Вы находитесь на странице: 1из 17

ALIMENTAO DE OVINOS CRIADOS INTENSIVAMENTE

Mauro Sartori Bueno 1 Luiz Eduardo dos Santos Eduardo Antonio da Cunha Ovinos so animais ruminantes e devem ser alimentados com forrageiras de boa qualidade, produzidas a baixo custo. Um sistema intensivo de produo animal, com grande nmero de cordeiros produzidos durante o ano inteiro, necessita de alimentos de boa qualidade, o que pode ser conseguido atravs de uma produo vegetal eficiente. Deve-se planejar o plantio de boas pastagens para as ovelhas, com correo de solo (acidez e fsforo) e aplicao de nitrognio para aumentar a capacidade de suporte e o valor nutritivo da forrageira. Tambm necessario o cultivo de forrageiras de corte para animais estabulados. Deve-se planejar o plantio de milho ou outro cereal, quando possvel, para colheita e armazenamento em gro ou espigas, ou ainda a confeco de silagem para uso duarante o perodo de estiagem. Produo de leguminosas, para corte ou pastejo direto, na propriedade pode resultar em custos mais baixos que a produo de gramneas, pois as leguminosas dispensam a aduo nitrogenada. A produo desse tipo de forragem, na propriedade, resulta na diminuio da necessidade de aquisio de farelos proteicos, que tem preo elevado. Isto tudo diminui o custo da alimentao, item de grande expresso no preo final, na produo do cordeiro para abate precoce. Machos adultos, fora da estao de monta e ovelhas sem crias ao p, at a pario, em sistema de uma pario por ano tm as suas exigncias nutricionais plenamente atendidas se alimentadas exclusivamente com volumosos de bom valor nutritivo. Todavia, animais em crescimento acentuado ou em atividade reprodutiva intensificada (intervalo entre partos de 8 meses ou menos), na fase final de gestao e na amamentao necessitam de suplementao alimentar com rao concentrada, devido sua elevada exigncia nutricional.

Pesquisadores do Instituto de Zootecnia, Nova Odessa (SP), da Agncia de Pesquisa Tecnolgica dos Agronegcios - APTA, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo SAA. E-mail: msbueno@iz.sp.gov.br

ALIMENTOS VOLUMOSOS

Assim so denominadas as forragens verdes (pasto, capim elefante, leguminosas, etc) ou conservadas, como silagens e fenos.

Pastagem As espcies recomendadas so aquelas de bom valor nutritivo e alta produo por rea como os capins dos gneros Cynodon (coast cross, tiftons e estrelas) e Panicum (aruana, tanznia, massai, ries, green panic, etc). Pode-se tambm utilizar ainda o pangola, rhodes, pensacola, etc. As braquirias apresentam baixo valor nutritivo e menor produo por rea, sendo que a Brachiaria decumbens pode, ainda, causar intoxicao e, em algumas situaes, fotossensibilizao. Pequenas reas com braquiria podem ser utilizadas, mas a predominncia das pastagens com tal capim no recomendado.

Volumosos de corte para o vero Devem ser plantados prximos s instalaes dos animais a serem alimentados, devendo ser adequadamente adubados, para se conseguir elevada produo por rea.

Capim elefante (capim Napier) Excelente valor nutritivo quando colhido entre 35-45 dias (1,5-1,7 m de altura). Possui entre 8-12% de protena bruta (PB) e 55-60 % de nutrientes digestveis (NDT) e bom teor de clcio e fsforo. Produz entre 120-300 ton. de matria verde/ha/ano.

Feijo guandu Excelente volumoso para corte; rico em protena e clcio e de boa aceitao pelos animais. Diminui a necessidade de suplementao protica com concentrados. No perodo seco perde as folhas e no pode ser utilizado. Susceptvel geada e deve ser replantado a cada 2 anos, pois seu rebrote fica prejudicado, apos vrios cortes. Plantar em solo com pH corrigido, adensado: 5-8 sementes por

metro linear e espaamento entre linhas de 0,6 a 1 m. No necessita de adubao nitrogenada.

Amoreira Alimento de alta palatabilidade, de excelente nvel de protena (22% PB), produzindo cerca de 50 ton. de matria verde/ha/ano. Deve-se plantar no espaamento de 0,50 x 0,50 m, fornecendo as ramas picadas ou inteiras ,em manjedouras. Ressalte-se que devido s caractersticas da prpria planta, no perodo do inverno a seu crescimento lento e quando as plantas esto altas as suas folhas caem. No vero, podem ser efetuados de corte entre 45-60 dias, podendo ser armazenada na forma de feno.

