Вы находитесь на странице: 1из 5

51

1.3 Uma viso funcional


1.3.1 Johnny Wingstedt Narrative Music: Towards an Understanding of Musical Narrative Functions in Multimedia0

O compositor sueco Johnny Wingstedt, em sua tese Narrative Music: Towards an Understanding of Musical Narrative Functions in Multimedia,45 estabelece uma hierarquia detalhada, definindo uma ampla srie de classes, categorias e funes da msica no cinema. Diferentemente de Gorbman e Chion, Wingstedt parece ter deduzido sua teoria das demandas apresentadas em sua prtica como compositor de trilhas para o cinema, pois as funes por ele apresentadas so mais pragmticas que as dos tericos apresentados anteriormente. So propostas seis diferentes classes - emotiva, informativa, descritiva, guia, temporal e retrica - com suas respectivas categorias e funes: A) A classe emotiva Segundo Johnny Wingstedt, apesar de haver uma antiga discusso sobre a possibilidade da msica expressar emoes, as pesquisas recentes da psicologia da msica indicam que fatores estruturais especficos da msica - como articulao, intervalos meldicos, tempo, presena de graves, modalidade, registros e fatores rtmicos - correspondem a certas emoes humanas. 46 Essa classe s apresenta uma categoria: 1. Emotiva - essa categoria est presente, em paralelo e em combinao com outras categorias, como uma categoria fundamental dentro da estrutura narrativa. So possveis as seguintes funes:
45 46

WINGSTEDT (2005) GABRIELSSON e LINDSTRM (2001) em WINGSTEDT (2005)

52

descrever um sentimento de um personagem estabelecer relacionamentos entre personagens acrescentar credibilidade ludibriar os espectadores sugerir atmosferas psicolgicas criar pressentimentos

B) A classe informativa Trs categorias compem essa classe: 1. Comunicar significado - essa categoria inclui algumas funes como: esclarecer situaes ambguas comunicar pensamentos no verbalizados reconhecer ou confirmar a interpretao dada a uma situao pelo espectador 2. Comunicar valores - se baseia em um conceito musical de "significado atravs de associao" 47 estabelecido na nossa sociedade. Inclui funes como : evocar uma poca evocar um contexto cultural indicar status social (usado em certos casos de msica para propaganda) 3. Estabelecer reconhecimento - muito usado em televiso e propaganda, tambm um importante atributo do leitmotiv que pode representar um personagem, um relacionamento ou outro fenmeno do filme.

47

COHEN(1998) em WINGSTEDT (2005)

53

C) A classe descritiva relacionada classe informativa em certos aspectos, porm enquanto essa estabelece associaes e comunica de uma forma passiva, na classe descritiva a msica cria descries de forma ativa. Se difere tambm da classe emotiva, pois descreve o mundo real mais do que as emoes. Pertencem a essa classe duas categorias: 1. Descrever contexto - aqui achamos funes semelhantes tradicional msica de programa, onde a msica freqentemente se apresenta para descrever os atributos da natureza. A combinao e superposio com outros elementos narrativos do filme permite que a msica seja muito especfica nos seus significados. Algumas funes dessa categoria : estabelecer a atmosfera do ambiente: em um sentido abstrato como a hora do dia ou estao do ano. descrever o contexto real: em um sentido concreto como ao descrever o oceano ou uma floresta 2. Descrever atividade fsica - inclui funes onde a msica ilustra movimentos. Isso pode ser feito em sincronia com o movimento na tela (direto) - ou o movimento pode ser implicado pela msica mas no estar claro visualmente (conceitual) . Se o movimento muito rpido, a msica explica os detalhes do movimento - ela nos permite escutar o que o olhar mais lento no capta.
48

Quando a msica est em

sincronia absoluta com a imagem, essa tcnica conhecida como mickey-mousing. D) A classe guia Essa classe ganhou relevncia atualmente nas novas mdias, em sistemas interativos, onde serve como ferramenta para a navegao ou guia para o usurio. Inclui funes que podem ser descritas como "direcionando o olho, pensamento e mente" e consiste de duas categorias:
48

CHION(1990) em WINGSTEDT (2005)

54

1. Indicativa - essa categoria pode ser considerada como um artifcio musical de indicao. A combinao de dois elementos referenciados pelo tempo, msica e filme, faz com que seja possvel para a msica direcionar a ateno do espectador para certos detalhes no filme. Atravs da sincronia de eventos musicais a detalhes ou aes na tela (ou s vezes a certas partes do dilogo), a msica pode operar separando o que est em primeiro plano dos demais elementos. Como a msica normalmente envolve uma dimenso emotiva ou descritiva, ela tem uma vantagem sobre nosso dedo indicador, pois ela pode agregar algum tipo de qualidade descritiva (beleza, perigo, poder...) a um detalhe selecionado. Algumas funes: direcionar a ateno focalizar o detalhe

2. Mascaramento - Essa categoria tinha originalmente a funo de cobrir o som indesejado do projetor de cinema. Atualmente, alm de mascarar sons indesejados, a msica pode ser usada com a inteno de mascarar sons fracos da narrativa, como uma m performance. E) A classe temporal Essa classe se relaciona com a dimenso temporal da msica, que pode ser considerada uma dimenso sempre presente, como a emotiva e a informativa. difcil imaginar uma msica que de alguma forma no represente ou organize o tempo. Johnny Wingstedt inclui nessa classe duas categorias: 1. Criar continuidade - Pode ser basicamente dividida em trs funes: construir continuidade de curto tempo - ligaes realizadas de uma cena para outra construir maior continuidade - ligaes realizadas entre seqncias construir continuidade total - criando um sentido de continuidade do incio ao final do filme. Nesse caso, a continuidade pode ser conseguida usando certos recursos de composio - como motivos (por exemplo leitmotifs) que sero variados e desenvolvidos de acordo com

55

a situao dramtica - ou usar uma instrumentao ou estilo consistente ao longo de todo o filme. 2. Definir estrutura e forma - A msica pode usar a sua prpria linguagem de forma incluindo o uso de silncios longos e leitmotivs, peculiares msica para o cinema para moldar a forma da narrativa. A habilidade que a msica tem de afetar a percepo do tempo e velocidade geral pode s vezes afetar a percepo da forma, durao ou tempo de um fluxo narrativo. Da mesma forma, a msica s vezes usadas para criar expectativas do que est por vir - essa caracterstica tem fortes conotaes emocionais e informativas, mas tambm afeta a estrutura narrativa. F) A classe retrica composta de smente uma categoria: 1. Retrica - Podemos explicar atravs dessa categoria como s vezes a msica se desenvolve e comenta a narrativa. Ela pode comentar a uma cena engraada, imitando melodicamente uma gargalhada. Pode tambm ser usada para realizar uma colocao poltica ou filosfica, "fazendo julgamentos" ou "sendo parcial" em um julgamento de valores. Para concluir, Johnny Wingstedt coloca que a msica opera tpicamente em vrios nveis, atuando em diferentes dimenses paralelas: as funes listadas mudam rpida e dinmicamente, interagindo entre si.

Вам также может понравиться