Вы находитесь на странице: 1из 24

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

CURSO: INTENDNCIA

ELABORADO EM 2008

EMPREGO TTICO

4 ANO

CARGA HORRIA: 265 200 HORAS-AULA DIURNAS 60 HORAS-AULA NOTURNAS

PLANO DE DISCIPLINA APROVADO PELO BI DEP NR 1. OBJETIVOS PARTICULARES DA DISCIPLINA NO CURSO a. Analisar os fundamentos das operaes ofensivas e defensivas. b. Realizar o estudo de situao do Cmt Cia Log Sup/B Log. c. Realizar trabalhos de comando na carta e estimativas relativas s necessidades logsticas das unidades de uma Bda em Op ofensivas e defensivas. d. Desdobrar as instalaes a cargo da Cia Log Sup/B Log. e. Planejar e executar o apoio logstico a cargo das fraes Cia da Log Sup/B Log nas operaes ofensivas e defensivas. f. Identificar as formas e peculiaridades do transporte areo de cargas. g. Descrever a estrutura logstica da Fora Area Brasileira ( FAB). h. Descrever a estrutura e a misso das OM do Servio de Intendncia. i. Atualizar conceitos e fundamentos para o exerccio das funes de oficial subalterno do Servio de Intendncia. j. Empregar o equipamento, o armamento e os materiais especficos de dotao da OM para a qual o Aspirante-a-Oficial se destina. k. Exercer o comando de uma frao de tropa. l. Desempenhar as funes de oficial subalterno do Servio de Intendncia. / DE ______

2. UNIDADES DIDTICAS m. n. o. p.

PGINA: ET - 02

Executar a preparao e carregamento para transporte de cargas areas. Identificar e aplicar tcnicas e material, afetos a atividades logsticas, pertencentes a outras foras armadas. Evidenciar a capacidade de contribuir espontaneamente para o trabalho de algum e/ou de uma equipe (COOPERAO). Evidenciar a capacidade de produzir novos dados, idias e/ou realizar combinaes originais, na busca de uma soluo eficiente e eficaz (CRIATIVIDADE). q. Evidenciar a capacidade de optar pela alternativa mais adequada, em tempo til e com convico (DECISO). r. Evidenciar a capacidade de desenvolver atividades de forma sistemtica e eficiente (ORGANIZAO). s. Evidenciar a capacidade de antecipar-se a fatos e situaes, antevendo alternativas viveis, de modo a evitar e/ou eliminar possveis falhas na execuo de uma tarefa (PREVISO). q. Evidenciar a capacidade de cumprir suas atribuies assumindo e enfrentando as conseqncias de suas atitudes e decises (RESPONSABILIDADE).

2. UNIDADES DIDTICAS UD I FUNDAMENTOS ASSUNTOS 1.Operaes Ofensivas

PGINA: ET - 03 CARGA HORRIA : 40 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS NR DE SESSES 03 HD

a. Conceituar Operao Ofensiva. b. Identificar os tipos de Operaes Ofensivas e suas formas de manobra. a. Descrever as caractersticas da Marcha para o Combate. b. Descrever a organizao e o desdobramento da Cia Log Sup na Marcha para o Combate. c. Descrever as condicionantes logsticas e as necessidades de suprimento e transporte na Marcha para o Combate. c. Planejar as condicionantes logsticas e as necessidades de suprimento e transporte na Marcha para o Combate (PREVISO).

2. Marcha para o Combate

06 HD

a. Descrever as caractersticas do Ataque Coordenado e Ultrapassagem. b. Descrever a organizao e o desdobramento da Cia Log Sup no Ataque Coordenado e Ultrapassagem. 3. Ataque c. Descrever as necessidades de suprimento e transporte no Ataque Coordenado e Coordenado e Ultrapassagem. Ultrapassagem c. Planejar as necessidades de suprimento e transporte no Ataque Coordenado e Ultrapassagem (PREVISO). a. Descrever as caractersticas do Aproveitamento do xito e Perseguio. b. Descrever a organizao e o desdobramento da Cia Logstica Sup no Aproveitamento do xito e Perseguio. c. Descrever as necessidades de suprimento e transporte no Aproveitamento do xito e Perseguio. 4. Aproveitamento c. Planejar as necessidades de suprimento e transporte no Aproveitamento do xito e do xito e Perseguio (PREVISO). Perseguio

07 HD

07 HD

2. UNIDADES DIDTICAS UD I FUNDAMENTOS ASSUNTOS

PGINA: ET - 04 CARGA HORRIA : 40 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS a. Conceituar Operao Defensiva b. Identificar os tipos de Operaes Defensivas e suas formas de manobra. a. Descrever as caractersticas do Retraimento e Ao Retardadora. b. Descrever a organizao e o desdobramento da Cia Log Sup no Retraimento e Ao Retardadora. c. Descrever as condicionantes logsticas e as necessidades de suprimento e transporte no Retraimento e Ao Retardadora. c. Planejar as condicionantes logsticas e as necessidades de suprimento e transporte no Retraimento e Ao Retardadora (PREVISO). a. Descrever as caractersticas da Defesa de rea e do Acolhimento. b. Descrever a organizao e o desdobramento da Cia Log Sup na Defesa de rea e Acolhimento. c. Descrever as condicionantes logsticas e as necessidades de suprimento e transporte na Defesa de rea e Acolhimento. c. Planejar as condicionantes logsticas e as necessidades de suprimento e transporte na Defesa de rea e Acolhimento (PREVISO). NR DE SESSES 03 HD

