Вы находитесь на странице: 1из 34

Exerccios com Gabarito de Biologia Ecologia - Poluio

1) (Cesgranrio-1995) "Brasil rota da sucata de chumbo." (Jornal do Brasil - 28/03/94) "Poluio pe Cubato em emergncia." (Folha de So Paulo - 02/09/94) "Reduo de oznio aumenta casos de cncer de pele." (Jornal do Brasil - 02/09/94) Essas e centenas de outras manchetes de jornal nos alertam sobre a gravidade dos problemas ambientais ocasionados pelas atividades do prprio homem. A seguir so feitas (4) afirmativas relacionadas a essa problemtica atual. Analise-as: I. O chumbo, como outros subprodutos de indstrias, acumula-se nas cadeias alimentares gerando um problema chamado magnificao trfica. II. Principalmente no inverno ocorre o fenmeno natural, a inverso trmica, que no traria graves problemas se no interferisse na disperso dos poluentes. III. O aquecimento global do planeta, denominado efeito estufa, fruto da intensa atividade industrial e da contnua queima de combustveis. IV. O lanamento excessivo, na atmosfera, de gases como metano, destroem de forma irreversvel a camada de oznio. So corretas as afirmativas: a) apenas I e II. b) apenas II e III. c) apenas I, II e III. d) apenas I, III e IV. e) I, II, III e IV.

270 800

Inconscincia Morte

Suponha que voc tenha lido em um jornal que na cidade de So Paulo foi atingido um pssimo nvel de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa rea poderia: a) no apresentar nenhum sintoma. b) Ter sua capacidade visual alterada. c) apresentar fraqueza muscular e tontura. d) ficar inconsciente. e) morrer.

3) (ENEM-1998) Um dos problemas ambientais decorrentes da industrializao a poluio atmosfrica. Chamins altas lanam ao ar, entre outros materiais, o dixido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilmetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitaes cidas em regies distantes, causando vrios danos ao meio ambiente (chuva cida). Com relao aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que: I. As chuvas cidas poderiam causar a diminuio do pH da gua de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espcies, rompendo a cadeia alimentar. II. As chuvas cidas poderiam provocar acidificao do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais. III. As chuvas cidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da gua destilada. Dessas afirmativas est(o) correta(s): a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I e III, apenas.

2) (ENEM-1998) Um dos ndices de qualidade do ar diz respeito concentrao de monxido de carbono (CO), pois esse gs pode causar vrios danos sade. A tabela abaixo mostra a relao entre a qualidade do ar e a concentrao de CO. Qualidade do ar Concentrao de CO - ppm* (mdia de 8h) Inadequada Pssima Crtica 15 a 30 30 a 40 Acima de 40 * ppm (parte por milho) = 1 micrograma de CO por grama -6 de ar 10 g Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispe-se dos seguintes dados: Concentrao de CO (ppm) 10 15 60 100 Sintomas em seres humanos Nenhum Diminuio da capacidade visual Dores de cabea Tonturas, fraqueza muscular

4) (ENEM-2003) A falta de gua doce no Planeta ser, possivelmente, um dos mais graves problemas deste sculo. Prev-se que, nos prximos vinte anos, a quantidade de gua doce disponvel para cada habitante ser drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da gua, alterando a) a quantidade total, mas no a qualidade da gua disponvel no Planeta. b) a qualidade da gua e sua quantidade disponvel para o consumo das populaes.

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) a qualidade da gua disponvel, apenas no sub-solo terrestre. d) apenas a disponibilidade de gua superficial existente nos rios e lagos. e) o regime de chuvas, mas no a quantidade de gua disponvel no Planeta.

5) (ENEM-2003) Considerando a riqueza dos recursos hdricos brasileiros, uma grave crise de gua em nosso pas poderia ser motivada por a) reduzida rea de solos agricultveis. b) ausncia de reservas de guas subterrneas. c) escassez de rios e de grandes bacias hidrogrficas. d) falta de tecnologia para retirar o sal da gua do mar. e) degradao dos mananciais e desperdcio no consumo.

6) (ENEM-2006) As florestas tropicais midas contribuem muito para a manuteno da vida no planeta, por meio do chamado seqestro de carbono atmosfrico. Resultados de observaes sucessivas, nas ltimas dcadas, indicam que a floresta amaznica e capaz de absorver ate 300 milhes de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle a) das chuvas cidas, que decorrem da liberao, na atmosfera, do dixido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas. b) das inverses trmicas, causadas pelo acmulo de dixido de carbono resultante da no-disperso dos poluentes para as regies mais altas da atmosfera. c) da destruio da camada de oznio, causada pela liberao, na atmosfera, do dixido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos. d) do efeito estufa provocado pelo acmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustveis fsseis, como carvo mineral e petrleo. e) da eutrofizao das guas, decorrente da dissoluo, nos rios, do excesso de dixido de carbono presente na atmosfera.

so biodegradveis e acumulam-se nos tecidos vegetais e animais, podendo levar a alteraes genticas. Celnia P. Santos et al. Papel: como se fabrica? In: Qumica nova na escola, n. 14, nov./2001, p. 3-7 (com adaptaes). Para se diminurem os problemas ambientais decorrentes da fabricao do papel e recomendvel: a) a criao de legislao mais branda, a fim de favorecer a fabricao de papel biodegradvel. b) a diminuio das reas de reflorestamento, com o intuito de reduzir o volume de madeira utilizado na obteno de fibras celulsicas. c) a distribuio de equipamentos de desodorizao a populao que vive nas adjacncias de industrias de produo de papel. d) o tratamento da gua industrial, antes de retorn-la aos cursos dagua, com o objetivo de promover a degradao dos compostos orgnicos solveis. e) o recolhimento, por parte das famlias que habitam as regies circunvizinhas, dos resduos slidos gerados pela indstria de papel, em um processo de coleta seletiva de lixo.

8) (ENEM-2006) Quando um macho do besouro-da-cana localiza uma plantao de cana-de-acar, ele libera uma substncia para que outros besouros tambm localizem essa plantao, o que causa srios prejuzos ao agricultor. A substncia liberada pelo besouro foi sintetizada em laboratrio por um qumico brasileiro. Com essa substncia sinttica, o agricultor pode fazer o feitio virar contra o feiticeiro: usar a substncia como isca e atrair os besouros para longe das plantaes de cana. Folha Cincia. In: Folha de S. Paulo, 25/5/2004 (com adaptaes). Assinale a opo que apresenta corretamente tanto a finalidade quanto a vantagem ambiental da utilizao da substancia sinttica mencionada. Finalidade a) Eliminar os besouros Vantagem Ambiental Reduzir as espcies que se alimentam da cana-de-acar Reduzir a necessidade de uso de agrotxicos

7) (ENEM-2006) A produo industrial de celulose e de papel esto associados a alguns problemas ambientais. Um exemplo so os odores caractersticos dos compostos volteis de enxofre (mercaptanas) que se formam durante a remoo da lignina da principal matria-prima para a obteno industrial das fibras celulsicas que formam o papel: a madeira. E nos estgios de branqueamento que se encontra um dos principais problemas ambientais causados pelas industrias de celulose. Reagentes como cloro e hipoclorito de sdio reagem com a lignina residual, levando a formao de compostos organoclorados. Esses compostos, presentes na gua industrial, despejada em grande quantidade nos rios pelas industrias de papel, no

b) Afastar os predadores da plantao c) Exterminar os Eliminar o uso de agrotxicos besouros d) Dispersar os besouros Evitar a incidncia de novas pragas e) Afastar os Aumentar a resistncia dos predadores da canaviais plantao

9) (ENEM-2007) Devido ao aquecimento global e conseqente diminuio da cobertura de gelo no rtico, aumenta a distncia que os ursos polares precisam nadar

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

para encontrar alimentos. Apesar de exmios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansao. A situao descrita acima a) enfoca o problema da interrupo da cadeia alimentar, o qual decorre das variaes climticas. b) alerta para prejuzos que o aquecimento global pode acarretar biodiversidade no rtico. c) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanas climticas permite o surgimento de novas espcies. d) mostra a importncia das caractersticas das zonas frias para a manuteno de outros biomas na Terra. e) evidencia a autonomia dos seres vivos em relao ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente s mudanas nas condies climticas.

produto em 2006. Os EUA utilizam o milho como matriaprima para a produo desse lcool, ao passo que o Brasil utiliza a cana-de-acar. O quadro abaixo apresenta alguns ndices relativos ao processo de obteno de lcool nesses dois pases.

10) (ENEM-2007) Quanto mais desenvolvida uma nao, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Alm de o progresso elevar o volume de lixo, ele tambm modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televiso, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrnicos. Calcula-se que 700 milhes de aparelhos celulares j foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contm mais mercrio, chumbo, alumnio e brio. Abandonado nos lixes, esse material se deteriora e vaza. As substncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lenis freticos ou a rios prximos, espalhando-se pela gua. Anurio Gesto Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptaes). A respeito da produo de lixo e de sua relao com o ambiente, correto afirmar que a) as substncias qumicas encontradas no lixo levam, freqentemente, ao aumento da diversidade de espcies e, portanto, ao aumento da produtividade agrcola do solo. b) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de polticas de educao que proponham mudanas no padro de consumo. c) a produo de lixo inversamente proporcional ao nvel de desenvolvimento econmico das sociedades. d) o desenvolvimento sustentvel requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espcies existentes em cursos dgua, solo e vegetao. e) o desenvolvimento tecnolgico tem elevado a criao de produtos descartveis, o que evita a gerao de lixo e resduos qumicos.

Se comparado com o uso do milho como matria-prima na obteno do etanol, o uso da cana-de-acar a) mais eficiente, pois a produtividade do canavial maior que a do milharal, superando-a em mais do dobro de litros de lcool produzido por hectare. b) mais eficiente, pois gasta-se menos energia fssil para se produzir 1 litro de lcool a partir do milho do que para produzi-lo a partir da cana. c) igualmente eficiente, pois, nas duas situaes, as diferenas entre o preo de venda do litro do lcool e o custo de sua produo se equiparam. d) menos eficiente, pois o balano energtico para se produzir o etanol a partir da cana menor que o balano energtico para produzi-lo a partir do milho. e) menos eficiente, pois o custo de produo do litro de lcool a partir da cana menor que o custo de produo a partir do milho.

11) (ENEM-2007) As presses ambientais pela reduo na emisso de gs estufa, somadas ao anseio pela diminuio da dependncia do petrleo, fizeram os olhos do mundo se voltarem para os combustveis renovveis, principalmente para o etanol. Lderes na produo e no consumo de etanol, Brasil e Estados Unidos da Amrica (EUA) produziram, juntos, cerca de 35 bilhes de litros do

12) (ENEM-2007) Nos ltimos 50 anos, as temperaturas de o inverno na pennsula antrtica subiram quase 6 C. Ao contrrio do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitao de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermevel sobre o oceano, est derretendo devido elevao de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa regio, certa espcie de pingins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve no derrete a tempo, eles pem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de gua e goram. Scientific American Brasil, ano 2, n. 21, 2004, p.80 (com adaptaes). A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas. I. O aumento da temperatura global interfere no ciclo da gua na pennsula antrtica. II. O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espcies tpicas de regio de clima polar.

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

III. A existncia de gua em estado slido constitui fator crucial para a manuteno da vida em alguns biomas. correto o que se afirma a) apenas em I. b) apenas em II. c) apenas em I e II. d) apenas em II e III. e) em I, II e III.

Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, aconselhvel a) controlar as atividades vulcnicas. b) transformar as florestas em zonas agrcolas. c) instalar hortas em grande parte das residncias. d) impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento. e) diminuir a biodiversidade, facilitando os clculos sobre as atividades respiratrias.

13) (ENEM-2007) Um poeta habitante da cidade de Poos de Caldas MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade: Hoje, o planalto de Poos de Caldas no serve mais. Minrio acabou. S mancha, nunclemais. Mas esto tapando os buracos, trazendo para c Torta II1 aquele lixo do vizinho que voc no gostaria de ver jogado no quintal da sua casa. Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil. Hugo Pontes. In: M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. So Paulo: Scipione, 2002, p. 4. 1 Torta II lixo radioativo de aspecto pastoso. A indignao que o poeta expressa no verso Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil est relacionada com a) a extino do minrio decorrente das medidas adotadas pela metrpole portuguesa para explorar as riquezas minerais, especialmente em Minas Gerais. b) a deciso tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo txico oriundo de pases do Cone Sul, o que caracteriza o chamado comrcio internacional do lixo. c) a atitude de moradores que residem em casas prximas umas das outras, quando um deles joga lixo no quintal do vizinho. d) as chamadas operaes tapa-buracos, desencadeadas com o objetivo de resolver problemas de manuteno das estradas que ligam as cidades mineiras. e) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enterrar ou depositar lixo txico. 14) (ETEs-2007) A dinmica do ciclo do carbono muito varivel, quer no espao quer no tempo. As emisses de carbono ocorrem devido s aes dos seres vivos ou devido a outros fenmenos, como uma erupo vulcnica que, por exemplo, provoca um aumento temporrio de carbono na atmosfera. O seqestro (absoro) do carbono da atmosfera (CO2) feito principalmente pelos seres clorofi lados que, no processo de fotossntese, sintetizam a molcula da glicose(C6H12O6).

15) (ETEs-2007) Uma comunidade de uma determinada cidade resolveu adotar um rio para que ele continue sendo vital ao ecossistema de sua regio. Para identificar os passos a serem dados visando elaborao de um plano de recuperao de um rio, necessrio verificar as seguintes possibilidades: I. gua Verde: pode significar algas demais na gua; isso torna difcil a existncia de qualquer outra vida no rio. II. gua Turva: terra demais na gua; isso torna difcil a respirao dos peixes. III. Cheiro de ovo podre: esgotos podem estar sendo descarregados no rio. IV. Camada laranja ou vermelha sobre a gua: pode indicar que uma fbrica est despejando poluentes no rio. V. Espumas ou bolhas na gua: podem ser o sinal de um vazamento de sabo de residncias ou fbricas. (Adaptado de: 50 pequenas coisas que voc pode fazer para salvar a Terra, Rio de Janeiro: Record, s/d. p. 94) Identifique a alternativa que apresenta uma proposta adequada para melhorar a vida de um rio. a) Para combater as algas mencionadas no item I, preciso derramar grande quantidade de leo diesel a fim de elimin-las. b) Para diminuir a quantidade de terra na gua, conforme o item II, torna-se importante plantar mais plantas nativas nas margens a fim de evitar a eroso. c) O problema descrito no item III pode ser facilmente resolvido, colocando-se gua sanitria nas margens do rio. d) O problema presente no item IV somente poder ser solucionado com uma proposta apresentada Cmara Municipal de retirar as indstrias da cidade. e) Com o objetivo de resolver a situao presente no item V, deve-se substituir o consumo de sabo por detergente lquido.

