Вы находитесь на странице: 1из 6

Segundo Reinado: 1840-1889 - Parte 1

1. Questo: [...] de o governo a essas duas classes [ligadas ao grande comercio e a grande agricultura] toda a considerao, vincule-as por todos os modos a ordem estabelecida, identifique-as com as institui,coes do pas, e o futuro estar em mxima parte consolidado.
Justiniano Jose da Rocha, 1843.

A frase expressa, no contexto da poca, uma posio poltica (a) liberal; (b) republicana; (c) conservadora; (d) reacionria; (e) democrtica. 2. Questo: Nada mais conservador que um liberal no poder. Nada mais liberal que um conservador na oposio.
Oliveira Viana

A interpretao correta do trecho anterior, referente aos partidos de Segundo Reinado, seria: (a) Buscavam integrar as massas ao processo poltico. (b) Combatiam a estrutura escravista de produo. (c) Separavam-se por profundas diferenas ideolgicas. (d) Representavam faces da classe proprietria, buscando apenas o exerccio do poder (e) Distinguiam-se por expressarem o pensamento de setores sociais diferentes da populao. 3. Questo: - Os dois grandes partidos imperiais [...] completaram sua formao [...] como agremiacoes polticas opostas. Mas havia mesmo diferenc,as ideologicas ou sociais entre eles? Nao passariam no fundo de grupos quase identicos, separados apenas por rivalidades pessoais? Muitos contemporaneos afirmam isso. Ficou celebre uma frase atribuida ao pol~tico pernambucano Holanda Cavalcanti: 'nada se assemelha mais a um saquarema do que um luzia no poder'.
FAUSTO, Boris. Historia do Brasil.

A transcrio refere-se aos partidos: a) Radical e Justicialista, que formaram a estrutura bipartidaria vigente na Regencia. b) Republicano e Democratico, que deram o tom poltico ao longo do Primeiro Reinado. c) Progressista e Ruralista, que se constituram nas duas forcas polticas em ao no Segundo Reinado. d)Trabalhista e Positivista, que moldaram a vida poltica no Antigo Regime. e)Conservador e Liberai, que dominaram a cena poltica ate a proclamac30 da Republica.

4. Questo: Leia o texto abaixo. Era comum ouvir-se dizer, em meados do seculo passado, nao haver nada tao parecido com um saquarema como um luzia no poder.
MPTTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema. Sao Paulo Instituto Nacional do Livro, 1987. p. 103.

Saquaremas e Luzias correspondiam, no perodo do Imprio do Brasil, respectivamente a: (a) Conservadores e Liberais; (b) Republicanos e Liberais; (c) Liberal e Nacionalista; (d) Conservadores e Realistas; (e) Liberais e abolicionistas. 5. Questo: A antecipao da maioridade de D. Pedro esta vinculada politicamente a necessidade de: (a) descentralizar o poder; (b) afastar o perigo do retorno de D. Pedro I; (c) Introduzir imediatamente o parlamentarismo no pas (d) pacificar a Praieira;

(e) centralizar politicamente o pas. 6. Questo: Movimento ocorrido em Pernambuco, provocado principalmente pela crise econmica de cunho liberal e foi influenciado tambm pelo socialismo utpico: (a) Balaiada; (b) Praieira; (c) Cabanagem; (d) Sabinada; (e) Farroupilha. 7. Questo: Observe a charge a seguir:

"O Mequetrefe", 09 jan. 1878.