5. Operaes Defensivas

6. Retraimento e Ao Retardadora

07 HD

7. Defesa de rea e Acolhimento

07 HD

2. UNIDADES DIDTICAS INSTRUES METODOLGICAS:

PGINA: ET - 05

a. Os tempos relativos ao objetivo da letra d dos assuntos 1 e 5 destinam-se aos Casos Histricos e Apresentao dos diversos temas, a serem ministrados no incio de cada uma das semanas de desenvolvimento, pela Seo de Ensino A e S3 do Corpo de Cadetes. a. Orientao para a aprendizagem: h necessidade de que o discente revise os assuntos ministrados na disciplina Emprego Ttico do 3 Ano. b. Mtodos e tcnicas de ensino: sugere-se trabalho em grupo com a utilizao de palestra, discusso dirigida, pesquisa em grupo e exerccio individual. c. Tipos de atividade: presenciais e no presenciais. d. Meios auxiliares a empregar: computador, projetor multimdia e quadro magntico. e. Natureza da UD: desenvolve os domnios cognitivo e afetivo. f. Esta UD ser motivo de Avaliao Somativa. g. Esta UD favorece a interdisciplinaridade com a seguinte disciplina: Estgio Prtico Supervisionado. h. Perfil Profissiogrfico: os objetivos desta UD devero estar em consonncia com o previsto no perfil profissiogrfico do concludente do Curso de Formao e Graduao de Oficiais de Carreira do Servio de Intendncia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: a. _______. Batalho Logstico (anteprojeto). (C29-20). Braslia, EGGCF, 2004. b. _______. Operaes (C 100-5). Braslia, EGGCF, 1997. c. _______. Apoio Logstico na DE/Bda (anteprojeto) (C 29-3). Braslia, EGGCF, 1997. d. HOUAISS, A (Ed.). Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetivos, 2001.

2. UNIDADES DIDTICAS UD II - PLANEJAMENTO E TRABALHO DE COMANDO ASSUNTO

PGINA: ET - 06 CARGA HORRIA : 40 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS NR DE SESSES

a. Realizar, atravs do emprego do memento, o estudo de situao do Cmt da Cia Log Sup. b. Reconhecer os aspectos relevantes constantes de uma O Op / B Log. c. Destacar dos planejamentos da arma-base os aspectos importantes aos planejamentos do Apoio Logstico. c. Levantar, dos planejamentos da arma-base, os aspectos importantes aos planejamentos do Apoio Logstico (PREVISO). a. Descrever os aspectos bsicos que so levados em considerao pelo Cmt da Cia Log Sup no apoio logstico s unidades da brigada enquadrante numa Marcha para o Combate. b. Realizar o levantamento das necessidades logsticas a cargo da Cia Log Sup (banho, lavanderia, Sup Cl I, III e V) para apoiar as unidades da brigada enquadrante em uma Marcha para o Combate (PREVISO). a. Descrever os aspectos bsicos que so levados em considerao pelo Cmt da Cia Log Sup no apoio logstico s unidades da brigada enquadrante numa operao de Ataque Coordenado e Ultrapassagem. b. Realizar trabalhos de comando na carta referentes localizao de instalaes de suprimento. b. Realizar trabalhos de comando na carta com a finalidade de definir a localizao das instalaes de suprimento (DECISO). c. Realizar o levantamento das necessidades logsticas a cargo da Cia Log Sup (banho, lavanderia, Sup Cl I, III e V) para apoiar as unidades da brigada enquadrante em uma operao de Ataque Coordenado e Ultrapassagem (PREVISO). a. Descrever os aspectos bsicos que so levados em considerao pelo Cmt da Cia Log Sup no apoio logstico s unidades da brigada enquadrante numa operao de Aproveitamento do xito e Perseguio. b. Realizar o levantamento das necessidades logsticas a cargo da Cia Log Sup (banho, lavanderia, Sup Cl I, III e V) para apoiar as unidades da brigada enquadrante numa operao de Aproveitamento do xito e Perseguio (PREVISO).

04 HD

02 HD

12 HD

1. Operaes Ofensivas

02 HD

2. UNIDADES DIDTICAS UD II - PLANEJAMENTO E TRABALHO DE COMANDO ASSUNTO

PGINA: ET - 07 CARGA HORRIA : 40 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS NR DE SESSES

a. Realizar, atravs do emprego do memento, o estudo de situao do Cmt da Cia Log Sup. a. Reconhecer os aspectos relevantes constantes de uma O Op / B Log. c. Destacar dos planejamentos da arma-base os aspectos importantes aos planejamentos do Apoio Logstico. b. Selecionar, durante a realizao do estudo de situao do Cmt Cia Log Sup, as melhores linhas de ao para o apoio s operaes defensivas (DECISO). c. Destacar, dos planejamentos da arma-base, os aspectos importantes aos planejamentos do Apoio Logstico (PREVISO).

