Вы находитесь на странице: 1из 74

GOVERNO DO ESTADO DO CEAR Conselho Estadual de Desenvolvimento Econmico - CEDE Agncia de Desenvolvimento do Estado do Cear S.A.

- ADECE

Dezembro 2010 Fortaleza - Cear - Brasil

CID FERREIRA GOMES Governador

IVAN RODRIGUES BEZERRA Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econmico - CEDE

FRANCISCO ZUZA DE OLIVEIRA Presidente da Agncia de Desenvolvimento do Estado do Cear S.A. - ADECE

CRISTIANE PERES Diretora de Atrao de Investimentos da Agncia de Desenvolvimento do Estado do Cear S.A. - ADECE

ENGEMEP SERVIOS DE MANUTENO INDUSTRIAL E DE EQUIPAMENTOS DE EXTRAO DE PETRLEO LTDA. Autor

TPICO PARTE I 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. PARTE II 1. 2. Servios e Equipamentos de Manuteno dos Parques Elicos Parte Eltrica Servios e Equipamentos de Manuteno dos Parques Elicos Parte Mecnica Torres Aerogerador Obras Civis Gargalos / Solues Preos Mdios dos Equipamentos de Parque Elico Padro de 100 MW no Estado do Cear Fornecedores de Equipamentos e Servios Sugesto Decorrente de Breve Anlise de Topologias para Interconexo de Parques Elicos do Cear e Rio Grande do Norte no Sin Projeto que Tramita no Governo do Estado do Cear Apndice I, Anexos I e II PARTE III 1. 2. 3. 4. Fornecedores da Cadeia Produtiva de Energia Elica Principais Fabricantes Nacionais de Peas e Componentes para Aerogeradores Principais Peas e Componentes / Estimativa de Preos Impacto Econmico e Social da Energia Elica no Cear e Caractersticas da Mo de Obra Envolvida Impactos Diretos Renda do Proprietrio da Terra Impostos Territoriais Gerao de Emprego Emprego na Construo Emprego na O&M Emprego na Indstria Impactos Indiretos Impactos Sociais Anlise de Viabilidade na Construo de Parque Elico Fluxo Financeiro do Projeto Tomando como Base Contrato de Fornecimento de Energia Durante 20 Anos Fluxo Financeiro do Projeto com 0% Financiado Fluxo Financeiro do Projeto com 50% Financiado Fluxo Financeiro do Projeto com 70% Financiado Apndice II Retrospecto Histrico da Energia Elica no Cear O Governo do Estado e o Desenvolvimento da Energia Elica Mercado Elico Atual Energia Elica Evoluo Tcnica e Mecnica na Utilizao dos Ventos Aerogeradores Anlise Qualitativa do Potencial de Gerao de Energia Eltrica por Fontes Elicas Potencial Elico Off-Shore Dados de Cadastro de Parques Elicos Instalados no Cear: Razo Social, CNPJ, Proprietrios, Nome fantasia, Municpio de Instalao e Potncia Instalada Dados de Cadastro de Parques Elicos Instalados no Cear: Configurao do Parque, Fator de Potncia, Produo Estimada, Fator de Capacidade Estimado e Receita Mensal Disposio Geogrfica dos Parques Elicos no Litoral Cearense

PGINA p 7 8 9 10 11 12 13 14 14 15 15 18 P 21 23 23 24 27 28 29 30 31 31 35 P 45 53 56 57 57 58 58 59 60 61 64 65 66 68 70 71 72 73 74

3. 4. 5. 6. 7.

5. 6. 7. 8. 9.

05

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

H 13 anos, se institua o primeiro parque elico do Estado do Cear: o Parque Elico do Mucuripe. Trs anos depois, mais dois parques elicos foram construdos: Taba e Prainha, sendo este ltimo uma iniciativa da empresa alem Wobben WindPower. Juntos, somavam 17,4 MW de produo mdia de energia, ainda uma parcela muito pequena da energia consumida pelo Estado, em torno de 1200 MW mdios. O Cear era comprador de 99% do que consumia de energia, com um custo de transmisso muito grande para o bolso do consumidor. Nossa matriz era quase completamente hidroeltrica e vinha das usinas da CHESF de Xing I e II: mais de 1000 KM de linhas de transmisso at atingir a ponta de consumo. Pelo fato de no possuir recursos hdricos abrangentes, precisouse recorrer a fontes alternativas de energia, at ento no difundida para os brasileiros, mas j h muito utilizada na Europa, onde a Alemanha detinha a tecnologia. Mesmo com 17,4 MW de potencia mdia instalada, o Cear despontava como pioneiro na construo e utilizao de parques e equipamentos elicos. Apenas em uma cidade no Brasil, no interior do estado de So Paulo, Sorocaba, encontravam-se fbricas de equipamentos elicos, como a TECSIS e Wobben, produtoras de ps para aerogeradores elicos, esta ltima tambm presente na cidade de So Gonalo do Amarante, no Cear. O Governo Federal, com a sensibilidade do Ministrio das Minas e Energia criou o PROINFA - Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia (http://www.mme.gov.br/programas /proinfa/). Com ele aconteceu a consolidao do plo de desenvolvimento elico no Cear, que hoje conta com 17 parques, mais de 500 MW mdios instalados e com o total de 3 bilhes de reais investido at 12/2009. Em 2009, o Governo Federal instituiu e regulou o mercado de energia oriunda de fontes alternativas, criando leiles peridicos onde os participantes concorrem pelo preo tarifrio mnimo. Em 19/12/2009 o Cear contava com mais 21 projetos aprovados e 541 MW de potncia mdia contratados, dobrando sua capacidade instalada at 2013 (http://www.ccee.org.br). Com o leilo realizado em 25 de agosto de 2010 (http://www.epe. gov.br/Paginas/default.aspx), o Cear somar, em 2014, em torno de 1211 MW de potncia mdia instalada. Os nmeros acima mantm o Cear como o Estado com maior nmero de parques elicos no Brasil e o maior produtor de energia eltrica por fontes elicas do Brasil, seguido pelo estado do Rio Grande do Sul, com potncia mdia instalada de 150 MW.

O Cear o Estado com maior nmero de parques elicos no Brasil e o maior produtor de energia eltrica por fontes elicas do Brasil.

Parque Elico do Mucuripe, construido h 13 anos.

07

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

O Governo do Estado do Cear, desde 2007, tem tomado uma srie de iniciativas para apoiar o investidor no sentido de auxili-lo a tomar decises no momento de investir em energia alternativa, seja elica ou solar. Dentre as iniciativas, que so direcionadas pela ADECE Agncia de Desenvolvimento do Estado do Cear e SEINFRA Secretaria de Infra-Estrutura do Cear, est a produo de materiais tcnicos e informativos sobre os seguintes assuntos: Infraestrutura Legislao Local; Dados Tcnicos de Ventos no Cear; Situao Fundiria; Dados de insolao no Cear; Dados Geogrficos sobre o territrio; Deferimento de Impostos Federais e Estaduais; rgos Reguladores Participantes; Programas de Incentivo; Mtodos de contratao (compra e venda) de Energia; Histrico da implantao de uma poltica de energia renovvel no Cear; Com todos esses materiais, so produzidos folders que so distribudos em feiras e eventos, glossrios e vasto material tcnico, que so lanados separadamente em eventos exclusivos. A ADECE, objetivando dar continuidade a essas iniciativas, de apoio ao investidor (nacional ou estrangeiro), no para de produzir dados para subsidiar a tomadas de deciso destes empresrios, no sentido de direcionarem melhor seus investimentos para determinado municpio ou setor energtico. Em 2010, alm do Mapa Territorial Elico, a ADECE confeccionar e disponibilizar o Mapa Solarimtrico do Cear. Em 2011 tero incio os trabalhos com plataformas de produo de energia elica off-shore.

08

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

Hoje, o Brasil ainda tem uma posio pouco competitiva em relao aos maiores produtores de energia oriunda de fonte elica no mundo. Pelos ltimos dados de potncia mdia instalada, arredondados, tem-se:
POSIO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 18 PAS Estados Unidos Alemanha China Espanha ndia Itlia Frana Reino Unido Portugal Brasil POTNCIA MDIA (MW) 36.000 28.000 26.000 21.000 12.000 6.000 5.800 4.500 4.000 835 Fonte: AWEA

O Brasil ainda ocupa uma posio tmida, com aproximadamente 835 MW mdios de potncia instalada, apesar do crescimento de cerca de 70% ao ano. Embora tenha uma extenso territorial comparada ao maior gerador, EUA, o Brasil ainda precisa avanar muito em polticas e incentivos para o setor. Nesse ponto que o Estado do Cear se mostra como parte da locomotiva para esse movimento. A tecnologia de produo de equipamentos elicos basicamente europia. Como exemplo das principais empresas temos: VESTAS, Fuhrlaender, Wobben, SIEMENS, SUZLON, IMPSA (Argentina), GE (EUA) e TECSIS (Brasil). Dentre as estrangeiras, a Wobben possui fbrica no Cear e a Fuhrlaender tem planos de instalao at 2011. A IMPSA possui fbrica em Pernambuco e a TECSIS se situa no municpio paulista de Sorocaba. importante ressaltar que pases como Dinamarca e Holanda, apesar de no terem nmeros absolutos altos, tm, proporcionalmente, os maiores parques elicos do mundo em relao ao tamanho de suas matrizes energticas, ambas com aproximadamente 25% do potencial energtico instalado com energia elica.

O Brasil ainda precisa avanar muito em polticas e incentivos para o setor. Nesse ponto que o Estado do Cear se mostra como parte da locomotiva para esse movimento.

