Вы находитесь на странице: 1из 5

ETILENOGLICIS

DESCRIO
Os etilenoglicis resultam da reao de gua com xido de eteno. MONOETILENOGLICOL (MEG), o mais simples dos etilenoglicis, obtido da reao de um mol de gua com um mol de xido de eteno. A reao de MEG com mais um mol de xido de eteno, resulta no DIETILENOGLICOL (DEG) e, a partir deste, adicionando-se mais um mol de xido de eteno, obtm-se TRIETILENOGLICOL (TEG). Os etilenoglicis so lquidos lmpidos, incolores, inodoros e miscveis com gua em qualquer proporo. As reaes de obteno destes compostos e sua estrutura molecular esto representadas abaixo:

A OXITENO produz os seguintes etilenoglicis:


PRODUTO MONOETILENOGLICOL GF MONOETILENOGLICOL H MONOETILENOGLICOL GI MONOETILENOGLICOL GC DIETILENOGLICOL TRIETILENOGLICOL DESCRIO QUMICA Etilenoglicol MEG Grau Fibra Etilenoglicol MEG Etilenoglicol MEG Grau Industrial Etilenoglicol MEG Grau Capacitor Diglicol ter Dihidroxi Dietlico 2,2-Oxidietanol Triglicol 2-(2 hidroxi etoxi etanol) n.o CAS1 107-21-1 107-21-1 107-21-1 107-21-1 111-46-6 112-27-6

1 CAS: Chemical Abstracts Society

ETILENOGLICIS

APLICAES
Resinas para tintas e vernizes MONOETILENOGLICOL utilizado na sntese de resinas de polister insaturado, alqudicas, de steres de breu e poliuretnicas. Atua como agente de coalescncia e anticongelante em resinas emulsionadas. A reao de MONOETILENOGLICOL com cido adpico proporciona a sntese de borrachas com alta resistncia qumica e abraso. As resinas produzidas a partir do cido oleico e MONOETILENOGLICOL, conhecidas como resinas alqudicas, so bastante utilizadas na indstria de tintas e vernizes. DIETILENOGLICOL e TRIETILENOGLICOL so aplicados na sntese de resinas alqudicas e de polister saturado e insaturado. DIETILENOGLICOL utilizado na sntese de resinas poliuretnicas como agente de coalescncia, anticongelante em emulses de polmeros e/ou homopolmeros acrlicos, como extensor de cadeias e auxiliar de disperso e umectao em resinas de polister insaturado. Aditivos para arrefecimento MONOETILENOGLICOL utilizado em circuitos de refrigerao industrial e de arrefecimento de motores de combusto interna para elevar o ponto de ebulio e reduzir o ponto de congelamento da soluo utilizada. Para esta aplicao, deve ser devidamente aditivado com um sistema anticorrosivo, visando impedir a corroso do sistema por meio de gua. DIETILENOGLICOL pode ser empregado em formulaes de anticongelante na proporo de at 10%, juntamente com MONOETILENOGLICOL. As vrias relaes quantitativas entre estes componentes encontram aplicaes especficas em refrigerao industrial. Aditivos para cimento DIETILENOGLICOL pode ser usado em propores extremamente econmicas como aditivo auxiliar na moagem do cimento aumentando a relao custo-benefcio. Agentes de sntese A reao do MONOETILENOGLICOL com cido esterico produz steres utilizados como agentes perolizantes para o mercado de produtos de cuidados pessoais. DIETILENOGLICOL e TRIETILENOGLICOL podem ser empregados como intermedirios de sntese. Os steres do DIETILENOGLICOL so aplicados como emulsionantes. Os steres de DIETILENOGLICOL e TRIETILENOGLICOL com cidos graxos (oleico, esterico, lurico, etc.) so empregados como emulsionantes e plastificantes de polmeros. Agentes umectantes e plastificantes MONOETILENOGLICOL e DIETILENOGLICOL podem ser utilizados como agentes umectantes e plastificantes na indstria de celofane, colas e adesivos, txtil, tintas de impresso, couro, cosmticos, papel e produtos farmacuticos.

Agroqumico MONOETILENOGLICOL e DIETILENOGLICOL podem ser empregados como solventes em concentrados solveis em gua ou em emulses concentradas, principalmente quando o princpio ativo da formulao apresenta instabilidade na presena de gua. Tambm so recomendados como anticongelantes em suspenses concentradas e concentrados solveis.

ETILENOGLICIS

Polister Fibras, fios, filmes e resinas de polister so produzidos a partir da reao de MONOETILENOGLICOL com cidos e seus steres, como cido tereftlico, oxlico, succnico, glutmico, adpico e outros. As fibras de politereftalato de MONOETILENOGLICOL so amplamente utilizadas na indstria txtil e conhecidas comercialmente como Tergal, Terilene, Dacron e Trevira. Devido a sua elevada resistncia mecnica, s excelentes propriedades dieltricas e baixa higroscopicidade, os filmes de polister so empregados na produo de filmes fotogrficos, fitas magnticas e embalagens. MONOETILENOGLICOL GF tem todos os requisitos necessrios para ser usado na sntese do tereftalato de polietileno (PET), pois este tem ampla aplicao em embalagens de alimentos e bebidas carbonatadas.