04 HD

a. Descrever os aspectos bsicos que so levados em considerao pelo Cmt da Cia Log Sup no apoio logstico s unidades da brigada enquadrante durante um Retraimento e uma Ao Retardadora. b. Realizar o levantamento das necessidades logsticas a cargo da Cia Log Sup (banho, lavanderia, Sup Cl I, III e V) para apoiar as unidades da brigada enquadrante em um Retraimento e uma Ao Retardadora (PREVISO). a. Descrever os aspectos bsicos que so levados em considerao pelo Cmt da Cia Log Sup no apoio logstico s unidades da brigada enquadrante em uma Defesa de rea e Acolhimento. b. Realizar trabalhos de comando na carta referentes localizao de instalaes de suprimento (DECISO). c. Realizar o levantamento das necessidades logsticas a cargo da Cia Log Sup (banho, lavanderia, Sup Cl I, III e V) para apoiar as unidades da brigada enquadrante em uma Defesa de rea e Acolhimento (PREVISO).

04 HD

2. Operaes Defensivas

12 HD

2. UNIDADES DIDTICAS INSTRUES METODOLGICAS:

PGINA: ET - 08

a. Orientao para a aprendizagem: h necessidade de que o discente revise os assuntos ministrados na disciplina Emprego Ttico do 3 Ano. b. Mtodos e tcnicas de ensino: sugere-se trabalho em grupo com a utilizao de palestra, discusso dirigida, pesquisa em grupo e exerccio individual. c. Tipos de atividade: presenciais e no presenciais. d. Meios auxiliares a empregar: computador, projetor multimdia e quadro magntico. e. Natureza da UD: desenvolve os domnios cognitivo e afetivo. f. Esta UD ser motivo de Avaliao Somativa. g. Esta UD favorece a interdisciplinaridade com as seguintes disciplinas: Estgio Prtico Supervisionado h. Perfil Profissiogrfico: os objetivos desta UD devero estar em consonncia com o previsto no perfil profissiogrfico do concludente do Curso de Formao e Graduao de Oficiais de Carreira do Servio de Intendncia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: a. _______. Batalho Logstico (anteprojeto). (C29-20). Braslia, EGGCF, 2004. b. _______. Operaes. (C 100-5). Braslia, EGGCF, 1997. c. _______. Apoio Logstico na DE/Bda (anteprojeto) (C 29-3). Braslia, EGGCF, 1997. d. HOUAISS, A (Ed.). Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetivos, 2001.

2. UNIDADES DIDTICAS UD III LOGISTICA OPERACIONAL (ESTGIO) ASSUNTO

PGINA: ET - 09 CARGA HORRIA: 40 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS NR SESSES

1. Transporte

2. Emprego Ttico do B Log

a. Identificar as diferentes formaes de marcha. b. Descrever os trabalhos executados pelos diversos elementos que compem o destacamento precursor. c. Confeccionar grfico de marcha e quadro de movimento (PREVISO). d. Resolver problemas de espao e tempo relativos a transporte (CRIATIVIDADE). e. Realizar o acondicionamento de carga em viatura (COOPERAO). f. Realizar uma marcha motorizada (INICIATIVA). a. Reconhecer o organograma do B Log, detalhando as companhias. b. Enunciar a misso e a organizao da Cia Log Sup/B Log de Bda Inf Mtz. c. Enunciar as possibilidades da Cia Log Sup/B Log de Bda Inf Mtz. d. Reconhecer as atribuies do Cmt da Cia Log Sup. e. Reconhecer os principais deveres do Cmt Cia Log Sup como oficiais do Estado-Maior Especial do B Log. f. Identificar o setor de desdobramento da Cia Log Sup dentro da AApLog ocupada pelo B Log (DECISO). g. Descrever a misso da Sec Cmdo/ Cia Log Sup. h. Identificar os meios de Com do B Log e da Cia Log Sup . i. Enunciar a misso e a organizao do Pel Sup CI I e gua/Cia Log Sup . j. Enunciar a misso e a organizao do Gp Sup CI I. k. Enunciar a misso e a organizao do Gp Sup gua. l. Enunciar a misso e a organizao do Gp Ban e Lav. m. Enunciar a misso e a organizao do Pel Sup Trnp. n. Enunciar a misso e a organizao do Gp Trnp L. o. Enunciar a misso e a organizao do Gp Trnp M. p. Enunciar a misso e a organizao do Gp Sup O Cl. q. Enunciar a misso e a organizao do Pel Sup CI III e Munio. r. Enunciar a misso e a organizao do Gp Sup CI III. s. Enunciar a misso e a organizao do Gp Sup CI V (Mun). t. Descrever o momento em que o B Log poder desdobrar uma AApLog/SAApLog (DECISO). u. Reconhecer a evoluo de doutrina, com conseqente mudana do QCP/QDM dos B Log.

05

15

2. UNIDADES DIDTICAS UD III LOGISTICA OPERACIONAL (ESTGIO) ASSUNTO 3. O B Log em tempo de paz a. b. c. d.

PGINA: ET - 10 CARGA HORRIA: 40 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS NR SESSES 15

Diferenciar B Log de Bda/DE/Selva/Leve e Pqdt (PERSPICCIA). Reconhecer a misso do Centro de Operaes de Apoio Logstico (COAL). Reconhecer as misses das Ba Log existentes no CMA. Identificar as principais atividades desenvolvidas pelo B Log tempo de paz (OBJETIVIDADE).

