Вы находитесь на странице: 1из 25

O ESPAO DEFINITIVO DE DIVULGAO DA LITERATURA

ESCRITORES
ANO XIX Abril de 2013 PAGUE A ANUIDADE DENTRO DO PRAZO

228

ACADEMICUS PRAECLARUS

Cadeira 085 - Santo Joaquim Lopes Alarcon - Patrono: Antonio Bergamo

TREZE ANOS DE PARCERIA E DE SUCESSO


Avenida Independncia, 3075/Alemes Piracicaba/SP Fone: (19)3422-7191 (Cpias) * (19)3422-1200 (Engenharia) (19)3434-6622 (Impresso) * Fone/Fax: (019)3434-0554 URL: www.copiascia.com.br * E-Mail: copiascia@copiascia.com.br

EDITORIAL ---------------------PAGUE AS ANUIDADES DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO

CLASSIFICADOS ---------------------------CARMELINDA EM CAMPANHA PARA AJUDAR O CORDEIRO DE LIMA

Enviamos recentemente para um grande nmero de Acadmicos um ofcio avisando do Colar do Mrito Literrio Haldumont Nobre Ferraz, que continua sendo outorgado aos Delegados do Clube dos Escritores de todas as partes do Brasil. Daqui a alguns meses enviaremos o ofcio para os amigos que completam este ano 10 anos de permanncia em nossa Academia, uma proeza muito difcil e por isso receber a Medalha do Mrito Literrio Francisco Lagreca tem uma aura especialssima. Desde que os Acadmicos comearam a completar o decnio, em 2006, at agora somente foram outorgadas 42 medalhas. Muitos faleceram e outros deixaram a entidade antes dos 10 anos.Uma vez mais peo aos amigos Acadmicos da Galeria dos Academicus Praeclarus e do Colegiado Acadmico, no se esqueam que o ltimo prazo para o pagamento da Anuidade/13 dessas duas Categorias foi no dia 30 de maro. Por favor. Tentem no ficar inadimplentes. Mandem cheques pr ou faam depsitos com data futura, para no perderem o prazo. O ltimo prazo para o pagamento do Conselho Acadmico e da Galeria dos Decanos do Conselho 30 de abril. Procurem no perder este prazo. Para os interessados, a chapa nica para a eleio de abril a seguinte: Presidente: Carlos Moraes Jnior, Vice-Presidente: Clemente Nelson de Moura, 1. Secretrio: Aracy Duarte Ferrari, 2. Secretrio: Teresa Picinato, 1. Tesoureiro: Luis Emiliano Alves de Morais, 2. Tesoureiro, Hlio Randal Rocha da Silva, Diretor do Departamento de Honrarias e Mritos: Ciro Celso Piazza, Junta de Honrarias e Mritos: Dr. Gregrio Marchiori Netto e Clvis Rolim da Silveira, Diretor de Comunicao e Eventos: Dra. Ceclia da Silva Soares, Diretor do Ncleo de Artes e Cultura: Benedito Daniel Valim, Diretor Jurdico: Dr. Jos de Medeiros, Conselho Fiscal: Presidente: Rodolfo Galvo de Oliveira, Membros: Antonia Martins Larrubia Segatto e Ins Tafarelo Tuon, Suplentes. Elda Nympha Cobra Silveira e Dirce Ramos de Lima. Essa Diretoria cuidar dos interesses do Clube dos Escritores at 2015. E agir sempre com critrio e toda dedicao causa maior, que a literatura. Vamos l minha gente! Enquanto ainda temos a capacidade de sonhar.

Visando ajudar a Escolinha de Atletismo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, Acadmica Carmelinda Rodrigues da Cunha, de Campinas/SP, Cadeira Thales Castanho de Andrade, da rea de Letras, da Galeria dos Academicus Praeclarus do Clube dos Escritores Piracicaba, est vendendo seus chinelos modelo havaianas, numerao do 34 ao 43, para quem deseje ajudar a instituio. Informaes: rcpalmieri@uol.com.br CONVNIO PARA OS 300 ANOS DE SANTO ANTONIO DO SURUBIM
Academia Campo-maiorense de Letras, na pessoa do Acadmico Joo Alves Filho, de Campo Maior/PI, Cadeira Joo Batista de Castro, da rea de Letras, do Colegiado Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba, executou acordo histrico religioso e cultural, com a Parquia de Santo Antnio e a Diocese de Santo Antnio, para que juntos comemorem os 300 da Freguesia de Santo Antnio do Surubim. Uma comisso de acadmicos e religiosos administra o evento, de grande repercusso na comunidade.

GERALDO RECEBE O PRMIO LUSO BRASILEIRO DE POESIA Acadmico Geraldo Jos SantAnna, de So Jos do Rio Preto/SP, Cadeira Juliana Dedini Ometto, do Colegiado Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba, foi agraciado com o Prmio Luso Brasileiro de Poesia, dentro do Prmio Melhores do Ano de 2012 Ao destacado os nossos parabns..

JLIO QUEIRZ RECEBEU MEDALHA DO MRITO EMPREENDEDOR Acadmico Jlio Lopes Queirz Filho, de Niteri/RJ, Cadeira Alcy Gigliotti, da rea de Cincias, do Colegiado Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba, recebeu, no ltimo 22 de maro, a Medalha do Mrito Empreendedor Artstico, Empresarial e Esportiva, da Federao Brasileira dos Acadmicos das Cincias, Letras e Artes. Ao homenageado os nossos parabns. ANTOLOGIA LANADA NO MUSEU DA LNGUA PORTUGUESA Acadmico Newman Ribeiro Simes, de Piracicaba/SP, Cadeira Branca Motta de Toledo Sachs, da rea de Letras, do Colegiado Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba, teve uma poesia escolhida para compor a Antologia do V Prmio Canon de Poesia, da Scortecci Editora, lanada no ltimo dia 6 do corrente no Museu da Lngua Portuguesa. Ao destacado, os nossos parabns.

Carlos Moraes Jnior


REVISTA ESCRITORES Revista Literria mensal do Clube dos Escritores Piracicaba.Diagramao e Arte Final, Administrao e Publicidade: Coopia Digitao e Servios Editoriais, Rua Jacob Diehl, 77, Bairro Morumbi, Cep 13420-410, Piracicaba/SP. No fornecemos nmeros atrasados. Matrias assinadas so de exclusiva responsabilidade de seus autores.CNPJ: 01.061395/ 0001-03. Correspondncia: Rua Jacob Diehl, 77, Bairro Morumbi, CEP 13420-410, Piracicaba/SP, Fonefax: (0xx19) 3426-8568. Editor Responsvel: Carlos Moraes Jnior, Mtb20.836. E-mail: clube.escritores@uol.com.br Site: www.clubedosescritores.com Para Pagamentos: Conta 8013-6, Agncia 4252-8, Banco do Brasil.

CRNICA -----------------

OS BBADOS Eles esto sempre por a. Nas esquinas, nos becos, nas sarjetas, embaixo de viadutos, no meio dos pastos, nas rodovias, nas pequenas e grandes cidades. S pela aparncia j causam um grande horror a muita gente, mas, na verdade esto denunciando que alguma coisa vai mal no Reino de Alexandria. Com suas simples presenas, querem dizer, estou fora do sistema de produo, mas, tambm quero consumir meu lcool etlico que vai enriquecer algum ou alguma empresa. Aos seres humanos dado a maior das armas dos dias de hoje, a hipocrisia. Apesar do mar da lama que nos encontramos enquanto raa humana, alguns ainda pensam e os bbados, denunciam, pedem por uma sociedade mais justa. At quando? At os jovens se submeterem s drogas? A nova gerao que no v razo para ser normal.Viva os bbados!Viva as mulas! Viva o ego consumista! Altair Srgio Venarusso Conselho/Dois Crregos/SP bvenarusso@hotmail.com ADAPTAO AO SISTEMA DE COTAS
O projeto de lei relativo ao sistema de cotas sociais e raciais tem tramitado no Congresso Nacional h 13 anos e somente neste ano de 2012, houve a aprovao pelo Senado. O STF (Supremo Tribunal de Justia) ainda aguarda a sano da presidente Dilma e prope que haja destinao de 50% das vagas de universidades federais a alunos de colgio pblico, sendo que 25% de tais vagas seriam para os representantes das etnias excludas da sociedade brasileira, tais como pardos, ndios e negros.A lei infere na facilitao do ingresso desses alunos marginalizados ao ensino superior tanto pela baixa renda quanto pelo passado de discriminao histrica , os quais so constantemente prejudicados pelo sistema deficitrio do ensino fundamental e mdio pblico. Essa ao afirmativa busca nivelar a qualidade de ensino do pas, permitindo uma maior abrangncia de grupos que, usualmente apresentam menores condies de frequentar e at de ser efetivamente aprovado pelos vestibulares de instituies pblicas. Assim, o Estado se apresentaria apto a realizar mudanas qualitativas no sistema de ensino brasileiro o qual tem indicado grande defasagem na qualificao de alunos de escolas particulares e pblicas a partir de investimentos milionrios e um projeto prtico de melhoria no ensino pblico. No entanto, no o que o Estado tem evidenciado, adotando cotas sociais e raciais na ausncia de um objetivo claro para atuar paralelamente, o que o tendncia ainda mais para um carter autoritrio, na tentativa de dissimular a populao para problemas mais profundos que circundam a poltica do pas. A falta de investimentos nos setores bsicos, como a educao, essencial para que haja o desenvolvimento e a igualdade social e racial, propaganda incessante de ao governamental. Desta maneira, as medidas do governo so imprescindveis para que se concretize a idealizao de um Brasil com direito iguais a todos e livre de toda e qualquer discriminao.A poltica de cotas fundamental para que tal plano seja uma realidade, porm somente uma etapa de curta durao deste processo. Esta s uma medida provisria e adjacente principal: investimentos no setor educacional pblico e planos de suporte queles com menores condies de ingresso nas faculdades.

-------------------------------------XV CONCURSO NACIONAL DE POESIAS DO CLUBE DOS ESCRITORES

CONCURSOS LITERRIOS

Esto abertas at 30/06/13 as inscries para o XV Concurso Nacional de Poesias do Clube dos Escritores Piracicaba,.cada poeta poder participar com apenas uma poesias,, indita ou no,, devendo conter, no mximo, 30 linhas, escritas em lngua portuguesa, tema livre e sem qualquer restrio. Somente sero aceitos trabalhos datilografados ou digitados em papel A4, espao simples, Fonte Times New Roman, corpo 12 em duas vias identificadas apenas por pseudnimo,, devendo conter obrigatoriamente o nome do Concurso, enviado pelo sistema de envelopes para a Rua Jacob Diehl, 77 Bairro Morumbi, CEP 13420-410, Piracicaba/SP. O envelope menor dever conter identificao completa, obrigatoriamente, o nome do concurso , pseudnimo, taxa de R$ 5, 00 (cinco reais), em dinheiro, no se aceitando cheque ou depsito bancrio. Os scios do Clube dos Escritores devem pagar a taxa de R$ 2,00, enviada somente em dinheiro e no envelope menor deve conter o nome do concurso, nome do participante, pseudnimo, nome do trabalho, telefone e e-mail vedada a participao de membros do jri de seleo e integrantes da Diretoria do Clube dos Escritores. Sero escolhidos 15 trabalhos que recebero Diplomas de Honra ao Mrito, e destes, sero escolhidos tres vencedores, o destaque do Jri, e um Prmio ors Concours, que recebero Diplomas de Premiao. Informaes pelo Fone: (019) 34268568 ou pelo e-mail do Clube dos Escritores.. VI I CONCURSO DE POESIAS DA COSTA DA MATA ATLNTICA Esto abertas at 30/10/13, as inscries para o VII Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlntica. Cada poeta pode participar apenasi com uma poesia, indita ou no, com no mximo 30 linhas, em portugus, tema livre, sem qualquer restrio. Somente sero aceitos trabalhos digitados, de um s lado, em papel A4, espao simples, fonte Times New Roman 12, em 2 vias, identificados por pseudnimo, contendo no cabealho obrigatoriamente o nome do Concurso. Os trabalhos concorrentes devem ser enviados pelo sistema de envelopes para a Rua Dr. Guedes Coelho, 85/52, CEP 11050-231, Santos/SP. Todo participante, inclusive scios do Clube, dever enviar no envelope menor: nome do concurso, nome, Titulo das Poesias, pseudnimo, telefone, e-mail e a Taxa de inscrio no valor de R$ 5.00 cinco reais, no se aceitando cheque ou depsito bancrio. vedada a participao de Membros do Jri de Seleo no concurso. Sero escolhidas 5 Menes Honrosas, Tres premiaes, mais o Destaque do Jri e mais o Prmio Hors Concours, que recebero Diplomas de Premiao. Informaes pelo Fone: (13) 3235-1608, ou atravs do endereo de e-mail: jose.ubaldo@terra.com.br

Yasmin Anefalos ConselhoPaulnia/SP yas_anef@yahoo.com

POETAS DE TODO BRASIL ----------------------------------------DESPEDIDA Adeus, meu Portugal, adeus. Doce lar que antes foste j. Mil encantos, outrora meus, No mais os gozarei por c. Foste bero e conhecimento; Por aqui vivi meus amores; Da vida, com aprazimento, Aqui colhi frutos e flores. Aqui olhei a nova Luz, Que no imo do Ser se aninha, Aurora que ao Amor conduz. E que eu possa, oh Ptria minha Ora na terra da Vera-Cruz Viver a luz que em mim caminha. Alberto Sequeira P. Gouveia Conselho/Nova Xavantina/MT aaspgouveia@bol.com.br CENTURIO Como belo centurio, de porte belo e viril, ele se apresenta como adorador de lindas mulheres, como corajoso e incansvel vencedor de muitas batalhas. Assim vitorioso, este lutador se mostra alegre e tambm um homem apaixonado... Alfredo Alencar Aranha Rio de Janeiro/RJ/In memoriam

CRNICA ----------------O MENOR EACRIMINALIDADE

SORRISOS DE ANJOS Mais bela que a lua, So os raios de teu sorriso, Quando lanas no espao vibraes De felizes mundos, anos-luz distantes, Dos dias de prova, do fogo primitivo, Que consumiu parte de minha alma - pessoa errante que perambula Em idas e vindas, numa Espiral que se ascende, At o sorriso dos anjos, Quando luzes e sons Unssonos, se unem em dias arautos Que anunciam o grande passe. Adelgcio Jos de Paula Colegiado/Juiz de Fora/MG ankharma@terra.com.br RUBRA DE INDIGNAO (a Vincius de Morais - com direito a passarinho) O passarinho seguiu em frente a rosa despetalada (por certo jamais ser cantada em prosa ou verso) O poeta embebedou-se da indignao da rosa como a querer reparar o mal feito O bem no viver sem o mal a beleza sem o que feio o poeta sem o passarinho os jardins sem a rosa morta... (o poeta queda pensativo como se j estivesse bbado) Alceu Brito Correa Praeclarus/Braslia/DF alceubrito@uol.com.br