SILAGENS E FENOS Durante a poca das secas as pastagens e as forrageiras de corte diminuem seu crescimento e seu valor nutritivo. Para uma explorao racional da ovinocultura essencial a conservao de alimentos produzidos na poca das guas, para uso no perodo de escassez.

Silagem de milho alimento de valor energtico muito bom, mas apresenta baixo teor protico, necessitando ser suplementado com fontes de protenas (farelo de soja ou de algodo, uria, etc) para ser eficientemente aproveitado pelos animais. Deve-se colher no ponto certo, quando apresentar gros farinceos, ser picado, compactado eficientemente e coberto com lona plstica at o momento de seu uso. No necessita de aditivos, pois sua fermentao muito boa, produzindo alimento de tima aceitao pelos animais. O milho a ser plantado deve ser o de maior produo de gros para a regio. Quando bem plantado e fertilizado adequadamente, produz 30-50 ton/ha de massa verde a ser ensilada.

Silagem de sorgo Excelente alimento volumoso conservado. Pode ser utilizado em substituio silagem de milho, pois apresenta valor energtico similar. Deve-se optar por variedades granferas e mistas, pois estas apresentam valor energtico

superior s demais. Boa silagem feita com ponto de colheita adequado (gros farinceos). A silagem de sorgo tem um custo de produo menor que a de milho, visto ser uma cultura menos exigente em termos de tratos culturais e pode produzir at dois cortes.

Silagem de capim elefante O capim elefante apresenta bom valor nutritivo quando colhido precocemente, entre 35 a 45 dias. Contudo neste estdio apresenta teor elevado de umidade o que dificulta sua ensilagem, produzindo alimento com frementao inadequada, resultando em baixa aceitao pelos animais. Para se obter silagem de boa qualidade deve-se diminuir o teor de umidade, fazendo o emurchecimento no campo, todavia esse sistema trabalhoso e pouco eficiente. Pode-se adicionar, no momento da ensilagem, algum material seco, objetivando o aumento do teor matria seca da massa ensilada para 25-28%. Pode-se utilizar para esse fim milho modo ou rolo de milho ou polpa ctrica desidratada na quantidade de 5-10%.

Silagem de girassol Apresenta-se como opo para plantio na safrinha, principalmente aps a colheita do milho, e em regies ou pocas com maior probabilidade de deficincia hdrica, pois seu sistema radicular pivotante garante maior profundidade de explorao do solo. Sua silagem de boa aceitabilidade pelos animais, com teor protico (11%) e em leo (10%) mais elevado que silagens de cereais (milho ou sorgo), todavia seu teor energtico inferior. Deve ser colhido quando os seus receptculos (flores) esto voltados para baixo, com a parte dorsal na colorao amarelo escuro e grande quantidade de folhas secas.

FENOS Fenos de gramneas so alimentos volumosos de boa aceitao pelos animais. Um bom feno tem cor esverdeada, grande quantidade de folhas, macio ao tato e com mais de 10% de protena bruta. Fenos plidos, duros e com grande quantidade de talos so inferiores. Coast-cross, Tifton, Rhodes, ries e Aruana

produzem feno de boa qualidade e devem ser colhidos com 28-40 dias de vegetao. A chuva o grande problema na produo de feno, pois fenos chuvados so de qualidade muito inferior. Feno de alfafa de excelente qualidade, mas caro para ser adquirido. Sua produo necessita de excelente fertilidade do solo. Para pequenas criaes, o capim elefante e outras forrageiras (guandu, leucena, colonio, etc...) tambm podem ser desidratados e produzir fenos de boa qualidade. Devendo ser picados e secos em terreiro em camada fina, revirando varias vezes ao dia e cobrindo a noite. Aps secos podem ser ensacados ou armazenados a granel. Confeco contnua de pequenas quantidades durante o vero o mais adequado.

CANA-DE-ACAR Forrageira que se conserva in natura, pois seu maior valor energtico no perodo da seca, quando deve ser utilizada. Produz at 120 toneladas de massa verde/ha/ano. Apresenta o inconveniente de possuir grande quantidade de acar altamente solvel no rmen, que prejudica a digesto da fibra do bagao. Possui, ainda, baixo teor protico, devendo ser suplementada com farelos de oleaginosas ou uria (0,5-1,0 % na matria original, aps perodo de adaptao). Pode ser utilizada para animais menos exigentes como ovelhas secas e animais adultos em geral.