16) (ETEs-2007) A produo de papel consome muita gua e produz resduos que potencialmente podem contaminar um corpo hdrico. Por outro lado, na fabricao de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de gua muitas vezes menor e o consumo de energia cerca da metade. Sobre a reciclagem do papel pode-se afirmar que

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

I. no traz nenhum benefcio social, pois diminui a oferta de mo-de-obra. II. diminui o consumo de matria-prima, o que significa menos rvores a serem cortadas. III. diminui o consumo de gua e tambm a produo dos resduos que podem poluir um corpo hdrico. IV. no considervel a economia de recursos naturais, tanto de gua como de matria-prima. So vlidas as afirmaes a) I e III, apenas. b) I e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) II e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 17) (Fatec-2005) Se forem reflorestadas vrias reas, ao redor e dentro de grandes centros urbanos, podem-se combater os poluentes liberados pela queima de combustveis fsseis. O dixido de carbono um dos poluentes mais abundantes, e sua remoo envolve a elaborao de um produto por um evento metablico. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o produto e o fenmeno metablico do processo descrito. a) Carboidrato e fotossntese. b) Protena e fermentao. c) Carboidrato e fermentao. d) Protena e fotossntese. e) Oxignio e respirao aerbica

c)

d)

18) (Fatec-2005) A prefeitura de uma pequena cidade decidiu despejar todo o esgoto domstico em uma lagoa prxima. Assinale a alternativa que contm o grfico que representa o que deve ter ocorrido com as concentraes de nutrientes (linha contnua) e de oxignio dissolvido (linha interrompida) a partir do momento X, correspondente ao incio do despejo. a)

e)

19) (Fuvest-1998) Se as usinas eltricas utilizam madeira em lugar de combustveis fsseis e se novas rvores so plantadas constantemente para substituir aquelas queimadas nas usinas, no liberado dixido de carbono adicional. b) (Folha de S. Paulo, 18/10/97) a) O que so combustveis fsseis? D um exemplo. b) Por que a queima da madeira no liberaria dixido de carbono adicional para a atmosfera, desde que novas rvores fossem constantemente plantadas?

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

20) (Fuvest-2001) A recente descoberta de uma vasta regio de mar descongelado no Plo Norte um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situao, alguns pases industrializados elaboraram uma carta de intenes em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratgia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratgia baseia-se na hiptese de que o aumento das reas de floresta promover maior a) liberao de gs oxignio, com aumento da camada de oznio e reduo da radiao ultravioleta. b) reteno do carbono na matria orgnica das rvores, com diminuio do gs carbnico atmosfrico responsvel pelo efeito estufa. c) disponibilidade de combustveis renovveis e, conseqentemente, menor queima de combustveis fsseis, que liberam CFC (clorofluorcarbono). d) absoro de CFC, gs responsvel pela destruio da camada de oznio. e) sombreamento do solo, com resfriamento da superfcie terrestre.

Assim, entre as aes que contribuem para a reduo do CO2 da atmosfera, esto a preservao de matas nativas, a implantao de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperao de reas de matas degradadas. O papel da vegetao, no seqestro de carbono da atmosfera, a) diminuir a respirao celular dos vegetais devido grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais. b) fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactrias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das razes das plantas. c) converter o CO2 da atmosfera em matria orgnica, utilizando a energia da luz solar. d) reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgnicos, a partir de reaes de oxidao em condies anaerbicas. e) transferir o CO2 atmosfrico para as molculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.

21) (Fuvest-2002) Um importante poluente atmosfrico das grandes cidades, emitido principalmente por automveis, tem a propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gs oxignio. Esse poluente o a) dixido de carbono. b) dixido de enxofre. c) metano. d) monxido de carbono. e) oznio. 22) (FUVEST-2006) a) O cncer uma doena gentica, mas na grande maioria dos casos no herdado. Justifique essa afirmao. b) Uma das preocupaes com a destruio da camada de oznio da atmosfera o aumento da incidncia de cncer de pele. Explique a relao que existe entre a destruio da camada de oznio e o aumento da incidncia desse cncer.

24) (FUVEST-2008) Em artigo publicado na revista Nature (27/9/2007), os cientistas James Lovelock e Chris Rapley propem, como ao contra o aquecimento global, a instalao de tubos nos oceanos a fim de bombear, para a superfcie, a gua que est entre 100 e 200 metros de profundidade. A gua bombeada, rica em nutrientes, funcionaria como fertilizante na superfcie ocenica. a) De que maneira essa medida poderia colaborar para a reduo do aquecimento global? b) Espera-se tambm que a produtividade da pesca aumente nos locais em que a gua do fundo for bombeada para a superfcie. Como esse procedimento poderia provocar o aumento na quantidade de peixes? 25) (FUVEST-2008) O metano (CH4), o gs carbnico (CO2) e os clorofluorocarbonetos (CFC) esto relacionados, direta ou indiretamente, intensificao do efeito-estufa e destruio da camada de oznio. a) Qual (quais) desses gases pode(m) resultar de processos biolgicos? b) A camada de oznio filtra raios ultravioleta (UV) que atingem a atmosfera terrestre. A diminuio dessa camada aumenta a exposio dos seres vivos a esses raios, que podem induzir mutaes no DNA. Considere que os raios UV no penetram em nosso corpo alm da pele. 1. Como a exposio aos raios UV pode, a longo prazo, afetar nossa sade? Justifique. 2. Qual a conseqncia de nossa exposio aos raios UV para a gerao seguinte? Por qu? 26) (Mack-2006) Cientistas mediram a quantidade de carbono nos solos de 2.179 localidades do Reino Unido em 1978, 1994/5, 1996/7 e 2003. Verificaram que quase todos os solos estavam perdendo carbono, a uma taxa mdia de

23) (FUVEST-2007) As crescentes emisses de dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O), entre outros, tm causado srios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificao do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhes de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhes acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsveis pela absoro de 1,5 bilho de toneladas, enquanto quase 2 bilhes de toneladas so seqestradas pelas formaes vegetais.

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

0,6% ao ano, o que significa 13 milhes de toneladas anuais. Como a perda aconteceu mesmo em solos que no so usados para agricultura, os pesquisadores assumem que a mudana seja ocasionada pelo aumento da temperatura global no ltimo sculo, que foi de 0,7C. Quanto mais calor, maior a atividade de micrbios que decompem matria orgnica no solo, liberando CO2, o que, por sua vez, aumenta ainda mais a temperatura. Folha Cincia, 08/09/2005 Analisando-se o texto acima, correto afirmar que a) a quantidade de CO2 liberada do solo insignificante, comparando-se com a quantidade liberada atmosfera por outras fontes, no constituindo, portanto, motivo de preocupao. b) o problema da liberao do CO2 pode ser resolvido se forem eliminados os micrbios responsveis pela produo desse gs. c) essa perda de CO2 pelos solos aumenta a taxa de CO2 da atmosfera e favorece a ocorrncia do efeito estufa. d) o aumento na quantidade de CO2 da atmosfera no tem relao com o efeito estufa. e) o efeito estufa no ocorre, mesmo que haja aumento na taxa de CO2 na atmosfera, pois as plantas, por meio da fotossntese, utilizam todo o excesso desse gs.

IV. A destruio da camada de oznio provoca o aumento da radiao ultravioleta, aumentando a atividade fotossinttica das plantas com a ampliao das colheitas. Das afirmaes acima, esto corretas, apenas: a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV.

29) (Mack-2007) Cientistas concluram que houve um aquecimento global nos ltimos 100 anos. Atualmente, eles reconhecem que o homem o responsvel pela alterao do clima global (efeito estufa). O relatrio emitido por eles adverte que o efeito estufa vai provocar secas e enchentes maiores e um aumento de casos de doenas tropicais transmitidas por insetos. Dentre essas doenas esto a) Chagas, malria e leptospirose. b) esquistossomose, dengue e varola. c) leptospirose, Chagas e dengue. d) malria, esquistossomose e leptospirose. e) malria, dengue e febre amarela.

27) (Mack-2007) Trs conseqncias da poluio atmosfrica so a destruio da camada de oznio (A), o efeito estufa (B) e as chuvas cidas (C). Os principais gases envolvidos em A, B e C so, respectivamente, a) dixido de carbono, dixido de enxofre e clorofluorcarbono (CFC). b) dixido de enxofre, dixido de carbono e clorofluorcarbono (CFC). c) clorofluorcarbono (CFC), dixido de carbono e dixido de enxofre. d) clorofluorcarbono (CFC), dixido de enxofre e dixido de carbono. e) dixido de carbono, clorofluorcarbono (CFC) e dixido de enxofre.

30) (Mack-2008) Considere o grfico acima, a respeito da variao da concentrao de gs carbnico na atmosfera. Analisando o grfico, correto afirmar que

28) (Mack-2007) A respeito da poluio atmosfrica, so feitas as seguintes afirmaes: I. O efeito estufa causado, principalmente, pelo aumento da concentrao de gs carbnico na atmosfera, provocado pela queima de combustveis fsseis, como o carvo e o petrleo. II. A destruio da camada de oznio maior na regio situada no plo Norte do que na Antrtida, em razo das baixas temperaturas. III. A substituio dos CFCs (clorofluorcarbonos) por outros gases como o propano e o butano uma medida para impedir a destruio da camada de oznio.

a) somente a partir de 1920, o gs carbnico passou a fazer parte da atmosfera. b) de 1960 a 2000, a concentrao de gs carbnico duplicou na atmosfera. c) entre 1920 e 1980, o aumento na concentrao de gs carbnico foi o mesmo verificado entre 1980 e 2000. d) aps o ano de 2000, a concentrao de gs carbnico tem diminudo. e) o aumento da concentrao de gs carbnico passou a ser constante a partir de 1960. 31) (Mack-2009) O efeito estufa, de grande preocupao atual, decorre da emisso exagerada de certos gases na

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

atmosfera, principalmente o CO2. Em dezembro de 1997, representantes de 160 naes, reunidos em Kyoto, no Japo, concordaram em reduzir, at 2012, as emisses de CO2 a nveis inferiores aos de 1990. Dentre as propostas apresentadas, est o chamado sequestro de carbono, que consiste em aumentar o consumo de CO2 na biosfera. Para isso, a melhor maneira seria a) manter florestas maduras, como a Amaznica, pois elas consomem, pela fotossntese, mais CO2 do que produzem no processo de respirao. b) aumentar a prtica do reflorestamento, porque as florestas em crescimento aumentam a sua massa, incorporando mais carbono e, assim, utilizam mais CO2 do meio. c) aumentar a quantidade de algas clorofceas, pois so elas as principais consumidoras do CO2 tanto do ambiente terrestre quanto do ambiente aqutico. d) aumentar as reas de lavoura, como as de cana-deacar, que permitem a reciclagem rpida do CO 2. e) plantar mais rvores em reas urbanas, locais que apresentam maior concentrao do CO2. 32) (PUC - MG-2007) O atual aquecimento global tem sido creditado a algumas atividades humanas que, aumentando a concentrao atmosfrica de CO2 e CH4, favorecem o aumento do efeito estufa. Assinale a opo que contribui para o aquecimento global. a) Manter florestas artificiais para a produo de papel e mveis de madeira. b) Substituir o consumo de combustveis fsseis pelo lcool e pelo biodiesel. c) Aumentar o plantio de soja para a alimentao do gado bovino. d) Substituir gerao de energia termoeltrica por energia nuclear.

III. Com manejo sustentvel, a utilizao da madeira na construo de mveis poderia contribuir para reduzir os nveis de CO2 na atmosfera. IV. O desmatamento e a utilizao de reas desmatadas para a agricultura e a pecuria poderiam contribuir para o aquecimento global. So afirmaes CORRETAS: a) II e IV apenas. b) II, III e IV apenas. c) I, II e IV apenas. d) I, II, III e IV.

34) (PUC - MG-2007) Desaparecimento em massa de abelhas nos EUA permanece inexplicvel. A inquietao cresce entre os apicultores americanos pelo misterioso desaparecimento de milhes de abelhas nos ltimos meses, problema que ameaa a produo nacional de mel e as colheitas que dependem do papel-chave desses insetos. O despovoamento de uma colmia em at 20% durante o inverno considerado normal, mas os apicultores demonstram preocupao uma vez que as colnias de abelhas domsticas esto em constante diminuio desde 1980 nos Estados Unidos. "Quase 40% das abelhas de minhas 2.000 colnias morreram. Essa a maior taxa de mortalidade que vi em meus 30 anos de carreira como apicultor", afirmou o presidente da associao de apicultores da Califrnia. As abelhas domsticas so essenciais para o cultivo de mais de 90 tipos de frutas e legumes, cujas colheitas esto avaliadas em 15 bilhes de dlares. (Fonte: Folha de S.Paulo, 06/04/2007.) Abaixo so propostas algumas explicaes para o fenmeno relatado na reportagem. I. Competio intra-especfica. II. Aumento das reas plantadas com monoculturas das fazendas. III. Uso de inseticidas para o controle de pragas agrcolas. IV. Aumento no nmero de colnias em uma determinada rea. V. O fato de os zanges no apresentarem variabilidade gentica por serem partenogenticos. So explicaes possveis e biologicamente CORRETAS: a) I, II, III e IV. b) I, III, IV e V. c) II, IV e V apenas. d) I, III e V apenas.

33) (PUC - MG-2007) J disseram que a Amaznia o pulmo do mundo com base na crena de que a floresta amaznica a grande responsvel pela reduo do gs carbnico, gerado pelas atividades humanas e, ao mesmo tempo, responsvel pelo aumento nos nveis de oxignio na atmosfera do planeta. No verdade! ... Caso fosse, a julgar pela grande emisso de gs carbnico observada na regio nos ltimos tempos, eu diria que ela anda fumando muito. Sobre esse assunto, leia atentamente as afirmaes a seguir: I. A Amaznia no contribui significativamente para a reduo nos nveis de CO2 do planeta por se tratar de uma comunidade clmax, no havendo aumento ou perda de sua biomassa. II. As taxas de fotossntese e respirao so aproximadamente equivalentes no ecossistema amaznico no manipulado pelo homem.

35) (PUC - PR-2007) A humanidade, aps a revoluo industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruio da camada de oznio.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Como conseqncias dessas duas alteraes, citam-se as seguintes: I. Aumento da temperatura mdia do nosso planeta e da penetrao de raios ultravioletas. II . Degelo das regies polares e aumento do nmero de cncer de pele. III . Eutrofizao das guas fluviais e aumento das micoses de pele. Esto corretas: a) somente I e II. b) somente II. c) somente I e III. d) somente II e III. e) todas.

36) (PUC - RJ-2007) Nos ltimos anos, observa-se um aumento crescente do percentual de CO2 na atmosfera. Entre outros efeitos, o excesso de CO2 pode contribuir para: a) resfriamento global. b) diminuio da fotossntese. c) aumento da camada de oznio. d) aquecimento global. e) diminuio da camada de oznio.

37) (PUC - RJ-2008) Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuio do efeito estufa, ao promover o(a): a) aumento da fixao do carbono durante a fotossntese. b) aumento da respirao durante o crescimento das plantas. c) aumento da liberao de gs carbnico para a atmosfera. d) utilizao do metano atmosfrico durante a fotossntese. e) fixao de nitrognio atmosfrico por bactrias simbiontes nas razes.

38) (PUC - SP-2006) A vegetao da Floresta Amaznica capta energia solar e a converte em energia qumica, armazenando-a em substncias que integram a sua biomassa. Durante esse processo de converso de energia, ocorre liberao de O2, o qual, por sua vez, utilizado pelas prprias plantas no processo de respirao, para obteno da energia necessria manuteno de seus processos vitais.

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Equacione a reao de transformao de glicose (C6H12O6) em carvo (C). Determine a variao de entalpia dessa transformao a partir dos dados fornecidos abaixo. Represente, em um nico diagrama, as energias envolvidas nas seguintes reaes: I. Combusto completa de 1mol de glicose ( HI). II. Transformao de 1mol de glicose em carvo ( HII). III. Combusto completa do carvo formado no processo II

Diversas indstrias que requerem grandes quantidades de energia fazem uso da biomassa da Floresta Amaznica, a partir da combusto do carvo vegetal. Assim, um intenso desmatamento tem ocorrido na regio para abastecer as carvoarias que, em fornos artesanais, transformam lenha extrada da floresta em carvo vegetal. Esse um combustvel bem mais eficiente que a lenha, uma vez que sua capacidade calorfica de 25000kJ/kg, mais que o dobro da capacidade calorfica da lenha, que de 10500kJ/kg. A prtica de queimadas que visam ao preparo de terrenos para plantio outro fator que agrava o desmatamento da Floresta Amaznica e responsvel pela maior parte do CO2 emitido pelo Brasil. Com base em seus conhecimentos de Biologia e Qumica responda s questes. Qual o processo biolgico envolvido na converso da energia luminosa em energia qumica? Equacione a reao qumica que representa esse processo e indique em qual organela citoplasmtica ele ocorre. Considerando que 900g de glicose (C6H12O6) foram obtidos a partir desse processo, determine o volume de O2 produzido e a massa de CO2 consumida. Dados: C = 12g/mol; O = 16g/mol; H = 1g/mol Volume de 1mol de gs nas condies atmosfricas da Amaznia = 25L Como a ocorrncia de queimadas e o desmatamento de grandes reas da floresta contribuem para as altas concentraes de CO2 na atmosfera? A pirmide de energia a seguir uma representao esquemtica da quantidade de energia disponvel nos nveis trficos dos produtores (X) e consumidores primrios (Y) da Floresta Amaznica. Explique o motivo pelo qual Y menor que X.