4. SIMEB

a. Descrever a estrutura e a concepo do SIMEB conforme seus perodos e as respectivas fases do ano de instruo. b. Descrever objetivos individuais de instruo(OII). c. Descrever adestramento. d. Descrever os elementos bsicos e a estrutura do Plano Bsico de Instruo Militar/COTER. e. Identificar as normas de segurana definidas em manuais e diretrizes de instruo. f. Controlar e supervisionar as atividades de risco, de tiro real, de explosivos, de pistas de combate e de deslocamentos motorizados (DEDICAO E DECISO).

05

INSTRUES METODOLGICAS: A presente UD ser ministrada durante os estgios nos Batalhes Logsticos. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: - ESTADO MAIOR DO EXRCITO. Companhia de Intendncia do Batalho Logstico (C 10-7). Braslia, EGGCF, 1989. - ______. Manual de Campanha de Transportes Militares (C 55-1). Braslia, EGGCF, 1983. - ______. Batalho Logstico (anteprojeto) (C 29-5). Braslia, EGGCF, 1998. - ______. Apoio Logstico na DE/Bda (anteprojeto) (C 29-3). Braslia, EGGCF, 1997. - ______. Operaes (C 100-5). Braslia, EGGCF, 1997. - ______. Manual do Instrutor, 3 Edio. Braslia, EGGCF, 1997. (T21-250). - ______. Planejamento, Execuo e controle da Instruo Militar, 2 Edio, EGGCF, 1999 (PPB/1). - ______. Programa Padro de Adestramento (PPA), Especfico de cada Arma, Quadro ou Servio. - ______. Programa Padro do Combatente Bsico (PPB/2). - ______. Plano Bsico de Instruo Militar (COTER). - ______. Programa Padro de Qualificao (PPQ), especfico para cada Arma, Quadro Servio.

2. UNIDADES DIDTICAS UD III TRANSPORTE EREO DE CARGAS (ESTGIO) ASSUNTO 1. Transporte Aerovirio OBJETIVOS ESPECFICOS a. Apresentar as consideraes gerais do transporte aerovirio. b. Descrever a terminologia relacionada com o transporte aerovirio.

PGINA: ET - 09 CARGA HORRIA: 40 HORAS-AULA DIURNAS NR SESSES 02 HD

a. b. 2. Aeronaves de c. transporte de carga d.

Identificar as caractersticas das aeronaves de transporte de cargas existentes na FAB. Identificar as caractersticas das aeronaves de transporte de cargas existentes no EB. Aplicar as regras para embarque de material em aeronaves. Aplicar as regras para embarque de material em aeronaves, auxiliando o grupo na realizao deste trabalho. (COOPERAO).

04 HD

3. Segurana no aerdromos

4. Acondicionamento e preparao de carga

a. Apresentar as definies e terminologia aplicados em aerdromos. b. Identificar as caractersticas dos deslocamentos, estacionamentos e proibies num aerdromo. c. Descrever os deveres do mestre de transporte e medidas de segurana. d. Identificar os sinais convencionados de segurana. e. Identificar os procedimentos em casos de emergncia. f. Descrever e manusear os equipamentos de emergncia de uma aeronave. g. Explicar os cdigos de emergncia terra-ar. a. Identificar conceitos aplicveis preparao de cargas para armazenagem e ou transporte. b. Descrever as regras para preparao de cargas. c. Identificar e descrever os tipos de embalagens. d. Preparar cargas diversas para serem transportadas, utilizando-se dos meios de fortuna (CRIATIVIDADE). a. b. c. d. e. Identificar os dados bsicos de planejamento. Explicar as funes e responsveis pelo transporte areo. Escalonar o transporte de carga area. Preencher os documentos auxiliares do planejamento de aerotransporte. Realizar uma atividade de aprestamento e ensaio de material e de pessoal de forma metdica para uma misso de aerotransporte (ORGANIZAO).

02 HD

04 HD

5. Planejamento do aerotransporte

04 HD

2. UNIDADES DIDTICAS UD III TRANSPORTE EREO DE CARGAS (ESTGIO) ASSUNTO 6. Disponibilidade de aeronaves 7. Equipamentos de amarrao 8. Balanceamento de aeronaves 9. Inspeo de aeronaves 10. Transporte de cargas no meio civil 11. Avaliao de conhecimentos

PGINA: ET - 10 CARGA HORRIA: 40 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS a. Apresentar as definies acerca da colocao de cargas numa aeronave. b. Realizar exerccios sobre disponibilidade de aeronaves. a. Descrever os equipamentos de amarrao de cargas. b. Identificar os pontos de amarrao de cargas nas aeronaves. a. Definir e explicar as regras sobre balanceamento de cargas. b. Identificar os princpios de balanceamento. c. Aplicar os princpios de balanceamento (exerccios tericos e prticos). a. Identificar os passos de uma inspeo de aeronaves. b. Realizar uma inspeo de aeronaves seguindo a cartilha de manuteno, a fim de verificar as reais condies de vo (RESPONSABILIDADE). a. Identificar regras e material empregado no transporte de cargas por empresas do meio civil. a. Realizar teste de avaliao dos conhecimentos adquiridos. NR SESSES 04 HD