RESTOS DE CULTURA E SUBPRODUTOS AGRCOLAS Alguns resduos produzidos durante ou aps a colheita de cereais, oleaginosas, tuberculos ou razes e mesmo do processamento de frutferas, podem ser utilizados para alimentao de ovinos. As palhadas so, geralmente, pobres em protena, com baixo valor energtico e palatabilidade. Podem ser utilizadas para manuteno de ovelhas secas, devidamente suplementadas com alimentos proticos. A utilizao de palhas e cascas de arroz no recomendada devido a sua baixa digestibilidade. Palhadas de milho, sorgo, aveia e trigo podem ser utilizadas para manuteno de ovelhas secas, suplementando-se com uria (0,5-1,0 %, com perodo de adaptao) e farelos de oleaginosas ou rao concentrada com elevado teor protico (18-20%). Devem ser picadas ou modas e misturadas a alimentos mais

palatveis. Palhadas de soja e feijo apresentam teor mais elevado de protena bruta que as palhadas de cereais, mas tambm apresentam baixo teor energtico, podendo ser utilizadas se complementadas neste aspecto. As vagens apresentam valor nutritivo mais elevado e as cascas dos gros tem bom valor nutritivo. No recomendada a utilizao do bagao de cana cru na alimentao de ovinos devido seu baixo valor nutritivo e palatabilidade, porm, quando hidrolizado, o bagao de cana apresenta maior digestibilidade e, consequentemente, um valor energtico maior, podendo ser utilizado na alimentao de ovelhas secas e animais pouco exigentes. Pode compor dietas para ovelhas secas, em at 40% na matria seca e para cordeiros, em pequena proporo (10 a 20%), em dietas com elevada proporo de concentrados. As ramas de mandioca, aps a colheita das razes e aproveitamento das manivas para novo plantio, podem ser utilizadas. Deve-se aproveitar o tero superior, que apresenta maior quantidade de folhas e menor de talos. Apresentam bom valor nutritivo e alta palatabilidade; possui entre 9-15% de protena bruta e bom valor energtico. Podem ser picadas e secas ou conservadas como silagem, sem necessidade de aditivos ou emurchecimento. As variedades de mesa (mansas) apresentam baixo teor de cido ciandrico, mas as variedades para farinha, denominadas bravas, apresentam teor elevado desta toxina; picagem, secagem e ensilagem diminuem o teor desta substncia e assim no causam problemas aos animais. Para fornecimento in natura deve-se pic-la com antecedncia (12 horas) para que o processo de autlise enzimtica diminua a toxidez. Tambm aconselhavel a introduo gradativa das ramas na dieta, visando adaptar os animais ao seu consumo. Resduos de farinheiras so ricos em amido e podem ser utilizados para todas as categorias. Apresentam baixo teor de protena bruta e minerais, principalmente clcio e fsforo, mas bom valor energtico, que varia em funo do seu teor em amido e fibra. Substitui, parcialmente, o milho ou polpa ctrica e pode combinar-se com uria ou farelos. Cascas de mandioca podem ser utilizadas, desde que seu contedo de solo aderido seja pequeno. O resduo de cervejaria mido tem ao redor de 25% de protena bruta e 60-65 % de NDT na matria seca, podendo ser fornecida at 3 kg por ovelha/dia. Tem elevado teor de fibra e bem aceito pelos animais, sendo considerado um

alimento muito bom para ruminantes. A forma mida, geralmente a mais disponvel no mercado, apresenta o inconveniente de ter que ser utilizada rapidamente, pois sofre degradao rpida e acentuada, com o desenvolvimento de fungos, com o passar do tempo, podendo ser armazenada na forma de ensilagem. Utilizao por mais de 5 dias deve ser evitada por perigo de intoxicao. A forma desidratada apresenta a vantagem de poder ser armazenada mais eficientemente, pode ser fornecido at 1,0 kg/ovelha/dia, todavia o custo superior.

CONCENTRADOS So denominados os ingredientes de elevado teor energtico ou protico utilizados como complemento das dietas volumosas. So concentrados energticos o milho e outros cereais (aveia, trigo, arroz), os altamente proticos os farelos de soja, de algodo e de girassol, e os de valor protico inferior os farelos de trigo e arroz.

