Вы находитесь на странице: 1из 53

Teoria Social Crtica e Servio Social

Principais elementos da obra marxiana

Universidade de Caxias do Sul Curso de Servio Social Prof. Ana Caroline M.G. Jardim

A influncia de Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831)


Marx, que era doutor em filosofia, comeou suas anlises tericas integrando-se a um grupo de pensadores alemes chamado de esquerda hegeliana. Embora adotassem o mtodo dialtico de Hegel, os membros do grupo tinham uma atitude crtica sobre o pensamento do autor.

A influncia de Hegel
A principal herana que Hegel deixou no pensamento de Marx a adoo do Mtodo dialtico. Para Hegel, a realidade est em contnua transformao porque todo o ser intrinsecamente contraditrio, ou seja, sua existncia j contm em si a sua negao. (a flor nega a semente, o fruto nega a flor)

A influncia de Hegel
Contudo, Hegel parte de uma concepo idealista:
tudo o que real racional, tudo o que racional real No incio existe o pensamento puro, ou a idia em si mesmo; no segundo momento, seguindo a idia da contradio, a idia aliena-se (sai de si mesmo) e se torna o seu contrrio: a matria; desta contradio nasce o Esprito, a superao das contradies entre a idia e a matria.

Marx, crtico de Hegel


Ao contrrio de Hegel, os pressupostos de Marx no so ideais (a ideia, o pensamento), mas materiais...
[...] so pressupostos reais de que no se pode fazer abstrao a no ser na imaginao. So indivduos reais, sua ao e suas condies materiais de vida, tanto aquelas j encontradas, como as produzidas por sua prpria ao

Pressupostos de Marx
(A ideologia alem) Primeiro: os homens devem estar em condies de viver para fazer a histria. A primeira realidade histrica a produo da vida material; Segundo: to logo a primeira necessidade satisfeita, a ao de satisfaz-la e o instrumento j adquirido para essa satisfao criam novas necessidades. E essa produo de necessidades novas o primeiro ato histrico;

Pressupostos de Marx
(A ideologia alem) Terceiro: os homens, que renovam diariamente sua prpria vida, se pem a criar outros, a se reproduzirem a relao entre homem e mulher, pais e filhos a famlia; Quarto: um modo de produo ou um estgio industrial est sempre ligado a um modo de cooperao. A massa das foras produtivas determina o estado social.

Pressupostos de Marx
(A ideologia alem) Quinto:
O homem tem conscincia... Mas sua conscincia nasce da necessidade, da existncia de intercmbio com outros homens. A conscincia , desde seu incio, um produto social. A matria que determina a conscincia (ou o pensamento). O ponto de partida no o pensamento (idealismo) mas a vida material (materialismo)

Teoria filosfica Materialismo dialtico

Marx
Teoria sociolgica Materialismo histrico

Materialismo Dialtico
Tese Anttese Sntese Matria / Natureza Trabalho / Homem Histria / Sociedade

Materialismo
Porque parte da realidade material da existncia humana...
De como se produz e reproduz, concreta e materialmente, a existncia humana em sociedade...

Histrico
Porque compreende que a existncia social se vincula, se modifica, se condiciona a estruturas e processos que possuem mutabilidades no tempo...
Se ope a perspectivas idealistas, atravs das quais se acredita existirem substncias e essncias imutveis que seriam os verdadeiros objetos do conhecimento...

Se ope a perspectivas idealistas, atravs das quais a razo (a idia) a fonte privilegiada do real...

Embora a sociedade seja o produto da ao recproca dos homens, ela no uma obra que esses realizam de acordo com seus desejos particulares.