09

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

Para se falar da tcnica utilizada no processamento do vento e sua transformao em energia eltrica, faz-se necessrio relatar um breve histrico do desenvolvimento dessa tcnica. Na Holanda, entre os sculos XVII e XIX, o uso de moinhos de vento em grande escala esteve amplamente relacionado com a drenagem de terras cobertas pelas guas. Como exemplo, tem-se a regio de Schermer Polder, que foi drenada por 36 moinhos de vento durante quatro anos, a uma vazo total de 1.000 m/min. Os moinhos de vento na Holanda tiveram uma grande variedade de aplicaes. Com o surgimento da imprensa e o rpido crescimento da demanda por papel, foi construdo, em 1586, o primeiro moinho de vento para fabricao de papel. Ao fim do sculo XVI, surgiram moinhos de vento para acionar serrarias que processavam madeiras provenientes do Mar Bltico. Em meados do sculo XIX, aproximadamente 9.000 moinhos de vento existiam em pleno funcionamento na Holanda. O nmero de moinhos de vento na Europa nesse perodo mostra a importncia do seu uso em diversos pases como a Blgica (3.000 moinhos de vento), Inglaterra (10.000 moinhos de vento) e Frana (650 moinhos de vento na regio de Anjou).
Moinhos de vento construdos em Zaanse Schans, Holanda.

10

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

Com o avano da rede eltrica, foram feitas, tambm no incio do sculo XX, vrias pesquisas para o aproveitamento da energia elica em gerao de grandes blocos de energia. Enquanto os Estados Unidos estavam difundindo o uso de aerogeradores de pequeno porte nas fazendas e residncias rurais isoladas, a Rssia investia na conexo de aerogeradores de mdio e grande porte diretamente na rede. O incio da adaptao dos cata-ventos para gerao de energia eltrica deu-se no final do sculo XIX. Em 1888 foi erguido em Cleveland, Ohio, o primeiro cata-vento destinado gerao de energia eltrica. Tratava-se de um cata-vento que fornecia 12 kW em corrente contnua para carregamento de baterias, as quais eram destinadas, sobretudo, para o fornecimento de energia para 350 lmpadas incandescentes. A roda principal, com suas 144 ps, tinha 17m de dimetro em uma torre de 18m de altura. Todo o sistema era sustentado por um tubo metlico central de 36cm que possibilitava o giro de todo o sistema, acompanhando, assim, o vento predominante. Esse sistema esteve em operao por 20 anos, sendo desativado em 1908.

Um dos primeiros passos para o desenvolvimento de aerogeradores de grande porte para aplicaes eltricas foi dado na Rssia em 1931. O aerogerador era um modelo avanado de 100 kW conectado, por uma linha de transmisso de 6,3 kV de 30km, a uma usina termeltrica de 20 MW. Essa foi a primeira tentativa bem sucedida de se conectar um aerogerador de corrente alternada com uma usina termeltrica. A energia medida foi de 280.000 kWh.ano, o que significa um fator mdio de utilizao de 32%. A Dinamarca, no perodo inicial da 2 Guerra Mundial, apresentou um dos mais significativos crescimentos em energia elica em toda Europa, desenvolvendo aerogeradores de pequeno porte, na faixa de 45 kW. Durante os anos de 1955 e 1960 a Alemanha produziu aerogeradores e 100 kW, acionados por ventos de at 8m/s. A partir dessa data uma srie de fabricantes desenvolveram seus prprios produtos e hoje tem-se mquinas com potencia de 10 MW.

Com o desenvolvimento de um aerogerador maior, com potncia de at 10 MW, se faz necessrio a adaptao de ps com tamanho correspondente, que atendam a requisitos de projeto. Desta forma, hoje j so comercializadas ps de 75m, para aerogeradores de 5 MW. Isso exige uma torre de 150m, visto que o padro de tamanho das torres de 2x o tamanho das ps. Para aerogeradores ainda maiores, tem-se torres de at 220m atualmente instaladas na Europa.

11

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

O Cear conta hoje com um potencial real de gerao elica de 13,5 GW de potencial mdio para instalao de novos parques elicos no litoral (on shore), com mais 9,2 GW off-shore e 3,5 GW nas reas do interior do Estado. Isso totaliza 26,2 GW! Metodologia de clculo: muitas reas do litoral no esto disponibilizadas para instalao de parques elicos, sejam por serem reas de proteo ambiental APAs, por possurem caractersticas fsicas de declive invivel para instalao de usinas e por serem reas de mangues e reas juridicamente indisponveis. Diante disso, conta-se com 40% da faixa litornea que, utilizando aerogeradores de 2,1 MW, pode produzir 13,5 GW de potencial nominal instalada, com velocidade mdia de vento de 8 m/s e fator real de capacidade 35%. No que se refere a off-shore, o Cear tem uma das maiores vantagens competitivas de todos os estados brasileiros, seno do mundo: possui uma plataforma continental rasa, com mdia de 8m de profundidade em aproximadamente 35% de sua faixa litornea. Essas caractersticas reduzem custos na instalao de uma usina, facilitam sua manuteno e, conseqentemente, sua durabilidade (time life). O

interior do Estado possui reas em trs altiplanos principais: Serra da Ibiapaba, Chapada do Araripe e vale do Jaguaribe. Abaixo, figura ilustrativa de uma rea na Serra da Ibiapaba com as medies da qualidade de vento.

Qualidade de Ventos no Altiplano da Serra da Ibiapaba Fonte: Autor

>Altiplanos principais .Serra da Ibiapaba .Chapada do Araripe .Vale do Jaguaribe >40% da rea disponvel. >13,5 GW gerados com uso de aerogeradores de 2,1 MW.

>35% da plataforma continental, na faixa litornea, possui mdia de 8 metros de profundidade, >Baixo custo de instalao e manuteno de usinas e aerogeradores. Medies feitas a 50m de altitude

12

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

No litoral do Cear, tm-se umas das reas do Brasil com maior potencial elico off-shore. Uma juno de caractersticas fez a foz do Rio Acara um lugar de alta viabilidade tcnica e financeira para instalao de parques elicos off-shore. As caractersticas so: Localizao: Foz do Rio Acara, Cear; rea de 225 KM (150 KM x 15 KM); Distncia da costa de 6 a 20 KM; Lmina de gua: 5 a 15m; Potncia elica mdia estimada: 12.500 MW (12 a 13 vezes a potncia elica instalada no Cear at 2014). O potencial de gerao de energia elica na plataforma continental de Acara equivale produo da maior usina hidroeltrica brasileira. Caso 50% dessa rea fosse explorado para instalao de usinas elicas, geraria uma aplicao de recursos na ordem de R$24 Bi, representando aproximadamente 35% do PIB do estado do Cear em 2012. Para o investidor, a vantagem competitiva com relao outras reas no mundo (por exemplo, Dinamarca) com relao ao baixo custo de instalao, pela proximidade do litoral, potencial de gerao acima da mdia europia (pela mdia de velocidade dos ventos que de 8m/s) e profundidade pequena. Esses trs fatores so decisivos na escolha de reas off-shore para investir em energia elica. Em comparao com outras reas litorneas do prprio Brasil (por exemplo, litoral do Rio Grande do Sul, que possui profundidade mdia trs vezes maior), observa-se que a plataforma continental nica, possuindo uniformidade de profundidade, e isso se traduz em facilidade de instalao e operao da usina.

Localizao da regio da foz do Rio Acara Fonte: Autor

13

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

PARQUE UEE Praia Formosa

POTNCIA FISCALIZADA (kW) 104400

MUNICPIO Camocim

PROPRIETRIO Elica Formosa Gerao e Comercializao de Energia S.A. Bons Ventos Geradora de Energia S.A. Elica Icaraizinho Gerao e Comercializao de Energia S.A. Bons Ventos Geradora de Energia S.A. Central Elica Volta do Rio S.A. Bons Ventos Geradora de Energia S.A Central Elica Praia de Parajuru S/A Central Elica Praia do Morgado S/A Elica Beberibe S.A. SIIF Cinco Gerao e Comercializao de Energia S.A. Elica Paracuru Gerao e Comercializao de Energia S.A. Bons Ventos Geradora de Energia S.A. Rosa dos Ventos Gerao e Comercializao de Energia S.A. Wobben Wind Power Industria e Comrcio Ltda Wobben Wind Power Industria e Comrcio Ltda Rosa dos Ventos Gerao e Comercializao de Energia S.A. Wobben Wind Power Indstria e Comrcio Ltda.

EMPRESA - RAZO SOCIAL

CNPJ

SIIF nergies do Brasil Ltda 03.491.252/0001-59

UEE Canoa Quebrada UEE Icaraizinho

57000 54600

Aracati Amontada

Bons Ventos Geradora de Energia S.A.

07.565.497/0001-34

SIIF nergies do Brasil Ltda 03.491.252/0001-59

UEE Bons Ventos UEE Volta do Rio

50000 42000

Aracati Acara

Bons Ventos Geradora de Energia S.A.

07.565.497/0001-34

Central Elica Volta do Rio 07.063.713/0001-43 S.A. Bons Ventos Geradora de Energia S.A IMPSA Wind IMPSA Wind 07.565.497/0001-34 09.173.590/0001-29 09.173.590/0001-29

UEE Enacel UEE Praias de Parajuru UEE Praia do Morgado UEE Beberibe UEE Foz do Rio Chor UEE Paracuru

31500 28804 28800 25600 25200

Aracati Beberibe Araca Beberibe Beberibe

Eco Energy Beberibe Ltda. 05.032.564/0001-20 SIIF nergies do Brasil Ltda 03.491.252/0001-59

23400

Paracuru

SIIF nergies do Brasil Ltda 03.491.252/0001-59

UEE Taba Albatroz UEE Canoa Quebrada UEE Prainha UEE Taba UEE Lagoa do Mato

16500 10500

So Gonalo do Amarante Aracati

Bons Ventos Geradora de Energia S.A. Rosa dos Ventos Gerao e Comercializao de Energia S.A. Wobben Wind Power Industria e Comrcio Ltda Wobben Wind Power Industria e Comrcio Ltda Rosa dos Ventos Gerao e Comercializao de Energia S.A.

