Вы находитесь на странице: 1из 18

Um Dispositivo sem Autor

cadernos e fichrios na escola primria Anne-Marie Chartier*


Traduo: Marta Maria Chagas de Carvalho e Valdeniza Maria da Barra**

No sistema educacional francs, o termo dispositivo utilizado sobretudo por polticos educacionais e reformadores para designar o quadro organizado e explcito de intervenes durveis e claramente direcionadas (dispositivos de formao, de aprendizagem etc.). Neste artigo, no qual se descreve o uso de suportes da escrita da escola primria (cadernos ou fichrios), h interesse, ao contrrio, por um dispositivo sem autor que estruture de maneira forte, mas impensada, as representaes que os mestres e os alunos fazem dos saberes escolares, de seus contedos, de sua hierarquia e de seu valor. A maneira pela qual os professores se servem desse dispositivo para secundarizar a cultura primria permite retomar a definio de Foucault, para quem a eficcia de um dispositivo a de inscrever os saberes nas relaes de foras naturais e, portanto, invisveis. DISPOSITIVO; ESCRITOS ESCOLARES; MATERIAL PEDAGGICO; PRTICA; TCNICA. In the French school system, the term dispositif (roughly apparatus) is used by policymakers and reformers to designate organized and explicit sets of long-term and purposeful educational interventions. The notebooks and looseleaf organizers used in the primary grades, by contrast, are an apparatus without author, one which exerts a strong but largely unnoticed influence on the manner in which students and teachers conceive the knowledge and skills acquired in school their content, their hierarchy, their value. One effect of the use of this apparratus by teachers is to invest primary education with some of the characteristics of secondary education. An examination of this process enables us to revisit Foucaults characterization of the scholary apparatus, according to which the effectives of an apparatus resides in its capacity to inscribe particular knowledges within natural and as a result invisible relations of power. APPARATUS; NOTEBOOKS; STUDENTSS WRITINGS; PRACTICES; TECHNIQUES.

* Service dHistoire de lducation. ** Marta Maria Chagas de Carvalho professora do programa de estudos ps-graduados em educao: histria, poltica, sociedade da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. E-mail: mcmarta@uol.com.br. Valdeniza Maria da Barra aluna do programa de estudos ps-graduados em educao: histria, poltica, sociedade da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

10

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

Dans lcole, le terme dispositif est surtout utilis par les dcideurs ou les innovateurs pour dsiner le cadre organis et explicite dinterventions darebles et clairement finalises (dispositifs de formation, dapprentissage etc.). Dans cet article o lon dcrit lusage des supports dcriture primaire (chiers o classeurs), on sintresse au contraire un dispositif snas auteur qui strucuture de faon forte mais impense les reprsentations que les matres et les lves se font des savoirs scolaires, de leurs contenus, de leur hirarchie et de leur valeur. La faon dont l4s matres se sevent de ce dispositif pour secondariser la culture primaire permet de revenir sur la dfinition de Foucault, pour qui lefficacit dun dispositif est dinscrire les savoirs dans raports de force naturels et done invisibles.

No campo da pedagogia, o termo dispositivo freqentemente utilizado de maneira banal para designar um conjunto de meios organizados, definidos e estveis, que so o quadro de aes reiterveis, conduzidas para responder a um problema recorrente1. Dir-se-, assim, que, entre os dispositivos de formao2, a alternncia um dispositivo que difere do dispositivo clssico organizado em torno de cursos tericos. Os dispositivos de recuperao3 foram inventados para auxiliar as crianas com dificuldade nas Zonas de Educao Prioritria. Para um professor de matemtica, uma situao-problema um dispositivo didtico que requer mobilizar seus saberes anteriores e empreg-los num novo contexto (por exemplo, prever o custo de uma excurso escolar), enquanto as baterias de exerccios (por exemplo, uma srie de multipli-

No Livre des rsumes do 3 Congresso Internacional de Atualidade sobre a Pesquisa em Educao (28-30 de junho de 1999, Universidade Victor Segalen, Bordeaux), o termo dispositivo aparece em 12% das (239) comunicaes, sendo as trs ocorrncias mais freqentes: dispositivos de formao, de aprendizagem (didtico, pedaggico, de apropriao dos saberes, de ensino etc.) e de auxlio (tutoria, monitoria). As outras ocorrncias dizem respeito aos dispositivos de avaliao, de anlise, de socializao, de disposio do tempo da criana, de interveno etc. Os raros casos em que o termo dispositivo empregado absolutamente remetem a objetos (programas, aparelhos cientficos, mquinas), assim como a situaes fixadas que so o quadro de aes diversas. Dispositivo de formao: conjunto de procedimentos e meios utilizados e organizados de maneira a realizar um plano de formao, R. Bourdoncle e M. A. Orsoni (dir.), Les travaux sur la formation des enseignants et des formateurs, INRP, 1997, p. 87 (Base de dados Emile 4). Dispositifs de rmdiation (N. da T.).

um dispositivo sem autor

11

caes) so dispositivos de treinamento eficazes para consolidar os savoir faire recm-adquiridos ou conservar as competncias adquiridas.