( HIII). Explique a diferena entre a capacidade calorfica da lenha e a do carvo vegetal. Dados: H
0 COMBUSTO

da glicose = -2800kJ/mol

0 FORMAO

da glicose = -1250kJ/mol da gua = -285kJ/mol do gs carbnico = -390kJ/mol

H
H

0 FORMAO 0 FORMAO

39) (PUC - SP-2007) O lixo produzido pelos grandes centros urbanos, como o caso da cidade de So Paulo, representa um dos seus graves problemas e requer solues a curto e mdio prazos. Na maioria das vezes, o lixo urbano colocado em aterros sanitrios ou simplesmente despejado em lixes, causando um grande impacto no ambiente e na sade humana. Dentre as possveis solues, programas ambientais alertam para a necessidade de reduzir a quantidade de resduos e de aumentar a reutilizao e a reciclagem dos materiais. Na natureza, tambm ocorre a contnua reciclagem de materiais promovida pelos ciclos biogeoqumicos. No ciclo do carbono, por exemplo, os tomos desse elemento so incorporados nos organismos atravs da fotossntese e, aps percorrerem a cadeia trfica, retornam atmosfera. Muitos materiais descartados no lixo dos centros urbanos podem ser reciclados. A reciclagem do papel permite a confeco de diversos produtos a partir do reprocessamento de suas fibras de celulose. O plstico de embalagens de bebidas tipo PET, poli(etilenotereftalato), pode ser derretido e transformado em filmes teis para outros tipos de embalagens ou em fibra de tecido. Em relao s embalagens de alumnio, a reciclagem bastante simples e eficiente. A produo de uma tonelada de alumnio reciclado consome somente 5% da energia necessria na obteno da mesma massa desse metal

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

quando obtido diretamente de seu minrio, a bauxita. Este processo, por sua vez, requer muita energia por envolver a eletrlise gnea do xido de alumnio (Al2O3), principal componente da bauxita. J a matria orgnica, pode ser degradada em tanques chamados biodigestores onde, sob a ao de certos microorganismos, decomposta. Entre outros produtos, forma-se o gs metano (CH4) que pode ser utilizado como combustvel residencial e industrial. De modo geral, a reciclagem ainda apresenta um custo elevado em relao utilizao de matria-prima virgem. Entretanto, esta deve ser incentivada, pois nesses custos no est contabilizada a degradao do ambiente.

do carbono, por exemplo, os tomos desse elemento so incorporados nos organismos atravs da fotossntese e, aps percorrerem a cadeia trfica, retornam atmosfera. Muitos materiais descartados no lixo dos centros urbanos podem ser reciclados. A reciclagem do papel permite a confeco de diversos produtos a partir do reprocessamento de suas fibras de celulose. O plstico de embalagens de bebidas tipo PET, poli(etilenotereftalato), pode ser derretido e transformado em filmes teis para outros tipos de embalagens ou em fibra de tecido. Em relao s embalagens de alumnio, a reciclagem bastante simples e eficiente. A produo de uma tonelada de alumnio reciclado consome somente 5% da energia necessria na obteno da mesma massa desse metal quando obtido diretamente de seu minrio, a bauxita. Este processo, por sua vez, requer muita energia por envolver a eletrlise gnea do xido de alumnio (Al2O3), principal componente da bauxita. J a matria orgnica, pode ser degradada em tanques chamados biodigestores onde, sob a ao de certos microorganismos, decomposta. Entre outros produtos, forma-se o gs metano (CH4) que pode ser utilizado como combustvel residencial e industrial. De modo geral, a reciclagem ainda apresenta um custo elevado em relao utilizao de matria-prima virgem. Entretanto, esta deve ser incentivada, pois nesses custos no est contabilizada a degradao do ambiente.

No ciclo biogeoqumico mencionado no texto, como ocorre a restituio do carbono para a atmosfera? Os tomos de carbono do metano (CH4) produzido nos biodigestores podem ser reintegrados diretamente na biomassa? Justifique.

40) (PUC - SP-2007) O lixo produzido pelos grandes centros urbanos, como o caso da cidade de So Paulo, representa um dos seus graves problemas e requer solues a curto e mdio prazos. Na maioria das vezes, o lixo urbano colocado em aterros sanitrios ou simplesmente despejado em lixes, causando um grande impacto no ambiente e na sade humana. Dentre as possveis solues, programas ambientais alertam para a necessidade de reduzir a quantidade de resduos e de aumentar a reutilizao e a reciclagem dos materiais. Na natureza, tambm ocorre a contnua reciclagem de materiais promovida pelos ciclos biogeoqumicos. No ciclo

As clulas apresentam um eficiente sistema de reciclagem. Componentes celulares desgastados so digeridos e seu material reutilizado. Indique e caracterize a organela

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

membranosa responsvel pela digesto celular e que est envolvida nesse processo.

41) (PUC - SP-2007) O lixo produzido pelos grandes centros urbanos, como o caso da cidade de So Paulo, representa um dos seus graves problemas e requer solues a curto e mdio prazos. Na maioria das vezes, o lixo urbano colocado em aterros sanitrios ou simplesmente despejado em lixes, causando um grande impacto no ambiente e na sade humana. Dentre as possveis solues, programas ambientais alertam para a necessidade de reduzir a quantidade de resduos e de aumentar a reutilizao e a reciclagem dos materiais. Na natureza, tambm ocorre a contnua reciclagem de materiais promovida pelos ciclos biogeoqumicos. No ciclo do carbono, por exemplo, os tomos desse elemento so incorporados nos organismos atravs da fotossntese e, aps percorrerem a cadeia trfica, retornam atmosfera. Muitos materiais descartados no lixo dos centros urbanos podem ser reciclados. A reciclagem do papel permite a confeco de diversos produtos a partir do reprocessamento de suas fibras de celulose. O plstico de embalagens de bebidas tipo PET, poli(etilenotereftalato), pode ser derretido e transformado em filmes teis para outros tipos de embalagens ou em fibra de tecido. Em relao s embalagens de alumnio, a reciclagem bastante simples e eficiente. A produo de uma tonelada de alumnio reciclado consome somente 5% da energia necessria na obteno da mesma massa desse metal quando obtido diretamente de seu minrio, a bauxita. Este processo, por sua vez, requer muita energia por envolver a eletrlise gnea do xido de alumnio (Al2O3), principal componente da bauxita. J a matria orgnica, pode ser degradada em tanques chamados biodigestores onde, sob a ao de certos microorganismos, decomposta. Entre outros produtos, forma-se o gs metano (CH4) que pode ser utilizado como combustvel residencial e industrial. De modo geral, a reciclagem ainda apresenta um custo elevado em relao utilizao de matria-prima virgem. Entretanto, esta deve ser incentivada, pois nesses custos no est contabilizada a degradao do ambiente.

A celulose fonte de energia para diversos animais, embora nem sempre estes sejam capazes de hidrolis-la e utilizar a glicose como fonte de energia. Por exemplo, cupins de madeira so incapazes de digerir a celulose que ingerem, o que feito por microorganismos que vivem obrigatoriamente em seu tubo digestivo. Assim, os cupins obtm energia a partir da glicose derivada da celulose. Identifique e caracterize a relao ecolgica existente entre cupins e esses microorganismos.

42) (PUC - SP-2008) () Como se no bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecolgica, a poluio das guas por algas txicas. H vrios anos as mars vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas reas do litoral chins, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas. O Avano das Algas Txicas in Revista Veja, 3 de outubro de 2007 O trecho acima faz referncia a um fenmeno causado pela a) multiplicao acentuada de vrias espcies de produtores e consumidores marinhos, geralmente devida eutroficao do ambiente. b) multiplicao acentuada de dinoflagelados, geralmente devida eutroficao do ambiente. c) multiplicao acentuada de vrias espcies de produtores e consumidores marinhos devida ao aumento do nvel de oxignio no ambiente. d) baixa capacidade de reproduo de dinoflagelados, geralmente devida eutroficao do ambiente. e) baixa capacidade de reproduo do zooplncton e do fitoplncton devida ao aumento do nvel de oxignio no ambiente. 43) (PUC-RJ-2000) O complexo de lagunas e lagoas da cidade do Rio de Janeiro tem sofrido incessantemente com o des-pejo de esgotos. No incio de maro deste ano, a lagoa Rodrigo de Freitas apresentou uma mortandade de 136 toneladas de peixes, o que chamou a ateno da populao para o estado agudo de desequilbrio ambiental em que se encontram esses ecossistemas.

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais: a) Os peixes, ao se alimentarem da matria orgnica lanada na lagoa junto ao esgoto, morrem por contaminao, provocada pelo crescimento das bactrias anaerbicas. b) O excesso de nutrientes na gua proveniente de esgotos e fertilizantes favorece a proliferao de bact-rias aerbicas, provocando uma baixa na concentrao de oxignio dissolvido na gua e a morte dos seres aerbicos. c) Quando lanamos uma quantidade excessiva de substncias orgnicas na gua, h o aumento na quantidade de bactrias anaerbicas e o conseqente aumento na quantidade de oxignio. d) A poluio da gua com detergentes biodegradveis pode perturbar o ciclo do carbono, com conse-qente mortandade dos peixes. e) Nas lagoas eutrofizadas, h uma proliferao excessiva das algas, gerando uma grande competio pela luz e pelos nutrientes minerais.

44) (PUC-RS-2001) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento tdio global cresceu num ndice superior s expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os ornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu eu recorde de consumo de energia devido s altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente no poderia ser explicado a) pelo efeito estufa. b) pelo aumento na emisso de CO2. c) pela diminuio das reservas de petrleo. d) pelas queimadas das reas vegetais. e) pelos buracos na camada de oznio.

46) (PUC-SP-2005) () Para comeo de conversa, o coral duro da espcie Acropora millepora est morto: s uma lembrana literalmente desbotada do organismo coletivo que vicejava sobre o exoesqueleto calcrio que restou. Desbotamento (bleeching), de fato, o nome da praga associada ao aquecimento global que ameaa o maior e mais famoso conjunto de corais do mundo, os 2.000 km da Grande Barreira a leste da Austrlia () Outro grande flagelo dos corais a coroa-de-espinhos (Acanthaster planci), uma espcie de estrela-do-mar, o nico predador natural especializado nesses condomnios de plipos que enfeitam o mar () A coroa-de-espinhos consome o tecido mole do coral, que rico em carboidratos, dos quais o coral retira 80% de sua energia e que so produzidos por fotossntese por algas dinoflageladas do tipo zooxanthellae. () Essas algas marrons so organismos unicelulares que cada plipo de coral duro abriga dentro de suas prprias paredes () a alga sintetiza alimento (amido) usando energia da luz solar, e o coral lhe d abrigo e substncias contendo carbono que servem de matria-prima para o microorganismo realizar a fotossntese.() As zooxanthellae so muito sensveis mudana de temperatura. Basta uma variao de 1C ou 2C para que abandonem as paredes do plipo coralino, provocando a morte do parceiro. Sem as algas para lhe dar cor, o coral desbota - da o fenmeno do bleeching. (LEITE, Marcelo. Flagelo de Corais. Folha de S. Paulo Caderno Mais! - 27 de junho de 2004, adaptado.) A partir da leitura do texto, INCORRETO afirmar que a) A poluio trmica compromete a sobrevivncia do cnidrio colonial da espcie Acropora millepora. b) O coral e a zooxanthellae mantm uma relao de mutualismo. c) Acropora millepora presa de Acanthaster planci. d) O coral no sobrevive sem a presena das algas dinoflageladas. e) O coral predador das zooxanthellae.

45) (PUC-RS-2003) Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluio sobre o ambiente aqutico, devemos I. evitar a liberao de esgotos sem tratamento nos cursos dgua. II. incentivar a construo de aterros sanitrios para a deposio de lixo. III. exigir apenas a liberao de lixo biodegradvel nos mananciais de gua. IV. estimular as indstrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes lquidos. Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas a) somente I, II e III b) somente I, II e IV c) somente I, III e IV d) somente II, III e IV e) I, II, III e IV

47) (PUC-SP-2005) A idia de um rio como trao de unio econmica e cultural entre regies culturais de um pas, ou mesmo entre pases, tem sido recorrente ao longo de toda histria da humanidade. gua, alimento, caminho. H uma profunda relao entre os rios e a fundao das civilizaes.(...) Por isso, ao vislumbrar a foz de um grande rio, ao sul do monte Pascoal, apenas um ano depois da chegada e partida da armada de Cabral, Amrico Vespcio havia encontrado o caminho para a dominao de uma terra desconhecida. No foi um caminho fcil. Carvalho, Murilo. Oparapitinga: rio So Francisco. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

O Rio So Francisco, desde sua nascente, sofre com vrios problemas ambientais, dentre os quais destacam-se o esgoto e o lixo que cerca de 500 municpios despejam em suas guas, sem qualquer tipo de tratamento. ...Esse tipo de ao pode provocar doenas e levar resduos perigosos s guas, ameaando a vida no rio e nas cidades ribeirinhas (...) Em Xique-Xique, por exemplo, o porto um dos lugares mais sujos da cidade. Alm de funcionar como lixo, ali tambm desgua boa parte do esgoto local, sem tratamento (...) At hoje, por descaso poltico ou falta de recursos, nenhuma dessas cidades conta com programas eficientes para coleta de lixo e tratamento de esgoto... (www.brasiloeste.com.br/riosaofrancisco/rep0912.html) Nota-se que, em rios que sofrem esse tipo de poluio, especialmente nas regies onde represado ou onde sua vazo reduzida, ocorrem alteraes nas comunidades aquticas, com a morte de muitos organismos. O lanamento de dejetos ricos em matria orgnica, a recepo de adubos fertilizantes e a descarga de resduos contendo detergentes so responsveis pelo aumento da quantidade de nutrientes encontrados no ambiente, principalmente nitrognio e fsforo. Na matria orgnica esses elementos esto presentes nas biomolculas, enquanto que, nas fontes no-naturais, eles ocorrem na forma de nitrato e fosfato. A presena em nveis elevados desses compostos no ambiente aqutico favorece a proliferao excessiva de algas e cianobactrias. Os herbvoros, que habitualmente se utilizam desses organismos como fonte de energia, no consomem esse excesso. Ao morrerem algas e cianobactrias, grande quantidade de matria orgnica disponibilizada para bactrias aerbicas que consomem praticamente todo o oxignio presente na gua, causando a morte de peixes e de diversas outras formas de vida. Nesses ambientes aquticos, onde ocorre a drstica reduo dos ndices de oxignio associada abundncia de matria orgnica, uma das conseqncias finais o aumento significativo no nmero de bactrias anaerbicas, cuja atividade resulta na eliminao de substncias malcheirosas.

a) Considere a cadeia alimentar da qual fazem parte algas, cianobactrias, herbvoros e as bactrias aerbicas citadas no texto. Classifique esses seres vivos, quanto aos seus nveis trficos. Justifique sua resposta. b) Por que, aps a reduo da quantidade de oxignio presente nas guas, verifica-se um aumento no nmero de bactrias anaerbicas? c) As algas e as cianobactrias, apesar de possurem estratgia semelhante para a obteno de energia, apresentam diferenas fundamentais quanto compartimentalizao celular. Quais so essas diferenas? d) Cite duas biomolculas que apresentem em sua composio o elemento fsforo e duas que apresentem o elemento nitrognio. Indique a funo que cada uma dessas molculas desempenha nos organismos vivos.