07.565.497/0001-34 04.768.465/0001-48

10000 5000 3230

Aquiraz So Gonalo do Amarante Aracati

01.027.335/0001-66 01.027.335/0001-66 04.768.465/0001-48

UEE Mucuripe

2400

Fortaleza

Wobben Wind Power 01.027.335/0001-66 Indstria e Comrcio Ltda.

518.934 kW

14

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

UEE BEBERIBE Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE PRAIAS DE PARAJURU Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE PRAINHA Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE TABA Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE TABA ALBATROZ Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$)

32 aerogeradores de 800 kW 255 71481600 25600 31,88% 15725952 16 aerogeradores de 1,8 MW 831 116472960 28800 46,17% 25624051,2 20 aerogeradores de 500 kW 164 28732800 10000 32,80% 6321216 10 aerogeradores de 500 kW 164 14366400 5000kw 32,80% 3160608 11 aerogeradores de 1,5 MW 421 40567560 16500 28,07% 8924863,2

15

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

UEE BONS VENTOS Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE CANOA QUEBRADA Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE ENACEL Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE ICARAIZINHO Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE PRAIA FORMOSA Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE VOLTA DO RIO Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$)

22 aerogeradores de 2,1 MW / 2 de 1,9 MW 840 e 680 173798400 50000 39,68% 38235648 22 aerogeradores de 2,1 MW / 6 de 1,8 MW 840 e 831 205562160 57000 41,17% 45223675,2 15 aerogeradores de 2,1 MW 840 110376000 31500 40,00% 24282720 26 aerogeradores de 2,1 MW 840 191318400 54600 40,00% 42090048 50 aerogeradores de 2.088 kW 835 365730000 104400 39,99% 80460600 28 aerogeradores de 1,5 MW 421 103262880 42000 28,07% 22717833,6

16

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE I

UEE FOZ DO RIO CHOR Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE LAGOA DO MATO Configurao do Parque UEE LAGOA DO MATO Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE PARACURU Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE MUCURIPE Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) UEE PRAIA DO MORGADO Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$) CANOA QUEBRADA Configurao do Parque Fator de Potncia p/ vento de 8m/s (kW) Produo Estimada (kW) Potncia instalada (kW) Fator de capacidade estimado Receita (R$)

12 aerogeradores de 2,1 MW 840 KW 367920000 25200 40,23% 80942400 2 aerogeradores de 2100 kW 840 2 aerogeradores - 2100 KW 14716800 840kw 3230 14716800 40,00% 3230 3237696 40,00% 3237696 13 aerogeradores de 1,8 MW 831 95089800 23400 39,99% 20919756 4 aerogeradores de 600 kW 166 5816640 2400 27,67% 1279660,8 19 aerogeradores de 1,5 MW 421 70071240 28800 28,07% 15415672,8 7 aerogeradores de 1,5 MW 421 25815720 10500 28,07% 5679458,4

17

18

19

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

A manuteno da parte eltrica dos parques elicos do Estado do Cear feita, principalmente, por grupos de pessoas e/ou empresas especializadas em redes de transmisso de energia e que j tinham expertise no assunto. No houve, nos ltimos 5 (cinco) anos, treinamento ou capacitao de grupos de trabalhadores para atuar especificamente nos parques elicos. Assim, o servio especializado que exigido na manuteno da parte eltrica dos parques elicos e de linhas de transmisso feito por um grupo reduzido de pessoas/empresas. Hoje, esse montante se resume a 2 (duas) empresas capazes de presta tal servio, e isso para atender uma demanda enorme de novos empreendimentos. Em um parque elico, objetivamente, tem-se os seguintes servios e equipamentos de manuteno, bem como diretrizes e suas respectivas periodicidades:

Transformador de Potncia 25/33 MVA, 66/13,8 kV


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Conjunto Blindado de Barra Simples (CBBS) 15 kV


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Disjuntores a Vcuo 12-24 kV Tipo HVX (CBBS)


Inspeo Visual (semestral); Manuteno em Equipamentos.

TSA Transformador de Servios Auxiliares Itaipu 75 kVA, 13,8 /0,38/ 0,22 kV


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

PSA QDCA, QPC1 e QPC2 Linhas de Transmisso


Inspeo Visual (trimestral); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral). Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Inspeo de Sub-Estao
Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral).

PSA QDCC (Banco de Baterias Retificadoras) Baterias Chumbo cidas Controladas por Vlvulas
Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos; Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Pra-Raios
Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Retificador Chaveado Industrial RCI Flatpack


Inspeo Visual (semanal); Manuteno em Equipamentos; Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Seccionador com Lmina de Terra S2DA 72, 5 kV, 1250A


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral). Conjunto de transformadores utilizados em subestaes.

Rede de Distribuio Subterrnea RDS


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (trimestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

TP Tipo UXT 72/2 (BAY 69 kV)


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Subestao Unitria SU
Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (trimestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

TC Tipo QDR 72/2MA (BAY 69kV)


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Cubculo Modular SF6 12 24 kV com Chave de Aterramento


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (trimestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Disjuntor a SF6 GL309 F1/2520/VR


Inspeo Visual (mensal); Manuteno em Equipamentos (semestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

Tra n s f o r m a d o r d e P o t n c i a , 2 M VA 13800/600/346 V
Inspeo Visual (mensal) Manuteno em Equipamentos (trimestral); Inspeo Termogrfica/Ultravioleta (semestral).

21

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

A indstria do Cear capaz de fornecer a maioria dos equipamentos para a rede de transmisso de energia, mas no possui mo de obra para a execuo dos servios listados anteriormente. Os centros de capacitao do Estado, assim como as iniciativas de Governo no ensino tcnico j podem ter um norte na hora de criar cursos. A ADECE Agncia de Desenvolvimento do Estado do Cear, no sentido de diminuir o dficit de pessoal especializado, criou, em parceria com a GTZ Alem, um curso de capacitao de professores de instituies de ensino superior que iro servir de multiplicadores de conhecimento de todos os nveis de trabalho existentes em uma usina elica. Assim, os investidores dos novos projetos de energia elica do estado j podem ser atendidos utilizando os frutos dessa iniciativa, isto , mo de obra local especializada.

Transformador de Potncia CEMEC Fabricado no Cear

22

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

Dentre as macro-partes de equipamentos requeridos para montagem de um parque elica, as principais so: Torre, Aerogerador e Ps. Como no tpico anterior j se falou de toda a parte de conexo eltrica, agora se detalha a parte fsica do conjunto torre-aerogerador.

As torres utilizadas nos empreendimentos modernos no estado do Cear so tubulares, com 80 (oitenta) metros de altura, que sustentam aerogeradores de 2100 kW. Um dos principais fabricantes dessas torres no mundo a empresa SUZLON (http://www.suzlon.com/), que tem escritrio e sede em Fortaleza na Av. Senador Virglio Tvora, n 195. O modelo padro dessas torres chamado de S88, por conter ps de 44 (quarenta e quatro) metros, com um rotor de 88 (oitenta e oito) metros de dimetro. No Cear, a empresa Tecnomaq (http://www.tecnomaqce.com.br ) est fabricando torres com o mesmo padro praticado pela SUZLON, utilizando mo de obra local. Um indstria produtora de torres de mdio porte como a Tecnomaq emprega cerca de 250 (duzentos e cinqenta) funcionrios dos mais variados ramos: soldadores, pintores, eletricistas e mecnicos de manuteno.
77,5 m 80 m 79 m
88 m

1m

23

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

Os aerogeradores utilizados nos projetos do Cear tm as seguintes caractersticas principais: Conjunto Principal Potncia nominal de 2.100 kW; Dimetro do rotor de 88 (oitenta e oito) m; rea frontal de 6.082 (seis mil e oitenta e dois) m; 80 metros de altura e velocidade rotacional de 15 a 17,6 rpm (rotaes por minuto) O trem de acionamento consiste no eixo principal de baixa velocidade, no rolamento principal, na caixa de cmbio, no acoplamento com o freio do motor e no gerador. O eixo principal feito de ao tratado a calor de alta classe, para dar rigidez. Na parte interna do rotor, apoiado pelo rolamento principal um rolamento de roletes robustos. Um disco de retrao conecta o eixo principal caixa de cmbio. Dentro da caixa de cmbio, o eixo principal apoiado por um rolamento de roletes de cilindro. O eixo principal oco para reduzir peso sem perder fora e orientar os cabos, ao mesmo tempo.

24

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

25

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

As turbinas so deslizantes, com sistema de passo varivel com sistema de passo eltrico. A limitao na gerao de energia de acordo com a velocidade do vento, como indicado no grfico abaixo, feita pela mudana de passo das ps, que controlada pelo sistema de regulagem eletrnico de cada turbina.

2500

2250 2100 2100 2100 2100 2100 2100 2100 2100 2100 2100 2100 2088 2100

2000 1856 1750 1535

Produo de Energia (kW)

1500 1180

1250 840

1000

750

500

312

546

2037

250

0 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

Velocidade do vento (m/s)

26

Densidade do Ar de 1225 Kg/m3

14

138

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

As obras civis de um parque elico so parte importante na gerao de emprego e renda local. Na construo de um parque elico de 60 MW de potncia nominal mdia, emprega-se, aproximadamente, por dois anos, 2000 trabalhadores. No Cear, dentre as vrias empresas com capacidade de realizao de tais servios, cita-se 3(trs) principais: Mercurius: M e rc u r i u s ( w w w. m e rc u r i u s . co m . b r ) , M a k ro ( w w w. makroengenharia.com.br) e Tom (www.tome.com.br). Cada turbina elica da central ser montada sobre uma base de concreto e estrutura armada de ao, podendo esta ser estacada ou no, dependendo das condies do terreno. A parte inferior da base octogonal com dimenses aproximadas de 15 x 15 m e com 2 m de espessura que enterrada a 5 m de profundidade. Da sua parte central, se estende at a superfcie uma base circular com dimetro de 5 m, onde sero fixadas a torre da turbina e a canalizao para sada dos condutores de energia eltrica. As turbinas elicas so fixadas numa base de concreto atravs de parafusos de ao encravados no concreto. As empresas associadas ABEElica so: WM Contrues, Dois A Engenharia e Tecnologia, Petra Construtora e Camargo Schubert Engenharia Elica.