Elementos de definio: os dispositivos, entre mtodos, tcnicas e prticas


Esse uso do termo dispositivo completamente compatvel com a idia tcnica de que se trata de maquinarias institucionalizadas e finalizadas, concebidas por gestores que buscam a eficcia e realizadas pelos que as praticam. Como a escola pblica impe programas (contedos de saberes e currculo), mas nela no h mtodo oficial, os dispositivos seriam, pois, o lugar de realizaes inventivas, as que tratam do como fazer e que acompanham as reformas vindas de cima ou as inovaes do campo. As pedagogias novas so, assim, grandes provedoras de dispositivos pedaggicos concebidos, ajustados e difundidos por praticantes (que se pense no que a tradio chama de as tcnicas Freinet, a imprensa na escola, o texto livre, o conselho de cooperativa, a correspondncia escolar, o mtodo natural de leitura etc.). Esta simplicidade artesanal (o professor primrio-militante ao mesmo tempo inventor, rbitro, usurio, propagandista) um caso-limite. Geralmente, um novo dispositivo institudo por deciso poltica e administrativa, mas a variedade das situaes explica que os termos dispositivos, tcnicas, mtodos sejam freqentemente tratados como sinnimos. Cada um sente bem, contudo, o que a permanncia das diferenas. No se diria que a alternncia uma tcnica de formao, nem que o exerccio um mtodo de aprendizagem, mesmo se a definio dada (meios organizados que so o quadro de aes reiterveis para produzir um efeito esperado) conviesse muito bem. No lxico pedaggico, se livros recortados em lies ordenadas (Mthode Bosher para a leitura ou Mthode Rose para o piano) so chamados de mtodos, porque o objeto acaba por tomar o nome da concepo terica que o organiza, metonmia bem clssica. O mtodo tem a ver com a lgica de um discurso que justifica suas etapas (que tambm so aes), enquanto a tcnica encadeia gestos finalizados e validados pelos resultados. O fato de que o termo mto-

12

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

do tambm esteja ligado de maneira indelvel produo cientfica (mtodos analtico, experimental etc.) faz dele uma ordenao intelectual, mais que material, em que as operaes mentais e a ordem das razes contam mais que as aes prticas que as manifestam. No observando os gestos tcnicos de Claude Bernard em seu laboratrio que se aprende o que o mtodo experimental. Por outro lado, pode-se considerar o laboratrio como o dispositivo (conjunto de procedimentos e meios tcnicos e cientficos, materiais e institucionais) sem o qual o mtodo experimental no existiria. Michel Foucault deu um estatuto terico quilo que faz a fragilidade categorial do termo dispositivo: uma realidade heterognea, na qual se encontram entrelaados discursos, instituies, agenciamentos arquiteturais, decises regulamentares, leis, medidas administrativas, enunciados cientficos, proposies filosficas, morais, filantrpicas, em suma: o dito tanto quanto o no dito4. Desse modo, o termo pode designar realidades de natureza e de dimenses extremamente variveis. Sob a etiqueta dispositivo disciplinar, encontra-se tanto uma instituio como a escola, uma organizao como a classe, quanto um utenslio como o quadro (que se torna no sculo XVIII ao mesmo tempo uma tcnica de poder e um procedimento de saber5). Com isso, Michel Foucault sublinha os aspectos que o uso tecnicista do termo esquece ou recusa. Primeiro trao, todo dispositivo dispositivo de controle: o dispositivo isso: estratgias de relaes de foras que sustentam tipos de saber e que so sustentadas por eles6. Ou seja, no se pode dar conta dele sem inscrev-lo numa funo estratgica de dominao. Esse discurso estava em consonncia com o ar do tempo (1977) e era mel na sopa dos contendores da escola-caserna, mais atentos em denunciar os poderes forosamente abusivos dos dispositivos de controle (punio, classificao, inspeo) do que em se interrogar sobre os saberes que eles supem ou instauram. Segundo trao, muito menos audvel na

4 5 6

Michel Foucault, Dits et crits, 4 vols., Paris, Gallimard, 1994, p. 299 (vol. III, 1976-1979). Michel Foucault, Surveiller et punir, Paris, Gallimard, 1976, p. 150. Foucault, Dits et crits, 4 vols., Paris, Gallimard, 1994, p. 300 (vol. III, 1976-1979).