CONCENTRADOS ENERGTICOS Milho gro: Excelente fonte energtica por ser rico em amido. Possui baixo teor de protena e clcio, moderado de fsforo, devendo ser combinado com farelos de oleaginosas para compor raes com adequado teor protico. Rolo de milho (milho desintegrado com palha e sabugo): Apresenta valor energtico e protico inferior ao milho-gro devido a presena do sabugo e palha. Polpa ctrica: possui valor energtico similar ao do milho e pode substitulo integralmente em raes para ovinos. Deve ser utilizada quando apresentar preo de at 85% do milho. Possui elevado teor de clcio e baixo de fsforo e protena. Deve ser armazenado adequadamente, pois absorve umidade com facilidade, o que leva a proliferao de fungos e bolores prejudiciais aos animais. Mandioca raiz: Bom valor energtico, mas pobre em protena e minerais. Pode ser utilizada para compor a dieta em at 30%, ou at 1,5-2kg de raiz mida/animal/dia para ovelhas de 60kg. Deve ser fornecida picada, devendo os animais serem previamente adaptados ao seu consumo, iniciando com um tero da quantidade que se desejar fornecer e aumentar progressivamente at atingir o mximo em sete a dez dias. Pode ser armazenada na forma seca: picar em pedaos

pequenos ou em raspas e secar em terreiro; ou na forma de ensilagem, no necessitando de aditivos.

CONCENTRADOS PROTICOS Farelo de soja: uma das melhores fontes proticas utilizadas na

alimentao de animais domsticos. Possui 45 a 47% de protena bruta. Deve compor preferivelmente raes para cordeiros (creep-feeding e confinamento), devido seu preo elevado.

Farelo de algodo: Fonte protica de boa qualidade para ruminantes, utilizado para todas categoria, inclusive machos reprodutores , pois apresenta-se detoxificada. No comrcio pode ser encontrada com 28 ou 38% de protena bruta.

Farelo de trigo: Possui teor protico mdio (16%) e maior teor de fibra que as demais fontes proticas. excelente fonte de micro-elementos minerais, como selnio, zinco e outros. Possui elevadssimo teor de fsforo e desta maneira no deve ser utilizado em grande quantidade, mximo de 20-25% da rao concentrada, pois a ingesto elevada de fsforo pode causar a urolitase obstrutiva (clculos na uretra), principalmente em machos.

Uria: uma fonte de nitrognio-no-protico que pode ser convertido, pelos microrganismos ruminais, em protena microbiana e ser, assim, aproveitada pelos animais. Deve ser direcionada, preferivelmente para animais adultos, com grande capacidade de fermentao ruminal, como ovelhas e animais em fase final de crescimento. Pode compor raes a base de cereais, como milho, trigo ou cevada, ou ainda polpa ctrica, na proporo de 1% e no mximo 2%. Pode, ainda, ser utilizada para aumentar o teor protico de volumosos midos, como silagem de milho ou sorgo, cana-de-acar, na quantidade de 1%. Fenos de qualidade inferior, palhas em geral e pastagens pobres a fim de melhorar seu aproveitamento pelos animais. Pode-se, neste caso, preparar mistura de 2 partes de sal mineral e uma de uria e deixar disponvel em saleiros. Animais adultos, quando j adaptados podem consumir at 0,5 g/kg de peso vivo/dia. Consumo excessivo (10g de uma s vez), por animais no adaptados, pode levar a

intoxicao por amnia. Os sintomas de intoxicao por consumo excessivo de uria so salivao excessiva, incoordenao motora e levando a bito. O fornecimento de uria deve ser acompanhado da utilizao de fonte de enxofre (S), na quantidade de 10 partes de N para uma de S (flor de enxofre, sulfato de amnio ou de clcio), dessa maneira podemos utilizar 8 partes de uria para duas de sulfato de clcio ou uma parte de sulfato de amnio. No deve ser utilizado para cordeiros desmamados precocemente at 90 dias.

Soja em gro: Apresenta elevado teor protico e energtico; contudo devido ao seu elevado teor de leo e presena de princpios no nutritivos tem seu consumo restrito. Animais adultos podem receber at 20 % da dieta total (MS),ou at 400-500g dia/ovelha caroo de algodo: Como a soja gro, tem bom valor energtico e protico, rico em leo e com presena de substancias txicas. Jamais fornecer para machos reprodutores, pois possui elevado teor de gossipol, que pode causa r infertilidade. Pode ser utilizado em quantidades moderadas para ovelhas e borregas, na quantidade de 200-500g/dia, por perodos no muito longos para se evitar problemas hepticos devido ao gossipol.

