas articulaes: artrites; e na pele o aparecimento de ndulos ou caroos (tofos), principalmente ao nvel da orelha e das articulaes dos ps, mos, joelhos e cotovelos a gota pode ser primria, hereditria, mais frequente nos homens, na proporo de 15 homens para cada uma mulher, ocorrendo aps os 25 anos, ou secundria, ocorrendo na mesma proporo em ambos os sexos. Causas secundrias doena: insuficincia renal, psoriase, sarcoidose, hipotiroidismo, leucemia, mieloma mltiplo e policitemia vera. drogas: aspirina, diurticos e cortisona. Importncia 47% dos hipertensos tm hiperuricemia e maior a incidncia de hipertenso nos gotosos. em 82% dos pacientes com triglicerdios alto, o cido rico est elevado. a incidncia de DAC duas vezes maior nos gotosos. ocorre em 25% dos diabticos. maior incidncia nos obesos. O ataque agudo da gota se caracteriza por inflao aguda de incio sbito, acompanhado de dor severa, de preferncia no dedo grande do p, outras vezes nas juntas das mos e dos dedos ou em outras articulaes, febre, ocorrendo noite ou de madrugada, aps alimentao copiosa ou excesso alcolico (mal dos monarcas) com resposta dramtica a colchicina e durando poucos dias. Causas desencadeantes: lcool em excesso, ingesta excessiva de alimentos rico em purinas, esforo fsico intenso, desidratao, infeces, estresse. Tratamento Excetuando a gota secundria, que eliminando a causa cessa o problema, a gota primria requer tratamento permanente, a fim de evitar que as leses ocorram. Medidas higieno-dietticas: reduzir os alimentos ricos em purina e gordura; diminuir o peso; beber bastante lquido; evitar bebidas alcolicas; controlar a presso arterial; o diabete; os triglicrides; e combater as infeces. Drogas que impede a formao do cido rico (alopurinol) ou aumenta a sua eliminao, que devem ser mantidas, pois se houver a sua suspenso, o cido rico se eleva e nova crise aparece.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

34

Alimentos ricos em purina Carnes (vitela, bacon, cabrito e carneiro); midos em geral (fgado, corao, lngua, rim emiolo); peixes e frutos do mar (sardinha, salmo, truta, cavala, bacalhau, arenque, anchova, ovas de peixe e mexilho); aves (galeto, peru, pombo e ganso). Alimentos com moderado teor em purina Carnes (vaca, frango, porco, coelho e presunto); peixes e frutos do mar (peixes no citados no item anterior, alm de camaro, ostra, lagosta e carangueijo; leguminosos (feijo soja, gro de bico, ervilha e lentilha), verduras (aspargo, cogumelo, couve-flor, espinafre), e cereais integrais (todos, a exemplo de arroz integral, trigo em gro, centeio e aveia); oleaginosos (coco, nozes, amendoim, castanha do par, castanha de caj). Os demais alimentos so de uso livre.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

