Вы находитесь на странице: 1из 9

Superior Tribunal de Justia

EDcl no AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.317.257 - RS (2012/0066509-1) RELATOR EMBARGANTE PROCURADOR EMBARGADO ADVOGADO : : : : : MINISTRO HERMAN BENJAMIN ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CSAR KASPER DE MARSILLAC E OUTRO(S) MARCIO LEANDRO BAELZ DA SILVA E OUTRO ELISABETE DOS SANTOS LEITE E OUTRO(S) EMENTA

PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAO. EMBARGOS EXECUO. PROCURADORIA DO ESTADO. INTIMAO PESSOAL. DESCABIMENTO. FUNDAMENTO NO IMPUGNADO. SMULA 283/STF. REDISCUSSO DA MATRIA. IMPOSSIBILIDADE. ANLISE PARA FINS DE INTERPOSIO DE RECURSO EXTRAORDINRIO. INVIABILIDADE. 1. O fundamento utilizado pelo Tribunal de origem capaz de manter o acrdo hostilizado de que na certido de intimao da sentena constaram os nomes dos Procuradores do Estado no foi atacado pelo recorrente. Incide, por analogia, a Smula 283/STF. 2. Ademais, o STJ possui entendimento de que no se aplica a prerrogativa de intimao pessoal aos Procuradores estaduais, tendo em vista a ausncia de previso legal, motivo pelo qual deve prevalecer a intimao realizada por publicao em rgo oficial da imprensa. 3. Os aclaratrios no constituem instrumento adequado para a rediscusso da matria de mrito. 4. Sob pena de invaso da competncia do STF, descabe analisar questo constitucional em Recurso Especial, ainda que para viabilizar a interposio de Recurso Extraordinrio. 5. Embargos de Declarao rejeitados.

ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia: "A Turma, por unanimidade, rejeitou os embargos de declarao, nos termos do voto do Sr. Ministro-Relator, sem destaque e em bloco." Os Srs. Ministros Mauro Campbell Marques, Eliana Calmon, Castro Meira e Humberto Martins votaram com o Sr. Ministro Relator. Braslia, 09 de outubro de 2012(data do julgamento).

MINISTRO HERMAN BENJAMIN Relator

Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012

Pgina 1 de 9

Superior Tribunal de Justia


EDcl no AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.317.257 - RS (2012/0066509-1) RELATOR EMBARGANTE PROCURADOR EMBARGADO ADVOGADO : : : : : MINISTRO HERMAN BENJAMIN ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CSAR KASPER DE MARSILLAC E OUTRO(S) MARCIO LEANDRO BAELZ DA SILVA E OUTRO ELISABETE DOS SANTOS LEITE E OUTRO(S) RELATRIO O EXMO. SR. MINISTRO HERMAN BENJAMIN (Relator): Trata-se de Embargos de Declarao contra acrdo da Segunda Turma do STJ com a seguinte ementa:
PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS EXECUO. PROCURADORIA DO ESTADO. INTIMAO PESSOAL. DESCABIMENTO. FUNDAMENTO NO IMPUGNADO. SMULA 283/STF. 1. O fundamento utilizado pelo Tribunal de origem capaz de manter o acrdo hostilizado de que na certido de intimao da sentena constaram os nomes dos Procuradores do Estado no foi atacado pelo recorrente. Incide, por analogia, a Smula 283/STF. 2. Ademais, o STJ possui entendimento de que no se aplica a prerrogativa de intimao pessoal aos Procuradores estaduais, tendo em vista a ausncia de previso legal, motivo pelo qual deve prevalecer a intimao realizada por publicao em rgo oficial da imprensa. 3. Agravo Regimental no provido (fl. 111).

O embargante afirma:
Isso porque, ao repetir a afirmao de que "no se aplica a prerrogativa de intimao pessoal aos Procuradores do Estado ", a Colenda Segunda Turma desconsiderou o principal fundamento do agravo regimental, que expressamente registrou no versar a espcie dos autos sobre a incidncia (ou no) dessa prerrogativa, mas sim sobre violao ao princpio da confiana, j que a Fazenda Pblica adotou determinado comportamento processual por vinculao ao comando judicial constante da publicao, expressamente destinada apenas parte embargada (fls. 122-123, grifos no original).

