Вы находитесь на странице: 1из 9

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

61

Hip hop brasileiro


Tribo urbana ou movimento social?

Marcos Alexandre Bazeia Fochi

RESUMO: Este artigo representa uma parte de nossa dissertao de mestrado, desenvolvida na Faculdade Csper Lbero, sob orientao do Prof. Dr. Cludio N. P. Coelho. Desenvolvemos um estudo sobre o hip hop o e os conceitos de tribo urbana e movimentos sociais, para podermos posteriormente analisar estratgias de comunicao de algumas marcas alternativas, voltadas este pblico. Apresentamos aqui um histrico sobre o hip hop, no Brasil e nos Estado Unidos, suas principais caractersticas e os elementos que o compe. Em seguida abordamos os conceitos de movimento social e tribo urbana, suas caractersticas e conclumos com algumas consideraes acerca das possveis ligaes destes conceitos com o hip hop brasileiro.

ABSTRACT: This article is a part of our theses study developed in the College Csper Lbero under the orientation of the Prof. Dr. Claude N. P. Rabbit. It develops a study on hip hop and the social concepts of urban tribe movements and later analyzes the strategies used by some alternative brands to attract that public. By providing a description of the evolution of hip hop in Brazil and the State Joined, the article approaches the concepts of social movement and urban tribe. It nally provides some considerations concerning the possible links between these concepts and Brazilian hip hop.

PALAVRAS-CHAVE:
hip hop, tribo urbana, movimentos sociais

KEYWORDS: hip hop, urban tribe, social movements

O HIP HOP Ao contrrio do que pensam muitos leigos no assunto, o hip hop no um gnero musical, apesar de ter fortes vnculos com a msica. Ela representa um dos principais meios de manifestao desta cultura, assim como a dana. Talvez, por este fato, assimile-se o nome hip hip como sendo um estilo musical e de dana. Todavia, muito mais que isso. HISTRICO O hip hop surgiu nos Estados Unidos, na dcada de 70. Mais precisamente nos subrbios de Nova York e de Chicago. Frente aos inmeros problemas que assolavam estes bairros perifricos, como violncia, pobreza, trco de drogas, racismo, educao, ausncia de espao de lazer para os jovens, a alternativa foi promover organizao interna, ou seja, enfrentar o problema com os recursos da prpria comunidade, sem depender de inuncia ou apoio externo, j que o governo, conforme evidncia (Rose, 1997, p.202), foi o principal agente causador desta situao.
A cultura hip hop emergiu como fonte de formao de uma identidade alternativa

62

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

Podemos considerar que a Zulu Nation foi a primeira Organizao no Governamental ligada ao hip hop. Sua principal estratgia era atrair jovens da periferia por meio da msica, dana e pintura, o que se repete por diversas ongs hoje em dia, inclusive no Brasil, conforme pudemos observar na reportagem de Marina Amaral na revista Caros Amigos (1998). A msica, dana e pintura, alm de sugar as energias evitando que fossem empregadas em aes ilcitas e prejudiciais aos prprios jovens, fez despertar o interesse, querer conhecer, aperfeioar-se e expandir a cultura da periferia. Alm de estratgia para atrair os jovens e conter disputas e violncia entre as gangues, a msica, dana A msica teve importante papel no surgimento e arte do hip hop, funcionam como elementos de do hip hop j que, alm de principal veculo de manifestao das idias, da causa, foi o grande promoo da cultura. Para fazer as letras, inventar motivador de sua organizao, o agente que fez reunir novos passos de dana e expresses artsticas, preciso conhecer a realidade, conhecer histria, estar as pessoas. De acordo com Souza (2004, p.69): engajado. Dessa forma, promove-se a conscientizao e a insero social dos indivduos - ou pelo menos, o surgimento do hip-hop est diretamente insero e conscientizao quanto dura realidade vinculado histria da msica negra norte-americana e que se encontram. a luta por espao e visibilidade por parte desse segmento. Conforme arma Pimentel (1998, p.15) em uma Os guetos de Nova York - habitados majoritariamente das reportagens da edio especial da Caros Amigos: por uma populao negra e pobre - foram o local onde
e de status social para jovens numa comunidade, cujas antigas instituies locais de apoio foram destrudas, bem como outros setores importantes. /.../ A identidade do hip hop est profundamente arraigada experincia local e especca e ao apego de um status em um grupo local ou famlia alternativa. Esses grupos formam um novo tipo de famlia, forjada a partir de um vnculo intercultural que, a exemplo das formaes das gangues, promovem isolamento e segurana em um ambiente complexo e inexvel. E, de fato, contribuem para as construes das redes da comunidade que servem de base para os novos movimento sociais. surgiram as primeiras experincias da cultura. De l, o hip hop se disseminou para outras reas, obtendo fora principalmente nos centros urbanos que apresentam uma deciente infra estrutura scio urbana. dessa maneira que a conscientizao do hip hop acontece. A arte e suas possibilidades so uma espcie de doce, ganho quando certas lies so aprendidas. No rap. Por exemplo, ganha prestgio quem tem uma poesia mais elaborada. Como para fazer uma boa letra preciso estudar histria, compreender a situao, a realidade e, mais importante, inventar maneiras de expressar tudo isso com as palavras, o processo de educao no acontece mais como uma obrigao vazia, passa a ter sentido.