35

22 O CORAO DA MULHER A doena do corao a principal causa de morte em ambos os sexos excedendo bastante os bitos por todos os tipos de cncer combinados. Aproximadamente uma em cada duas mulheres morrer por algum evento cardiovascular, seja infarto ou derrame. Apesar disto, este problema foi bastante ignorado tanto em campanhas preventivas (dando-se mais nfase ao cncer da mama) como nos principais estudos sobre a histria natural e tratamentos das cardiopatias que se comportaram como verdadeiros clube do bolinha onde as mulheres foram excludas ou arroladas em pequeno nmero, sendo pouco os estudos usando s mulheres. Em conseqncia disto muitos fatos sobre o corao da mulher so desconhecidos ou controversos e as concluses teraputicas dos principais estudos usando homens foram aplicados s mulheres que tem o trax e o corao de menor tamanho, dimetro das coronrias menor, menor peso com proporo de tecido adiposo maior, estando mais preparado para sobrecarga de volume imposta pela gravidez. Principais cardiopatias Doena da artria coronria (DAC) a incidncia de DAC menor na mulher na prmenopausa do que no homem, mas a principal causa mortis em mulheres acima de 55a e aumenta com o passar dos anos a tal ponto que se iguala nos idosos (acima dos 65a). Concorrem para isto o fato delas estarem competindo com os homens no mercado de trabalho com todas as suas conseqncias: alimentao inadequada, Sedentarismo, estresse, fumo e obesidade. A DAC uma doena multifatorial na dependncia da presena dos fatores de risco (fr) envolvendo de um lado a herana e do outro o meio ambiente (fatores de risco removveis). O controle destes fatores reduz a morbilidade e a mortalidade por DAC na mulher. A incidncia de DAC o dobro nas mulheres cujos maridos morreram da doena. Fatores de risco irremovveis Herana: histria familiar positiva de DAC antes dos 60 anos. Idade: o principal fator de risco; quanto maior a idade maior a incidncia da doena. Sexo: as complicaes da DAC ocorrem 10a mais tarde na mulher. Elas vivem em mdia 5 a 8 anos mais que os homens e por isso morrem mais de DAC. Fatores de risco removveis x preveno Dieta: a quantidade e qualidade dos alimentos, assim como a maneira de faz-los, so importantes na gnese da aterosclerose. A mudana dos hbitos alimentares importante no controle da ha, diabete, dislipemia e obesidade. Hipertenso arterial (ha): maior no homem at os 50 anos, depois passa a ser maior na mulher, principalmente na de cor negra. um fator de risco to importante como nos homens. 70% das mulheres com infarto so hipertensas. Em relao ao tratamento, os dados disponveis demonstram benefcios em ambos sexos desde que mantido por muitos anos. A monitorizao da pa mostrou que a pa caa quando os homens chegavam em sua residncia e nas mulheres se elevava devido ao estresse do seu papel de dona de casa (dupla jornada de trabalho).

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

36

Diabete: mais comum na mulher e o prognstico pior, principalmente em relao ao infarto e cirurgia de revascularizao. O risco de DAC cinco vezes maior nas mulheres diabticas que nas no-diabticas, sendo a mortalidade o dobro daquelas observadas em homens. A simples elevao da glicose no sangue aumenta o risco de DAC. O diabete exacerba o efeito dos fatores de risco e anula o efeito benfico do estrognio. O tratamento retarda o desenvolvimento da aterosclerose. A ocorrncia de diabete durante a gravidez predispe aterosclerose. Obesidade: um fator de risco independente para doena cardiovascular. Est associada com aumento de mais de duas vezes a incidncia de DAC nas mulheres. Um peso acima de 30% do ideal tem uma incidncia maior de infarto fatal e no-fatal do que as que mantm o peso normal. A perda de peso reduz a presso arterial e o colesterol mal (LDL). As que tm quadril pequeno e cintura grande (barrigudas), geralmente associado com o ato de fumar, parto, sedentarismo e ato de engordar/emagrecer, tem um risco maior de DAC do que as que tm cintura pequena e quadril grande. difcil perder peso e manter-se magra, portanto deve-se evitar engordar. A mulher tem tendncia, no casamento, de engordar duas a trs vezes mais que o homem, podendo atingir at 20 kg a mais. Atividade fsica: aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o risco da osteoporose. As donas de casa pensam que as atividades do lar lhes do condicionamento fsico. Ledo engano. Submetidas ao teste de esforo demonstram aptido fsica baixa, principalmente as obesas. Mulheres que se exercitam tem menor risco de DAC que as sedentrias. So mais magras e tem menor presso arterial e diminuio do HDL com a idade, mas o excesso pode suspender a menstruao e determinar leses articulares. Mulheres condicionadas tm menor mortalidade por doena coronariana e todas as outras causas. Tabagismo: a principal causa de mortes evitveis em ambos os sexos e tem sido associado com a metade de todos os eventos coronarianos na mulher. O risco de DAC 2 a 4 vezes maior quando fumam 20 ou mais cigarros/dia e at duas vezes maior quando fumam de 1 a 4 cigarros/dia. O fumo exerce uma ao anti-estrognica: produz menopausa precoce, osteoporose, celulite e envelhecimento precoce. As mulheres esto comeando a fumar mais cedo. Esto fumando cada vez mais e encontram maior dificuldade em deixar de fumar pelo temor de engordar: somente 1/3 engordar por comer demais, 1/3 no mudar peso e 1/3 emagrecer ao aumentar o exerccio. 65% das mulheres jovens ou com nvel baixo de educao fumam hoje em dia. A persistir este quadro a proporo de mulheres que fumam pode igualar-se dos homens e at mesmo exceder. A consequncia disto que o cncer do pulmo j ultrapassou a incidncia de cncer ginecolgico (mama e tero), sendo a principal causa de morte por neoplasia. O risco de DAC e dose dependente e parece ser maior na mulher que no homem. Parar de fumar pode reduzir o risco de DAC. O tabagismo foi associado com um risco quase triplicado de bito por DAC na mulher, na pr e ps-menopausa; fumar cigarros com baixo teor de nicotina no resolve o problema nem to pouco diminuir a quantidade. Devem-se incentivar as campanhas para que as mulheres parem de fumar. Mulheres casadas com fumantes, (fumantes passivas), tem incidncia de 2 a 3 vezes maior de DAC e de cncer do pulmo do que aquelas casadas com no-fumantes. O fumo dificulta a gravidez, aumenta a incidncia de aborto, natimorto, prematuro, crianas mal formadas, crianas com baixo peso e deficincia mental. A mulher grvida no deve fumar. Leva de 3 a 5 anos para cessar o efeito do fumo. lcool: o consumo de 10 a 15g de lcool por dia, (uma lata de cerveja, um copo de vinho ou uma dose de bebida forte: vodka, whisky, gim) diminui a incidncia de DAC, pois aumenta o HDL, mas o consumo exagerado aumenta a incidncia de cncer de mama, hipertenso e derrame. O lcool