O fato de uma rapaz ter sido assassinado na porta de casa num assalto praticado por um menor, reacendeu a idia de se reformar o Estatuto da Criana e do Adolescente para diminuir a maioridade penal para 16 anos. Esse, no entanto, um macroproblema. Para o legislador, que fala em direitos e deveres, um desafio diferenciar o menor infrator dos outros que no o so. Todo mundo est sujeito violncia nesse pas, os mais prximos e os mais distantes dela. E que diferena tem seu filho do menor infrator? No tem muita, porque um rapaz de classe mdia alta ou da classe alta, tambm pode ser infrator, como j sabemos. Seu filho, para competir, estuda trs lnguas, versado em informtica, fala bom portugus, e se prepara para o mercado de trabalho, mas convive com drogas e alcoolismo. Jamais iremos saber se ele vai se drogar ou no, porque temos exemplo de filhos de todas as classes que bebem e se drogam, e ainda muitos que se tornaram notrios por roubarem, cometerem crimes na Internet, ou por terem se tornado assassinos. E esses comportamentos ningum pode prever. Os governos e os polticos j levaram essa questo da maioridade penal discusso, por mais de uma vez e nada mudou. Na minha opinio, o que tem de ser discutido antes, e a impunidade. Vamos nos ater ao exemplo do incio. Esse menor matou uma pessoa. O que vai acontecer a ele? Ser internado na Fundao Casa at maioridade, para refinar sua ndole e terminar no regime semi-aberto. Enquanto isso continuar, no adianta rever a idade dos menores infratores. Clvis Rolim da Silveira Conselho/Piracicaba/SP clomajurosi@uol.com.br IV PRMIO BURITI TEM INSCIES ABERTAS Organizado pela Acadmica Rita Bernadete Sampaio Velosa, de Amrico Brasiliense/SP, Cadeira Edsel Clemente, da rea de Letras, do Colegiado Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba, esto abertas as inscries do IV Concurso Literrio Nacional Prmio Buriti -2013. Informaes:
http://concursoburiticronicontos.blogspot.com.br

TEMOS SEMPRE UMA SOLUO PARA VOC


Medalhas, Trofus, Placas, Gravao em laser, crachs, chaveiros,e outros produtos em metal, vidro, acrlico e pedra.

Rua Lima Barreto, 212/So Paulo/SP


Contato: (11) 2215-1133/vendas@sportbrindes.com.br

POETAS DE TODO BRASIL ----------------------------------------AMIZADE,AMOR E PAIXO Amizade sentimento maior que a paixo e o amor no-la deu Nosso Senhor, com jeito de mandamento. O amor nasce num cadinho, na forja do pensamento, se alimenta de carinho, sem este se esvai no vento. Paixo crneo desejo que perturba e que contorce, nasce de um no ou de um beijo e esfria depois da posse. O TEMPO O tempo nunca esteve Nunca estar, Porque o tempo sempre est. No se preocupe com o tempo Para no ter tempo perdido. No corra contra o tempo E nem corra do tempo, Porque o tempo no corre, Simplesmente passa. No faa do tempo Desculpas da falta de tempo Porque no se ganha tempo Perdendo tempo. O tempo corrido cansa, O tempo andado chega E a distncia a mesma. O tempo passado no volta E o tempo futuro nem chegou Porque o melhor tempo o tempo presente. O tempo dadivoso Porque d tempo a tudo: Trabalhar, descansar, Dormir, acordar, Comer, beber, Divertir e amar. No d tempo preguia, tristeza e ao dio Porque so tempos sofridos. Seu tempo agora, Ento aproveite o tempo. Pegue o sorriso e a pureza de uma criana E saia ao tempo gozando o tempo Como se fosse a prpria criana! Ansio Luciano de Oliveira Titular/Braslia/DF luckydeoliveira@gmail.com REFLEXES

POETAS DE TODO BRASIL ----------------------------------------QUANDO DISTANTE Meu pensamento em ti se resumia, De uma forma sublime, acariciante; Todo instante, noite e todo dia, [Impregnava, meu ser, o teu semblante! Sentia dos teus lbios, o calor, Do corao, aquele arfar ardente; De tua boca, as promessas de amor, Eras o ditador da minha mente! Havia um consolo, entretanto Que, enxugava dos meus olhos, o pranto; Pois, Deus, o nosso amor no desampara! Assim, aguardo, ansiosa a tua volta, Com todo amor que minha vida aclara; Com toda dor, que minhalma suporta! Ana Isabel G. Fusaro Conselho/So Paulo/SP MAGIADOAMOR Vivo no dia-a-dia a magia do amor Ela, Jandira, me d todo o valor Ela me ama desesperadamente Com carinho e dolentemente Surge de seus seios o mel do amor Me entrego totalmente com ardor Deixo-a sobre a cama, extenuada Depois de uma relao apaixonada Vivemos, ento, um grande momento Dando por fim, nosso sentimento gostoso viv-lo ardorosamente Com muito amor, sem lamento Ela esguia, seios fartos, eu os aperto Com carinho, quando ela est perto Beijo-a com carinho ardentemente Ela comparece, tambm bem quente. Antonio Rodrigues Assinante/Santos/SP tonicorodrigues2006@yahoo.com.br Fragilizado. Vtima de minha mente, Do futuro, do passado E do presente, Sigo e prossigo, Pondo em prtica. Toda minha vez Costumeira insensatez . A vida passa. Pequenina. As vezes vazia, Apesar de fria, Mas sempre bela. Harmoniosa, qual uma tela. Em sua rapidez, Prenhe de viuvez, Ela nfima em sua continuidade. Entre os homens, E a grande verdade, Sonho, eminncia, Forte clemncia Posto que curta Sua durabilidade... Pois cada vez poder ser a ltima, Segundo o grande mestre alemo Autor de Obstinao! Antonio Moreira Praeclarus/Rio Claro/SP chn_191@hotmail.com Com brilho invulgar o sol pousa nas vidraas espelhando estrelas... Amlia Marie G. Bornheim Decana/Caxias do Sul/RS

Almir Diniz de Carvalho Colegiado/Manaus/AM

INSTRUIR? O destrato maldoso partes ntimas tocadas crebro em devastao. Adilson Roberto Gonalves Colegiado/Lorena/SP priadi@uol.com.br

10 AMIGOS

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------OS PIONEIROS As terras virgens emendavam com os horizontes sob um cu admiravelmente azul. Matas, cerrados, campinas, rios, ribeires e regatos de guas cristalinas. Bicharada, passarada, jardins e floradas. As estaes do ano sucediam com exatido, num paraso intocado, muito belo. Pai, filho e pees, plantaram a primeira roa, deslumbrados com a fertilidade do solo, para colheita de subsistncia no ano seguinte, quando voltariam definitivamente, trazendo as famlias e poucas tralhas. Antonio Vilela Pereira Colegiado/Jata/GO pereirantoniovilela@yahoo.com.br VENTO AMANTE Ah! vento desastroso No varras minha alegria Pois tudo que eu mais quero viver feliz cada dia Ah! vento bem moleque Que ainda no sabes ler Vai isolando iluses Deixa-me com meu sofrer Ah! vento mui amigo Vem me beijar devagar Eu sou como folha seca Navegando s ao luar Vem vento D-me um abrao Sejas a flor do meu caminho E me envolve bem de perto Para eu sentir teu carinho. Augusto Barbosa Coura Neto Praeclarus/Florianpolis/SC augustocoura@hotmail.com

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------DE L PARA A REALIDADE


to comum que eu sinta, enquanto levo adiante as coisas corriqueiras do meu dia-a-dia, uma vontade louca e atrevida, de te tocar, de te amar, a custo reprimida... Todas aquelas coisas muito nossas, de quem, de fato, est de bem com a vida. Os nossos quase ingnuos segredinhos e as falas de amor apenas sussurradas maravilhas balbuciadas por ns dois, juntinhos! Eu as revejo e como elas so lindas... Construram para ns uma vida ideal, muito, mas muito alm daquela pretendida. Nela no existe essa de voc no estar, de me enganar; de eu lamentar, amarga e combalida... Isso entre ns nunca acontece. Nunca! Mas, por Deus! Quando acontecer a minha redeno? Quando as delcias deste nosso amor, s esboadas - todas aquelas suas veleidades vo deixar o abstrato da minha imaginao e ganhar vida na realidade?.

11

QUEM SABE O amor sempre todo amor... Quando floresce no atina idade Se adolescente, adulto ou mais, Emana ilimitado e ditoso Situando o ser num avivamento Que faz fulgurar a chama do renascer... O corao que mantm minha vida Est possudo deste sentimento, Minha intuio vaticinando Que o seu corao sedutor tambm, Quem sabe... Sejam s devaneios! Esta sncope venda meus olhos, Apenas voc, real e inerente, Mesmo sem definio alguma A distncia provoca saudades, Voc meu amor, por ser voc, Quem sabe... Sejam s devaneios! Arlete Mari Ramina Decana/Curitiba/PR arlete.mari@yahoo.com.br SOU Sou cheiro da terra que alastra morno aos primeiros respingos grossos da chuva sobre a terra quente em dia de vero.

So mundos to diferentes, por vezes unidos de verdade ... Para juntos viverem bons momentos, a curtirem uma boa amizade ... Dois amigos, dois mundo unidos, pelos momentos que a vida d... Irmos, irms, pode-se ganhar amizade to forte, difcil de encontrar... uma conquista lenta, com muitos pontos a acertar... Tornar-se, rvore de raiz profunda, muito difcil de arrancar ... O amor morre no cime, traio, incompreenso e incompatibilidade ... Mas nenhum destes males ser capaz de destrurem, leal e sincera amizade... Pensando assim falo por mim, amigo, mais que intriga, mais que amor ... Quem no tem amigos solitrio, arredio, infeliz e sofredor... A vida deu-me grandes parceiros, a dividirem suas vidas comigo ... Foram tantos, tantos, incontveis, companheiros, colegas e amigos . Areoaldo de Paula Titular/Guar/DF poetadpaula@ig.com.br Obra finda corpo sepultado, anjo recm-nascido! Amlia Marcionila R. da Luz Decana/Pirapetinga/MG amelialuzz30@gmail.com

Arlette Octaviano Rodrigues Praeclarus/leo/SP luizagian@yahoo.com.br ESTRELA-DO-MAR Uma estrela apaixonada pelo mar, belo, a cantar, entre as ondas fez morada: surgiu a estrela-do-mar! Anglica Villela Rebelo Santos Colegiado/Taubat/SP angelicavillela@gmail.com

Ana Cley Marques Pizarro Decana/Itajub/MG ac.pizarro@bol.com.br

12 O CAMINHEIRO

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------O NADA HERANA

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------ORAO DE UM DESILUDIDO Senhor tenha piedade, De seu pobre filho que Perdeu a liberdade. E hoje vive na priso Trancafiado nas grades Da desiluso. Por favor, Senhor! Faa-me encontrar. O seu remanso tranquilo, Para que eu possa navegar. Naveguei na iluso, Encontrei desiluso. Mas s em Ti Senhor Encontrei a salvao. Mas no tive coragem De ir ao seu encontro. Me despir das coisas, Que me causam encanto. Mas novamente lhe peo, Tenha piedade! De seu pobre filho Que clama por liberdade.

13

Pelas sinuosas avenidas do Jardim Recreio, Quando se pensa em nada vagando ao leu, como nmade cigano algo que se cria a sonhar quimeras, fechei os olhos Pensamento em devaneio e sob o sol tremeluzente da manh Criao por toda a vida comecei a ouvir o chilrear dos bem-te-vis e os gritos dos periquitos assustados; Palavras em um verso os arrulhos romnticos das pombas-rolas; Poesia pela rima O trinar sonoro dos sabis-laranjeira Melodia em harmonia E a escutar encantado as cigarras cantadeiras. E uma bela cano A passos lentos, distrado, olhei para o cho. Flores amarelas e vermelhas, Bruno Nascimento Alleoni lgrimas de flamboais, reseds e sibipirunas, Conselho/Rio Claro/SP rodopiavam embaladas pelo vento. alleonibn@hotmail.com Ao escolher a sombra das rvores para me proteger e aliviar o calor, parei extasiado, olhando ao redor. ADEUS ESALQ As flores pareciam estrelas coloridas Que a chuva roubara l do cu. Eu dei a esta casa quanto tinha E fiz por ela tudo quanto pude; Carlos de Moraes O trabalho severo, s vezes rude, Decano/So Paulo/SP E nada fiz de mais, ela era minha. carmora@superig.com.br E ela retribuiu-me com carinho. O carinho que a me dedica a um filho. MEIO NO Mostrou-me a segurana do bom trilho E deu-me o po, e deu-me a gua e o ninho. Meia luz No clareia Mos dadas, caminhamos tempo afora. Um quarto Por mais de quarenta anos! Mas agora Com os olhos tristes e doda calma, Meia fogueira No aquece Temos que separar-nos, finalmente. Amor inteiro A casa fica. Eu estarei ausente. Mas o livro na mo e a ESALQ na alma. Meio gozo No basta Meio gemido No se propaga Meio amor No existe Cosme Custdio da Silva Decano/Salvador/BA putzgrilla@oi.com.br

sou feita de terra gua e ar o vento trouxe a chuva regou a semente que em mim nasceu tudo o que tenho para lhe deixar a msica que acaba de ouvir meu corao batendo em voc e voc dentro de mim Dalila Cunha e Mello Balekjian Conselho/Rio de Janeiro/RJ dalilabalekjian@yahoo.com.br AS SAUDADES Sinto que devo num fugaz enredo Contar ao mundo nossa doce estria Desenrolar todo o fatal segredo Que arde latente na nossa memria. Todo romance de amor tem sua glria E hs de perdoar-m e se, sensvel, cedo A esta emoo to grande e to fulgrea Que s ao escrever, estou trmula de medo. Mas quando leres no meu pobre verso Tudo de belo que achei no Universo Do teu amor torrente de poesia... Hs de entender e perdoar amiga Que ousou narrar em mstica cantiga O sonho ideal da sua Fantasia!

