Вы находитесь на странице: 1из 25

Poder e Poltica

Poder e Poltica

O Conceito de Poder A palavra poder adquire muitos significados, mas aquele que estamos procurando conceituar pode ser assim definido: poder a capacidade de exercer influncia. Muitos autores definem-no de forma semelhante: Max Weber !"#$% e &albraith !"#"%: 'Poder ( a capacidade de algu(m impor sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas). *orr+a !",,%: 'Poder social ( uma for-a que exerce influ+ncia na conduta das pessoas) . .t/ioni apud *0112A, !",,%: 'Poder ( habilidade de um ator para indu/ir outro a seguir sua orienta-3o). Aguiar !"#"%, conceito da Psicologia 4ocial: 'Poder social ( a capacidade potencial do indivduo de influenciar uma ou mais pessoas para agir em determinada dire-3o ou para mudar a dire-3o da a-3o. Poder social ( portanto a capacidade de exercer influ+ncia interpessoal). Ma5 !"#!%: 'Poder ( a capacidade de causar ou impedir mudan-as). 6ampton !""$%: 'Poder ( a capacidade de exercer influ+ncia). Robbins (1999): 'Poder refere-se 7 uma capacidade que A tem de influenciar o comportamento de 8, de modo que 8 ha9a de acordo com os dese9os de A.
2

Poder e Poltica

Comparando liderana e poder 0s lderes utili/am o poder como meio de atingir os ob9etivos do grupo. :iferen-a !: compatibilidade de ob9etivos poder ( s; depend+ncia% :iferen-a $: lideran-a enfoca a influ+ncia descendente do lder sobre o liderado.
3

Poder e Poltica

AS BASES DO PODER Poder Formal < 0 poder formal baseia-se na posi-3o que o indivduo ocupa dentro da organi/a-3o. .le pode emanar da capacidade de coagir ou recompensar, da autoridade formal ou do controle sobre as informa-=es. 43o estes os pontos: Poder de recompensa < submiss3o obtida com base na capacidade de distribui-3o de recompensas vistas como valiosas pelos outros. Poder coercitivo < baseado no medo, na capacidade do detentor de distribuir puni-=es e san-=es. Poder legtimo < ( o poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posi-3o na hierarquia formal da organi/a-3o. Poder da informao < influ+ncia baseada em habilidades especficas ou em conhecimentos. >as organi/a-3o, as pessoas que det+m dados ou conhecimentos que s3o necess?rios para os demais podem fa/er com que estes se tornem dependentes delas.

Poder e Poltica

Poder Pessoal n3o ( preciso ocupar uma posi-3o formal na 0rgani/a-3o para se ter poder. @ aquele que emana de caractersticas Anicas individuais. 4ubdivide-se em: Poder do Balento: influ+ncia baseada em habilidades especficas ou em conhecimentos. Poder de 1efer+ncia: influ+ncia baseada na posse, por uma pessoa, de tra-os pessoais ou recursos dese9?veis. 4e admiro e me identifico com algu(m, esse indivduo exerce poder sobre mim, porque dese9o agrad?-lo. Poder carism?tico: ( uma extens3o do poder de refer+ncia que emana da personalidade e do estilo de uma pessoa. 0 lder carism?tico consegue articular vis=es atraentes, corre riscos pessoais, demonstra sensibilidade pelo ambiente e pelas pessoas.
5

Poder e Poltica

Depend!ncia: A c"a#e do poder

4e alguma coisa for abundante, sua posse n3o aumentar? o poder. Cuanto mais voc+ expandir suas op-=es, menos poder vai colocar nas m3os dos outros.

Poder e Poltica

O $%e cria a depend!ncia& A depend+ncia aumenta quando o recurso (: Emportante .scasso >3o substituvel
7

D. F. G.

Poder e Poltica

'mport(ncia: ( preciso controlar algo considerado importante para criar a depend+ncia. Escasse): um recurso precisa ser percebido como escasso para que possa gerar depend+ncia. *+o S%bstit%i+o: Cuanto menos substituto um recurso, maior o poder que seu controle proporciona.

Poder e Poltica

Poder em ,r%po: as coali)-es

Hm agrupamento informal gerado pela busca de um Anico ob9etivo. Cuanto mais rotineiro o trabalho, maior a possibilidade de membros de um grupo ou trabalhadores serem substitudos, portanto, maior ser? sua depend+ncia.

Poder e Poltica

ASS.D'O SE/0A1: Desi,%aldade de poder em ambiente de trabal"o2 Aproxima-=es indese9adas, pedidos de favores sexuais e outras condutas fsicas ou verbais de nature/a sexual. Boques fsicos indese9?veis *onvites para encontros Amea-as coercitivas de perda de emprego 0lhares ou coment?rios indese9ados Piadas de baixo cal3o 0b9etos de cunho sexual calend?rios com fotos de nus%
10

Poder e Poltica

ASS.D'O SE/0A1 Como os colegas exercem o poder ? 0ferecendo ou negando informa-=es, coopera-3o, apoio. Muitos estudos confirmam que o conceito de poder ( fundamental para compreens3o do ass(dio sexual. Bem a ver com um indivduo controlando ou amea-ando o outro, podendo ser praticado por homem ou mulher, chefes ou colegas de trabalho.