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

37

dificulta a gravidez, aumenta a incidncia de aborto, natimorto, crianas com m formao no corao e no esqueleto. Estresse: as mulheres do tipo a (dominantes, obsessivas e mandonas) tem o dobro de incidncia de DAC em relao quelas do tipo b (calmas e passivas). As que trabalham s em casa, tem um risco maior, talvez por apresentarem um colesterol mais elevado. As que tm um grau de instruo inferior tem uma incidncia maior de colesterol alto, hipertenso, obesidade, tabagismo e de DAC que na mulher com grau de instruo mais elevado. Dislipidemia: com a idade, em ambos os sexos, aumentam o colesterol total, LDL, e triglicerdeos, mas diminui o HDL. O aumento do LDL maior e a diminuio da HDL menor na mulher em relao ao homem. Quanto maior a HDL menor a incidncia de DAC na mulher. Mulher com colesterol >264 tem risco trs vezes maior que aquelas com colesterol menor. O aumento dos triglicerdeos >400 em mulheres idosas e a diminuio do HDL<35 est associado com o aumento da incidncia de DAC. Menopausa e reposio hormonal: apesar de dcadas de uso, os riscos e benefcios da reposio hormonal (rh) na ps-menopausa permanecem incertos. Estudos anteriores demonstraram cardioproteo: reduo de 40 a 50% na incidncia de doena das coronrias (DAC). Trabalho recentemente publicado (whi julho 2002), com uso de estrognio + progesterona em mulheres com o tero intacto, demonstrou que os riscos excedem os benefcios na preveno de doenas crnicas (maior incidncia de cncer de mama, DAC, embolia pulmonar e derrame) risco menor de fratura e de cncer coloretal, sem aumentar o cncer do tero. Portanto, at que se prove o contrrio, esta associao no deve ser iniciada ou continuada para preveno primria de DAC. Estes resultados no se aplicam ao uso de doses menores ou outras formulaes destes medicamentos ou ao uso da via transdrmica que parece ser mais fisiolgica, nem ao uso de estrognio que ser concludo em 2005. O rh atual, se necessrio, pode ser usada por pouco tempo para combater ondas de calor, insnia, depresso, dor de cabea, diminuio do desejo sexual e ressecamento vaginal. Uma alternativa nas mulheres que no toleram ou no podem usar a rh (histrico de cncer), o uso da isoflavona da soja que tem a ao semelhante ao estrognio, mas com mnima ao sobre o tero e mama. A isoflavona tem ao anticarcinognica (maior incidncia de cncer da mama nas mulheres ocidentais que nas orientais). A soja tem um efeito protetor cardiovascular (diminui o colesterol e triglicerdio, aumenta o HDL), ao benfica na funo renal do diabete e na osteoporose, nos sintomas da menopausa, tem ao antioxidante, combate a ao dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce, aumenta a resistncia do organismo, nutre e hidrata a pele. Anticoncepcionais (AC): os mais antigos aumentavam o risco de DAC ao aumentar a pa e a LDL, e diminuir a HDL, reduzir a tolerncia a glicose e facilitar a trombose, no havendo maior risco de DAC entre as ex-usurias; os mais modernos com baixo teor de hormnios produzem menos risco de DAC e de hipertenso. Mas necessrio fazer o perfil lipdico e medir a PA antes de usar o AC, e aps semestralmente. Se houver elevao da PA, outros mtodos de anticoncepo podem ser usados: miniplula, implanon, mirena, injeo trimestral, DIU, mtodos de barreira, camisinha, ligadura de trompa e vasectomia. A associao de fumo e anticoncepcional aumenta o risco de infarto e trombose. Vitaminas antioxidantes: mulheres que ingerem altas doses de beta caroteno e vitamina e tem o menor risco de DAC devido a inibio da oxidao da LDL ou a sua incorporao ao endotlio.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