Mas senhor ao seu lado irei estar, Pois a vida muitas peas, Andam a me pregar. E s ao seu lado Senhor Que eu irei me libertar. Celso Ricardo de Almeida Colegiado/Fervedouro/MG celsoricardo.almeida@oi.com.br MAGIA pura e doce a magia, Porque encanta e seduz! Como fez, virgem , Maria, Nos dando o filho, Jesus. Condorcet Aranha Joinville/SC/In memoriam
cleidearanha2009@hotmail.com

Francisco de Assis Ferraz de Mello Colegiado/Piracicaba/SP

Darcy Reis Rossi Colegiado/So Paulo/SP darcy.rossi@terra.com.br

14

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------ACALANTO PARA UM SUICIDA O copo cheio O comprimido O livro aberto O poema lido A dedicatria No faz sentido Uma flor murcha O corpo cado O rosto triste inconseqente O silncio profundo Que vai velando A alma ausente Carla Rosane Lima de Moraes Conselho/Braslia/DF
carla.tricolor@bol.com.br

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------LENICE Lenice uma menininha que vai para a escola estudar cadernos, lpis na mochila lanche e suco para merendar. Na classe, com as lies sempre to atenciosa! E ela to bem comportada Que na escola j famosa. No recreio as brincadeiras com as amiguinhas vai brincar amigas e boas companheiras o tempo vai rpido passar. Nos quitutes da merenda sua mamezinha caprichou sanduche, frutas, suquinho a amiga tambm ganhou. Lenice uma criana bela, simptica, tem grande alegria distribuindo muitos sorrisos para todos, todo dia. Carmen Elza Straub de Abreu Decana/Itapetininca/SP SNTESE ESTAMOS SENDO Poderia dizer muitas palavras e nada dizer. E dizer apenas uma palavra e tudo dizer. Felcia Terezinha Soares Lopes Praeclarus/Caapava do Sul/RS ftsl@farrapo.com.br No somos. Estamos sendo. Viventes e visitantes desse nosso planeta azul. Djanira Pio Assinante/So Paulo/SP opiosoa@yahoo.com.br ALINHAVOS DOCES Cerzi teu riso em meu peito colori as bordas das saudades com muito azul, com todo o jeito num infinito canto, perfeito perfumei o caminho que deixastes... Constru versos em tons claros frisando teus olhos, nos meus fiz-me de cabrocha de fado soprei beijos mentolados tranquei em mim, tudo que era teu... Inventei desmaios disfarados procurando tua mo, emoldurada e dos medos entrelaados carinhos latentes marcados sempre em ti, enamorada... E sigo cerzindo teu riso no peito, nos olhos, no vento sou frase que precisa de ninho morada eterna de teu destino bordada em versos, sou teu leito... Karina Lima dos Santos Decana/Piracicaba/SP karinalimasantos@hotmail.com

15

A MANSO A manso feita de pedras, por sculos espreitou o mar, impassvel a tudo e a todos, como se o tempo no estivera a passar. Lembranas de criana, que j vo longe, a mesma manso, [as mesmas pedras, o mesmo mar. Mas nossa vida, efmera como o vento, a levou o tempo e com ela foram-se os erros, os acertos, os sonhos, as iluses. Mas quem me dera voltar daqui a mil anos, para saber o que os sculos j sabem: que tudo na vida tem um fim, e mesmo a manso secular cansou-se da frieza das pedras, ganhou emoes, e fez-se ao mar. Carlos Eduardo Pompeu Decano/Limeira/SP ginpompeu@terra.com.br Vento da manh debulha vagens maduras semeando ips. Hazel de So Francisco Colegiado/So Paulo/SP hazeldesaofrancisco@hotmail.com

INSDIA Termina sofrendo aquela ferida. No comeo, coisa de menina. Um tropeo: sensatez? Pensou: quem sabe? talvez! Era frvolo, e no soubera dissera, uma mulher sria mas o encanto faz embrulhar; fantasiar, desconcertar, desarrumar. Que magia essa, desmantela! Que tela ser to bela, descabela! O trgico mortifica, mas enfim... fez-se querida, amada, sentida, possuda, tinida...iludida! Edielson Jos Groppo Titular/Iguape/SP cida.mancio@itelefonica.com.br

16

CRNICA -----------------

CRNICA -----------------

17

BEIJAR SEMAMOR VIOLNCIA Pouca gente sabe o que violncia. Para muitos, violncia to somente um ato fsico, brutal, a agresso desumana para com o mais fraco ou menos poderoso. Acontece que. a violncia bem mais do que isso, existem outros tipos de violncia, como por exemplo, a violncia mental ou a psicolgica. Na nossa concepo, violncia tudo que se faz sem amor, como por exemplo, beijar sem amor. Convm salientar que todo homem violento, em maior ou menor escala ou potencial. Violento o patro que rouba o seu empregado nas contas e na partilha e, e s custas do suor dos seus assalariados, mantm a famlia nas metrpoles, em bangals ou manses, com carro e outras mordomias. Violento o pai que faz peteca dos filhos e o filho que faz do pai. uma bola de gude. Violento o professor que transforma seu aluno, de sujeito em objeto da educao. Violento c o mestre que descarrega os seus recalques e as suas frustraes nos seus aprendizes. Violento o regente de classe que reprova o aluno, que no aprendeu, por culpa da sua prpria deficincia e/ou incompetncia. Violento o homem pblico que se corrompe e ostenta poder e mordomia custa dos menos favorecidos. Violento o poltico que foge das suas obrigaes e s aparece nos pleitos eleitorais. Violento o religioso que mente de crucifixo no pescoo, o pregador incoerente que diz uma coisa e faz outra. Violento, so os pequenos, aqueles que guardam dio. rancores e ressentimentos. Violentos so os grandes que so mais autoridades do que gente. Violento o comerciante que rouba no preo, no peso e na balana. E o empresrio que nega aos seus funcionrios os direitos e as obrigaes contratuais. Violento o empregado que no se esfora no trabalho, que no faz jus ao seu salrio. Violento, o aluno que no procura entender ou aprender os ensinamentos e vive colando e colando. Violento todo aquele que afasta da vida e do seu relacionamento, o amor, a nica possibilidade de salvao para o mundo e para a humanidade. Violncia o desamor, a coisificao da pessoa. A violncia, s vezes, me envergonha de pertencer raa humana. Antonio Arajo Loiola Praeclarus/Campo Maior/PI O NOVO LIVRO DE RITA VELOSA De autoria da Acadmica Rita Bernadete Sampaio Velosa, de Amrico Brasiliense/SP, Cadeira Edsel Clemente, da rea de Letras, do Colegiado Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba, j iniciou sua carreira de sucesso o livro Abnormal e outras sandices do inesperado. Edio do Autor. Contato: ritavelosa@bol.com.br PRIMEIRO LIVRO DE AIRTON FAZ SUCESSO Jos Airton Mellega, de Piracicaba/SP, Membro do Clube dos Escritores Piracicaba, nos brinda com seu livro Sem Medo Nem Receios. Lanamento da LivroNovo Editora. Contato: jamellega@hotmail.com

POR QUE NINGUM ENXERGA O BVIO ? Tem sido bastante comum assistirmos atravs da imprensa, ou ainda vermos ao vivo as incontveis manifestaes das multides quando elas no concordam com determinadas aes e atitudes dos governantes. Sempre esto contra alguma coisa, geralmente insuflados por grupos polticos ou at mesmo arruaceiros que as vezes nem mesmo sabem o que esto fazendo no meio da turba. J observaram que nenhum grupo ou entidade e as famigeradas ONGs, nunca se manifestam quando h o acerto dos governantes, quando de alguma forma tentam argumentar com as massas e resolver os problemas sem que haja a necessidade do confronto? A quem de fato interessa estes tumultos? A me vem com a batida histria de que estamos em democracia plena. Como democracia plena, se estas manifestaes no respeitam um direito elementar do povo, que o de ir e vir? E o respeito as Instituies, onde ficam ?. S valem para os baderneiros? de fato esta a democracia que queremos? Acredito que no. Os verdadeiros cidados querem sim, liberdade, porm, com responsabilidade. Recentemente o episdio que movimentou praticamente a imprensa de todo o Pas e talvez at mesmo do exterior. Falo da questo da to decantada Aldeia Maracan. Nada mais que um antro de sujeira, onde at mesmo o consumo de drogas existia, alm de outras irregularidades. O Governo atravs da Justia Federal, determinou a retirada dos hericos ndios daquele lugar, que na verdade de museu no tinha absolutamente nada. bom que se diga que o autor deste texto morador nascido e conhecedor profundo da regio onde se passou todos estes fatos. No havendo portanto nenhuma possibilidade de falta de conhecimento da questo. Foram-lhes oferecidas vrias alternativas para ficarem alojados at que se instalassem em definitivo no lugar onde supostamente os valorosos ndios do asfalto pudessem desenvolver as suas supostas atividades junto populao, que seriam os artesanatos e as histrias de seus ancestrais? Capitaneados por pessoas sem escrpulos, que nada tinham a ver com a causa, estes Infelizes resolveram se insurgir contra a ordem pblica, e partiram para o confronto. Como sempre se utilizando das mulheres e crianas no intuito de obstruir a ao policial. claro que no h como negar que houveram excessos. Se de um lado, a represso policial foi de uma intensidade desroporcional pela fora empregada, segundo os arruaceiros participanrtes. Do outro foi vista toda a sorte de agresses, inclusive a quem nada tinha a ver com o assunto. E a mais uma vez, fica a pergunta, quem pagou a conta desta desordem? Claro, o povo ordeiro que foi prejudicado no direito de ir trabalhar, e voltar aos seus lares, depois de um dia duro de trabalho. Isso porque estes valorosos ndios, escolheram exatamente os horrios de pico, para dar vazo aos seus instintos. Detalhe curioso que chamou a ateno at mesmo da populao e dos deputados que assistiram aos atos de selvageria, foi que alguns dias depois houve em frente Assemblia Legislativa do Rio de Janeiro, uma manifestao que seria atribuda aos bombeiros, e ento... surpresa: quem estava l? A mesma turba de falsos ndios. O que provocou o seguinte comentrio de um dos parlamentares melhor esperar eles se decidirem se so indios ou bombeiros. Isto apenas o quadro do que o nosso pas atualmente. Pessoas inescrupulosas usando a democracia para fazer baderna. Ser que ningum est atento a tudo isto? Amrico da Silva Teixeira Colegiado/Rio de Janeiro/RJ francisamerico@uol.com.br

18

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------ESPELHO Num momento banal Observo-me no espelho. Analiso meus traos de expresso. a simbiose do fsico e do mental Que imprimiu cada emoo. Foram gravados sorrisos fingidos. Foram marcadas dores escondidas. Ali, perto da boca, Est o ritus da amargura Das iluses perdidas. Ali, perto do olhos, to vivos! As ruguinhas dos sorrisos. Mas o semblante inteiro Mostra, resplandece A esperana do amor Derradeiro. Elda Nympha Cobra Silveira Colegiado/Piracicaba/SP eldanympha@yahoo.com.br HUMANIDADE SEM SADA? Rua Pedra Restos Lixo Esgotos Ratos Restos Rostos A SOGRA Sogra a me da mulher com quem a gente se casou... Foi ela quem a gerou, tambm educou. Ento h na esposa virtudes e qualidades que da me herdou... Sogra me do jovem com quem ela se apaixonou e por fim desposou... Por certo, formou e at influenciou a personalidade desde a tenra idade...

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------GUAS... Terra molhada, grama regada E verdejante; guas nas fontes, que caem dos montes, E nos hidrantes... guas correntesque nas vertentes Tm sua vazo... guas paradasque represadas Tm sua funo... guas de enchentes que, por torrentes, Vo se expandir... guas dos lagos que pelos pagos Iro fluir... guas de cheiros, que de canteiros So extradas... guas de flores, regando amores E despedidas... guas do oceano, que o ser humano Quer desvendar... guas retidas que lembram vidas A vegetar... E muitas guas, lavando mgoas E dissabores... guas que curam e que depuram Os pecadores... guas sagradas, se utilizadas Corretamente... E alentam vidas, se protegidas Devidamente. Elosa Antunes Maciel Decana/Santa Maria/RS eloisa.maciel@gmail.com

19

ABALO EMOCIONAL Emoo que muda um ser de repente. Pica uma lacuna sem volta. Do porqu? Falta de algum. Com nova lei imposta Muito anoitecer e amanhecer. Da tez, um retrato avelhado... Nova identidade enquanto viver: Toda falta, vem sem emboscada! Apesar dessas nuanas, Que transforma a vida em instante. Impondo nova mudana, Esperana em Deus, o bastante. Virar a pagina da vida habitual bom!... Muito bom com sbia ao. Longe do mundo temerrio sem moral. Abraado erudio. Se antes era esteio. Caminhar na mesma seqncia. Diante dos entes sempre candeia. Enquanto tiver existncia Do prmio maior, a graa Mesmo nutrindo sozinha Mas beber com. Deus sua taa. Sua beno e seu melhor vinho.

Pessoas Personagens Histrias Memrias Depositadas na tumba para sempre lembradas em rituais sagrados onde o milagre onde a fantasia onde o sonho onde o amor?

Embora por alguns a sogra no seja benquista, por outros bem-vista pela sua experincia... Quem sabe, um dia, a me de nossos filhos tambm, com prudncia e vivncia, ser sogra como convm... Eliseu Oro Conselho/Descanso/SC

Saudade sentimento Que o corao invade Para relembrarmos momentos de tristeza e felicidade Irenilda Paranhos de Castro Conselho/S. Jos do Norte/RS irenilda.paranhos@hotmail.com

Cenira Almeida Nogueira Colegiado/So Bernardo/SP

Eliana Wissmann Alyanak Conselho/So Paulo/SP eliana.wissmann@terra.com.br

20 NO SEJA APENAS MINHAME

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------MELODIA Sucesso rtmica de acordes musicais, Modulao ao cantar com suavidade, Pujana harmnica de amenos corais Que impregnam as almas de serenidade. Oriunda da arte e da cincia dos sons De maneira agradvel aos ouvidos, Solfejada por orquestra hbil nos tons Agua enternecimento aos sentidos. Ao escutar instrumentos melodiosos Eclodem as emoes em real euforia, Desperta espaos de tempo prazerosos Por consistir-se irm gmea da poesia. Acalentada por sinfonia orquestral Robustece qualquer alma malograda, Impulsiona para opulento manancial Capaz de incentiv-la revigorada. As melodias nos encantam e fascinam Tanto as clssicas como as populares, As almas deste perfume se contagiam E desfrutam de sentimentos jubilares. A msica terapia para as emoes Que se quedam realmente serenadas. Bramido do mar e das aves as modulaes So cortesias de Deus a ns ofertadas. Frederico Eduardo Wollmann Titular/Cachoeira do Sul/RS Se a mmica fosse ponte da expresso universal seria prdiga fonte da amizade fraternal. Leda Coletti Conselho/Piracicaba/SP leda.coletti@terra.com.br PRIMAVERA

POETAS DE TODO BRASIL -----------------------------------------COLHEITAOBRIGATRIA Uma bruxa em sua vida s soube fazer o mal; hoje tem como medida a maldade que fatal... Parecendo uma serpente, praticou sempre a maldade... Hoje vem dizer que gente, buscando a felicidade... A bruxa na realidade nunca soube viver bem... Desconhece felicidade, e consigo, o amor no tem... Querendo viver agora, vem ento sim, perceber que tudo que fez outrora, tem mesmo que colher!... A ningum presta fazer a maldade nesta vida... Seno deixas de viver, pra colher esta medida... A colheita obrigatria se assim ento plantar... E somente h vitria, daquele que sabe amar... Portanto, busque a verdade, na vida, procure amar... Caminho a felicidade, que muitos querem chegar!... E o amor a razo, o caminho... A verdade... No h outra soluo, pra atingir felicidade!