48) (Simulado Enem-2009) Nos ltimos 60 anos, a populao mundial duplicou, enquanto o consumo de gua foi multiplicado por sete. Da gua existente no planeta, 97% so de gua salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessveis e apenas 1% corresponde gua doce, armazenada em lenis subterrneos, rios e lagos. A poluio pela descarga de resduos municipais e industriais, combinada com a explorao excessiva dos recursos hdricos disponveis, ameaa o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de gua doce para o abastecimento das populaes humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a gua potvel tornar-se- um bem extremamente raro e caro. MORAES, D.S.L.; JORDAO, B.Q. Degradao de recursos hdricos e seus efeitos sobre a sade humana. Sade Pblica So Paulo, v. 36, n. 3, Jun. 2002 (adaptado). Considerando o texto, uma proposta vivel para conservar o meio ambiente e a gua doce seria a) fazer uso exclusivo da gua subterrnea, pois ela pouco interfere na quantidade de gua dos rios. b) desviar a gua dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de gua doce nos pontos de captao. c) promover a adaptao das populaes humanas ao consumo da gua do mar, diminuindo assim a demanda sobre a gua doce. d) reduzir a poluio e a explorao dos recursos naturais, otimizar o uso da gua potvel e aumentar captao da gua da chuva. e) realizar a descarga dos resduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a no afetar a gua doce disponvel.

Com base nas informaes fornecidas pelo texto e em seus conhecimentos de Qumica e Biologia, responda s seguintes questes:

49) (Simulado Enem-2009) Na regio semi-rida do Nordeste brasileiro, mesmo nos anos mais secos, chove

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

pelo menos 200 milmetros por ano. Durante a seca, muitas pessoas, em geral as mes de famlia, tem de caminhar varias horas em busca de gua, utilizando audes compartilhados com animais e frequentemente contaminados. Sem tratamento, essa gua e fonte de diarrias, parasitas intestinais, e uma das responsveis pela elevada mortalidade infantil da regio. Os audes secam com frequencia, tornando necessrio o abastecimento das populaes por carros-pipa, uma alternativa cara e que no traz soluo definitiva ao abastecimento de gua. OSAVA, M. Chuva de beber: Cisternas para 50 mil famlias. Revista Eco21, n. 96, novembro 2004 (adaptado). Considerando o texto, a proposta mais eficaz para reduzir os impactos da falta de gua na regio seria a) subsidiar a venda de gua mineral nos estabelecimentos comerciais. b) distribuir gratuitamente remdios contra parasitas e outras molstias intestinais. c) desenvolver carros-pipa maiores e mais econmicos, de forma a baratear o custo da gua transportada. d) captar gua da chuva em cisternas, permitindo seu adequado tratamento e armazenamento para consumo. e) promover a migrao das famlias mais necessitadas para as regies Sudeste e Sul, onde as chuvas so abundantes.

50) (Simulado Enem-2009) Confirmada pelos cientistas e j sentida pela populao mundial, a mudana climtica global hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudana climtica o nome que se da ao conjunto de alteraes nas condies do clima da Terra pelo acmulo de seis tipos de gases na atmosfera - sendo os principais o dixido de carbono (CO2) e o metano (CH4) - emitidos em quantidade excessiva atravs da queima de combustveis (petrleo e carvo) e do uso inadequado do solo. SANTILLI, M. Mudana climtica global. Almanaque Brasil Socioambiental 20 08. So Paulo, 200 7 (adaptado). Suponha que, ao invs de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura, resfriando-se como numa era glacial, nesse caso a) a camada de geleiras, bem como o nvel do mar, diminuiriam. b) as geleiras aumentariam, acarretando alteraes no relevo do continente e no nvel do mar. c) o equilbrio do clima do planeta seria re-estabelecido, uma vez que ele esta em processo de aquecimento. d) a fauna e a flora das regies prximas ao crculo polar rtico e antrtico nada sofreriam com a glaciao. e) os centros urbanos permaneceriam os mesmos, sem prejuzo a populao humana e ao seu desenvolvimento.

51) (Simulado Enem-2009) Metade do volume de leo de cozinha consumido anualmente no Brasil, cerca de dois bilhes de litros, e jogada incorretamente em ralos, pias e bueiros. Estima-se que cada litro de leo descartado polua milhares de litros de gua. O leo no esgoto tende a criar uma barreira que impede a passagem da gua, causa entupimentos e, consequentemente, enchentes. Alm disso, ao contaminar os mananciais, resulta na mortandade de peixes. A reciclagem do leo de cozinha, alm de necessria, tem mercado na produo de biodiesel. H uma demanda atual de 1,2 bilhes de litros de biodiesel no Brasil. Se houver planejamento na coleta, transporte e produo, estima-se que se possa pagar at R$ 1,00 por litro de leo a ser reciclado. Programa mostra caminho para uso do leo de fritura na produo de biodiesel. Disponvel em: http://www.nutrinews.com.br. Acesso em: 14 fev. 2009. De acordo com o texto, o destino inadequado do leo de cozinha traz diversos problemas. Com o objetivo de contribuir para resolver esses problemas, deve-se a) utilizar o leo para a produo de biocombustveis, como o etanol. b) coletar o leo devidamente e transport-lo as empresas de produo de biodiesel. c) limpar periodicamente os esgotos das cidades para evitar entupimentos e enchentes. (d) utilizar o leo como alimento para os peixes, uma vez que preserva seu valor nutritivo apos o descarte. e) descartar o leo diretamente em ralos, pias e bueiros, sem tratamento prvio com agentes dispersantes.

52) (Simulado Enem-2009) Nas ltimas dcadas os ecossistemas aquticos tem sido alterados de maneira significativa em funo de atividades antrpicas, tais como minerao, construo de barragens, desvio do curso natural de rios, lanamento de efluentes domsticos e industriais no tratados, desmatamento e uso inadequado do solo prximo aos leitos, superexplorao dos recursos pesqueiros, introduo de espcies exticas, entre outros. Como conseqncia, tem-se observado expressiva queda da qualidade da gua e perda da biodiversidade aqutica, em funo da desestruturao dos ambientes fsico, qumico e biolgico. A avaliao de impactos ambientais nesses ecossistemas tem sido realizada atravs da medio de alteraes nas concentraes de variveis fsicas e qumicas da gua. Este sistema de monitoramento, juntamente com a avaliao de variveis biolgicas, fundamental para a classificao de rios e crregos em classes de qualidade de gua e padres de potabilidade e balneabilidade humanas. DAVE, M.; GOULART, C.; CALLISTO, M. Bioindicadores de qualidade de gua como ferramenta em estudo de impacto ambiental. Disponvel em:

15 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

http://www.icb.ufmg.br. Acesso em: 9 jan. 2009 (adaptado). Se um pesquisador pretende avaliar variveis biolgicas de determinado manancial, deve escolher os testes de a) teor de oxignio dissolvido e de temperatura e turbidez da gua. b) teor de nitrognio amoniacal e de temperatura e turbidez da gua. c) densidade populacional de cianobactrias e de invertebrados bentnicos. d) densidade populacional de cianobactrias e do teor de alumnio dissolvido. e) teor de nitrognio amoniacal e de densidade populacional de invertebrados bentnicos.

sobre uma espcie de pssaro que, aps a ecloso, precisa se alimentar de uma certa quantidade de lagartas para desenvolver penugem.

53) (UECE-2006) O oznio forma uma camada na alta atmosfera que constitui um escudo protetor contra a penetrao da radiao ultravioleta proveniente do sol. Com relao camada de oznio, fundamental sobrevivncia dos seres vivos sobre a terra, podemos afirmar, corretamente: a) A principal causa de sua destruio a liberao, na atmosfera, de gases sulfurados, abreviadamente chamados de CFCs. b) O tamanho do buraco resultante de reaes provocadas pelos CFCs bastante estvel. c) A radiao ultravioleta causa a ruptura de algumas molculas do gs oxignio que, com a liberao de tomos isolados, imediatamente reagem com outras molculas de O2, formando o gs oznio (O3). d) O oznio somente pode ser formado em altitudes elevadas e, portanto, no causa prejuzo sade e qualidade de vida das populaes humanas.

Com base no texto, no grfico e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar: a) Na fase de desajuste, a quantidade de ovos diminuiu drasticamente durante a postura. b) Com a antecipao do perodo do pico de biomassa de lagartas na situao de desajuste, os pssaros passaram a se reproduzir mais cedo. c) A situao de desajuste mostra que, devido ao aumento da temperatura, os pssaros migraram para outro ambiente. d) A situao de desajuste mostra que o nmero de lagartas aumentou muito, causando um srio desequilbrio na cadeia alimentar, pois a quantidade de produtores no foi suficiente para aliment-las. e) A situao de desajuste mostra que as necessidades alimentares dos filhotes ficaram comprometidas, visto que o pico de biomassa de lagartas aconteceu mais cedo.

54) (UECE-2007) O foco da mdia, atualmente, o aquecimento global, por conta do efeito estufa causador de irregularidades climticas que tm se manifestado na Biosfera. Outrora, o foco foi a AIDS, pelo seu potencial de destruio da espcie humana. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, a substncia qumica causadora do efeito estufa e a clula sangnea parasitada pelo vrus da AIDS. a) CO2 e linfcito B b) CFC e linfcito T4 c) CFC e linfcito B d) CO2 e linfcito T4

55) (UEL-2006) H uma estreita relao entre as variveis: estao do ano, temperatura, reproduo e disponibilidade de alimentos. Fatores, tais como o efeito estufa e o aumento na temperatura, podem levar a um desequilbrio no ambiente, com conseqente alterao na relao entre essas variveis. Analise o grfico a seguir

56) (UEL-2006) No pas onde 47,8% dos municpios no tinham servios de esgotamento sanitrio, segundo o Censo 2000, e 44,7% dos domiclios no esto ligados rede coletora, o esgoto a cu aberto o pior problema ambiental. Foi apontado como fator poluente por 1.031 (46%) dos 2.263 municpios que declararam sofrer danos ambientais que atingem diretamente a populao. (Folha de Londrina, Londrina, 18 maio 2005. Caderno Cidadania.) Em razo de a maior parte das cidades brasileiras ter redes de esgotos e estaes de tratamento insuficientes, grande parte dos resduos orgnicos produzidos pelas populaes acabam por ser lanados em rios e/ou lagos, levando ao processo denominado eutrofizao. Assinale a alternativa que indica, corretamente, a forma seqencial na qual esse processo ocorre: a) Aumento do nmero de bactrias aerbias, diminuio do oxignio, excesso de matria orgnica, decomposio anaerbia, produo de gases txicos. b) Produo de gases txicos, aumento do nmero de bactrias aerbias, diminuio do oxignio, excesso de matria orgnica, decomposio anaerbia.

16 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) Decomposio anaerbia, excesso de matria orgnica, aumento do nmero de bactrias aerbias, diminuio do oxignio, produo de gases txicos. d) Produo de gases txicos, decomposio anaerbia, diminuio do oxignio, aumento do nmero de bactrias aerbias, excesso de matria orgnica. e) Excesso de matria orgnica, aumento do nmero de bactrias aerbias, diminuio do oxignio, decomposio anaerbia, produo de gases txicos.

57) (UEMG-2006) Analise a figura seguinte:

Considerando o que foi exposto no texto acima e outros conhecimentos que voc possui sobre o assunto, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que a) os desmatamentos tm contribudo para o efeito estufa uma vez que representam perda de superfcie assimiladora de CO2. b) a emisso de CO2, originado na respirao processo exclusivo dos organismos hetertrofos. c) o CO2 associado ao efeito estufa , ainda, a origem do O2 liberado para a atmosfera no processo fotossinttico. d) a combusto a nica forma de retornar para a atmosfera o carbono retido no corpo dos vegetais.

59) (UERJ-2003) A diversidade de espcies de zooplncton encontrada em quatorze lagos estudados em Indiana, EUA, foi comparada produtividade primria do ecossistema. As relaes entre esses dois fatores est representada no grfico abaixo.

Utilizando-se das informaes contidas na figura e de outros conhecimentos que voc possui sobre o assunto, s no est CORRETO afirmar que a) o derretimento das calotas um processo natural que ocorre de maneira cclica ao longo dos anos. b) o fenmeno pode ser agravado pela emisso de gases oriundos da pecuria brasileira e de plantaes de arroz na sia. c) a reduo das calotas acompanhada da reduo da temperatura nas guas rticas. d) a reduo das calotas coloca em risco de inundao muitas cidades litorneas.

Justifique a diferena na diversidade de espcies encontrada entre os lagos fortemente poludos e os lagos com pouca ou nenhuma poluio.

58) (UEMG-2007) Nos ltimos anos cresce o interesse em avaliar o equilbrio do fluxo de carbono devido ao fato das emisses de CO2 (dixido de carbono) na atmosfera estarem aumentando, devido combusto de combustveis fsseis, desmatamento e mudanas do uso da terra. A preocupao com a reduo das emisses de CO2, resultou na realizao da conferncia de Kyoto, em dezembro 1997, para definir metas de reduo de dixido de carbono na atmosfera. Nessa ocasio j existia a preocupao com o efeito estufa e a elevao da temperatura global, os quais produzem mudanas de clima, tais como furaces, enchentes, secas e a elevao dos nveis dos oceanos. (Extrado de: http://www.pcs.usp.br/~laa/Grupos/CLIMA_modelagem_ de_fotossintese.php)

60) (UFC-2006) Leia o texto a seguir. A proposta de implantao do projeto de transposio das guas do rio So Francisco fez surgir um grande questionamento quanto ao seu estado de preservao ambiental. Atualmente, constata-se que entre os impactos ambientais mais significativos presentes no rio So Francisco consta a perda de recursos pesqueiros pela ausncia de trocas entre o rio e suas lagoas marginais, as quais representam reprodutrios de um grande nmero de espcies aquticas. (SBPC, Encontro internacional sobre transferncia de guas entre grandes bacias hidrogrficas, 2004). Conforme o texto, o impedimento definitivo do fluxo hdrico do rio So Francisco para as suas lagoas

17 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

marginais, devido ao rebaixamento da coluna dgua, promove o desencadeamento de um desequilbrio ecolgico. Com a evoluo deste processo, algumas lagoas marginais podero apresentar alteraes dos seguintes parmetros: teor de oxignio dissolvido, concentrao de nutrientes presentes, produo primria, densidade de algas cianofceas, abundncia de microorganismos bentnicos e biomassa de peixes. No grfico a seguir esto plotadas as concentraes/quantidades dos parmetros acima descritos, considerando o tempo A, como o incio da interrupo do fluxo de gua para uma lagoa marginal e B um tempo avanado de isolamento desta lagoa.

o continente consiga cumprir as exigncias do Protocolo de Kyoto (...). Boletim da Agncia FAPESP, setembro/2005-11-30 (baseado em artigo publicado na revista Nature) Considere o texto acima e responda: I. Qual o nome do fenmeno relacionado ao aquecimento global? II. Como as atividades humanas podem contribuir para agravar esse fenmeno? III. De acordo com o texto, explique como a vegetao poderia atenuar e acentuar o fenmeno de aquecimento global. IV. Cite uma das exigncias do Protocolo de Kyoto (Quioto).