um dispositivo sem autor

13

poca, a maior parte dos dispositivos so sem autor7. O que difcil de pensar no o poder dos poderosos (chefes de estado, ministros, juzes, policiais etc.), nem como eles o utilizam, mas o poder dos dispositivos que orientam as condutas e as representaes, simplesmente porque eles so o quadro de experincias comuns, to comuns que acabam por ter a naturalidade das evidncias e permanecem, portanto, impensadas. Um dispositivo (seu funcionamento, sua eficcia, sua configurao) no se revela seno na histria longa: no momento no qual ele atualizado, reformado ou desmobilizado, as mudanas induzidas sempre provocam acontecimento, discursos, resistncias, o imprevisto, conflitos. Assim, o que se pode atingir atravs dos dispositivos no a episteme de um tempo, a histria dos saberes discursivos8, mas a histria das prticas sociais. Deixemos provisoriamente em suspenso o estatuto do conceito (ser que h interesse em condensar nesse mesmo termo uma instituio, um ritual, uma ferramenta, uma tecnologia?) para ver o que seu uso permite aclarar, quando se trata de categorizar as prticas escolares. A definio do dispositivo dada por Foucault lhes convm perfeitamente: a mnima lio de leitura numa classe de curso preparatrio pode efetivamente ser analisada como uma realidade heterognea que pe em jogo (em rede, diria Foucault) textos oficiais e regulamentos, salas de aula e mobilirio escolar, escolha de mtodo, enfim, que remetem a enunciados cientficos, filosficos, em suma: o dito tanto quanto o no dito. V-se a mudana de ponto de vista. Considerando a lio de leitura em C. P.9 pelo ngulo do dispositivo e no do mtodo, considera-se a lio mais que a leitura, a maneira pela qual ela liga mltiplos dados da realidade escolar mais que o objeto de aprendizagem, construdo em sua especificidade, isolado e distinto dos outros objetos de saberes. No seriam ento os dispositivos nada mais que prticas pedaggicas? Os ditados, as lies de leitura so prticas ordinrias que podem
7 8 9 O que deu origem a esta frase lapidar: O poder, isso no existe (idem, p. 302). Na obra Les mots et les chose, querendo escrever uma histria da episteme, ficava num impasse (idem, p. 300). A sigla C.P. designa Cours Primaire e corresponde s classes de alfabetizao.

14

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

ser analisadas como dispositivos. Porm as lies mais rotineiras, mais conformistas, so tambm atribuveis a atores e nunca se repetem exatamente talvez porque no existem duas situaes idnticas, porque as crianas crescem e os professores (que diferem uns dos outros e evoluem) a cada manh so obrigados a fazer escolhas? De acordo com o ponto de vista que se adote, possvel interessar-se por aquilo que muda sobre o fundo de estabilidade (o que fazem os didatas, atentos s progresses e s aprendizagens), ou por aquilo que se repete imperturbavelmente, a despeito do novo. No lxico de Pierre Bourdieu, dir-se-ia que as prticas pedaggicas decorrem de disposies incorporadas por cada sujeito, esquemas de ao, hbitos profissionais. Sua aquisio no decorre de uma deciso instantnea da vontade, mas de um lento processo de cooptao10. Os dispositivos constituiriam o quadro estvel e objetivado dessas disposies e so eles que se descreveriam freqentemente, sem se dar conta disso, sempre que se designasse uma prtica em sua generalidade (a lio de leitura comea por...), ou seja, quando se fala dessa prtica ideal ou simplesmente tpica que no atribuvel a ningum, que no tem autor, mesmo que ela no exista seno por seus atores, os praticantes. bem esse o uso habitual da noo de dispositivo em pedagogia. Descrever um dispositivo de formao ou de recuperao descrever um quadro ao mesmo tempo abstrato e normatizado, mais potencial que real, cujos contedos (quais atividades, qual programa?) e modalidades de pr em prtica (quantas horas, com quem, onde?) existem apenas se esse quadro investido praticamente por aqueles que tm o encargo de execut-lo e que ele instala na durao das prticas escolares. So conhecidos os dispositivos interditos pelas autoridades ministeriais e que perduram com teimosia (por exemplo, na escola primria, as lies de casa escritas) e outros, projetados ou mesmo decretados, mas que ficam no papel (por exemplo a tutoria pedaggica no ministrio de Alain Savary). Todos os textos prescritivos de que est repleta a histria da escola descrevem dispositivos desse tipo, mas necessrio investigar as prticas de sala de aula

10

Pierre Bourdieu, Le sens pratique, Paris, Seuil, 1980, p. 114.

um dispositivo sem autor

15

para saber se eles se tornaram ou no dispositivos reais; esquecimento freqente, basta ler as histrias da pedagogia obnubiladas pelos escritos dos grandes pedagogos. Pestalozzi pode bem ter sido um educador inventivo e clebre na Europa, mas a inspirao que ele buscou em JeanJacques Rousseau certamente mudou menos a vida de milhes de alunos que a inveno annima do par ditado-questes. Um tal exerccio transformou a relao de todas as crianas francesas com sua lngua, a ponto de tornar sacrilgio todas as reformas posteriores da ortografia11 (o que no era um efeito previsto). Para que um dispositivo funcione preciso, portanto, que ele tenha sido assimilado pela instituio, ou seja, por indivduos, e que ele seja permanentemente praticado: trabalho perptuo, pois h sempre novos alunos e novos professores. Um dispositivo assimilado , portanto, uma realidade interior tanto quanto exterior, subjetiva tanto quanto objetiva, representada tanto quanto instituda. Fala-se dele sem que se pense nele. Por exemplo, o curso escolar (atualmente, na Frana) uma experincia to partilhada que os pais a quem se pergunta a idade de seus filhos respondem freqentemente ele est na segunda, ou no C. P.. Tal equivalncia entre a idade biolgica e a srie escolar nunca foi evidentemente querida. No entanto, essa retomada da escolarizao de massa estrutura atualmente todas as representaes da vida juvenil. A classe ao mesmo tempo um lugar, um grupo, um nvel de estudo e uma idade. Alis, difcil imaginar como a escala das idades pensada nos pases onde ela no se confunde com um dispositivo curricular desse tipo, o qual , entretanto, muito recente e levou mais de um sculo para se constituir dessa forma. So tais encavalamentos imprevistos que fazem a fora (o poder) dos dispositivos, tornando solidrias as realidades a priori separadas, situadas em lugares diferentes da realidade social. Chamando a ateno para essas solidariedades, a noo de dispositivo tem um valor heurstico. Ela permite, por exemplo, separar poltica educativa e ao poltica. As polticas educativas testam-se na durao (elas prosseguem apesar das

