Вы находитесь на странице: 1из 59

CPU

Lcio Guimares

Tpicos:

Conceitos e Funes Bsicas Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) Unidade de Controle (UC) Arquitetura

Conceitos e Funes Bsicas

Instruo de mquina: identificao formal do tipo de operao a ser realizada pela cpu. Ciclo de instruo: etapas que compem todo o processo de execuo de uma instruo. Funes Bsicas: Processamento e

Controle.

Funo Processamento

Operaes aritmticas; Operaes lgicas; Movimento de dados; Desvio; Operaes de entrada e sada.

ULA, Registradores e Barramentos

a Interligao da UAL ao restante da UCP.

Unidade Lgico Aritmtica (ULA)

ULA: Circuito Somador

Unidade Lgico Aritmtica (ULA)

Unidade Lgico Aritmtica (ULA)

INSTRUES

REGISTRADOR-REGISTRADOR REGISTRADOR-MEMORIA MEMORIA-MEMORIA

REGISTRADORES

So dispositivos de armazenamento, proporcionam rpido tempo de transferncia de bits( at 64 bits). Localizam-se na CPU e servem de armazenamento temporrio de dados, endereos ou mesmo instrues. Em sistemas de computao modernos, existem muitos tipos de registradores especializados.

Registrador de Instruo

Contador de Instruo.

Decodificador de Instruo

Reg.de dados e endereos de memria.

REGISTRADORES

Registradores Registradores Registradores Registradores

de de de de

Uso Geral ndice Segmentos Status (Flags)

REGISTRADORES

Registradores N Z

FLAGS V C X

N - Negative FLAG Z Zero FLAG V Overflow FLAG C Carry FLAG X Extend FLAG

Funo Controle

A rea de controle projetada para entender o que fazer e comandar quem vai fazer no momento adequado. exercida pelos componentes da CPU que se encarregam das atividades de busca, interpretao e controle da execuo das instrues a unidade de

controle.

Unidade de Controle (UC)


A Unidade de Controle um circuito lgico responsvel pelo funcionamento da mquina. Funcionamento baseado em um relgio, que marca o incio de cada nova operao do ciclo, e em circuitos lgicos capazes de, a cada ciclo, ativar ou desativar as conexes adequadas entre os diversos componentes de modo que a instruo correspondente seja executada. A ativao e desativao realizada atravs de portas lgicas, resultando na transferncia de dados entre registradores e ULA. A execuo de uma instruo envolve uma sequncia de passos chamados ciclos ( busca, indireto, execuo, interrupo). Cada ciclo formado por uma sequncia de operaes bsicas chamadas de microoperaes. A UC faz com que o processador execute uma srie de micro-operaes na sequncia correta e gera os sinais de controle que fazem com que cada micro-operao seja executada.

Micro-operaes

A execuo de um programa consiste da execuo sequencial de instrues. Cada instruo executada durante um ciclo de instruo feito de subciclos menores. A execuo de cada subciclo envolve uma sequncia de micro-operaes.

Micro-operaes

Unidade de Controle

Conjunto de Instrues

Quando se projeta um hardware, define-se o seu conjunto ("set") de instrues - o conjunto de instrues elementares que o hardware capaz de executar. # Operaes Matemticas: - Aritmticas: +, - , , ... - De complemento - Lgicas: and, or, xor, ... - De deslocamento

# Operaes de movimentao de dados - Memria <---> CPU - Registrador <---> Registrador # Operaes de entrada e sada: - Leitura e escrita em dispositivos de E / S # Operaes de controle - desvio de seqncia de execuo, parada.

Unidade de Controle
Formato das Instrues

- Cdigo de Operao ou OPCODE : o campo da instruo cuja valor binrio identifica ( o cdigo binrio) a operao a ser realizada pelo processador. nico para cada instruo. -Operando(s) ou OP : Campo da instruo cujo valor binrio indica a localizao do dado, que ser manipulado (processado) pela instruo. Identifica o endereo de memria onde est contido o dado que ser manipulado, ou pode conter o endereo onde o resultado da operao ser armazenado. OBS: Existem instrues que no tem operando. Ex.: Instruo HALT (PARE).

Diagrama de blocos da UC

Unidade de Controle (UC)

A UC construda contendo a programao de emisso de sinais conforme a instruo que ser decodificada. H duas maneiras utilizadas no projeto e no funcionamento de uma UC de caracterizar conceitos diferentes de controle: Controle programado diretamente no hardware; Controle por microinstruo.

Controle programado no Hw

Neste tipo de implementao, UC construda como um conjunto de circuitos logicamente combinados, os quais produzem sinais de controle de sada de acordo com os sinais de entrada recebidos no circuito. As linhas de controle so conectadas diretamente com as inst. de mquina.