I. Que processo biolgico estar predominando nessas lagoas marginais devido ao isolamento hdrico? II. Os nmeros 1, 2, 3 e 4 indicam os parmetros que foram descritos acima e que esto sofrendo modificaes em funo do tempo. Escreva, na tabela abaixo, que parmetro corresponde a cada nmero indicado. III. Qual a principal conseqncia da ausncia do parmetro 4, plotado no grfico, para o ecossistema das lagoas marginais do rio So Francisco?

61) (UFC-2006) Leia o texto a seguir. Quente, seco e perigoso do ponto de vista ambiental. A onda de calor que causou milhares de mortes na Europa em 2003 teve conseqncias tambm terrveis para o crescimento das formaes vegetais(...). Os cientistas constataram que o crescimento das vegetaes temperadas europias foi 30% menor do que em anos anteriores. Pior do que isso. Em vez de funcionar como sorvedouros de carbono, as plantas viraram fonte. Isso, se repetido, poder potencializar ainda mais o aquecimento global em termos regionais(...). A expectativa que novas ondas de calor, como as de 2003, ocorram novamente na Europa, na mesma intensidade, at 2025(...). Episdios quentes e secos, como o de 2003, podem impedir que

62) (UFC-2009) O fenmeno conhecido como imposex caracteriza-se pelo surgimento anormal de caracteres sexuais masculinos, como pnis e vaso deferente, em fmeas de moluscos gastrpodes. Esse fenmeno provocado pela contaminao da gua do mar por compostos orgnicos de estanho, como o tributilestanho (TBT), oriundo das tintas de ao antiincrustante utilizadas em muitas embarcaes. O imposex verificado principalmente em reas onde h fluxo constante de navios e embarcaes. Com base no exposto, assinale a alternativa correta. a) A introduo de fmeas normais no local contaminado seria vantajosa, pois restabeleceria permanentemente a populao de fmeas, e a reproduo no seria afetada. b) O acmulo de TBT na cadeia alimentar levaria a um fenmeno conhecido como magnificao trfica, aumentando a concentrao de TBT nos nveis trficos inferiores. c) A populao de moluscos afetados pela contaminao com TBT entraria em declnio, com uma possvel extino local da espcie. d) O TBT atuaria de maneira benfica para a comunidade marinha por realizar o controle da populao local de moluscos. e) O TBT teria efeito direto na populao de moluscos, sem afetar os demais organismos da comunidade marinha local. 63) (UFMG-1997) A proibio do fumo em bares e restaurantes, adotada em So Paulo em 1995, com o intuito de proteger o no-fumante (fumante passivo), gerou grande polmica, inclusive a jurdica. Todas as alternativas contm argumentaes sobre as aes da fumaa do tabaco que so comprovadamente aceitas, EXCETO: a) causa problemas respiratrios, principalmente em crianas. b) contm monxido de carbono, que bloqueia a funo de certas clulas sangneas.

18 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) contm nicotina que libera a adrenalina que despigmenta a pele. d) tem ao cancergena tanto para o fumante ativo quanto para o passivo.

c) depois da segunda aplicao do inseticida, os organismos resistentes se tornam mais numerosos que os sensveis. d) feita a primeira aplicao do inseticida, ocorre alterao no gentipo dos insetos sensveis, o que resulta no decrescimento da populao.

64) (UFMG-2006) Analise esta tabela, em que se relaciona a temperatura com a quantidade de oxignio dissolvido na gua: Temperatura ( C) Oxignio dissolvido na gua (cm3/l ) 0 10,2 5 8,9 10 7,9 15 7,1 20 6,4 25 5,9 30 5,3 FONTE: CHARBONNEAU, J. P. et al. Enciclopdia de Ecologia. So Paulo: EPU/EDUSP, 1979. p.120. Os dados dessa tabela NO podem ser usados para explicar a) o predomnio de fermentao anaerbica em guas a 30 C. b) a eutrofizao rpida em temperaturas entre 15 e 20 C. c) a morte dos peixes em guas com temperaturas acima de 30 C. d) aumento de populaes de algas em temperaturas abaixo de 5 C.

65) (UFMG-2006) Analise este grfico, em que est representado o efeito de duas aplicaes de inseticida em uma plantao de cana-de-acar infestada de cigarrinhas:

66) (UFPR-2009) Os indicadores de sade mostram que o municpio de Paranagu apresenta um grande nmero de casos de doenas respiratrias. Embora no exista nenhum estudo identificando a razo desses casos, alguns autores indicam que possa ser devido a poluio atmosfrica causada pelo trfego de caminhes e navios na regio. Os principais poluentes atmosfricos presentes em cidades porturias so SO2, NO2, oznio e material particulado. Sobre esses poluentes atmosfricos, assinale a alternativa correta. a) O oznio no se caracteriza como poluente, pois o que emitido pelos veculos chega at a camada de oznio e auxilia na proteo contra o efeito estufa. b) O dixido de enxofre (SO2) funciona como causador de algumas doenas graves como dengue, clera e tuberculose. c) Ao reagirem com a gua presente em nosso corpo ou na atmosfera, o SO2 e o NO2 formam cidos que podem causar chuvas cidas ou acidificao dos tecidos, principalmente no pulmo. d) O material particulado proveniente desses veculos originado a partir da queima do CO2 que ocorre em seus motores. e) Os nveis de NO2 atmosfricos aumentam principalmente na poca do embarque da safra, isto se d a partir da degradao da soja, que apresenta altos teores de protenas. 67) (UFRJ-2005) Os salmes do Pacfico (Oncorhynchus nerka) so peixes carnvoros. Estudos demonstram que as concentraes de bifenilas policloradas (BPC - compostos organoclorados utilizados em diversos processos industriais) nos tecidos desses peixes so maiores do que as encontradas nos oceanos. Explique por que a concentrao de BPC nos salmes maior do que a verificada nos oceanos.

Com base nas informaes desse grfico e em outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que, a) para ocorrer uma nova reduo da populao, necessrio mudar o tipo de inseticida ou a forma de controle da cigarrinha. b) aps a primeira aplicao do inseticida, se evidencia a eficincia deste pela queda acentuada no nmero de cigarrinhas ocorrida nesse perodo.

68) (UFRJ-2008) Os grficos a seguir mostram as variaes na concentrao de dixido de carbono (CO2) atmosfrico (grfico 1) e as variaes no nvel dos oceanos (grfico 2) em dcadas recentes. As medies de CO2 anteriores a 1950 foram obtidas no gelo da calota polar e as demais, diretamente na atmosfera.

19 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) O gs carbnico, cada vez mais abundante na atmosfera, provoca o efeito estufa, fenmeno completamente indesejvel natureza. c) O clorofluorcarbono (CFC) tem provocado alteraes na camada de oznio, tendo como conseqncia o aquecimento da Terra. d) xidos de enxofre e de nitrognio liberados pela queima de combustveis fsseis ocasionam chuvas cidas.

a) Para cada grfico, apresente uma causa das variaes observadas. b) Estabelea a relao entre os fenmenos representados nos dois grficos. 69) (UFRN-1999) A grande quantidade de detritos orgnicos e metais pesados lanados nos rios por indstrias tem ocasionado modificaes considerveis nesses ecossistemas. Nesse sentido, correto afirmar que a) os caranguejos, em decorrncia de seu sistema de excreo, so insensveis a poluentes. b) as ostras, animais filtradores, desempenham importante papel na eliminao dos metais pesados do ecossistema aqutico. c) o aumento de nutrientes fosfatados e nitrogenados ocasiona a morte de bactrias decompositoras. d) o acmulo de matria orgnica provoca intensa proliferao de microorganismos heterotrficos e compromete a fotossntese.

71) (UFSC-2003) A produo, em larga escala, de lixo e dejetos slidos um trao caracterstico da civilizao urbana e industrial. Em geral, quanto maior o PIB per capita, tanto maior a quantidade de lixo gerada pelas residncias e indstrias. O lixo domstico um subproduto do consumo de bens durveis e no-durveis. No Brasil, cada pessoa origina uma mdia diria de 0,6 kg de lixo domstico; nos Estados Unidos, essa mdia chega a 2,0 kg. (FAVARETTO, J. H.; MERCADANTE, C. Lixo e Civilizao. In: Biologia. So Paulo: Moderna, 1. ed. v. nico, p. 73). Em relao a essa temtica, CORRETO afirmar que: 01. um dos srios problemas ambientais decorrentes da incinerao do lixo a poluio do ar, em razo da liberao de monxido e dixido de carbono, entre outros poluentes. 02. os lixes so locais propcios procriao de insetos, muitos dos quais transmissores de doenas como a esquistossomose e a malria, que podem ser veiculadas por mosquitos e baratas. 04. em alguns aterros sanitrios, o metano coletado e canalizado, sendo empregado como combustvel domiciliar, o que beneficia o ambiente. 08. a compostagem, transformao do lixo orgnico (restos de alimentos, folhas, etc.) em adubo, resulta da ao de minhocas, fungos e bactrias. 16. a reciclagem importante pois, entre outras vantagens, poupa recursos naturais, economiza energia e auxilia a reduzir a poluio atmosfrica.

70) (UFRN-1999) O processo de industrializao, apesar de proporcionar grandes benefcios humanidade, traz-lhe conseqncias negativas, como o caso da poluio do ar. Com base nisso, indique a opo verdadeira. a) O monxido de carbono um poluente cada vez mais comum na atmosfera das grandes cidades e causa a inverso trmica.

72) (UFSC-2006) O aumento da produo de sunos em vrios estados do Brasil, como Santa Catarina, evidencia problemas na adequao e no licenciamento ambiental das propriedades, que podem ser altamente poluentes, caso no utilizem sistemas de tratamento dos resduos animais. Seja qual for a forma de criao, a suinocultura pode representar importante fonte de degradao do ar, dos recursos hdricos e do solo. O problema crucial est no aprecivel volume de dejetos produzidos, no impacto ambiental e no difcil alcance da sustentabilidade da produo. Estima-se que um animal destinado ao abate, com peso variando de 25 a 100 quilos, produza uma mdia de sete litros de dejetos a cada dia.

20 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Texto adaptado de:

Considerando o texto acima e o tema a que se refere, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Os resduos da criao de sunos, assim como de outros mamferos, englobam as fezes, urina, gua desperdiada pelos bebedouros e higienizao, resduos da rao, plos, entre outros. 02. Uma das principais causas da poluio a liberao direta desses dejetos, sem o devido tratamento, em rios e riachos. 04. O excesso de matria orgnica nos resduos lanados nas guas aumenta o teor de oxignio dissolvido na gua, devido ao surgimento de algas fotossintetizantes, fazendo proliferar os peixes, num fenmeno denominado eutrofizao, sendo esta uma vantagem na criao de sunos. 08. Pode ocorrer disseminao de patgenos (organismos causadores de doenas), mau cheiro e contaminao de guas potveis com amnia, nitratos e outros elementos txicos. 16. Devido aos resduos de sunos, as pessoas podem contrair diretamente a Tenase, um importante parasita intestinal. 73) (UFSCar-2006) Nas zonas urbanas das grandes cidades, cada habitante produz cerca de 1kg de lixo diariamente. A maior parte desse material acaba sendo depositada em lixes ou aterros sanitrios. Sobre esses dois mtodos de destinao do lixo, pode-se dizer que a) os lixes so mais indicados que os aterros apenas quando localizados fora do permetro urbano e quando houver controle sobre o acesso de pessoas. b) lixes e aterros apresentam o inconveniente de inviabilizar a coleta seletiva do lixo e a reciclagem de material. c) os aterros apresentam a vantagem de minimizar o risco de transmisso de doenas, mas so desvantajosos porque no impedem a contaminao do solo e das guas subterrneas. d) os lixes mantm o lixo exposto a cu aberto, atraindo animais e provocando mau cheiro. Quando cobertos com lona ou mantidos sob galpo, so denominados aterros sanitrios. e) os aterros, assim como os lixes, produzem gs metano e chorume, mas nos aterros h controle sobre a produo e drenagem desses produtos, de modo a no contaminar o solo e a atmosfera.

peixes. Um vazamento na tubulao despejou grande quantidade de resduos nesse lago, trazendo por conseqncia, no necessariamente nessa ordem, I. morte dos peixes; II. proliferao de microorganismos anaerbicos; III. proliferao de organismos decompositores; IV. aumento da matria orgnica; V. diminuio da quantidade de oxignio disponvel na gua; VI. liberao de gases mal cheirosos, como o cido sulfdrico. Pode-se dizer que a ordem esperada para a ocorrncia desses eventos : a) I, IV, III, V, II e VI. b) I, VI, III, IV, V e II. c) IV, III, V, I, II e VI. d) IV, VI, V, III, II e I. e) VI, V, I, III, IV e II.

75) (UFSCar-2005) Cubato esquece traumas e torna-se exemplo de recuperao ambiental. (...) O guar-vermelho, ave rara que havia desaparecido da regio em conseqncia da poluio e que estava ameaada de extino, voltou a habitar os manguezais, a procriar e se tornou smbolo de despoluio de Cubato. (...) (Agncia Brasileira de Notcias, www.abn.com.br/ 17.06.2004.) O guar-vermelho (Eudocimus ruber) uma ave que ocorria ao longo de todo o litoral brasileiro. Hoje, est restrito regio compreendida pela costa dos estados do Amap, Par e Maranho, onde se alimenta de caranguejos, caramujos e insetos e forma ninhais na copa das rvores, partilhando espao com colhereiros e cabeas-seca. Pesquisadores admitem que a populao de guars de Cubato, SP, ali se estabeleceu no incio da dcada de 80, a partir de alguns poucos indivduos que migraram do norte do pas. a) Alm da reduo dos nveis de poluio, cite dois outros fatores que podem ter permitido o restabelecimento de uma populao de guars na regio de Cubato. b) Por que as aves em geral so consideradas bons indicadores da qualidade ambiental?

76) (UFSCar-2007) O lanamento de dejetos humanos e de animais domsticos nos rios, lagos e mares leva a um fenmeno conhecido como eutroficao, uma das formas mais comuns de poluio das guas. a) Em que consiste esse fenmeno? b) O que ocorre com os nveis de oxignio dissolvido na gua em ambientes eutrficos? Justifique.

74) (UFSCar-2006) Uma tubulao de esgoto passava ao lado de um lago no parque central da cidade. Embora em rea urbana, esse lago era povoado por vrias espcies de

21 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

77) (UFSCar-2008) A energia do Sol entra na atmosfera sob a forma de ondas de luz, aquecendo a Terra. Parte dessa energia refletida e volta a irradiar-se no espao, sob forma de ondas infravermelhas. Em condies normais, uma parte dessa radiao infravermelha que volta para o espao , naturalmente, retida pela atmosfera... O problema que enfrentamos agora que essa fina camada atmosfrica est ficando mais espessa em conseqncia da enorme quantidade de dixido de carbono e outros gasesestufa produzidos pelo homem, resultando no aquecimento global. (Al Gore, Uma Verdade Inconveniente, 2006.) Embora as hipteses hoje levantadas em relao s causas do efeito estufa no sejam consensuais, podemos dizer que, dentre as atividades humanas que intensificam esse fenmeno, destacam-se a) as queimadas, que aumentam a quantidade de CO2 e diminuem a camada de oznio (O3). b) a utilizao de combustveis fsseis e queimadas, que elevam o nvel de CO2. c) a utilizao de combustveis minerais e queimadas, que diminuem a concentrao de oxignio na atmosfera. d) o desmatamento e o uso do CFC, que afetam a quantidade de CO2 na atmosfera. e) a utilizao de combustveis fsseis, as queimadas e o uso do CFC, que alteram as propores de O2 e CO2 na atmosfera. 78) (UFSCar-2009) A prtica da queima da palha da canade-acar para facilitar a colheita deve ser extinta no Estado de So Paulo, por causar danos ao meio ambiente. Estes danos esto diretamente relacionados com a) o aumento de compostos nitrogenados no solo, como amnia e nitrato. b) a reduo na evaporao da gua do solo. c) o aumento da matria orgnica na superfcie do solo, provocado pela queima da matria vegetal. d) a reduo da eroso na rea, provocando o acmulo de cinzas na superfcie. e) o aumento na concentrao de gases txicos na atmosfera, provocado pela combusto da matria orgnica. 79) (Unicamp-1998) A poluio atmosfrica de Cubato continua provocando efeitos negativos na vegetao da Serra do Mar, mesmo aps a instalao de filtros nas indstrias na dcada de 80. Nos locais onde houve destruio total, a mata est se recompondo, mas com uma vegetao diferente da Mata Atlntica original . a) Considerando que a mata est se recompondo atravs de um processo natural de sucesso secundria, quais so as etapas esperadas nesse processo? b) Cite duas caractersticas tpicas da Mata Atlntica.