21

Me, uma palavra falada, Por uma s nao, Milhes de pessoas gritam por ti; Quantos no choram, por no ter me! Eu sou feliz mame, por ter voc. Eu sei que quem no tem sente falta Pois igual a ela, jamais encontrar; Eu sou feliz por ter voc, mame! Para que eu possa te amar. Quantos no desejariam abra-la, E t-la do seu lado todos os dias; Eu sou feliz por ter voc, mame! Que seja nas derrotas ou nas vitrias. Me da terra, me do cu, Me que chora me que ri; No seja s minha me Seja me tambm daqueles! Que sentem falta de ti. Ernande Bezerra de Moura Titular/So Miguel dos Campos/AL ernandebezerra@yahoo.com.br TEMPESTADE Os sonhos loucos se dissipam com a tempestade. Eles so agora passados e no passado deve permanecer. Quando as saudades sufocarem eles se dissipam. Escoam como a fumaa de um cigarro no fumado. Passam rapidamente como a ressaca de uma bebida no apreciada. L fora o som da borrasca presente. Amanheceu... A primavera vai lentamente se pronunciando. o momento de colhermos as flores... Francisco Evandro de Oliveira Colegiado/Belford Roxo/RJ
jjkk47@hotmail.com

Sinto saudades da primavera Daquelas manhs mornas Da brisa leve e suave Que brincava casta entre as folhas O perfume sereno das magnlias O sereno puro das madrugadas Tenho saudades de minhas primaveras Tempos que se passaram rpidos E deixaram apenas a suave brisa Que um dia me afagou Tenho saudades das muitas primaveras Das flores e encantos Das cores e alegria De Ishtar que do subterrneo emergia Para abenoar toda a terra. Tenho saudades das Primaveras de meus dias Dos meio-dias e das Ave-Marias Das incertezas e belezas Que despencavam a cada dia Que saudades das primaveras! Geraldo Gabriel Bossini Colegiado/So Jos do Rio Preto/SP
geraldobossini@ig.com.br

PARTIDA sentimento dividido querer ficar gostar de ir Maria Anglica B. dos Santos Praeclarus/Belo Horizonte/MG bilabernardes@gmail.com

Maria Gertrudes Horta Greco Conselho/Guaratinguet6

22

O TREADO Muito se tem falado sobre uma triste prtica dentro de nossas escolas: o bullying. Um dos meninos ou meninas da classe escolhido como o pobre coitado a sofrer provocaes, violncias fsicas e psicolgicas dos demais, em especial dos valentes e valentonas. Ele se torna excludo, humilhado, agredido, sofrido... Ns que j passamos pela escola, nobre leitor, sabemos, porm, que esta prtica to velha quanto a escola. O nome, apenas, novo, inda mais importado dos States. Eu nunca fui um valento, nem bode expiatrio das taras sdicas dos colegas, felizmente. Fui quase sempre daquela massa mais ou menos disforme que assiste complacente, s vezes participante, s vezes calada, os valentes humilhando o bode expiatrio. L pela 6 ou 7 srie do Primeiro Grau, hoje Ensino Fundamental, um dos meus colegas virou bode expiatrio. No sei direito como ou porque comeou a escolha. E se ele no parecia feito pra ser vtima, ele se tornou bem que na marra, como ver, prezado leitor. A coisa se tornou mais pblica, mais explcita, em uma aula de Educao Fsica. Algum chutara a bola de futebol em cima do telhado que cobria banheiro e bebedouros. O meu colega gritou: A bola foi em cima do treado. Pronto! Era a origem do Treado! Ele cometeria o erro de pronncia pela primeira e ltima vez. Mas nunca esqueceria. Para quase todos, colegas, valentes e desconhecidos, ele no era mais Andr, mas simplesmente Treado. Um rtulo que o marcou tal qual o nariz de palhao marca o palhao, um estigma que fere a fundo tal qual a tatuagem no tatuado. Tudo sem querer. Tudo sem se ver. Ele se tornou vtima constante de chacotas. Nas vezes em que quis reagir, os valentes lhe deram um fecha. Cercaram-no e lhes ensinaram a se calar a socos e pontaps. Eu era amigo do Andr, um dos seus poucos amigos. Mas nunca tive coragem de defend-lo das graas e agresses. Assisti a tudo em silncio, passivo como a maioria dos outros. Nunca me esqueo. Em uma das aulas de Educao Fsica, tamanha foi a quantidade de agresses psicolgicas que o Andr sofreu que ele foi sentar-se longe, totalmente sozinho, abaixou a cabea e deve ter tentado at chorar. Foi um grito de desespero ao inverso. Os valentes se calaram naquele dia. Por outro lado, ningum, nem mesmo eu, fui l conversar com ele, mostrar que estava do lado dele. Me arrependo um pouco at hoje de no ter feito diferena. Talvez fosse a chance de ajudar o Treado a voltar a ser Andr. Hoje, no sei por onde anda o Treado, meu amigo Andr, o sobrevivente do bullying de meus tempos, o sobrevivente das surras das gangues de todos os tempos. No sei se ao recordar das imagens de seu tempo de escola, ele se v cabisbaixo, sentado no banco de concreto onde fazamos Educao Fsica, totalmente s, muito mais que s, no meio de sdicos e omissos. Talvez, lembre-se mais das piadas que contava para seus poucos amigos e de como imitava, de modo muito hilrio, a buzina de um buggy. Nada de bullying, s a buzina do buggy. Luis Antonio Groppo Colegiado/Piracicaba/SP luis.groppo@am.unisal.br

CRNICA ----------------

CRNICA ---------------A CULTURA DA DOAO

23

Numa entrevista com um dos grandes mdicos brasileiros, num programa de uma conhecida entrevistadora da Globo, esta lhe perguntou sobre o por que das dificuldades de acomodao e demoras nos atendimentos das doenas para os de menos renda, quando empresas riqussimas, alm das riquezas pessoais que temos no Brasil (que nem se abalariam frente doaes de grande porte...), no contribuam mais ativamente na construo de mais hospitais equipados nas mais diversas especificaes que as enfermidades exigem. Atitudes que levariam ao desenvolvimento do nosso pas nesta rea, to atormentado por inmeras formas de penria, ampliando e atendendo racionalmente os fatos muito srios, mas, pelo visto, ela conclua que, as ajudas oferecidas, no supriam as verdadeiras necessidades? A resposta do mdico em questo foi lacnica, curta e grossa. Porque o brasileiro no possui a Cultura da Doao. Lembrei de pessoas humanitrias e bem intencionadas. Aqueles que se desdobram com o pouco que podem oferecer, e, as outras mais abonadas que tambm doam muito. Seres compreensivos e condodos pelo sofrimento alheio, que reconhecem a gravidade das doenas. As premncias, porm, no conseguem se satisfazer com o que recebem, geralmente precisando de muito mais... A entrevistadora elogiava a boa vontade dos doadores mais desprendidos, mas, admitia que, os altos custos sempre superavam a arrecadao. Sugeriu ento que, quem sabe, valores adequados e maiores de benemritos e empresas de grande poder econmico, poderiam impedir o avano dos males com suas adeses. S para exemplificar, lembramos aqui, construes de centros mdicos, com participaes particulares de nacionalidades estrangeiras em grandes hospitais de So Paulo, cujo padro de prestao de servios, modernidade, atualizao na rea, competncia e cordialidade chegam a encantar! (o intuito do exemplo foi mostrar que a unio fez a fora...). A Bblia Sagrada destaca o valor da simples moeda que uma mendiga ofereceu como esmola, sendo o nico valor que possua. E, Jesus elogiou seu gesto, pois ela tinha dado tudo o que tinha... No desmereceu, porm, a dignidade de quem havia ofertado mais, pelo valor de suas posses, avaliando a oferta com sacrifcio e aquela de quem no lhe faria falta... Sem dvida as duas so vlidas e generosas pelo bem que foi oferecido. Nos dias de hoje, porm, os projetos, construes, aparelhagem e profissionais so carssimos, necessitando de grandes suportes para serem concretizados. No tratamos aqui de julgamentos. Tratamos de uma cultura de doao mais justa, mais de acordo com as possibilidades dos doadores, pois, sabemos da boa vontade e ateno de muitos que querem ajudar e fazer muito pelo outro, com os prprios recursos!Que seja ento, por uma solidariedade bem clara e eficiente, para os que entendem e podem fazer milagres com suas cooperaes mais fartas e coerentes. Que estes seres abenoados procurem endossar e refletir sobre esta salvadora Cultura da Doao, de amadurecimento elevadssimo e conscientizao de justia social e moral, que confirma antes de tudo, um respeito ao sofrimento do prximo. E, essa atitude trar, ento, alvio para os que sofrem e querem viver, e, dignidade e admirao aos que puderem contribuir mais proporcional, e corretamente para a realizao das obras de imprescindvel e vital utilidade pblica. Por favor, ao doar, pensem nisso! Maria Helena Corazza Praeclarus/Piracicaba/SP 333@merconet.com.br

24

CRNICA ---------------ESTRANHAS PALAVRAS! VELUDO

POETAS DE TODO BRASIL ---------------------------------------TOM MAIOR Minhas mos tateiam com a maciez do algodo o seu corpo o silncio de um ar sufocado ouo ... sons audveis de encanto num veludo que escorre num campo de pelcia com cheiro de mirra... trmulo respirar de um beijo morno, lnguido veludo molhado de luar que respinga como suor em seu corpo que se solta como vento nas colinas... eu olho. Geraldo Jos SantAnna Colegiado/Taquaritinga/SP
santana.geraldo@gmail.com

25

Algumas palavras destoam do lugar e das pessoas. Parecem peixe fora dgua. So nobres demais para tais costumes. Assim aconteceu quando ouvi esta: prostibulo! Palavra bonita, no? Chique at. Combina (ou se parece com) currculo, patbulo, vernculo, tabernculo, etc, etc...Ouvi em pleno centro do Rio de Janeiro, regio agitada onde centenas de pessoas circulam, principalmente em poca de carnaval. Turistas? Nem todos. Quando finalmente consegui um txi, indiquei o destino (e o motorista concordou), acomodei-me ao seu lado, acertei o cinto de segurana e estvamos saindo, aproximou-se um moo e perguntou, pela janela, ao dirigente: Sabe onde fica um prostbulo perto daqui? E o motorista , solicito: Tem um meio longe, nmero 109. Ah! Mas ali na frente tem dois. V aquele restaurante? Do lado, em cima tem um e na frente tem outro. O moo agradeceu e saiu apressado. Chocada, pela falta de respeito, reagi com uma pergunta: Ser que ele estava procurando a irm? E o motorista , rindo: S se ela veio do Cear e faxineira! Bem , talvez na prxima vez, algum mais simples, s pergunte pela Pousada das Meretrizes Felizes! Tudo igual, porm palavras menos sofisticadas...

Dirce Ramos de Lima Conselho/Piracicaba/SP dilidima@ig.com.br A MADRUGADA


A madrugada transborda feitios da aurora, enquanto o pensamento puro e saudvel. Recordaes roam minha mente nestas horas... Brinca com o meu sentimento a saudade. Desfila em minha retina, como um cortejo fnebre, como um peso morto, um rosto de mulher que eu amei... Pingos de orvalho tingem a madrugada, assim como lgrimas sufocadas tingem os meus olhos neste momento. O silncio pousa no infinito neste momento, como o pranto que morre no ltego da desgraa ... Como bom! Como gostoso! Deixar nossos pensamentos voarem livres na madrugada... Livres como voam os albatrozes sobre os mares, calmos e silenciosos... Serenos e devassos... No sei por que, embora a saudade tentando desviar o meu pensamento, a paz parece pousar dentro da minha alma... Nenhum frmito de angstia rouba essa paz que neste momento eu sinto... Neste momento sublime que parece que eu fiz as pazes com Deus. Como bom! Como gostoso, deixar que nossas mos se cruzem com as mos de Deus... Deixar que nossos pensamentos se percam, puros e libertos na madrugada sublime... Por que ser que nesta hora meu pensamento caminha vitorioso? Minha alma pura neste momento, vida de amor, como uma pomba a roar suas asas l no cu, voa silenciosa... Como bom! Como gostoso, sentir paz nestas horas que o meu pensamento aproxima-se de Deus ... nestas horas que a minha alma parece flutuar nas guas serenas da vida. Nenhuma dor... Nenhuma mgoa neste momento... Somente a saudades. que da saudade no estamos livres... E a madrugada continua... A aurora j se aproxima sorridente. E, como bom ! Como gostoso, envolver-nos com estas duas maravilhas divinas: a madrugada sublime e envolvente e a paz que desce dos cus... Como bom! Como gostoso, deixar que nestas horas nossos pensamentos voem serenos em busca de Deus... Deixar que nossos pensamentos voem em busca da paz que tanto procuram...

