Вы находитесь на странице: 1из 25

4.

Sistema Digestrio
4.1 Tubo digestrio e rgos anexos O sistema digestrio um tubo muscular oco que se estende desde a boca at o nus. A localizao da maior parte dos rgos desse sistema se encontra na cavidade abdominal.

O tubo digestrio formado pelos rgos A cavidade oral !boca"; A faringe !orofaringe"; O esfago; O estmago; O intestino delgado; O intestino grosso; O reto; O nus.

Alm destes rgos# e$istem os rgos ane$os As glndulas salivares; Os dentes; O fgado; A vescula biliar; O pncreas.

4.% Anatomia Topogrfica dos rgos A cavidade oral, as glndulas salivares e os dentes.

A faringe

O esfago & um tubo muscular que possui tr's regi(es por onde ele passa a regio cervical# a regio torcica e a regio abdominal. )sta *ltima regio pequena e logo se conecta ao est+mago.

O estmago O est+mago um rgo oco localizado na cavidade abdominal# do lado esquerdo# abai$o do m. diafragma e ao lado do f,gado.

O intestino delgado O intestino delgado o rgo que se conecta ao est+mago e estlocalizado na poro anterior da cavidade abdominal. .ossui tr's regi(es a 1/ est- em contato direto com o est+mago c0amado de duodeno1 a %/ a maior poro c0amada de jejuno1 e a 2/ regio c0amado de leo e se conecta ao intestino grosso. & no duodeno que o pncreas, o fgado e a vescula biliar !rgos ane$os" se conectam.

O gado

A !escula biliar e o "ncreas

O intestino grosso O intestino grosso possui 2 regi(es que passa de um lado ao outro anteriormente na cavidade abdominal# so eles colo ascendente# colo transverso e colo descendente. 3o colo ascendente encontra4se uma regio de cone$o ao ,leo c0amado de ceco. 3o ceco est- uma estrutura c0amada de ap#ndice vermiforme.

O reto e o nus O reto a poro final do tubo digestrio onde# 5untamente com a abertura c0amada de 6nus# e$cretar- os res,duos do metabolismo para fora do organismo.

4.2 Peritnio & uma membrana serosa transparente# bril0ante e cont,nua. 7ua funo revestir a cavidade abdominoplvica e envolver as v,sceras !rgos". )ntre as v,sceras e o perit+nio circula o l$uido peritoneal que lubrifica as faces peritoneais# possibilitando que as v,sceras se movam !peristaltismos" umas sobre as outras sem atrito e permitindo os movimentos da digesto.

4.4 Camadas teciduais Apesar dos rgos possu,rem diferentes formas e fun(es espec,ficas# a parede do tubo digestrio possui 2 camadas principais por todo o seu comprimento a mucosa# a submucosa e a muscular. Mucosa 8 a camada de tecido epitelial interna# cu5as clulas secretam muco# enzimas digestrias e 0orm+nios. Submucosa 8 a camada de tecido con5untivo frou$o que apoia a mucosa e contm vasos sangu,neos# nervos# gl6ndulas e vasos linf-ticos. Muscular 8 a camada de tecido muscular liso respons-vel pelos v-rios movimentos do tubo digestrio. )$. uma altern6ncia r,tmica de contrao e rela$amento c0ama4se peristaltismo# que impulsiona o alimento de um rgo ao outro.

4.9 Metabolismo .ara desempen0ar suas fun(es# a clula deve receber e utilizar nutrientes provenientes do alimento que ingerimos como os carboidratos# as prote,nas e as gorduras. :ma vez no interior da clula# os nutrientes sofrem mil0ares de rea%&es $umicas necess-rias para a sua utilizao. )sse processo c0amado de metabolismo# que pode ser dividido em anabolismo e catabolismo.