A cultura hip hop nasce a partir de aes para conter as inmeras guerras e disputas entre gangues que assolavam a periferia de Nova York. Alguns jovens que organizavam bailes, festas de rua e em escolas na periferia, resolveram criar disputas dentro dos bailes, por meio da dana, no intuito de conter as brigas que aconteciam nas ruas. Assim, incentivavam a danar o break, no lugar de brigar, e a desenvolver o grate como forma de arte, e no para demarcar territrios. As gangues transformavamse em grupos de dana e gratagem, e as disputas entre elas foram se transformando em funo disso. Algumas equipes, alm de simplesmente promover a dana e gratagem buscavam outras formas de envolver os jovens da periferia, ou dar suporte para que pudessem aprimorarse e destacar-se. A mais famosa dessas equipes foi a Universal Zulu Nation, que tinha como lder o DJ Afrika Bambaataa - reconhecido como fundador ocial do HipHop - a qual acabou transformando-se em instituio internacional ao longo dos tempos.

Mesmo com a dura realidade da pobreza, desemprego, analfabetismo, da periferia, os hip hopers parecem compreender perfeitamente essa necessidade da educao, de saber entender, expressar de modo compreensvel os problemas que os assolam. o que demonstra Biondi em entrevista com um rapper de Braslia (denominado Gog) o qual pelo freqente repensar de seu trabalho, desenvolve o planejamento das mensagens que pretende passar nas letras e das estratgias necessrias para atingir seus objetivos. No adianta chegar para o cara e dizer voc manipulado pelo sistema. preciso explicar para ele o que signica (Biondi, 1998, p.9).

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

63

O hip hop muito mais que msica e dana, muito mais que pular e requebrar - signicado literal da traduo em ingls do termo. Ele busca conscientizar, educar, humanizar, promover, instruir e divertir os moradores da periferia, alm de reivindicar direitos e o respeito a esse povo. Ou, como armam Rocha, Domeninich e Casseano (2001, p.20), mais que um modismo, que um jeito esquisito de se vestir e de falar, mais que apenas um estilo de msica, o hip hop, com um alcance global e j massivo, uma nao que congrega excludos do mundo inteiro.

Diferente de outros modismos, o break no acabou, pelo contrrio, continua at os dias de hoje. A dana - mesmo tendo deixado de ser moda e praticada por outras tribos e classes sociais - fortaleceu-se com a chegada do rap, do grate e, principalmente, com a conscientizao das pessoas sobre as causas vinculadas ao hip hop. Conforme armam Rocha, Domeninich e Casseano (2001, p.52,53):
...com o passar dos anos os breakers foram adquirindo conhecimento sobre a cultura hip hop, e seus ideais. Outros elementos (grate, mestre de cerimnias, e disc jquei) uniram-se dana e a conscincia do movimento social juvenil foi amadurecendo. Surgiu o Movimento Hip Hop Organizado, conhecido como MH2O-SP, /.../ criado por uma iniciativa do produtor musical Milton Sales com o objetivo de organizar os grupos de break. O que motivou a criar o MH2O foi a possibilidade de fazer uma revoluo cultural no pas. A idia principal foi fazer do MH2O um movimento poltico atravs da msica /.../.O MH2O-SP tambm contribuiu para o incio da formao das posses, caracterstica marcante da nova escola, ou seja, a gerao que aderiu ao movimento hip hop quando ele j tinha um pano de fundo social .