ENCANTO Nefertite, cego te encontro Enquanto tudo controlas Agora fazes-me de tonto Pronto vivo por fora engenhosa. Embora sejas minha moradia Queria que no foste minha dona Toma minha vida ofendida Bem-vinda joguei-me na lama. Cama de cores mil Gentil foi seu pranto Branco o leito do rio febril quebrei o encanto. Entretanto s teu o sabor Calor aquece-me ento Perdo se te peo com dor Amor sou mera iluso. Gian Carlo de Carvalho Praeclarus/Piracicaba/SP carvalhogiancarlo@yahoo.com.br

Queria fosse meu corpo um teclado de piano. Sob seus dedos insaciveis, ser tocada em melodia suave e repetida. Entoada sucessivamente por sete notas em tom maior, menor, sustenidos ou bemis. Sinfonia inacabada e eternamente composta por voc... Queria fazer parte de um dueto doce, ardente e envolvente. Ser sua pauta, na partitura de nossas vidas. A escala de seus desejos, o alegro de sua existncia. Toda vez que me tocasse, sua platia seria a lua, o sol, o mar o firmamento lotado de estrelas. Estas, no instante do xtase de prazer, cairiam todas de uma s vez... Adormecendo depois no espao como eu... Como voc... Herclia Gomes Siqueira Colegiado/Uberaba/MG herciliagomessiqueira@hotmail.com PIRILAMPOS Densa escurido. mil estrelas gravitam a um metro do cho.

Luiz Antonio Pereira da Silva Praeclarus/Capivari/SP


luispereira4561@yahoo.com.br

Ceclia Cosentino Franco Conselho/S. Jos Rio Preto/SP


fazturquia@terra.com.br

26

CRNICA ---------------APARNCIA S

POETAS DE TODO BRASIL --------------------------------------LUPANAR Vai longe o tempo em que eu cria que valores morais venciam neste mundo de aparncias e verniz... Vai longe o tempo em que eu cria que para ser gente era preciso ter princpios, amar e nada mais... Hoje sei, infelizmente, que para ser gente no preciso ser gente, no. Basta mostrar iluso de contedo de aparncia, de luz. Basta tirar dinheiro do bolso e gritar feito patro. Ter poder, nem que seja no meio de mil ladres. Fazer crer, iludir dominar. Para ser gente, hoje no preciso ser gente, no... O prostbulo freme... E as pobres escravas, morrendo, a viver, vendem seus carinhos a quem os quiser. O prostbulo freme... Profisso terrvel! Rendesse milhes e assim no pagava a tanta vergonha que as faz passar. O prostbulo freme... Olhai com piedade essas infelizes, porque elas sofrem, eu tenho certeza. Embora sorrindo, a mscara tragam, eu sei que soluam, quando esto a ss. Porque essas pobres tambm so mulheres, so mes, so irms e so prostitutas. O prostbulo freme... Mulheres labutam. Alguns homens pagam, para que outros tomem aquele dinheiro que tanto custou. Uns entram, outros saem, nesse vaivm. E a velha controla o que vai ganhar custa das pobres mulheres perdidas. O prostbulo freme... Parece um mercado de peixe estragado, escria da vida, dessa sociedade to falsa e mesquinha, que no as aceita, mas assim as faz. O prostbulo freme... E eu vou at l.

27

CURSO DE TIRO Durante o curso na academia de polcia, no me lembro de ocasio mais difcil do que a aula de tiro.Eu, to pacfica e religiosa, era ali o perfeito peixe fora dgua. De armas s entendia de estilingues, que eu e meus primos usvamos para derrubar latinhas.O instrutor, muito grosso, berrou comigo: Nove balas, nove tiros. Errou todos, ta fora! Abre a mo! Despejou os cartuchos. Peguei o treisoito e fui enfiando as balas nos buracos do tambor, tremendo mais do que vara verde em dia de ventania. Recebi rpidas instrues. Teria que atirar em um alvo de papel que era a representao de uma pessoa.Partes marcadas com um X, alvos mortais desejveis e que valiam nota.Mirar olhando pelo V na ponta do cano e disparar. Eu tremia tanto, que o cano girava e apavorava meus colegas ao lado, porque a munio era de verdade... Apesar da tremedeira, fui a nica a acertar os nove tiros, em nove alvos mortais. Todo mundo ficou de boca aberta, e l veio o apelido que me atormentou por muito tempo: Dama de couro, em aluso a um seriado policial daquela poca.No importava a ocasio ou o que acontecesse, eu era a Dama de couro para todos. Enfim, nunca precisei usar arma alguma durante os trs anos em que agentei ser Escriv. Mas fica aqui uma pergunta: ser que todas as crianas que usam armas de fogo tero acesso a armas de fogo? Eu sou a prova viva de como pode ser letal uma criana que sabe usar um estilingue... Magali Lovatto do Nascimento Praeclarus/Manduri/SP megh37@hotmail.com SONHOS IMORTAIS DE CARLOS E MOZART MORAIS
Livro de textos inditos de Carlos de Morais, de So Paulo/SP, Cadeira Francisco Antonio Derin, da rea de Letras, da Galeria dos Decanos do Conselho do Clube dos escritores Piracicaba e Mozart Morais, Patrono da Cadeira 001, da rea de Letras, do Conselho Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba este Caminhos de Sonhos Cruzadosd. Lanamento da Editora Scortecci. Contato:carmora@superig.com.br

Hugo Gonalves Roma Praeclarus/Rio de Janeiro/RJ

LIVRO DE TERCETOS DE VILELA PEREIRA Primordialmente um livro de tercetos este Tercetos e outros versos, de Antonio Vilela Pereira, de Jata/GO, Cadeira Amrico Borba, da rea de Letras, do Colegiado Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba. Lanamento da Editora Kelps. Contato: pereirantoniovilela@yahoo.com.br

OAIDTICO Amou a vida. Amou o amor. Amou a muitos. Mas no se amou. Esqueceu-se. Helena Curiacos Nallin Conselho/Cosmpolis/SP bianallin@uol.com.br Leda Mendes Jorge Colegiado/Niteri/RJ ledaaidar@yahoo.com.br

THUNDER EXPRESS
TRANSPORTES E ENTREGAS RPIDAS

(019) 3435-5377
Rua So Joo, 362/Centro, CEP 13416-585, Piracicaba/SP thunderexpress@uol.com.br

28 O AMANHECER

POETAS DE TODO BRASIL ---------------------------------------PAI Aps a diria jornada Mesmo exausto Oferece carinho Aquecimento no frio E refrigrio no vero Nos bons ensinamentos Atenciosamente abre caminhos Nas fraquezas fortalece Feliz participa as alegrias O pai tudo prov Proporciona segurana Com efeito molda o cidado Sendo parte de cada um Todo empenho Em favor dos queridos filhos. Ele representa fora Modelo uma estrela! Iolanda Martha Beltrame Colegiado/Santa Maria/RS iolandabeltrame2009@hotmail.com DANIELA Loira, alva, singela e pura, Daniela, minha poesia em ti se inspira. um anjo puro em candura, que no mundo de sonho habita. Anjo sublime, que nasceu de juras, de um eterno amor, de grandeza. Em teu sorriso meigo, perdura de uma criana, toda pureza. Jos Airton Mellega Assinante/Piracicaba/SP jamellega@hotmail.com ALTRUSMO (Para os Amigos do SolidariedAids}
A obra de caridade Dessas pessoas de bem, D amor e felicidade, Sem nunca olhar a quem.

POETAS DE TODO BRASIL ---------------------------------------O CHAMADO O teu chamado para mim me vem qual forte sopro que nos traz o vento; como um brilho que nos faz atento, a ver-Te no ar e muito mais alm. Ouvi Joo, dizendo-me ao relento: Eis o Cordeiro, que Deus tambm, que traz o Esprito a nos dar alento e faz de nossa vida um grande bem. Se Tu quiseras, cura-me do mal que me supera a mente e os atos maus; retira de meu ser este canal que martiriza o corpo aos olhos teus; remove de meu pensamento a cal e torna-me mais prximo de Deus. Jos Morgado Colegiado/Pindamonhangaba j-morgado@uol.com.br CASCA Outras dimenses cruzando-se neste plano Outras dimenses intercalando mostrando dvidas que aprofundar sobrepondo sentimentos iluses quebrar a casca que envolve a vida Marina Rolim Praeclarus/Santo Andr/SP marina.poetisa@yahoo.com.br

29

Sensao de leveza e conforto tomam conta de mim, dizendo-me que estou renascendo. H luz e energia em todo o meu ser. Tais fontes, alimento-as com um sorriso, um abrao, um olhar... Tudo so flores, campos e perfume campestre. A chuva parece levar consigo todas as maldades do mundo e trazer-nos amor e fraternidade. A msica e o canto dos pssaros transportam-nos para o mundo da fantasia, da esperana e da realidade. Amanhecer, recomeo, esperana, vida... Ilda Maria Costa Brasil Praeclarus/Porto Alegre/RS ildabrasil@hotmail.com ESSE AMOR O amor que vibra em meu peito, algo fenomenal, No tem cura, no tem jeito, Parece ser imortal. Esse amor nasceu em mim, No encontro explicao, Teve incio, no tem fim, Transborda em meu corao. Esse amor aqui chegou, Fez morada em minha alma E brilha constantemente. De meu ser se apoderou, Me alegra, me acalma, Me faz amar intensamente. Iva da Silva Colegiado/Francisco de Paula/RS s.iva@terra.com.br

Esse grupo altrusta, Imbudo de nobre dom, Faz o reles egosta, Sentir como o mundo bom. Faz a vida do semelhante Melhorar a cada dia E um ser que era errante, Viver com mais alegria. Que seria deste mundo, Sem esses seres abenoados, Sem seus sentimentos profundos, Dando ajuda aos necessitados? Como seria esta vida, Se no houvesse a boa ao, Se ningum desse guarida, A um necessitado irmo? Seria tudo to ruim, Sem amor e sem paixo; A vida, sem um bom fim, Sequer valeria um tosto. Porm, nem tudo est perdido, Ainda h pessoas boas e unidas, Como esse grupo destemido, Que luta de mos aguerridas!

Jos Keitel Ribeiro Decano/Tres Coraes/MG delkeid@yahoo.com.br

IVAN MARQUES CABELEIREIROS


15% de desconto para os scios do Clube dos Escritores Rua Riachuelo, 545 * Centro * Piracicaba Fones: 3433-7077/3371-1077

30 CACHAA

POETAS DE TODO BRASIL ---------------------------------------EU BRINQUEI COM VOCE


Eu brinquei Com voc Eu brinquei Com voc Com as minhas mos

POETAS DE TODO BRASIL ---------------------------------------VOC s uma obra de Deus Como uma bela escultura. Um presente de Natal! Foi um sonho Em forma de realidade Uma maravilha que nasceu E agora cresces? Como uma rvore se abrindo Para o encontro com o sol Tens o beijo macio que procuro Para meus lbios O abrao para me esquentar... s o brilho do sol no dia Mais quente de vero s as flores da primavera s importante como as ondas Para o mar! s a musa para o poeta. Ser que s tu isso mesmo? Ou a saudade que me faz Criar-te? Juliana Diniz Jos Conselho/Londrina/PR juzinhadiniz@hotmail.com ALZHEIMER Morrem lentos meus dias apressados de outrora, na memria que insiste, hoje, em ir embora. Lembranas se misturam, quando as tenho, em meu silncio. Pregam-me peas e estranhamente se fissuram em frases desconexas. Entre lapsos de lucidez, que me brinda ainda a vida, saboreio os ltimos momentos, ciente da despedida. Ao mesmo tempo bem sei, na minha tristeza escondida, o reles fardo humano no qual me transformei. Se me deixam ficar, eu os amo. Se me colocam distante, no reclamo. Sei do pouco que me resta: esta tnue, quase invisvel, fresta de lucidez terrena que, a ningum mais, seno a mim, ainda vale a pena. Mara Slvia Munhoz Bernini Conselho/Ja/SP silviamunhoz.brasil@hotmail.com CONSTRUO Edifcio sombras No plano vasto e verde Eis que surge o nada. Paulo Alberto Garbus Praeclarus/Curitiba/PR epgarbus@gmail.com

31

Aquele homem sentado mesa em um bar, Em sua face e boca, um esgar, a cada sorvo de cachaa, Espiando a rua, e triste, v um fnebre cortejo passar, Acende um cigarro, aspira fundo, brinca com a fumaa,

A cachaa vai chagando rgos, pelo caminho percorrido, E tambm nebulosos os pulmes, por fumaa, habitados, No seu corpo escultural O homem ganha lacerantes dores, dificuldades na respirao, E voc nada fazia Por aquela cachaa e cigarro, lcool e fumaa em ao, Voc somente pedia Quero brincar mais Naquele bar, aquele homem, a cachaa, A fumaa, e toda aquela mesmice, Toquei com os meus dedos A continuar a beber, fumar, breve ocuparo o seu lugar, No seu corao Tudo ira se repetir, intil e muito triste, outro disse, Voc ficou sem ao Perdeu-se na emoo Sentado naquele bar, outro observa triste, tonto e calado, Aquele que agora passa, observando aquilo havia estado, Como criana E agora, deitado em funesta embalagem, no mais observa, Brinquei com voc somente um corpo, que agora carregado, e observado, Fiz de seu corpo Vivia, fumava e bebia, e teimou, Amor e iluso Agora vai, lidera o cortejo, e passa do futuro, Ao esquecido, e vez em quando lembrado passado! Eu brinquei Com voc Jos Ubaldo Santos Eu brinquei Colegiado/Santos/SP Com voc jose.ubaldo2@terra.com.br Com as minhas mos

ANGSTIADEAMAR Ah! Essa doce madrugada que me deixa calada... Essa voz, presa na garganta! A melodia do relgio, com seu tique-taque... Esse amor morrendo a cada instante e cada vez mais distante de mim. Sinto-me triste com o Universo, que me fez te perder por completo! Maria Helena G. Bueloni Conselho/Piracicaba/SP

Jos Roberto Panaia Colegiado/Piracicaba/SP

SILNCIO ENSURDECEDOR Que esse silncio sirva de som Para quem quiser ouvi-lo! Meu tormento gritante... Sermo de cada instante... S eu posso senti-lo.

