Вы находитесь на странице: 1из 11

EDITAL DA IV MOSTRA DE EXPERINCIAS EM ATENO BSICA Este edital trata apenas da inscrio e Premiao de Relatos de Experincia e no da inscrio para

a participao na IV Mostra. Para inscrio como participante na Mostra, veja mais informaes aqui Os relatos inscritos devem, necessariamente, tratar de experincias relacionadas Ateno Bsica, de acordo com os eixos temticos existentes. Relatos que falem de experincias ambulatoriais e/ou hospitalares s sero aceitos caso explicitem a relao direta com a Ateno Bsica. O EDITAL DA IV MOSTRA DE EXPERINCIAS EM ATENO BSICA estabelece os parmetros que regem: (1) inscrio de relatos de experincias na IV Mostra; (2) trabalho de Curadoria da IV Mostra em todos os seus aspectos; (3) avaliao entre pares dos relatos de experincias; (4) classificao dos relatos que sero apresentados nos espaos pr-programados da IV Mostra; (5) premiao dos relatos de experincias inscritos na IV Mostra. Todos os relatos inscritos estaro disponveis na Comunidade de Prticas antes, durante e aps a IV Mostra. Ao inscrever o relato de experincia, o(s) AUTOR(ES) concordam com a disponibilizao dos relatos na Comunidade de Prticas e com todas as regras deste Edital. Glossrio Para fins deste edital entende-se como: AUTOR (ES): o(s) participante(s) responsveis pela elaborao, inscrio e apresentao dos Relatos de Experincias na IV Mostra; ATOR (ES): participante(s) que compe(m) a experincia relatada, tendo sido protagonista(s) da mesma. Entende-se que estes no so responsveis pela inscrio dos relatos, mas participaram da realizao da experincia. Desse modo, no podero apresentar a experincia na IV Mostra. Coordenadores de Curadoria: grupo de pessoas envolvidas com a organizao da IV Mostra, em especial com a coordenao do processo de Curadoria, dando apoio diretamente aos Curadores durante a realizao de suas atividades.

Curadores: Grupo de trabalhadores, pesquisadores, docentes e gestores vinculados Ateno Bsica, selecionados a partir de uma chamada pblica de currculos, cuja funo apoiar os AUTORES na qualificao dos relatos de experincias. Saiba mais sobre a Curadoria clicando aqui.

Espaos de apresentao pr-programados: os relatos apresentados nestes espaos tero dia e hora para apresentao, com tempo pr-determinado para apresentao oral.

O tempo pode ser de 20 (vinte) minutos (900 relatos) ou 10 (dez) minutos (480 relatos).

Espaos de apresentao livres: so espaos de conversa sobre as experincias organizados a partir dos eixos temticos. Os relatos de experincia podero ser apresentados sem programao prvia, por qualquer inscrito como AUTOR neste edital. que tiver participado da inscrio do relato de experincias em determinado eixo poder buscar na programao em que momento haver espaos de apresentao livres em torno do referido eixo e apresentar seu relato para os demais participantes.

1. SOBRE AS INSCRIES

Quem pode inscrever Relatos de Experincia? Trabalhadores, Gestores e Usurios do SUS, seja no mbito Local, Municipal, Regional, Estadual ou Nacional. Curadores e coordenadores de curadoria NO podero inscrever relatos como AUTORES.

Como a inscrio deve ser realizada? As inscries dos relatos devem ser feitas exclusivamente pela pgina da IV Mostra na Comunidade de Prticas. Desse modo, necessrio realizar cadastro no portal de comunidades da Ateno Bsica conforme tutorial disponvel na pgina de instrues para inscrio de relatos.

A inscrio deve ser realizada a partir da escolha de um dos eixos temticos (Anexo I)Aps escolher o eixo temtico que melhor dialoga com o relato de experincia, devese clicar em "Inscrever neste eixo". Mais informaes esto disponveis na pgina de instrues para inscrio de relatos.

Aps a inscrio, o relato ficar visvel na Comunidade especfica do Eixo Temtico selecionado, podendo ser acessada por qualquer usurio participante da Comunidade. Esse processo visa ampliar a troca ainda durante o perodo de inscries de relatos. Nesta etapa, o relato poder participar da Curadoria, mas no obrigatrio.

