Вы находитесь на странице: 1из 13

GERNCIA:

PROCEDIMENTO

TI
DATA DE IMPLANTAO:

NMERO:

ITEM:

SX-3900-Q-8PR1266
TTULO:

7.6

19-06-2009

SEGURANA DO CABEAMENTO
NORMA: TOTAL DE PGINAS:

ISO 27001 - ISO 27002

13

C O N T R O L E
N. REVISO

D E

R E V I S E S
DATA

DESCRIO

CPIAS CONTROLADAS:

Gerncia de Operao de Redes de Comunicao de Dados Gerncia de Tecnologia e Suporte

ELABORAO: UI33557 Jos Estevam Mapa Junior

APROVAO: UI29401 Elias Ribeiro Neves

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

02
DATA DE REVISO:

19/06/2009

NDICE

1 2 3 4 5 6

NDICE INTRODUO OBJETIVO APLICAO DEFINIES E ABREVIATURAS DESENVOLVIMENTO ATRIBUIES E RESPONSABILIDADES

02 03 03 03 03 04 13

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

03
DATA DE REVISO:

19/06/2009

1. INTRODUO A infra-estrutura de rede representa o conjunto de componentes necessrios ao encaminhamento e passagem dos cabos, para aplicaes multimdia, em todos os pontos da edificao, assim como os produtos necessrios instalao dos componentes ativos do sistema que compem uma rede local, tais como: Cabeamento estruturado UTP; cabeamento tico; alimentao eltrica; aterramento, sistema de proteo contra descarga atmosfrica etc. Fazem parte dessa classificao os seguintes materiais: Cabo eltrico; cabo par tranado; cabo tico; distribuidor tico; eletro calhas, eletro dutos, caixas de passagem, canaletas gabinetes, suportes de fixao, buchas, parafusos, etc.

2. OBJETIVO Definir a metodologia utilizada para a instalao da infra-estrutura de rede e os controles necessrios para manter a segurana da informao nestes ambientes.

3. APLICAO Este procedimento aplicvel Superintendncia de Tecnologia de Informao e Gerncia de Automao

4. DEFINIES E ABREVIATURAS D.I.O Distribuidor tico F.O Fibra tico UTP Cabo par tranado

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

04
DATA DE REVISO:

19/06/2009

5. DESENVOLVIMENTO 5.1. Infra-estrutura de rede local A infra-estrutura de rede adotada pela Usiminas, utiliza o cabeamento estruturado categoria 06, gigabitethernet do fabricante systmax instalada obedecendo aos seguintes padres: Norma EIA/TIA 569-B (Commercial Building Telecommunications Wiring Standard) especifica os requisitos mnimos para cabeamento de telecomunicaes dentro de um ambiente; topologia e distncias recomendadas; meios de transmisso, por parmetros que determinam desempenho; designaes de conectores e pinos, para garantir a interconectividade; Padro IEEE802.3 - definem materiais utilizados no cabeamento tais como cabo par tranado, conectores RJ-45, tomadas RJ-45. Norma ASA C. 83.9 - especifica os racks. Norma EIA/TIA 607 (Commercial Building Grounding / Bonding Requirements) define os requisitos de aterramento. Norma EIA/TIA Bulletin TSB-67 detalha como testar e certificar cabeamentos UTP instalados. Norma ANSI/EIA/TIA 606 define a codificao para determinar a funo de cada conector fmea (telefonia, dados e imagem). ABNT para cabeamento metlico UTP e para cabeamento tico.

Esta rede local possui um concentrador de rede, este concentrador uma sala de no mnimo 9 m onde instalado um rack e nele todos os equipamentos de comunicao de dados. Deste rack feita a distribuio dos pontos de rede utilizando os seguintes equipamentos e materiais: Distribuidores ticos;Path panel; path cords; conector fmea RJ45; cordo tico etc. O Rack de Telecomunicaes ser o concentrador de todo o cabeamento lgico. Nele sero instalados Patch Panels dos quais sairo todos os cabos que atendero aos pontos de rede de dados e voz do prdio.