NATUREZA As pedras rolam. Viram seixos. E no leito das guas se encontram Vazias ou Cheias de ndoas... E mgoas...! Nadir Silveira Dias Conselho/Porto Alegre/RS nadirsdias@yahoo.com.br

Miriam Cury Colegiado/So Carlos/SP curymirian@yahoo.com.br

32

POETAS DE TODO BRASIL ------------------------------------------NEM VI PASSAR Acordei nos braos Da melancolia Passei minutos Passei horas Passei o dia Despertei no abrao Da tristeza Foi tanto tempo Perdi a noo Da noite e do dia Adormeci no leito Da felicidade Eu quis danar Sorrir cantar Vi que morria Lcia Martins Conselho/Ituporanga/SC malu818@hotmail.com VALADARES NO JUIZ DE FORA
A Ministra candidata No conhece o Brasil. Erra nome, erra data, Sessentona, j senil. S viaja de avio, Descendo em cada cidade, E no presta ateno Qual a comunidade. Valadares, Juiz de Fora, Juiz de Fora, Valadares, Logo, logo foi embora, Foi gafe em todos os lares! Ningum da troca gostou, Por estar despreparada. Num episdio confirmou Que candidata forjada. Sua afinidade com Cuba, Pelas lies de guerrilha. Vamos cortar sua juba, Livrando-a da armadilha. No tem nenhum gabarito, Para o alto cargo ocupar. O povo ficando aflito, Para nela, no votar. Contra o pas se insurgiu, Juntou-se a bandoleiros, Ao Exrcito no ouviu, A pegou cativeiro. Trocou sua identidade, Trocou tambm de marido. Pra manter falsidade Viveu com tantos bandidos. Seu passado a condena. Pro Brasil j demais Pois vivemos num dilema, Aturando marginais!

POETAS DE TODO BRASIL ------------------------------------------MEUQUERIDO PAPAIZINHO Meu querido papaizinho te vejo sempre a sorrir Nunca estou sozinho sempre acompanhado de ti. Quando de ti me lembro to grande a saudade Tu s como meu membro que s me traz a bondade. Uma saudade infinita sinto ao lembrar-me de ti No meu peito o corao grita s a razo de tudo que j vivi. Sem voc eu vivo no ermo quando comeo a pensar Meu corao est enfermo esperando voc voltar. Para matar minha saudade Que h dentro do meu corao... Sinto falta da tua bondade Venha me dar tua bno. Nelson Polizel Praeclarus/Piracicaba/SP MARIA LOUCA Maria Louca! Que um dia foi Maria criana. Que num quarto sombrio, nos arredores do subrbio nasceu, dando aos pais tanta esperana. Maria Louca, ah! Maria Louca. Que um dia foi Maria menina. Foi Maria singela, bonita, catita, sandlia de dedo, vestido de chita e foi crescendo na favela. Maria Louca, Maria bela! Que foi tambm Maria moa. To faceira, to trigueira, quantos moos te queriam e voc, se dava inteira. Oh! Maria Louca. Onde est tua beleza e teu corpo escultural. Ningum mais de ti se aproxima e ningum mais te deseja Devias ser Maria... Maria, mas te chamam de Maria velha, Maria da vida e chacota na favela. Maria Louca, velha e esquecida. De tantas Marias que fostes to bonitas e to doces, agora, s chamada de louca sem sentir na tua boca o beijo do amor primeiro que guardei dentro de mim por todo este tempo inteiro. Odila Placncia Titular/Barueri/SP odilaplacencia@hotmail.com

33

REFLEXES VS Quantos seres eu fui buscando ser eu mesmo, Quantos caminhos andei at vir aqui, Quantas mscaras usei moldando o meu rosto, Quantas vezes quis tir-las... No consegui... Quantos sonhos mergulhei amando a verdade, Quantas mentiras desvendei... Quanto sofri... Quantas horas perdidas na, vida deixei, Quantas saudades das coisas que no vi. Quantas belezas perdidas no meu passado, Quantos amigos deixei porque os esqueci, Quantas tristezas juntei nas minhas lembranas, Quantas conquistas no vi porque nem parti. Luiz Barboza Neto Colegiado/Florianpolis/SC lubanet@brturbo.com.br

Por inteira a estrada nosso espao por inteiro!

Milton Mariano de Souza Colegiado/Governador Valadares/MG miltonmariano@uol.com.br

Flora Thom Decana/Trs Lagoas/MS florathome@terra.com.br

34

CRNICA ------------------ANJOS

CRNICA ----------------

35

O nascimento de uma criana sempre um acontecimento expectante, alegre e faz cessar uma preocupao, uma ansiedade de meses de espera. Naquela poca nunca se sabia qual seria o sexo, se saudvel ou doente e era sempre o final de um acontecimento que guardava surpresas nem sempre agradveis. Aquela gestao era a quarta da famlia. Como nas anteriores de diferente somente existia a maior experincia da futura me. No mais tudo era igual: preparar na mquina Singer a pedal as roupinhas, lenis, mantas de flanela, touquinhas de tecido ou ento feitas pacientemente de tric com linhas grossas de l, assim como os sapatinhos, as fraldas de tecidos macios, monto delas e o tal de cueiro que servia para enrolar o recm-nascido do peito para baixo, de modo a proteger sua coluna mais adequadamente. Fossem quantos partos fossem, o cuidado e o carinho com que as peas eram feitas tinham sempre o mesmo esmero e amor. A melhor e a maior obra da natureza, sem medo nenhum de errar, foram e continuaro sendo mes! Que seria da evoluo, to badalada atualmente, se no houvesse o zelo e a proteo maternas? Ao mesmo em tempo em que a me engordava, termo que se usava para referir-se a uma mulher grvida, engordavam-se tambm tantas galinhas. Havia uma crena que elas obrigatoriamente deveriam ser de pescoo pelado e no poderiam ser da cor preta. Depois do parto, haveria o resguardo e a me deveria alimentar-se somente de piro feito com o caldo da galinha gorda e comer aquela carne. Gordura de porca, nem pensar. S de porco macho e castrado. (Coisa besta, no ?) Tenho certeza que Freud pode explicar porque eu no como piro: (Ateno, Psiclogos ou Psiquiatras: eu continuo no querendo saber!) na minha infncia ele servia para dizer que voc tem mais um concorrente, pois o panaca aqui, j bitelo, somente ficava sabendo da nova irm depois que ela nascia. A criana ficaria sempre aos cuidados da me, dormindo no canto da cama de casal, dividida por uma fileira de travesseiros para evitar que a me rolasse sobre o filhote. A av materna, mais sabida, experiente, sempre levava a filha para a sua casa j que nos prximos quarenta dias no poderia fazer nada mais seno dar de mamar ao nenm.A casa era alta, assoalhada de tbuas pregadas sobre barrotes. Quando se andava fazia muito barulho, mesmo com o maior cuidado. De noite, em torno das oito horas desligava-se a luz gerada no prprio local e ento se usavam lamparinas ou lampies. Numa agourenta noite praticamente todos acordaram com um barulho muito grande. Correram para o quarto onde dormiam me e criana, suspeitando que ela pudesse ter cado da cama e que seria seguramente um problema para o resguardo. E l foram todos rogando pelo nome de tudo o que era santo para ajudar. Surpresa! Quem estava l no cho e na maior paz era o beb! Tranquilo, dorminhoco e provavelmente de saco cheio por aquela trapalhada toda. Cada um mais espantado do que o outro, se olhando. At o Luiz Barbeiro que morava num quartinho fora da sede tambm apareceu por l e foi logo dizendo que todos ficassem calmos porque aquilo somente poderia ser obra do sobrenatural, mas teria soluo. De manh cedo ele pegaria a bicicleta e iria consultar uma sua tia que era bamba nessas encrencas do sobrenatural. Resolvia qualquer parada. O dia foi de ansiedade at que o Luiz voltasse. Chegou com a cara feliz, reuniu o pessoal todo e tranquilizou Deus e mundo dizendo que no havia nada de sobrenatural naquilo. Simplesmente os anjinhos acharam-na to bonita e julgando ser um deles, foram l brincar. Nessa brincadeira, ela escapuliu e ia caindo com tudo no cho, mas o seu anjo da guarda protegeu-a e nada aconteceu. Deu a receita para fazer umas mandingas para assustar anjos e pronto. Foi fcil. Aqueles anjos eram muito burros. Agora imaginem vocs um bando de anjos que no tinha o que fazer saindo por ai pintando o sete. Anjo, cara! No mnimo eram todos mopes ou

bastantes imbecis porque logo deveriam notar que aquela criaturinha no tinha asas. De fato ela estava mais enrolada do que charuto, mas eles tinham que pesquisar ou ser que anjo nasce sem asas e s depois elas aparecem? Certamente no. Tudo que tem asas j nasce com elas, sem penas, mas nasce com as asinhas. Outra coisa: eles deveriam estar gazeteando, fugindo das suas obrigaes celestiais. No acredito que l em cima haja tantos anjos dando sopa e sem trabalho para fazer. Muitos outros bebs deveriam estar sem proteo... Pensando bem, sorte daqueles outros, pois esses anjos no deveriam ser muito bons de guarda, no! Anjada irresponsvel! Onde j se viu! Ainda h o seguinte, por que o anjo da guarda da menininha no dedou os malandros? Deveria ter feito um relatrio pro chefe (Arcanjo Gabriel, desconfio), narrando tudinho, botando pra derreter, mas no, sabe como ... So colegas, todos da casa, amanh eu tambm poderei dar uma escorregada... E foi essa a resposta esfarrapada. He! He! Provavelmente! No sei se existe nacionalidade entre os anjos. Ser que h anjos mexicanos? Alemes? No sei! Eu no manjo nada dessas figuras celestiais, mas d a impresso de aqueles eram brasileiros ou... p! Melhor calar a boca! Dirceu Badini Martins Colegiado/Nova Friburgo/RJ
dirceubadini@gmail.com

MENSAGEM Certa manh, ligando a televiso vi surgirem na tela as mais lindas imagens que poderiam ser criadas: Paisagens maravilhosas, bailarinas etreas, espetculos de teatro cuidadosamente escolhidos, entrevistas com pessoas que tinham muito a dizer, crianas cantando e sorrindo... Os noticirios falavam do acordo de paz universal que fora assinado e estava sendo cumprido. Da prosperidade dos pequenos e grandes pases, do trabalho conjunto de toda humanidade para erradicar a fome e a misria da face da terra e de medicamentos maravilhosos que realmente proporcionavam a cura dos mais diferentes males e estavam a disposio de todos que necessitassem. E ento acordei. Acordei e chorei... Chorei por ver que tudo no passara de um lindo sonho!... Ainda chorando, cheguei janela. Vi ento passarem crianas a correr, casais de namorados a sonhar, chefes de famlia se encaminhando para o servio, um casal idoso fazendo caminhada e...Em meu jardim, viosos botes apenas entreabertos e mudas verdejantes de pequeninas e coloridas flores. Otimista incorrigvel, passei das lgrimas ao sorriso. Sim! Existe ainda esperana!Creio no ser humano e em toda sua grandiosidade. Dizem que algum dia ainda me decepcionarei, mas tenho certeza de que este dia nunca h de chegar porque,se tal acontecer,no mais valer a pena viver. Enquanto houver um sorriso,uma criana, uma flor, um cu estrelado,pessoas cantando ou escrevendo poemas e, principalmente, enquanto houver algum a quem chame de amigo, a vida ainda valer a pena. Maria Antonina de Lima Sold Conselho/So Paulo/SP
nina.delima@hotmail.com

36

CRNICA ------------------GUA NOSSA DE CADA DIA.

CRNICA ------------------UM RADIOZINHO MUITO LOUCO

37

Com o surgimento da Organizao das Naes Unidas os grandes problemas que surgem tendem ser resolvidos de uma forma globalizada. Assim foram criados dias especiais para que as pessoas possam parar para refletir sobre inmeros problemas, como a problemtica da crescente escassez da gua. A maior parte absoluta do nosso planeta constituda de gua, provavelmente por isso que as pessoas tm a idia de que esse precioso liquido seja interminvel, resultando em um gasto desenfreado do contedo, quem for mais atento perceber que os rios esto sumindo, dando lugar s valas de esgotos, as fontes naturais tambm; as lagoas diminuem a cada dia e em pouco tempo a gua potvel vai ser mais um motivo para as reaes blicas. Muitas campanhas so feitas, como o dia mundial da gua, contudo para termos realmente uma conscincia vai demorar muito, as crianas ainda mostram ter uma sensibilidade quanto ao assunto, porm quando chega adolescncia, todo aquele aprendizado de proteo natureza se esvai como uma pororoca nervosa na regio amaznica. muito triste saber que em pases lindos como o Brasil as suas florestas esto sendo dizimadas, os seus patrimnios naturais dilapidados, porm o mais triste ainda, saber que diante de toda a falta de estrutura que o governo insiste em dizer que proporciona aos seus cidados, como sade, educao, moradia, ns ainda completamos esse trip incluindo o desperdcio de gua a essa lista de direitos bsicos jamais adquiridos para uma vida digna. Marcelo de Oliveira Souza Titular/Salvador/BA marceloosouzasom@hotmail.com SOMBRA DA CASA As camisas do time do Santa Cruz presas por grampos no arame estirado que se estende defronte da casa fechada, com a menina sentada numa cadeira, espera do prximo comprador. sombra que recebe da casa, ela espera. Caladinha. Sria. O rosto moreno afilado, os olhos grandes, negros brilhando, no interesse de faturar com a venda da mercadoria. A tarde amadurece, com os veculos transitando na avenida que se interpe entra a calada com a menina e a outra, de lojas comerciais. -- Quanto a camisa? -- Indaga o rapaz crioulo magro, de bermuda. -- Dez reais. -- T caro. Afasta-se. A menina nada responde, sorrindo, aquiescendo. O pai devia baixar o preo... Ergue-se, para estirar as pernas e aguarda. Paulo Murilo Carneiro Valena Praeclarus/Recife/PE paulo.valenca@ig.com.br

Nos idos de 1934, eu trabalhava na Companhia Paulista de Fora e Luz como inspecionador das linhas de transmisso de energia eltrica, de 138 mil volts. Certa vez fui pousar num stio no Bairro do Macuco distrito de So Pedro, onde no havia ainda energia eltrica na zona rural. A saudosa proprietria Dona Rosa possua um jipe com bateria de 6 volts, na qual eles ligavam um rdio valvulado. Naquela semana, o jipe estava em conserto na cidade junto com sua bateria.Dona Rosa, muito aflita me falou: A moo! Sabmo-l quando vou continuar a ouvir a imperdvel, a minha novela na rdio Difusora PR-D6 de Piracicaba. Como eu ia ficar uns dias por l, peguei um pedacinho de tbua, um alfinete de fraldas usado, uma ponta de grafite de lpis quebrado, uma lmina de gilete usada, um fone de ouvido catado no lixo da cidade de So Pedro e alguns metros de fio eltrico, que achava bastante, deixado pelos reparadores daquelas linhas. Com esse material todo j sucateado, montei um radiozinho, que no usava energia de bateria ou de pilha, pois era acionado pelos microvolts que vem transportando as rdio-ondas, as hertzianas. Liguei a ponta de um fio da bobina na cerca do pasto e a outra ponta no cano da bica dgua, que aquela poca era metlico.Ao meio dia em ponto, encostei o fone no ouvido da espantada camponesa Dona Rosa que exclamou: Meus Deus! T iscuitando a minha bela novela! Ele todo seu, respondi. Todo bom rdio-tcnico sabe que uma bobina com condensador, forma um sintonizador. O grafite do lpis roando no ao da gilete faz o detector de freqncia. O grampo de fraldas aberto vibra a membrana, fazendo finalmente o fone funcionar, baixinho, mas compreensvel! Quando peguei a mala para ir embora para casa, estranhei o peso. Ao abri-la tinha encontrado belssimos queijos e dzias de ovos, tudo envolto em palha de milho! Hoje morro de rir quando me lembro do Sr. Joanico, marido da Dona Rosa, falando: Puxa vida! Como a eletrnica t adiantada! Pense bem, ele disse isso h mais de 70 anos! Miguel Gonzales In Memoriam/Piracicaba/SP CARMEN BRINCA E FAZ POESIA Brinca, brinca e faz Poesia, o livro da Acadmica Carmen Silveira Straub de Abreu, deItapetininga/SP, Cadeira Anna da Silveira Mello, da rea de Letras, da Galeria dos Decanos do Conselho do Clube dos Escritores Piracicaba. Lanamento da autora. Contato: (15)9151-0689. HENRIQUE BORLINAAUTOGRAFAEM MAIO Dia 17 de maio, a partir das 19h30min, Sesso de Autgrafos do livro Com as Borboletasa Noite,no Anfiteatro Prof. Alceu Maynard Arajo, da Biblioteca Pblica Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, em Piracicaba/ SP, Contato com o autor Henrique Borlina deOliveira, Cadeira Rosa Pizelli dAbronzo, da rea de Letras, da Galeria dos Academicus Praeclarus do Clube dos Escritores Piracicaba. contato@boliveira.com.br

38

POETAS DE TODO BRASIL ---------------------------------------HORAS Horas insones ltima hora primeira hora toda hora antecede a prxima exceto a ltima apenas precedida tanto nos atrasamos desregulados em trabalhos, amores pequenos crimes traies na hora que chega para nosso fim choramos as que perdemos sozinhos.