As estradas de servio devero ser executadas com revestimento primrio de piarra. O traado proposto dever considerar declives no to acentuados ao longo das vias de acesso, praticamente no devendo ocasionar grandes modificaes do perfil das dunas. Prximo turbina deve existir uma rea livre (ptio de manobra) para acomodao do guindaste, servindo de auxlio tanto na fase de montagem das turbinas, quanto na fase de operao. O cabeamento eltrico e de controle deve acompanhar as estradas de servio. Essa estrutura ser acomodada em valas subterrneas ou diretamente sob o solo, posicionada a uma distancia de 1 metro da margem das estradas. Quando da passagem sob as estradas de servio, sero utilizadas caixas de passagens em ambos os lados da pista e ligadas por tubulaes subterrneas apropriadas.

27

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

Para o Cear continuar na dianteira com relao a instalao de parques elicos, algumas providncias esto sendo tomadas no sentido de corrigir falhas do sistema e contornar antigos entraves. Uma das principais inseguranas do investidor com relao ao aspecto jurdico, no que concerne divergncia legal de vrios entes pblicos. Muitas vezes o Ministrio Pblico e o rgo regulador de meio-ambiente do estado, como SEMACE Secretaria de Meio-Ambiente do Estado do Cear - no possuem uma uniformidade na interpretao da legislao com relao a concesso de licenas ambientais para a construo dos parques. Muitas vezes, a SEMACE delibera no sentido que o RAS Relatrio Ambiental Simplificado suficiente para que um projeto seja instalado em determinada rea. Porm, a interpretao do Ministrio Pblico de que se necessita de um EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental, Relatrio de Impacto Ambiental) juntamente com estudo arqueolgico. A ADECE, com o intuito de equalizar as interpretaes e tornar o ambiente regulatrio mais seguro, promoveu uma srie de encontros com representantes das duas instituies para que fosse traado um plano comum de aceitao. Isso deu celeridade s liberaes de construes, assim como evitou as paralisaes das obras por motivos legais, o que trazia srios prejuzos a todas as empresas.

O estado do Cear possui uma costa e regies serranas com disponibilidade territorial para a instalao de usinas elicas. Vrios entraves nos ltimos anos ocorreram com relao ao zoneamento territorial energtico, isto , terras que esto realmente disponveis para receber um projeto elico/solar. Muitos investidores no conseguem formalizar contratos de arrendamentos territoriais por no conhecerem as prticas cartoriais locais e por no terem informaes suficientes sobre a disponibilidade de terras. A ADECE, atravs de seu corpo tcnico, fornece toda a assistncia ao investidor que a procure para escolher terreno. Sobrevos pela costa e indicao de reas abreviam o processo de escolha e o tornam mais seguro.

28

ITEM
1. 2. 3. Turbina Elica (Nacelle, Rotor e SCADA) Torre Metlica 80m Instalao e Gerenciamento de Instalao 3.1. Planejamento 3.2. Mo-de-Obra 4. Comissionamento 4.1. Planejamento 4.2. Mo-de-Obra 5. Transporte 5.1. Descarregamento 5.2. Alfndega 5.3. Transporte rea de estocagem 5.4. Transporte para a obra 6. Gerenciamento de Projeto e da Obra 6.1. Planejamento do Projeto 6.2. Mo-de-Obra 7. Guindastes

PROCEDNCIA
Importado Local

ITEM INCLUDO NO PREO GLOBAL (USD):


75.000.000,00 18.000.000,00 8.000.000,00

ITEM INCLUDO NO PREO GLOBAL (BRL):


135.000.000,00 32.400.000,00 14.400.000,00 5.400.000,00 9.000.000,00 2.700.000,00 1.170.000,00 1.530.000,00 12.600.000,00 1.800.000,00 2.520.000,00 1.080.000,00 7.200.000,00 23.400.000,00 10.440.000,00 12.960.000,00 11.700.000,00

Local Local

3.000.000,00 5.000.000,00 1.500.000,00

Local Local

650.000,00 850.000,00 7.000.000,00

Local Local Local Local

1.000.000,00 1.400.000,00 600.000,00 4.000.000,00 13.000.000,00

Local Local Local

5.800.000,00 7.200.000,00 6.500.000,00

Com isso, tem-se um valor global de R$280.000.000,00 para a construo do referido parque elico, o que daria R$3.000.000,00/MW, aproximadamente.

JULHO/2010

US$= R$ 1,8

29

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

Com a crescente necessidade de servios e equipamentos para atender a demanda dos parques elicos instalados no Estado, torna-se necessrio catalogar e incentivar todos os fornecedores da indstria metal-mecnica e eltrica a participarem desse mercado. A nica maneira de implementar isso a criao de uma rede de fornecedores, com dados cadastrais da empresa prestadora de servio ou fornecedora de equipamento, e um sistema de pontuao, que classifique as empresas por notas e as coloque no topo de uma lista de indicao. A soluo encontrada pelo Governo do Estado foi o incentivo a criao de uma REDE EOLUS, onde esse cadastro poder ser feito. A ADECE, com o apoio do SEBRAE, est elaborando esse tipo de trabalho que serve, principalmente, de auxlio ao investidor.

30

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

O Cear e o Rio Grande do Norte destacam-se como os Estados do nordeste com maior potencial de ventos aproveitveis para gerao de energia elica. Transcorrida a fase do PROINFA , com expirao em 31.12.2008, constatou-se que as interligaes de parques ao SIN-Sistema Interligado Nacional- se deu ou se daria de forma anti-econmica. Linhas de transmisso em 69 kV foram construdas separadamente de parques prximos para o transporte de energia a pontos eletricamente iguais. Soma-se ao aspecto econmico as limitaes que vo sendo impostas para injeo de potncia, pelo nmero de bays disponveis nas subestaes de 69 kV da concessionria e pelo nvel de curtocircuito associado a esta tenso. Visando transpor estes empecilhos, idealizou-se construir ao longo do litoral cearense uma linha de transmisso que seria coletora da energia gerada pelos vrios parques elicos surgentes. No aprimoramento desta proposta surge uma outra, aqui apresentada, inspirada no trabalho da EPE-Empresa de Pesquisa Energtica, Estudo para Licitao da Expanso da Transmisso. Constitui-se em um estudo de suprimento de energia eltrica regio do Complexo Industrial e Porturio do Pecm em que se projetara a interconexo de 3.000 MW com geradores trmicos.

31

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

Gerao a se interligar com o SIN: Porto do Pecm; O estudo citado apresenta uma topologia que contempla a possibilidade de conexo no Porto do Pecm de at 5.000 MW, portanto atende a 3000 MW de usinas trmicas projetadas. Litoral Oeste; Toda a demanda de energia elica do litoral oeste seria interligada na subestao Sobral III em nvel de tenso de 500 kV. Litoral Leste; Para viabilizar um circuito forte de conexo dos

parques elicos do litoral leste seria necessrio interligar a subestaes Banabui com Mossor II e Au II com linha de 500 kV. Esta configurao que beneficia o estado do Cear seria uma necessidade do estado do Rio Grande do Norte, que poderia custear parcialmente o projeto, haja vista que no existe linha de 500 kV em territrio potiguar. Procedendo desta maneira, no seria necessrio construir um Linho passante ao longo de todo litoral, com trechos que se tornariam ociosos, elevando substancialmente o custo da obra. Alm disto estima-se ganhos para o SIN. A figura abaixo ilustra soluo plausvel apresentada por tcnicos da EPE e CHESF:

32

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

Processo de desenvolvimento do modelo sugerido Estabelecimento de dilogo entre a presidncia da ADECE e a direo da EPE no sentido de se elaborarem os outros dois estudos faltantes, isto , os de conexo dos parques do litoral oeste e litoral leste. Para elaborao dos estudos dever ser formado um grupo de trabalho que poder ser composto por membros das instituies ADECE, EPE, CHESF e consultores da empresa Ventos Tecnologia, que representaria a ABELICA. Razo de formao de grupo de trabalho A interao das instituies citadas acima se faz necessria tendo em vista o interesse comum e as vrias alternativas que se presume serem apresentadas. A figura abaixo ilustra sugesto plausvel para conexo de parques elicos dos estados do Cear e Rio grande do Norte.

33

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

O total de investimento em novas usinas elicas, perfazendo um total de 6000 MW de US$ 12 bilhes, aproximadamente, com a distribuio do potencial apresentado na figura abaixo. O custo total do linho, com os dois terminais abaixo referenciados (anel leste e anel oeste) e o ramal principal que percorre todo o litoral, estimado em US$ 500 milhes.