A charge faz aluso a prtica poltica do Segundo Reinado quando o Imperador tinha grande influncia na dinmica poltico-partidaria. Esta ascendncia do monarca pode ser explicada devido: (a) fraqueza dos partidos imperiais, que tinham quadros mal preparados politicamente. (b) a natureza peculiar do parlamentarismo brasileiro, caracterizado pela subordinao do Legislativo ao Executivo. (c) ao autoritarismo de Pedro II, que n30 permitia nenhuma autonomia poltica aos partidos imperiais. (d) ao funcionamento precrio do Parlamento brasileiro, com espao poltico reduzido em funo das restries do Ato Adicional. (e) as determinaes do Conselho de Estado, que hipertrofiava as atribuies do Executivo, em detrimento da autonomia do Judicirio. 8. Questo: A sociedade imperial brasileira herdou varias influncias europias. Alem do sistema mtrico, no Segundo Reinado adotou-se na pratica o parlamentarismo no Brasil, por influncia inglesa. No entanto, este diferia do ingls, uma vez que o: (a) partido que detinha a maioria no Parlamento indicava o primeiro-ministro, que muitas vezes vetou determinados projetos de lei provenientes do poder imperial. (b) gabinete no dependia inteiramente do Parlamento mas, principalmente, do Poder Moderado (c) poder legislativo tinha autonomia poltica para indicar os membros do gabinete ministerial e para dissolver quando este fosse incompatvel com o Senado. (d) parlamento brasileiro era mais democrtico, pois previa a participao das mulheres nas eleies provncias (e) imperador acumulava as funes de monarca e de primeiro-ministro, previsto inclusive na Constituic30 de 1824. 9. Questo: A manuteno do Parlamentarismo, durante quase todo o Segundo Reinado, esteve relacionada: (a) ao apoio dado pelos liberais ao monarca de forma a manter o poder dos conservadores circunscrito as areas interioranas do pas. (b) a concesso de muitos poderes ao imperador e a alternncia dos partidos liberal e conservador no governo. (c) a inexistncia de elei,coes para a escolha dos senadores e deputados, todos nomeados pelo imperado (d) a estabilidade do cargo de presidente do Conselho de Estado, escolhido pela Cmara dos Deputados. (e) a difuso dos ideais revolucionrios franceses, adotados pelo monarca na conduo da poltica imperial. 10. Questo: No h mais nada parecido com um saquarema do que um luzia no poder. A frase de Holanda Cavalcanti, referindo-se a atuao dos partidos Liberal e Conservador, durante o segundo Reinado, pode ser interpretada da seguinte forma: (a) os partidos eram profundamente diferentes em suas propostas e ideologia. (b) no havia possibilidade de conciliac30 entre ambos, em virtude de representarem segmentos e interesses divergentes. (c) representavam a mesma camada social, sem ideologia definida, revezavam-se no governo e tinham por objetivo a busca do pode

(d) durante o governo do Marques de Paran, de 1853 a 1858, acirraram-se as disputas entre os partidos, dificultando o Sistema Parlamentarista. (e) o imperador com reduzidos poderes ficava a merc dos conflitos entre os partidos Liberais e Conservador. 11. Questo: Deflagrada em Pernambuco no ano a que o texto se refere, a Revoluo Praieira se insere no contexto revolucionrio do sculo XIX e ao mesmo tempo representa uma das ultimas manifestaes de rebeldia ao governo imperial. O ncleo urbano que aderiu ao movimento, sob a liderana de Borges da Fonseca, pretendia a: (a) antecipao da maioridade de D. Pedro, a extino do voto censitrio e a descentralizao do poder poltico; (b) adoo do sistema federalista, a introduo do ensino primrio gratuito e a coletivizao da propriedade privada; (c) restaurao do Conselho de Estado, a limitao do poder do rei e a instituio do parlamentarismo; (d) abolio da escravatura, a autonomia das provncias e a criao do Partido Republicano Regional; (e) extino do Poder Moderador, a proclamao da republica e a instituio do sufrgio universal. 12. Questo: Para os conselheiros do Imprio, o Brasil era como um sistema heliocntrico, dominado pelo sol do Estado, em torno do qual giravam os grandes planetas do que chamavam, "as classes conservadoras" e, muito longe, a mirade de estrelas da grande massa do povo.
Jos Murilo de Carvalho.

