Вы находитесь на странице: 1из 8

BIOSSEGURANA

BIOSSEGURANA

Esta constituindo como uma cincia surgida no sculo XX , voltada para o controle e a minimizao De riscos advindas da praticas de diferentes tecnologias, seja em laboratrios ou quando aplicada ao meio Ambiente. *A BIOSSEGURANA NO BRASIL Em janeiro de 1995, foi promulgada na LEI DA BIOSSEGURNA ( LEI N 8974/95) que estabelece as diretrizes Para o controle originados pelas modernas biotecnologia, a tecnologia do DNA recombinante. A lei n 8974/95 autorizou O poder executivo no mbito do Ministrio da Cincia e Tecnologia , criar a Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana ( CTNBIO ). CTNBIO COMISSAO TECNICA NACIONAL DE BIOSSEGURANA que seja pelo comprimento da lei da biossegurana. CIBIO COMISSAO INTERNA DE BIOSSEGURANA Que deve ser criada em todas as instituies pblicos que realizam os trabalhos com organismo geneticamente modificados Para zelar pelo comprimento das normas de utilizao de OGMS( organizao gentica modificada CNEN COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR uma autarquia federal criada em 10 de outubro de 1956, vinculada Ao Ministrio de Cincia e tecnologia. Com opo superior de planejamento , orientao , superviso e fiscalizao, estabelece normas Regulamento em radioproteo e licena , fiscalizar e localizar e controla a atividades nuclear no Brasil. BIOTECNOLOGIA- termos genricos para avanos recentes da biologia. Indica em especial: a engenharia que permite manipulao Dos genes , elevando a preocidade, produtividade e resistncia de plantas e animais e a pesquisa de novos componentes orgnicos, Por exemplo para industria farmacuticos. RADIOPROTEO OU PROTEO RADIOLOGICA Conjuntos de medidas que visam proteger o ser humano e seus descendentes contra possveis efeitos indesejados causados pela Radiao ionizantes. RADIAO IONIZANTE OU RADIAO Qualquer partcula ou radiao eletromagntica que interagir com a matria ioniza seus tomos ou molculas. AVISO DA PORTARIA MS 453/98

AVISOS DE PROTEO RADIOLOGICAS

_ No permitida a permanncia de acompanhantes na sala durante o exame radiolgicos salvo estritamente necessrio e autorizado. ( dentro e fora da sala de exame ). _ Mulheres grvidas ou com suspeita de gravidez favor informar ao medico , odontolgico ou a tcnico antes do exame. ( na sala de rx medico, odontolgico e sala de espera. ). _ Nesta sala somente pode permanecer um paciente por vez. ( no interior da sala de rx medico ) . _ Paciente exige e use corretamente vestimenta plumbifera para sua proteo durante o exame radiogrfico. ( no interior da sala dos rx Do consultrio, servios rx odontolgicos.)

SIMBOLO INTERNACIONAL DE RADIAO IONIZANTE. Na porta de acesso a sala do equipamento de RX.

JUNTAMENTE COM DIZERES , BEM VISIVEL RAIO X ENTRADA PROIBIDA A PESSOA NO AUTORIZADA .

O smbolo opcional para consultrio odontolgico . obrigatrio para o RX medico e servio de radiolgico . Sinalizao vermelha ( acima da porta de acesso da sala de rx ) . Juntamente com dizeres , bem visveis . Quando A LUZ VERMELHA ESTIVER, VERMELHA A ENTRADA PROIBIDA. ACIDENTES BIOLOGICOS ACIDENTES: toda ocorrncia no programada estranha ao andamento normal, da qual poder resultar danos Fsicos ou econmicos. QUALIDADE EM BIOSSEGURANA Conjuntos de normas e procedimentos, que visam minimizar os acidentes e aumentar o nvel da conscincia dos profissionais

Que trabalham em estabelecimento assistencial a sade. _ Biossegurana no v somente acidente mas sim todos os fatores que levam a ele. _ Qualidade visam o home o seu bem estar. _ Em biossegurana a preveno a razo principal.

PARA ALCANAR QUALIDADE E SEGURANA

_ Desenvolver no ambiente de trabalho a cultura de segurana e de qualidade. _ Avaliar a segurana no contexto global da instituio como ocorrer com os processos De qualidade. _ Aplicar de forma planejada para avaliao e correo dos sistemas de segurana.

FATORES ENVOLVIDAS COM ACIDENTES.

HOMEM INSTRUMENTO E EQUIPAMENTO AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTOS QUIMICOS E BIOLOGICO

GRANDES CAUSAS DE ACIDENTES INEXPERIENCIA, IMPRUDNCIA E NEGLIGNCIA .