Outras aplicaes Os etilenoglicis tambm podem ser utilizados na secagem de gases e em diversas formulaes: fluidos hidrulicos resistentes ao fogo, leos para usinagem, polidores de superfcies, defensivos agrcolas, extrao de solventes, e tambm como hidrtopos para a estabilizao de formulaes de tensoativos, na fabricao de pastas pigmentadas e massa corrida para paredes, na formulao de leos para usinagem e na sntese de explosivos.

PROPRIEDADES INFORMATIVAS(*)
MEG GF Aparncia a 25 C Pureza, %p Cor Pt-Co a.25C Material em suspenso Densidade, 20/20C gua (%p) Acidez, como cido actico (ppm) Aldedos, como acetaldedo (ppm) Ferro (ppm) Cinzas, (ppm), lquido 99,9 5 mx. SL
2

MEG H lquido 99,9 5 mx. SL


3

MEG GI lquido 99,5 10 mx. SL


3

MEG GC lquido 99,9 10 mx. SL


3

DEG lquido 99,5 15 mx. SL


3

TEG lquido 98,5 50 mx. SL3 1,1241,126 0,1 mx. 100 mx. 50 mx. 150 < 0.01 165,5 -7,2

1,1153 1,1156 0,04 mx. 20 mx. 8 mx. 0,1 mx. 10 mx.

1,1151 1,1156 0,06 mx. 20 mx. 8 mx. 0,1 mx. 6,5 - 7,5 62 0,06 115,5 -15,6

1,1151 1,1156 0,3 mx. 150 mx. 50 mx. 50 mx. 6,5 - 7,5 62 0,06 115,5 -15,6

1,1151 1,1156 0,1 mx. 0,1 mx. 6,5 - 7,5 62 0,06 115,5 -15,6

1,1171.120 0,1 mx. 50 mx. 50 mx. 106 < 0.01 143,3 -10,5

pH a 25C e em sol. aquosa a 25 % p 6,5 - 7,5 Transmitncia a 220 nm (%T) Transmitncia a 275 nm (%T) Transmitncia a 350 nm (%T) Massa molar (g/mol) Presso de vapor a 20 C (mmHg) Ponto de fulgor vaso aberto (C) Ponto de congelamento (C) 70 mn. 90 mn. 99 mn. 62 0,06 115,5 -15,6

NOTA: (*) As propriedades descritas acima tm apenas carter informativo e podem ser alteradas sem prvio aviso. Se necessrio, consultar a especificao vigente do produto ou entrar em contato com a OXITENO.
2

SL= Substancialmente Livre

ETILENOGLICIS

MANUSEIO E ESTOCAGEM
Os etilenoglicis apresentam baixa volatilidade temperatura ambiente, portanto, os riscos de intoxicao por inalao de seus vapores so mnimos. Porm, exposies prolongadas ou freqentes em atmosferas saturadas com vapores devem ser evitadas. Deve-se evitar o contato prolongado ou repetitivo com a pele e principalmente com os olhos. Durante o manuseio, aconselha-se utilizar luvas, avental de PVC e culos de segurana. Em caso de contato acidental, agir da seguinte maneira: olhos: lavar imediatamente com gua em abundncia por, no mnimo, 15 minutos; pele: tirar a roupa contaminada e lavar as partes atingidas com gua; ingesto: procurar auxlio mdico com urgncia.

Os etilenoglicis, em condies normais de manuseio e armazenamento, no requerem cuidados especiais quanto aos riscos de exploso, polimerizao e incndio. Apresentam alto ponto de fulgor, presso de vapor relativamente baixa e no so corrosivos. Embora de difcil combusto, queimam se envolvidos pelo fogo. Os agentes extintores so gua, p qumico seco, dixido de carbono e espuma. Os etilenoglicis so produtos estveis, no corrosivos e com alto ponto de fulgor. Como so produtos higroscpicos, os sistemas de armazenamento devem ser projetados de modo a evitar a absoro da umidade atmosfrica. No caso de longos perodos de armazenamento ou quando for necessrio evitar a contaminao por ferro ou a colorao do produto, recomenda-se usar tanques de ao inoxidvel, alumnio ou revestidos com resinas, que podem ser horizontais ou verticais, e no devem ser enterrados. Aconselha-se manter o tanque sob atmosfera inerte, de modo a controlar o teor de gua nos etilenoglicis e aumentar a estabilidade de cor em perodos prolongados. Caso no seja possvel a inertizao do tanque com nitrognio, mas seja necessrio evitar a absoro de gua pelo produto, pode-se utilizar um leito de dissecante na linha de ventilao do tanque para secar o ar de entrada. Este leito pode ser composto por sulfato de clcio, slica gel ou cloreto de clcio. Nestes casos, deve-se utilizar vlvula de alvio e vcuo para evitar o colapso do tanque devido ao entupimento do leito de dissecante.

ETILENOGLICIS

AVISO AOS USURIOS


Este Boletim Informativo contm informaes apresentadas de boa-f, fundamentadas no conhecimento atual da Oxiteno sobre o assunto, e tm valor apenas indicativo. Quaisquer informaes, inclusive as sugestes de utilizao dos produtos, no devem dispensar ensaios e verificaes experimentais, essenciais para assegurar a adequao do produto a cada aplicao especfica. Tambm responsabilidade do formulador final observar a legislao local e obter todas as autorizaes necessrias. Ao manusear o produto, imprescindvel consultar a ficha de segurana. Em caso de dvida ou necessidades adicionais, contatar os canais de atendimento.

112011

Вам также может понравиться