Caractersticas tcnicas do Cabo UTP: Condutores de cobre rgidos com isolao em polietileno de alta densidade, com caractersticas eltricas e mecnicas mnimas compatveis com os padres para categoria 6, descrito na EIA/TIA 568-B.2-1, ; Deve possuir construo convencional reunindo 4 pares de condutores em capa de PVC com e classificao UL Verified para Categoria 6 e UL Listed para CMR; Pode possuir separadores bi-setoriais dos condutores; Deve suportar taxas de transmisso de dados em at 1.2 Gbps;

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

05
DATA DE REVISO:

19/06/2009

Patch Panel RJ45 Categoria 6 Patch panel para instalao em rack 19, de 24 portas, conectores modulares de 8 posies do tipo RJ-45 fmea na parte frontal separados em 4 conjuntos basculantes de 6 conectores. Caractersticas tcnicas obrigatrias:

Conectores IDC com caractersticas eltricas e mecnicas mnimas compatveis com os padres para categoria 6, descrito na EIA/TIA 568-B.2-1. Deve suportar no mnimo 750 inseres de conectores RJ45 e 200 terminaes nos conectores IDC; Os conjuntos de conectores IDC devem ser basculantes (Snap-in), visando possibilitar a conectorizao e manuteno pela parte frontal do rack. Devero tambm possibilitar configuraes hbridas, onde um ou mais mdulos suportem UTP e outros suportem fibras pticas terminadas em conectores STII+, SC ou LC; Deve possuir guias para acomodao de cabos no prprio corpo do patch panel e anis guias para organizao de patch cords, ligados ao prprio corpo do patch panel; Dever possuir identificao para tanto para pinagem T568A como T568B; Dever suportar terminao de cabos de 22 a 26 AWG; Temperatura de operao: -10 a 60C.

Patch-cord Tipo RJ-45 - RJ45 Patch-cord de 4 pares tranados no blindados (UTP) com comprimento aproximado de 2,0 metros, para conexo dos micros e conexes cruzadas entre os blocos de espelhamento dos equipamentos ativos da rede e os blocos do cabeamento horizontal, bem como entre o backbone de voz ao cabeamento horizontal. Caractersticas tcnicas obrigatrias:

Condutores de cobre multifilares de 24 AWG, com caractersticas eltricas e mecnicas mnimas compatveis com os padres para categoria 6, descrito na EIA/TIA 568-B.2-1; Deve suportar taxas de transmisso de at 1Gbps; Deve estar disponvel em pelo menos 8 cores diferentes; Dever necessariamente ser conectorizado, testado e certificado em fbrica. OBS: No sero aceitos cordes montados em campo.

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

06
DATA DE REVISO:

19/06/2009

Rack de telecomunicaes Devero ser fornecidos e instalados Racks na sala de telecomunicaes com a seguinte especificao: Sistema modular flexvel formado por perfis, de fcil adaptao s dimenses especificadas por clientes; No padro disponvel nas dimenses entre 20Us a 44Us e nas cores preta e cinza; Na linha padro as dimenses obedecem norma IEC 61969 draft para equipamentos mtricos e padro 19; Utilizao de ao em toda a construo, com elementos de fixao que garante longa vida til sem corroso; Calha lateral com porta e dobradia em ambos os lados, em ao 2mm fosfa tizado e com pintura epoxi-p Ral nas dimenses : L135mmxP260mm; Porta bipartida para as calhas laterais com dobradias e sistema de fechamento Im para garantia de perfeito fechamento; Tampa inferior de fechamento das calhas em ao 1mm fosfatiza do, e com pintura epoxi-p Moldura superior para passagem de cabos em chapa de ao fosfatizada e com pintura epoxi-p dimenses : P300mmxA100mm Blende superior para aplicao se Silk Screen, permitindo customizao atravs de Logo Padro para montagem que suporta 300Kg de equipamentos na extenso do padro 19; Pintura p eletrosttica conforme norma; Base em chapa de 3mm com furos para chumbamento dimenso : L550mm P400mm; Top Cable com curvatura de 3mm para descida de cordes pticos; Laterais com furos de 50mm de dimetro para gerenciamento dos cabos

5.2 - Distribuio de cabeamento estruturado no prdio Cada prdio possui uma caracterstica construtiva diferente, alguns possuem placas de forro, alguns com forro de gesso e outros sem nenhuma espcie de forro. Os pisos tambm tem caractersticas diferentes, alguns possuem piso elevado. Para construo de uma nova infraestrutura de rede dever ser considerada a construo de acordo com cada edificao.