02 HD

04 HD

04 HD

08 HD

02 HD

2. UNIDADES DIDTICAS INSTRUES METODOLGICAS: a. b. c. d. e. f. g. h.

PGINA: ET - 11

Orientao para a aprendizagem: no h necessidade de conhecimento prvio. Mtodos e tcnicas de ensino: sugere-se a utilizao de trabalho em grupo com o emprego da demonstrao, exerccio individual e prtica coletiva. Tipos de atividade: presenciais, por meio de Pedido de Cooperao de Instruo (PCI) ao CI Pqdt GPB. Meios auxiliares a empregar: a cargo do CI Pqdt GPB. Natureza da UD: desenvolve os domnios cognitivo, psicomotor e afetivo. Esta UD ser motivo de Avaliao Formativa. Esta UD favorece a interdisciplinaridade com as seguintes disciplinas: Emprego Ttico e Tcnicas Militares. Perfil Profissiogrfico: os objetivos desta UD devero estar em consonncia com o previsto no perfil profissiogrfico do concludente do Curso de Formao e Graduao de Oficiais de Carreira do Servio de Intendncia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: a. b. Nota de Aula fornecida pelo CI Pqdt GPB. HOUAISS, A (Ed.). Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetivos, 2001.

2. UNIDADES DIDTICAS UD IV GERNCIA DE SUPRIMENTO (ESTGIO) ASSUNTO a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. k. l. m. n. o. p. q. r. s. t. a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. k.

PGINA: ET - 12 CARGA HORRIA: 51 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS NR SESSES

1. Sup CL I

Identificar o canal tcnico de vinculao do D Sup/B Sup. Identificar a cadeia de comando do D Sup/B Sup. Descrever os procedimentos no recebimento de material (OBJETIVIDADE). Descrever os procedimentos de pesagem, exame, descarga, empilhamento. Identificar os equipamentos utilizados na movimentao de cargas. Descrever as tcnicas de armazenagem. Identificar os artigos armazenados em condies especiais. Descrever os procedimentos para a conservao Descrever os procedimentos de expurgo. Diferenciar cmaras de desumidificao, cmaras frigorficas e cmaras de refrigerao Identificar os equipamentos de uso obrigatrio do manipulador de suprimento. Reconhecer o sistema Primeiro que Entra Primeiro que Sai (PEPS) (PERSPICCIA). Descrever os processos de aquisio de suprimento. Descrever o processo de licitao para aquisio de Sup CI I. Reconhecer o clculo das quantidades de suprimento para o apoio as OM fora da sede e da sede. Descrever a sistemtica de distribuio de suprimento as OM da sede e fora da sede. Reconhecer a dinmica de distribuio de crditos QR para OM da sede e fora de sede. Identificar os meios utilizados na distribuio de suprimento. Reconhecer o Sistema de Subsistncia (SISUBS). Identificar os documentos utilizados na execuo do apoio e controle. Identificar a cadeia de suprimento CL II. Descrever os procedimentos no recebimento de Sup CL II. Reconhecer os aspectos especficos da armazenagem. Identificar os equipamentos utilizados na movimentao de cargas. Identificar os equipamentos de uso obrigatrio do manipulador de suprimento. Reconhecer o plano regional de distribuio de fardamento. Descrever os processos de distribuio de fardamento. Identificar as peculiaridades da distribuio por pontuao. Reconhecer a grade de pontuao de fardamento (METICULOSIDADE). Reconhecer o planejamento para trocas aps o provimento anual. Identificar os recursos do rgo Provedor.

06

2. Sup CL II

04

2. UNIDADES DIDTICAS UD IV GERNCIA DE SUPRIMENTO (ESTGIO) ASSUNTO a. b. c. d. e. f. g. a. b. c. d. e. f.

PGINA: ET - 13 CARGA HORRIA: 51 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS Identificar o canal tcnico de vinculao. Descrever como se processa o controle das necessidades de ressuprimento das OM. Descrever os processos de distribuio de suprimento CL V. Descrever as medidas de segurana e proteo para o transporte. Reconhecer os processo de empaiolamento de munio e armamento. Identificar as condies de segurana das instalaes. Descrever como realizado o controle do pessoal empregado na rea (CRIATIVIDADE). Identificar o canal tcnico de vinculao. Identificar a dinmica adotada para suprimento das OM. Identificar a documentao utilizada no controle do suprimento (INICIATIVA). Identificar as caractersticas especiais de armazenagem. Descrever as condies de armazenagem e segurana dos produtos controlados (psicotrpicos). Descrever as condies de armazenagem de produtos que requeiram refrigerao. NR SESSES

3. Sup CL V

04

4. Sup CL VIII

04

5. Laboratrio de Inspeo e Anlise Bromatolgica (LIAB) e Laboratrio de Inspeo e Anlise de Material de Intendncia (LIAMI) 6. Subunidades

a. b. c. d. e. f. g. h.

Descrever a misso e a organizao. Descrever as possibilidades e limitaes do LIAB/LIAMI. Descrever as possibilidades de anlise. Reconhecer procedimentos adotados no recebimento. Identificar os equipamentos empregados. Identificar as tcnicas simples de anlise (DECISO). Identificar o Catlogo para Especificao dos Artigos de Subsistncia CEAS. Reconhecer um laudo de inspeo de alimentos.

03

a. b. c. d.