Configurao do linho citado ao longo do texto

34

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

Parecer CEF Praia Formosa, Camocim - CE OS : XXXXXX (por razes de confidencialidade) 1. Licenas Ambientais: As licenas ambientais esto, formalmente, adequadas ao empreendimento. Porm, devido aos parques serem construdos em uma APP (rea de Proteo Permanente) os Relatrios Ambientais Simplificados (RAS) podem no atender a alguns quesitos jurdicos. Desta forma, se faz necessrio que se tenha um EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e um Relatrio de Impacto Ambiental). 2. Prefeitura: A anuncia da Prefeitura de Camocim atende a todos os quesitos para que o parque elico seja instalado. 3. Oramento: Os preos estabelecidos para os equipamentos e sistemas que iro equipar o parque elico necessitam ser revisados e, com isso, traa-se um paralelo com projetos realizados em outras localidades, para que critrios de avaliao oramentria sejam definidos: 3.1. Turbina Elica, que composta de nacelle, rotor e do software de gerenciamento de seu funcionamento, chamado SCADA: Apresentar Oramento 3.2. Torre Metlica de 80m de altitude: Apresentar Oramento 3.3. Instalao e Gerenciamento da Instalao, que composto de planejamento e mo de obra: Apresentar Oramento 3.4. Comissionamento, que composto de planejamento e mo de obra: Apresentar Oramento 3.5. Transporte(descarregamento alfndega, transporte rea de estocagem e transporte para a obra): Apresentar Oramento 3.6. 3.7. Gerenciamento de Projeto e Obra: Apresentar Oramento Guindastes: Apresentar Oramento

Todos os valores acima devem estar cotados tomando como referncia preos cotados no exterior, ocorrendo uma similaridade com valores praticados usualmente dentro de um parque elico padro, haja vista que os valores de turbina representam geralmente 55 a 60% dos custos totais, sendo o restante distribudo, em termos percentuais, de acordo com critrios pr-estabelecidos.. Ver Anexo 1: Detalhes oramentrios *Detalhes s sero apresentados com a anlise do oramento que foi requerido. 4. Certificao dos Equipamentos: Os certificados de tipo, conferidos pela Germanischer Lloyd aos equipamentos da empresa Suzlon, que iro ser instalados no parque elico de Formosa, esto completos e adequados para serem aceitos como tal.

35

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

5. Relatrio Tcnico: O relatrio tcnico de viabilidade de instalao de parque elico da praia de Formosa mostra que, pelos nveis de vento e mdias constantes, o empreendimento se mostra altamente vivel. Os softwares usados pela Braselco para certificao do potencial elico e para fazer levantamento de estimativas de ventos locais esto adequados. O primeiro software, da prpria Braselco, um software de conhecimento acadmico, com confiabilidade adequada para o nvel de vento e localizao espacial do mesmo. Os outros dois softwares utilizados so atestados e usados por empresas no Brasil e exterior, sendo altamente qualificados para tal. As limitaes que os dados de vento local apresentam no tiram a validade da concluso do relatrio, apontando a completa viabilidade do empreendimento, em termos de rendimento energtico. Os modelos e parametrizaes usadas pela empresa para fazer a modelagem do terreno em que ir ser construdo o parque tambm esto adequadas, lavando em conta clima e relevo local (nveis de rugosidade). 6. Equipamentos: Os equipamentos esto de acordo com as exigncias de gerao de energia estipulados no parque elico. Os aerogeradores de 2,1MW so amplamente usados em muitas partes do globo, suas especificaes tcnicas, modos de utilizao, limites e nveis de operao encontram-se perfeitamente especificados. Adicionalmente, as dimenses das torres (80m) esto de acordo e parametrizadas para o uso de tais geradores, que utilizam ps de 42,5m, contendo o rotor principal um comprimento total de 85m. Os desenhos tcnicos e plantas que representam a montagem e esquematizam o processo de movimentao dos mecanismos esto em acordo com os praticados em outras obras desse porte. 7. Segurana: No foram apresentados projetos complementares que versam sobre a segurana na montagem dos equipamentos, nem um plano de segurana na operao dos parques elicos. rgos como corpo de bombeiros e/ou concessionria de energia deve apresentar um plano de segurana de montagem e operao dos parques. 8. Documentao Legal: Apresentar as ARTs dos projetos acima descritos. 9. Contratos: Todos os contratos legais e de arrendamento necessrios para a execuo da obra foram apresentados, estando todos adequados s atividades.

Fortaleza, 12/08/08.

36

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

37

38

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE II

39

40

41

43

Para o aparelhamento contnuo e funcionamento da cadeia produtiva de Energia Elica no Estado do Cear faz-se necessrio trabalhar com um grande nmero de fornecedores dos mais diversos ramos de atividade, que vo desde fabricantes de equipamentos e partes de aerogeradores at estabelecimentos de hotelaria, que servem para abrigar os milhares de trabalhadores do setor, em seus trabalhos temporrios. As empresas listadas, sejam elas pequenas, mdias ou grandes, contribuem para o bom funcionamento capilar das atividades de construo, operao e manuteno dos parques elicos e, com o crescimento das atividades no setor, servem de base para o surgimento de outras com servios complementares, nos mais variados ramos de atividades. Instituies com o SEBRAE e as federao das indstrias (FIEC, FIESP, etc.) de vrios estados tm apoiado a constituio de cmaras setoriais e sindicatos, que funcionam como energia de ativao para que empresas do Cear e do Brasil se qualifiquem no sentido de prestar servios para a cadeia produtiva de Energia Elica. So listadas nas prximas pginas vrias empresas que vm, nos ltimos 10 anos, prestando servios a todos os empreendimentos elicos no Cear e se qualificam para trabalhar com todos os outros que viro. Os setores de atuao dessas empresas estaro discriminados pela legenda:

Servios Fabricantes Hotelaria Orgos Governamentais

At 2010, tem-se 1000 MW mdios de energia elica contratados em programas e leiles, com mais vrios projetos em regime de pr-qualificao. Assim, todo ano, estima-se que se instale 500 MW mdios de energia elica no Cear, ampliando a participao de empresas do setor.

45

ABA Engenharia
(81) 9972-2584 abaengenheiros@uol.com.br

AES Uruguaina
(55) 8116-6641 www.aesbrasil.com.br

AMPLA
(21) 2613-7056 www.ampla.com

AES Eletropaulo
(11) 2195-7187 www.aeseletropaulo.com.br

ALUBAR
(51) 3328-7230 www.alubar.net.br

ANDESA
(81) 3467-5734 www.andesa.com.br

AES Porto Alegre


(51) 3316-1501 www.aessul.com.br

AMN
(85) 9981-0480 www.amn.org.br

AREVA
(11) 3491 7005 www.areva.com

AREVA (Massap)
(88) 9206 6405
eugenio.eletrica@gmail.com

AVABENS
(85) 3268-4104 www.avabens.com.br

BONS VENTOS
(85) 4005-9301 pgranziera@servtec.com.br

BRASILTRANS
(11) 2498-3300 www.brasiltrans.com.br

BRASTUBO
(11) 3035-4933 www.brastubo.com.br

CAM
(85) 9635-3990 juliocesar@cambr.com.br

46

CARMEHIL
(85) 4008-6666 www.carmehil.com.br

CHESF
(81) 3229-2183 www.chesf.gov.br/

CHESF (Fortaleza Obra)


(85) 3499-2250

CCEE
0800-10-0008 www.ccee.org.br

CHESF (Fortaleza COS)


(85) 3499-2192

CHESF (Recife LT)


(81) 3229-2422

CEMEC
(85) 4005-6666 www.cemec.com.br

CHESF (Fortaleza Med)


(85) 3499-2178

CHESF (Recife Projeto)


(85) 3229-2419

CHESF (Recife)
(81) 3229-3598

CHESF (Sobral III)


