Вы находитесь на странице: 1из 2

Metodologia Kaizen

O que kaizen?
A palavra Kaizen tem origem japonesa e significa mudar para melhor. Na prtica das empresas significa que nenhum dia deve passar sem que sejam feitas melhorias. O Kaizen tambm pode ser definido como melhoramento contnuo, e tem por objetivo a promoo de melhoramentos sucessivos e constantes, ou seja, mais e menores passos de melhoramento incremental (SLACK et al., 2002). Para (IMAI, 1994) Mais especificamente, Kaizen significa pequenos melhoramentos, como resultado dos esforos contnuos e no melhoramentos drsticos resultantes de grandes investimentos, os quais caracterizam a inovao.
Uma das definies para melhoria contnua a busca pela excelncia. [...] melhoria contnua como a busca por melhores resultados e nveis de desempenho de processos, produtos e atividades da empresa. Ela deve ser um objetivo e desenvolvida culturalmente na empresa, podendo ser resultado de uma ao gerencial ou de modo espontneo pela sugesto de todos os funcionrios. (MOURA, 1997). "Kaizen uma palavra japonesa que significa melhoria que veio representar a prtica de melhoria eliminando desperdcios e envolvendo todos os empregados, sem gastar muito dinheiro para criar

evitar gastos excessivos e demanda de tempo prolongado.

A autonomia dada a cada funcionrio um fator de motivao para a prtica e desenvolvimento das atividades de melhoria. Os grandes projetos de melhoria da qualidade no esto relacionados apenas a grandes investimentos, mas em ajustes de processo feito pelos prprios colaboradores que so apenas incentivados e motivados pela metodologia do Kaizen.

Brainstorming uma tcnica para gerao de idias, proposta originalmente como uma forma no convencional para gerao de idias, posto no serem admissveis quaisquer criticas s sugestes dadas por outros participantes.
O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em ingls) ou tempestade de ideias, mais que uma tcnica de dinmica de grupo, uma

atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a servio de objetivos pr-determinados

Nesta etapa fica a critrio do instrutor que conduz o Kaizen o uso das ferramentas de resoluo de problemas adequada para o tema em questo, seja ela, Diagrama de Ishicawa, PDCA, DEMAIC, Just in Time, Lean Time, MASP, Grfico de Pareto, Cinco Porqus, entre outros programas como o Seis Sigma ou Lean Manufactory, metodologia Lean Production para atingimento do objetivo principal proposto.
De acordo com FERREIRA et al. (2000) a Metodologia Kaizen desenhada segundo as seguintes caractersticas: as pessoas na organizao desenvolvem suas atividades melhorando-as sempre, por meio de redues de custos e alternativas de mudanas inovadoras; o trabalho coletivo prevalece sobre o individual; o ser humano visto como um dos bens mais valiosos da organizao e deve ser estimulado a direcionar seu trabalho para as metas compartilhadas da empresa, atendendo suas necessidades humanas; satisfao e responsabilidade so valores coletivos. Ainda, de acordo com IMAI (1994) existem dez mandamentos que devem ser seguidos na metodologia Kaizen, como seguem: O desperdcio deve ser eliminado; Melhorias graduais devem ser feitas continuamente; Todos os colaboradores devem estar envolvidos, sejam gestores do topo e intermedirios, ou pessoal de base, o Kaizen no elitista; baseado em uma estratgia barata, acreditando que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, no se aplicam somas astronmicas em tecnologias e consultores; Aplica-se em qualquer lugar e no somente dentro da cultura japonesa; Apia-se em uma gesto visual, total transparncia de procedimentos, processos e valores, tornando os problemas e os desperdcios visveis aos olhos de todos; Focaliza a ateno no local onde se cria realmente valor, cho de fbrica; Orienta-se para os processos; D prioridade s pessoas, acredita que o esforo principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas (orientao pessoal para a qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, elevao do moral, autodisciplina, crculos de qualidade e prtica de sugestes individuais ou de grupo); O lema essencial da aprendizagem organizacional : aprender fazendo.

Вам также может понравиться