4.9.1 ;atabolismo O catabolismo inclui rea(es qu,micas que degradam !ou quebram" as subst6ncias maiores e mais comple$as# transformado4as em subst6ncias mais simples. A quebra de uma molcula protica grande em amino-cidos individuais um e$emplo. O catabolismo geralmente est- associado com a libera%'o de energia que finalmente convertida em A<.. 4.9.% Anabolismo O anabolismo inclui as rea(es qu,micas que constroem subst6ncias grandes e comple$as# a partir de outras mais simples. A construo de prote,nas longas a partir de amino-cidos individuais um e$emplo. As rea(es anablicas geralmente necessitam de adi%'o de energia sob a forma de A<. !adenosina trifosfato". 4.9.2 Altera(es metablicas (ltera%&es )ormonais ;omo o metabolismo muito afetado pelos 0orm+nios# as altera(es dessas subst6ncias tambm determinam altera(es metablicas. .or e$emplo# os estados de 5e5um e de fome esto associados a diversos a5ustes 0ormonais. :m deles um aumento do 0orm+nio do crescimento !=>". )sse 0orm+nio estimula a s,ntese de prote,nas# determina a mobilizao de gorduras e reduz a utilizao de carboidratos. A infeco causa a liberao de glucagon que# por sua vez# estimula as vias metablicas do f,gado para utilizar prote,na e produzir a*car. O estresse determina a liberao de diversos 0orm+nios do estresse# como o cortisol e a epinefrina# que provocam mudanas profundas no metabolismo. (cidose ltica A quantidade de O% diminui de forma severa nos tecidos de pacientes em c0oque. )sse decrscimo determina uma alterao do metabolismo que passa de aerbio !com O %" para anaerbio !sem O%". A queima anaerbia da glicose produz -cido l-tico. O ac*mulo de -cido l-tico causa um dist*rbio severo no p> do sangue denominado acidose l-tica.

4.? Digesto e Absoro ;ada clula necessita de um suprimento constante de nutrientes e energia. A funo do sistema digestrio quebrar o alimento em part,culas menores o suficiente para serem absorvidos. .ara isso ocorre % processos A digest'o o processo pelo qual o alimento $uebrado em part,culas menores e ade$uado para a absoro. O processo digestrio acontece de forma mec6nica e qu,mica A digest'o mecnica a quebra f,sica do alimento em fragmentos menores. @sso poss,vel pela atividade mastigatria e de tritura%'o na boca e pelas atividades peristlticas !mistura e agitao" das paredes dos rgos. )$. Os m*sculos estriados esquelticos# masseter e outros# movimentam a mand,bula de encontro ao ma$ilar# pressionando o alimento contra os dentes.

A digest'o $umica a alterao qu,mica da composio do alimento# que ocorre em resposta As en*imas# o muco# o cido )idroclordrico e a bile. )$. :ma prote,na ingerida modifica4se quimicamente em amino-cidos. As subst6ncias qu,micas !enzimas# -cidos e bile" e$ecutam a dissociao molecular.

"rincipais secre%&es do sistema digestrio


+,-. ,/01.2+34, D01.S56/0(

Enzimas
)nzima salivar Amilase !ptialina" )nzima g-strica .epsina )nzimas pancre-ticas Amilase Bipase .roteases !<ripsina Cuimotripsina" )nzimas intestinais .eptidases Dissacaridases Bactose e Ealtose" Bipase )nteroquinase !7acarose# @ntestino @ntestino @ntestino @ntestino <ransformar os pept,deos em amino-cidos <ransformar os monossacar,deos dissacar,deos em e .6ncreas .6ncreas .6ncreas <ransformar os polissacar,deos em dissacar,deos <ransformar a gordura em -c. gra$os e glicerol <ransformar prote,nas em pept,deos =l6ndulas g-stricas @niciar a digesto da prote,na =l6ndulas salivares @niciar a digesto do carboidrato em dissacar,deos

<ransformar as gorduras em -c. gra$os em tripsina Ativar o tripsinog'nio em tripsina

Compostos Auxiliares
Fc. >idroclor,drico Gator intr,nseco Hile Euco )st+mago )st+mago G,gado <odo o tubo digestrio Au$iliar a desmembrar as prote,nas1 eliminar microorganismos que so ingeridos no alimento .articipar na absoro da vitamina H1% )mulsificar gorduras1 au$iliar na absoro dos -c. gra$os e de vitaminas lipossol*veis !A#D# )" Amolecer os alimentos1 lubrificar e facilitar sua passagem pelo tubo digestrio

Hormnios
=astrina ;olecistocinina )st+mago Duodeno )stimular as gl6ndulas g-stricas a secretar o suco g-strico )stimular a ves,cula biliar a se contrair e liberar a bile1 estimular a liberao das enzimas pancre-ticas )stimular o p6ncreas a secretar bicarbonato de sdio

7ecretina

Duodeno

A absor%'o o processo pelo qual o produto final da digesto move7se atravs das paredes do tubo digestrio para o interior dos vasos sanguneos# a fim de ser distribu,do pelo corpo.

A maior parte da digesto e da absoro ocorre no duodeno# o ponto de encontro da digesto1 O material alimentar no absorvido impulsionado atravs do jejuno e do leo# em direo ao intestino grosso1 :m grande volume de -gua e de eletrlitos absorvido ao longo desse tra5eto# e as fe*es semi7slidas so formadas1 A presena de material fecal no reto desencadeia o refle$o da defecao.