(88) 3611-2984

COELCE
(85) 3453-4166 www.coelce.com.br

CONTROL 3 Tecnologia
(85) 3094-5877
leonarda@controltecnologia.com.br

COPPERSTEEL
(19) 3765-9808 www.coppersteel.com.br

CPOS
(11) 2139-0233 www.cpos.sp.gov.br

47

CREA
(85) 3453-5800 www.creace.org.br

DUNAS DE PARACURU
(85) 3344-1965 hoteldunas@gmail.com

EMBRASET
(19) 8159-0071 www.embraset.com.br

DELP
(31) 3359-5555 www.delp.com.br

ECONERGY
(85) 4005-9098 www.econergy.com

ENERCOM
(11) 2919-0911 www.enercon.ind.br

DUCOR
(85) 3224-3440 www.ducor.com.br

ELETROBRAS
(21) 2514-4589 www.eletrobras.com

ENERGO Engenharia
(85) 99690018 www.energo.eng.br

ENGELT
(85) 3279-6330
engelt.selt@uol.com.br

ENGEMEP
(85) 32441330/ 96154404 www.engemep.com.br

ENGETRAN
(51) 3321-1088 www.engetran.com.br

ENGEVIS
(81) 3074-1751 engevis@rce.neoline.com.br

BRASILTRANS
(11) 2498-3300 www.brasiltrans.com.br

ENGINEERING
(11) 5505-2525 www.engineering.com.br

ENPECEL
(85) 3292-1263 www.enpecel.com.br

48

ERICO
(11) 3623-4333 www.erico.com

FUNDACES LTDA
(85) 3244-4646 www.fundacoesltda.com.br

GRANITO
(85) 3215-74-55 www.granito.com.br

FICAP
(81) 3361-5217 masantos@ficap.com.br

GBS
(85) 3246-0003
hudsonengenharia22@hotmail.com

HLC
(85) 9991-8798 sormany@hlcbrasil.com.br

FISCHER
(19) 3522-7701 www.fischerbrasil.com.br

GEOBRASIL
(85) 3094-4458 ronaldogomes@ufc.br

HWM Engenharia
(81) 3493-0929
www.hwmengenharia.com.br

ICARAIZINHO
(88) 3636-4059

IMPSA
(81) 3087.9300 www.impsa.com

IMPSA Mendoza-AR
(54 261) 4131300 ariel.costanzo@impsa.com

IMPSA So Paulo
(11) 5511-4981
diego.donegasanches@impsa.com

INELSA
(85) 3371-9614 www.inelsa.com.br

INFERENCIAL
(85) 3086-4248 inferencial@terra.com.br

49

INOVAENERGY
pablo.ribeiro@inovaenergy.com.br www.inovaenergy.com.br

KYRIUM
(85) 91651590 www.kyrium.com.br

LOMACOM
(85) 3276-4620 www.lomacon.com.br

INSEL
(86) 3223 8844 www.insel.com.br

L&M Engenharia
(21) 9144-9002 www.lmengenharia.com.br

MARPE
(85) 3452-2944 www.marpe.com.br

INTEREST
(81) 3266-0069 www.interestengenharia.com.br

LAZAM/MDS
(85) 3093-5106 www.mdsbr.com.br/lazam

MELQART
(85) 3461-1381 www.melqart.com.br

MERCURIUS
(85) 3388-5502
www.mercurius.com.br

MILANO
(48) 3438-2311 www.milano.ind.br

MULTINER
(21) 2272-5533 www.multiner.com.br

NORDSERVICE
(81) 2119-2222 www.nordservice.com.br

ONS Recife
(81) 3227-8112 www.ons.org.br

ONS RIO DE JANEIRO


(21) 2203-9619 www.ons.org.br

50

MEGA
(19) 3246-0100 www.omegagrupo.com.br

PLANETA SOLAR
(84) 8823-2932 www.planetasolar.com.br

PROJEART
(85) 3275-1220 www.projeart.ind.br

PHELPS DODGE
(11) 3457-0329 www.phelpsdodge.com.br

POSTES ARTEC LTDA


(85) 3285-1555 georgevieira@artec.com.br

PRYSMIAN
(11) 4998-4138 www.prysmian.com.br

PIRATININGA
(81) 2125-5405 www.mpn.com.br

POUSADA CANOA
(85) 3344-1397
www.pousadadacanoa.com.br

RDV
(85) 3247-6506 www.ider.org.br

REFLORESTAR
(73) 3665-1039
joseanthero@reflorestareucalipto.com.br

RMS Engenharia
(85) 3224-2715 www.rmsengenharia.com.br

ROCHAS
(85) 3226-0850 jmonteiro@terra.com.br

SCHNEIDER ELECTRIC
(85) 3308-8100
www.schneider-electric.com.br

SEINFRA
(85) 3101-3766 www.seinfra.ce.gov.br

SEMACE
(85) 8742-9754 www.semace.ce.gov.br

51

SERVIS Segurana
(85) 3260-2088 www.gruposervis.com.br

SOLIDA Engenharia
(85) 9622-3512 solida@bol.com.br

SUPER NOVA
(85) 9955-4189 carlos.polacco@snex.com.br

SIIF NERGIES
(85) 3266-5200 www.siif.com.br

STRUCTURALE
(85) 3241-2221 www.structurale.com.br

SUZLON
(85) 3265-1308 www.suzlon.com

SOL Telecom
(85) 3234-0980 www.soltelecom.com.br

SUCESSO
(86) 3216-2400
www.construtorasucesso.com.br

SV Eltrica
(85) 3214-7924 www.sveletrica.com

SYNAPSIS
(21) 2613-7121
www.synapsis-it.com

TEC-ALI
(11) 5928-4886 www.tec-ali.com.br

TECNORD
(85) 3491-6777 www.tecnord.com.br

TOM
(11) 4355-6128 www.tome.com.br

TRACTEBEL ENERGIA
(48) 9602-0128
www.tractebelenergia.com.br

WEG
(47) 3337-1000 www.weg.net/br

WM CONSTRUES
(84) 3207-8899 wmcm@digizap.com.br

52

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Voith

www.saopaulo.voith.com

Thyssen Romi

www.thyssenkrupp-csa.com.br

www.romi.com.br

Moreno

www.moreno.ind.br

Usitep
Thyssem Romi

www.grupojca.com.br/usitep

Inepar

www.inepar.com.br

Engebasa Stepan

www.engebasa.com.br

Marcopolo
Voith Moreno Usitep Inepar Engebasa Ancel

www.marcopolo.com.br

Moldee Ancel

Marcopolo

www.ancel.com.br

53

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Villares

www.villares.com.br

www.brevini.com.br

Brevini

Simisa

www.simisa.com.br

Simisa

Flender

www.flenderbrasil.com

Flendera

www.robrasa.ind.br

Robrasa

Villares Brevini Simisa Robrasa WEG

WEG

www.weg.net/br

54

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Usiminas EBSE

www.usiminas.com www.ebse.com.br

Siemens ABB

www.siemens.com.br www.abb.com.br

Piratininga

www.mpn.com.br

WEG

www.weg.net/br

Trafo

Piratininga

Siemens ABB

www.siemens.com.br www.abb.com.br www.areva.com

Areva

Usiminas

Pirelli
EBSE Siemens ABB

www.pirelli.com.br www.wirex.com.br

Wirex Cable

FICAP
WEG

www.nexans.com.br www.pdic.com

Phelps Dodge

55

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Os preos a seguir esto em Euro e so uma estimativa das principais peas e componentes de um aerogerador de 2.100 kW. Para o clculo do valor total, estimou-se um mercado de 1600 MW para o fabricante deste tipo de aerogerador, at 2014.

FAMLIA DE COMPONENTES

VALOR UNITRIO ()

VALOR TOTAL()

MULTIPLICADORA GERADOR ASSNCRONO TRANSFORMADOR A SECO 1000 kVA HIDRULICA FIBRA DE VIDRO MECANIZADOS CABOS ELTRICOS CUBCULO DE PROTEO FUNDIO

48.500,00 23.500,00 18.000,00 10.300,00 10.250,00 9.600,00 6.200,00 8.500,00 8.400,00

77.600.000,00 37.600.000,00 28.800.000,00 16.480.000,00 16.400.000,00 15.360.000,00 9.580.000,00 13.600.000,00 15.360.000,00

TORRE METLICA

50.500,00

80.000.000,00

PS (43 m)

22.500,00

346.780.000,00

R$ 832.272.000,00
Julho/2010 Euro= R$ 2,4

56

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Qualquer desenvolvimento de negcios em uma regio tem tanto efeito direto quanto indireto em economias regionais e locais. Um novo projeto elico afeta diretamente uma rea atravs da compra de mercadorias e servios, gerao de renda sobre o uso da terra, impostos e emprego. Efeitos secundrios ou indiretos do desenvolvimento da energia elica dentro de uma regio so mais difceis de serem quantificados, mas incluem aumento do poder de compra, diversificao econmica e uso de recursos nativos.

Efeitos econmicos diretos do desenvolvimento de um projeto elico incluem renda do proprietrio da terra, receita para governos locais proveniente de impostos sobre propriedade, gerao de empregos e o uso de servios locais.

57

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

O desenvolvimento de um projeto de energia elica aumenta a produtividade da terra e fornece fonte extra de receita para donos de terras rurais, proveniente do arrendamento (representam cerca de 1,5% do faturamento bruto da Usina). Turbinas elicas ocupam 4% ou menos das reas requeridas para um projeto de energia elica, porque apenas uma frao do terreno utilizada por estruturas fsicas e estradas e o uso anterior da terra (ex: plantao ou criao) geralmente continua juntamente com as instalaes de energia elica. Dependendo das exigncias de espao do projeto de energia elica e da distribuio dos donos das terras, o projeto pode beneficiar diretamente um ou mais proprietrios de terras. Alm dos benefcios diretos para os proprietrios de terras que acolhem um projeto de energia elica, a comunidade em geral tambm se beneficiar dos efeitos multiplicadores associados ao aumento de renda dos proprietrios de renda e de estabilidade econmica de longo prazo dos proprietrios de terra que diversificaram suas fontes de renda.

Criao de gado lado a lado com torres de turbina elica.

Impostos territoriais, ou pagamentos anuais em vez de impostos, de um projeto de energia elica, tambm tm impactos significantes na comunidade. Em muitas localidades, projetos elicos podem estar entre as entidades que mais pagam impostos territoriais. Esses fundos representam um significante impulso base de impostos e so usados para uma variedade de propsitos de apoio social, como escolas, estradas, hospitais, polcia e bombeiros.

58

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Como a maioria dos empreendimentos, projetos de energia elica geram empregos. Em geral, as oportunidades de emprego associadas com uma usina de energia elica esto na construo, operao e manuteno e na fabricao. Comparando as opes convencionais de gerao de energia, o desenvolvimento de energia elica gera mais empregos por dlar investido e por kWh gerado. Um estudo conduzido pelo Escritrio de Energia do Estado de Nova Iorque (New York State Energy Office) concluiu que 10 milhes de kWh produzidos pela energia elica geram 27% mais empregos no estado do que a mesma quantidade de energia produzida por uma usina a carvo mineral e 66% mais empregos do que uma usina movida a gs natural de ciclo combinado. Para plantas movidas a combustveis fsseis, uma parcela significativa dos custos anuais representam o custo do combustvel ao invs do custo de mo-de-obra.

59

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Empregos relacionados construo de um projeto de energia elica normalmente envolvem tarefas de curto prazo ao longo do projeto. O tempo de construo para um projeto elico depende do tamanho e da localizao do projeto, mas de 3 anos em mdia. No Cear, um projeto de 50 MW criar de 800 a 1200 empregos em tempo integral durante a fase de construo. Um arranjo tpico ser o desenvolvedor ou fabricante de turbinas contratar (ou servir como) um empreiteiro geral familiarizado com a construo de projetos elicos. Responsvel pelas atividades de construo, o empreiteiro geral contrata subempreiteiros experientes em construo civil (edificao, escavao e concretagem), instalao eltrica e montagem de equipamentos. As vagas tipicamente incluem gerenciamento de construo, eletricistas, operadores de equipamento pesado, seguranas e servios gerais para montagem e construo civil. O nmero de vagas que podem ser preenchidas por pessoal/local depende das qualificaes da populao local e das polticas e localizao da construo ou da empreiteira contratada. A Suzlon, por exemplo, um grande fabricante de turbinas elicas e desenvolvedor na ndia, que possui parques elicos no Cear, utiliza mo de obra indiana para virtualmente quase todas as atividades de construo e mo de obra local para 25% da fora de trabalho na construo.

Instalao de uma torre de gerao de energia elica.