MISTURA MINERAL Utilizada para suprir as carncias minerais encontradas nas pastagens, pois as gramneas geralmente apresentam baixos teores de fsforo e os animais, quando em pastejo, esto sujeitos a deficincias desse elemento, que deve ser suplementado na forma de mistura mineral. A suplementao de micro-elementos minerais tambm necessria, principalmente cobalto, selnio, zinco, cobre e outros, pois muitas vezes esto deficientes na forrageira, dependo da regio e solo onde so cultivadas. As misturas minerais, prontas para uso, encontradas no comrcio so, em sua maioria, compostas de sal iodado (NaCl) e fontes de minerais (clcio, fsforo e micro-elementos). Devem estar sempre disposio dos animais em saleiros adequados. Ateno especial deve ser dada ao teor de cobre da mistura, pois ovinos so susceptveis intoxicao por excesso deste elemento. Uma boa mistura

mineral pronta deve conter ao redor de 8% de fsforo e no mximo entre 300 ppm de cobre. Ovelhas adultas consomem entre 20-40g/dia desta mistura mineral, dependendo do seu peso, categoria, etc. Animais em confinamentos e suplementados com rao concentrada a base de gro de cereal no necessitam esta suplementao, pois, como j mencionado, gros de cereais so ricos em fsforo e os outros minerais normalmente so encontrados em quantidades adequadas na maioria dos componentes de raes. Machos reprodutores que consomem rao concentrada e ainda tem mistura mineral disposio, podem apresentar consumo dirio excessivamente elevado de fsforo, o que pode levar ao aparecimento de urolitase (clculo uretral)

VITAMINAS Ruminantes geralmente no necessitam de suplementao com vitaminas do complexo B, pois as sintetizam atravs dos microorganismos ruminais. Em algumas situaes, animais consumindo quantidades muito elevadas de

concentrado, podem apresentar deficincia de vitamina B1 e apresentar necrose corticocerebral, com sintomas nervosos (cabea virada para cima). As vitaminas E e K so encontradas nos alimentos usuais, no havendo necessidade de suplementao, no entanto, a carne de cordeiros suplementados com vitamina E apresenta escurecimento menos intenso no processo de armazenagem a frio. Nesse caso a suplementao pode ser utilizada para melhorar a apresentao do produto final. A vitamina C sintetizada pelos tecidos em quantidade suficiente, no havendo necessidade de suplementao. A vitamina D sintetizada pela pele, a partir da luz solar, no sendo necessrio suplement-la, todavia, se os animais permanecerem confinados por muito tempo em ambiente fechado e sem acesso luz solar, podem apresentar sintomas de deficincia. Fenos curados ao sol, de boa qualidade, so boas fontes alimentares precursores de vitamina D. A suplementao com a vitamina A pode ser necessria, quando os animais, principalmente fmeas em lactao e animais em crescimento, forem, por longos perodos (mais de 3 meses), sujeitos alimentao pobre nesta vitamina.

Forragens verdes, assim como o milho amarelo, so fontes excelentes de vitamina A. J os volumosos com pouca colorao so pobres: palhas, pastagens velhas, fenos amarelados, com pouca pigmentao, silagens de baixa qualidade e outros alimentos sem pigmentao. A forma adequada de suplementar adicionando as vitaminas rao concentrada. No caso de animais que no se alimentam de rao pode-se adicionalas mistura mineral ou adquirir formulaes prontas.

ALIMENTAO DAS DIVERSAS CATEGORIAS

Ovelhas Ovelhas solteiras e at o tero final da gestao podem ser alimentadas exclusivamente com volumosos de media qualidade (ao redor de 9% de protena bruta, 55% de NDT e 0,2% de clcio e 0,2% de fsforo) e sal mineral. Neste perodo apresentam consumo voluntrio ao redor de 2 a 2,5% de matria seca. No perodo das guas podem ser alimentadas com pastagens, capins cortados, leguminosas, etc. Na seca devem alimentadas com pastagens diferidas e suplementadas com volumosos conservados (silagens ou feno) ou cana-de-acar, com adequao do teor protico da dieta, o que permite mant-las em bom estado corporal. Pode-se utilizar volumosos mais pobres, com palhadas ou bagao de cana hidrolisado, com pequena quantidade de rao concentrada. No tero final da gestao o crescimento fetal acentuado,

