Вы находитесь на странице: 1из 23

Cap. 3: 3: Balanos dede Massa e Energia Cap.

Balanos Massa e Energia

Processos Qumicos de Fabricao


CAPTULO 3:

3.3 Balano de Massa em Mltiplas Unidades e Sistemas com Reciclo


Professor: Jos Luiz Vieira Neto
Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Tera-feira, 12 de Novembro de 2013

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

3.3 BALANO DE MASSA PARA MLTIPLAS UNIDADES


Os processos qumicos industriais raramente envolvem apenas uma nica unidade. Frequentemente aparecem:

um ou mais reatores qumicos;


mais unidades para mistura de reagentes; equipamentos para aquecimento e resfriamento das correntes;

separadores (separao de diferentes produtos e dos reagentes no consumidos);


unidades para recuperao de poluentes perigosos.

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

Em termos gerais, um sistema qualquer parte do processo que pode ser includo dentro de uma fronteira ou limite, que pode ser:
o processo completo; combinao de algumas unidades do processo em uma nica unidade; um ponto no qual uma ou mais correntes se juntam ou em que elas se dividem em outras; As entradas e sadas de um sistema so as correntes que cortam as fronteiras do sistema.

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia A Figura 3.1 mostra um fluxograma para um processo de 2 unidades. Cinco limites (de A at E) desenhados em torno das sees definem diferentes sistemas nos quais podem ser escritos balanos materiais.

Figura 3.1 - Diagrama de fluxo de um processo com duas unidades. As linhas tracejadas representam as fronteiras dos sistemas em torno dos quais podem ser escritos balanos.

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia A Fronteira (A) contm o processo inteiro o sistema definido por este limite tem como entrada as Correntes de Alimentao 1, 2 e 3 e as Correntes de Produtos 1, 2 e 3 como as sadas. Os balanos escritos para este sistema so chamados de Balanos Globais. O Limite (B) mostra o ponto de mistura das correntes de alimentao. As Correntes de Alimentao 1 e 2 so as entradas para este sistema e a Corrente que flui para a Unidade 1 a sada.

A Fronteira (C) contm a Unidade 1, com uma corrente de entrada e duas de sada. Enquanto que, a Fronteira (E) contm a Unidade 2, com duas correntes de entrada e uma de sada.
O Limite (D) contm um ponto de separao de correntes. Com uma corrente de entrada vinda da Unidade 1 e duas correntes de sada (a de Produto 2 e a que vai para a Unidade 2).

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia Exemplo 3.6 - Na figura a seguir aparece um fluxograma rotulado de um processo
contnuo no estado estacionrio com 2 unidades. Cada corrente contm 2 componentes (A e B), em diferentes propores. Trs correntes cujas vazes e suas composies no so conhecidas so rotuladas como 1, 2 e 3. Calcule as vazes e as composies desconhecidas das correntes 1, 2 e 3.

Base Vazes dadas: Os sistemas nos quais os balanos podem ser escritos aparecem abaixo:

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia


Anlise dos Graus de Liberdade: Primeiro esboamos a soluo do problema fazendo a anlise dos graus de liberdade nos diferentes sistemas. Lembre-se que apenas as variveis associadas com correntes que cortam as fronteiras de um sistema devem ser contadas na anlise deste.

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia


Clculos:

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

SISTEMAS COM RECICLO


raro que uma reao qumica A B seja completada em um reator. No importa quo pouco de A est presente na alimentao ou quanto tempo a mistura permanea no reator, alguma quantidade de reagente (A) normalmente encontrada na sada de produto. Lamentavelmente, temos que pagar por todos os reagentes que entram no processo, no apenas pela frao que reage. Portanto, qualquer frao de A que deixa o processo (junto com o produto) representa em recursos desperdiados (R$).