HIP HOP NO BRASIL E OS 3 ELEMENTOS Assim como nos Estados Unidos, no Brasil o break tambm foi a primeira vertente de toda essa cultura hip hop. L, os primeiros breakers que danavam na periferia de Nova York, na dcada de 1960, faziam-no com o intuito de protestar contra a guerra do Vietn. Os passos da dana simulavam movimentos dos feridos de guerra bem como de instrumentos de guerra. No Brasil no houve essa conotao. Os primeiros danarinos de break de So Paulo e do Rio de Janeiro, tinham como objetivo diverso e a busca da auto-estima. A Praa Ramos, em frente ao Teatro Municipal de So Paulo, foi o local escolhido pelos primeiros praticantes do break. Todavia, pela inadequao do piso, mudaram para a rua 24 de Maio, esquina com a Dom Jos de Barros, tambm na regio central. O piso de mrmore e as lojas que vendiam luvas e lantejoulas tornavam o ambiente propcio para os adeptos e praticantes. No incio, os praticantes do break no eram bem vistos, chegando a sofrer preconceito e perseguio. Todavia, com o passar do tempo, a dana foi se disseminando, tornando-se conhecida e apreciada no s pelos negros, mas tambm por moradores e freqentadores de regies nobres da cidade de So Paulo.
Os obstculos foram diminuindo medida que chegavam ao Brasil videoclipes de Michael Jackson, como Thriler, Bilie Jean e Beat It, e lmes como Flashdance. O break virou moda e passou a atingir um pblico maior. /.../ Chegou a ser apresentada em frente a uma loja do Shopping Center Iguatemi, no bairro do Itaim, regio nobre de So Paulo (Rocha, Domeninich e Casseano, 2001, p.49, 50).

O rap tambm teve importante papel na difuso do hip hop no Brasil, tanto pelo contedo das letras, que do sentido sua causa, como pelo impulso modista que provocou. A cultura hip hop se difunde e fortalece por meio do rap, que no Brasil, tem o grupo Racionais MCs como pioneiro do estilo - pelo menos em grande escala, j que existiam outros grupos e rapers como Thaide, anteriormente. De acordo com Rocha, Domeninich e Casseano (2001, p.34), o rap realmente se destacou como gnero musical popular depois do lanamento independente do CD dos Racionais MCs, Sobrevivente no Inferno, em 1997. O disco, produzido pelo selo desse grupo, Cosa Nostra, vendeu mais de 1 milho de cpias. O grate tambm tem fundamental importncia na disseminao do hip hop no Brasil. Da mesma forma como no break, no grate tambm houve uma conscientizao. De imagens alegres, irreverentes e, talvez, inocentes, de um brasileiro nascido no exterior, proveniente da classe mdia alta, passa a retratar a realidade da periferia, sendo feito por

64

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

artistas provenientes dessa periferia. Talvez no com a revolta e violncia das letras de algumas vertentes do rap, tenta fazer pensar sobre problemas da periferia e a realidade urbana. Conforme explica Lia Imanishi Rodrigues (2005, p.17), na revista Reportagem, de janeiro de 2005, o grate, como arte globalizada, cheio de termos em ingls. As equipes denominam-se crews, sendo que cada uma tem sua assinatura, ou tag, na linguagem deles. Existem diversos estilos de gratagem, como o estilo free style, feito em muros e paredes, sem regras ou tcnicas precisas; o wild style(selvagem), com letras de caligraa complicada, inteligveis aos desentendidos. H tambm o throw-up (vmito), que um grate rpido, pouco elaborado, deito em qualquer lugar. A pintura pode ser feita a mo livre, com tinta e spray (spraycanart ), ou com stencilart, uma espcie de molde. Surgido das pichaes, o grate uma forma de evitar a demarcao de reas e demonstrao de poder por parte de algumas gangues. Os locais que foram gratados no so mais pichados. uma espcie de cdigo de tica entre os pichadores, que respeitam a arte desenvolvida pelos grateiros. (Rocha, Domeninich e Casseano, 2001, p.103) por meio destes trs elementos, o break, o grate e o rap que o hip hop apareceu e se difundiu no Brasil e pelo mundo. Eles funcionam como um meio, um instrumento de propagao daquilo que alguns autores denominam o quarto - e, ao nosso ver, mais importante - elemento do hip hop: o conhecimento. Esta seria a base de sustentao que no permitiu a banalizao, a transformao do rap, do break, num modismo ultrapassado. a conscientizao, o conhecimento, tido como alvo pelos precursores do hip hop no Brasil, ensinada pelas ongs e posses aos jovens da periferia, um dos principais fatores que consolida, fortalece e perpetua esta cultura.

nos permitiro formular um conceito acerca dos movimentos sociais, enumeramos: * reunio de pessoas - organizao - ao coletiva; * propsito ou causa, pela qual lutam ou que defendem - resistncia; * transformao social.

