Вы находитесь на странице: 1из 2

Os textos possuem em comum o estudo e anlise cultural relacionada ao aprendizado e educao das pessoas surdas baseado no emprego de duas

lnguas presentes em seus cotidianos. Por utilizarem essa duas lnguas, quais sejam a de sinais e a majoritria, pode-se afirmar que a maioria das pessoas surdas bilnge, j que se enquadram no contexto. Com isso, nota-se que por terem acesso ao mundo atravs da viso a lngua de sinais que desempenha o papel equivalente a lngua majoritria na modalidade oral para os ouvintes. Por viverem em uma sociedade de maioria ouvintes acabam por ser influenciadas pela lngua majoritria tornando-se bilnges. Segundo estudos de Grosjean o bilingismo de pessoas surdas possui semelhanas e diferenas com o bilingismo de ouvintes. As semelhanas se encontram na forma do grau desenvolvimento e competncia que se relaciona de acordo com a ocupao, educao, da lngua utilizada na infncia, do meio social, etc. Se as pessoas surdas tiverem maior contato com pessoas ouvintes logo desenvolvero melhor a lngua majoritria que aquelas que tiveram maior contato com a lngua de sinais. A lngua de sinais lngua de origem das pessoas surdas e com ela que eles se identificam. Por isso importante desde pequeno uma educao baseada no ensino da lngua de sinais, com educadores que tambm sejam surdos para melhor desencadeamento do ambiente lingstico e desenvolvimento da autoimagem positiva devido interao com modelos positivos de surdos adultos. Sendo assim, fundamental que participem do planejamento das atividades junto a equipe escolar garantindo o respeito s condies peculiares dos surdos. Sendo profissionais ouvintes importante que tenham conhecimento da lngua de sinais, da cultura dos surdos e que recebam o mesmo tratamento que alunos ouvintes. Ao ensinar a modalidade escrita do portugus para os alunos surdos deve ser apresentado o maior nmero de textos traduzidos para a linguagem de sinais, sendo trabalhada por meio de comparao, apontando as semelhanas e diferenas entre as duas lnguas. O Brasil estabelece atravs de um decreto o direito a educao bilnge s crianas surdas, garantindo obrigatoriamente a essas desde a infancial uma educao cuja lngua Brasileira de Sinais(LIBRAS) seja a primeira lngua e a majoritria na modalidade escrita a segunda. Mesmo existindo esse decreto nota-se que ainda existe certo preconceito com a lngua de sinais j que o portugus tido como a lngua oficial, melhor, superior em oposio lngua de sinais. Trata-se, no entanto de um movimento poltico que camufla a realidade lingstica de vrios pases.

O Brasil, ao ser definido como sendo um pas monolnge acaba como desrespeitar as diversidades lingsticas existentes no mesmo. como se as outras lnguas faladas no fossem importantes e nem vlidas. No se trata somente da linguagem de sinais, mas tambm das indgenas, de famlias imigrantes, dentre outros grupos que possuem linguagem prpria. Isso gera questes de ordem social, poltica e cultural, no sendo trazido para as instituies de educao o ensino da multiplicidade lingstica brasileira, estabelecendo como oficial e superior a lngua portuguesa. Isso gera revolta aos surdos que acabam por tomar uma postura defensiva diante do portugus, pois para garantir acesso e permanncia na escola eles so obrigados a dominarem o portugus. Nota-se uma contradio na poltica brasileira em relao aos direitos das pessoas surdas, pois oferece uma educao bilnge aos surdos em um pas que diz ser monolnge. Diante de todo contexto podemos observar que atualmente a comunidade de surdos definida como uma minoria lingstica, razo esta de ser a linguagem de sinais utilizada por um grupo restrito de usurios que acabam por participar de maneira limitada da vida da sociedade majoritria, gerando com isso desvantagem social e desigualdade. Para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas necessita-se de mudanas tanto na educao de lngua majoritria quanto na de lngua de sinais, expandindo as diversidades lingsticas para que assim acabe com a excluso e o preconceito sofrido pelos surdos, afinal a lngua falada no difere ningum de ningum, devendo todos ser igualmente respeitados.

Вам также может понравиться