38

Aspirina: o uso de aspirina diminui a incidncia de cncer da mama na mulher e de DAC em ambos os sexos, mas aumenta a incidncia de hemorragia cerebral na mulher, cuja incidncia maior que o infarto quando comparado ao homem.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

39

23 SEXO E O CORAO O ato sexual to bom para o cardaco como para o no cardaco. Infarto, angioplastia, cirurgia cardaca, nada disto impede uma vida sexual normal aps o perodo agudo. O ato sexual aumenta a presso, a freqncia cardaca e respiratria, impondo uma sobrecarga de trabalho ao corao equivalente a caminhar 3 a 4km no plano, dois lances de escada, percorrer uma quadra em passos rpidos ou atingir a carga de 75w no cicloergmetro. Se o cardaco conseguir fazer isto, sem nada sentir, ele pode reassumir, sem dificuldade, suas atividades sexuais normais. A maioria dos cardacos, principalmente os infartados, restringe sua vida sexual muito mais do que seria justificada em vista de seu estado de sade. Trabalha normalmente, mas se queixa de distrbios da potncia e da libido. Concorrem para isto vrios fatores: 1 - leso da artria do pnis concomitante com as artrias coronrias, principalmente em fumantes. 80% dos homens que ficaram impotentes eram fumantes e hipertensos. 2 - algumas drogas usadas no tratamento das cardiopatias podem interferir com a potncia (tranquilizantes, alguns hipotensores, diurticos, hipolipemiantes). Retirada a droga, cessa o efeito. 3 - temor do paciente que o esforo fsico e psquico do ato sexual seja nocivo e perigoso e possa desencadear um ataque cardaco, devido ao relato de casos de pessoas que morreram durante o ato sexual. A morte cardaca repentina durante o ato sexual sumamente rara (0,6%). O simples ato de acordar e levantar da cama , dez vezes mais perigoso do que o ato sexual. O risco de um segundo infarto ou de uma morte repentina no reside no coito em si, mas na circunstncia que o envolvem. A incidncia de infarto 2 a 3 vezes maior nas relaes extra conjugais. Isto se deve ao aumento da sobrecarga do corao devido ao estresse produzido pela ansiedade, medo de ser descoberto, o sentimento de culpa, abuso do fumo, de bebidas alcolicas e o coito ps-prandial feito num ambiente estranho e o af de demonstrar virilidade e potncia amante ou a uma mulher desconhecida. Deve-se evitar excesso de comida, lcool, fumo e relao ps-prandial, procurando afeto e prazer antes de rendimento em ambiente descontrado. 4 - desestmulo da parceira por temor de um ataque cardaco ou comodismo assim como o silncio do mdico assistente aumenta o problema. H necessidade de um dilogo envolvendo paciente, parceira e mdico para orientao sobre atividade sexual. 5 - depresso ps-infarto, que pode durar semanas ou meses, prejudicando o desempenho sexual. Alguns ficam impotentes, outros respondem com ejaculao precoce ou tardia. O mesmo acontece com as mulheres infartadas: sofrem a influncia negativa da ansiedade sobre a libido. Mais vale o carinho e o prazer de estar junto, sem se preocupar muito com a ereo que retornar assim que o paciente adquirir autoconfiana. Lembrar que, na grande maioria destes casos, o problema mais psicolgico do que fsico. H casos em que a abstinncia necessria, mesmo porque em tais condies, o cardaco no tem interesse, nem condies fsicas para fazer amor: infarto no complicado (3 a 4 semanas); cirurgia cardaca (2 a 3 semanas); angioplastia (24 horas); arritmias complexas, taquiarritmias (ps-reverso); falncia cardaca (aps a compensao); e hipertenso grave sem tratamento.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