Descrever a misso e a organizao das Subunidade (DIREO). Descrever o desenvolvimento do ano de instruo no D Sup/B Sup. Reconhecer os Programas Padro (PP) utilizados na OM. Identificar as QM formadas na OM.

06

7. Centro de Operaes de Suprimento (COS)

a. Descrever a misso e a organizao (DEDICAO). b. Identificar os documentos que tramitam no COS.

04

2. UNIDADES DIDTICAS UD IV GERNCIA DE SUPRIMENTO (ESTGIO) ASSUNTO

8. Administrao de Subsistncia.

PGINA: ET - 17 CARGA HORRIA: 51 HORAS-AULA DIURNAS NR OBJETIVOS ESPECFICOS SESSES a. Reconhecer a estrutura e o funcionamento do Servio de Aprovisionamento. b. Verificar os cuidados na estocagem de cereais e farinhas diversas, leite em p, acar, sal refinado e vinagre (METICULOSIDADE). c. Acompanhar a sistemtica de controle e movimentao interna de artigos de subsistncia. d. Participar da elaborao de cardpios balanceados atravs da seleo de alimentos adequados e de acordo com a necessidade energtica da tropa a ser alimentada (CRITIVIDADE). e. Verificar as medidas de higiene pessoal necessrias ao pessoal de rancho. f. Identificar a finalidade e os tipos de Raes Operacionais. g. Descrever as providncias do gestor do armazm antes da chegada do suprimento. h. Reconhecer os principais cuidados na estocagem de cereais e farinhas diversas, leite em p, acar, sal refinado e vinagre. i. Reconhecer a sistemtica de controle e movimentao interna de artigos de 04 subsistncia. (ADAPTABILIDADE) j. Compreender a importncia da conservao dos alimentos como medida de economia e fator primordial no preparo de uma alimentao saudvel. k. Interpretar as caractersticas que indicam o bom estado de conservao e as boas condies de consumo dos diversos tipos de alimentos, bem como em sacarias. l. Elaborar cardpios balanceados atravs da seleo de alimentos adequados e de acordo com a necessidade energtica da tropa a ser alimentada. (CRIATIVIDADE) m. Planejar recepes. (ORGANIZAO) n. Identificar medidas de higiene pessoal necessrias ao pessoal de rancho. o. Preencher adequadamente a documentao utilizada no sistema de subsistncia, nvel UA. p. Utilizar a documentao empregada na informatizao do subsistema de subsistncia.

2. UNIDADES DIDTICAS UD IV GERNCIA DE SUPRIMENTO (ESTGIO) ASSUNTO

PGINA: ET - 18 CARGA HORRIA: 51 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS a. Descrever as normas bsicas para provimento de material s UA, particularmente do material de intendncia,. b. Reconhecer as atribuies do Encarregado do Setor de Material. c. Descrever as normas de recebimento e exame de material pela UA nas diversas situaes. d. Descrever a sistemtica de incluso em carga do material permanente e o relacionamento do material de consumo (OBJETIVIDADE). e. Descrever as normas para o relacionamento/desrelacionamento do fardamento nas UA (DEDICAO). f. Descrever a sistemtica de distribuio de material permanente e de material de consumo para as fraes da UA (METICULOSIDADE). g. Descrever a sistemtica do registro contbil de material na UA (COOPERAO). h. Descrever a sistemtica de apropriao contbil de material na UA. i. Descrever como se processa a variao patrimonial na UA (CRIATIVIDADE). j. Descrever o processo de compatibilizao dos registros contbeis da UA como registros no SIAFI (RESPONSABILIDADE). k. Descrever a sistemtica para a aquisio de material e contratao de servios de terceiros pela UA. l. Descrever o processo de descarga de material numa UA. m. Reconhecer as responsabilidades dos agentes substitudo e substituto, por ocasio da passagem de carga e encargo. a. b. c. d. Descrever as atribuies do Encarregado do Setor de Finanas. Descrever a sistemtica de descentralizao de crdito. Descrever os estgios da despesa. Descrever a sistemtica de repasse dos recursos financeiros para a UG (METICULOSIDADE). Relacionar a confeco do empenho com crdito recebido (PREVISO). Identificar as condies necessrias para que haja a liquidao e o pagamento das despesas (IMPARCIABILIDADE). Identificar as formas de prestao de contas da UG. Operar o terminal do SIAFI utilizado pela UG (PERSISTNCIA). Operar o terminal do SIASG utilizado pela UG (DEDICAO). NR SESSES

9. Gesto de Material

04

10. Oramentao e Administrao Financeira

e. f. g. h. i.

04

2. UNIDADES DIDTICAS UD IV GERNCIA DE SUPRIMENTO (ESTGIO) ASSUNTO a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. k. l. m.