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

SISTEMAS COM RECICLO


Se tivermos como separar grande parte ou todo o reagente (A) no

consumido da corrente de produto (B), poderamos ento, vend-lo


relativamente mais puro (mais caro) e, alm disto, reciclar os reagentes no consumidos de volta para o reator.

claro que teramos que investir em equipamentos de separao e


reciclo, mas este custo compensado pela compra de menos reagente e pela venda de um produto mais puro (maior preo).

Um exemplo de fluxograma rotulado de um processo qumico


envolvendo reao, separao de produtos e reciclo apresentado na Figura 3.2 a seguir.
Prof. Jos Luiz Vieira Neto
10

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

Figura 3.2 - Diagrama de fluxo de um reator com separao e reciclo de reagentes no consumidos pelo processo.

Embora exista uma corrente recirculando dentro do processo, no h acmulo lquido de massa j que 110 kg/min de material entram no sistema, e a mesma quantidade 110 kg/min deixam o sistema. H uma taxa de recirculao de 120 kg/min, mas que no tem efeito sobre o balano de massa global do processo.
Prof. Jos Luiz Vieira Neto
11

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia Exemplo 3.7 - Balano de Massa e Energia em um Condicionador de Ar:
Ar mido contendo 4,00% molar de vapor de gua deve ser resfriado e desumidificado at um teor de gua de 1,70% molar de gua. Uma corrente de ar mido combinada com uma corrente de reciclo de ar previamente desumidificado e passada atravs de um resfriador. A corrente combinada que entra na unidade contm 2,30% molar de gua. No condicionador de ar, parte da gua na corrente de alimentao condensado e removida com lquido. Uma frao do ar desumidificado que sai do resfriador reciclado e o restante usado para resfriar um cmodo. Tomando como base 100 moles de ar desumidificado entrando no cmodo, calcule os moles de ar mido (n1), os moles de gua condensada (n3), e os moles de ar desumidificado reciclados (n5).

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

12

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

Podemos escrever tanto os balanos no ponto de mistura para determinar (n2 e n5) como em torno do resfriador encontrar (n2 e n4). Mas NO em torno do ponto de diviso, pois este tem grau de liberdade igual a 1. O ponto de mistura o subsistema mais lgico para resolver primeiro j que o enunciado

pede para encontrar n5 e no n4.


Prof. Jos Luiz Vieira Neto
13

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

14

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia


Mais algumas razes para usar reciclo em um processo qumico: 1. Recuperao de catalisador: muitos reatores utilizam catalisadores para aumentar a taxa de reao, que por sua vez, so normalmente muito caros. Os catalisadores podem ser recuperados junto com os reagentes no consumidos ou recuperados em uma unidade projetada para este fim. 2. Diluio de uma corrente de processo: Suponha que uma lama (suspenso de slidos em um lquido) alimentada a um filtro. Se a concentrao de slidos muito alta, ela se torna muito difcil de ser operada e o filtro no opera corretamente. Melhor que alimentar lquido puro reciclar parte do filtrado para diluir a alimentao at a concentrao de slidos desejada. 3. Controle de uma varivel de processo: Suponha que uma reao libera uma quantidade extremamente grande de calor, dificultando e encarecendo o controle do reator. Podemos diminuir a gerao de calor reduzindo a concentrao de reagentes, reciclando parte do efluente para a alimentao. 4. Circulao de um fluido de trabalho: Exemplo mais comum desta aplicao o ciclo de refrigerao usado em geladeiras e condicionadores de ar. Nestes aparelhos um material reutilizado indefinidamente, com pequenas quantidades adicionadas ao sistema para repor perdas por vazamento.
Prof. Jos Luiz Vieira Neto
15