CRNICA ------------------

39

OS VERDES CAMPOS (Pardia da msica homnima). Quando, outro dia, minha terra eu voltei no encontrei nada daquilo que eu deixei. Logo que eu desembarquei na estao, algum roubou o meu cordo e o meu relgio digital. Camels espalhados na calada. Populao desesperada, sem proteo policial. Um trombadinha me roubou a carteira. Mas que besteira, pra que que eu fui voltar al? Encontrei aquela antiga namorada, estava velha e desdentada, quase que no reconhec. E naqueles verdes campos do meu lar, agora existem construes de casas do B.N.H. Paulo Franco Titular/Rio de Janeiro/RJ pauloanchietta@oi.com.br BERRANTE No compasso meldico e perfeito da msica escorrendo no ambiente, simples ramo bovino to bem-feito, marca no gado o ritmo, o tom fluente. Nessa lide, ora calma, ora fremente, berrante, sempre bradas contrafeito, queixas ferindo-te a espiral dolente avultando inda mais teu dbio efeito. No curvo pavilho guardas a ofensa s reses mortas e no teu levante enches o espao de harmonia imensa... essa a cano de prantos embebida, o teu cerne lembrando a cada instante, que hs de arrastar por toda a tua vida. Reginaldo Costa de Albuquerque Conselho/Campo Grande/MS
reginaldoalbuquerque@uol.com.br

Pedro de Quadros Du Bois Praeclarus/Balnerio Cambori/SC pedro_dubois@terra.com.br RISCO Risco um risco Como quem uma estrada Que nunca caminho No sendo caminhada. O tive escondido... Guardado, alongava-se. Quando expelido Encurtara-se. Mantendo porm Sentidos e o destino De ser passado Sempre que presente. Thiago Alexandre Tonussi Praeclarus/Piracicaba/SP thonussi@hotmail.it

SISSI & MARIA Ah as mulheres! Ah as Marias! Estou revendo com minha me a srie dos filmes da Sissi, aquela bela imperatriz da ustria, papel vivido no cinema pela angelical Romy Schneider. Do alto dos seus noventa e um anos (e meio, como ela diz), dona Conceio fica extasiada diante da TV at altas horas e percebo em seu olhar um brilho de vida, de mocidade, de emoo que j no frequente. Nem preciso dizer que me emociono tambm com aqueles vestidos, aqueles palcios, aquelas jias, aquelas montanhas e, sobretudo, aqueles prncipes que povoaram meus sonhos adolescentes e ficaram presentes para sempre em minhas expectativas e escolhas. Quando a moda eliminou os vestidos das princesas, por economia e/ou praticidade, meu ideal romntico voltou-se para Maria, a ingnua novia rebelde, de lindos olhos e belssima voz, que associava ainda outra das minhas paixes - as crianas - e tinha tambm seu prncipe (e que prncipe!). Piaf, Coco Chanel, Chiquinha Gonzaga, Simone de Beauvoir e outras mulheres fortes e determinantes em sua gerao sempre me interessaram bastante, todavia, nenhuma delas conseguiu atingir aquele recanto delicado da minha memria onde Sissi ainda reina e Maria me faz chorar de emoo. claro que a minha gerao era muito mais romntica, entretanto, nem todas as mulheres do meu tempo preservaram esse romantismo; muitas delas, inclusive, mudaram radicalmente para outros valores, outros cones, associando aquele maravilhamento infantilidade, imaturidade, tolice. E no nada disso. No preciso ser devassa para ser moderna, nem se vestir como mendiga para parecer intelectual. Quem pensa assim est sendo ainda mais imaturo que as princesinhas, pois a sabedoria, a cultura, a modernidade esto na cabea e nas obras de quem as produz e no nos trapos que lhe cobrem o corpo. Eu queria ter vivido na solidez daqueles palcios, ter percorrido aquelas montanhas, ter usado aqueles maravilhosos vestidos, ter danado aquelas quadrilhas, ter participado daqueles banquetes, ter me apaixonado por aqueles garbosos prncipes. Nem todas as mulheres foram ou so romnticas. Eu sou. Maria Luiza Vargas Ramos Conselho/Florianpolis/SC baisa@matrix.com.br

NOSSAS PERDAS ------------------------Registramos o falecimento da escritora Reyzina Vianna Ramos, de Pelotas/RS, que a partir de agora ser Patronesse da Cadeira 080, da rea de Letras, do Colegiado Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba e do escritor Miguel Gonzales, de Piracicaba/SP, que a partir de agora ser Patrono da Cadeira 029, da rea de Letras, do Conselho Acadmico do Clube dos Escritores Piracicaba. s famlias enlutadas as nossas condolncias.

40

ARTIGO -----------------HIDROVIAS: PRIORIDADE PARA O AGRO

O transporte hidrovirio vantajoso para distncias acima de 400 km. essencial para o transporte adequado de commodities, comercializadas em grandes quantidades e com baixo valor agregado. A situao vivida pelo agro brasileiro inadmissvel. O frete rodovirio est afetando substancialmente o custo do produto agropecurio, reduzindo as nossas vantagens, prejudicando as pessoas e o ambiente! A necessidade de investimentos em infraestrutura e logstica fundamental para o agro brasileiro continuar competitivo, contribuindo para o aumento do PIB e de melhoria na balana comercial. No basta todo o esforo dentro da porteira, aprimorando os processos de produo de vegetais e animais, e os avanos obtidos antes da porteira, com as inovaes em produtos e processos como insumos, mquinas e implementos, planejamento etc. As imensas filas de caminhes com gros para chegarem aos Portosde Paranagu e Santos so a demonstrao do atraso vivido pelo agro. A produo agropecuria do Centro-Oeste, constituda de soja, milho, leo vegetal, madeira, arroz, mandioca, etanol, acar etc. poderia estar sendo transportada por comboios hidrovirios, cada um retirando mais de 170 caminhes com 30 toneladas das estradas.Isto significa menos acidentes nas rodovias, menos lanamento de poluentes no ambiente e menor custo. Isto sustentabilidade, melhorando a economia, o ambiente e a sade das pessoas.A nova legislao para os caminhoneiros vai aumentar ainda mais o custo do frete rodovirio. O caso barragem de Santa Maria da Serra: h mais de 20 anos se discute a construo da barragem em Santa Maria de Serra, para incluir a regio de Piracicaba na Hidrovia Tiete-Paran. Tudo indica que as obras vo comear noprimeiro semestre de 2014.Esta barragem, com eclusa, vai possibilitar a navegao comercial at Artemis, em Piracicaba, com a construo de um Terminal Multimodal de Cargas, envolvendo o transporte ferrovirio.O Projeto Bsico est sendo atualizado e o Projeto Executivo est em elaborao. Os recursos oramentrios, de cerca de 1,5 a 2,0 bilhes de reais, esto sendo providos pelos Governos do Estado de So Paulo e Federal. Sero 2.400 km de hidrovias, sendo 800 km no Estado de So Paulo. H necessidade de eliminar gargalos como aumentar a profundidade dos rios, ampliar os vos das pontes, construir atracadouros e definir as cargas de retorno, provavelmente diesel e gasolina, para o Centro-Oeste.Alm das obras de engenharia, h enorme trabalho ambiental, para mitigar os impactos na fauna e flora e compensar os prejuzos que venham a ocorrer e social, devidos as desapropriaes devido a alterao do nvel das guas.Os empreendedores devem arcar com estes custos. A previso de movimentar 18 milhes de toneladas em 2024, apenas no Terminal de Artemis. Vantagens adicionais sero a maior reserva de gua, estabelecimento de polo industrial e turstico, gerao de energia eltrica, oportunidades de vrios negcios etc.Este caso concreto, sendo exitoso, pode servir de exemplo/modelo para outros empreendimentos semelhantes em todo Brasil.O agro brasileiro atingir um patamar compatvel com as expectativas, se consolidando, ainda mais, como o celeiro do mundo, o maior provedor de alimentos saudveis e energia limpa e renovvel. Jos Otvio Machado Menten Praeclarus/Piracicaba/SP jomenten@esalq.usp.br

41 O VENCEDOR Nascido, aos 10 de maio de 1982, em uma cidade do interior de Gois, um garoto moreninho de olhos grandes e espertos. Filho de pais no abastado, porm trabalhador. Era uma criana diferenciada, sempre demonstrou o seu esprito de batalha e muito esforo nos estudos. Os percalos em sua vida comearam na sua tenra idade, a separao de seus pais. Ele passou a morar com sua me, porm muito apegado ao seu pai, sempre fazia visita, principalmente pela manh.Um dia, talvez o mais fatdico de sua existncia. Ao chegar casa de seu pai, notou algo errado, a casa estava fechada.o garotinho chama vrias vezes e ningum responde. Usando de sua astcia, forou uma janela do quarto onde dormia o seu pai, conseguiu ver que ele estava deitado. Depois de outras inmeras tentativas. Nenhum movimento! J apreensivo, conseguiu entrar e constatou que a pessoa que tanto o amava estava morta! Ficam as lembranas e saudades, mas a vida segue. Cada dia mais difcil, a situao financeira muito precria. Mesmo assim a coragem do moreninho no fica afetada, parece que ele enxerga o futuro nos estudos, continua estudando em escolas pblicas da periferia da cidade, prximo sua casa. Em horas vagas, procurava algo para fazer com finalidade de obter alguns vintns. Assim j estava marcada a personalidade deste jovem. Para seus familiares e as pessoas que o cercava, no imaginavam o potencial, a garra, e a persistncia incrustadas neste jovem. Mesmo antes de ingressar no Ensino Mdio, trabalhou como auxiliar administrativo em um escritrio, por cinco anos. Concluiu o Ensino Mdio no ano de 2000. Ingressou no Curso Superior, Faculdade de Economia. Com a sua determinao e luta, sempre procurando novos horizontes, fazendo parte de vrios projetos de pesquisa, escreve vrios artigos que so publicados em revistas da rea. Conclui o Curso de Economia, para ele muito pouco: Alou voo para bem mais distante, Ps Graduou em MBA em Estratgia Gerenciais e Mestrado em Produo e Gesto Agroindustrial. professor do Instituto Federal de Gois- Campus de Rio Verde-GO, licenciado para os cursos de Graduao de Tecnologia de Agronegcios, Engenharia de Alimentos. E dos cursos Tcnicos de administrao de Empresas, Agropecurio e Secretariado. Tambm atua como consultor econmico na rea de Economia, com nfase em Pesquisas Econmicas, atuando nos seguintes temas: consultorias Empresarial, desenvolvimento estratgico e gesto empresarial. Foi professor- Fesurv- Universidade de Rio Verde-GO e UEGUniversidade Estadual de Gois. Em seu pouco espao de tempo dedicado a sua carreira profissional, registrada at incio de 2012, ainda citamos mais alguns de seus desafios: Participou de vinte bancas de avaliao de trabalhos; Participou em vinte e um congressos, exposies e feiras; Orientou e supervisionou dezenove monografias e mais dezoito orientaes diversas.Para contar histria deste vencedor necessrio livros, mas deixo apenas uma pequena amostra de vida. Zilda Pires Teixeira Colegiado/Rio de Janeiro/RJ
zpiress@uol.com.br

ARTIGO ------------------

42 INFNCIA

POETAS DE TODO BRASIL --------------------------------------VERSOS TOLOS Apenas para fazer meus versos tolos Eu poderia dizer, por exemplo: Voc foi muito cara para mim E por perd-la fui morrendo aos poucos! Poderia dizer que a natureza J no mais a mesma sem voc, Que sem aqueles beijos que provaram, Tambm meus lbios j no so os mesmos. Eu poderia rabiscar meus versos Sobre a areia da praia, sobre as guas, Sobre as asas dos pssaros e insetos, Nas ptalas das flores das campinas, Sobre os is feiosos e esquisitos, Mas que, sublimes, vo se amar no espao. Eu poderia rabiscar meus versos Fingindo uma esperana de encontr-la Poderia dizer coisas bonitas, Mesmo sabendo que seriam tristes E que as mentiras no seriam lidas E que voc j no existe mais... Pilar Reynes Casagrande Praeclarus/Rio Claro/SP pilarcasagrande@clirc.com.br SORRISO OTIMISTA
Ainda guardo em mim Aquela eterna criana Que no perde a esperana De ver tudo melhorar Tento dar aquele sorriso confiado E quando tudo parece desabado Ainda tento acreditar Agarro-me na f teimosa Pra ver os fatos cor de rosa E a batalha continuar Tenho quem me ama, Tenho a quem amar. s seguir em frente, dar Um drible na tristeza E continuar a lutar...

