Вы находитесь на странице: 1из 7

1.

Revestimento dos animais


1. Forma do corpo dos animais Os animais apresentam formas do corpo muito variadas, consoante o ambiente e o habitat em que vivem, em especial no modo de se deslocarem, alimentarem e se protegerem dos predadores . Existem animais cujo corpo tem forma:

fusiforme (hidrodinmica): Em forma de fuso. Caracterstica dos peixes e das


aves.

alongada (aerodinmica): facilita o voo s aves; achatada: permite um maior contacto com o meio e facilita a procura de alimentos. Caracterstica de alguns insectos e peixes. cilndrica; Em forma de cilindro. Forma comum dos rpteis. esfrica;

V estes exemplos:

H outros animais que no tm nenhuma destas formas:

H uma caracterstica que condiciona a sua forma, que o facto de terem esqueleto ou no. Sabes que cerca de 95% dos animais no tem esqueleto? Estes chamam-se invertebrados. Os que tm esqueleto chamam-se vertebrados.

Simetria do corpo Os animais podem apresentar simetria de dois tipos: bilateral: se o corpo pode ser dividido em duas partes idnticas; radiada: se o corpo pode ser dividido em vrias partes idnticas. Quando um animal no apresenta qualquer tipo de simetria diz-se assimtrico.

2. Funes do revestimento do corpo dos animais O revestimento do corpo dos animais varia com as espcies e tem como principais funes:

proteger o animal contra os agentes do ambiente; ex. escamas da cobra; concha do caracol; espinhos do ourio regular a temperatura do corpo e permitir camuflagem. Ex: penas das aves e pelos nos animais. facilitar a defesa do animal auxiliar na locomoo. Ex. escamas do peixe e cobra, penas das aves

Os principais revestimentos dos animais so: - Pele - Cutcula - Quitina - Substncia Calcria 2.1 Revestimento do corpo dos animais vertebrados Os animais vertebrados esto cobertos pela pele que formada por duas camadas:

epiderme: camada exterior da pele; derme: camada interior da pele onde se encontram os vasos sanguneos, glndulas produtoras do suor, etc.

A pele pode apresentar-se:


nua: nos anfbios, coberta apenas por muco, importante para a respirao; com plos: nos mamferos, com origem na epiderme mantm a temperatura do corpo; com escamas: nos rpteis tm origem na epiderme e nos peixes tm origem na derme; com penas: nas aves, tm origem na epiderme, mantm a temperatura e so impermeveis.

2.2. Revestimento do corpo dos animais invertebrados Os animais invertebrados podem ser revestidos por:

cutcula: camada impermevel que protege o corpo mole dos animais; esqueleto externo ou exosqueleto: proteco externa que d rigidez ao corpo constituda por quitina (substncia rgida que impede a perda excessiva de gua nos insectos) ou por substncias calcrias (crusta, conchas, placas e espinhos calcrios).

2.Locomoo dos animais


1. Como se deslocam os animais? A locomoo a capacidade que um animal tem de se deslocar. No entanto, existem animais como os corais e as esponjas que no tm esta capacidade. Os orgos responsveis pelo movimento so:

os msculos: devido sua capacidade de contraco e distenso; os ossos: que esto ligados aos msculos atravs dos tendes e esto ligados uns aos outros pelas articulaes.

1.1 Como se deslocam os animais no SOLO O modo como os animais se deslocam no solo est relacionado com a maneira como apoiam as patas, ou p, no solo e com a forma do seu corpo: Tipos de locomoo no solo:

1.2. Como se deslocam os seres vivos no AR Os animais que se deslocam no ar possuem adaptaes prprias para o voo:

Aves: corpo aerodinmico, penas, asas, ossos ocos, msculos peitorais fortes, esterno em forma de quilha, sacos areos; Insectos: asas membranosas leves e impermeveis reforadas por nervuras de quitina e movidas por msculos fortes; Mamferos (morcego): membrana alar que liga os dedos das patas anteriores, os lados do corpo, as patas posteriores e a cauda e que funciona como asa.

1.3. Como se deslocam os animais na GUA Os animais que se deslocam na gua possuem adaptaes prprias para nadar:

Tambm existem animais que se deslocam na gua por outros meios, como a marcha, a reptao e a propulso a janto. Os invertebrados aquticos como a lula, o caranguejo e o camaro possuem rgos locomotores prprios para a deslocao na gua ou no fundo dos oceanos. O polvo e a medusa podem deslocar-se por propulso contraindo os seus corpos de forma a expulsar a gua do seu interior e assim deslocarem-se. As barbatanas dos peixes podem agrupar-se em: - barbatanas pares: peitorais e ventrais - barbatanas impares: dorsal, caudal e anal. A barbatana caudal que a faz deslocar o peixe.

Вам также может понравиться