Sem impugnao (fl. 126). o relatrio.

Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012

Pgina 2 de 9

Superior Tribunal de Justia


EDcl no AgRg no RECURSO ESPECIAL N 1.317.257 - RS (2012/0066509-1)

VOTO O EXMO. SR. MINISTRO HERMAN BENJAMIN (Relator): Os autos foram recebidos neste Gabinete em 24.9.2012. No merece ser acolhida a irresignao. Conforme disposto no decisum embargado, o Tribunal a quo consignou:
Da certido constante fl. 19 dos autos dos embargos execuo, extrai-se que a sentena recorrida foi publicada atravs da nota de expediente n 1029/2010, disponibilizada no Dirio da Justia Eletrnico no dia 07/10/2010 (segunda-feira), considerando-se publicada no primeiro dia til subsequente, ou seja, 08/10/2010. Assim, o prazo para a interposio de apelao iniciou-se em 11/10/2010 (segunda-feira), sendo que, o prazo de 30 dias para a Fazenda Pblica escoaria em 09/11/2010, uma segunda-feira. Todavia, o apelo sub judice foi interposto em 29/03/2011 (fl. 26), tendo sido contado o prazo para a sua interposio somente a partir da intimao pessoal do Procurador do Estado, ocorrida em 25/03/2011 (certido fl. 25, verso). Todavia, imperioso esclarecer que a Procuradoria do Estado no tem prerrogativa de intimao pessoal, exceto quando evidenciada a hiptese prevista no artigo 25, da Lei n. 6.830/80 (LEF). Por conseguinte, na espcie, desnecessria a intimao pessoal do Procurador do Estado, razo pela qual o prazo para recorrer da sentena prolatada em sede de embargos execuo tem como termo inicial o primeiro dia til posterior data da publicao da deciso atravs de nota de expediente. Em que pese na nota tenha constado: intime-se a parte embargada da sentena que julgou procedente os presentes embargos execuo, o Estado j poderia interpor recurso , pois na intimao constou a identificao de ambas as partes e de seus procuradores, ou seja, foi-lhe oportunizada a cincia da sentena. Alm disso, obrigao da parte o conhecimento da legislao a respeito da inexistncia da prerrogativa de intimao pessoal (fls. 51-52, grifos no original).

Verifica-se que a Corte de origem afirma que na certido de intimao da sentena constaram os nomes dos Procuradores do Estado. Dessa maneira, como a fundamentao supra apta, por si s, para manter o decisum combatido e no houve contraposio recursal sobre o ponto, aplica-se na espcie, por analogia, o bice da Smula 283/STF: " inadmissvel o recurso extraordinrio, quando a deciso recorrida assenta em mais de um fundamento
Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012 Pgina 3 de 9

Superior Tribunal de Justia


suficiente e o recurso no abrange todos eles." Nesse sentido:

PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTRIO. ARTS. 11, 15, I, DA LEI 6.830/80 E 620 DO CPC. SUBSTITUIO DE BEM PENHORADO REQUERIDO PELO EXECUTADO. INCERTEZA SE O DEPSITO EM CONSIGNAO SE REFERE AOS VALORES EM DBITO. FUNDAMENTO SUFICIENTE INATACADO. SMULA 283/STF. 1. No pode ser conhecido o recurso especial que no ataca fundamento que, por si s, apto a sustentar o juzo emitido pelo acrdo recorrido. Aplicao analgica da Smula 283 do STF: " inadmissvel o recurso extraordinrio quando a deciso recorrida assenta em mais de um fundamento suficiente e o recurso no abrange todos eles". 2. Recurso especial no conhecido (REsp 925.031/SC, Rel. Ministro TEORI ALBINO ZAVASCKI, PRIMEIRA TURMA, DJ 5.6.2008 p. 1, grifei).

ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PBLICO. RECURSO ESPECIAL. REDUO DE VENCIMENTOS. RECURSO QUE NO ATACA OS FUNDAMENTOS DO ACRDO RECORRIDO. SMULA 283/STF. AUSNCIA DE INDICAO DO DISPOSITIVO LEGAL VIOLADO. SMULA 284/STF. VIOLAO A PORTARIA. NORMA QUE NO TEM CARTER DE LEI FEDERAL. EXAME. IMPOSSIBILIDADE. DISSDIO JURISPRUDENCIAL NO-COMPROVADO. RECURSO ESPECIAL NO CONHECIDO. 1. firme a jurisprudncia desta Corte no sentido de ser invivel o recurso especial que no infirma os fundamentos do acrdo impugnado, por atrair o bice da Smula 283/STF. (...) 5. Recurso especial no conhecido. (REsp 514.153/RN, 5 T., Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, DJ de 23.10.2006).

Ademais, o STJ firmou o entendimento de que no se aplica a prerrogativa de intimao pessoal aos procuradores estaduais, tendo em vista a ausncia de previso legal, motivo pelo qual deve prevalecer a intimao realizada por meio de publicao em rgo oficial da imprensa. Confiram-se:

PROCESSUAL PROCURADORIA DO

CIVIL. EMBARGOS EXECUO. ESTADO. INTIMAO PESSOAL.


Pgina 4 de 9

Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012

Superior Tribunal de Justia


DESCABIMENTO. FUNDAMENTO INATACADO. SMULA 283/STF. 1. O recorrente no combateu a fundamentao do aresto impugnado - de que na certido de intimao da sentena de procedncia constaram os nomes dos Procuradores do Estado, ocasio em que tiveram cincia do resultado do julgamento - o que atrai a incidncia da Smula 283/STF: " inadmissvel o recurso extraordinrio, quando a deciso recorrida assenta em mais de um fundamento suficiente e o recurso no abrange todos eles." 2. No h a obrigatoriedade de intimao pessoal do Procurador do Estado para a interposio de apelao, exceto quando a sentena conceder o mandado de segurana. Precedente: EDcl no REsp 984.880/TO, Rel. Min. Herman Benjamin, Rel. p/ acrdo Min. Mauro Campbell Marques, DJe de 26.4.11. 3. Agravo regimental no provido. (AgRg no REsp 1291177/RS, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, DJe 28/3/2012).

ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO ESPECIAL INTEMPESTIVO. A PRERROGATIVA DA INTIMAO PESSOAL NO SE ESTENDE FAZENDA ESTADUAL. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. 1. A prerrogativa da intimao pessoal s conferida aos Procuradores Federais, Advogados da Unio, Procuradores da Fazenda Nacional, Defensores Pblicos e membros do Ministrio Pblico, no se aplicando aos Procuradores Estaduais, do Distrito Federal e dos Municpios. Precedentes desta Corte. 2. Agravo Regimental do ESTADO DA BAHIA desprovido. (AgRg no Ag 1384493/BA, Rel. Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO, PRIMEIRA TURMA, DJe 28/2/2012).

PROCESSUAL CIVIL. INTIMAO DA FAZENDA ESTADUAL. PUBLICAO NO DJ. EXCEO. INEXISTNCIA. 1. A prerrogativa de intimao pessoal exceo regra comum da intimao pela via do Dirio de Justia. Se no existe expressa previso legal sobre a intimao pessoal das Procuradorias Estaduais ou Municipais, por certo elas no sero contempladas, mesmo entendimento adotado pelo acrdo recorrido. 2. "No cabe ao Poder Judicirio, ao arrepio do princpio da separao dos poderes, interpretar normas para conceder prerrogativas processuais a rgos que no foram privilegiados pelo Poder Legislativo" (AgRg no Ag 958.650/RJ, Rel. Francisco Falco, DJe 06.08.09). 3. O fato de a intimao pessoal ter ocorrido antes da publicao da deciso agravada no suficiente para promover a alterao do julgado, posto que o acrdo recorrido considerou a intempestividade do agravo por meio da intimao no Dirio da Justia.
Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012 Pgina 5 de 9

Superior Tribunal de Justia


4. Agravo regimental no provido. (AgRg no Ag 1156197/GO, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, DJe 26/8/2010).