40

Pacientes que necessitam usar viagra devem fazer um exame cardiolgico prvio a fim de verificar a existncia de cardiopatia, analisando a sua gravidade atravs do teste de esforo. Em princpio, pacientes com angina estvel, infarto do miocrdio ou derrame cicatrizado, submetidos a angioplastia ou cirurgia cardaca, assintomticos, hipertensos controlados, podem usar a droga iniciando com dose baixa (25mg) e medindo a presso arterial (pa). Se no houver queda da pa ou aparecimento de sintomas, a dose pode ser aumentada gradativamente at 100mg/dia. A droga est contra-indicada em pacientes em uso de nitratos (isordil, monocordil, cincordil, sustrate e nitradisc), angina instvel, infarto agudo, arritmias graves, derrame recente, hipertenso no controlada e insuficincia cardaca descompensada. Os pacientes em uso de nitrato podem usar uprima (apomorfina). O uso de viagra pode melhorar o desempenho cardaco ao reduzir a presso arterial, por tornar os vasos menos rgidos melhorando a capacidade de fazer exerccio fsico. De acordo com a organizao mundial de sade, quatro parmetros definem a qualidade de vida de uma pessoa: poder trabalhar, no depender de ningum para realizar as tarefas dirias, manter um convvio familiar e social satisfatrio e sexo freqente, prazeroso e seguro (usar camisinha). importante que o paciente reassuma sua atividade sexual, pois mais prejudicial deixar de fazer do que procurar fazer. Lembre-se: a funo que faz o rgo.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

41

24 EXAMES COMPLEMENTARES EM CARDIOLOGIA Laboratrio: o corao pode ser sede primria de doenas ou ser agredido por patologias que ocorram em outros setores do organismo. Da a necessidade de se realizarem vrios exames no sangue e na urina como preveno (check up) ou para identificar a presena, a gravidade ou cura destas doenas que podem ating-los. RX do trax: analisa o contedo do trax e principalmente o corao e o pulmo serve para verificar se h aumento da rea cardaca e o estado da circulao pulmonar bem como se existe doena pulmonar que possa comprometer o corao. Mapa: a monitorao ambulatorial da presso arterial (pa) onde a medica da pa de 24h registrada num gravador. Apesar de no estar indicada para o diagnstico de hipertenso arterial (ha) em todos os pacientes, til no diagnstico da ha do jaleco branco ou de consultrio, na ha episdica (sndrome do pnico, feocromocitoma, crise hipertensiva, sintomas correlacionados com a ha) na avaliao da resposta teraputica e da ha resistente ao tratamento, presena de leses em rgo alvo, em pacientes com maior risco de complicaes e no diagnstico da hipotenso arterial. Teste de inclinao (tilt test): consiste na mudana postural passiva da posio deitada para a de p, em mesa inclinvel, usando no diagnstico do desmaio de origem no esclarecido. Eletrocardiograma (ECQ): o registro da atividade eltrica do corao. Pode ser feito em repouso ou durante exerccio (teste de esforo, holter), com ou sem uso de drogas que aumentam a sua sensibilidade. Isto porque o ECQ pode ser normal e a pessoa ter doena grave nas coronrias bem como estar alterado e no significar doena cardaca. feito de rotina no exame cardiolgico e para variar a evoluo teraputica das cardiopatias, quando alterado necessita investigao. A doena coronria pode ser assintomtica (isquemia, silenciosa) e a nica maneira de identificar atravs dos exames complementares (teste de esforo, holter, ecocardiograma). Teste de esforo: o ECQ feito com esforo em esteira ou bicicleta ergomtrica. indicada para avaliar a aptido fsica antes de programar exerccios; em pessoas assintomticas, acima dos 40 anos e condutores de veculos, ou com 2 ou mais fatores de risco. Em pacientes com suspeita de DAC (queixa de cansao inexplicvel, palpitao, tonteira, desmaio ou dor precordial com exerccio fsico) avaliao funcional prognstico e acompanhamento de pacientes com doena coronria (DAC), revascularizados (angioplastia, cirurgia) ou em tratamento clnico, avaliao da teraputica em pacientes hipertensos, em doentes com arritmia ou falncia cardaca; avaliao funcional de pacientes com leso valvular e no risco cirrgico. Holter (eletrocardiografia dinmica): o registro dos batimentos cardacos num gravador durante 24, 48 ou 72h. Indicado no diagnstico e na avaliao do tratamento das arritmias (pacientes com palpitao, tonteira, sincope) e da isquemia silenciosa. Avaliao e seguimento dos portadores de marcapasso e da variabilidade de freqncia cardaca. Eletrocardiograma de alta resoluo: identifica um grupo de pacientes com alto risco de arritmias graves principalmente no ps-infarto, na sincope, nas cardiomiopatias (doenas do msculo), pstransplante e cirurgia de arritmia. Medicina nuclear (cintigrafia miocrdica): usa-se o radioistopo no diagnstico das cardiopatias, principalmente na doena coronria (isquemia aguda - infarto ou crnica - angina) deteco,