O fgado# a vescula biliar e o pncreas liberam suas secre(es no interior do duodeno. O f,gado recebe muito sangue proveniente de duas origens da a. )eptica e da veia porta )eptica. A a. )eptica fornece sangue rico em O% vindo da a. aorta1 A veia porta )eptica drena o sangue proveniente de todos os rgos digestrios na cavidade abdominal# desse modo a veia porta traz para o f,gado sangue rico em produtos finais da digesto. O sangue sai atravs das veias 0ep-ticas e esvazia4se na veia cava inferior. O sangue proveniente da a. 0ep-tica e da v. porta mistura4se no f,gado em espaos c0amados de sinusides. As clulas 0ep-ticas !)epatcitos" e$traem a >%O e subst6ncias dissolvidas provenientes do sangue dos sinusides. )nto# as clulas 0ep-ticas secretam uma subst6ncia verde4 amarelada c0amada bile# que ser- armazenada na vescula biliar.

8. Sistema 2rinrio
9.1 rgos do sistema urinrio O sistema urin-rio produz a urina# que armazenada temporariamente e eliminada do corpo posteriormente. Os principais rgos deste sistema so os rins# os ureteres# a be9iga e a uretra. 9.% ocali!ao Os rins esto localizados na parte posterior da cavidade abdominal# na altura da <11 a B2.

9.2 Anatomia renal O rim possui o formato de um fei5o# com duas curvaturas a lateral# c0amada de curvatura maior# e a medial# c0amada de curvatura menor. 3esta *ltima# poss,vel observar a entrada e sa,da de v-rios vasos# nervos e a pelve renal, e c0amada de )ilo renal. @nternamente# possui o crte9 e a medula renal# os clices menores e maiores at a pelve renal.

9.4 " ureter# a bexiga e a uretra O ureter possui duas regi(es a abdominal e a p:lvica. A be$iga urin-ria est- localizada na cavidade plvica posteriormente a s,nfise p*bica e anteriormente ao reto. <em a capacidade de armazenar IJJ KJJ ml de urina. 3a mul0er essa capacidade diminui devido ao *tero ocupar a poro pstero4superior# o que diminui o taman0o da be$iga.

<anto a uretra no 0omem quanto na mul0er e$ercem a mesma funo de conduzir a urina da be$iga para o meio e$terno. 3o entanto# a uretra masculina difere da feminina no que diz respeito ao taman0o. 3o 0omem pode c0egar a %Jcm e na mul0er apro$imadamente 4cm.

9.9 rgos genitais# masculino e feminino 7istema Leprodutor O desenvolvimento 0umano um processo continuo que comea quando um ovcito de uma mul0er fertilizado por um espermatozoide de um 0omem. Cue transformam uma *nica clula# o zigoto em um ser 0umano multicelular.

9.1 Mrgo reprodutor feminino . NOagina 7erve como passagem e$cretora para o fluido menstrual# recebe o p'nis durante a relao se$ual e forma a parte inferior do canal do parto. NOulva rgo se$ual feminino e$terno. .ossui duas pregas pequenos l-bios e grandes l-bios. N;litris um pequeno rgo ertil# equivalente morfolgico do p'nis# importante para o estimulo se$ual da mul0er. NOv-rios gl6ndulas reprodutoras de estrgeno e progesterona !0orm+nios respons-veis pelos desenvolvimentos das caracter,sticas secundarias e controlam a gravidez". .roduzem os ovcitos. NPtero rgo periforme e de paredes espessas# que alo5a o embrio durante a gravidez.

Mrgo reprodutor masculino N<est,culo produzem espermatozoides. N)pid,dimos local onde ocorre a maturao dos espermatozoides. N;anal Deferente ;onduz os espermatozoides ate a ves,cula seminal. NOes,culas seminais produz secre(es que tem funo de nutrir e fazer a manuteno da clula.