Um primeiro pressuposto de toda a existncia humana e, portanto, de toda a histria (...) [] que os homens devem estar em condies de poder viver a fim de fazer a histria. Mas, para viver, necessrio, antes de mais nada, beber, comer, ter um teto onde se abrigar, vestir-se etc. O primeiro fato histrico , pois, a produo dos meios que permitem satisfazer essas necessidades, a produo da prpria vida material; trata-se de um fato histrico; de uma condio fundamental de toda a histria, que necessrio, tanto hoje como h milhares de anos, executar, dia a dia, hora a hora, a fim de manter os homens vivos (Marx e Engels. A
ideologia alem)

Para produzir sua subsistncia, os seres humanos procuram dominar as circunstncias naturais; modificam os elementos da natureza...

Para isto: organizam-se socialmente; estabelecem relaes sociais Satisfazem (em tese) suas necessidades, mas geram tambm novas necessidades, que no so simples exigncias naturais ou fsicas, mas produtos da existncia social.

No ato de Produzir

Criam novos objetos os quais no s se incorporam ao ambiente, modificando-o, como passam s prximas geraes.
Os resultados da atividade e da experincia humanas que se objetivam so acumulados e transmitidos por meio da cultura.

O processo de produo e reproduo da vida atravs do trabalho , para Marx, a atividade humana bsica, a partir da qual se constitui a histria dos homens.
Necessidades... Trabalho humano e estabelecimento de relaes sociais para satisfaz-las; Interferncia na natureza.

Necessidades agora agregadas com as novas... Trabalho humano e manuteno ou estabelecimento de relaes sociais para satisfaz-las; Interferncia na natureza. Satisfao das necessidades; Produo e acmulo cultural; Gerao de novas necessidades

Necessidades agora agregadas com as novas... Trabalho humano e manuteno ou estabelecimento de relaes sociais para satisfaz-las; Interferncia na natureza. Satisfao das necessidades; Produo e acmulo cultural; Gerao de novas necessidades

Satisfao das necessidades; Produo e acmulo cultural; Gerao de novas necessidades

Foras produtivas e relaes sociais de produo

Marx nunca se refere produo em geral, mas a produo num estgio determinado do desenvolvimento social [que] a produo dos indivduos vivendo em sociedade. A estrutura de uma sociedade depende do estado de desenvolvimento de suas foras produtivas e das relaes sociais de produo que lhes correspondem. (tais conceitos so interdependentes).

Foras produtivas:
O modo como os indivduos e grupos obtm em determinados momentos, os bens de que necessitam e, para isso, em que grau desenvolveram sua tecnologia, processos e modos de cooperao, a diviso tcnica do trabalho, habilidades e conhecimentos utilizados na produo, a qualidade dos instrumentos e as matrias primas de que dispe.
Observaes: ou seja: ferramentas, as mquinas, as tcnicas, tudo aquilo que permite a produo; As foras produtivas se desenvolvem e transformam no desenvolvimento histrico pelo acmulo cultural.

Relaes sociais de produo:


Expressa o modo como os homens se organizam entre si para produzir; que formas existem naquela sociedade de apropriao de ferramentas, tecnologia, terras, fontes de matria prima e de energia, e eventualmente de trabalhadores; quem toma as decises que afetam a produo; como a massa do que produzido distribuda, qual a poro que se destina a cada grupo, e as diversas maneiras pelas quais os membros da sociedade produzem e repartem o produto. Diferentes formas de organizao do da produo e distribuio, de posse e propriedade dos meios de produo;

Na medida em que, ao produzir, os homens atuam coletivamente, cooperam...


Ainda que a cooperao seja uma relao social de produo porque ocorre entre os seres humanos, ela pode se dar tendo em vista alguns interesses particulares, como:

Mas...
Devido a condies socialmente estabelecidas, d-se um acesso diferenciado, segundo o grupo social, ao produto e aos meios de produzi-lo.

Aumentar a produtividade do trabalho.


Aumentar a quantidade de trabalho explorado.

A distribuio (o acesso diferenciado) , antes de mais nada...


Distribuio dos instrumentos de produo. Distribuio dos membros da sociedade pelos diferentes gneros de produo

A quantidade de produtos a que distintos membros da sociedade tem acesso o resultado desta distribuio, que parte da estrutura do prprio processo produtivo. A diviso social do trabalho (que se concretiza tambm atravs dessas distribuies) expressa modos de segmentao da sociedade, ou seja, desigualdades sociais mais abrangentes.