PROCESSUAL CIVIL. MANDADO DE SEGURANA. REPRESENTANTE DO ESTADO. INTIMAO. PUBLICAO NO RGO OFICIAL. AUSNCIA DE LEGISLAO DISPONDO SOBRE A INTIMAO PESSOAL. 1. O Cdigo de Processo Civil, ao tratar do prazo para interposio de recurso especial, dispe em seu art. 508 que o prazo recursal de 15 (quinze) dias, excluindo-se o dia do comeo e computando-se o do vencimento, devendo ser contado em dobro quando o recorrente for a Fazenda Pblica, nos termos do art. 188 daquele diploma legal. 2. O termo inicial da contagem do prazo recursal regido pela regra geral, ou seja, "[n]o Distrito Federal e nas Capitais dos Estados e dos Territrios, consideram-se feitas as intimaes pela s publicao dos atos no rgo oficial" (art. 236 do CPC). 3. A prerrogativa de intimao pessoal, a ser realizada em cartrio, pelo correio ou por mandado, prevista no 2 do art. 236 e na parte final do art. 237, conferida aos representantes do Ministrio Pblico pelo art. 41 da Lei 8.625/93, bem como os ocupantes dos cargos das carreiras de Procurador da Fazenda Nacional, de Defensor Pblico e de Advogado da Unio (art. 38 da Lei Complementar n. 73/93,art. 18, II, h, da Lei Complementar n. 75/93, art. 44 da Lei Complementar n. 80/94, e art. 5, 5, da Lei 1.060/50, art. 6 da Lei 9.028/97). Tambm a Lei 10.910/2004, em seu art. 17, estendeu aos Procuradores Federais e aos Procuradores do Banco Central do Brasil o privilgio da intimao pessoal. H, ainda, na Lei de Execuo Fiscal (Lei n. 6830/80), dispositivo que prev o direito intimao pessoal dos representantes judiciais das Fazenda Pblica (art. 25, caput), regra essa aplicvel no s Fazenda Nacional, mas tambm dos Estados e Municpios, ficando restrita, todavia, ao processo executivo fiscal. 4. Diante da lacuna legislativa referente intimao pessoal em todos os processos em que funcionarem procuradores dos Estados e dos Municpios, aplica-se a regra geral do art. 236, consubstanciada na intimao via publicao no rgo oficial da imprensa, salvo quando se tratar de execuo fiscal. (...) 10. Assim, salvo as excees de que tratam as legislaes acima referidas (art. 25 da Lei de Execues Fiscais, art. 19 da Lei 10.910/2004 e arts. 9 e 13 da Lei 12.016/2009), a intimao dos representantes das Procuradorias dos Estados e do Municpio dever ser feita, via de regra, pelo Dirio Oficial, porquanto no so contemplados com a intimao pessoal. 11. Na hiptese dos autos, considera-se vlida a intimao efetuada pelo Dirio de Justia de 23.1.2007, consoante certificado fl. 440, sendo que o lapso recursal de 15 dias previsto no art. 508 do CPC, conferido em dobro Fazenda Pblica nos termos do art. 188 do CPC, comeou a fluir no dia 24.1.2007 e expirou em 22.2.2007. O recurso especial em exame foi
Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012 Pgina 6 de 9

Superior Tribunal de Justia


protocolizado no dia 8.3.2007(fl.458), aps escoado o prazo recursal, pelo que no merece conhecimento, eis que intempestivo. 12. Impende ressaltar que a intimao pessoal do Procurador do Estado, certificada nos autos em 6.2.2007 (fl. 445v), no tem o condo de invalidar ou tornar sem efeito a intimao realizada via publicao no rgo oficial da imprensa. Assim, no h que se falar em reabertura do prazo para interposio do recurso especial, visto que, conforme consideraes acima, inexiste previso legal de intimao pessoal do representante da Procuradoria do Estado. Precedente do STF: AI 590561 AgR / SP, da relatoria do Ministro Marco Aurlio, DJ de 28.11.2006. 13. Embargos de declarao acolhidos, para, conferindo-lhes efeitos modificativos, no conhecer do recurso especial de iniciativa do Estado do Tocantins. (EDcl no REsp 984.880/TO, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, Rel. p/ Acrdo Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, DJe 26/4/2011).