PGINA: ET - 19 CARGA HORRIA: 51 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS Descrever a misso, a estrutura e o funcionamento da 1 seo. Identificar a documentao inerente aos encargos da 1 seo (DEDICAO). Descrever a misso, a estrutura e o funcionamento da 2 seo. Identificar a documentao inerente aos encargos da 2 seo. Descrever a misso, a estrutura e o funcionamento da 3 seo. Identificar a documentao inerente aos encargos da 3 seo. Descrever a misso, a estrutura e o funcionamento da 4 seo. Identificar a documentao inerente aos encargos da 4 seo. Descrever a misso, a estrutura e o funcionamento da Seo de Mobilizao. Identificar a documentao inerente aos encargos da Seo de Mobilizao. Descrever a misso, a estrutura e o funcionamento da Seo de Relaes Pblicas (COMUNICABILIDADE). Identificar a documentao inerente aos encargos da Seo de Relaes Pblicas. n. Descrever a misso, a estrutura e o funcionamento da Base Administrativa. o. Identificar a documentao inerente aos encargos da Base Administrativa. Conhecer a formao e misso da Comisso do Codex Alimentarius. Identificar os princpios gerais de higiene do Codex Alimentarius. Conhecer os aspectos de microbiologia de alimentos. Conhecer e utilizar as Boas Prticas de Fabricao (GMP). Conhecer e implementar o sistema de Anlise de Perigos e Pontos Crticos de Controle (HACCP) e suas etapas. Conhecer e aplicar os mtodos de Auditoria do Sistema HACCP. Conhecer e aplicar a metodologia de ensino em GMP, HACCP e Auditoria. NR SESSES

11. Sesses do EM de OM

02

12. Boas Prticas em Segurana Alimentar nas Organizaes Militares

a. b. c. d. e. f. g. h.

06

2. UNIDADES DIDTICAS

PGINA: ET - 20

INSTRUES METODOLGICAS: - Os objetivos especficos desta unidade didtica sero alcanados atravs de estgios por meio de PCI nas OM visitadas. - Apresentar e demonstrar como implantar o Regulamento Tcnico de Boas Prticas e, Segurana Alimentar nas Organizaes Militares. Para tanto seguir a metodologia preconizada pela Organizao Panamericana de Sade (OPAS) / Organizao Mundial de Sade (OMS) de acordo com o contedo programtico do Curso de Formao de Capacitadores em Mtodos Modernos de Controle de Alimentos: GMP, SSOP, HACCP e Auditoria da OPAS / OMS - JUSTIFICATIVA PARA A INCLUSO DO ASSUNTO: Obrigatoriedade de implantao do Regulamento Tcnico de Boas Prticas em Segurana Alimentar, aprovado pela Portaria n 854/SELOM, de 04 Jul 05, publicada no DOU n 129 de 07 Jul 05, Seo 1 e no BE n 28 de 15 Jul 05., nas OM do EB. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: - ESTADO-MAIOR DO EXRCITO. Regulamento de Administrao do Exrcito (R-3 ou RAE). Braslia, EGGCF, 1990. - ______. Instrues Reguladoras para o Saque de Etapas, Quantitativos e Complementos (IR 70-10). - ______. Manual do Usurio n 01-UA do Sistema de Subsistncia. - ______. Manual Tcnico: Armazenagem de Suprimentos de Classe I. - ______. Normas Administrativas da Diretoria de Subsistncia. - ______. Normas de Procedimentos e de Controle para o Servio de Aprovisionamento. - ______. PAS Plano de Apoio de Subsistncia. - ______. Regulamento Interno e dos Servios Gerais (R-1 ou RISG). - ______. Instrues Reguladoras s Instrues Gerais para Utilizao do Patrimnio Imobilirio Jurisdicionado ao Exrcito Brasileiro (IR 50-03). Braslia, EGGCF, 1989. - BRASIL. Ministrio da Defesa. Exrcito Brasileiro. SEF. Orientao aos Ordenadores de Despesa. Braslia, EGGCF, 2000. - ______. Ministrio da Defesa. Exrcito Brasileiro. STN, Manual do SIAFI Braslia, 1997. - ______. Ministrio da Defesa. Exrcito Brasileiro. Manual de Despesa da Unio. Braslia, 1991. MINISTRIO DA DEFESA. (SECRETARIA DE LOGSTICA, MOBILIZAO, CINCIA E TECNOLOGIA). Regulamento Tcnico de Boas Prticas em Segurana Alimentar, aprovado pela Portaria n 854/SELOM, de 04 Jul 05, publicada no DOU n 129 de 07 Jul 05, Seo 1 e no BE n 28 de 15 Jul 05. ORGANIZAO PANAMERICANA DE SADE. Apostila de GMP / HACCP. Rio de Janeiro. OPAS. Maio de 2005. ORGANIZAO PANAMERICANA DE SADE. Apostila de Auditoria do Sistema HACCP. Rio de Janeiro. OPAS. Maio de 2005. ORGANIZAO PANAMERICANA DE SADE. Manual de Tcnicas Vivenciais de Aprendizagem . Rio de Janeiro. OPAS. Maio de 2005. ORGANIZAO PANAMERICANA DE SADE. CD-ROM com instrues do curso de Formao de Capacitadores em Mtodos Modernos de Controle de Alimentos. Rio de Janeiro. OPAS. Maio de 2005.