11

Poder e Poltica

Pol3tica: o poder em a+o Cuando os empregados nas organi/a-=es tradu/em seu poder em a-=es, est3o fa/endo poltica. Definio: Atividades que n3o s3o requeridas como parte do papel formal na organi/a-3o, mas que influenciam, ou tentam influenciar, a distribui-3o de vantagens e desvantagens dentro dela.
12

Poder e Poltica

4ipos de comportamento

1eten-3o de informa-=es importantes para os tomadores de decis3o, denAncia de colegas, arquivamento de reivindica-=es, divulga-3o de boatos, va/amento de informa-=es confidenciais, troca de favores e o lobb5 para favorecer ou pre9udicar um indivduo ou uma decis3o.
13

Poder e Poltica

A import(ncia da Perspecti#a Pol3tica: Aquele que n3o reconhecem o comportamento poltico tem uma perspectiva apoltica, em que os funcion?rios trabalham em harmonia com os interesses organi/acionais, quando na verdade as 0rgani/a-=es s3o sistemas polticos. A perspectiva poltica a9uda a explicar boa parte do que parece ser um comportamento irracional, pr?ticas divergentes da busca por efic?cia e efici+ncia nas empresas.
14

Poder e Poltica

Fatores $%e contrib%em para o Comportamento Pol3tico: Fatores individuais: .levada capacidade de automonitoramento *entro interno de controle Alta conformidade Alternativas percebidas de trabalho .xpectativa de sucesso.

15

Poder e Poltica

Fatores Organi acionais: 1ealoca-3o de recursos 0portunidade de promo-3o 8aixo nvel de confian-a AmbigIidade dos pap(is 4istema de avalia-3o de desempenho pouco claro Press=es par alto desempenho

16

Poder e Poltica

Fatores $%e contrib%em para o Comportamento Pol3tico: Fatores indi#id%ais: s3o aqueles fatores que cada indivduo possui, s3o mostrados atrav(s de seus tra-os de personalidade, por exemplo. Podemos di/er que pessoas com automonitoramento e centro de controle interno, s3o mais polticas. >3o ( surpreendente, portanto, que a personalidade maquiav(lica < caracteri/ada pelo dese9o de manipula-3o e de poder < sente-se confort?vel em utili/ar a poltica como meio de atender a seus pr;prios interesses.

Fatores or,ani)acionais: a atividade poltica (, provavelmente, mais uma fun-3o da cultura organi/acional do que das diferen-as individuais.
17

Poder e Poltica

Como as pessoas respondem 5 pol3tica na or,ani)a+o& Reduo da


satisfao no trabalho Aumento da ansiedade e do estresse Aumento da rotatividad e Declnio de desempenh o

Percepo da poltica na organiza o

18

Poder e Poltica

Como as pessoas respondem 5 pol3tica na or,ani)a+o&

Comportamento de6ensi#o s3o atitudes reativas e protetoras para evitar a a-3o, a culpa ou a mudan-a. 0 comportamento est? associado com sentimentos negativos em rela-3o ao trabalho e seu ambiente.

19

Poder e Poltica

Administra+o da 'mpress+o:

Processo pelo qual as pessoas tentam controlar a impress3o que os outros formam a seu respeito.

20

Poder e Poltica

Administra+o da 'mpress+o: Autodescri-3o < :eclara-3o que uma pessoa fa/ a respeito de si mesma para descrever caractersticas pessoais, habilidades, sentimentos e etc. *onformidade < *oncordJncia com a opini3o de algu(m apenas para conquistar sua aprova-3o. .x.: '0 senhor est? absolutamente certo. *oncordo plenamente.) Kustificativas < :esculpas ou outras explica-=es para anunciar a consequ+ncia de um evento de maneira a minimi/ar a seriedade da situa-3o de mal-estar gerada. .x.: '>3o conseguimos colocar nosso anAncio no 9ornal dentro do pra/o, mas, tudo bem, ningu(m responde a esses anAncios mesmo.) :esculpas < Admitir a responsabilidade por um evento indese9ado e ao mesmo tempo pedir perd3o. .x.: '4into muito por ter cometido um engano no relat;rio. Pe-o desculpas por isso.)
21

Poder e Poltica

Aclama-3o < AnAncio de eventos favor?veis a fim de maximi/ar as implica-=es positivas sobre si mesmo. .x.: 'As vendas em nossa divis3o praticamente triplicaram depois que fui contratado.) 8a9ula-3o < .logiar os outros por suas virtudes em um esfor-o para parecer perceptvel ou am?vel. .L.: 'Moc+ lidou muito bem com a reclama-3o daquele clienteN .u n3o conseguiria agir t3o bem.) Oavores < Oa/er algo simp?tico para algu(m a fim de conquistar sua aprova-3o. .x.: 'Benho dois ingressos para o teatro ho9e 7 noite, mas n3o poderei ir. Oique com eles. *onsidere um agradecimento por sua aten-3o comigo.)

22

Poder e Poltica

Administra+o da 'mpress+o:

.fic?cia < Poucos estudos foram reali/ados para testar a efic?cia das t(cnicas de administra-3o da impress3o, e todos pretendiam essencialmente determinar se esse comportamento est? ou n3o relacionado com o sucesso nas entrevistas de emprego.

23

Poder e Poltica

A .tica no Comportamento Pol3tico As a-=es (ticas t+m que ser consistentes com as metas da organi/a-3o. .spalhar o boato de que existem problemas de seguran-a em um produto lan-ado pela sua empresa, com o prop;sito de pre9udicar a equipe que o desenvolveu, ( anti(tico. .ntretanto, n3o h? nada de anti(tico na troca de favores entre o chefe de um departamento e o gerente de compras para que um contrato importante se9a agili/ado.

24

Poder e Poltica

'mplica-es para os Administradores *omo um administrador que dese9a maximi/ar seu poder, ser? necess?rio aumentar a depend+ncia das pessoas em rela-3o a ele 0 administrador efica/ aceita a nature/a poltica das organi/a-=es. Ao avaliar o comportamento segundo uma perspectiva poltica, ser? mais capa/ de prever as a-=es dos outros e utili/ar essas informa-=es para formular estrat(gias polticas que acarretem vantagens para ele, e para sua unidade de trabalho.
25

Вам также может понравиться