11

Ver Andr Chervel e Claire Blanche-Benveniste, Lorthographe, Paris, Maspro, 1969; Andr Chervel e Danielle Manesse, La dicte, Paris, Calmann-Lvy, 1989.

16

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

alternncias polticas e das mudanas de ministros) ao passo que a ao poltica vive no tempo presente, o tempo dos projetos a serem transformados em deciso. Por isso, a ao poltica tem sucesso ou fracassa em tempo curto, conforme os projetos em curso possam ou no ser atuados, ou seja, transformados em deciso, uma vez consultados/enfrentados os parceiros habituais das negociaes. Mas como um novo dispositivo, decretado e institudo, ser administrado na durao? Ele pode permanecer no estado de gadget ou virar uma usina a gs. Ele pode encontrar seu lugar no sistema de maneira formal (adotam-se novas siglas para designar velhas realidades), se bem que quanto mais as coisas mudam, mais iguais as coisas ficam. A dificuldade no , portanto, inventar o novo (imaginando que cada problema deva ser regulado por um dispositivo adequado que enriquea o organograma), mas antecipar a colocao dos novos dispositivos em rede (prtica e no poltica) com os que j existem. A noo de dispositivo permite, em contrapartida, pr em evidncia as invenes praticadas, mas no decretadas explicitamente, institudas sem que a hierarquia se misture com elas, aquelas de que se pode dizer que foram produzidas de maneira annima pelas prticas. o que gostaramos de mostrar, apresentando brevemente um exemplo, antes de voltar ao valor de uso de um tal conceito.

Estudo de caso: as produes escritas dos alunos na escola primria


Para ilustrar estas observaes, partiremos de uma pesquisa em curso a respeito da polivalncia dos professores primrios12. Uma parte da pesquisa procura descrever a semana de trabalho de um aluno. Como recolher facilmente um mximo de dados? As circunstncias levaram a adotar o seguinte procedimento: o observador permanece uma semana

12

Pesquisa conduzida pelo INRP sobre a polivalncia dos professores e sobre a formao dos professores de escola (1997-2000); cientistas responsveis: AnneMarie Chartier, Claudine Larcher e Catherine Tauveron.

um dispositivo sem autor

17

inteira na classe, em dois perodos do ano, para obter uma crnica da totalidade das atividades previstas para o emprego do tempo. Paralelamente s suas prprias anotaes13, recolhe diariamente produes de alunos, sem recorrer a fotocpias14. Foi proposto aos professores um procedimento posto em prtica no fim do sculo XIX por alguns inspetores15. Em vez de escrever em seu prprio caderno, uma criana a cada dia diferente registra todas as suas produes em um caderno de rodzio, no qual elas sero normalmente corrigidas. Um s caderno permite, assim, consultar todas as atividades que, ordenadas cronologicamente, deixaram um trao escrito. Um observador exterior pode a ler, num relance, os rituais dirios de escrita, o desenvolvimento semanal, as progresses no decorrer do ano, as correes do professor. Ele pode tambm ver nesse caderno os desempenhos grficos de cada criana e ter indcios acerca das suas diferenas. No mbito da pesquisa, props-se aos professores que recolhessem diariamente as produes escritas de um quarto da classe (graas a seis ou sete cadernos), de maneira a obter traos de todos os alunos no final da semana. A frmula pareceu-lhes

13

Num primeiro momento, os critrios de observao so centrados no desenvolvimento cronometrado das atividades e nas interaes orais entre professores e alunos. Procuramos criar um protocolo que pudesse ser utilizado internacionalmente, de maneira a tornar possveis as comparaes sobre as prticas ordinrias do ensino. Esse protocolo est sendo testado atualmente em Praga (Milos Kucera e Marketa Kubakova, Faculdade de Psicologia, Universidade Charles) e em Sofia (Elena Satchkova e Tsvetelina Petkova, Faculdade de Pedagogia, Universidade St. Kliment Ohridski), em salas de nvel equivalente, tendo sido fixado e proposto em outros pases. 14 No podemos levar os cadernos com os quais as crianas trabalham, e xeroc-los na prpria escola impossvel. Para a obteno de um protocolo estvel, renunciamos a esse procedimento. 15 Uma circular de 19 de janeiro de 1895 faz do caderno de rodzio dirio de classe feito pela prpria classe. Cf. Armelle Sentilhes, Nota sobre a coleo de cadernos de rodzio do Museu Nacional de Educao e repertrio desses cadernos, Relatrio de estudos (conveno n. 95), entregue Direo de Avaliao de Prospectiva, Ministrio da Educao Nacional, novembro de 1995. A prtica difunde-se entre as duas guerras. Os cadernos conservados mostram que certos professores no deixavam os alunos mais fracos escrever, ao menos diretamente (o caderno era a vitrina da classe), enquanto outros professores jogavam lealmente o jogo.