Controle Programado no Hw

PQ= 00 ciclo de busca PQ= 01 ciclo indireto PQ= 10 ciclo de execuo PQ= 11 ciclo de interrupo

PQ

C5 = PQT2+PQT2+PQ`(LDA+ADD)T2

Controle microprogramado

Emprega software que consiste de microinstrues que realizam as microoperaes de uma instruo. Todas as instrues de mquina do entrada em um programa especial, o microprograma ou firmware, que converte instrues de mquina de 0`s e 1`s em sinais de controle.

Controle microprogramado

Cada micro-operao descrita em notao simblica a microinstruo. Cada microinstruo representa um padro diferente de 1`s e 0`s em uma palavra de controle. As microinstrues so arranjadas em rotinas em uma memria de controle.

Memria de controle

UC microprogramada

Unidade de Controle
Estratgias de implementao de instrues nos processadores

CISC - Complex Instruction Set Computer


Um conjunto de instrues maior e mais complexo, implicando num processador mais complexo, com ciclo de processamento mais lento. Exemplo: PC, Macintosh;

RISC -Reduced Instruction Set Computer


Um conjunto de instrues menor e mais simples, implicando num processador mais simples, com ciclo de processamento rpido. Exemplo: Power PC, Alpha, Sparc;

Fluxo de um ciclo de instruo


Ciclo da Instruo
1 - A CPU busca o cdigo de operao (Opcode) na memria principal e armazena no IR (Registrador de Instruo).
2 - O circuito lgico da UC (Unidade de Controle) decodifica a instruo da operao. 3 - A UC busca o(s) operando(s), os quais fornecem os dados que sero manipulados (processados) da instruo. 4 - Execuo da instruo, tipicamente utilizando a ULA para realizar operaes sobre os valores contidos nos registradores de propsito geral. 5 - Se o programa tiver terminado, sai do ciclo. Seno, volta ao passo 1.

Arquitetura:

Execuo de Instrues:

Passo 5: 1: 3: 4: 2: 6: 8: 7: Busca Memria Determina Se Atualiza Executa Recomea Armazena a instruo oso a -> dados, Contador instruo os o Registrador passo tipo dados usa se da dados 1 houver de em instruo para Programas locais de da execuo algum, Instruo memria, Para determina da apropriados prxima registradores onde instruo eles internos esto da CPU Busca Decodifica Executa

FUNCIONAMENTO DA CPU:
Ciclo de Instruo

Diagrama de estados

Exemplo: Execuo de Programa

Caracteristicas da maq. hipottica

Exemplo da Execuo de um Programa

47

Fluxo de Informaes:
Endereo e Ativa linha de Controle

CPU
Dado e Sinal

Memria

Alguns pinos so ativados com um sinal alto (+5 V), e outro com um sinal baixo.

Processador X Memria

Fluxo de Dados:

Desempenho do Processador

Nmero de pinos de endereo Nmero de pinos de dados EX:

- M pinos de endereo = 2M bytes de memria - Um processador com 8 pinos de dados levar 4 operaes para ler uma palavra de 32 bits

Pinos de Controle
Regulam o fluxo e a temporizao dos dados para e do processador

Controle de Barramento Interrupes Arbitragem de Barramento Sinalizao de co-processador Status

Barramento:
Conceito: Barramento um conjunto de fios de cobre paralelos (50 a 100) gravados na placa me ou internos no processador, que comunicam o processador a memoria, dispositivos de E/S e ao co-processador (interno)

Barramento de dados Barramento de endereo Barramento de controle

Consideraes sobre CPU`s

Pontos relevantes da arq. e org. dos processadores:


Tecnologia de fabricao Largura da palavra Conjunto de instrues Registradores de dados Metodologia de func.da UC

Tecnologia de fabricao

1971 a Intel criou o primeiro ci com 200 transistores. Atualmente os chips j atingem 1 bilho de transistores. Os chips so fabricados em um wafer de silcio fundido com outros componentes, com espessura de 45 nanometros. Desafio: maior desempenho consumo de energia. e menor

Largura da palavra

Um maior valor de palavra pode representar a possibilidade de a cpu operar, de uma s vez, com valores muito grandes, requeridos em processamento cientfico, bem como para valores comerciais de grande porte. Manter a mesma largura do valor de palavra e de endereos. As CPU`s de 64 bits: 264 = 16 EB (exabyte)

Conjunto de instrues

O conj. de inst. de uma cpu define as operaes primitivas que a mquina ir executar, bem como a natureza do desempenho de suas atividades. As instrues interferem em todos os circuitos do processador e seu formato e partes componentes, determinam a organizao do decodificador e do registrador de intruo.

Registradores de dados

A existencia de reg. de dados acarreta uma srie de vantagens aos sistemas: Registradores so mais rpidos. mais fcil para o compilador usar registradores do que pilhas de dados. Devido h uma menor quantidade em relao as memrias economiza-se bits de endereamento.

Metodologias de func. da UC

Componente responsvel pela efetiva atividade do processador, atravs da programao que traz em seu interior. Cada instruo de mquina decomposta em microoperaes, responsveis por uma operao especfica do hardware. Microprogramada ou hardwared.

Вам также может понравиться