FALTA DE INFORMAO DEVIDO A INEXISTENCIA DE PROCEDIMENTO ESCRITOS.

USO INADEQUADO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEO.

MAU ESTADO DE CONSERVAO DOS EQUIPAMENTOS POR FALTA DE MANUTENAO PREVENTIVA.

ORGANIZAO DEFICIENTE NO TRABALHO.

DESARMONIA NO AMBIENTE DE TRABALHO.

CAUSAS O s acidentes de trabalho , decorrem basicamente de atos inseguros e condies inse guras.

Ato Inseguras O EXECUO DE TAREFAS DE FORMAS CONTRARIAS AS NORMAS DE SEGURANAS . DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DO FATOR HUMANO. EXEMPLOS DE ATOS INSEGUROS

_ A recusa do funcionrio em usar os EPI ( equipamento de proteo individual), fornecido pela empresa e cujo obrigatoriamente. _ Utilizao de maneiras incorretas imprprias das ferramentas ou equipamentos de trabalhos. _ Desobedincia a sinais e instrues de segurana.

COMO EVITAR PROCEDIMENTOS PARA A PREVENAO DE ACIDENTES Sensibilizar o trabalhador para Percepo e o poder de deciso; Planejamento das atividades; Organizao no ambiente; Disposio de equipamento; Preparo de soluo; Conhecer o ambiente de trabalho; Identificar situaes; Reconhecer os riscos das atividades; Respeitar o seu limite; Evitar exposio desnecessria; Pronto de atendimento nas situaes; Aceitar e respeitar as normas de segurana; No negligenciar; Acompanhar nos leitos; Conduzir pessoal de manuteno; Implementar planos de emergncias; Primeiros socorros; Emergncias qumicas; Preveno de riscos; Riscos gerais; Desinfeco de superfcies e proteo com barreiras.

1 As superfcies que so tocadas pelo profissional ou por instrumento contaminados durante o procedimento operatrios Devero ser desinfetado com lcool 70% e protegido com barreiras. 2- Com regras essas superfcie devem minimizadas. 3- As barreiras devem ser impermeveis e descartveis, devendo ser tratadas entres paciente.

4- Caso uma superfcies protegidas tenha barreiras comprometidas, ser consideradas contaminadas e devera ser desconta minadas E ser desinfetada antes que a nova barreira seja colocadas. 5 As superfcies que sero protegidas devero ser desinfetadas antes do inicio do atendimento e ao final de cada turno ( manha, Tarde e noite). 6 Procedimentos de desinfeco. A desinfeco devera ser feita usando o lcool 70% que ser esfregado por 60 segundo contra a superfcie a ser desinfetada ( a aplicao Do lcool (devera ser respeitada de 3X). Luvas grossas para limpeza devero ser utilizadas durante o procedimento da desinfeco, para evitar posies irritaes da pele.

PRECAUES E CONTROLE DE RADIAO

- As paredes e portas das salas que contem equipamentos geradores de radiao devem ser revestidas adequadamente com chumbo. - Indicadores luminosos instalados nos locais de acessos a rea sujeitas a radiao devem informar se o equipamentos esto em uso ou no. _ Os equipamentos de radiao devem ser desligados automaticamente , caso ocorra abertura acidental da porta de acesso a rea sujeita a Radiao . Os aparelhos devem possuir dispositivo que desliguem automaticamente aps decorridos o tempo de exposio pr selecionado. _ Nenhuma pessoa alem do paciente deve ficar na sala de tratamento. A sala de tratamento devera ter abertura tambm pelo lado interno.. _ As salas devem dispor de meio de comunicao oral e visual com o paciente. Os vidros empregados devero ser do tipo plumbifero. _ Alarmes sonoros e visuais devem ser acionados sempre que as doses de radiao prevista forem ultrapassadas ( principalmente em reas Que utilizam radioistopos ou fonte para radioterapia. _ Os laboratrios de manipulao de materiais radioativos devem ter assoalho plano liso, sendo constitudo por materiais que sejam facilmente Descontaminao caso seja necessrios fazer a descontaminao. _ Paredes tambm devem ser lisas e com tintas de fcil lavagem. _ A cmara escura, quando exigida pelo processo de revelao devera ter rea mnimas de 5m e esta dotada de sistema de exausto de gases e Vapores.