80) (Unicamp-2000) Os recursos hdricos esto sendo cada vez mais contaminados por esgoto domstico, que traz consigo grande nmero de bactrias. Apesar de parte delas no serem patognicas, muitas causam problemas de sade ao homem. Levando em conta que as bactrias decompem a matria orgnica por processo aerbico ou anaerbico e que a demanda bioqumica de oxignio (DBO) e o ndice de coliformes fecais so utilizados como indicativos da poluio da gua, resolva as questes abaixo. a) Compare guas poludas e no poludas quanto a: DBO, ndice de coliformes fecais, teor de oxignio dissolvido e ocorrncia de processos aerbicos e anaerbicos. b) Os coliformes fecais so bactrias anaerbicas facultativas. Metabolicamente, o que um organismo anaerbico facultativo? c) Cite uma doena bacteriana adquirida pela ingesto de gua contaminada e d o nome de seu agente causador.

81) (Unicamp-2002) Uma alterao climtica muito noticiada o efeito estufa, que se atribui ao aumento da concentrao de gases como o CO2 na atmosfera. Segundo algumas previses, esse fenmeno poder causar um aumento de 3C na temperatura mdia do planeta nos prximos 100 anos. A figura abaixo mostra o crescimento relativo de duas espcies de plantas em funo da temperatura ambiente.

a) Em um local com temperatura mdia de 20C convivem as espcies A e B. Qual das duas espcies seria beneficiada pelo aumento previsto de temperatura? Explique. b) Por que a concentrao de CO2 influencia o crescimento das plantas? c) A escassez de gua no solo afeta negativamente o crescimento da planta. Por qu?

82) (UNICAMP-2006) O aquecimento global assunto polmico e tem sido associado intensificao do efeito estufa. Diversos pesquisadores relacionam a intensificao

22 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

desse efeito a vrias atividades humanas, entre elas a queima de combustveis fsseis pelos meios de transporte nos grandes centros urbanos. a) Explique que relao existe entre as figuras A e B e como elas estariam relacionadas com a intensificao do efeito estufa. b) Por que a intensificao do efeito estufa considerada prejudicial para a Terra? c) Indique uma outra atividade humana que tambm pode contribuir para a intensificao do efeito estufa. Justifique.

b) Sabe-se que a aplicao intensiva de agrotxicos, como o DDT, pode afetar a cadeia alimentar tanto de ambientes aquticos como de solos. Explique por que isso ocorre.

Figuras adaptadas de Karen Arms & Pamela S. Camp, Biology, Saunders College Publishing,1995, p. 1108.

83) (UNICAMP-2007) O agronegcio responde por um tero do PIB, 42% das exportaes e 37% dos empregos. Com clima privilegiado, solo frtil, disponibilidade de gua, rica biodiversidade e mo-de-obra qualificada, o Brasil capaz de colher at duas safras anuais de gros. As palavras so do Ministrio da Agricultura e correspondem aos fatos. Essa , no entanto, apenas metade da histria. H uma srie de questes pouco debatidas: Como se distribui a riqueza gerada no campo? Que impactos o agronegcio causa na sociedade, na forma de desemprego, concentrao de renda e poder, xodo rural, contaminao da gua e do solo e destruio de biomas? Quanto tempo essa bonana vai durar, tendo em vista a exausto dos recursos naturais? O descuido socioambiental vai servir de argumento para a criao de barreiras no-tarifrias, como a que vivemos com a China na questo da soja contaminada por agrotxicos? (Adaptado de Amlia Safatle e Flvia Pardini, Gros na Balana. Carta Capital, 01/09/2004, p. 42.) A contaminao por agrotxicos tambm mencionada no texto 6 da coletnea. A aplicao intensiva de agrotxicos a partir da dcada de 1940 aumentou a produtividade na agricultura. Atualmente, so produzidas e cultivadas plantas transgnicas, isto , geneticamente modificadas para serem resistentes ao de insetos. Um exemplo conhecido o milho geneticamente modificado com um gene da bactria Bacillus thuringensis (Bt), o que lhe confere resistncia a ataques de insetos. Contudo, alguns pesquisadores tm observado que diferentes espcies de insetos adquirem resistncia s toxinas bioinseticidas produzidas por essas plantas. a) Explique como os insetos se tornam resistentes.

84) (UNICAMP-2007) Desde o incio do crescimento habitacional desordenado s margens de uma represa, suas guas vm sendo analisadas periodicamente em relao aos teores de nitrato, fosfato, clorofila e oxignio dissolvido, em virtude do crescente despejo de esgotos sem tratamento. Aps a ocorrncia da morte de um grande nmero de peixes, a comunidade ribeirinha pediu s autoridades que fossem instaladas tanto a rede de esgotos quanto uma estao de tratamento dos resduos. Os resultados obtidos em relao aos fatores citados, antes e aps a instalao da rede e estao de tratamento de esgotos, esto representados na Figura abaixo. A instalao da estao de tratamento ocorreu em A. a) Que relao existe entre as anlises realizadas e a poluio das guas por esgotos domsticos? De que forma os fatores analisados (mostrados na figura) esto relacionados com a mortalidade de peixes? b) As autoridades garantiram populao ribeirinha que a instalao da estao de tratamento de esgotos permitiria que as guas da represa voltassem a ser consideradas de boa qualidade. Com base nos resultados mostrados na figura, justifique a afirmao das autoridades.

85) (Unifesp-2003) O grande aquecimento global verificado nos ltimos 25 anos aponta o homem como o principal responsvel pelas mudanas climticas observadas no planeta atualmente. Sobre esse assunto, correto afirmar que: a) os principais agentes do aquecimento global so o aumento de CO2 e de gases contendo enxofre liberados diariamente. A quantidade de vapor dgua atmosfrico, que em princpio poderia tambm influenciar, no tem apresentado grandes alteraes a longo prazo, pelas prprias caractersticas que possui o ciclo da gua no planeta. b) a destruio da camada de oznio pelo uso continuado de CFCs (clorofluorcarbonos) apontada, juntamente com o aumento da liberao de CO2 por combustveis fsseis, como um dos principais agentes promotores do aquecimento global. c) poeira e pequenas partculas em suspenso eliminadas com a poluio configuram-se, juntamente com o vapor

23 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

dgua misturado ao enxofre, como os principais responsveis pelo efeito estufa desregulado, que aumenta o aquecimento no planeta. d) a conteno do uso de combustveis fsseis e o controle da liberao de gs metano por material em decomposio e pelos lixes das reas urbanas so apontados como fatores importantes para deter o aumento do aquecimento global. e) o excesso de CO2 liberado e o aquecimento global por ele provocado inibem, a longo prazo, a expanso das florestas. Alm disso, o aumento das queimadas libera mais CO2 e deixa vastas reas descobertas, piorando o efeito estufa desregulado.

grande extenso, mesmo daqueles que no tiveram contato com o leo. c) ao ser derramado, o leo forma uma pelcula superficial que no afeta tanto os organismos marinhos, pois eles se deslocam, mas atinge principalmente as aves pescadoras, pois o leo impregna suas penas e elas morrem afogadas. d) a camada de leo atinge diretamente o plncton, que a principal fonte de produo primria para o ambiente marinho e configura-se como a base da cadeia trfica ocenica. e) o zooplncton a poro mais afetada, pois os organismos morrem impregnados pelo leo, ao contrrio do fitoplncton, que possui parede celular que os impermeabiliza e permite sua sobrevivncia nesses casos. 88) (Vunesp-2000) O homem moderno tem provocado freqentes desequilbrios na natureza. A presena de poluentes na atmosfera, na gua e no solo tem gerado diferentes tipos de poluio com danos sade dos seres vivos e, em especial, do homem. Entre estes agentes poluidores esto os metais pesados, tais como cobre, chumbo e mercrio e, entre os xidos de carbono, o mais perigoso, que o monxido de carbono (CO). a) De que forma o monxido de carbono poder ser prejudicial sade humana quando inspirado pelo homem? b) Como os metais pesados podero prejudicar o meio ambiente? 89) (Vunesp-2005) As crescentes emisses de dixido de carbono (CO2) e outros gases na atmosfera tm causado srios problemas ambientais como, por exemplo, o efeito estufa e o conseqente aquecimento global. A concentrao deste gs na atmosfera, que era de 280 partes por milho (ppm) em 1800, atingiu 380 ppm nos dias atuais. Em termos prticos, a assinatura do Protocolo de Kyoto em 1997 teve por objetivo obrigar os pases a contribuir para a reduo da concentrao de CO2 na atmosfera nos prximos anos. Uma das alternativas levantadas pelo Protocolo de Kyoto para diminuir esta concentrao a de incrementar o seqestro de carbono da atmosfera. Considerando o ciclo global do carbono, responda. a) Atualmente, qual o principal fator, relacionado com produo de energia, responsvel pela emisso em taxas crescentes de CO2 na atmosfera? Considerando a atividade industrial, cite duas medidas prticas que poderiam contribuir para diminuir a emisso de CO2. b) Cite um processo biolgico que possibilita o seqestro de carbono da atmosfera, e uma situao ou medida prtica para que este seqestro ocorra.

86) (UNIFESP-2007) Sobre a relao existente entre o buraco na camada de oznio e o efeito estufa, correto dizer: a) quando aumenta o buraco na camada de oznio, aumenta tambm a tendncia de aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada de oznio tambm contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa. b) se o efeito estufa aumenta, o buraco na camada de oznio tende a diminuir, pois o CO2 que promove o efeito estufa tambm combina com os gases que destroem a camada de oznio, combinao que resulta na chuva cida. c) quanto maior o buraco na camada de oznio, menor ser o ndice de aquecimento global, pois, se por um lado o buraco permite a entrada de raios UV, por outro lado permite tambm a sada da radiao refletida da superfcie do planeta e que contm calor. d) o aumento do aquecimento global provoca o aumento do buraco na camada de oznio, pois o CO2 concentrado na atmosfera tambm pode reagir com o oznio, ainda que em menor escala, e resultar na impossibilidade de que mais molculas sejam agregadas camada de oznio. e) quanto menor o buraco na camada de oznio, maior a capacidade de reteno de raios do Sol e, portanto, menor ser a quantidade de radiao atingindo a superfcie do planeta, o que diminui, portanto, a tendncia de aquecimento global por causa do efeito estufa.

87) (UNIFESP-2008) Nos acidentes com derramamento de petrleo em grandes extenses no mar, alguns dos principais impactos negativos esto relacionados formao de uma camada de leo sobre a rea atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que a) a camada de leo impede a penetrao de luz e, com isso, a realizao de fotossntese pelas algas bentnicas, que so os principais organismos fotossintetizantes do sistema ocenico. b) o leo derramado impedir a dissoluo do oxignio atmosfrico na gua, causando a morte de peixes em

90) (VUNESP-2006) Analise as seguintes informaes. I. A renovao dos tecidos requer um controle complexo para coordenar o comportamento de clulas

24 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

individuais e as necessidades do organismo como um todo. As clulas devem dividir-se e conter a diviso, sobreviver e morrer, manter uma especializao caracterstica apropriada e ocupar o lugar apropriado, sempre de acordo com as necessidades do organismo. Sabe-se que essas funes so geneticamente controladas. II. Em 2001 a indstria Shell do Brasil S.A. foi responsabilizada pela contaminao das reas em torno de sua fbrica de agrotxicos em Paulnia, SP, com resduos de Endrin, Diedrin e Aldrin. Um aumento significativo no nmero de casos de cncer na regio tem sido associado exposio dos moradores a essas substncias. a) Que relaes podem ser estabelecidas entre as informaes I e II? Inclua na sua resposta os conceitos de mutao gnica, agentes mutagnicos, descontrole dos mecanismos de diviso celular e cncer. b) D exemplos de um agente de natureza fsica e de um agente de natureza biolgica que podem aumentar a taxa de mutaes gnicas, aumentando assim a probabilidade de desenvolvimento de cncer.

contribuir para a reduo da concentrao de CO2 na atmosfera nos prximos anos. Uma das alternativas levantadas pelo Protocolo de Kyoto para diminuir esta concentrao a de incrementar o seqestro de carbono da atmosfera. Considerando o ciclo global do carbono, responda. a) Atualmente, qual o principal fator, relacionado com produo de energia, responsvel pela emisso em taxas crescentes de CO2 na atmosfera? Considerando a atividade industrial, cite duas medidas prticas que poderiam contribuir para diminuir a emisso de CO2. b) Cite um processo biolgico que possibilita o seqestro de carbono da atmosfera, e uma situao ou medida prtica para que este seqestro ocorra.

91) (VUNESP-2006) Na busca por uma maior produo de gros, agrnomos selecionaram artificialmente uma variedade de trigo que produzia 80% mais gros que as variedades at ento cultivadas. Essa variedade apresentava caule mais curto, de modo que a maior parte do nitrognio fornecido na forma de adubo era utilizada pela planta para a produo de gros. Em pouco tempo os agricultores de uma determinada regio abandonaram as variedades antigas e passaram a plantar apenas sementes dessa nova variedade. No entanto, no se sabia que a nova variedade era muito sensvel s flutuaes climticas, especialmente a altas temperaturas. a) Estabelea relaes entre a possvel conseqncia da seleo de uma nica variedade para plantio sobre a diversidade gentica do trigo cultivado naquela regio e sobre a capacidade do trigo de responder s alteraes ambientais. b) O aumento da concentrao de CO2 na atmosfera est relacionado a um fenmeno global que vem preocupando a comunidade cientfica e a sociedade em geral nos ltimos tempos. Comente os possveis efeitos dessa alterao global sobre a produo de gros da variedade de trigo mencionada. Qual a importncia da manuteno de banco de genes?

93) (VUNESP-2007) Recentemente, constatou-se um novo efeito desastroso do excesso de gs carbnico: os mares esto ficando mais cidos. As alteraes no pH martimo levam reduo do plncton, e ameaam aniquilar os recifes de corais. (Veja, 21.06.2006.) Estabelea relaes entre a destruio do plncton e a ameaa vida de animais marinhos e terrestres.

94) (VUNESP-2007) Com a temperatura mais alta, centros de sade do Sul e do Sudeste tero de se preparar para atender [a um aumento no nmero de] casos de malria e de dengue (Veja, 21.06.2006.) O texto refere-se a uma outra possvel conseqncia do aquecimento global. Considerando-se os agentes causador e transmissor, em que a malria difere da dengue e por que o aumento da temperatura pode levar ao aumento no nmero de casos dessas doenas nas regies Sul e Sudeste do pas?

92) (VUNESP-2005) As crescentes emisses de dixido de carbono (CO2) e outros gases na atmosfera tm causado srios problemas ambientais como, por exemplo, o efeito estufa e o conseqente aquecimento global. A concentrao deste gs na atmosfera, que era de 280 partes por milho (ppm) em 1800, atingiu 380 ppm nos dias atuais. Em termos prticos, a assinatura do Protocolo de Kyoto em 1997 teve por objetivo obrigar os pases a

95) (VUNESP-2007) O Brasil ocupa um confortvel 16lugar entre os pases que mais emitem gs carbnico para gerar energia. Mas se forem considerados tambm os gases do efeito estufa liberados pelas queimadas e pela agropecuria, o pas o quarto maior poluidor. (Veja, 21.06.2006.) A atividade agropecuria produz outro gs que contribui para o efeito estufa. Considere a criao de gado e responda. Qual esse gs e que processo leva sua formao?

