Вы находитесь на странице: 1из 3

Prescrio como Fato Jurdico Fato Jurdico

Antes de falarmos em prescrio, precipuamente, devemos entender o que vem a ser o fato jurdico stricto sensu. E o que fato jurdico em sentido estrito? todo acontecimento ou fenmeno de origem natural ou humana que venha a gerar consequncias jurdicas. Ou seja, todo acontecimento natural ou humano que seja capaz de criar, conservar, modificar, ou extinguir situaes ou relaes jurdicas pode ser conceituado como fato jurdico. De acordo com a Teoria Tridimensional do Direito, de Miguel Reale, ao lado da norma e do valor, o fato elemento constitutivo do prprio direito.

Prescrio
O decurso de tempo, fato jurdico ordinrio por excelncia e essncia da prescrio, tambm capaz de criar, modificar e extinguir direitos e obrigaes. Etimologicamente, a origem do termo prescrio vem da palavra latina praescriptio, derivao do verbo praescribere, que significa "escrever antes". Pontes de Miranda, em concordncia com Maria Helena Diniz, conceitua a prescrio como sendo "a exceo, que algum tem, contra o que no exerceu, durante certo tempo, que alguma regra jurdica fixa, a sua pretenso ou ao. J Clvis Bevilcqua qualifica a prescrio como a perda da ao atribuda a um direito, e de toda a sua capacidade defensiva, em conseqncia do no-uso delas, durante um determinado espao de tempo."

Caracterstica e Requisitos
O que caracteriza a prescrio a extino da pretenso do ajuizamento de uma ao, mas no extinguindo o direito subjetivo. Os requisitos da prescrio so: existncia de uma ao exercitvel; inrcia do titular da ao pelo seu no exerccio; continuidade dessa inrcia durante um certo lapso de tempo; ausncia de algum fato ou ato a que a lei confere eficcia impeditiva, suspensiva ou interruptiva de curso prescricional, que seu fator neutralizante.

Impedimento, Suspenso e Interrupo


Consoante o Cdigo Civil, na prescrio ocorrem causas impeditivas, suspensivas e interruptivas. As causas impeditivas esto circunstanciadas no impedimento do incio de seu curso, se fundamentam na pessoa individual ou familiar. As causas suspensivas paralisam temporariamente o seu curso. Afastado o fato suspensivo, a prescrio continua a correr, computado o tempo decorrido antes dele. As causas interruptivas: so as que inutilizam a prescrio iniciada, de modo que o seu prazo recomea da data do ato que a interrompeu, como: cessao da violao do direito; reconhecimento do direito pelo devedor; ato do titular reclamando seu direito; quanto a

seus efeitos, o princpio de que ela aproveita to-somente a quem a promove, prejudicando aquele contra quem se processa.

Classificao
Classifica-se a prescrio em duas espcies, extintiva e aquisitiva. - A extintiva ou liberatria: atinge qualquer ao, fundamentando-se na inrcia do titular e no tempo; - A aquisitiva ou usucapio: visa propriedade, fundando-se na posse e no tempo; a prescrio extintiva concede ao devedor a faculdade de no ser molestado, a aquisitiva retira a coisa ou o direito do patrimnio do titular em favor do prescribente.

Normas gerais sobre a prescrio


Para facilitar a aplicabilidade da prescrio, o Cdigo Civil contm normas gerais sobre a prescrio; que so: a) somente depois de consumada a prescrio, desde que no haja prejuzo de terceiro, que pode haver renncia expressa ou tcita por parte do interessado; b) a prescrio poder ser alegada em qualquer instncia ou fase do processo, pela parte a quem aproveita; c) tanto as pessoas naturais como as jurdicas sujeitam-se aos efeitos da prescrio, ativa ou passivamente, ou seja, podem invoc-la em seu proveito ou sofrer suas conseqncias quando alegadas ex adverso; d) as pessoas que a lei priva de administrar os prprios bens tm ao regressiva contra os seus representantes legais, quando estes, por dolo, ou negligncia, derem causa a prescrio; e) a prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu herdeiro; f) o juiz pode no conhecer da prescrio de direitos patrimoniais, se no foi invocada pelos interessados, no podendo, portanto, decret-la de ofcio; g) com o principal prescrevem os direitos acessrios; h) a prescrio em curso no origina direito adquirido; i) as partes podem restringir o prazo prescricional fixado por lei, desde que se trate de direito patrimonial; j) deve-se determinar o momento exato em que a prescrio comea a correr para que se calcule corretamente o prazo.

Prazos Prescricionais
Os prazos prescricionais classificam-se em ordinrio e especial. O prazo ordinrio, de 10 anos, aplicvel quando a lei no estipular prazo menor para a pretenso ou exceo. J o prazo especial aquele que a norma jurdica o especifica, e podem ser nuo, bienal, trienal, quatrienal e quinquenal. Como exemplo, temos no artigo 206 do CC, a prescrio em um

ano: a pretenso dos hospedeiros ou fornecedores de vveres destinados a consumo no prprio estabelecimento, para o pagamento da hospedagem ou dos alimentos; em dois anos: a pretenso para haver prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem; em trs anos: a pretenso de ressarcimento de enriquecimento sem causa; em quatro anos: a pretenso relativa tutela, a contar da data da aprovao das contas; e em cinco anos: a pretenso de cobrana de dvidas lquidas constantes de instrumento pblico ou particular

Aes Imprescritveis
A imprescritibilidade tem origem nas aes que no se submetem a prazos para serem propostas ou exercidas. Em regra todas as aes so prescritveis, mas h exceo. So imprescritveis as aes que versam sobre: os direitos da personalidade; o estado das pessoas; os bens pblicos; a direito de famlia no que concerne questo inerente penso alimentcia, vida conjugal, ao regime de bens; a pretenso do condmino de a qualquer tempo exigir a diviso da coisa comum, de pedir-lhe a venda ou a meao do muro divisrio; a exceo de nulidade; a ao para anular inscrio do nome empresarial feita com violao de lei ou do contrato.

Concluso
A prescrio um importante instrumento jurdico, destinada manuteno da ordem e da paz social e da estabilidade das relaes jurdico-sociais. Ou seja, o abandono ou desinteresse por parte do titular do direito, no pode se tornar um lapso temporal eterno e sem soluo. A prescrio tem em sua essncia, no facilitar ou amenizar a vida do infringente ou do inadimplente e sim, fazer com que as pessoas, fsicas ou jurdicas, busquem e exeram os seus direitos, sempre com a finalidade de estabilizar a paz o bom convvio social. Por fim, para ns, operadores do direito, o conhecimento sobre a prescrio de suma importncia, pois trata-se de um meio para a efetivao ou no de direito.

Вам также может понравиться