POETAS DE TODO BRASIL --------------------------------------PROLA NEGRA DO MEU BRASIL


Prola Negra da literatura do meu pas Vislumbrei o toque silencioso das tuas preces Li a Antfona e dedilhei pouco a pouco No limiar dos teus desertos. Vi as formas alvas das divinas nuvens Que vem e vo simbiose ondulante das rimas Salmodiei em surdinas preparando-me Para a fecundidade melindrosa dos venenos pueris Da aurora que despertava no plen Em todos os eflvios por onde passavas... Galguei os pncaros dos teus desmaios Teu cu ansioso das estrelas Junto aos arcanjos e cristais Subindo em cantos formulando ritos De diferentes ngulos musicais Vesti as vestes angelicais com aromas de incenso Que se perdiam nos sonhos da tua eternidade... Sim... Da tua eternidade! Brasil meu povo, Minha bandeira... Meu cho! Um grito alucinante percorreu caminhos Introspectivos desalentos Que se iam sutileza do que j era... Vestes brancas em sonhos juvenis Figura em noite de temporais eternos Dos santos que da liturgia nada tinham Qual flor desabrochando em desalinho Intrpida manh no arrolho em pio Surge o negro cantando e poetando Na Ilha que descobre concha Clara, intrpida, no recndito do teu mar Das brumas do teu salitre Prola fibra de poeta, s tu, Cruz e Souza Enaltecendo o nosso Brasil Nas fibras de teu manto poeta Nas sideraes ansiosas das estrelas Ento desperta com tuas rezas Teus trechos das ave-marias O poeta na madrugada dos dias E reza baixinho o tero intumescido Entre seus dedos enrugados pelo cansao Das descrenas e dos preconceitos Que doam na carne ainda jovem dos teus dias Cr em um novo estandarte Libertao... O devaneio das letras Dirigindo poemas... Poesia e contos Desfraldando com galhardia um novo continente, Poeta simbolista... Poeta do nosso Brasil.

43

S SIMPLICIDADE preciso impregnar o nosso tempo de simplicidade. Pinar na alma toda pureza, toda paz existente no ar. Cobrir todos os nossos gestos com profunda serenidade. Espaos espirituais bem diferentes, novas canes criar. Descobrir enxurradas de ternura, de amor, quem me dera! As cores invadindo as trevas, os horizontes para transformar dentro de ns todas as estaes numa s: doce Primavera: Canteiros cobertos de flores prazer a manta do nosso olhar . Cada sorriso eternizando todo o passado numa criana. Aquarelas aucaradas, tempos gostosos sempre misturados com palhaos, brinquedos, mgicas dentro de uma dana, formando cordes resistentes, feitos com gestos blindados. Pureza mgica em tudo o que em nosso interior nascesse para que este mundo no fosse marcado pela violncia. O nom em brancas nuvens em cada ser aparecesse. Simplicidade: seria o nome da minha e da sua existncia. Ricarda Maria Leal Alvim Decana/Miracema/RJ ricardalealvim@ig.com.br

Infncia perdida no tempo Que a escrita recupera. s acaso tu A matria de meu poema? Matria de um sonho vivido Foto antiga Pendurada na parede Abismo esfumado pelo tempo. Infncia perdida no tempo, Saudade Que tudo (re) faz Que tudo (des) faz Que tudo (re) cria. Infncia perdida no tempo s acaso tu um fio condutor De emoo infinita? Celeiro inesgotvel de imagens fugidias Que se refazem Que se mostram Que vo e vm? Infncia perdida no tempo Que a escrita recria. Raimunda Lucena Strehler Colegiado/Sobradinho/DF ray_lucena_strehler@terra.com.br MATEMTICA NA POESIA Alm do infinito dos nmeros Pus matemtica na poesia Subtra medos estatsticos Somei aos sonhos as iluses Para multiplicar voc Por todo o meu corao E dividir s pra ns dois O agora e o sempre E o que vier depois. Reginaldo Honrio da Silva Decano/Rio Claro/SP

Regina Clia R. Tavares Decana/Bebedouro/SP reginacrt@yahoo.com.br

Vera Regina de Barcellos Conselho/Florianpolis/SC vera.de.barcellos@gmail.com

44

POETAS DE TODO BRASIL --------------------------------------REVELAO O que tenho dentro do meu corao meu grande amor que quero te dar meu tempo, minha vida, meus momentos So teus , Quero saber da tua vida, porque ns somos um Me fale sobre teu corao, sobre tua vontade de me amar, Um amor to puro que ainda no pode medir A fora que tem s teu, meu amor Te amo em tudo, Sinto teu cheiro, sinto teu gosto, me entrego ao doce momento da paixo, Quero te amar sem limites Viver ao teu lado uma linda poesia de amor, Tanto faz aonde seja, junto de voc sempre estarei no paraiso, Haver um cu azul Um amor puro Uma vida intensa Uma paixo profunda Sou teu e de mais ningum Sempre juntos, Sempre nos amando... Roberto Augusto Ferrari Colegiado/Carapicuba/SP roberto@poetadoamor.com.br SONETO CXLVII

POETAS DE TODO BRASIL --------------------------------------CARCIAS MATERNAIS Ternas carcias, sempre revividas, de aconchegante ninho de ternura, de mos maternas, dceis, to queridas acalentam seus filhos com doura. Carcias que jamais so esquecidas, de um olhar amoryel de candura; afagos nas angstias incontidas, consolo com voz mansa, alegre e pura.

45

SE EU TIVESSE VINTE ANOS Eu seria a boba que fui: sempre querendo ser perfeita, sempre querendo ser a melhor em tudo que fazia. Hoje , continuo procurando a perfeio; mas no procuro mais no que fao. Simplesmente,fao! Descobri, depois de tanto tempo, que a perfeio no existe para o homem. A perfeio s uma ma, que podemos apreciar, mas no podemos tocar! Se eu tivesse vinte anos, viveria o tempo todo feliz! Acharia que o mundo foi feito para mim. O passado seria muito curto, o presente seria pleno, e o futuro, infinito. Mas eu no tenho mais vinte anos! Meu passado muito longo, meu presente no pleno, meu futuro muito curto. Rita Bernadete Sampaio Velosa Colegiado/Amrico Brasiliense/SP ritavelosa@bol.com.br

No sou Jac que apascentando o gado Raquel querendo como escrava, e Lia Foi recebida at com alegria Sem ver que por Labo foi enganado. No sou Jos pelos irmos largado No deserto para ter morte fria Dentro de um poo a chegar a agonia, Depois como escravo negociado! Nem sou Homero, com sua cegueira, Cantando as aventuras de seu povo Fazendo o mito coisa verdadeira; Eu tenho fora e com palavras movo Sofrimento que tem a terra inteira E ajudo a construir um homem novo! Rodolfo Galvo de Oliveira Decano/Piracicaba/SP r.g.de.oliveira@ig.com.br A FLOR Ao divisar uma flor, Concluo ser lindo o dia Para escrever poesia E falar sobre o Amor. Voltando ao passado, Que me deu felicidade, Rodeado de amizade E digno de ser lembrado. Como bela a natureza Ao ver a flor desabrochar E nos d toda a certeza De que o viver risonho, Dando vontade de cantar, Parecendo tudo um sonho. Rubem Alves Catul de Almeida Decano/Santo Anastcio/SP

Mimos que com saudades so lembrados... So carcias quais anjos desvelados, zelos que sobrepem a todos ais! So mes benditas que a todo momento, com um sorriso de contentamento, deixam nos filhos marcas divina. Therezinha de Jesus Lopes Assinante/Juiz de Fora/MG RECORDAES Vivo de recordaes. Sinto na pele o seu contato faz-me estremecer de emoo como se ainda estivesse perto a tocar-me e a falar de amor Seu toque, como a batuta de um maestro a comandar msicas suaves ou vibrantes mantendo contato ntimo com as cordas de meu corao. O modo especial de olhar-me, sem falar, era ouvido e sentido no meu corao, meu crebro, na pele e em todo o meu ser. segurar as minhas mos, beijar-me com sofreguido no era preciso falar a emoo falava por ns... Thereza Freire Vieira Conselho/Taubat/SP therezafv@uol.com.br

CURSO DE PSICANLISE, PSICOSSOMTICA E GRUPANLISE Acadmica da Galeria dos Academicus Praeclarus, do Clube dos Escritore Piracicaba, a Psicanalista Dra. Clia Gevartoski, Diretora do Ncleo de Formao da Associao Brasileira de Psicanlise Contempornea coordena mensalmente, no espao do Hotel Nacional em Piracicaba, o Curso de Formao em Psicanlise; Psicossomtica e Grupanlise da ABPC, com apoio da Associao Paulista de Medicina/SP. Contato pelos sites: www.psicanalisepiracicaba.ning.com ou www.celiagevartoski

46

POETAS DE TODO BRASIL --------------------------------------VOLTANDO PRA CASA Encurto a distncia vou pelos atalhos, Em direo das casas, louco pra chegar... Vem madrugada vejo a lua prateada, E a estrela boieira sempre a me guiar. Quando amanhece escuto a passarada, Fazendo um trinado para me saudar... Olho no horizonte agora falta pouco... No rancho uma linda flor est a esperar. Meu zaino de lei marcha com aprumo, Sabe que a viagem est chegando ao fim... Na mala de garupa um vestido de seda, Para enfeitar a prenda do meu jardim. Avisto a fumaa na chamin do rancho, A gua j est quente, para o chimarro, Debruada na porteira minha prendinha, Sorri me acenando e chorando de emoo. Num abrao caloroso e um beijo ardente, os olhos falam o que o corao sente... Neste amor rodilhado de espera... A casa a extenso da alma da gente. Por mais que precise andar distante... O melhor sempre na hora de voltar, Um corao depois que aquerenciado, Faz de tudo pra casa regressar. Wilson Rosa da Fonseca Decano/Rio Grande/RS
fonseca1949@gmail.com

CRNICA -----------------

47

OUTRO DIA Houve mesmo um passado; haver o tal futuro; se tudo que consigo testemunhar no passa desse eterno presente? Nesse mar que veno a nado, mergulhado em profundo escuro, preso eu em meu prprio lar, serei mais que um ser ausente? Minhas lembranas, amargo; meus planos, eu abandono. Vivo meus passos ao largo, Minha vida nem sabe do seu dono. De dia, carrego meu cargo; de noite, renego em meu sono. Renato Afonso Moreira Conselho/Montes Claros/MG
renato.moreira2009@hotmail.com

PARA SER Para ser poeta, preciso ter alma? Alma de pedra, alma de rvore, alma de luar de prata? Para ser azul, preciso ter alma de mar? Alma de cu? Para ser verde, preciso ter cheiro de mato, cor de pedra preciosa, olhos de gata? Para ser branco, preciso ser paz ou de paz? Homem, mulher, menino, rapaz? Meus sonhos so assim, poticos, melanclicos, azuis, verdes, pacficos, originais. Meus sonhos so como curvas dos seios, midos, como o calor dos envolvimentos carnais, frteis como as margens do Rio Grande, suaves como doces madrigais. E, enquanto puder sonhar, quero ir assim, fazendo poesia, trabalhando letras tarde, sonhando nas noites de lua, amando voc todo dia. Vicente de Paulo Higino Colegiado/Uberaba/MG
starkhigino@terra.com.br

Por conviver com poetas Senti meuy peito submerso Num gozo de risos e de festas Sob o manto do universo!

A VIDA Embora estivssemos em pleno vero, o dia amanheceu nublado e triste. No chove, mas a densa umidade do ar faz escorrer pela vidraa da sala um milho de lgrimas. Em dias assim, nada acontece. O telefone no toca, deixando-me em paz, esquecido da brutalidade da vida. Levanto-me da escrivaninha e caminho pela sala. Atravesso o silncio da recepo e caio na rea dos elevadores. Caminho por ali como quem fosse chamar o elevador. E espio dentro das salas visinhas e nada parece acontecer. Uma das salas est fechada. As outras duas contam com a alma viva das secretrias. Quase vivas. Porque enquanto uma masca um chiclete distraidamente olhando fixamente o cho; a outra, apoiada sobre o cotovelo, l alguma coisa na tela do computador. Alguma notcia talvez? Creio que no. O dia estava to tranquilo que no havia vida ou morte a ser noticiada. No se ouvia o barulho de gente. Nem de porta abrindo ou fechando. A faxineira recolhendo o lixo do andar ou assobiando uma cano qualquer. Acostumado com o burburinho das salas ao lado, das pessoas doentes que chegam ao consultrio mdico para serem atendidas, examinadas; reclamarem de dor, da vida. E nada acontece esta manh. O elevador est parado no stimo andar como se o marasmo o houvesse atingido. Nem uma mosca a me chamar a ateno, distrair-me com o vezeiro voo. Aperto o boto do elevador. E ouo de longe a porta do aparelho se fechar e os cabos de ao puxar-no para cima. A moa que mascava chicletes levanta a cabea e sorri. Retribuo o sorriso, orgulhoso, como quem houvesse de repente posto tudo a funcionar novamente. Mas no quero utilizar o elevador. No necessito ir a lugar algum. Ento volto para a sala, fazendo de conta que havia esquecido alguma coisa, envergonhado. Envergonhado por ter chamado o elevador sem que eu fosse para lugar algum. Volto para a sala, sento-me na escrivaninha, diante do computador. Uma luz tnue do sol entra na sala. As lgrimas escorridas nas vidraas haviam secado. Ou algum as enxugou? Ouo o telefone tocar na sala vizinha. O burburinho vindo da sala ao lado. A moa fala ao telefone, mas no consigo ouvir o que diz. O elevador se fecha e desce. A outra secretria espirra ao tirar o p descansado sobre a mesa de centro na recepo. As faxineiras conversam no andar de baixo, riem, despejam o lixo em enormes sacos plsticos e tomam as escadas. D-se para ouvi-las subindo. Chegam ao meu andar. Conversam em festa. O elevador retorna apinhado de gente. A vida recomea. Henrique Borlina de Oliveira Praeclarus/Capivari /SP contato@hboliveira.com.br

Othniel Fabelino de Souza Conselho/Ribeiro Preto/SP


amorrp@superig.com.br

BAIO PIZZARIA E CHOPERIA


GALERIA COMERCIAL DO COOP

MALUKA CALADOS & ACESSRIOS


GALERIA COMERCIAL DO COOP

Вам также может понравиться