18

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

fcil de ser executada, pouco perturbadora (cada criana seria privada dos registros somente de um dia) e eles propuseram a utilizao dos cadernos habituais da escola para fazer as anotaes, de maneira que os suportes (formato, disposio, margem) fossem familiares para as crianas. Comecemos por algumas observaes sobre a coleta de dados em uma das classes observadas. Trata-se de um curso mdio de primeiro ano, em uma escola socialmente heterognea composta por duas professoras primrias de meio perodo, a primeira sendo a diretora da escola (desonerada) e a outra, uma colega titular. A primeira encarrega-se do francs, da histria e da educao cvica; a segunda ocupa-se das matemticas, da geografia, das cincias e das artes plsticas. O horrio prev, alis, a interveno de trs profissionais contratados regulares16 (para a educao fsica, o alemo e a msica), ou irregulares (um pai de aluno benvolo, para as oficinas de informtica, no sbado de manh). A diretora explicou aos alunos o princpio da experincia. No primeiro dia, os seis alunos designados pegam os cadernos novos, escrevem o nome no alto da pgina e o primeiro trabalho escrito , como em cada segundafeira de manh, um ditado de palavras preparadas (as palavras em /er/, o dejeuner, o boucher, o pommier etc.), seguido de um texto ditado. Aps a prova e sua correo, algumas crianas tm uma primeira hesitao ao escutar a ordem: Abram seus fichrios na parte de ortografia de uso e copiem a nova regra (palavras femininas terminam em /aie/, seguidas das palavras a aprender). Os seis alunos interrogam a professora, que lhes indica prosseguirem no caderno de rodzio. Todos viram, ento, a pgina e se deparam com uma pgina branca na qual, como seus colegas, escrevem a data esquerda e, com maisculas, OU (para ortografia de uso) direita. No fim da sesso, a professora indica o trabalho a ser preparado para a semana seguinte (o texto do ditado a ser preparado). Enquanto a classe pega os cadernos de deveres, os alunos do pequeno grupo organizam-se para saber se preciso anotar os exerccios a serem

16

No texto: trois intervenants extrieurs rguliers. Trata-se de profissionais contratados pela prefeitura.

um dispositivo sem autor

19

preparados como de hbito ou no caderno de rodzio. Todos terminam por escolher essa segunda alternativa, aplicando a ordem ao p da letra (Hoje, tudo o que vocs habitualmente escrevem nos seus cadernos, vocs vo escrever no caderno novo). As hesitaes das crianas demonstram que toda situao indita desestabilizadora, mas suas dificuldades no so aleatrias. Colocandose um caderno de rodzio em suas mos, pede-se a elas que se sirvam de um utenslio perturbador: apesar de ser materialmente idntico queles a que esto habituados, ele funciona segundo um outro modelo, arcaico, o do caderno dirio17 que reunia cronologicamente os traos de todas as atividades notveis em um s lugar18, conforme o modelo do livro-razo ou do dirio de bordo. O ritual de fazer pginas faz parte das memrias de ontem e de hoje, j que, nesse ponto, nada mudou, nem mesmo as manias dos professores: data do dia no alto direita (ou esquerda), ttulo do exerccio, cinco espaos de margem, sublinhados com vermelho (ou azul), exerccio passado a limpo (caprichem na escrita), ou escrita ditada, releitura, sublinhamentos diversos. Em seguida, vai-se ao tribunal da tinta vermelha. Sabe-se o quanto de energia perseverante a aquisio dessas rotinas custa ao professor e s crianas, mesmo quando se percebe que se aplicar a fazer pginas, separar as atividades entre elas, design-las com um ttulo, tudo isso no deriva apenas de uma ateno forma. Mas, sob essa permanncia, outra coisa foi deslocada mais fundamentalmente na maneira de gerir os cadernos de hoje. Quantos cadernos tm os alunos dessa classe? Dois fichrios e seis cadernos, diz a diretora, que terminar por repertoriar oito (reunindo caderno de deveres e caderno de correspondncia com os pais19), depois

17 Christiane Hubert e Jean Hbrard, Faa o seu trabalho!, Enfances et Cultures, 2, 1979, Paris, Fernand Nathan, pp. 46-59. 18 A circular de 14-5-1962 institui os cadernos e deveres mensais, reservados avaliao, enquanto eles j so uma prtica corrente. Eles devem acompanhar o aluno ao longo de sua vida escolar. Os antigos hbitos compreendem tambm o caderno de rascunho e o caderno de canto e poesia. 19 Cahier de liaison: caderno usado para a troca de correspondncia com a famlia das crianas.