Sob hiptese alguma sero aceitos relatos enviados por outras vias que no as comunidades dos eixos temticos disponveis na pgina da IV Mostra na Comunidade de Prticas.

Ao inscrever um relato, o AUTOR que efetuar a inscrio como usurio da Comunidade de Prticas estar automaticamente inscrito na IV Mostra.

Quantos relatos cada pessoa pode inscrever? Quantas pessoas podem participar do relato? O cadastro na Comunidade de Prticas vinculado a um CPF (Cadastro de Pessoa Fsica). Desse modo, cada usurio cadastrado (com um CPF) poder inscrever at 2 (dois) relatos como AUTOR da experincia.

Cada experincia poder ter at 6 (seis) autores, sendo que um deles necessariamente deve ser o usurio cadastrado na Comunidade de Prticas. Durante a inscrio, necessrio inserir o nome e profisso de cada autor, incluindo o de quem efetua a inscrio como usurio cadastrado na Comunidade dePrticas.

O formulrio de inscrio dos relatos comporta ainda a insero de outras pessoas como ATORES da experincia, isto , pessoas que participaram da experincia, mas no esto listados como AUTOR. Cada experincia poder ter relacionados at 20 (vinte) ATORES.

Os relatos que forem classificados para apresentao na IV Mostra somente podero ser apresentados por 1 (um) dos AUTORES. Recomenda-se que o apresentador seja a mesma pessoa que realizou o cadastro na Comunidade de Prticas, mas no obrigatrio.

Qual o prazo para inscrio de relatos? O perodo de inscries vai de 01 de agosto a 15 de setembro de 2013. No sero aceitos relatos fora do prazo de inscries e/ou em outras formas ou vias que no as descritas anteriormente.

2. SOBRE A CURADORIA

Observaes preliminares Os Coordenadores de Curadoria no podero inscrever relatos como AUTORES, nem ser listados como ATORES da experincia.

Aos Curadores ser permitida a participao apenas como ATORES nos relatos de experincias.

Essa medida visa preservar a lisura do processo de classificao e premiao, ainda que a avaliao dos relatos seja realizada entre pares, de uma maneira que impossibilita qualquer tipo de manipulao (veja adiante). O que a Curadoria da IV Mostra? A IV Mostra buscar fazer emergir narrativas de novo tipo, mais leves, livres e criativas. O objetivo provocar reflexo e dar visibilidade s prticas de sade que acontecem nos territrios.

Com esta nova metodologia, os autores dos relatos tero a oportunidade de desenvolver seus relatos de experincia, tanto no que diz respeito escrita propriamente dita, quanto s formas de apresentao dos relatos, agregando vdeos, imagens dentre outros.

O principal trabalho dos Curadores ser estimular a problematizao e o detalhamento dos relatos de experincias.

Mas como funciona a Curadoria?

Onde ser realizada O processo de Curadoria se d no encontro virtual via Comunidade de Prticas - entre Curadores e AUTORES dos relatos. A Curadoria no obrigatria, portanto ela destinada apenas aos AUTORES que quiserem dialogar sobre o relato inscrito, no sentido de qualificar a estrutura dos mesmos antes do processo de avaliao entre pares.

O processo de Curadoria comea a partir do dia 19 de agosto e vai at o dia 20 de outubro de 2013. Neste perodo os Curadores entraro em contato com o AUTOR responsvel pela inscrio do relato na Comunidade (usurio cadastrado na Comunidade de Prticas que realizou a inscrio do trabalho) para verificar o interesse em participar deste processo.

Primeiro contato com a Curadoria O primeiro contato ser realizado por email. O AUTOR ter 3 (trs) dias para responder sobre seu interesse em participar da Curadoria. Caso no responda dentro deste prazo, outros relatos tero prioridade na Curadoria. A Curadoria fica desobrigada de apoiar os relatos de experincia cujos autores no responderem dentro do prazo estipulado.

Seguimento do contato com a Curadoria Aps o aceite para participar da curadoria, o(s) AUTOR(ES) que desejar(em) participar da Curadoria ter(o) um perodo de at 15 dias para aperfeioar seu relato no dilogo com o Curador. Este dilogo entre AUTOR(ES) e Curadores acontecer APENAS via

Comunidade de Prticas, ou seja, no haver novos contatos por e-mail. Caso o(s) AUTOR(ES) e Curadores entendam, em comum acordo, que o prazo no foi suficiente para desenvolvimento satisfatrio do trabalho, este perodo poder ser estendido por mais 10 dias, desde que no prejudique o desenvolvimento de outros relatos, nem extrapole o prazo final de Curadoria (20 de outubro de 2013).