principalmente no caso de gestao de gmeos. Neste perodo o requerimento energtico fica aumentado devido ao crescimento fetal e sua exigncia nutricional por volta de 11% de protena bruta e 60% de NDT, 0,35% de Ca e 0,23% de P. Consomem ao redor de 3-3,5% do peso vivo em matria seca. Devem receber pastagens de boa qualidade ou serem suplementadas com rao concentrada com 14 -16 % de PB (300-600 g/dia). Nesta fase a ingesto de energia deve ser aumentada para promover adequado crescimento fetal e preparao para a lactao. Consumo baixo de energia em ovelhas excessivamente magras leva a baixo peso ao nascer das crias, diminuio da produo de leite, reduo da habilidade materna e a diminuio da viabilidade dos cordeiros recm nascidos e

conseqente aumento de mortalidade das crias. Tambm os problemas parasitrios so aumentados. Deve-se manter a ovelha em bom estado corporal e evitar animais excessivamente gordos. Fmeas jovens ou em gestando fetos mltiplos, podem apresentar sintomas de deficincia de energia, denominada toxemia da gestao, dessa maneira, na fase final da gestao, os cuidados com a alimentao devem ser redobrados. Aps a pario as exigncias energtica e protica so aumentadas devido a produo de leite. Logo aps o parto, o consumo de alimento menor e aumenta progressivamente. Ovelhas de grande produo de leite perdem peso durante as primeiras 4 semanas de lactao, assim sendo, devem ingerir quantidade mais elevada de energia e protena. Necessitam dietas com aproximadamente 6468% de NDT, 12-14% de protena bruta, 0,33% de Ca e 0,27% de P e consomem entre 3,5 e 4% do seu peso vivo em matria seca. Da pario at o desmame, as ovelhas devem ser alimentadas com volumosos de boa qualidade e rao com 1416% de protena (400-800g/dia), dependendo do tamanho da ovelha, nmero de crias e estado corporal. A ovelha atinge seu pico mximo de produo de leite entre a terceira e quarta semana aps o parto, diminuindo progressivamente nas semanas seguintes, sendo que j na oitava semana a produo de leite muito pequena. O perodo inicial da lactao concentra-se nas 8 primeiras semanas ps parto, representando 75% da produo. Deve-se ter especial ateno na alimentao dos animais at 3045 dias ps parto, diminuindo, gradativamente, o fornecimento de rao concentrada at o desmame, para facilitar o processo de secagem da glndula mamaria, evitando mastite, bem como estimular o cordeiro a procurar alimento slido no creepfeeding. A raa Santa Ins, em seu processo de formao, teve a participao de animais de elevada aptido leiteira, como da raa Bergamacia, em razo do que apresenta curva de lactao mais longa que as raas de corte, tornando o desmame precoce mais difcil. Aconselha-se nesse caso, diminuio acentuada da alimentao 20-30 dias antes do desmame e, aps o desmame, jejum de alimento slido por 48 horas e hdrico por 24 horas. As ovelhas, na cobertura, devem ser alimentadas com pastagens ou volumoso de boa qualidade ou rao concentrada. O aumento da ingesto de

energia imediatamente antes (10 dias) e durante a cobertura (flushing), garantindo ganho de peso nesse perodo, pode estimular ovulaes mltiplas e ocasionar nascimento de maior nmero de gmeos. Quando o sistema de manejo reprodutivo adotado procura a obteno de intervalos entre partos de 8 meses, ou menos, a alimentao deve ser acompanhada com maior cuidado, devendo se trabalhar com alimentos de melhor qualidade e valor nutritivo. O nvel nutricional dos animais tambm influi na sua capacidade imunolgica. Ovelhas melhor nutridas, recebendo dietas com teores mais elevados de protena, tendem a apresentar maior capacidade de resistir ao da verminose, seja por dificultar a fixao das larvas de helmintos no trato intestinal, seja por apresentar uma reao fisiolgica mais forte, dificultando ou mesmo impedindo o seu desenvolvimento, ou seja ainda por uma maior capacidade orgnica frente ao espoliativa dos parasitas.