Alm disso, de conhecimento geral que os aclaratrios no se prestam a rever a matria julgada, nem a prequestionar dispositivos constitucionais. Com esse entendimento:

PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAO. INEXISTNCIA DE QUAISQUER DOS VCIOS DO ART. 535 DO CPC. REDISCUSSO DE QUESTES DE MRITO. APRECIAO DE DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS. IMPOSSIBILIDADE. CARTER MERAMENTE PROTELATRIO. APLICAO DA MULTA DO ART. 538, PARGRAFO NICO, DO CPC. 1. Revelam-se improcedentes os embargos declaratrios em que as questes levantadas traduzem inconformismo com o teor da deciso embargada, pretendendo rediscutir matrias j decididas, sem demonstrar omisso, contradio ou obscuridade (art. 535 do CPC). 2. Incabveis embargos de declarao se inexiste omisso relativa matria infraconstitucional, no sendo o STJ competente para apreciar matria constitucional, inclusive para fins de prequestionamento. 3. ntido o intuito protelatrio do recurso, dando ensejo aplicao da penalidade prevista no art. 538, pargrafo nico, do CPC, razo de 1% do valor corrigido da causa. 4. Embargos de declarao rejeitados. (EDcl no AgRg no Ag 936.404/RJ, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, DJe 14/10/2008).

Dessa forma, destaco que a soluo integral da controvrsia, com fundamento suficiente, no caracteriza ofensa ao art. 535 do CPC e que os Embargos
Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012 Pgina 7 de 9

Superior Tribunal de Justia


Declaratrios no constituem instrumento adequado para a rediscusso da matria de mrito, nem ao prequestionamento de dispositivos constitucionais com vistas interposio de Recurso Extraordinrio. Diante do exposto, rejeito os Embargos de Declarao, com a advertncia de que a reiterao ser considerada expediente protelatrio sujeito multa prevista no artigo 538, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Civil. como voto.

Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012

Pgina 8 de 9

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO SEGUNDA TURMA EDcl no AgRg no REsp 1.317.257 / RS

Nmero Registro: 2012/0066509-1

Nmeros Origem: 02711000162591 11000116883 1625911720108210027 2711000116883 70042669143 70044097640 70045780533 PAUTA: 09/10/2012 JULGADO: 09/10/2012

Relator Exmo. Sr. Ministro HERMAN BENJAMIN Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro HERMAN BENJAMIN Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. ANTNIO AUGUSTO BRANDO DE ARAS Secretria Bela. VALRIA ALVIM DUSI AUTUAO
RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO ADVOGADO : : : : ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CSAR KASPER DE MARSILLAC E OUTRO(S) MARCIO LEANDRO BAELZ DA SILVA E OUTRO ELISABETE DOS SANTOS LEITE E OUTRO(S)

ASSUNTO: DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATRIAS DE DIREITO PBLICO - Servidor Pblico Civil - Reajustes de Remunerao, Proventos ou Penso

EMBARGOS DE DECLARAO
EMBARGANTE PROCURADOR EMBARGADO ADVOGADO : : : : ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CSAR KASPER DE MARSILLAC E OUTRO(S) MARCIO LEANDRO BAELZ DA SILVA E OUTRO ELISABETE DOS SANTOS LEITE E OUTRO(S)

CERTIDO Certifico que a egrgia SEGUNDA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: "A Turma, por unanimidade, rejeitou os embargos de declarao, nos termos do voto do Sr. Ministro-Relator, sem destaque e em bloco." Os Srs. Ministros Mauro Campbell Marques, Eliana Calmon, Castro Meira e Humberto Martins votaram com o Sr. Ministro Relator.

Documento: 1185192 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 31/10/2012

Pgina 9 de 9

Вам также может понравиться