OUTROS EXEMPLOS DE E . P . C

_ VISOR PLUMBIFERO: Utilizao: para biombos de alvenarias de sala de raio X. _ARGAMASSA BARITADA Utilizao: para o revestimento em sala de raio X. Composio; SULFATO DEM BARIO de alto teor, areia, ligas de agregao de outros elementos minerais. _ PORTA DE MADEIRA: Utilizao: Hospitais, clinicas e consultrios como barreiras de raio X; _ LENOL DE CHUMBO: Utilizao: para o revestimento interno ou externo de portas , divisrias ou alvenarias . _ BIOMBOS( curvos, reto e odontolgicos) Utilizao: o biombo move devem ser utilizados em equipamentos transportveis, no permitindo para aparelhos fixos. _ PORTA DE BLINDADO Utilizao : em clinicas e hospitais que utilizem equipamentos de raio X. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL ( E.P.I.S) So equipamentos de uso estreitamente pessoal deve prevenir e ou minimizar acidentes . regulamentadas pela portaria 3214 NRG do Ministrio do Trabalho de 08/06178 , que prev a distribuio gratuita desses equipamentos competindo ao trabalhador us-los e conserv-los. _ AVENTAL DE CHUMBO Padro so fabricados com borracha plumbifero flexvel com equivalncia de 0,25mm ou 0,50 mm de chumbo. Utilizao: proteo para o tcnico de radiologia , acompanhantes e auxiliares envolvidas nos exames onde o tempo de exposio no e prolongado. _ PROTETOR DE TIREIDE Utilizao: O protetor de tireide um acessrio de proteo utilizado para todos os tipos de exames , exceto para radiologia odontolgica. importante uma das partes do nosso corpo mais atingidas pela radiao. _CULOS PLUMBIFEROS _ LUVAS PLUMBIFEROS Utilizao : para proteo radiolgicas do operador de raio X.

REJEITOS RADIOATIVOS

So todos aqueles materiais gerados nos diversos usos de materiais radioativos , que no podem ser aproveitados e que contm substncia radioativos em Quantidades tais que no podem ser tratados como lixo comum.

CLASSIFICAO DOS REJEITOS RADIOATIVOS

So classificados em 3 grupos: SLIDO, LIQUDO E BIOLOGICO _ OS REJEITOS SLIDO: luvas, ponteiros de pipetas e micropipetas , papis de limpeza ( papel higinico , lenos de papel , papel toalha ) , algodo e materiais de Forrao e leitos. _ OS REJEITOS LIQUDOS: os orgnicos de solues cintiladoras ou inorgnicos constituem se de solues e tampo e lavagem. _OS REJEITOS SOLIDOS: cobaios utilizados dos experimentos. So agrupados separadamente devido sua patogenicidade associado, aos mesmos cuidados distintos No manuseio e ao tipo de tratamento posterior. CARACTERIZAO PRIMRIA Consiste na avaliao e determinao da concentrao de atividades para definir o destino dos rejeitos, se sero eliminados na rede de esgoto ou na coleta de lixo Urbano ou hospitalar, se sero armazenados para o decaimento e posterior eliminao , se sero enviados para incinerao , ou ainda se sero enviados aos institutos Do CNEN para o tratamento. Rejeitos radioativos liquidos a dterminao da concentrao de atividades , equipamentos obtida a partir da implantao do seguinte procedimento padro. a) Homogenizar o volume total do rejeito; b) Rejeitar alquota representativa e suficiente para analise; c) Contar equipamento devidamente calibrado;

REJEITOS SLIDO a determinao da concentrao da atividades difcil, pois os rejeitos no homognio a energia de alguns radionucleideos ,presente Muito baixa, e os laboratrios no dispem de equipamentos para realizao de analises para classificao dos mesmo. REGISTROS Todos os dados referentes gerncia de rejeitos radioativos devem ser anotados em formulrios prprio; LOCAL DE ARMAZENAMENTO

O local de instalao , destinado ao armazenamento dos rejeitos devem atender a diversos crticos estabelecidos nas normas CNEN 605. Este critrios so: a) Conter com segurana os rejeitos , do ponto de vista fsico e radiolgico, ate que possam ser eliminados ou enviados dos institutos do CNEN. b) Possuir um sistema que permiti o controle da eliminao; c) Dispor de monitorao de rea; d) Situar-se distante das reas de trabalho, sendo arcado e sinalizados, com acesso revestido ao pessoal autorizado; e) Ter pisos e paredes impermeveis , com cantos arredondados ; f) Possuir blindagem para o exterior g) Possuir proteo contra a entrada de animais ; h) Possuir sistema de exausto , filtrao e ventilao; i) Apresentar delimitao clara das reas de trabalho; j) Possuir sistema de tanques e drenos ; k) Prover de segurana contra a ao de eventos induzidos por fenmenos naturais; l) Possuir barreiras para minimizar a dispensar de materiais radioativos ; m) Dispor procedimento de trabalho n) Possuir planos de proteo fsico e radiolgico , para situaes normas e emergncias.

Вам также может понравиться