Cordeiros em acabamento (confinamento) A correta alimentao de cordeiros em acabamento deve prever o estimulo, ainda no perodo de amamentao, mxima ingesto de alimentos de elevado valor nutritivo, visto que nesse perodo os animais apresentam tima converso alimentar. A maneira mais fcil atravs do fornecimento de rao concentrada atravs do creep-feeding, que se constituem em cochos separados e inacessveis s ovelhas e aos quais s os cordeiros tem acesso. Nesses cochos pode-se utilizar raes a base de milho, farelos de soja, algodo, trigo e outros, com 18-22% de protena bruta, com alta palatabilidade, e que passa a ser fornecida para os cordeiros a partir de 10-15 dias de idade. Estes aumentam gradativamente seu consumo medida que a disponibilidade de leite da ovelha diminui, atingindo um consumo de 150 a 200 g/cordeiro/dia ao desmame. Esse consumo deve ser estimulado, pois resulta em aumento acentuado de peso dos cordeiros ao desmame, que nesta fase tem converso ao redor de 2:1, ou seja, cada 2 kg de rao ingerida promove um ganho de peso de 1kg, o que pode ser muito vantajoso do ponto de vista econmico.

Cordeiros desmamados precocemente (50-60 dias) so muito exigentes em nutrientes, principalmente em energia e protena. O acabamento feito por um perodo ao redor de 60 dias, com peso inicial de 14-16 kg, at um peso final de 30 a 35 kg. Ganhos dirios de peso acima de 250 g so adequados, todavia, esse ganho pode alcanar mais de 400g/dia, em animais especializados e de elevado potencial para ganho de peso, provenientes de reprodutores de elevado peso adulto. A converso alimentar gira ao redor de 3-3,5:1, sendo, portanto, excelentes transformadores de alimento de origem vegetal, em carne nobre. A exigncia nutricional nessa fase situa-se ao redor 14-16% de PB; 70-78% de NDT; 0,45% de Ca e 0,25% de P na matria seca total, consumindo ao redor de 4,5-5 % do peso vivo em matria seca, sendo aconselhvel o fornecimento, no mnimo, de 60% de rao concentrada, a base de milho e farelos de oleaginosas, na dieta total. Cordeiros recm desmamados possuem menor capacidade fermentativa ruminal que cordeiros desmamados tardiamente, portanto com menor capacidade de digesto de fibras. Dietas com elevadas concentraes em energia e protena so necessrias para se conseguir elevados ganhos de peso. Cordeiros devem ganhar 200-300g/dia para atingirem o peso de abate (28-30kg) antecipadamente. Devem ser alimentados com volumosos de alta qualidade (silagem de milho ou sorgo, capim elefante picado e fenos de boa qualidade), a vontade e rao concentrada, com 1618% de protena, na quantidade de 2-4 % do peso vivo. Essa alimentao perdura at os 30 kg de peso vivo ou at 4 meses de idade (peso ou idade de abate). A rao concentrada deve ser composta de cereais (milho, aveia, arroz, trigo) e farelos de oleaginosas (soja, algodo, girassol, etc...) e subprodutos de bom valor nutritivo (polpa ctrica, levedura de cana, resduo de cervejaria, subprodutos da industria de sucos e de milho etc).

Borregas para reposio (dos 4 meses at a cobertura) Nesta fase as fmeas so preparadas para serem futuras reprodutoras e fazer parte do plantel de fmeas adultas. Quanto mais cedo forem cobertas maiores sero os ndices produtivos da propriedade. Nesta fase as fmeas apresentam exigncia nutricional de 11% de protena bruta, 65% de NDT e 0,4%de clcio e 0,2% de fsforo na matria seca total

ingerida e consomem entre 3,5 e 4% do peso vivo em matria seca. Devem ser alimentadas com volumosos de boa qualidade, vontade, e quantidade moderada de rao (aproximadamente 1,5-2% do peso vivo) com 14-16% de protena. A partir dos cinco meses podem ser adaptadas s pastagens e devem atingir o peso de cobertura (70% do peso adulto) entre 8-14 meses.

Fmeas de primeira cria Ateno especial deve ser dada no tero final da gestao, pois a cobertura antecipada (8-12 meses), leva somatria das necessidades nutricionais de crescimento, com as da gestao. Deve-se mant-las separadas das adultas e fornecer alimentao de melhor qualidade, acompanhando seu o estado corporal, aumentando a suplementao em caso de condio corporal inferior a 2-2,5.