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

42

verificar a localizao, extenso e severidade, na indicao da revascularizao (angioplastia/cirurgia), na avaliao da teraputica mdica ou da revascularizao, anlise da funo cardaca, presena de inflamao, de tumores e de defeitos cardacos. feito com esforo ou uso de drogas. Ecocardiograma: o uso de ultra-som no diagnstico das doenas cardacas. Pode ser feito atravs do trax - transtorcico (ett) ou do esfago - transesofgico (ete) - quando as leses no podem ou so mais bem visualizadas que no ett (aneurisma da aorta, endocardite, prtese valvar), como auxlio durante a cirurgia cardaca (transoperatrio) e com uso de drogas (eco de estresse) que aumenta a sua sensibilidade no diagnstico da doena coronria. Analisa a anatomia interna e externa do corao para verificar a funo cardaca, crescimento cavitrios, defeitos nas estruturas cardscas (septo, vlvulas), leses nas camadas do corao (pericrdio, miocrdio, encocrdio) no diagnstico da doena coronria aguda e crnica de tumores, trombo, aneurisma do corao ou da aorta, na indicao do tratamento invasivo das cardiopatias congnitas ou adquiridas (eco colorido). Ecocardiograma fetal: realizado a partir da 18 semana em grvidas com alto risco de ter bebs com defeitos cardacos (cardiopatia congnita - cc): fatores de risco materno: (idade acima dos 38 anos, diabetes, rubola, lupus, uso de drogas, lcool). Distrbio do ritmo e de frequncia cardaca fetais, fetos com mal formaes extracardacas, gestao gemelar, retardo do crescimento intrauterino, cromossomopatias, inchao fetal, histria familiar ou fetos anteriores com cc, gestaes mltiplas, excesso ou pouco lquido na bolsa dgua, abortos de repetio. Ecocolor doppler perifrico: realizado para diagnsticar nas artrias a presena de estenose, aneurisma, disseco, trombo (sopro, tonteira, desmaio, derrame) ou nas veias (varizes, trombo). Hemodinmica: usa-se um cateter que atravs de um vaso do brao ou da virilha chega at o corao onde se injeta um contraste e tem a finalidade diagnstica e teraputica evitando em muitos casos a cirurgia cardaca. Analisa a anatomia (defeitos estruturais, leses valvulares) e a funo do corao. A cinecoronariografia estuda as coronrias e serve para identificar a presena da leso (ateroma), sua localizao, grau de obstruo, nmero de artrias comprometidas, presena de aneurisma e trombo intracavitrio. Indica tambm se o tratamento ser clnico (uso de drogas) ou invasivo (revascularizao) que pode ser feito atravs de cirurgia (ponte de safena ou de artrias) ou da angioplastia (dilatao da leso com colocao de stent (mola metlica) para impedir a reestenose). Tomografia: usada para avaliar anatomia e funo cardaca, no diagnstico das doenas do pericrdio, do miocrdio, das cardiopatias congnitas, dos tumores e trombos, das doenas das artrias e veias do trax. A tomografia ultra-rpida diagnostica precocemente a DAC ao identificar presena de clcio nas coronrias, obrigando o paciente a controlar rigorosamente seus fatores de risco. Ultrasom intracoronrio: identifica precocemente a DAC ao mostrar a presena do ateroma antes da cinecoronariografia. Ressonncia magntica (RM): indicada na avaliao da anatomia e funo cardaca, no diagnstico das doenas do msculo cardaco, do pericrdio, da aorta, de tumores e trombos intracavitrios, dos defeitos congnitos e est em fase de desenvolvimento seu uso no estudo da doena das coronrias. Existem exames que se completam, outros se superpem no diagnstico das cardiopatias, mas existe sempre um mtodo que superior no diagnstico aos demais, o mtodo de ouro, que deve ser sempre pedido.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