96) (VUNESP-2007) Aquecimento j provoca mudana em gene animal. Algumas espcies animais esto se modificando geneticamente para se adaptar s rpidas

25 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

mudanas climticas no espao de apenas algumas geraes, afirmam cientistas. (Folha de S.Paulo, 09.05.2006.) O texto pressupe uma interpretao darwinista ou lamarckista do processo evolutivo? Justifique.

99) (VUNESP-2007) Em uma determinada cidade, teve incio, no ms de abril, o tratamento do esgoto domstico. Um monitoramento mensal de alguns parmetros da gua do rio que atravessa a cidade permitiu a construo da seguinte figura:

97) (VUNESP-2007) Em algumas espcies de tartarugas marinhas que usam as areias da praia para desovar, a determinao do sexo dos embries, se machos ou fmeas, est relacionada com a temperatura. A figura mostra a porcentagem de machos e fmeas eclodidos de ovos incubados a diferentes temperaturas.

Tendo como referncia as informaes presentes na figura e considerando o aquecimento global causado pelo efeito estufa, qual seria a conseqncia mais imediata para as populaes dessas espcies de tartarugas? Se um grfico de mesmo tipo fosse construdo para representar a porcentagem de embries machos e fmeas que se desenvolvem a partir de ovos das aves, na faixa de temperatura correspondente a 38 graus Celsius, quais seriam as porcentagens esperadas para cada um dos sexos? Justifique.

Os dados apresentados pela figura permitem afirmar que, a) de janeiro a maro, a baixa diversidade fitoplanctnica levou ao grande acmulo de nutrientes. b) de janeiro a maro, a baixa concentrao de O2 levou ao acmulo de grandes quantidades de matria orgnica. c) a partir de abril, a queda na concentrao de matria orgnica levou diminuio na taxa fotossinttica. d) em maro, o aumento na taxa respiratria levou diminuio na concentrao da matria orgnica. e) a partir de abril, a queda na taxa de decomposio levou ao aumento na concentrao de O2.

98) (VUNESP-2007) Quem esteja acompanhando minimamente o noticirio sobre mudanas climticas sabe que a questo central dos prximos anos e dcadas no mundo e no Brasil ser a energia que fontes vamos usar, que vantagens e conseqncias negativas podem ter cada uma delas. O caso do etanol, o lcool da cana-de-acar, uma dessas questes que j ocupam largo espao na comunicao. (Washington Novaes. O Estado de S.Paulo, 11.05.2007.) Sobre essa questo, pode se afirmar que: a) ao crescer, a cana-de-acar reabsorve grande parte do CO2 emitido na queima do lcool combustvel. b) a cultura da cana-de-acar emprega mo-de-obra qualificada. c) a cana-de-acar pode ser estocada, o que permite fazer um plano de produo contnuo ao longo do tempo. d) ocorre pouco uso de fertilizantes e pesticidas na lavoura da cana-de-acar. e) no h necessidade de novos desmatamentos para ampliar as reas de plantio de cana-de-acar.

100) (VUNESP-2008) Alm de lanarem grandes quantidades de CO2 na atmosfera, as queimadas em grandes extenses de terra ainda provocam srios danos ambientais, o que inclui, no longo prazo, a reduo da fertilidade do solo e a secagem de crregos e riachos vizinhos. De que maneira as queimadas podem reduzir a fertilidade do solo e provocar a secagem de crregos e riachos? Justifique. 101) (Vunesp-2008) Prece de amazonense em So Paulo (Poema inspirado em Carlos Drummond de Andrade) Milton Hatoum Esprito do Amazonas, me ilumina, e sobre o caos desta metrpole, conserva em mim ao menos um fio do que fui na minha infncia. No quero ser pssaro em cu de cinzas nem amargar noites de medo nas marginais de um rio que no renasce. O outro rio, sereno e violento, ptria imaginria,

26 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

paraso atrofiado pelo tempo. Amazonas: Tua nsia de infinito ainda perdura? Ou perdi precocemente toda esperana? Os que te queimam, impunes, tm olhos de cobre, mos pesadas de ganncia. Ilhas seres rios florestas: o cu projeta em mapas sombrios manchas da natureza calcinada. (Fragmento do poema publicado em O Estado de S.Paulo, 25.11.2007.) Ao ler-se o fragmento transcrito, pode-se considerar que enfoca temas muito atuais e urgentes. Com base apenas no poema, aponte o problema ambiental comum aos dois estados brasileiros citados, indicando as causas em cada um desses locais. 102) (VUNESP-2009) Em vrias cidades brasileiras, a populao conta com um servio de coleta seletiva de lixo, o que permite que vidros, plsticos e papis, entre outros, possam ser reciclados. Porm, em muitas dessas cidades o lixo orgnico no reaproveitado, sendo depositado em lixes ou aterros sanitrios. Uma alternativa para o aproveitamento desse tipo de lixo seria encaminh-lo para usinas de compostagem. No que consiste o tratamento do lixo orgnico em usinas de compostagem e que produtos podem ser obtidos a partir desse tratamento?

27 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

GABARITO
1) Alternativa: C 2) Alternativa: B 3) Alternativa: C 4) Alternativa: B 5) Alternativa: E 6) Alternativa: D 7) Alternativa: B 8) Alternativa: B 9) Alternativa: B 10) Alternativa: D 11) Alternativa: A 12) Alternativa: E 13) Alternativa: E 14) Alternativa: D 15) Alternativa: B 16) Alternativa: C 17) Alternativa: A 18) Alternativa: C 19) Resposta: a) Combustveis fsseis so substncias (ou misturas de substncias) energticas originadas de organismos mortos e sedimentados sob condies especiais h milhes de anos. Exemplos: carvo mineral, gs natural e petrleo. b) Porque o gs carbnico liberado pela queima da madeira seria utilizado na fotossntese das novas plantas.

22) a) O cncer causado por alteraes no material gentico das clulas de um tecido (mutaes), que implicam distrbios no controle do metabolismo e da diviso celulares. Essas alteraes, por estarem geralmente restritas a clulas somticas, no so transmitidas descendncia. b) A destruio da camada de oznio da atmosfera possibilita a chegada de maior quantidade de radiao ultravioleta na superfcie da Terra. Os raios UV, como outras radiaes ionizantes, podem provocar alteraes no material gentico, aumentando a incidncia de cncer de pele.

23) Alternativa: C 24) a) A fertilizao da superfcie ocenica favoreceria o aumento do fitoplncton, que, por meio da fotossntese, seqestraria mais gs carbnico, amenizando assim os efeitos desse gs no aquecimento global. b) O aumento do fitoplncton (produtores) beneficia todos os elos subseqentes da teia alimentar, resultando tambm em aumento na quantidade de peixes. 25) a) O metano e o gs carbnico podem resultar de processos biolgicos. b) 1. A exposio aos raios UV pode levar ao desenvolvimento de cnceres de pele. Sendo os raios UV pouco penetrantes, eles induziriam a ocorrncia de mutaes apenas no DNA das clulas do revestimento corporal. 2. A exposio aos raios UV no traz conseqncias para a gerao seguinte, j que as clulas por eles afetadas so somticas, no participando da reproduo. 26) Alternativa: C 27) Alternativa: C 28) Alternativa: B 29) Alternativa: E 30) Alternativa: C 31) Alternativa: B 32) Alternativa: C 33) Alternativa: D 34) Alternativa: A 35) Alternativa: A 36) Alternativa: D

20) Alternativa: B O texto refere-se hiptese de que o aumento das reas de floresta promover uma maior reteno do carbono na matria orgnica das rvores,devido fotossntese. Assim, haver diminuio do CO2 livre na atmosfera, o qual responsvel pelo efeito estufa. 21) Alternativa: D

28 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

37) Alternativa: A 38) O processo envolvido na converso de energia luminosa em energia qumica denominado fotossntese. A equao da reao qumica global que o representa 6CO2 + 6H2O C6H12O6 + 6O2. A organela citoplasmtica em que tal processo ocorre o cloroplasto. A determinao da massa de CO2 consumida e do volume de O2 produzido pode ser realizada por: 6CO2 + 6H2OC6H12O6 + 6O2 Dessa forma: 6molCO2
produzem

C6H12O6 6C + 6H2O H = -460kJ

1 mol C6H12O6

180 g = 900 g 6.44 g.900 g 180 g m co 2 =


m co 2 = 1320g 1 mol C6H12O6 _____________ 6 mol O2

6.44 g mco2

Na lenha, o carbono encontrado na forma de compostos, principalmente celulose. A transformao de celulose em carvo um processo endotrmico, portanto a queima (combusto) do carvo liberar mais energia. Observao: Considerando a unidade fornecida para -1, assumimos que os dados fornecidos correspondem ao poder calorfico. 39) A restituio do carbono para a atmosfera no ciclo biogeoqumico, sob a forma de gs carbnico (CO2), ocorre de duas maneiras principais: a) como subproduto da respirao ou fermentao dos organismos vivos; b) como resultado dos processos de queima de combustveis orgnicos, fsseis ou no fsseis. Os tomos de carbono do metano no podem ser reintegrados diretamente na biomassa, j que no existe processo biolgico em que esse gs seja utilizado. A reintegrao do carbono se faz, normalmente, por meio do processo fotossinttico, que utiliza o CO2 do ambiente.

180 g 6.25 L 900 g = VO2 900 g.6.25L 180 g VO =


2

VO2 = 750g As queimadas, devido combusto da matria vegetal, liberam grandes quantidades de gs carbnico para a atmosfera. O desmatamento, por sua vez, elimina um grande nmero de organismos clorofilados que utilizariam o CO2 na fotossntese, levando a um aumento na taxa desse gs na atmosfera. Nas pirmides de energia, a rea de cada degrau representa a quantidade de energia presente no nvel trfico considerado. O fato de esses degraus serem sucessivamente menores indica que nem toda a energia disponvel transferida para o nvel seguinte. Isso porque parte dela consumida pelos organismos daquele nvel por exemplo, na respirao celular - para se manterem vivos. Os consumidores primrios, portanto, dispem apenas de uma parcela da energia total presente nos produtores. A equao que representa a transformao de glicose (C6H12O6) em carvo (C) : C6H12O6 6C + 6H2O O H dessa reao pode ser calculado aplicando-se a Lei de Hess: C6H12O6 + 6O2 6CO2
2

40) A organela em questo o lisossomo. Trata-se de uma vescula formada pelo sistema golgiense, que contm uma coleo de enzimas digestivas, envolvidas por membrana lipoprotica.

41) Trata-se de uma relao de mutualismo, interao harmnica obrigatria, interespecfica, com benefcio para ambas as espcies envolvidas.

42) Alternativa: B 43) Alternativa: B 44) Alternativa: C 45) Alternativa: B 46) Alternativa: E

H = +2340kJ

H = -2800kJ 2 + 6H2O

29 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

A relao ecolgica estabelecida entre o coral e as zooxanthellae no de predao, mas de mutualismo (a alga sintetiza alimento, e o coral lhe d abrigo e substncias para a fotossntese), que se caracteriza por envolver benefcio mtuo e obrigatrio.

47) a) Algas e cianobactrias so produtores, seres auttrofos, capazes de produzir molculas orgnicas a partir de substncias inorgnicas atravs da fotossntese. Herbvoros so consumidores primrios, seres hetertrofos, que obtm matria orgnica nutrindo-se dos produtores. As bactrias aerbicas citadas no texto ocupam o nvel trfico dos decompositores, que se utilizam da matria orgnica de seres mortos para obterem energia. b) Porque as bactrias anaerbicas no necessitam de oxignio para decomposio da matria orgnica, pois realizam a respirao anaerbica. c) As algas so seres eucariontes, ou seja, suas clulas possuem ncleo organizado (delimitado por carioteca) e organelas membranosas, como cloroplastos. As cianobactrias so seres procariontes, ou seja, suas clulas no possuem ncleo organizado e nem organelas membranosas. d) Possuem fsforo: - ATP (adenosina trifosfato): armazena energia para o trabalho celular. - Fosfolipdios: presentes na membrana plasmtica com funo estrutural.Possuem nitrognio: - Protenas: vrias funes, como estrutural, catalisadora (enzimas) e defesa (anticorpos).

59) Nos lagos com pouca ou nenhuma poluio h maior produtividade e variedade das fontes de nutrientes e menor competio pela mesma fonte de alimento por espcies diferentes, possibilitando a sobrevivncia de vrias espcies. Nos lagos poludos, a diversidade de nutrientes diminui e a competio pelos poucos recursos disponveis aumenta, limitando o surgimento e manuteno de espcies diferentes.

60) I - Eutrofizao II - 1. Concentrao de nutrientes ou densidade de algas cianofceas ou abundncia de microorganismos bentnicos 2. Produo primria 3. Biomassa de peixes 4. Oxignio dissolvido III - Com a ausncia do fluxo de gua do rio para as lagoas, estas experimentaro um processo de envelhecimento natural ou eutrofizao. A eutrofizao pode ser entendida como uma reao em cadeia, que tem como resultado final a quebra do equilbrio ecolgico, pois passa a haver mais produo de matria orgnica do que o sistema capaz de decompor. Este desequilbrio ecolgico acompanhado por mudanas acentuadas no metabolismo de todo o sistema lacustre. As principais alteraes decorrentes dizem respeito s condies fsico-qumicas do meio (como aumento da concentrao de nutrientes, alteraes de pH, aumento da concentrao de gases txicos) e condies biolgicas (alteraes na diversidade e na densidade dos organismos). Com a avanar do processo de eutrofizao, ocorre um aumento na concentrao de nutrientes, o que repercute tambm num aumento da densidade de algas. A produo primria aumenta em funo da disponibilidade de nutrientes, porm, tende a estabilizar-se com o avanar do processo, devido limitao na penetrao de luz. O aumento de produo de matria vegetal e animal tem como conseqncia direta o aumento da quantidade de detritos orgnicos, favorecendo a abundncia de populaes bentnicas. A decomposio dos detritos por microorganismos consome quantidades expressivas de oxignio, alm de produzir gases txicos, como o metano e o gs sulfdrico, causando grande mortalidade de peixes. No estgio final do processo de eutrofizao, o ecossistema lacustre caracteriza-se pela pouca profundidade, coluna dgua com altos dficits de oxignio, organismos mortos flutuando na superfcie e grandes bancos flutuantes de algas. Desta forma, a linha 1 pode representar trs fatores: concentrao de nutrientes, densidade de algas cianofceas ou abundncia de populaes bentnicas. A linha 2, a qual se estabiliza, representa a

48) Alternativa: D 49) Alternativa: D 50) Alternativa: B 51) Alternativa: B 52) Alternativa: C 53) Alternativa: C 54) Alternativa: D 55) Alternativa: E 56) Alternativa: E 57) Alternativa: C 58) Alternativa: A

30 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

produo primria. A linha 3 representa a queda acentuada da biomassa de peixes, devido ausncia de oxignio e produo de gases txicos como conseqncia da decomposio. Finalmente, a linha 4 representa o oxignio dissolvido, cuja diminuio repercute no declnio das comunidades aquticas, principalmente das populaes de peixes, crustceos, moluscos e demais seres heterotrficos e, tambm, autotrficos que precisam de oxignio para sobreviver. Com a morte destes seres, os processos de decomposio se tornaro mais acentuados, havendo a formao de gases txicos (sulfdrico e metano), acarretando a extino da biota aqutica e o colapso do ecossistema lacustre. Finalmente, ocorre a extino da lagoa marginal.