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

07
DATA DE REVISO:

19/06/2009

Distribuio de cabos sobre o forro: Onde existe o forro, devero ser utilizadas eletrocalhas lisas com tampas, para as descidas dos cabos UTPs at as estaes de trabalho devero ser instaladas canaletas do tipo Evolutiva DLP com as medidas de no mnimo 80x50 e todos acessrios necessrios para o perfeito acabamento, inclusive com a fixao da tomadas eltricas, de rede e de telefonia na prpria canaleta. Esta canaleta dever ser dotada de um Septo Divisor para que futuramente os pontos de rede eltrica possam migrar para esta nova infra-estrutura. Todos os Pach Cables, cabos lgicos e pontos sero identificados de acordo com a Norma NBR 14.565. Todos os patch cords devero ser acomodados em guias de cabos com no mnimo 1 guia por Patch Panel. Distribuio de cabos debaixo do piso elevado: Nos locais onde existem piso elevado , devero ser utilizadas eletrocalhas lisas com tampas instaladas em suportes de tal forma que ela fique no mnimo a 15cmm do piso. Para a distribuio dos cabos UTPs dever ser utilizado caixas fixadas nas extremidades destas eletrocalhas prximo ao local onde ficaro instalados os equipamentos de rede . A distribuio eltrica dever utilizar eletrocalhas com tampas tambm instaladas em suportes com uma altura mnima de 15 cmm, a distribuio dos circuitos eltricos dever ser feito de acordo com a potncia de cada equipamento utilizando quadros de distribuio eltricos . As tomadas eltricas devem ser instaladas prximos aos equipamentos de comunicao de dados . Instalao eltrica do CPD da Usiminas: A instalao em questo consiste no transporte e distribuio de energia eltrica, atravs de sistemas Bus-Way, compostos de barras de cobre eletroltico semiduro, de pureza 99,9%, agrupadas e fixadas carcaa de chapa estrutural 20 MSG, dobrada e estruturada, estando totalmente isoladas da carcaa atravs de pentes ajustveis e antivibratrios. Os barramentos em questo possuiro 3 barras condutoras para fase, 1 barra para neutro da mesma bitola, e uma barra para terra isolada, 50% das fases afixada na lateral da calha. Conforme normas foram consideradas a instalao de cofres contendo disjuntores para proteo em funo da reduo ( transio entre a linha principal e os ramais secundrios). Os Bus-Ways foram instalados sob piso falso existente e devidamente fixados com suportes apropriados contendo basicamente o seguinte conjunto: Conjunto de calhas condutoras trifsica com neutro 100% , 100 A, 600 V, 60 KA, para uso interno, sem ventilao e uma barra de terra de 50% na lateral, tipo MMBB 225 A, REF: Beghim, com elementos de derivao, elementos de proteo e plug -ins necessrios ao funcionamento do sistema. Conjunto de calhas condutoras trifsica com neutro 100% , 325 A, 600 V, 60 KA, para uso interno, sem ventilao e uma barra de terra de 50% na lateral, tipo MBB 225 A, REF: Beghim, com elementos de derivao, elementos de proteo tipo plug -ins para derivao das linhas de 100 A necessrios ao funcionamento do sistema.

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

08
DATA DE REVISO:

19/06/2009

Interferncias eletromagnticas Para evitar potenciais de interferncias eletromagnticas oriundas de circuitos eltricos, motores, transformadores, etc. necessrio prever uma separao mnima entre os cabos de telecomunicaes e os circuitos eltricos. Para evitar interferncias eletromagnticas, as tubulaes de telecomunicaes devem cruzar perpendicularmente as lmpadas e cabos eltricos e devem prever afastamento mnimo de:

1,20 metros de grandes motores eltricos ou transformadores; 30 cm de condutores e cabos utilizados em distribuio eltrica; 12 cm de lmpadas fluorescentes.

Os valores acima referem-se a circuitos eltricos de potncia inferior a 5 KVA. Todas as tubulaes citadas devem ser blindadas. Essa blindagem poder ser obtida atravs de eletrocalhas fechadas e/ou eletrodutos (condutes) metlicos; Na montagem no deve haver descontinuidade eltrica entre o transmissor e o receptor, ou seja, no deve haver mistura de tubulaes condutoras e isolantes na trajetria at a rea de Trabalho. Para reduo do rudo induzido oriundo de transformadores, motores, reatores etc.. deve-se adicionalmente executar os seguintes procedimentos:

Aumentar a separao fsica entre os cabos (afastamento das tubulaes); Os condutores dos circuitos eltricos (fase, neutro e terra) devem ser mantidos o mais prximos entre si (tranados, enrolados em fita ou braadeiras); Utilizar protetores de surto nos quadros eltricos; Utilizar, para os cabos eltricos, tubulaes etlicas interligadas a um terra eficiente; No manter os cabos de telecomunicaes em tubulaes no-metlicas ou com tampas abertas.