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS Ammann (1991) chama ateno para a diferenciao dos movimentos sociais e outros grupos. Segundo esta autora, grupos que exercem atividades de promoo social ou de cooperao, no podem ser congurados como movimentos se no tem um corte contestatrio. Assim, grupos de jovens que praticam algum esporte, associaes de mes que aprendem a costurar, associaes de moradores que visam melhorar seu bairro ou de agricultores que visam aperfeioar tcnicas agrcolas e mesmo grupos que promovem algum tipo de reivindicao, no podem ser classicados como movimentos sociais. De acordo com o que foi apresentado pelos autores estudados, conclumos que os movimentos sociais tm como principal caracterstica a oposio ordem vigente, o protesto contra alguma lei, norma, costume ou cultura que redunde ou possa gerar uma situao indesejvel. Para Goss & Prudncio (2004, p.80), os movimentos sociais contemporneos no esto a servio de nenhum modelo de sociedade perfeita, mas lutam pela democratizao das relaes sociais. Segundo estas autoras, a construo do indivduo como ator s existe como movimento social com contestao da lgica da ordem. /.../ os movimentos sociais tematizam questes que antes cavam restritas esfera privada, como as questes de gnero, de orientao sexual, tnicas, enm, s diferenas que querem ver signicadas Alm da luta de classes, outras situaes socias MOVIMENTO SOCIAL OU TRIBO que provoquem insatisfaes fazem eclodir movimentos, URBANA? como por exemplo as mulheres que lutam contra a represso, pela liberdade, pela igualdade; os camponeses, O QUE MOVIMENTO CULTURAL? pelo direito a terra; os ambientalistas, pela preservao Para iniciar a discusso sobre este assunto, da natureza. Para Castells (2002, p.94): selecionamos algumas das principais caractersticas que encontramos nos trabalhos dos diversos autores As pessoas em todo o mundo se ressentem pesquisados. Assim, reunindo os elementos que
da perda do controle sobre suas prprias vidas, seu

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

65

ou talvez as duas coisas ao mesmo tempo. Os estudos e teorizaes produzidos pelo socilogo francs Michel Maesoli, so de grande utilidade para podermos compreender a sociedade e a forma como as pessoas se agrupam, se relacionam com as mudanas que ocorreram, fazendo-as valorizar cada vez mais as formas, os estilos, as imagens. A primeira distino que se pode fazer entre um grupo de pessoas e outro, atualmente, pela imagem, pela forma como essas pessoas se apresentam, enm, pela esttica, muito mais que Cada grupo tem sua causa especca e se qualquer outro aspecto. organiza em torno dessa causa, mas apesar de Em artigo analtico da obra de Maesoli, lutar pelo reconhecimento de suas particularidades ou diferenas, acaba afetando a estrutura social e Hris Arnt (1997, p.31) arma que no s as artes, provocando mudanas na constituio da sociedade. mas todas as manifestaes da vida cotidiana esto Ou seja, a atuao de um movimento social pode fundamentadas na esttica. Segundo esta autora, repercutir em outras instncias sociais, em outros ...tudo, na sociedade atual, est contaminado grupos, muito alm das entranhas originrias do pela esttica, desde as instituies polticas, at a vida movimento. econmica, o consumo, o universo empresarial. H Podemos armar que todo movimento tem uma estetizao da existncia, que a moda, o cuidado sua identidade, suas caractersticas, sua causa. Estas com o corpo, o no utilitarismo do consumo, so as so geradas por uma insatisfao que leva a uma conseqncias mais imediatas e evidentes. contestao, uma controvrsia contra a situao e, especicamente, conta o que ou quem a criou, A beleza provoca sentimentos e emoes, ou seja, o adversrio, o inimigo. O movimento causa empatia, e tudo passa a se construir de deseja promover uma transformao e estabelece acordo com normas estticas. Alm disso, h a parmetros e metas acerca dessa transformao. predominncia do hedonismo na vida cotidiana, Estas so as caractersticas que diferenciam que fortalece os laos sociais, aproxima as pessoas os movimentos sociais de uma tribo urbana - e cria novos grupos. O mundo contemporneo conforme veremos adiante -, ou seja, a contestao, composto por uma innidade de estilos, onde cada a contradio ordem vigente, mediante uma estilo compe, agrupa, une um grupo de adeptos. situao indesejvel; a existncia de um adversrio e O estilo a forma exterior de uma unidade, uma meta a ser cumprida, causando algum impacto um conjunto de caractersticas compartilhadas na sociedade onde se estabelece. num grupo de pessoas. Cada grupo tem um estilo prprio, diferenciado, o qual demarca seu territrio, TRIBOS URBANAS seu espao, seus cdigos, facilitando e promovendo Para fazer uma anlise acerca do hip hop a comunicao, a interao, a unio. O estilo impe fundamental que se busque uma compreenso da limites fechando o cerco em torno da tribo e dando sociedade como um todo, as modicaes que sofreu, margem ao surgimento de outras tribos. A esttica o estgio em que se encontra, o modo como as torna-se um meio de comunicao, j que na pessoas constrem seus relacionamentos, interagem, sociedade contempornea neoliberal, as identidades buscam prazer e satisfao. O hip hop, pelo que so demarcadas pelos hbitos de consumo. conseguimos captar, tem caractersticas, aspectos Parafraseando McLuhan, o meio torna-se que fogem um pouco do que foi discutido acima, cada vez mais a mensagem, a forma como nos ou seja, as caractersticas de um movimentos social. apresentamos, nossas roupas, acessrios, corpo, Portanto, preciso abordar outros conceitos para comunicam nossa identidade, denem o pertencer a poder desenvolver uma anlise mais aprofundada, alguma tribo. O sentimento esttico o que agrupa percebendo-o como movimento social, tribo urbana,
meio, seus empregos, suas economias seus governos, seus pases e, em ltima anlise, sobre o destino do planeta. Assim, segundo uma antiga lei da evoluo social, a resistncia enfrenta a dominao, a delegao de poderes reage contra a falta de poder, e projetos alternativos contestam a lgica inerente nova ordem global, cada vez mais percebida pelas pessoas de todo o planeta, como se fosse desordem. Contudo, tais reaes e mobilizaes /.../ acontecem de forma pouco comum, agindo por meios inesperados.