43

Estudo eletrofisiolgico: usa-se cateterismo para diagnosticar e tratar as arritmias graves.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

44

25 CONSELHOS TEIS O cardaco deve evitar o choque trmico (frio x quente), principalmente o hipertenso e o coronariano. a gua ingerida no deve ser gelada. necessria uma adaptao antes do banho de mar ou piscina. o banho de chuveiro deve estar a uma temperatura ambiente. aps a sauna, o paciente cardaco deve evitar o banho frio. o lcool pode produzir vasoespasmo coronariano. O escesso de lcool nos finais de semana prejudicial sade. So valores desejveis para preveno ou regreo da placa: Colesterol < 150; LDL< 100; Hdl [ homem > 40 mulher > 50 diabetes > 45 ] Relao colesterol/HDL < 3.3; No HDL - colesterol < 130; Triglicrides < 100; e Mantidos sem interrupo por 5 anos para estabilizao: Colesterol < 200; LDL< 130; Hdl [ homem > 40 mulher > 50 diabetes > 45 ] Relao colesterol/HDL < 4.5; No HDL - colesterol < 160; e Triglicrides < 150 Triglicrides LDL = colesterol total - (-------------------- + HDL) 5 fazer jejum de 12 horas para colher sangue para exame.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

45

26 CONCLUSO A principal causa de mortalidade numa comunidade so as doenas do corao que podem ser herdadas ou adquiridas desde a vida intra-uterina; a precocidade e a gravidade dos seus sintomas dependem de cuidados pr-natais e da maneira como vivemos. A hipertenso arterial e a arteriosclerose so as principais causas destes bitos, ambas so herdadas, comeam na infncia, progridem na adolescncia e do manifestao clnica na idade adulta. possvel reduzir esta mortalidade mudando nossos hbitos de vida atravs de medidas simples, desde a infncia. Antigamente nossa dieta era muito rica em frutas e vegetais e atualmente predominam as protenas e gorduras de origem animal, dando origem s doenas metablicas. O corao um rgo econmico, no gosta de alimentao sofisticada. A dieta deve ser simples, rica em fibras 20 a 30g/dia - sendo 6g (25%) de fibra solvel, (verduras, legumes, cereais integrais e frutas), peixes, derivados da soja (25g/dia), pobre em colesterol e gorduras saturadas (de origem animal), pouco sal, mas com temperos (ex: alho, cebola, pimenta), vinho tinto seco, azeite de oliva extra virgem, fitosterol (3 a 4 g/dia), reduzindo hidrato de carbono simples (acar e trigo refinados) e derivados (doces, massas e refrigerantes). Evitar os vcios (fumo, lcool em excesso, cocana) desde a gravidez. Combater o estresse alternando o trabalho com o lazer. Aproveitar qualquer oportunidade para fazer exerccio fsico evitando assim o sedentarismo. Como a incidncia de cardiopatia maior nos diabticos e gotosos, a glicose e cido rico devem ser mantidos sob controle. As pessoas que nada sentem, devem medir a sua presso arterial e o colesterol desde a infncia, anualmente e fazer um check-up cardiolgico aps os 30 anos. Os cardacos devem seguir a orientao do seu mdico, no parando a medio prescrita. Lembre-se o homem como o peixe, ambos morrem pela boca. A sade do seu corao est no seu calcanhar e para proteg-lo leve uma vida de ndio na selva de pedra.

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

46

Dieta mediterrnea (modificada)

Obs.: os povos do mediterrneo tm menor incidncia de doenas do corao devido sua alimentao (veja pirmide alimentar)

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

47

ENSINO, PESQUISA E ASSISTNCIA EM CARDIOLOGIA

R. Jos Teixeira, 219 Praia do Canto - Vitria-ES Tel.: (27) 3225-7800

R. Hugo Musso, 85 Itapu - Vila Velha-ES Tel.: (27) 3229-6260

Prof. Stans Murad Netto Presidente Nacional Captulo do Esprito Santo Prof. Victor Murad Governador Dr. Luiz Antonio Murad Vice-Governador Dr. Antnio Ayres Diretor Cientfico

COLGIO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA INSTITUTO DE PS-GRADUAO MDICA DO RIO DE JANEIRO

48

Вам также может понравиться