60

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

O nmero de pessoas empregadas num projeto de energia elica durante as operaes comerciais depende primordialmente do tamanho do projeto, de sua estrutura administrativa e das prticas trabalhistas do pas. Pequenos projetos de menos de 10 turbinas normalmente so operados remotamente e trazem pessoal de manuteno somente quando necessrio. Projetos maiores, como o caso do Cear, tero um quadro de funcionrios em tempo integral dependendo do tamanho do projeto, tipos de turbina e prticas trabalhistas locais. Economias de escala so alcanadas tanto pelo nmero quanto pelo tamanho de turbinas. Projetos e turbinas maiores geralmente so mais baratos de serem operados e mantidos. Por exemplo, um projeto de 10 MW composto por 10 turbinas de 1 MW requer menos horas de manuteno do que um projeto de 10 MW composto por 100 turbinas de 100 kW. Embora algumas atividades de manuteno em turbinas elicas maiores possam exigir mais tempo ou diferentes equipamentos para concluir o reparo, muitas atividades de manuteno requerem aproximadamente o mesmo nvel de esforo, independentemente do tamanho das turbinas. Turbinas elicas normalmente tm manuteno regular programada a cada seis meses. No Cear, cada servio programado geralmente requer duas pessoas por um perodo de 8 horas para turbinas entre 500 kW e 1000 kW (1MW). Uma anlise dos nveis de emprego para os projetos no Departamento do Programa de Verificao de Turbinas de Energia dos Estados Unidos (United States Department of Energy's Turbine Verification Program TVP) sugere que cada tcnico pode servir 11 turbinas. Uma vez que a maioria das turbinas dos projetos do TVP so de 500 kW a 750 kW, a anlise sugere que aproximadamente 1 emprego em tempo integral criado para cada 5 MW de capacidade instalada. Se o mesmo nvel de esforo for requerido independentemente do tamanho da turbina, menos empregos por turbina seriam esperados para turbinas maiores, como nas classes de turbinas agora comuns de 1,5 a 2,0 MW. Nveis de emprego em outros projetos geralmente confirmam os dados do TVP. Especificamente, para seis grandes projetos nos Estados Unidos (entre 25 a 100 MW) com turbinas de 750 MW ou maiores, aproximadamente 1 emprego integral foi criado para cada 5 MW de capacidade instalada.

61

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Para projetos elicos em pases em desenvolvimento, os nveis de emprego so geralmente muito maiores devido s prticas trabalhistas variadas, baixo custo da mo de obra e o nvel da tecnologia de comunicao usado. Por exemplo, no Brasil (Cear), a taxa de emprego aproximadamente 1 pessoa para 0,6 MW devido ao baixo custo da mo de obra e os recursos limitados dos meios de comunicao, resultando numa operao mais intensiva em mo de obra. Isso aproximadamente o dobro da quantidade empregada em projetos nos Estados Unidos, onde os custos de mo de obra so maiores e Controles de Superviso e Sistemas de Aquisio de Dados (Supervisory Control and Data Acquisition - SCADA) a norma. Habilidades Exigidas: Em projetos elicos geralmente so empregados primeiramente pessoal local, com experientes supervisores ou gerentes de instalao apoiando os empregados contratados localmente. O nmero de empregados localmente contratados ir depender da disponibilidade, da qualificao e treinamento. Qualificaes que gerentes de projeto e operadores devem ter incluem conhecimento de informtica, gerenciamento de inventrio, programao de trabalho e equipamentos, registro de desempenho, anlise de tendncias estatsticas e processamento de dados. O pessoal de manuteno geralmente precisa ser composto por hbeis mecnicos ou tcnicos eltrico/eletrnicos. Com essas habilidades eles podem ser prontamente treinados em sistemas mecnicos e eltricos de energia elica e equipamentos de manuteno. Habilidades em cada uma das seguintes reas precisam estar disponveis para se manter com sucesso um projeto de energia elica:

62

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Treinamento especializado em turbinas freqentemente fornecido pelo fabricante de turbinas, e pode consistir em trabalho em sala de aula, experincia prtica em linhas de montagem de turbinas e experincia de campo em montagem de turbinas. Um componente adicional e eficaz do treinamento ter o pessoal que estar mantendo o projeto participando da instalao do projeto local. No necessrio ou comum para todo o pessoal de manuteno receber o treinamento especializado e especfico em turbinas. Normalmente, o pessoal remanescente aprende as habilidades de manuteno no trabalho daqueles que participaram do treinamento. Uma vez que o projeto comece a operar, a maior parte do trabalho de manuteno envolve a escalada das torres e o trabalho dentro do compartimento do motor e do eixo da turbina. Esse tipo de atividade fsica exige agilidade e fora, similar s habilidades de um tcnico de manuteno de linha de uma companhia eltrica. Esse um trabalho fisicamente demandante, e achar e manter a combinao apropriada de pessoal que pode tanto tolerar as exigncias fsicas quanto ter as habilidades para manter turbinas modernas pode ser desafiador. As exigncias fsicas do trabalho podem resultar em uma alta rotatividade de pessoal.

A maioria do trabalho de manuteno envolve a escalada de torres.

63

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

A maioria das turbinas elicas fabricada na Europa e nos Estados Unidos, no entanto, o uso do termo fabricao pode induzir a uma m interpretao. Embora muitos dos fabricantes de turbinas produzam muitos de seus prprios componentes, outros so mais bem descritos como montadores, pois a maioria dos componentes das turbinas produzida por outras companhias e depois montados em seus modelos de turbinas elicas. Essas companhias fabricam e comercializam t o r re s , c a i xa s d e t ra n s m i s s o, h l i c e s , equipamentos de monitorao e outros equipamentos relacionados energia elica. Componentes individuais so freqentemente fabricados em pases diferentes dos pases do fabricante de turbinas. Muitos pases esto encorajando fabricantes de turbinas elicas a construir plantas montadoras locais em seus pases como parte de suas estratgias de desenvolver a indstria de energia elica. Fabricantes estabelecidos de turbinas esto interessados nessa abordagem somente se existir um mercado estvel de longo prazo em um pas. Fabricantes s vezes adquirem componentes individuais localmente, dependendo das qualificaes e dos recursos locais. Torres, por exemplo, so difceis e caras de serem transportadas. Conseqentemente, torres freqentemente so os primeiros componentes a serem fabricados localmente em um mercado de energia elica em desenvolvimento. No Estado do Cear tem-se esse exemplo, como o caso da fbrica Tecnomaq. A fabricao de torres requer tecnologia similar requerida na fabricao de grandes tanques de ao para armazenamento e torres para outros propsitos, aumentando a possibilidade de empresas locais poderem crescer no negcio de fabricao de torres com mnimo investimento na planta, equipamento ou treinamento. Cabeamento, transformadores, concreto e outros componentes do projeto tambm podem ser facilmente obtidos localmente.

Muitos pases esto encorajando fabricantes a construir plantas montadoras locais.

Muitos pases incluindo a ndia, Espanha, China e Brasil, em especial, tm encorajado a construo local de plantas de fabricao de turbinas elicas atravs de aumento de impostos de importao, mandatos e outros mecanismos. Enquanto que esses mecanismos tm resultado na construo de plantas domsticas de fabricao, seu sucesso em gerar atividades duradouras depende da presena de um mercado estvel de longo prazo para turbinas elicas. O emprego resultante da fabricao de componentes pode ser significante. Por exemplo, estima-se que um fabricante de torres de turbinas elicas localizado em Fortaleza, no Cear, produzindo 200 torres de 75 a 85 metros gere anualmente emprego para 250 trabalhadores de fbrica, aproximadamente 1 emprego por torre por ano. O nmero de empregos industriais criados depender das capacidades industriais do pas, dos incentivos fornecidos e do tamanho do mercado, entre outros fatores.

64

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

A construo e operao de um projeto elico resultam na compra de mercadorias e servios locais como materiais de construo, equipamentos de construo, ferramentas e suprimentos de manuteno e equipamentos de manuteno, alm de suprimentos essenciais aos trabalhadores, como comida, vesturio, equipamento de segurana e outros artigos. Como foi mencionado previamente, servios de suporte como contabilidade, bancos e assistncia legal tambm so necessrios. No Cear, aproximadamente R$38.000,00 por MW so pagos anualmente para empresas locais por mercadorias e servios como resultado de projetos de energia elica. Enquanto uma usina elica tem um impacto substancial na regio, seu impacto mnimo na infra-estrutura local e estadual por causa da alta relao entre capital e mo-de-obra das operaes das plantas. Empregos adicionais e impostos territoriais agregam valor economia local sem criar um fardo substancial no sistema existente de gua e esgoto, rede de transporte, emergncia, educao ou outros servios pblicos. Devido s empresas dentro de uma economia local estarem proximamente ligadas por padres de compra de empresas e pessoal, benefcios diretos tambm tem um efeito indireto na economia. Os efeitos diretos estimulam ciclos de gastos na economia local e estadual, aumentando o benefcio geral na rea. Aumentos de arrecadaes por causa de um projeto de energia elica resultam em dispndio governamental extra em servios locais, estaduais e federais. Outro impacto secundrio, referido como o efeito induzido, vem de rendas familiares adicionais provenientes do aumento do emprego que resulta em aumento dos gastos das famlias em mercadorias e servios. Valor agregado para economias locais tambm resultado de diversificao incrementada da base econmica do municpio e estado. Diversificao econmica tambm garante maior estabilidade economia pela minimizao de altos e baixos ciclos financeiros associados com uma indstria especfica. Esse efeito particularmente importante em reas rurais que tendem a ter uma economia de dimenso nica. Economias de dimenso simples resultam em interao de negcios limitada, dessa forma, mais mercadorias e servios so importados e mais dlares deixam a regio. Indivduos tambm podem ganhar benefcios indiretos atravs de um governo municipal que detm um projeto de energia elica. Por exemplo, um projeto pertencente ao municpio localizado em um porto no Litoral Leste do Cear usa as receitas do projeto para melhorias no porto.