At quando ser possvel modificar o relato? Todos os relatos podero ser editados at a data final da Curadoria, isto , dia 20 de outubro de 2013. O relato poder ser modificado mesmo que no tenha participado do processo de curadoria ou que o contato com o Curador j tenha sido finalizado. A partir desta data, NENHUMA edio/alterao poder ser feita. As alteraes e edies no relato podero ser feitas exclusivamente pelo AUTOR que o inscreveu e, quando aplicvel, de sua inteira responsabilidade. Quando o relato tiver mais de um autor, o dilogo e acordo com os demais AUTORES sobre as alteraes, tambm de inteira responsabilidade do AUTOR que inscreveu o trabalho na Comunidade de Prticas.

A Curadoria no funcionou comigo. Que posso fazer? Caso ocorra algum tipo de problema no contato entre AUTOR(ES) e Curadores (ex.: os Curadores no interagiram no perodo conforme esperado, etc.), o(s) AUTOR(ES) poder(o) entrar em contato com os coordenadores de Curadoria do grupo ao qual faz parte o Curador. A coordenao de Curadoria ter a prerrogativa exclusiva de avaliar se cabe ou no designar uma nova dupla de Curadores para realizar a curadoria.

A solicitao de contato com a coordenao de Curadoria deve ocorrer exclusivamente por meio do formulrio de contato disponvel no FALE CONOSCO da pgina da IV Mostra, sendo necessrio selecionar como assunto CURADORIA. No sero considerados contatos realizados por outros meios ou mesmo mensagens enviadas pelo formulrio que tenham selecionado CURADORIA no campo assunto. Todos os relatos tero acesso Curadoria? Estimamos que a equipe de Curadores ter capacidade para interagir com cerca de 2 mil relatos de experincia. Desse modo, provvel que a equipe no consiga interagir com o(s) AUTOR(ES) de todos os relatos inscritos que desejarem participar da Curadoria.

Assim, sero priorizados os relatos de experincia obedecendo a ordem de inscrio (relatos inscritos mais cedo tero prioridade) e distribuio regional, conforme proporcionalidade estabelecida para a classificao dos relatos para apresentao na IV MOSTRA (ver item 4 deste edital).

E depois da Curadoria, o que acontece? Aps a finalizao do prazo de Curadoria dos relatos (20 de outubro) que tambm o limite para realizar alteraes nos relatos comear a fase de Avaliao entre Pares

dos relatos de experincia. A partir desta avaliao, os relatos podem ser classificados para apresentao nos espaos pr-programados da IV Mostra.

3. SOBRE A AVALIAO ENTRE PARES

Como os relatos sero avaliados? Que quer dizer "avaliao entre pares"? Os relatos sero avaliados via Comunidade de Prticas, pelos AUTORES que realizaram inscrio de relatos na IV Mostra. Esta etapa OBRIGATRIA para todos que inscreverem relatos.

Cada AUTOR (usurio cadastrado na Comunidade de Prticas e que realizou a inscrio de relatos) dever avaliar 05 (cinco) relatos. Os relatos a serem avaliados sero de outra regio do pas e dessa forma o AUTOR avaliar um relato que NO CONCORRER com o seu prprio, nem para a classificao para apresentao na IV Mostra, nem para a premiao. Por que a avaliao obrigatria? E se eu no realizar a avaliao? A avaliao dos relatos entre pares visa introduzir uma nova dinmica, mais horizontal e baseada na sabedoria prtica da experincia cotidiana, deslocando dos critrios de cientificidade utilizados em eventos cientficos.

O carter obrigatrio visa estimular o contato com diferentes experincias e a colaborao horizontal, alm de garantir uma quantidade mnima de avaliaes para cada relato, de forma a possibilitar o processo de classificao para apresentao nos espaos pr-programados da IV Mostra.