20

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

nove (um caderno de caligrafia, iniciado com entusiasmo e mais ou menos relaxado na data da observao). O fichrio francs dividido em sete subpartes: ortografia de uso (abreviao OU, tem lugar a cada segundafeira), ortografia gramatical (OG, s teras-feiras), gramtica (G, s quintas-feiras), conjugao (C, s sextas-feiras), expresso escrita (EE, de 15 em 15 dias ou 3 semanas), provas (anotadas, em todas as atividades) e metodologia (todos os meses). Uma mesma atividade obriga a navegar de um espao a outro. Assim, segunda-feira de manh, depois de arrumar os dois ditados na parte prova, as crianas tomam uma folha na parte ortografia de uso, para copiar a regra e as palavras da lio do dia. O fichrio de matemtica separa geometria e aritmtica, esta ltima sendo subdividida em operaes e problemas. Os outros cadernos se intitulam cincias e tecnologia, histria, geografia, instruo cvica, msica, poesia. Uma das atividades essenciais dos alunos , portanto, pegar o caderno certo no momento certo ou saber orientar-se rapidamente nas subpartes dos fichrios e neles bem classificar as folhas soltas nas quais escrevem, graas s divisrias e s etiquetas coloridas de classificao. uma ginstica, mas para habitu-los, como com o caderno de deveres, no comeo eles ficam perdidos, mas aprendem bastante rpido, dizem as duas professoras primrias. Com efeito, o antigo modelo do caderno dirio uma crnica dos trabalhos e dos dias, que pe em representao a cultura da escola primria como um patchwork nico de saberes, no qual os escritos de cada dia so costurados com pacincia aos dos dias precedentes, na engrenagem ritualizada das escrituras cotidianas e do retorno cclico das matrias previstas a cada semana. Por outro lado, os atuais suportes de escrita tm por modelo a especializao disciplinar do segundo grau. Os professores polivalentes da escola primria mostram assim a seus alunos de maneira prtica que a escola primria o vestbulo do colgio, que os saberes so organizados por famlias e que o be-a-b do ofcio de aluno classificar (material e intelectualmente) o que se faz. Compreende-se, nesta lgica, o papel das fotocpias abundantemente coladas nos cadernos e que, sob um ttulo escrito mo, constituem o nico trao de uma atividade: elas aproximam o caderno do manual, introduzem esquemas, cartas, quadros e textos impressos entre os exerccios

um dispositivo sem autor

21

manuscritos, sobretudo nas matrias cientficas. Os dispositivos de escrita que os professores espontaneamente adotaram (pode-se encontrlos em maior ou em menor quantidade em todas as classes) distribuem assim o emprego do tempo e as tarefas escolares entre as partes dos fichrios ou os diferentes cadernos, em subconjuntos ao mesmo tempo materiais e conceituais. assim que simultaneamente se aprende a manter seus trabalhos em ordem e tambm a representar os saberes e sua categorizao sob a forma da evidncia. Contudo, como nenhuma diretiva autoritria rege esta prtica, as formas que ela adota variam de uma classe para outra. Elas tm mais a ver com a bricolagem funcional que com a estratgia intelectual calculada. Cada professor se interroga para saber at onde multiplicar os objetos de manipulao (sete cadernos, para crianas de 9 anos, isso pode ser demais). Passando de um professor para outro, os alunos praticam sistemas de classificaes de geometria varivel, nos quais se encontram, ao mesmo tempo, a tendncia geral da instituio e as escolhas pessoais do professor, mistura esta que ningum questiona. Nessas manipulaes cotidianas, os alunos aprendem pela fora das coisas uma classificao implcita, cujos suportes constituem somente o alicerce material e a cmoda designao metonmica20. Certos professores fazem, contudo, notveis esforos para torn-la visvel. por isso que eu os fiz escrever as iniciais (OU ou OG) no alto de cada pgina; para que eles saibam bem em qual parte esto, onde devem em seguida colocar sua folha, argumenta a diretora21, sensvel necessidade de explicitar as regras. A representao (e no a definio) que cada aluno faz da atividade e/ou do saber concernido , assim, construda empiricamente, por semelhana e diferena, em razo do acmulo das tarefas. Aprende-se o sentido do conceito gramti-

20

Ao ser interrogada por um pesquisador sobre a diferena entre biologia e tecnologia, uma menina do CM1 responde as folhas verdes so para a biologia; as folhas brancas so para a tecnologia (Enqute Polyvalence/INRP, Jol Lebeaume, 1998, datilografado). 21 Efetivamente, provas e metodologias, que so partes do fichrio, mas no so partes da disciplina chamada francs, no so abreviadas com suas iniciais no alto da pgina.

