Вы находитесь на странице: 1из 3

TPICOS PALESTRAS O que o IFB?

B? o Instituio Pblica ligada ao Ministrio da Educao o Origem nas escolas tcnicas federais, passando por IFET, CEFET at chegar aos IFs em 2008 o Foi criado incialmente com 5 campi: Braslia, Gama, Planaltina, Samambaia e Taguatinga. o Atualmente possui mais quatro campi: Estrutural, Riacho Fundo, So Sebastio e Taguatinga Centro. o Cada campus tem o seu eixo de atuao. o Em Taguatinga os eixos so: Eletromecnica, Informtica e Vesturio. Motivo da Palestra o Apresentar o IFB o Apresentar os cursos o Evitar a evaso por desconhecimento do IFB ou do Curso, para evitar o desperdcio de dinheiro pblico. o Que os candidatos devem escolher com cuidado o curso que melhor se encaixa no seu perfil. o Essa palestra libera os cursos do campus Taguatinga. Se h dvida com curso de outro campus o candidato deve ir ao outro campus assistir a palestra e depois escolher o curso. o Um curso por edital. Cursos FIC o Apresentar os cursos observar os turnos no edital Aprendiz de Mecnica de Manuteno: Formar o auxiliar do profissional de nvel tcnico. Componentes: Ferramentaria, Matemtica, elementos de mquinas, praticas de manuteno, entre outras. Atuao empresas de manuteno e instalao eletromecnica, indstrias. H A POSSIBILIDADE DE ACESSO AOS CURSOS TCNICOS DE ELETROMECNICA E MANUTENO E SUPORTE EM INFORMTICA, PARA OS ALUNOS QUE CONCLUIREM O CURSO OBSERVANDO AS NOTAS E PRESENA. Todos os dias. Assistente de Produtos de Moda: Formar o auxiliar o profissional de vesturio. NO CURSO DE CORTE E COSTURA uma formao mais ampla. Componentes: Desenho bsico, modelagem bsica, costura bsica, histria do vesturio, entre outras. Atuao e confeces ou por conta prpria. H A POSSIBILIDADE DE ACESSO AO CURSO TCNICO EM VESTURIO, PARA OS ALUNOS QUE CONCLUIREM O CURSO OBSERVANDO AS NOTAS E PRESENA. Todos os dias LIBRAS Bsico: Formar tradutores e interpretes em nvel bsico para trabalhar com a traduo portugus-LIBRAS. Uma ou duas vezes por semana os dias sero definidos pela locao de salas. Educador Social: Formar profissionais para trabalhar com educao social em ONGs, creches, associaes comunitrias, etc. Componentes: Tpicos de diretos humanos, arte educao, sociologia, entre outras. Todos os dias.

Teoria e Histria da Arte: Formar profissionais para Incentivar o reconhecimento e o uso da teoria e da histria da arte como instrumentos de apoio pedaggico em sala de aula; Promover a classificao, o reconhecimento e a interpretao de linguagens pictricas; Auxiliar estudantes e profissionais da moda e do design na identificao de linhas tericas e conceituais no campo da arte; Desenvolver habilidades e competncias para o estudo e a identificao de correntes estticas na tradio ocidental; NOTURNO. o Apresentar os detalhes da seleo Seleo por sorteio que vai acontecer no dia apresentado no edital e aberto ao pblico, mas no obrigatrio. A lista dos convocados divulgada no site do IFB. Observar as cotas. Os alunos devem aps a confirmao da palestra escolher o tipo de vaga que deve concorrer. Observar quais os documentos comprobatrios para a cota e que esses documentos devem ser entregues no ato da matrcula. Cursos Tcnicos o Apresentar os cursos Tcnico em Eletromecnica: Profissional para atuar na manuteno, substituio e Montagem de sistemas eletromecnicos. NO CURSO DE MECNICO DE AUTOMVEL. Componentes de fabricao mecnica (usinagem e soldagem), metrologia, pneumtica e hidrulica, ajustagem mecnica, alm de eletricidade, mquinas eltricas, instalaes eltricas, eletrnica e automao e componentes de formao geral matemtica, segurana do trabalho, empreendedorismo e portugus. 4 semestres. Atuao em indstrias, empresas de manuteno, ar-condicionado, elevadores, negcio prprio, etc. Tcnico em Manuteno e Suporte em Informtica: Profissional para atuar na manuteno de equipamentos de informtica (computadores, impressoras, projetores, etc.) e redes de comunicao. NO CURSO DE PROGRAMADOR DE COMPUTADOR. Componentes: Manuteno e configurao de Hardware e redes componentes de formao geral, segurana do trabalho, empreendedorismo e portugus. 3 semestres. Atuao em empresas de instalao e manuteno de informtica, empresas de suporte, negcio, prprio, entre outras. Tcnico em Vesturio: Profissional para atuar na produo de vesturio tanto em empresas de pequeno porte como de grande porte. NO CURSO DE CORTE E COSTURA um curso mais amplo que contempla desde a criao at a produo final de um item de vesturio, passando pelo desenho, modelagem, corte, costura e acabamento. Componentes: Desenho aplicado ao vesturio, materiais txteis, modelagem feminina, masculina e infantil, corte, costura simples e industriais e disciplinas de gesto da produo. 3 semestres. Atuao em confeces, empresas de comercializao de itens de vesturio e negcio prprio. o Apresentar os detalhes da seleo

Seleo por sorteio que vai acontecer no dia apresentado no edital e aberto ao pblico, mas no obrigatrio. A lista dos convocados divulgada no site do IFB. Observar as cotas. Os alunos devem aps a confirmao da palestra escolher o tipo de vaga que deve concorrer. Observar quais os documentos comprobatrios para a cota e que esses documentos devem ser entregues no ato da matrcula. A COTA DOS TCNICOS DIFERENTE DA COTA DOS FIC no tcnico envolve a renda.

Вам также может понравиться