Вы находитесь на странице: 1из 2

A (re)emergncia de conflitos regionais

Nacionalismo
Nacionalismo
O nacionalismo , a um tempo, uma doutrina e um sentimento. Pode-se dizer-se, que genericamente, o nacionalismo consiste na exaltao da prpria nao. Serve essencialmente para dar coeso a estados independentes que nem sequer correspondiam a outras naes. Assim, O nacionalismo um conceito difcil de clarificar, que para uns assume uma conotao positiva, enquanto princpios polticos e doutrinas e sentimento de exaltao da prpria nao, e para outros apresenta uma conotao negativa, pois considerada doena social, atitude agressiva, intolerncia, xenfoba (averso, normalmente agressiva face ao estrangeiro), que tende em si mesmo para o racismo. Facilmente associa-se a termos como: o patriotismo (amor pela terra natal e pelos seus), autodeterminao, separatismo, racismo.

O ressurgimento dos nacionalismos


Com o fim da guerra fria, da bipolarizao e o desmembramento da URSS alteram a natureza dos conflitos internacionais. Os conflitos passam a ocorrer com mais frequncia no interior dos prprios estados, em resultado de defesa de uma cultura, lngua, religio ou territrio. A desagregao das trs federaes existentes na Europa de leste (Jugoslvia, Checoslovquia e URSS),em 1989, originou um clima de tenso e conflitos violentos, como a guerra dos Balcs (bsnia e Kosovo). Na europa Ocidental, reacenderam-se ou intensificaram-se velhas pretenses independentes, de que so exemplos o separatismo basco em Espanha, corso em Frana, flamengo na Blgica e catlico na Irlanda do norte. Na amrica latina, as desigualdades sociais e regionais alimentam os movimentos de guerrilha, como o dos ndios Chiapas, no Mxico, e os movimentos sociais, como os sem terra, no Brasil. Fatores que provocam os conflitos, entre outros so as diferenas religiosas, as fronteiras politica impostas pelas potncias europeias durante o perodo colonial ou a proliferao de organizaes associadas ao crime organizado (Trafico de armas e droga).

Os atentados terroristas em especial o de 11 de setembro, destruram a ideia de um centro estvel e pacifico e de periferias agitadas e conflituosas. As vrias causas que podem levar e futuras desordens so, entre outras, a reivindicaes nacionalistas nos Estados multinacionais da Europa de leste, contestaes das fronteiras procedentes da colonizao africana, etc. A ONU no tem os meios necessrios para retirar aos Estados o direito de fazerem guerra, pois s atribuem a ONU numerosas misses3 nos conflitos esquecidos e nas grandes potncias querem manter o controlo das intervenes.

Os Curdos, um povo se estado


Os curdos so um povo de origem indo-europeia, que tm uma longa historia marcada por perseguio e subjugao, concentrando-se no medio oriente( principalmente na Turquia, Iro e Iraque).

Вам также может понравиться