22

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

ca ou tecnologia como se aprende a lngua natural, pelo uso e no por princpios, em contexto e no por definies22. O que as crianas aprendem no uso permanente, imposto, incessantemente lembrado (mas no justificado nem conceituado) desses dispositivos de escrita? Trs coisas, essencialmente. Primeiro ponto, existe uma hierarquia indiscutvel entre as disciplinas: o francs e as matemticas so evidentemente as mais importantes, j que os fichrios (os nicos a serem utilizados, corrigidos e observados sistematicamente todos os dias) so mais importantes que os cadernos. As disciplinas que no deixam trao escrito (e no tm direito a um caderno) so ainda menos importantes. Nessa classe, por exemplo, certas crianas interrogadas no sabem se a leitura faz parte do francs ou se parte, j que as fichas de leitura feitas com os livros da biblioteca so livres, no registradas e fora do caderno. A educao fsica, praticada com regularidade e entusiasmo, faz parte dos saberes da escola? As opinies so partilhadas: obrigatrio pratic-la, mas no ginsio, com um professor23 de esporte. Esta hierarquia indica as relaes de fora entre os saberes, no do ponto de vista de seu valor intrnseco ou subjetivo (as crianas adoram a ginstica24) mas do seu valor na instituio e para ela. Segundo ponto, existe uma hierarquia de autoridade entre os professores da escola e os profissionais contratados, que est em relao direta com seu poder de gesto dos dispositivos de escrita. Nessa escola (mas o uso parece difundido), os profissionais contratados no so responsveis por nenhum trao em qualquer caderno. Existe assim um caderno de msica que no diz respeito contratada (ela trabalha com ritmos e jogos cantados), mas sim diretora (uma seqncia de audio musical por quinzena, precedida ou seguida de um texto a respeito do msico e da obra, copiado no caderno). Terceiro ponto, a designao

22

Essa diviso incrivelmente traduzida pelos propsitos de uma aluna de 7 anos, a quem o pesquisador pede que defina o que a tecnologia: No fazemos tecnologia. Eu no sei o que tecnologia, mesmo que eu a faa bastante, a tecnologia (Jol Lebeaume, idem). 23 No texto, prof de sport (N. da T.). 24 No texto, abreviado la gym (N. da T.).

um dispositivo sem autor

23

das atividades escolares constitui uma lista referencial que define um mundo de saberes escolares legtimos, talvez mesmo o mundo dos nicos saberes que merecem este nome. Todos os alunos da Frana e de Navarra, mesmo aqueles que nunca conseguem aprender as lies, mesmo aqueles que mais gravemente fracassam, sabem que nenhuma disciplina se chama religio, que nenhuma se chama moral, nem conhecimento da ptria. Muito menos cinema ou televiso (hiptese que os faz rir muito). Observando-se os cadernos dos alunos como dispositivos escriturais, pde-se constatar como neles se manifestavam solidariedades prticas entre elementos heterogneos (saberes, autoridade, instituio, utenslios), para retomar a expresso de Foucault. Eles so bem dispositivos de controle, inseridos em estratgias de relaes de foras que sustentam tipos de saber e que so sustentadas por eles. Eles mostram no somente aquilo que os alunos aprendem ou no que fracassam em aprender, mas tambm como a escola muda quando as relaes de fora se deslocam: mudanas na longa durao (oposio entre o antigo caderno dirio do primrio e o caderno-fichrio secundrio atual), assim como mudanas em curso (diviso do trabalho entre professores da escola e profissionais contratados). Podemos, assim, dar uma significao concreta ao que os mestres enunciam como uma constatao de evidncia, geralmente deplorada como uma perda de poder: o primrio se secundariza. O que se viu que eles mesmos inventaram modalidades eficazes dessa secundarizao, concebendo sua profisso de maneira diversa e conduzindo o trabalho de seus alunos de outro modo. Eles so assim os atores (e no os agentes) de uma transformao que permanece sem autor, isto , annima e, em boa parte, tcita e invisvel a seus prprios olhos. Poder-se-ia ter chegado mesma concluso com base em um corpus de cadernos que fornecessem uma boa amostra de escritas de ontem e de hoje, sem observar diretamente o funcionamento dos suportes (cadernos versus fichrios) e o modo de produo dos produtos na classe? Do estrito ponto de vista da anlise do dispositivo, do esmiuamento de suas caractersticas e das disposies profissionais que lhe so correspondentes, sem dvida alguma. Em contrapartida, ns no teramos podido captar o esforo constante requerido tanto dos professores

24

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

quanto dos alunos para a sua elaborao. Com efeito, uma vez institudo, um dispositivo como uma mquina que funciona sozinha, ou melhor, que se faz funcionar sem pensar nisso. Ora, na escola, o mais adaptado dos dispositivos est sempre por se instituir e os saberes, que ele sustenta e supe, por se construir, pois se est perante crianas que tm tudo por aprender. A vigilncia no deve ter falhas, portanto, e a perseverana deve ser obstinada: um trabalho perptuo. No exemplo mantido, est-se, alm disso, em face de uma inveno recente do sistema, cujas modalidades prticas ainda esto pouco fixadas, variando de uma classe para outra. Esse espao de liberdade individual permite as iniciativas e os questionamentos, mas paga-se caro, j que reconduz os professores s suas prprias escolhas, isto , s suas incertezas, e obriga os alunos a constantes reajustamentos. por isso que o trabalho dos professores e dos alunos no pode se rotinizar to facilmente como antes. , pois, muito mais cansativo e os iniciantes ficam estupefatos ao constatar que a preparao do trabalho s vezes requer tanta energia quanto o prprio trabalho.