Um estgio social historicamente contextualizado


nos remete identificao de um estgio de...

moldando a estrutura social de um...

Segmentaes; Acessos diferenciados; Classes sociais. que produzem...

Foras Produtivas

Distribuies dos instrumentos de produo; Diviso social do trabalho.


que implicam em...

que viabilizam o estabelecimento de...

Relaes Sociais de Produo

Snteses
As noes de foras produtivas e relaes sociais de produo mostram que tais relaes se interligam de modo a que as mudanas em uma provoquem alteraes na outra.
As relaes sociais de produo se constituem no substrato para a estruturao das desigualdades expressas na forma de classes sociais. O tipo de diviso social do trabalho corresponde estrutura de classes da sociedade.

Estrutura e Superestrutura

Estrutura
O conjunto das foras produtivas e de relaes sociais de produo de uma sociedade formam sua base ou estrutura que, por sua vez, o fundamento sobre o qual se constituem as instituies polticas e sociais.

Superestrutura ou Supraestrutura
Na produo da vida os homens geram tambm outra espcie de produtos que no tm forma material:
As ideologias polticas; Concepes religiosas; Cdigos morais e estticos; Sistemas legais, de ensino, de comunicao; Conhecimento filosfico e cientfico; Representaes coletivas de sentimentos; Iluses; Modos de pensar e concepes de vida diversos e plasmados de um modo peculiar.

Esta a superestrutura ou supraestrutura.

Sistemas legais, de ensino, de comunicao; superestrutura As ideologias polticas;

Representaes coletivas de sentimentos; Concepes religiosas; Conhecimento filosfico e cientfico;

Iluses;

Cdigos morais e estticos; Modos de pensar

estrutura

conjunto das foras produtivas e de relaes sociais de produo

Classes sociais e Estrutura Social

Marx no deixou uma teoria sistematizada sobre as classes sociais, embora este seja um tema obrigatrio para suas interpretaes... Tal teoria constituda a partir dos elementos disseminados em seus distintos trabalhos

Produo / Necessidade de produzir como atividade vital

Para isto: os homens se organizam; estabelecem relaes sociais O que implica em

Diviso do trabalho Distribuio dos recursos de produo Distribuio do resultado da produo. O que permite

A diviso em classes

Sociedades com limitada capacidade produtiva Diviso natural do trabalho (segundo idade, fora fsica, gnero)

Sociedades que expandem a capacidade produtiva

Diviso social do trabalho


Distribuio dos membros da sociedade pelos diferentes gneros de produo; Distribuio dos instrumentos de produo )

No produo de excedentes
No apropriao privada No diviso em classes

produo de excedentes apropriao privada Diviso em classes Estrutura e Supraestrutura Social que visa manter...

A existncia das classes vincula-se a circunstncias sociais especficas


Estgios produtivos capazes de gerar excedentes e apropriao privada
dos instrumentos de produo

dos resultados da produo

Com base nisso, a noo bsica de Classes Sociais em Marx decorre da posio ocupada em relao propriedade dos meios de produo

Patrcios
Senhor Mestre

Escravos
Servo Aprendiz

Capitalista

Trabalhador

Apesar de sua insuficincia para apreender a complexidade e variaes das sociedades concretas, a utilidade desse esquema dicotmico reside na utilidade de identificar a configurao bsica das classes em cada modo de produo.

Classes em si
Conjunto de membros de uma sociedade que so identificados por compartilhar determinadas condies objetivas, ou a mesma situao no que se refere propriedade dos meios de produo.

Classes para si
Classes que se organizam politicamente para a defesa consciente de seus interesses, cuja identidade construda tambm do ponto de vista subjetivo.