66

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

as pessoas em torno dos mesmos interesses, e permite o bem-viver social. Esses sentimentos vividos juntos no so nem virtuosos nem nefastos, eles so o que so, uma manifestao vital, uma maneira de viver em sociedade, de viver com o outro, uma tica (Arnt, 1997, p.32). Conforme arma o prprio Maesoli (2000, p.47), em artigo publicado na revista Lbero, no h quem possa prescindir de jogos de relaes, de conversaes de encontros rituais de todas as ordens. Para este autor, desde os embalos de sbado a noite, encontros com amigos, viagens em grupo, at os seminrios e as mltiplas reunies de trabalho tm como nico interesse reencontrar os membros da tribo.
O denominador comum de todos esses atos mundanos uma co-presena mais ou menos teatral, que faz aparecer ao outro, que faz parecer diante do outro. Sem isso no h vida social. E aquele que no se dobra a essas mundanidades polticas, econmicas, religiosas ou prossionais, ser rejeitado com maior ou menor grau de violncia, pois no tem o cheiro da matilha que se mantm misturando seu prprio suor ao dos outros.

adeso s tribos sempre fugaz, no h um objetivo concreto para estes encontros que possa assegurar a sua continuidade. Trata-se apenas de redes de amizade pontuais, que se renem ritualisticamente com a funo exclusiva de rearmar o sentimento que um dado grupo tem de si mesmo.

preciso estar no mundo e compartilhar sentimentos, emoes, prazeres. Para isso, precisase do outro, de aceitao. Na contemporaneidade, a aceitao d-se, principalmente, segundo algumas normas estticas, que proliferam-se por meio do espetculo. A beleza sensual das aparncias o que se busca na mundanidade da teatralidade social, mas tambm o que est em jogo no colocar-se ao mundo a m de melhor saborear-lhe os frutos (Maffesoli, 2000, p.47).

Coutinho arma que as tribos se apresentam como formas de socializao e de acesso aos bens de consumo alternativas perda de expectativas em relao s instituies tradicionais, tais como a escola, as autoridades tradicionais e o mercado de trabalho. Para ela, pela formao de grupos, os indivduos compensam a atomizao e a desagregao das grandes cidades, negligenciada pelas macropolticas. Assim, as tribos funcionam como referncias simblicas, suplncias aos aparatos polticos e culturais que se tornaram obsoletos (Coutinho, [s.d.], on line). No h grandes objetivos ou perspectivas, vivese o hoje, a satisfao momentnea, como um produto que consumimos e desprezamos seus resduos. No h envolvimento. As relaes so superciais podendose trocar de tribo como troca-se de roupa, muda-se o corte do cabelo. Coutinho arma que no interior das tribos as conversas so circulares, redundando em assuntos que dizem respeito prpria tribo ou que servem apenas para conrmar uma opinio comum e legitimar cdigos lingsticos institudos pela tribo. Nessas conversas a vida exposta como tediosa e os projetos para o futuro, para a vida adulta inexistem. Os objetivos giram exclusivamente em torno do aqui e agora, dos prazeres que podem ser proporcionados no momento presente.
o prprio movimento do consumo que determina o futuro das tribos. Grosso modo, podemos dizer que elas esto merc do mercado. Assim, a segmentao de grupos de consumidores de diferentes gneros musicais um dos fatores que tomam parte na formao e difuso de diversas tribos, como ocorreu com os punks. Ao mesmo tempo, diferentes adereos e vestimentas so associados a diferentes estilos musicais, tendo funo de distintivos do bando em relao ao todo da massa e em relao a outros bandos (Coutinho, [s.d.], on line).