Essas recomendaes podem no ser suficientes para a tubulao estar protegida de fontes de interferncia. Pela ANSI/NFPA 708, artigo 800, recomenda-se o afastamento mnimo de 61 cm de qualquer cabo de energia. Rede de dutos utilizando eletrodutos: Para os eletrodutos recomenda-se o metlico rgido do tipo "pesado". No devem ser aceitos tubos flexveis. Devem ser utilizadas apenas curvas de 90 graus do tipo suave. No so permitidas curvas fechadas de 90 graus. A tabela 4 apresenta a quantidade mxima de cabos UTP que podem ser instalados em eletrodutos. A menor bitola a ser utilizada dever ser de 3/4" ou 2,10 cm. Estas quantidades so vlidas para trajetrias onde existam no mximo duas curvas de 90 graus.

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

09
DATA DE REVISO:

19/06/2009

Dimetro do eletroduto em polegadas (mm) " (21) 1" (27) 1 " (35) 1 " (41) 2" (53) 2 " (63) 3" (78)

Qtde de cabos UTP ou cabo ptico duplex (1) (2) 3 6 10 15 20 30 40

Tabela 4 - Capacidade de eletrodutos NOTAS: 1. Clculo baseado no dimetro externo mximo de 6,3 mm para um cabo UTP e capacidade mxima permitida da Tabela 4.4-1 da TIA/EIA 569-A. Nessa tabela, o segmento de eletroduto tem comprimento mximo de 30 metros, duas curvas de 90 graus e taxa de ocupao de 40 %. 2. Consideramos neste documento que os cabos de fibra ptica duplex apresentam o mesmo dimetro externo de um cabo UTP. Para a instalao de um sistema de eletrodutos deve-se, obrigatoriamente, utilizar as derivaes e seus acessrios tais como curvas, buchas, arruelas, etc.. Para a fixao dos eletrodutos junto s paredes deve-se utilizar braadeiras, sendo recomendvel as do tipo "D" e manter afastamento mximo de 1 metro entre as mesmas. Eletrocalhas Para as eletrocalhas recomenda-se preferencialmente as do tipo lisa com tampa que evitam o acmulo de sujeira. No se deve instalar eletrocalhas acima de aquecedores, linhas de vapor ou incineradores. Dimenso da eletrocalha (largura x altura em mm ) 50 x 25 50 x 50 75 x 50 100 x 50 Tabela 5 - Capacidade de eletrocalhas 25 40 60 80 Qtde de cabos UTP ou cabo ptica duplex (1) (2)

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

010
DATA DE REVISO:

19/06/2009

NOTAS: 1. Clculo baseado no dimetro externo mximo de 6,3 mm para um cabo UTP e capacidade mxima permitida por ensaio com taxa de ocupao de 50 %. 2. Os cabos de fibra ptica duplex geralmente podem ser considerados com a mesma dimenso de um cabo UTP. Para a instalao de um sistema de eletrocalhas, deve-se, obrigatoriamente, utilizar as derivaes (curvas, flanges, "Ts", desvios, cruzetas, redues etc...) nas medidas e funes compatveis. Obrigatoriamente essas derivaes devem ser do tipo suave, no contendo ngulos agudos que superem o mnimo raio de curvatura dos cabos, prejudicando o desempenho do sistema. A figura 7, ilustra os diversos tipos de derivaes existentes. 5.3 - Rede de telefonia

Partindo do DG localizado em cada prdio devero ser lanados cabos de telefonia CTP APL at o rack de telecomunicaes (concentrador) que dever ser espelhado atravs de path panel e distribudo at os locais onde esto instalados os pontos de rede, para cada ponto de rede de dados dever ser instalado um ponto de rede de voz.

5.4 - Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas e aterramento de equipamentos. As caractersticas de aterramento do sistema eltrico est listado na especificao Usiminas SS-3900-Q-5NT4100. As malhas de aterramento de edificaes prximas umas das outras devem ser interligadas em pelo menos dois pontos, com o maior afastamento possvel. Os sistemas de proteo contra descargas atmosfricas devem ser aterrados na mesma malha de aterramento do edifcio ou da subestao. O condutor neutro no pode ser utilizado como condutor de aterramento. Os condutores pertencentes a sistema de proteo contra descarga atmosfrica, no devem ser utilizados para aterramento de equipamentos e componentes eltricos. A malha de aterramento eletrnico dos edifcios deve ser conectada a malha de aterramento do prdio em pelo menos dois pontos. A malha deve ser definida de tal forma que todos os edifcios e estruturas a serem aterradas estejam compreendidos em seu interior.