61) O Efeito Estufa a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera altamente transparente luz solar, porm cerca de 35% da radiao que recebemos refletida de novo para o espao, ficando os outros 65% retidos na terra. Isto devese principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases, como o dixido de carbono, metano, xidos de azoto e oznio, presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vo reter esta radiao na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorfico dos mesmos. Nos ltimos anos, a concentrao de dixido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve utilizao de petrleo, gs e carvo e destruio das florestas tropicais. A concentrao de outros gases que contribuem para o Efeito Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos, tambm aumentou rapidamente. O efeito conjunto de tais substncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (aquecimento global), estimado entre 2 e 6 C nos prximos 100 anos. Desde a poca pr-histrica que o dixido de carbono tem tido um papel determinante na regulao da temperatura global do planeta. Com o aumento da utilizao de combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs natural), a concentrao de dixido de carbono na atmosfera duplicou nos ltimos cem anos. Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado ( nas plantas que o dixido de carbono, atravs da fotossntese, forma oxignio e carbono, que utilizado pela prpria planta), o dixido de carbono comear a proliferar, levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotas polares e a grandes alteraes a nvel topogrfico e ecolgico do planeta. Acordo feito no Japo em 1997, o Protocolo de Kyoto (Quioto) estabelece que os pases signatrios desse

acordo devam assegurar, individual ou conjuntamente, que suas emisses antrpicas agregadas dos gases de Efeito Estufa no excedam suas quantidades atribudas, com vistas a reduzir suas emisses totais em pelo menos 5,2% abaixo dos nveis de 1990, no perodo de compromisso de 2008 a 2012. Para isso, devem: (a) Implementar e/ou aprimorar polticas e medidas de acordo com suas circunstncias nacionais, tais como: i. O aumento da eficincia energtica em setores relevantes da economia nacional; ii. A proteo e o aumento de sumidouros e reservatrios de gases de efeito estufa no controlados pelo Protocolo de Montreal, levando em conta seus compromissos assumidos em acordos internacionais relevantes sobre o meio ambiente, a promoo de prticas sustentveis de manejo florestal, florestamento e reflorestamento; iii. A promoo de formas sustentveis de agricultura luz das consideraes sobre a mudana do clima; iv. A pesquisa, a promoo, o desenvolvimento e o aumento do uso de formas novas e renovveis de energia, de tecnologias de seqestro de dixido de carbono e de tecnologias ambientalmente seguras, que sejam avanadas e inovadoras; v. A reduo gradual ou eliminao de imperfeies de mercado, de incentivos fiscais, de isenes tributrias e tarifrias e de subsdios para todos os setores emissores de gases de efeito estufa que sejam contrrios ao objetivo da Conveno e aplicao de instrumentos de mercado; vi. O estmulo a reformas adequadas em setores relevantes, visando a promoo de polticas e medidas que limitem ou reduzam emisses de gases de efeito estufa no controlados pelo Protocolo de Montreal vii. Medidas para limitar e/ou reduzir as emisses de gases de efeito estufa no controlados pelo Protocolo de Montreal no setor de transportes; viii. A limitao e/ou reduo de emisses de metano por meio de sua recuperao e utilizao no tratamento de resduos, bem como na produo, no transporte e na distribuio de energia; (b) Cooperar com outras Partes no aumento da eficcia individual e combinada de suas polticas e medidas adotadas. Para esse fim, essas Partes devem adotar medidas para compartilhar experincias e trocar informaes sobre tais polticas e medidas, inclusive desenvolvendo formas de melhorar sua comparabilidade, transparncia e eficcia. A Conferncia das Partes na qualidade de reunio das Partes deste Protocolo deve considerar maneiras de facilitar tal cooperao, levando em conta toda a informao relevante.

62) Alternativa: C 63)

31 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

78) Alternativa: E 64) Alternativa: D 65) Alternativa: D 66) Alternativa: C 67) O BPC se acumula ao longo da cadeia alimentar (magnificao trfica). Como os salmes so predadores situados em nveis trficos elevados, acabam por ingerir e acumular grande quantidade de BPC. 79) Resposta: a) As fases so: ecese, sere (ou srie) e clmax. Na ecese, instalam-se organismos pioneiros; na sere, a comunidade sofre alteraes freqentes na sua composio, tornandose cada vez mais complexa; no clmax, a comunidade estvel, com biomassa e complexidade elevadas. b) Poderamos citar: 1. grande biodiversidade 2. grande nmero de epfitas (como bromlias, orqudeas, etc.) 3. mata higroftica (plantas adaptadas a uma elevada umidade) 4. rvores de grande porte 5. mata latifoliada (plantas com folhas largas) 6. mata pereniflia (plantas no sujeitas a queda peridica de folhas)

68) a) Para o grfico 1: a queima de combustveis fsseis / as queimadas de florestas. Para o grfico 2: o derretimento das calotas polares. b) O aumento do CO2 na atmosfera aumenta a temperatura do ambiente (aquecimento global), causando derretimento do gelo polar. 69) Alternativa: D 70) Alternativa: D 71) Corretas: 01, 04, 08 e 16. Soma: 29. 72) Resposta: 11 Alternativas Corretas: 01, 02 e 08 73) Alternativa: E 74) Alternativa: C 75) a) Um dos fatores foi, provavelmente, a reconstituio de um hbitat favorvel sobrevivncia do guarvermelho. Outro foi o aumento da oferta de alimento, como caranguejos, caramujos e insetos do mangue. Ambos os fatores foram conseqncia da reduo da poluio no ambiente de Cubato. b) As aves so muito sensveis, particularmente em termos reprodutivos, a substncias txicas do ambiente.

80) Resposta a) De modo prtico, podemos comparar guas poludas e no-poludas atravs do quadro a seguir: Varivel gua Poluda gua no-poluda DBO Elevado Baixo ndice de Elevado Baixo coliformes fecais Teor de O2 Baixo Elevado dissolvido ndice de processos Baixo Elevado aerbicos ndice de processos Elevado Baixo anaerbicos b) Metabolicamente um organismo anaerbico facultativo aquele que pode obter energia por processos aerbicos ou anaerbicos, na dependncia da disponibilidade de oxignio. Assim, na presena de oxignio, os carboidratos so oxidados integralmente, liberando, como produtos finais, gua, gs carbnico e grande quantidade de energia (38 ATP bruto). Na ausncia de oxignio, os carboidratos so desdobrados parcialmente, liberando pouca energia (2ATP). c) Uma das principais doenas bacterianas adquiridas pela ingesto de gua contaminada a clera. Seu agente uma bactria denominada popularmente vibrio da clera (Vibrio cholerae).

76) a) A eutroficao consiste no aumento da taxa de nutrientes minerais na gua. b) Os nveis de oxignio dissolvido na gua diminuem. Isso ocorre porque, com a eutroficao, h a proliferao excessiva de algas, que em seguida morrem e so decompostas por microorganismos aerbios; a ao desses organismos faz diminuir o teor de O2 na gua.

77) Alternativa: B

81) a) O aumento de temperatura beneficiaria a espcie B. Isso porque a espcie A j atinge o seu crescimento mximo a o 20 C . A espcie B seria beneficiada, pois s atingir o o mximo crescimento ao redor de 30 a 35 C .

32 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) O CO2 utilizado na fotossntese como doador de carbono para a "construo" das cadeias carbnicas na sntese da matria orgnica. c) A escassez de gua afeta negativamente o crescimento da planta de vrios modos: a gua age como doadora de eltrons e hidrognios na fotossntese; o afluxo de gua do meio para a planta facilita o aporte de minerais para o organismo vegetal; a gua importante para a turgidez das clulas vegetais; provoca o fechamento dos estmatos, o qual prejudica a absoro de CO2 para a fotossntese; etc.

DDT, tambm passam a acumular DDT em seus organismos. Os consumidores secundrios tambm acumulam DDT quando ingerem os consumidores primrios, e assim por diante, com maior acmulo nos nveis superiores. Com isso, toda a cadeia alimentar afetada pelo DDT. Outra possvel resposta est relacionada ao fato de que, tanto nas cadeias alimentares dos ambientes aquticos, como de solo, a ao de agrotxicos pode extinguir um dos elos da cadeia alimentar, explicando as conseqncias sobre os vrios nveis trficos e como afetam a cadeia alimentar.

82) a) O aumento no teor de gs carbnico na atmosfera no perodo proposto (grfico B) causou maior reteno de calor e conseqente aumento da temperatura (grfico A). Isso ocorre porque, por um lado, a atmosfera permevel luz solar; por outro lado, maior taxa de gs carbnico no ar implica maior reteno do calor gerado, que no se irradia para o espao. b) Entre os prejuzos gerados pela intensificao do efeito estufa, podemos citar: derretimento das calotas polares, com elevao do nvel dos oceanos; alteraes climticas, com repercusses na produtividade agrcola; doenas tropicais que podero afetar os pases da regio temperada. c) Entre as demais atividades humanas que podem intensificar o efeito estufa, esto: queima de madeira ou carvo vegetal e queimadas florestais - fatores de liberao excessiva de gs carbnico para a atmosfera; desmatamento sem reflorestamento, que implica diminuio na fixao do gs carbnico por fotossntese.

84) a) O lanamento de esgotos domsticos na represa acaba conduzindo a uma elevao na quantidade de nitrato e fosfato. Isso acarreta o aumento da quantidade de algas e de cianobactrias, fato que evidenciado pelo acrscimo do teor de clorofila. Ao mesmo tempo, a ao de microrganismos decompositores aerbios diminui a taxa de oxignio na gua, como indicado no grfico. Com a reduo do teor de oxignio na gua, ocorre alta taxa de mortalidade de peixes. b) A leitura do grfico revela que, a partir da instalao da estao de tratamento de esgoto, indicada em A, diminuem os teores de nitrato e fosfato, ao mesmo tempo em que, lentamente, a taxa de oxignio na gua aumenta, at atingir ndices prximos aos iniciais.

85) Alternativa: D 86) Alternativa: A 87) Alternativa: D 88) a) O monxido de carbono liga-se hemoglobina de maneira estvel, dificultando o transporte de gases respiratrios. b) Os metais pesados tm efeito cumulativo nas cadeias alimentares, ou seja, sua concentrao aumenta gradativamente, tornando-se mxima nos ltimos nveis trficos, podendo levar morte dos seus componentes por envenenamento. Isso altera a composio das teias alimentares e, assim, modifica os equilbrios ambientais existentes.

83) No item a os candidatos foram estimulados a responder uma questo instigante e direta sobre como os insetos se tornam resistentes ao de biotoxinas e muitos responderam incisivamente demonstrando que a resistncia um processo gentico relacionado com a seleo natural. Deveriam ento explicar que nas populaoes de insetos podem surgir , por acaso, indivduos mutantes resistentes s substncias txicas produzidas pelo milho modificado geneticamente e, desta forma, podem se alimentar do milho transgnico sem serem afetados, ao passo que os no mutantes morrem intoxicados pelas toxinas do milho transgnico. Com o passar das geraes, por seleo natural, haver predomnio cada vez maior dos insetos mutantes que podem comer o milho transgnico e que podero vir a constituir a quase totalidade da populao. No item b, a resposta esperada a de que nas cadeias alimentares, tanto nos ambientes aquticos quanto no solo, o DDT pode ser absorvido e acumulado pelos produtores. Os consumidores primrios, ao comerem os produtores com

89) a) O principal fator a queima de combustveis fsseis. Entre as medidas prticas que poderiam contribuir para diminuir a emisso de CO2, em relao atividade industrial, podemos citar: diminuio das perdas energticas; reaproveitamento da energia liberada na forma de calor; utilizao de outras fontes de energia, como a energia hidreltrica, a nuclear, etc.

33 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) O processo biolgico que possibilita o seqestro de carbono da atmosfera a fotossntese. Para que esse seqestro ocorra, pode-se estimular o plantio de rvores (reflorestamento).

90) a) As substncias Endrin, Diedrin e Aldrin agiram como agentes mutagnicos, aumentando a freqncia de mutaes gnicas - alteraes no DNA - nas pessoas a elas expostas. Algumas dessas mutaes podem ter causado um descontrole dos mecanismos de diviso celular, levando ao aparecimento de tumores (cncer). b) Exemplo de agente mutagnico de natureza: I - fsica: radiaes ionizantes; II - biolgica: infeces por vrus, como o HPV, ou ainda o vrus da hepatite B.

94) O agente causador da malria um protozorio do gnero Plasmodium e sua transmisso se d pela picada da fmea de mosquitos do gnero Anopheles. J o causador da dengue um vrus transmitido ao homem pela picada de mosquitos do gnero Aedes. A temperatura ambiental um importante fator limitante na distribuio desses insetos, assim, o aumento da temperatura do ambiente favorece a reproduo e o desenvolvimento dessas espcies.

95) O gs o metano (CH4), produzido na decomposio bacteriana da matria orgnica, processo que ocorre no intestino grosso dos animais.

91) a) A seleo de uma nica variedade de trigo para o plantio, naquela regio, elimina (ou reduz muito) a diversidade gentica naquelas plantaes. No caso de haver alteraes ambientais, a baixa diversidade reduz a capacidade de sobrevivncia das plantas. b) O aumento na concentrao de CO2 na atmosfera acentua o efeito estufa, levando ao chamado aquecimento global. Pelo fato de essa variedade ser sensvel ao aumento de temperatura, espera-se que haja diminuio na produo de gros dessas plantas. O banco de genes preservaria a variabilidade, permitindo a eventual utilizao de plantas com gentipos diferentes, mais favorveis a determinada situao ambiental.

96) O texto pressupe uma interpretao lamarckista, na medida em que sugere que espcies animais se modificam geneticamente em resposta s rpidas mudanas climticas.

97) Considerando-se o aumento da temperatura global, provocado pelo incremento do efeito estufa e de acordo com os dados, aumentaria a proporo de fmeas nascidas nessas populaes. No caso de aves, a determinao do sexo dos descendentes no depende da temperatura; esperam-se, portanto, a 38C, 50% de cada um dos sexos.

98) Alternativa: A 99) Alternativa: E

92) a) O principal fator a queima de combustveis fsseis. Entre as medidas prticas que poderiam contribuir para diminuir a emisso de CO2, em relao atividade industrial, podemos citar: diminuio das perdas energticas; reaproveitamento da energia liberada na forma de calor; utilizao de outras fontes de energia, como a energia hidreltrica, a nuclear, etc. b) O processo biolgico que possibilita o seqestro de carbono da atmosfera a fotossntese. Para que esse seqestro ocorra, pode-se estimular o plantio de rvores (reflorestamento).

100) A fertilidade do solo pode ficar prejudicada com a morte dos organismos que existem na camada superficial. Alm disso, a fumaa carrega elementos minerais para locais distantes. Quanto secagem de riachos e crregos, a retirada da cobertura vegetal levaria a uma evaporao intensa da gua, a uma compactao do solo, prejudicando a percolao da gua, e ao assoreamento dos cursos de gua por eroso das margens. 101) O problema ambiental comum a So Paulo e ao Amazonas a poluio. Em So Paulo, devido intensa urbanizao descontrolada, responsvel pela emisso de partculas no ar, nos solos e nas guas. No Amazonas, devido s intensas queimadas e emisso de metais pesados nas guas decorren-tes da minerao. 102) O lixo orgnico sofre decomposio nas usinas de compostagem, originando um material (o composto) rico em nutrientes inorgnicos e orgnicos, utilizado como adubo. A decomposio gera tambm biogs (gs metano).

93) Os organismos do plncton fitoplncton e zooplncton constituem os primeiros elos das teias alimentares aquticas; seu desaparecimento afeta todas as comunidades aquticas e terrestres deles dependentes, tanto em termos de matria orgnica quanto de disponibilidade de oxignio.

34 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Вам также может понравиться