O CONCEITO DE TRIBO URBANA A psicloga Luciana Gageiro Coutinho ([s.d.], on line), apresenta - em artigo motivado pela tese de doutoramento na PUC RJ - uma anlise da viso e construo de conceitos por diferentes autores acerca das tribos urbanas. De acordo com suas concluses acerca da anlise das obras de Maesoli:
...nas tribos, o que conta o fato de estar junto, /.../ Trata-se de um engajamento que transitrio, resultando em condensaes instantneas /.../ A

No h vnculos slidos entre os integrantes

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

67

Rocha, Domeninich e Casseano (2001, p.19) armam que a maioria dos tericos que estudam o assunto adotam a denio do hip hop como movimento social, mas, justicam o termo cultura de rua j que a idia de movimento social no se aplica a muitos grupos de rap, gnero musical que disputa um naco do mercado fonogrco tanto quanto em qualquer outro estilo . Conclumos que no incio, quando o hip hop chegou no Brasil - com os danarinos do break tentando reproduzir os passos que viam nos clipes norte americanos - a tentativa de aproximao entre os indivduos, por meio do gosto musical, diverso, entretenimento, trazia-lhe um sentido de tribo urbana. Por outro lado, ao passo que estes indivduos vo se organizando, criam as posses, estabelecem objetivos comuns, contraditrios a uma situao social vivenciada, comea-se a constituir um CONSIDERAES FINAIS Com os estudos e anlises desenvolvidos movimento social. Acreditamos que o hip hop nasce no em funo da dissertao de mestrado, chegamos Brasil, muito mais como um novo estilo esttico, a concluso que hoje o hip hop brasileiro encaixase nos dois conceitos, todavia, com caractersticas fundamentado num estilo musical e de dana. Todavia, amadurece e incorpora um sentido de predominantes de movimento social. As autoras Rocha, Domeninich e Casseano luta engajada nas causas do povo da periferia, dos (2001, p.17) armam que por estar indenida a negros e pobres que vivem uma situao de opresso questo de o hip hip ser um movimento social ou social. Com isso, rene elementos e transforma-se uma cultura de rua, abre espao para uso aleatrio num movimento, que faz parte das lutas das classes de ambas as aplicaes. Todavia, as prprias dominadas. Nos Estados Unidos, ele j nasce a partir de autoras na pgina seguinte citada acima, dizem que esta manifestao cultural tinha um carter uma mistura destes dois conceitos. frica Bambaata, poltico e objetivo de promover a conscientizao aproveita-se do gosto pela arte, msica e dana coletiva (2001, p.18), alm de sempre ter um carter (elementos tribais) para organizar a comunidade contestatrio; caractersticas que se enquadram no com o m de combater a violncia, diminuir conceito de movimento social, conforme exposto as disputas entre as gangues (caracterstica de movimento). anteriormente. No Brasil o hip hop cresce e amplia seu sentido Outro pesquisador, proveniente da como cultura, como arte, mas uma arte carregada Universidade de Santa Maria (RS) refere-se ao hip hop utilizando o termo movimento social e arma de sentido, uma cultura vinculada contestao, manifestao de inconformismo. Ele se fortalece que: com a ampliao das posses, cujo papel principal educar e conscientizar seus integrantes, despertar ...o movimento hip hop, alm msica executa um esprito crtico acerca da realidade vivenciada trabalhos sociais numa tentativa de costurar as arestas deixadas pelo Estado. Dessa forma, muitos desses jovens, por cada um. Msica, dana, rebeldia, roupas, ou seja, por ocuparem uma posio desprivilegiada na hierarquia, elementos de um estilo esttico, elementos que abraam os ideais e as atividades do movimento como atribuem sentido quilo que Maesoli denomina uma forma de exercer a cidadania e buscar melhores tribo urbana funcionam (algumas vezes ) como perspectivas de vida (SouZa, 2004, p.70). estratgia para reunir pessoas em torno de algo de uma tribo, nem pessoal nem ideolgico. O estar em uma tribo denido por um momento, por um prazer proporcionado, por um sentimento, uma emoo. Portanto, pode alterar-se incessantemente, da mesma forma como trocamos uma mercadoria por outra, que nos oferea melhores atributos, sentidos ou idias. Assim, compreendemos a expresso tribo urbana como uma categoria, como um segmento social, como grupos que se separam e se unem de acordo com as caractersticas estticas de seus integrantes. Grupos sem grandes vnculos, a no ser a busca pelo prazer, pelo aqui agora; sem preocupao com uma sociedade futura; que compartilham cdigos no seu interior; com hbitos de consumo semelhante; que apresentam uma copresena teatral que faz parecer diante do outro.

