Вы находитесь на странице: 1из 6

FACULDADE REA 1

CIBELLY SILVA EMILY CRUZ ERIV CASTRO FERNANDA CALDAS FRANCIELE ROMANES GABRIELA SANTANA

POLMEROS

SALVADOR 2013

Polmeros
A palavra polmero origina-se do grego poli(muitos) e mero(unidade de repetio). Assim, um polmero uma macromolcula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetio denominadas meros, ligados por ligao covalente. A matria-prima para a produo de um polmero o monmero, isto , uma molcula com uma (mono) unidade de repetio. Dependendo do tipo de monmero (estrutura qumica), do nmero mdio de meros por cadeia e do tipo de ligao covalente, pode-se dividir os polmeros em trs grandes classes: Plsticos, Borrachas e Fibras. Os plsticos, que tem seu nome originrio do grego plastikos que significa - capaz de ser moldado, so materiais sintticos ou derivados de substncia naturais, geralmente orgnicas, obtidas, atualmente, em sua maioria, a partir dos derivados de petrleo.. Os materiais plsticos esto sendo so utilizados em grande escala em diversas reas da indstria e, comum observar que peas inicialmente produzidas com outros materiais, particularmente metal, vidro ou madeira, tm sido substitudos por outras de plsticos. Esta expanso se deve, principalmente, pelas suas principais caractersticas, que so: baixo custo, peso reduzido, elevada resistncia, variao de formas e cores, alm de apresentar, muitas vezes, um desempenho superior ao do material antes utilizado. Tecnicamente os plsticos so substncias formadas por grandes cadeias de macromolculas que contm em sua estrutura, principalmente, carbono e hidrognio. Os plsticos fazem parte da famlia dos Polmeros, que se constitui de molculas caracterizadas pela repetio mltipla de uma ou mais espcies de tomos ou grupo de tomos, formando macromolculas, estruturadas a partir de unidades menores, os monmeros, que se ligam atravs de reaes qumicas.

CLASSIFICAO DOS POLMEROS


As classificaes mais comuns envolvem a estrutura qumica, o mtodo de preparao, as caractersticas tecnolgicas e o comportamento mecnico. Segundo a estrutura qumica, conforme os grupos funcionais presentes nas macromolculas, estas sero classificadas em poliamidas, polisteres, etc. Quanto ao mtodo de preparao, so divididos, em linhas gerais, em polmeros de adio e polmeros de condensao, conforme ocorra uma simples adio, sem subproduto, ou uma reao em que so abstradas dos monmeros pequenas molculas, como HCl, H 2O, KCl.

As caractersticas tecnolgicas, que impe diferentes processos tecnolgicos, so base da classificao dos polmeros termoplsticos e termorrgidos. Os polmeros lineares ou ramificados, que permitem fuso por aquecimento e solidificao por resfriamento, so chamados termoplsticos. Os polmeros que, por aquecimento ou outra forma de tratamento, assumem estrutura tridimensional, reticulada, com ligaes cruzadas, tornando-se insolveis e infusveis, so chamados termorrgidos (thermoset). De acordo com seu comportamento mecnico, os polmeros so divididos em trs grandes grupos: elastmeros ou borrachas, plsticos e fibras. Borracha ou elastmero um material macromolecular exibindo elasticidade em longa faixa, temperatura ambiente. O termo plstico vem do grego, e significa adequado moldagem. Plsticos so materiais que contm, como componente principal, um polmero orgnico sinttico e se caracterizam porque, embora slidos temperatura ambiente em seu estado final, em alguns estgios a de seu processamento, tornam-se fludos e possveis de serem moldados, por ao isolada ou conjunta de calor e presso. Esse ingrediente polimrico chamado de resina sinttica. Fibra um corpo que tem uma elevada razo entre o comprimento e as dimenses laterais, e composto principalmente de macromolculas lineares, orientadas longitudinalmente.

PROPRIEDADES DOS POLMEROS


As propriedades especiais to peculiares aos polmeros so consequncias principalmente de sua alta massa molecular. Quanto maiores as macromolculas, melhores suas propriedades mecnicas. Algumas das caractersticas so: Densidade Os polmeros apresentam uma densidade relativamente baixa se comparados a outros materiais. A faixa de variao de densidade destes materiais estende-se de aproximadamente 0,9 g/cm3 ate 2,3 g/cm3. Mais leves que metais ou cermicas. Condutibilidade trmica A condutibilidade trmica dos polmeros situa-se na faixa de 0,15 a 0,5 W/mK. Um motivo para baixa condutibilidade trmica destes materiais a falta de eltrons livres no material. Condutibilidade eltrica Em geral os polmeros conduzem muito mal a energia eltrica. Eles tm elevada resistncia e com isso baixa condutibilidade em comparao a outros materiais. A resistncia eltrica dos

polmeros dependente da temperatura e diminui com o aumento da temperatura. A razo para a baixa condutibilidade eltrica a mesma para a trmica, a falta de eltrons livres. Permeabilidade a luz Os termoplsticos amorfos, como o PC, PMMA, PVC bem como a resina UP, no se diferenciam consideravelmente em sua transparncia do vidro que chega a 90%, isto corresponde a um nvel de transmisso de 0,9. Porem uma desvantagem dos polmeros que influencias do meio ambiente, como por exemplo, atmosfera ou variao de temperatura, pode causar turbidez e com isso, piora a transparncia. Resistncia corroso As ligaes qumicas presentes nos plsticos (covalentes/Van der Walls) lhes conferem maior resistncia corroso por oxignio ou produtos qumicos do que no caso dos metais (ligao metlica). Isso, contudo, no quer dizer que os plsticos sejam completamente invulnerveis ao problema. Ex: um CD no pode ser limpo com terebintina, que danificaria a sua superfcie. De maneira geral, os polmeros so atacados por solventes orgnicos que apresentam estrutura similar a eles. Ou seja:similares diluem similares.

APLICAES DOS POLMEROS

BIBLIOGRAFIA
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2jMAA/apostila-introducao-apolimeros?part=5 http://ospolimeros.blogspot.com.br/2010/06/aplicacoes-dos-polimeros.html http://polimeros.no.sapo.pt/aplicacoes.htm https://www.google.com.br/search?q=polimeros++aplica%C3%A7%C3%B5es&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=lAeNUo2YAt OwsASOxoCACA&sqi=2&ved=0CD4QsAQ&biw=1517&bih=665&dpr=0.9#facrc=_& imgdii=6F2aliAMCyxY6M%3A%3BQZjPpbQ7lCavIM%3B6F2aliAMCyxY6M%3A&imgr c=6F2aliAMCyxY6M%3A%3BiFhRp2z2_kdKTM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blog spot.com%252F_OFeJ7ZaXOBE%252FTBvKH2TylI%252FAAAAAAAAAJY%252FKfoKG0MADec%252Fs1600%252FApresenta%2525C 3%2525A7%2525C3%2525A3o1.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fospolimeros.blogsp ot.com%252F2010%252F06%252Faplicacoes-dos-polimeros.html%3B409%3B304

Вам также может понравиться