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia


Exemplo 3.8 Processo de Cristalizao por Evaporao:
O diagrama de fluxo de um processo em estado estacionrio para recuperar Cromato de Potssio cristalino (K2CrO4) de uma soluo aquosa deste sal mostrada a seguir.
Processo: 4.500 kg/h de uma soluo que 1/3 de K2CrO4 em massa se junta a uma corrente de reciclo contendo 36,4% de K2CrO4, e a corrente combinada alimenta um evaporador. A corrente concentrada que deixa o evaporador contm 49,4% de K2CrO4; esta corrente entra em um cristalizador, no qual resfriada (causando a precipitao dos cristais slidos de K2CrO4) e logo filtrada. A torta de filtro consiste em cristais de K2CrO4 e uma soluo que contm 36,4% de K2CrO4 em massa; os cristais contm 95% da massa total da torta de filtro. A soluo que passa atravs do filtro, tambm contendo 36,4% de K2CrO4 a prpria corrente de reciclo. Diagrama de Fluxo do Processo:

1) Calcule a taxa de evaporao, a taxa de produo de K2CrO4 cristalino, as taxas de alimentao para as quais o evaporador e o cristalizador devem ser projetados e a razo de reciclo (massa de reciclo)/(massa de alimentao virgem). COM RECICLO! 2) Suponha que o filtrado fosse descartado em lugar de ser reciclado. Calcule a taxa de produo dos cristais. Quais os benefcios e os custos da reciclagem? SEM RECICLO!

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

16

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia


1) Base: 4.500 kg/h de Alimentao Virgem
Vamos chamar o K2CrO4 de K e a gua de W. O diagrama mostrado a seguir, com caixas tracejadas delimitando o sistema global e os subsistemas em torno dos quais podem ser escritos os balanos:

Em termos das variveis rotuladas, as quantidades pedidas pelo enunciado do problema so:

2 kg W evaporada / h ; 4 kg K (s) / h ; m m 1 kg/h fornecida ao evaporador; 3 kg/h fornecida ao cristalizador ; m m 6 4.500kg de reciclo / kg de alimenta o virgem m
Prof. Jos Luiz Vieira Neto
17

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

OK !

OK !
No temos equaes suficientes para achar as incgnitas

3 e m 6 escrevendo e resolvendo os balanos em torno do Portanto, podemos determinar m cristalizador/filtro, analisando depois o ponto de mistura ou no evaporador para determinar as 1 e x1 completando desta forma a soluo. duas incgnitas restantes m
Prof. Jos Luiz Vieira Neto
18

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia


Sabemos que os slidos constituem 95% da massa da torta de filtro. Esta informao se traduz:

Equao (1)

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

19

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

Equao (2)

Equao (3)

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

20

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia


2) Base: 4.500 kg/h de Alimentao Virgem
O Fluxograma para o Sistema SEM RECICLO aparece a seguir:

Neste caso no faremos a soluo detalhada, mas apenas um resumo. Na Anlise de Graus de Liberdade temos que o Sistema Global possui grau de liberdade igual a 1, o evaporador tem 0, e o cristalizador/filtro tem 1.

Portanto a estratgia comear com o evaporador e resolver as equaes de balano para


Uma vez que conhecida, o cristalizador/filtro passa a ter 0 graus de liberdade e as suas trs equaes podem ser resolvidas para achar:

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

21

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia


SEM RECICLO

Comentrios Item 2:

O filtrado (que descartado) contm 0,364 x 2380 = 866 kg/h de cromato de potssio, mais do que contm a torta do filtro.
O reciclo deste nos permite recuperar a maior parte deste sal. O benefcio bvio do reciclo o lucro obtido da venda deste cromato de potssio adicional. Os custos incluem a compra e custos de instalao da bomba e da tubulao de reciclo, e o custo da energia consumida pela bomba. Provavelmente, em pouco tempo, o benefcio supera o custo, e o reciclo aumentar a rentabilidade deste processo. Prof. Jos Luiz Vieira Neto
22

Cap. 3: Balanos de Massa e Energia

BIBLIOGRAFIA:
FELDER, R. M. ROUSSEAU, R. W. Princpios Elementares de Processos Qumicos, 3 edio, LTC, 2005. Cap. 4, pgs. 92 a 102.

Prof. Jos Luiz Vieira Neto

23

Вам также может понравиться