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

011
DATA DE REVISO:

19/06/2009

5.5 - Infra-estrutura de rede tica A infra-estrutura de rede tica representa o conjunto de componentes necessrios ao encaminhamento e passagem dos cabos ticos, area ou subterrneo, para a interligaes de redes locais ou para a instalao de um backbone tico, para trafego de aplicaes multimdia, voz dados e imagem. Links de comunicao: Adotamos o seguinte critrio para a utilizao das fibras ticas para interligao de redes de comunicao de dados, seja o meio fsico areo ou subterrneo : - At 400 m, utilizamos fibras ticas multmodo 62,5/125 microns do fabricante Furukawa, para comunicao fast ethernet e/ou gigabitethernet. - Acima de 400 mts utilizamos fibras monomodo 09/125 microns do fabricante Furukawa para a comunicao fast ethernet e/ou gigabitethernet. Lanamento de cabos ticos subterrneo: Para lanamento de cabos ticos subterrneo, devero ser obedecidos os seguintes critrios : - Os cabos ticos subterrneo devero ser identificados em todas as caixas de passagens existentes. - Em cada caixa de passagem dever ser deixado uma sobra de 5 metros para facilitar as emendas, fuses em caso de quebra por acidentes - Famlia de cabos pticos indicados preferencialmente para instalao subterrnea no interior de linhas de dutos ou sub-dutos, so cabos pticos CFOA-X-ARD-W armados com fita de ao corrugado para proteo contra o ataque de roedores, formados por tubos loose, de ncleo gelado, disponveis de 02 a 144 fibras, em fibras monomodo do tipo Standard (G652B), Low Water Peak (G652D) ou ainda NZD-Non Zero Dispersion (G655). Lanamentos de cabos ticos area: As fibras areos devero ser conduzidas em eletrodutos de 2 fixados em pape racks existentes no cho de fabrica, estes eletrodutos no podero ter curvatura superior a 45 graus, faz-se necessrio tambm a instalao de 30 em 30 metros de caixas de passagens 400x400mm. Estes eletrodutos devem ser pintados na cor cinza com faixas azuis conforme padro adotado para pinturas em eletrodutos da NR26 Usiminas. Para lanamento de cabos ticos entre postes, a fibra tica deve ser dotada de elementos de sustentao que permitem a instalao diretamente nos postes e torres da linha de distribuio ou transmisso da rede eltrica. A famlia de cabos utilizada em Linhas de Transmisso reas sujeitas a condies ambientais muito severas de neve e vento.

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

012
DATA DE REVISO:

19/06/2009

Estes cabos pticos auto-sustentados para longos vos com cargas de operao de 10 ou 20 kN, totalmente dieltricos, formados por tubos loose, de ncleo seco, disponveis de 02 a 72 fibras, em fibras monomodo do tipo Standard (G652B), Low Water Peak (G652D) ou ainda NZD-Non Zero Dispersion (G655).

Alarme e proteo contra incndio Todas as salas devem possuir um sistema de deteco e alarme de incndio. Os circuitos de deteco devem ser projetados de acordo com os requisitos da classe A, conforme a NBR 9441 e com circuito de retorno a central, passando por trajeto distinto daquele proveniente da central. O sistema de deteco deve ser do tipo inteligente com os dispositivos de campo endereveis, indicando a exata localizao da ocorrncia. Os sistemas de deteco alarme de incndio devero ser modulares com capacidade para futura expanso. As centrais devem ter disponvel capacidade de laos de 20%. Esse percentual de disponibilidade de reserva tambm se aplicam as centrais de deteco por aspirao. O sistema de deteco deve indicar o nvel de contaminao por poeira dos detectores de fumaa. As centrais de incndio devem ter a capacidade de se comunicar em rede padro Ethernet TCP/IP com protocolo aberto, para comunicao com sistema supervisrio e outros sistemas de combate a incndio, de modo a centralizar em um s local os alarmes e operao de todas as centrais em uma estao de operao central (prdio da equipe do corpo de bombeiros). Alm da comunicao em rede de dados as centrais devem disponibilizar sadas em contato seco, com as seguintes indicaes mnimas: Defeito nos sistemas de deteco e alarme contra incndio; Alarme de incndio; Sistema de combate atuado.

NMERO:

SX3900-Q-8PR1266
TTULO:

PROCEDIMENTO
PROTEO DO CABEAMENTO

PGINA:

013
DATA DE REVISO:

19/06/2009

6. ATRIBUIES E RESPONSABILIDADES

A responsabilidade pelo cumprimento deste processo do Responsvel pela Equipe de Infra-estrutura de rede da Gerncia de Operao de Redes de Comunicao de Dados. A responsabilidade pela aprovao deste documento do Responsvel pela Gerncia de Operao de Redes de Comunicao de Dados .

Вам также может понравиться