65

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

O desenvolvimento de uma indstria de energia elica ou a construo de um projeto de energia elica tambm podem ter impactos sociais em um pas ou comunidade. Impactos sociais incluem impactos na cultura e costumes locais, uso da terra, infra-estrutura (ex:, gua, saneamento, remoo de lixo, estradas e habitao), pessoal e sistemas de emergncia e educao. A extenso dos impactos potenciais depende do escopo da indstria e do projeto. Devido a projetos de energia elica tenderem a ser localizados em reas rurais, essas reas podem sofrer impactos mais significantes do que reas urbanas. reas rurais tendem a ser mais culturalmente homogneas que reas urbanas. Para projetos ou indstrias em reas rurais, a adio de mo-de-obra qualificada externa pode pressionar a comunidade local, devido a diferenas culturais. Trabalhadores estranhos ao local realocados para a rea podem potencialmente trazer atitudes, normas e prticas sociais diferentes. Em reas onde o tamanho do desenvolvimento pequeno e limitado a projetos de energia elica, esses componentes de estresse cultural so normalmente minimizados, uma vez que a construo de projetos de energia elica dura uma mdia dois anos, enquanto operaes em andamento e atividades de manuteno podem ser freqentemente feitas por pessoal local. A quantidade de mo de obra de fora do local tambm causar impacto na disponibilidade de habitaes de curto prazo. Para projetos localizados em reas remotas, o desenvolvedor do projeto pode precisar fornecer habitao temporria ou permanente. Os projetos dos parques elicos no Cear tm sido todos em reas remotas. Para acomodar o pessoal trazido rea para construir o projeto (que trabalham em ciclos de 4 a 5 semanas, 16 horas por dia), as empresas fazem adaptaes na hotelaria regional e contratam mo de obra local para servios de cozinha, lavanderia e manuteno para os trabalhadores. Normalmente, a habitao de longo prazo para trabalhadores permanentes no um problema. Geralmente, o gerente da usina e um outro membro do quadro de funcionrios seriam contratados de fora da comunidade local por causa de suas qualificaes para gerir projetos de energia elica. Todas as outras posies so normalmente preenchidas, se possvel, por mo-de-obra local qualificada. A necessidade de veculos e equipamentos para construo pode causar impactos na comunidade local, com um efeito maior nas reas rurais do que nas reas urbanas. Qualquer desenvolvimento em estradas, alargando ou pavimentando, resultaria em mudanas permanentes na infra-estrutura para a comunidade local, e geralmente so positivamente vistos. Os efeitos positivos podem ser a transformao de uma estrada de terra em uma estrada pavimentada, que permitiria desenvolvimentos futuros, ou uma estrada mais larga pode tornar a viagem atravs dela mais segura. Entretanto, algumas pessoas vivendo s margens da estrada podem no querer seu alargamento, temendo um aumento geral no trfego. Preocupaes a respeito do trfego geralmente so tratadas com um estudo sobre o trfego concludo como parte do processo de desenvolvimento do projeto, com o desenvolvedor oferecendo medidas mitigadoras, caso necessrio.

66

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Como o caso para qualquer atividade importante de construo, um projeto de energia elica tem o potencial de aumentar o efetivo policial, de bombeiros, mdicos e servios similares. Embora eventos maiores como incndios sejam raros na construo e operao de construo, operao e manuteno e na fabricao. O que se pretende ressaltar neste ponto que o Estado do Cear rene, como mostrado ao longo do trabalho, mais vantagens competitivas para implantao de parques elicos ou unidades de produo industrial para a indstria elica do que qualquer outra regio do mundo.

A mo de obra local bastante requisitada, recebendo treinamento e capacitao para atividades de manuteno. Em um parque de 50 MW, so gerados de 800 a 1200 empregos durante a construo.

A necessidade de servios demandada do parque elico agita a economia local. Alm disso, em muitas localidades, projetos elicos podem estar entre as entidades que mais pagam impostos territoriais.

Com mais dinheiro recolhido em impostos, os servios pblicos, como sade, educao, saneamento e vigilncia so melhorados e ampliados; e a regio ganha visibilidade para novos investimentos.

Alm do benefcio do arrendamento da terra para os donos de propriedade, as turbinas ocupam pouco espao, permitindo uso da terra para outros usos, como agricultura e pecuria.

A economia torna-se mais agitada, a arrecadao e os investimentos aumentam e o local torna-se mais atrativo para novos investimentos. At a infraestrutura permanece como benefcio para a regio.

67

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Antes da instalao de um parque Elico, assim como para todo empreendimento de grande porte, toma-se uma srie de decises na alocao de recursos humanos, materiais e financeiros de modo a no prejudicar o desenvolvimento do mesmo. Os Recursos Humanos so administrados de acordo com a capacidade de trabalho das pessoas que recebem os treinamentos oferecidos pelo Governo do Estado do Cear. Assim, a empresa exerce apenas um poder de seleo dentre aqueles aptos a exercerem as funes, que se dividem em 3 grupos principais: Obras Civis e Transporte; Instalao do Maquinrio e Comissionamento; Operao e Manuteno. Os Recursos Materiais so escolhidos pela qualidade e preo. Assim, dentre os vrios tipos de equipamentos que atendem aos requisitos de projeto, deve-se escolher o que tem menor preo. Deve ser ressaltado que prazo de entrega e facilidade em transporte tambm so importantes, haja vista que afetam indiretamente nos custos de projeto. O critrio de escolha na administrao dos Recursos Financeiros, que servem para dar suporte ao investimento, deve ser a Anlise de Viabilidade Econmica. Para tal, devem-se utilizar mtodos e critrios especficos da Anlise de Projetos de Investimentos, utilizados na rea de engenharia econmica, os quais demonstram com clareza os retornos sobre os investimentos, possibilitando melhor escolha, otimizando os recursos. As simulaes sero feitas tomando como base a instalao de um parque elico no Estado do Cear, com 52 MW mdios de potncia instalada e investimento de R$ 210.000.000,00 (duzentos e dez milhes de reais).

68

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

Nesta anlise, foram calculados o Valor Presente Lquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), tomando como base simulaes de fluxo de caixa feita pelo autor e considerada a taxa mnima de atratividade de 17% ao ano.
100% do Capital Prprio 16% R$ 14.000.000,00 Financiamento de 50% 19% R$12.000.000,00 Financiamento de 70% 24% R$22.000.000,00

TIR VLP

Anlise do valor presente lquido e taxa interna de retorno

O VPL a medida de quanto valor criado ou adicionado hoje, ao realizar-se o investimento. Ele significa descontar os fluxos futuros, a determinada taxa de juros, de tal forma que esse fluxo se apresente a valores e hoje. Em funo do objetivo de criar valor, o que se busca nesse processo a obteno de investimento com VPL positivo. A TIR uma variao do critrio do VPL. Neste modelo, em vez de buscar o VPL do fluxo, busca-se a taxa de juros que iguala o total dos fluxos futuros, descontados a essa taxa de juros, com o valor do investimento inicial. Com base na regra da TIR, um investimento dever ser aceito se a TIR obtida for superior taxa de retorno exigida, tambm conhecida como taxa mnima de atratividade. Caso ocorra o contrario, o investimento dever ser rejeitado. Levando-se em conta a taxa de atratividade mnima de 17%, conclui-se, ento, no ser recomendvel investir nesse projeto 100% do capital prprio, tendo em vista que a TIR obtida inferior taxa mnima de atratividade (16% 17%), bem como o VPL encontrado apresenta valor negativo. Fizeram-se, neste caso, outras duas simulaes, com 50% e 70% de participao de capital externo. Esses nmeros representam o percentual de emprstimo de instituies financeiras para este tipo de projeto na dcada de 1990 e na dcada de 2000, respectivamente. Observando a tabela 1, o investimento que tem participao de 70% de capital externo obteve TIR e VPL maiores, ento deve ser o caminho escolhido. No Cear, a tomada de emprstimos para empreendimentos do setor em instituies como BNB e BNDES realmente de 70% a 80%. Isso demonstra que os parques elicos instalados obedecem a critrios tcnicos coerentes. Revela-se ainda que, para a taxa bsica de inflao praticada no Brasil em 2010, o percentual mnimo de emprstimo a ser tomado para constituio de um parque elico de 45%.

69

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

70

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

71

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

72

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

73

Mapa Territorial de Parques Elicos . PARTE III

1. Calculo dos custos dos Equipamentos de um parque elico apresentados no Captulo 6, na Parte II do Trabalho.
Para fazer a composio dos preos mdios apresentados no texto, fez-se o levantamento dos equipamentos e servios utilizados nos parques elicos instalados e em processo de instalao no estado do Cear. Em seguida, cotou-se com trs empresas distintas cada um dos equipamentos e servios. Algumas empresas tm sede em Fortaleza, outras, em outros estados ou pases. A cotao foi feito com o preo em Dollar. Com trs valores em mos, foi feito uma mdia aritmtica e obtido valor final em Dollar. Em seguida, fez-se a transformao para Real com a cotao indicada no texto.

2. Metodologia na obteno dos nmeros da Anlise de Viabilidade feita no Captulo 5, na Parte III do trabalho.
A descrio da metodologia est descrita no prprio texto. A anlise feita com base de dois conceitos de economia, o Valor Presente Liquido VPL e a Taxa Interna de Retorno TIR. Os percentuais de retorno obtidos assim como a evoluo dos valores de desembolso so apresentados em tabelas, com base num investimento determinado, para um parque elico mdio de 52 MW de potncia mdia instalada. O investimento em questo de R$210.000.000,00 (duzentos e dez milhes de reais). So simulados, em programas escritos em planilhas Excel, trs nveis de financiamento: 70%, 50% e 0%.

74

Вам также может понравиться