Concluso: transmisso de saberes, dispositivos pedaggicos e trabalho escolar


Os escritos pedaggicos contemporneos interessam-se sobretudo pelos novos dispositivos, aqueles que os responsveis polticos decidem pr em funcionamento para responder a urgncias mltiplas (fracasso escolar, violncia, novas tecnologias etc.) mobilizando administrao, professores e outros parceiros. Sua apario faz escrever e falar (comisses, relatrios, emisses ou artigos na imprensa), seja ou no o dispositivo chamado a se instalar realmente e a durar. Em contrapartida, as pesquisas na escola fazem perceber dispositivos l onde eles nunca seriam esperados, instalados no tempo lento, o dos ajustes dos usos e das banalizaes. Pode-se mesmo pensar que, para os alunos, os dispositivos mais fortes so aqueles que lhes parecem inscritos no tempo imvel das coisas sempre a, das primeiras evidncias. Graas a eles, nada

um dispositivo sem autor

25

sobrevive que no seja, de uma maneira ou de outra, j familiar25. Eles fornecem espaos de jogo, sinais de orientao e regras de ao que funcionem naturalmente, sem justificao. Foucault interessou-se pelos dispositivos de vigilncia; Emmanuel Belin prope considerar tambm os dispositivos de benevolncia (so s vezes os mesmos) que tornam o mundo habitvel, previsvel, seguro, visto que nos habitam tanto quanto os habitamos. graas a eles que o mundo que cada um leva em si pode ser um mundo partilhado e que as experincias singulares (do acordo e do conflito, do sucesso e do fracasso, da dominao e da submisso) so experincias comuns. Segunda observao, os usurios dos mais familiares dispositivos no os percebem seno quando alguma coisa vem perturbar o seu funcionamento habitual. Compreende-se, assim, por que dispositivos novos, a priori bem concebidos e mesmo sedutores, podem no dar p, e levar os inovadores, decepcionados, a denunciar ritualmente o imobilismo rotineiro dos professores. No exemplo citado, a concorrncia de dois suportes de escrita que atuou como um revelador do dispositivo cadernos-fichrio instalado na classe. Este era perfeitamente conhecido de seus usurios, mas ningum (nem os experimentadores, nem os professores) havia, no entanto, antecipado o desequilbrio que o caderno de rodzio iria criar, tal o modo como as continuidades e as similitudes entre suportes antigos e atuais pareciam prevalecer sobre as diferenas. Com efeito, o dispositivo cadernos-fichrio faz parte das inovaes annimas que, um quarto de sculo depois da lei Haby, manifestam silenciosamente uma lenta secundarizao do primrio, que adotou de maneira prtica, mas no sem arranjos, as categorizaes disciplinares do secundrio. Sem dvida, no colgio obrigatrio poderiam ser encontrados dispositivos primarizados que no foram impostos por nenhuma deciso institucional.

25 Cf Emmanuel Belin, Para uma sociologia dos espaos potenciais: dispositivo e benevolncia. Este artigo foi publicado originalmente em francs com o ttulo: Le dispositif: entre usage et concept na revista Herms Cognition, Communication, Politique, Paris, CNRS ditions, 1999.

26

revista brasileira de histria da educao

n3

jan./jun. 2002

Isso conduz a uma terceira observao sobre o conceito de dispositivo. Se se pode tentar designar com esse termo tanto a escola quanto a classe ou os cadernos, porque o dispositivo no uma categoria conceitual construtora de classes de objetos embutidos. Estudar as realidades como dispositivos interrogar-se sobre seu valor de uso em contextos e conjunturas, isto , em espaos e tempos muito diversamente delimitados. Considerando os cadernos como dispositivos, ns no procuramos especific-los como manuscritos (a comparar/distinguir de outros suportes da escrita, pessoais, sem serem ntimos: livros-razo, livros de contabilidade, carns, agendas, correspondncias etc.), nem analisar suas mensagens (repertrio dos contedos, tipologia dos escritos, avaliao dos desempenhos etc.), o que de resto necessrio. Ns antes procuramos ver como esses utenslios ordinrios funcionavam, o que permitiu ver que eles colocavam em relao atores (professores e profissionais contratados), saberes (as disciplinas escolares), instituies (primria e secundria), j que os alunos, escrevendo segundo os hbitos da classe, isto , sob a injuno dos professores, construam empiricamente essas relaes. Fazendo isso, fomos levados a deslocar nosso olhar e a ver que os cadernos desempenhavam um papel central numa economia do trabalho escolar, que articula de maneira opaca o fazer dos alunos e o fazer fazer (dos professores). Com efeito, por trs da fluidez dos mltiplos termos por meio dos quais so designados os fazeres escolares (passos, procedimentos, mtodos, tcnicas etc.) instalados pelos dispositivos, o que est em jogo a prpria definio do que, na escola, chama-se trabalho.

Вам также может понравиться