Reprodutores Carneiros adultos devem ser alimentados preferencialmente base de volumosos de boa qualidade e pequena quantidade de rao concentrada, com 1416% de protena bruta, na quantidade mxima de 0,5 a 0,7 kg/dia dependendo da idade e do peso dos animais. Dietas com excesso de rao concentrada e pouco alimento volumoso levam ao aparecimento de urolitase obstrutiva (clculos na uretra) em razo da formao de cristais de fosfato no sistema urinrio, levando a sua obstruo. Caracteriza-se por dificuldade para urinar ou obstruo total da urina, inviabilizando o reprodutor. Excesso de peso tambm um problema com reprodutores adultos, normalmente nas raas de maior peso adulto, devendo ser evitado atravs do fornecimento de quantidade restrita de rao concentrada alm de exerccios.

DISFUNES DE ORIGEM NUTRICIONAL

Toxemia da gestao ou cetose Acomete animais no final da gestao devido ao crescimento acentuado do(s) feto(s). Fmeas com crescimento comprometido, magras, as mais jovens e as excessivamente gordas so mais susceptveis. No final da gestao, o aumento do volume uterino causa compresso do aparelho digestivo e o consumo de alimentos

fica diminudo. A necessidade de energia da matriz aumenta consideravelmente devido ao aumento na velocidade de crescimento do feto e um aporte inadequado de alimentos pode levar deficincia de glicose para atender o crescimento fetal. Nessa situao o organismo animal queima gordura corporal para atender esta demanda energtica, liberando excesso de corpos cetnicos, que devem ser metabolizado pelo fgado, pois txico ao organismo. Se a quantidade de corpos cetnicos liberados superar a capacidade heptica de metaboliza-los, advm um quadro de cetose: o animal tem dificuldade de locomoo, se afasta do rebanho, deita e tem dificuldade para levantar, apresenta sintomas nervosos e dificuldades visuais. O procedimento adequado para a preveno seria a separao das fmeas jovens ou magras e em gestao e o fornecimento de suplementao com rao rica em amido (milho ou outro cereal). Quando os sintomas so observados deve se aplicar soluo base de gluconato de clcio, por via endovenosa, alm da adequao da alimentao.

Calculo urinrio ou urolitase obstrutiva uma doena relativamente comum em reprodutores de maior valor econmico e potencial zootcnico, j que acomete, com maior freqncia, animais que ficam confinados em baias, recebendo grande quantidade de concentrado. A doena causada pela ingesto excessiva de fsforo; ingesto de dietas com baixa relao clcio:fsforo e/ou baixa ingesto de alimentos volumosos e gua. O excesso de fsforo eliminado pela urina, que por ser alcalina, favorece a formao de clculos ricos em fsforo, que se acumulam e bloqueiam o fluxo de urina pela uretra, ocasionando dificuldade de urinar e clicas, sendo que, muitas vezes a obstruo total. Freqentemente o problema leva o animal morte. O tratamento preventivo, devendo-se evitar alta ingesto de rao concentrada e sal mineral conjuntamente, pois os dois so ricos em fsforo. O problema pode ser agravado pela pequena ingesto de alimento volumoso, pois o consumo de alimento volumoso estimula a salivao, que est ligada ao processo de excreo de fsforo. A restrio na ingesto de gua, por aumentar a concentrao de sais na urina, tambm fator predisponente da urolitase. A ingesto de concentrado, por carneiros adultos, no deve ultrapassar 500-700g/dia (dependo do peso e idade do animal) por longos perodos e sempre

com fornecimento de volumosos. Muitas vezes, o clculo fica retido no apndice vermiforme (prolongamento da uretra aps a glande), e sua retirada no atrapalha a ejaculao do animal, podendo-se salvar o carneiro, sem prejuzo acentuado de sua capacidade reprodutiva.

ADITIVOS ALIMENTARES Cordeiros confinados esto sujeitos cooccidiose (eimeriose),

caracterizada por diarria escura e ftida, devido presena de sangue decorrente das leses provocadas pelos parasitas na mucosa intestinal. Causa grande prejuzos para os cordeiros em crescimento pois, diminui acentuadamente o ganho de peso e pode levar a desidratao e bito. O uso de ionforos na rao previne a cooccidiose. Tais substncias modificam tambm a flora ruminal, melhorando o

ganho de peso e a converso alimentar; no sendo absorvidas pelo trato digestivo e assim no deixam resduos na carcaa. Os ionforos mais utilizados so a monensina sdica (Rumensin) e lasalocida (taurotec). O Rumensin pode ser incorporado rao concentrada na proporo de 600 g/tonelada.

Вам также может понравиться