Вы находитесь на странице: 1из 3

Anlise do filme: Maus Hbitos articulando conceitos sobre os transtornos alimentares Juan Moreno Psicopatologia II Profa. Dra.

Valria Cristina Pereira Verzignasse

Os transtornos alimentares aos olhos do senso comum podem parecer frescura ou um modo de se ajustar sociedade conscientemente buscando a magreza excessiva, porm como psiclogos, devemos ficar atentos aos aspectos psicolgicos inconscientes por trs dessa armadilha chamada anorexia nervosa e bulimia, bem como a obesidade, que seria o outro extremo. O filme assistido perpassa pela histria de trs mulheres, a saber, Matilde, Elena e Linda, cada qual com um problema em relao comida, mas nem todas com um transtorno propriamente dito. Matilde uma freira, que se formou em medicina mas vive no convento, que acredita que pelo sacrifcio de seu prprio corpo comendo comidas estragadas, com muito sal ou bebendo vinagre etc. poder salvas as pessoas, ou mesmo sua cidade que est sendo devastada por constantes chuvas. Nesse caso no entendo se enquadrar em nenhum tipo de transtorno alimentar estudado, apesar da anemia grave apresentada pela inanio, mas h episdios de delrios, pois a freira que ela conversa o filme inteiro parece no existir, como visto no final. Linda filha de Elena, uma menina de uns 11 ou 12 anos, pois est prestes a fazer a 1 comunho, e est com sobrepeso, porm nada anormal para sua idade. Seu problema com a comida vem de sua me, que insiste em querer faz-la emagrecer a qualquer custo, com exerccios ativos e passivos, fazendo-a parecer ter uma compulso por comida em alguns momentos do filme, mas interpretei como sendo apenas um comer escondido para no ser castigada. Nesse caso, no h transtorno alimentar, podem ser desenvolvidos outros tipos de transtorno a partir do momento que tem o pensamento de que matou sua me a nica ideia que no me agradou no filme -, mas no discutiremos esse nesse momento. Elena, me de Linda, casada com um professor universitrio e parece no ter uma vida profissional, a no ser cuidar da filha e da casa. magra, muito magra. Ao subir na balana pesa 40 quilos. Prefere subir as escadas com a filha a pegar elevador para fazer mais exerccios. mostrada se avaliando no espelho. Ela ser a protagonista desse ensaio. Quando questionada pelo marido em um dia regular se no iria jantar, Elena responde que j comeu e sobe na balana que aponta os 40 kilos. Elena fuma

compulsivamente. Pergunto se pode haver algum prazer oral nisso, visto que a anorexia pode ser associada a algum problema na fase oral freudiana. Elena havia levado a filha ao mdico para emagrecer, pois a achava gorda e o mdico havia lhe dado um remdio para emagrecer que deveria ser ministrado em trs gotas, pois mais do que isso poderia ser perigoso, de acordo com o doutor. Elena toma quatro gotas do remdio com gua e depois num ritual come uma pequena fatia de ma verde, deixando a maioria dela no prato. Em vrios momentos do filme Elena mostrada correndo na esteira, se exercitando, correndo muito, suando e bebendo apenas gua. Comendo nunca. Em um dos nicos momentos felizes do filme em que aparece sorrindo quando compra uma esteira eltrica nova e quer mostrar ao marido ou quando o marido est correndo e ela comea a dar dicas a ele de como correr. Elena tenta fazer a filha emagrecer a qualquer custo e uma parte do filme passada essa luta enquanto Linda quer comer. Elena quer que a filha emagrea dois kilos em uma semana e a coordenadora da casa onde ela est aceita a proposta. Fez-me pensar at que ponto profissionais comprometidos apenas com o dinheiro no percebem o deslocamento da doena da me para a filha. Um adendo nesse ponto em relao a Lalo que tambm est na clnica e se no tiver interveno poder se tornar um bulmico, provavelmente, pois gosta de comer e ensina a Linda um mtodo para no engordar que consiste em mastigar, mastigar, mastigar e depois cuspir o alimento fora. Mais uns passos e estar comendo compulsivamente e depois vomitando. Conjecturas apenas. Quando Elena est tomando um banho, mostrando cenas de seus ossos, leva mo cabea e volta com um tufo de cabelos, sinal de uma grave desnutrio, pois sem protenas, os cabelos comeam a cair. Elena diz filha em dado momento no filme: Ningum gosta de gordos. Voc vai querer casar, arrumar um namorado. Faa um esforo! Esse discurso produz uma baixa autoestima em Linda que criam um vnculo de amizade e ela lhe diz: Ningum gosta de mim. Sou gorda e feia. Esse talvez seja um dos ltimos recursos, agora psicolgicos, para tentar fazer com que Linda emagrea, j que todas as alternativas falharam at acupuntura foi usada. Outro adendo, havia um vazamento na escola que foi diagnosticado pelo professor, que tambm era engenheiro e sua amante (Elena no estava mais to disponvel para o amor) como ocasionado por vmitos das alunas, provocados por anorexia e bulimia, chamadas de malditas magras pela amante do professor. Interessante a observao do diretor de tentar contar quantas pobres criaturas precisariam vomitar para que um problema daquele tamanho ocorresse.

Elena, em um ltimo, e agressivo esforo, conversa com um mdico a possibilidade de cortar um pedao do intestino de Linda para que ela no absorvesse mais tantos nutrientes, e assim, no engordasse mais! O mdico percebe, ento, que a me que est doente, ao que ela recusa, como toda anorxica, no caso dela, anorxica purgativa, como explicado abaixo. Elena pode ser classificada como anorxica porque sua perda de peso no normal, auto induzida. Ela se abstm de alimentos e em um momento em que come um pedao de bolo, parece ir ao banheiro vomitar (a cena implcita). Sua busca implacvel por magreza evidente na quantidade de exerccios (purgativa) que pratica e o medo intenso de ficar gorda pela quantidade de vezes que sobre na balana e se olha no espelho. Seu peso provavelmente menor que os 15% do esperado, pois vrias cenas a mostram seminua e suas costelas e espinha dorsal so visveis. Ao final do filme Elena morre, pois me parece que recusou o tratamento e, como o marido j estava com uma amante tambm no se importava mais como no princpio. Durante todo o filme no para de chover nenhum minuto e creditei a isso o fato do diretor talvez querer dizer como quem tem algum tipo de distrbio, nesse caso alimentar, v o seu corpo de modo embaado, a viso nebulosa, o corpo inchado, encharcado, como se a todo o momento precisasse se secar, limpar, expurgar ou como naqueles espelhos de parque de diverses em que nos vemos mais rechonchudos e, no caso de um transtorno, no nos damos conta de que o problema somos ns e no espelho, no a esteira, no o remdio, no a filha.

Вам также может понравиться