2. UNIDADES DIDTICAS UD IV LOGSTICA INTEGRADA (ESTGIO) ASSUNTO a. b. c. 1. A Logstica na FAB d.

PGINA: ET - 21 CARGA HORRIA: 24 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS Conhecer a estrutura logstica existente na Fora Area. Identificar o material empregado na execuo de tarefas logsticas. Conhecer tcnicas de acondicionamento, preparo e transporte de suprimentos. Conhecer unidades logsticas da FAB. NR SESSES

24 HD

INSTRUES METODOLGICAS: a. b. c. d. e. f. g. h. Orientao para a aprendizagem: no h necessidade de conhecimento prvio. Mtodos e tcnicas de ensino: sugere-se a utilizao de trabalho em grupo com a utilizao de demonstrao, exerccio individual e prtica coletiva. Tipos de atividade: presenciais, por meio de Pedido de Cooperao de Instruo (PCI) Academia da Fora Area (AFA). Meios auxiliares a empregar: a cargo da AFA. Natureza da UD: desenvolve os domnios psicomotor e afetivo. Esta UD no ser motivo de Avaliao. Esta UD favorece a interdisciplinaridade com as seguintes disciplinas: Emprego Ttico e Tcnicas Militares. Perfil Profissiogrfico: os objetivos desta UD devero estar em consonncia com o previsto no perfil profissiogrfico do concludente do Curso de Formao e Graduao de Oficiais de Carreira do Servio de Intendncia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: a. Nota de Aula fornecida pela AFA. b. HOUAISS, A (Ed.). Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetivos, 2001.

2. UNIDADES DIDTICAS UD V ESTGIO DE TRANSPORTE AREO ASSUNTO a. b. c. d. e.

PGINA: ET - 22 CARGA HORRIA: 40 HORAS-AULA DIURNAS OBJETIVOS ESPECFICOS NR SESSES

1. Estgio de Transporte Areo

Conhecer a importncia do Transporte Areo. Aplicar as tcnicas de carregamento das Aeronaves em uso na FAB. Conhecer as regras necessrias sobrevivncia. Planejar e executar o aerotransporte de pessoal e material. Demonstrar a capacidade de antecipar-se a fatos e situaes, antevendo alternativas viveis, de modo a evitar e / ou eliminar possveis falhas na execuo de uma tarefa. (PREVISO). f. Demonstrar capacidade de desenvolver atividades, de forma sistemtica e eficiente (ORGANIZAO). g. Demonstrar capacidade de reformular planejamentos e comportamentos com prontido diante de novas exigncias (FLEXIBILIDADE). h. Demonstrar capacidade para agir, de forma adequada e oportuna, sem depender de ordem ou deciso superior (INICIATIVA).

40

INSTRUES METODOLGICAS: 1. Para que todos os objetivos especficos sejam atingidos, dever ser solicitado PCI seguinte OM da Guarnio do Rio de Janeiro/RJ: Centro de Instruo Pra-quedista General Penha Brasil.

2. UNIDADES DIDTICAS UD V VI OM PECULIARES DO SERVIO DE INTENDNCIA ASSUNTO 1. B Sup / D Sup 2. B Log 3. BDOMPSA / ECT 4. B Mnt Av EB INSTRUES METODOLGICAS:

PGINA: ET - 23 CARGA HORRIA : 40 48 HORAS-AULA DIURNAS NR DE OBJETIVOS ESPECFICOS SESSES

a. Analisar a misso, estrutura e funcionamento da OM. (CAMARADAGEM, CIVILIDADE, COMUNICABILIDADE, DISCRIO, RESPONSABILIDADE, SENSIBILIDADE e SOCIABILIDADE)

40 HD 48 HD

a. Orientao para a aprendizagem: no h necessidade de conhecimento prvio. b. Mtodos e tcnicas de ensino: sugere-se a utilizao de trabalho em grupo com a utilizao de demonstrao, exerccio individual e prtica coletiva. c. Tipos de atividade: presenciais, por meio de Pedido de Cooperao de Instruo (PCI) a um B Sup / D Sup, a um B Log, ao B DOMPSA, ao ECT e ao B Mnt Av EB. Por ocasio das visitas, o instrutor dever realar as misses normalmente atribudas ao Asp / Ten de Intendncia nas unidades peculiares do Servio de Intendncia em tempo de paz. d. Meios auxiliares a empregar: a cargo das OM apoiadoras. e. Natureza da UD: desenvolve os domnios psicomotor e afetivo. f. Esta UD no ser motivo de Avaliao. g. Esta UD favorece a interdisciplinaridade com as seguintes disciplinas: Emprego Ttico e Tcnicas Militares. h. Perfil Profissiogrfico: os objetivos desta UD devero estar em consonncia com o previsto no perfil profissiogrfico do concludente do Curso de Formao e Graduao de Oficiais de Carreira do Servio de Intendncia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: a. ESTADO MAIOR DO EXRCITO. Regulamento de Administrao do Exrcito (R-3). Braslia, EGGCF, 1990. b. HOUAISS, A (Ed.). Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetivos, 2001.

3. AVALIAO DA APRENDIZAGEM PROCESSO DE AVALIAO PROVA PROVA INSTRUMENTOS DE MEDIDA TIPO DE PROVA ESCRITA ESCRITA TEMPO DESTINADO 02 04 HORAS-AULA 02 04 HORAS-AULA RETIFICAO DA APRENDIZAGEM 02 03 HORAS-AULA 02 03 HORAS-AULA

PGINA: ET - 24 UD AVALIADAS UD I (As 1 a 4) e II (As 1) UD I (As 5 a 7) e II (As 2)

OBSERVAO: As avaliaes podem ser multidisciplinares. O tempo destinado sua realizao pode englobar assuntos de outras disciplinas, como previsto nos PLADIS correspondentes.

Вам также может понравиться