A economia capitalista

O foco de Marx em O capital, sua obra madura, a sociedade capitalista, a forma de organizao social mais desenvolvida e variada de todas j existentes.
A unidade analtica mais simples dessa sociedade e a expresso elementar de sua riqueza a mercadoria, forma assumida pelos produtos e pela prpria fora de trabalho.

Fatores bsicos de composio da Mercadoria


Valor de uso
Vincula-se propriedade que a mercadoria tem de satisfazer as necessidades humanas, servindo como meio de subsistncia ou de produo; Se efetiva ou se realiza no consumo.

Valor de troca
Decorre no s do custo dos materiais empregados na mercadoria mas, significativamente, do tempo de trabalho gasto na sua produo (tempo que est vinculado a condies sociais e histricas concretas); ou seja: o tempo de trabalho socialmente necessrio.

Distintas mercadorias podem ter valores diferentes e, para que seus possveis consumidores realizem entre si os intercmbios que pretendem, preciso haver um meio de quantificar tais valores, que variam segundo o lugar e a poca, a disponibilidade de materiais, as tcnicas para obt-los e transform-los etc. A existncia de produtores que realizam trabalhos distintos e que, por isso, precisam obter o produto de outros para seu prprio consumo, o resultado da diviso do trabalho. Em troca do que necessita, cada um oferece o fruto do seu prprio labor, ainda que metamorfoseado na forma de moeda.

Fora de trabalho...
No sistema capitalista a fora de trabalho humana transformada tambm em mercadoria;
As relaes de produo capitalistas implicam na existncia de um mercado onde a fora de trabalho negociada entre o trabalhador livre e o capital; A fora de trabalho uma mercadoria que tem caractersticas peculiares: a nica que pode produzir mais riquezas que o seu valor de troca.

E como se determina o valor da fora de trabalho no mercado?


Atravs do valor dos meios de subsistncia requeridos para produzir, desenvolver, manter e perpetuar a fora de trabalho.
Ou seja: tudo o que necessrio para que o trabalhador se reproduza de acordo com suas habilidades, capacitao e nvel de vida, o qual varia historicamente entre as pocas.

Para pensar...
Como se constituem e porque os diferentes e discrepantes nveis salariais entre as ocupaes?
Na noo de exrcito industrial de reserva (a qual se vincula aos contingentes de desempregados) cuja funo controlar, pela prpria disponibilidade, as reivindicaes operrias...

No papel da Previdncia Social do Estado, como mantenedora ou no das relaes sociais associadas ao modo de produo capitalista...

O mito da equivalncia no estabelecimento da relao de trabalho

A sociedade capitalista se baseia na ideologia (mito) da igualdade;


Na relao de trabalho: de um lado est o trabalhador, que oferece sua fora de trabalho, e de outro est o empregador, que a adquire por um salrio; A idia de equivalncia na troca crucial para a estabilidade da sociedade capitalista; assim como a crena de que as partes se preservam livres (ou isentas de presses externas) no momento do contrato; Os homens aparecem como iguais diante da lei, do Estado e do mercado etc., e assim eles vem-se a si mesmos; Mas, embora o processo de venda da fora de trabalho por um salrio aparea como um intercmbio entre equivalentes, o valor que o trabalhador pode produzir durante o tempo em que trabalha para aquele que contrata superior quele pelo qual vende suas capacidades... Possibilitando a maisvalia...

A mais-valia...
Para chegar a noo de mais-valia importante passar distino que Marx faz entre:
Tempo de trabalho necessrio durante o qual se d a reproduo do trabalhador e no qual gera o equivalente ao seu salrio e Tempo de trabalho excedente perodo em que a atividade produtiva no cria valor para o trabalhador mas sim para o proprietrio do capital...

A mais-valia...
Assim, pode-se entender a mais-valia como a diferena entre o valor adicionado pelos trabalhadores (incorporado s mercadorias produzidas) e o salrio que recebem.
A mais-valia a base para os lucros, os juros das aplicaes financeiras e para todas as formas de rendimentos vinculados propriedade. A apropriao da mais-valia o fundamento da diviso das classes sociais no capitalismo.