Atravs do texto, compreendemos que a proposta poltica do Segundo Reinado privilegiava: (a) as massas populares, base de sustentao poltica do imprio. (b) as elites dominantes, que tinham no Imprio a garantia de seus interesses. (c) apenas os segmentos de classe mdia que emergiam economicamente aps a imigrao. (d) Os fazendeiros do Vale do Paraba e senhores de engenho nordestinos, que jamais tiveram interesses contrariados pelo imperado (e) os escravos, base econmica do perodo, libertados pelo Imprio. 13. Questo: I. O parlamentarismo as avessas consolidou o revezamento dos partidos no poder e as eleies fraudulentas. II. O imperador apresentava-se a opinio pblica como uma figura neutra, pois aparentemente no era responsvel pela escolha do ministrio e nem pela composio da Cmara. III. O parlamentarismo brasileiro seguia rigidamente o modelo europeu, sendo o poder de governar atribuio do chefe de governo e no do chefe de Estado. IV. O poder moderador contribuiu para que o parlamentarismo brasileiro fosse autnomo e sem a ingerncia do imperador. Relativamente s afirmaes anteriores, referentes ao Parlamentarismo no Brasil durante o Segundo Reinado, podemos afirmar que: a) somente I e lll so corretas. (b) somente I e II so corretas. (c) somente lll e IV so corretas. (d) todas so corretas. (e) todas so incorretas. 14. Questo: A enorme visibilidade do poder era sem dvida em parte devida a pr6pria monarquia com suas pompas, seus rituais, com o carisma da figura real. Mas era tambm fruto da centralizao poltica do Estado. Havia quase unanimidade de opinio sobre o poder do Estado como sendo excessivo e opressor ou, pelo menos, inibidor da iniciativa pessoal, da liberdade individual. Mas [...] este poder era em boa parte ilus6rio. A burocracia do Estado era macro-ceflica: tinha cabea grande mas braos muito curtos. Agigantava-se na corte mas no alcanava as municipalidades e mal atingia as provncias. [...] Da a observao de que, apesar de suas limitaes no que se referia a formulao e implementao de polticas, o governo passava a imagem do todo-poderoso, era visto como o responsvel por todo o bem e todo o mal do Imprio.
CARVALHO, J. Murilo de. Teatro de sombras. Rio de Janeiro, IUPERJ/ Vrtice, 1988.

O fragmento acima se refere ao II imprio brasileiro, controlado por D. Pedro II e ocorrido entre 1 840 e 1 889. Do ponto de vista poltico, o II imprio pode ser representado como:

(a) palco de enfrentamento entre liberais e conservadores que, partindo de princpio polticos e ideolgicos opostos, questionaram, com igual violncia, essa aparente centralizao indicada na citao acima e se uniram no Golpe da Maioridade. (b) jogo de aparncias, em que a atuao poltica do Imperador conheceu as mudanas e os momentos de indefinio acima referidos - refletindo as prprias oscilaes e incertezas dos setores sociais hegemnicos, como bem exemplificado na questo da Abolio; (c) cenrio de vrias revoltas de carter regionalista - entre elas a Farroupilha e a Cabanagem - devido a incapacidade do governo imperial controlar, conforme mencionado na citao, as provncias e regies mais distantes da capital; (d) universo de plena difuso das idias liberais, o que implicou uma aceitao por parte do Imperador da diminuio de seus poderes, conformando a situao apontada na citao e oferecendo condies para a proclamao da Repblica. (e) teatro para a plena manifestao do poder moderador que, desde a Constituio de 1824, permitia amplas possibilidades de interveno polticas para o Imperador - do a idia de centralizao da citao - e que foi usado, no Segundo Reinado, para encerrar os conflitos entre liberais e socialistas. 15. Questo: Em janeiro de 1849, os praieiros apresentaram o seu programa revolucionrio, escrito por Borges da Fonseca, o qual ficou conhecido como Manifesto ao Mundo. Nele defendiam: (a) voto censitrio, liberdade de imprensa e trabalho para todos os brasileiros; (b) fim do Poder Moderador e da escravatura e transferncia do comercio para as mos de brasileiros; (c) maior autonomia para as provncias, voto livre e universal e liberdade de trabalho para todos os cidados brasileiros; (d) fim da escravatura, maior autonomia para as provncias e voto censitrio; (e) liberdade de trabalho para todos os cidados brasileiros, voto censitrio, fim do Poder Moderador. 16. Questo: A figura de D. Pedro II, que de rfo da nao se transformou em rei majesttico, de imperador tropical e mecenas do movimento romntico vira rei-cidado, para finalmente imortalizar-se no mrtir exilado e num mito depois da morte.
As Barbas do Imperador - Lilia M. Schwarz.