68

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

maior, mais profundo. Conforme arma Pimentel (1998, p.15), a arte e suas possibilidades so uma espcie de doce, ganho quando certas lies so aprendidas. /.../ o processo de educao no acontece mais como uma obrigao vazia, passa a ter sentido. Tanto nas leituras quanto na pesquisa de campo, ca claro a importncia das posses e das ongs pela propagao do conhecimento, da educao e na perpetuao do que poderia ter sido apenas um modismo, como outro qualquer. As discusses realizadas nas posses ou promovidas por ongs tiveram importante papel na vida de Kleber (dono da grife 4P e Dj do grupo Racionais Mcs), RDO (dono da grife Crespossim) - de acordo com as entrevistas concedidas em funo de nossa dissertao de mestrado - e inmeros outros cones do hip hop nacional. Isso nos faz crer que os conhecimentos, a aprendizagem, se fazem fundamentais para a continuidade do hip hop, para que ele se sustente como movimento social, como um movimento de contracultura, de resistncia, de valorizao dos negros, de valorizao da periferia, para que se possa fazer raps com sentido, para que as ilustraes do grate no se esvaziem com o passar dos tempos, para que a dana possa inovar e continuar fazendo sentido, na vida dos garotos e garotas da periferia. O hip hop cresce, expande-se, sai da periferia e conquista outros bairros da cidade. Com isso, ganha novos adeptos, novos simpatizantes. Conforme dito acima, a conscientizao proporciona a percepo de um sentido aos elementos do hip hop. Todavia, isso vem posteriormente a uma identicao com a arte e com o entretenimento. Assim, as artes, o entretenimento, podem valer-se por si s, sem a obrigao de associ-los a uma realidade vivida. o que acontece quando o hip hop sai do gueto, sendo absorvido por jovens de classe mdia, conforme arma Kleber:
O nosso jeito de ser fascina os caras, o nosso jeito de ser forgado, o jeito que nis anda, que nis fala, os caras ca loco, porque eles no so assim. Eles so retrado e p. Ento com uma roupa larga e um bon ele se sente negro tambm. Mas isso indstria. O bagulho t na televiso, t no mundo inteiro. Em todo lugar s rap, rap, rap, pra caramba. Ento fascina, tem o ritmo, o ritmo muito foda [sic] (Macedo, 2005, p.9).

Com a expanso, mais e mais pessoas passam a identicar-se com a cultura hip hop. Todavia, estas pessoas podem no absorver a essncia do hip hip, mas identicam-se com o estilo. Gostam do ritmo, apesar de no compreenderem as letras, gostam do colorido, da imagem, mesmo sem compreender a mensagem. Assim, vo criando-se tribos hip hop. Fica o questionamento: Essas tribos existiriam, ou continuariam existindo se no houvesse antes, ou por trs, os movimentos? Acreditamos que no, que sem as causas do movimento as tribos hip hop se esvaziariam com o passar do tempo, como qualquer outro modismo. Assim, conclumos que o hip hop pode ser considerado como uma cultura de rua, e muitos de seus adeptos, como integrantes de uma tribo urbana, j que aderem ao estilo apenas por curtirem a msica, tendo como nico intuito a diverso, o convvio com o grupo, o estar junto sem preocupao futura, o ingresso unicamente pelo estilo esttico. Por outro lado, tudo indica que isso certamente se esvaziaria, sofreria mutaes ao longo dos tempos, se no houvesse uma causa, se, por trs das roupas, msica e pintura, no houvesse a luta, o engajamento social e uma estratgia de atuao. Assim, levamos em conta todos esses atributos estilsticos, considerandoos como elementos essenciais, constitutivos do hip hop; que contribuem favoravelmente sua causa, no se sobrepondo a ela, mas sim, ajudando a levla adiante, constituindo um movimento social.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AMARAL, Marina. Mais de 50.000 manos. Caros Amigos, Edio AMMANN, Sara Bezerra. Movimento Popular de Bairro: de frenARNT, Hris. Estilo esttico, uma maneira de estar no mundo. In

Especial, Editora Casa Amarela, So Paulo, setembro de 1998

te para o Estado, em busca do Parlamento. So Paulo: Cortez, 1991, p. 13-22.