O relato do AUTOR que no realizar a avaliao dos 5 (cinco) relatos designados na fase de avaliao entre pares, no estar habilitado a participar da classificao para apresentao nos espaos pr-programados da IV Mostra, tampouco da Premiao. Os relatos que se enquadrarem neste caso, podero ser apresentados apenas nos espaos de apresentao livres, que sero espaos de apresentao e discusso estruturados a partir de eixos temticos e sem programao prvia.

Como saberei quais relatos avaliar? Qual o prazo? A atribuio dos relatos a serem avaliados ser realizada de forma aleatria, estando disponvel na Comunidade de Prticas (ser disponibilizado tutorial especfico com 20 dias de antecedncia).

Os AUTORES dos relatos tero de 01 a 30 de novembro de 2013 para avaliar 05(cinco) relatos de experincias.

4. CLASSIFICAO DOS RELATOS DE EXPERINCIA PARA APRESENTAO NOS ESPAOS PR-PROGRAMADOS DA IV MOSTRA E CERTIFICAO DOS RELATOS

O que quer dizer "espaos pr-programados"? A apresentao e discusso de relatos de experincias na IV MOSTRA est organizado em 2 (dois) grandes grupos: - Espaos de apresentao pr-programados: os relatos apresentados nestes espaos tero dia e hora para apresentao, com tempo pr-determinado para apresentao oral. O tempo pode ser de 20 (vinte) minutos (900 relatos) ou 10 (dez) minutos (480 relatos). A classificao dos relatos realizada a partir da avaliao entre pares ir determinar em qual dos espaos o relato ser apresentado; - Espaos de apresentao livres: so espaos de conversa sobre as experincias organizados a partir dos eixos temticos. Os relatos de experincia podero ser apresentados sem programao prvia, por qualquer inscrito como AUTOR neste edital.

A programao destes espaos ser organizada a partir dos eixos temticos. Os AUTORES devero buscar na programao da IV Mostra o espao de apresentao livre do eixo em que o relato de experincia foi inscrito.

Como os relatos sero classificados? Quantos podero ser apresentados na IV Mostra? A classificao dos relatos para os espaos de apresentao pr-programados ser realizada conforme pontuao obtida por cada relato na avaliao entre pares, respeitando a distribuio por regio do pas, de acordo com a populao e cobertura da Ateno Bsica. Os primeiros 1.380 (hum mil, trezentos e oitenta) relatos de experincia sero apresentados nos espaos pr-programados, seguindo a seguinte distribuio: Regio Regio Regio Centro-Oeste: Sul: Sudeste: 110 180 442 relatos; relatos; relatos;

Regio - Regio Nordeste: 510 relatos.

Norte:

138

relatos

Os espaos de apresentao livres acolhero a apresentao de cerca de 2.400 (dois mil e quatrocentos) relatos de experincias. Todos os relatos inscritos estaro tambm disponveis na Comunidade de Prticas antes, durante e aps a realizao da IV Mostra. Durante o evento, haver computadores disponveis para acesso s experincias, no havendo necessidade de impresso de psteres. Cabe reforar que, caso o participante decida trazer pster impresso para a IV Mostra, no haver espao previsto para alocao dos mesmos. Como ser realizada a Certificao? Os relatos de experincias sero certificados nas seguintes categorias, conforme espao de apresentao na IV Mostra - Relato apresentado nos Espaos de apresentao pr-programados, conforme categorias acima: Recebero este certificado os AUTORES que participarem da IV Mostra cujos relatos forem apresentados nos Espaos de apresentao pr-programados. - Relato apresentado nos Espaos de apresentao livres, conforme categorias acima: Recebero este certificado os AUTORES que participarem da IV Mostra cujos relatos forem apresentados nos Espaos de apresentao livres. - Relato apresentado na Comunidade de Prticas: Recebero este certificado os AUTORES que submeterem relatos de experincias e no participarem da IV Mostra, cujos relatos atenderem aos requisitos deste edital.

5. SOBRE A PREMIAO

Como ser feita a premiao? Quem avaliar os relatos? Os 300 (trezentos) relatos melhor classificados dentre os 1.380 (hum mil trezentos e oitenta) relatos de experincia que sero apresentados nos espaos pr-programados participaro da etapa de Premiao. Aqui tambm ser seguido o critrio de distribuio regional, sendo que a classificao desses 300 (trezentos) relatos se dar conforme segue:

Regio Regio Regio Regio - Regio Nordeste: 111 relatos.