9.? $un%es sistema urinrio

do

O sistema urinrio formado por um con5unto de rgos que filtram o sangue# produ*em e e9cretam a urina o principal l,quido de e$creo do organismo. ;om a filtragem do sangue e a formao da urina# os rins contribuem para a 0omeostasia dos l,quidos corporais# das seguintes maneiras /egula%'o da composi%'o inica do sangue; /egula%'o do volume sanguneo; ;ibera%'o de <ormnios; /egula%'o da press'o arterial; /egula%'o dos nveis de glicose no sangue; .9cre%'o de resduos e de substncias estran)as; .ntre outros. 9.I $ormao e excreo da urina 3o crte$ e na medula renal e$istem mil0(es de estruturas microscpicas# c0amadas de n:frons respons-veis pela filtragem do sangue que c0ega ao rim. As subst6ncias encontradas no plasma sangu,neo que sero filtrados pelo rim e e$cretadas so =>gua; =1licose; =Sdio; >cido @rico; "otssio; ?reatinina. ?loreto; A quantidade de sangue filtrado pelo rim de 1%9 ml por minuto# ou se5a# 1KJ lts em %40. .orm# um indiv,duo s e$creta 1#9 lts de urina por dia. ) onde vai parar os outros 1IK#9 ltsQ & reabsorvido pelo rim e volta para a circulao. As fases da formao da urina filtra%'o# reabsor%'o e secre%'o. Aqui# os capilares peritubulares so apresentados como um longo e cont,nuo tubo.

9.K &ormnio Antidiur'tico ( AD& Observem o e$emplo de estimulao 0ormonal quando o indiv,duo ingere pouca quantidade de -gua

9.R 4 Caso cl)nico :m clculo renal !Spedra no rimT" pode passar do rim para a pelve renal e depois para o ureter# causando distenso e$cessiva deste tubo muscular. Os c-lculos renais que entram na via urin-ria podem ocasionar clica renal !dor lombar at dor na regio inguinal" e obstruo em um dos 2 locais anat+micos abai$o

A. Sistema +ervoso
?.1 =eneralidades Ois6o estrutural e funcional O sistema nervoso respons-vel pela maioria das fun(es de controle em um organismo# coordenando e regulando as atividades corporais. O neur+nio a unidade funcional deste sistema. O neur+nio a unidade funcional do sistema nervoso. Os neur+nios comunicam4se atravs de sinapses1 por eles propagam4se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neur+nio formado por dendrito# corpo celular e a$+nio. A transmisso ocorre apenas no sentido do dendrito ao a$+nio.

O sistema nervoso divido em Sistema +ervoso ?entral

Sistema +ervoso "erif:rico.

?.% 7istema 3ervoso ;entral .rincipais componentes do 7istema 3ervoso ;entral *+,+- Medula espin.al A medula espin0al o centro dos arcos refle$os. )ncontra4se organizada em segmentos !regio cervical# lombar# sacral# caudal# raiz dorsal e ventral". & uma estrutura subordinada ao crebro# porem pode agir independente dele. *+,+, C'rebro O crebro est- relacionado com a maioria das fun(es do organismo como a recepo de informa(es visuais nos vertebrados# movimentos do corpo que requerem coordenao de grande n*mero de partes do corpo. O crebro encontra4se protegido pelas meninges pia4m-ter# dura4m-ter e aracnide. O encfalo dos mam,feros dividido em telencfalo !crebro"# diencfalo !t-lamo e 0ipot-lamo"# mesencfalo !teto"# metencfalo !ponte e cerebelo" e mielencfalo !bulbo". /0ulbo ou medula oblonga O bulbo tem a funo relacionada com a respirao e considerado um centro vital. <ambm est- relacionado com os refle$os cardiovasculares e transmisso de informa(es sensoriais e motoras. /Cerebelo O cerebelo respons-vel pelo controle motor. A organizao b-sica do cerebelo praticamente a mesma em todos os vertebrados# diferindo apenas no n*mero de clulas e grau de enrugamento. .esquisas recentes sugerem que a principal funo do cerebelo se5a a coordenao sensorial e no s o controle motor. /Ponte A funo da ponte transmitir as informa(es da medula e do bulbo at o crte$ cerebral. Gaz cone$o com centros 0ierarquicamente superiores. O crte$ sensorial coordena os est,mulos vindos de v-rias partes do sistema nervoso. O crte$ motor respons-vel pelas a(es volunt-rias e o crte$ de associao est- relacionado com o armazenamento da memria.

?.2 7istema 3ervoso .erifrico O 73. pode ser divido em volunt-rio e aut+nomo. *+1+- 2istema 3er4oso 5oluntrio )st- relacionado com os movimentos volunt-rios. Os neur+nios levam a informao do 73; aos m*sculos esquelticos# inervando4os diretamente. .ode 0aver movimentos involunt-rios. *+1+, 2istema 3er4oso Autnomo )st- relacionado com os movimentos involunt-rios dos m*sculos como no4 estriado e estriado card,aco# sistema endcrino e respiratrio. & divido em simp-tico e parassimp-tico. )les t'm funo antag+nica sobre o outro. 7o controlados pelo 73;# principalmente pelo 0ipot-lamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador qu,mico do 73A simp-tico a acetilcolina e a adrenalina# enquanto do parassimp-tico apenas a acetilcolina.

Вам также может понравиться