Logos, Comunicao & Universidade. Universidade do Rio de Janeiro, Ano 4, n 6, 1 semestre de 1997. BIONDI, Pedro. O rap agradece. Caros Amigos, Edio Especial, CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. So Paulo, De. Paz COUTINHO, Luciana Gagero. Da Metfora Paterna Metonmia

Editora Casa Amarela, So Paulo, setembro de 1998. e Terra, 2002.

Conguraes do Individualismo. Disponvel em < http://www.rubedo.psc. br/Artigos/tribus.htm>. Acesso em 13 maro, 2006. GOSS Karine Pereira & PRUDENCIO, Kelly. Mdia e movimen-

Das Tribos:Um Estudo Psicanaltico Sobre as Tribos Urbanas e as Novas

tos sociais contemporneos. Em Tese, Revista Eletrnica dos Ps-Graduandos

FACOM - n 17 - 1 semestre de 2007

69

em Sociologia Poltica da UFSC, Vol. 2, n 1 (2), janeiro-julho 2004, p. 75-91. Disponvel no site www.emtese.ufsc.br. MAFFESOLI, Michel. A parte do diabo. Rio de Janeiro, Record,

2004.

mica de ps-graduao da faculdade de comunicao social Csper Lbero. So Paulo, Ano III, Vol. 3 N. 6, 2 semestre, 2000. MAGNANI, Jos Guilherme Cantor. Tribos urbanas: metfora ou

MAFFESOLI, Michel. As mscaras do corpo. Lbero: revista acad-

categoria? [online] Disponvel em < www.aguaforte.com/antropologia/magnani1.html> Acesso em 16 de setembro de 2005. - Artigo originalmente publicado em Cadernos de Campo - Revista dos alunos de ps-graduao Paulo, ano 2, n 2, 1992.

em Antropologia. Departamento de Antropologia, FFLCH/USP, So MARTINS, Srgio. Invadindo os espaos. Caros Amigos, Edio

Especial, Editora Casa Amarela, So Paulo, setembro de 1998

populares e transformao social. Revista Brasileira de Comunicao, v.XVI, n. 2, p.125-133. So Paulo: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaa, 1993.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Relaes pblicas, movimentos

Edio Especial, Editora Casa Amarela, So Paulo, setembro de 1998. Editora Casa Amarela, So Paulo, setembro de 1998.

PIMENTEL, Spensy. Festa do rap em sapopemba. Caros Amigos,

_________________. Gog. Caros Amigos, Edio Especial, RICCI, Ruda. Movimentos Sociais Rurais nos anos 90 [online]

doc> Acesso em 03 de novembro de 2005.

Disponvel em <viahttp://gipaf.cnptia.embrapa.br/itens/publ/ricci/ricci. ROCHA, J.; DOMENICH, M.; CASSEANO, P. Hip Hop: a peRODRIGUES, Lia Imanishi. Os caminhos do hip hop. Reportagem

riferia grita. So Paulo: Ed. Fundao Perseu Abramo, 2001.

da ocina de informaes. Ano V, n 64, Ed. Manifesto SA, Belo Horizonte, 2005. ROSE, Tricia. Um estilo que ningum segura: Poltica, estilo e a cidade

ps industrial no hip hop, in HERSCHMANN, Micael (org). Abalando os anos 90:funk e hip hop: globalizao, violncia e estilo cultural. Rio de Janeiro, Rocco, 1997.

mento hip hop. Animus: Revista interamericana de comunicao miditica / - Vol. III n 2 Santa Maria, NedMdia, 2004.

SOUZA, Gustavo. Novas sociabilidades juvenis a partir do movi-

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Cincias Sociais Humanas.

Professor daAdministrao em Relaes Pblicas III e Planejamento em Relaes Pblicas da FACOM/FAAP.

MARCOS ALEXANDRE BAZEIA FOCHI

Вам также может понравиться