O texto descreve o imperador tropical, Pedro II, que governou o pas por meio sculo, atuando como grande fator catalisador e mobilizador das foras sociais, preservando, com seu governo, sobretudo: a) o poder das elites agrrias e a unidade territorial do pas; (b) a democracia liberal segundo os modelos europeus da poca; c) a idia da modernizao da nao atravs do apoio do governo ao desenvolvimento industrial e uma poltica protecionista; d) O equilbrio social e a distribuio de renda, atravs de polticas publicas para reduzir a excluso; e) as boas relaes com os pases platinos, privilegiando as solues diplomticas nos conflitos. 17. Questo: Ouem viver em Pernambuco Ha de estar enganado Que ou ha de ser Cavalcanti Ou ha de ser cavalgado
(quadra popular)

A quadra acima lembra uma das causas da Revoluo Praieira de 1848, em Pernambuco. Identifique-a nas alternativas abaixo. (a) A contestao dos tratados comerciais e a concorrncia do charque estrangeiro com a produo local. (b) A concentrao de terras e poder poltico nas mos de famlias oligrquicas. (c) O monoplio comercial em Recife estava em mos de comerciantes ingleses. (d) A oposio do Partido da Praia as idias socialistas utpicos e causas populares. (e) A ascenso de um governo liberal na Provncia de Pernambuco favorvel a extino da escravido. 18. Questo:

A afirmao segundo a qual "o partido que sobe entrega o programa de oposio ao partido que desce recebe deste o programa de governo" esta relacionada aos partidos polticos atuantes no Brasil do Segundo Reinado (1840-1889). Sobre esse assunto e correto afirmar: (a) A forma democrtica e descentralizada do parlamentarismo do Segundo Reinado garantiu ao Imperador governar em sintonia com os interesses dos partidos e c populao. (b) Os conservadores conduziam a vida partidria do imprio, mas quem governava eram os liberais radicais que ganharam projeo com as revoltas provncias aps 1848. (c) Sendo a "conciliao" um ideal presente na vida poltica do pas os partidos pouco se diferenciavam na pratica (d) Os partidos polticos do Imprio caracterizavam-se suas plataformas polticas de atuao bem definidas diferenciadas. (e) As reformas eleitorais e o fim do trafico negreiro no Segundo Reinado asseguraram a liberdade de atuao da Cmara dos Deputados. 19. Questo: A Pacificao erigiu um Estado sem nao uma nao sem povo. Quais os elementos do sucesso desses empreendimentos"? Resposta:_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 20. Questo: Ficou celebre uma frase atribuda ao poltico pernambucano Holanda Cavalcanti: - Nada se assemelha mais a um 'saquarema' do que uma Luzia no poder. 'Saquarema', nos primeiros anos do Segundo Reinado, era o apelido dos conservadores [...] 'Luzia' era o apelido dos liberais [...] A idia de indiferenciao dos partidos parecia tambm confirmar-se pelo fato de ser freqente a passagem de polticos de um campo para o outro
Fonte: FAUSTO, Bons. Historias do Brasil. So Paulo, Edusp, 1995. p. 180.

O texto da conta de algumas caractersticas das correntes polticas que predominavam no Segundo Reinado (18401889). a) Identifique um aspecto comum e outro divergente entre as correntes polticas mencionadas no texto. Resposta:_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) Explique uma diferena entre a experincia parlamentarista brasileira do Segundo Reinado e o modelo Liberal ingls da mesma poca. Resposta:_______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ Gabarito 1.c 2.d 3.e 4.a 5.e. 6.b 7.b 8.b 9.b 10.c 11.e 12.b 13.b 14.c 15.c 16.a

17.b 18.c 19. Os recursos do caf, a represso do exrcito e da guarda nacional e o modelo excludente ditado pelo Parlamentarismo. 20. a. Do ponto de vista ideolgico os partidos liberal e conservador no apresentavam diferenas significativas, sendo suas contendas restritas luta pela posse do poder e com ele o acesso a prestgios e benefcios. Com diferenas os liberais defendiam o fortalecimento do Poder da Cmara dos Deputados. J os conservadores defendiam restries s liberdades e ao exerccio da cidadania. b. No Brasil o Imperador indicava o Presidente do Conselho de Ministros, cargo equivalente ao de Primeiro Ministro, ao contrrio do ingls em que o chefe de governo era escolhido pelo Parlamento. Considere-se tambm que o Imperador poderia dissolver a cmara dos deputados e convocar novas eleies, caso essa no apoiasse o gabinete de preferncia do Chefe de Estado. Os poderes do Imperador eram conferidos pelo Poder Moderador.

Вам также может понравиться