Centro-Oeste: Sul: Sudeste: Norte:

24 39 96 30

relatos; relatos; relatos; relatos

Os relatos de experincia sero avaliados por uma comisso julgadora composta por pessoas de notria experincia na Ateno Bsica e que no possuam envolvimento com os relatos inscritos. Assim, no podero ser avaliadores pessoas que tenham sido AUTORES e/ou ATORES de nenhum dos relatos de experincias. No podero concorrer premiao os Curadores, Membros da Organizao da IV Mostra ou pessoas que tenham algum vnculo junto Administrao Pblica Federal.

Quais so os prmios para os relatos Sero 100 (cem) relatos premiados, da seguinte forma:

de

experincia?

Do 1 ao 10 Visita do Canal Sade para produo do programa "Canal Sade na Estrada".

relato

11 ao 30 relato: Financiamento (passagens areas e dirias) de at 2 (dois) AUTORES da experincia premiada para visita in loco de outra experincia premiada na IV Mostra. A experincia a ser visitada ser determinada pela organizao da IV Mostra em perodo posterior divulgao dos premiados. Caber nica e exclusivamente aos AUTORES do relato a indicao das pessoas que vo realizar a viagem. 31 ao 50 relato: Apresentao e discusso da experincia na WEB TV da Comunidade de Prticas, espao de conversao e debates sobre a Ateno Bsica. 51 ao 100 relato: Publicao do relato de experincia na Revista Brasileira de Sade da Famlia. Os AUTORES sero convidados a adaptar seu relato para produo de um artigo contando sobre a experincia, de acordo com as regras editoriais da Revista.

Quando ocorrer a premiao? A premiao acontecer ao longo dos anos de 2014 e 2015, conforme cronograma operacional a ser divulgado juntamente com a divulgao dos relatos premiados.

CONSIDERAES FINAIS

Do compromisso dos participantes Os AUTORES, ao submeterem seu relato de experincia, tornam-se responsveis pela fidelidade e legitimidade das informaes inseridas no formulrio de inscrio, assim como de eventuais documentos apresentados.

Todos os relatos inscritos estaro disponveis na Comunidade de Prticas antes, durante e aps a IV Mostra. Ao inscrever o relato de experincia, o(s) AUTOR(ES) e ATORE(S) relacionados concordam com a disponibilizao dos relatos na Comunidade de Prticas e com todas as regras deste Edital.

Ao submeter um relato de experincia, os AUTORES concordam ainda em ceder direitos autorais e patrimoniais relativos ao material submetido para o Ministrio Sade sob o regime Creative Commons, conforme Termos de Uso da Comunidade Prticas. O referido material poder ser utilizado para a divulgao dos relatos experincias.

os da de de

A inscrio implica ainda na concordncia e aceitao de todas as condies previstas neste edital.

Da validade e publicao deste edital A organizao da IV Mostra, sob coordenao do Departamento de Ateno Bsica (DAB/SAS/MS), se reserva ao direito de alterar, revogar, anular, adiar ou suspender o presente edital, no todo ou em parte, caso ocorram motivos de fora maior, sem aviso prvio. Caso ocorra qualquer mudana, a mesma ser divulgada por meio do site da IV Mostra.

Este edital ser publicado na Comunidade de Prticas e no site do Departamento de Ateno Bsica, conservando as verses anteriores em caso de mudanas.

Dos casos omissos ou dubiedades Quaisquer inscritos podero, de maneira fundamentada, questionar este edital. Questionamentos ou esclarecimentos quanto aos itens deste edital devem ser encaminhados organizao por meio do formulrio de contato disponvel na seo

"Fale Conosco" do site da IV Mostra, selecionando o assunto "Questionamento ou esclarecimentos do Edital" e esclarecendo a que aspecto se refere o questionamento ou esclarecimento.

Para obteno de resposta a contento, os questionamentos ou esclarecimentos do Edital devero ser realizados com, no mnimo, 5 (cinco) dias teis de antecedncia em relao ao trmino do prazo para o item do edital em torno do qual se deseja questionar ou esclarecer.

Os casos omissos ou de dbia interpretao, anteriores ou posteriores a quaisquer das etapas referidas neste edital, so de exclusiva deliberao e julgamento das comisses organizadora e julgadora.

Вам также может понравиться