A taxa de mais-valia, a razo entre trabalho excedente e trabalho necessrio, expressa o grau de explorao da fora de trabalho pelo capital.

Mas como isso aceito pelo trabalhador?


Para Marx o que impede o trabalhador de perceber como se d efetivamente esse processo a sua situao alienada.

Alienao e Trabalho, Trabalho Alienado


O modo de produo capitalista, com a crescente industrializao, favorece o processo de gnese do trabalho alienado em face da prpria diviso do trabalho; A alienao se manifesta a partir do momento que o objeto fabricado se torna alheio ao sujeito criador... o operrio no se reconhece no produto que criou, pois o criou em condies que escapam ao seu arbtrio e as vezes at sua compreenso.

Curiosidade!!!
Trabalho - tripalium (ou trepalium), do Latim Tardio, um instrumento romano de tortura, uma espcie de trip formado por trs estacas cravadas no cho, onde eram supliciados os escravos. Obra Labor Poisis...

O arteso domina e se v refletido no seu produto... Domina e compreende todo o processo de produo... O operrio no sistema capitalista de produo industrial perde o sentido daquilo que produz.

Marx sublinha trs aspectos da alienao


1. o trabalhador relaciona-se com o produto de seu trabalho como algo alheio a ele, que o domina e lhe adverso, e relaciona-se da mesma forma com os objetos naturais do mundo externo; o trabalhador alienado em relao s coisas; 2. a atividade do trabalhador tampouco est sob seu domnio, ele a percebe como estranha a si prprio, assim como sua vida pessoal e sua energia fsica e espiritual, sentidas como atividades que no lhe pertencem; o trabalhador alienado em relao a si mesmo;

3. a vida genrica ou produtiva do ser humano torna-se apenas um meio de vida para o trabalhador, ou seja, seu trabalho que sua atividade vital consciente e que o distingue dos animais deixa de ser livre e passa a ser unicamente meio para que sobreviva.

pertinente ento perceber que...


A atividade produtiva , portanto, a fonte da conscincia, e a conscincia alienada o reflexo da atividade alienada ou da alienao da atividade, isto , da autoalienao do trabalho."

A perspectiva marxista permite no s descrever e compreender como se estrutura e dinamiza a sociedade capitalista como, tambm, mesmo reconhecendo os antagonismos desta, as formas e processos atravs dos quais ela se reproduz e se mantm... Sobretudo mascarando esses antagonismos...

Referncias

ANDERSON, Perry. A crise da crise do marxismo: introduo a um debate contemporneo. 2 Ed. So Paulo: Brasiliense, 1985. BOTOMORE, Tom. Dicionrio do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1988. CURY, Carlos R. Jamil. Educao e Contradio. So Paulo: Cortez, 1986. GADOTTI, Moacir. Concepo Dialtica da Educao. 5 Ed. So Paulo: Cortez, 1987. KONDER, Leandro. O que a Dialtica. 25 Ed. So Paulo: Brasiliense, 1993. GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia Crtica: alternativas de mudana. 56 Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. POLITZER, Georges. Princpios elementares de filosofia. So Paulo: Editora Moraes Ltda. 1986. MARX, Karl. Manuscritos econmico-filosficos de 1844. Lisboa: Avantel, 1994. MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia Alem. So Paulo: Boitempo, 2007. MARX, Karl. O Capital. Crtica da economia poltica. Rio de janeiro: civilizao brasileira, 1968. NETTO, Jos Paulo. Crise do Socialismo e ofensiva neoliberal. So Paulo: Cortez, 2003. NETTO, Jos Paulo. Introduo ao mtodo da Teoria Social. Servio Social: Direitos Sociais e Competncias Profissionais. Braslia: CFESS/ABEPSS, 2009. QUINTANEIRO, T. BARBOSA, M. OLIVEIRA, M. Um Toque de Clssicos. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

Вам также может понравиться