Вы находитесь на странице: 1из 4

Editorial - Dossi: Biodiversidade, Poltica e Religio

Dossier: Biodiversity, Politics and Religion


DOI 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p7
Licena Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported

Biodiversidade, poltica e religio


Biodiversity, politics and religion
Leonardo Boff O tipo de civilizao inaugurada no sculo XVI significou com referncia natureza uma verdadeira declarao de guerra. A inveno da cincia experimental e sua traduo por frmulas matemticas implicavam uma virulenta interveno nos ritmos naturais, no intento de conhecer-lhes as leis e transform-las numa operao tecnolgica, a servio do progresso e do bem estar humano. Tratava-se de domesticar a natureza selvagem e submet-la aos propsitos do poder. Este tipo de relao rompeu o elo que unia ser humano e natureza, formando um todo e o sobrepe ela, fazendo-o, na linguagem de Descartes, seu "mestre e proprietrio". Esse procedimento nos trouxe inegveis vantagens em todos os campos, especialmente na medicina, nos transportes e nas comodidades cotidianas de nossas vidas. Ao mesmo tempo, cobrou um preo elevado em termos de degradao dos ecossistemas, contaminao dos solos, envenenamento das guas, poluio dos ares, numa palavra, afetou a base fsicoqumica que sustenta a vitalidade da Terra. Esse projeto alcanou nos dias atuais sua culminncia com o refinamento cada vez maior das tecnologias que alcanam at as ltimas expresses da matria e o corao da vida. A guerra contra Gaia foi levada com tanta ferocidade que introduziu um desequelbrio do sistema-Terra, expresso pelo aquecimento global. Este est crescendo a nveis surpreendentes e caso alcanar a 3-4 graus Celsius, pelo final deste sculo, poder pr em risco todas as formas de vida hoje conhecidas, inclusive a espcie humana. Dai a gravidade do atual momento e a urgncia de pararmos para avaliar o que fizemos, resgatar o que possvel e traarmos outra rota que seja amiga da vida e da Terra.

Doutor em Teologia, filsofo, ecologista, membro da Iniciativa da Carta da Terra e um dos seus redatores. Pas de origem: Brasil.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p.7-10, abr./jun. 2010 - ISSN: 2175-5841

Editorial Dossi: Biodiversidade, Poltica e Religio

Em todo este processo a mais afetada foi a biodiversidade. Presume-se que anualmente desaparecem para sempre cerca de cinco mil espcies de organismos vivos. E com eles some para sempre um livro aberto de informaes que poderiam ser de fundamental importncia para o futuro da vida e da prpria evoluo, ainda em curso. A manuteno da biodiversidade de tal importncia que dela depende o futuro de nossa existncia humana e de grande parte do sistema-vida. Para se entender, minimamente, a biodiversidade precisa-se incorporar dois conceitos-chaves: a complexidade e a interdependncia. Nada no universo e na Terra simples. Tudo complexo, constituindo uma rede de infindveis fatores, elementos, energias, informaes que juntas se articulam e que subjazem ao todo e a cada ser. Grande a diversidade dos seres vivos tangveis. Mas estes compem apenas 5% de todo o reino da vida; 95% so feitos de seres invisveis como as bactrias, os fungos, os virus e outros seres microscpicos. So eles que garantem o equilibrio da Terra, sua vitalidade e integridade. Geralmente, na compreenso comum, no lhes damos importncia, pois so apenas "bichinhos" ou "mato" desprezvel. Diz-nos o conhecido bilogo Edward O. Wilson, introdutor da palavra "biodiversidade: "Em um s grama de terra, ou seja, em menos de um punhado de cho, vivem cerca de dez bilhes de bactrias, pertencentes a 6 mil espcies diferentes" (WILSON, 2008, p.26). O organismo humano hospeda bilhes e bilhes de bactrias que ajudam a manter o equilbrio de nossa vida. Na boca existem duzentos tipos diferentes. No intestino delgado concentram-se cerca de cem milhes por milmetro quadrado e no clon alcanam a cifra espantosa de cem bilhes por milmetro de quinhentas a mil espcies diferentes. Uma ervinha de Madagascar, a pervinca rosada, fornece os alcalides que ajudam a combater a leucemia infantil aguda. Um fungo da Noruega possibilitou o transplante de rgos e a sua no-rejeio e uma substncia da saliva dos sanguessugas se extraiu um solvente que evita a coagulao do sangue nas cirurgias. As formigas to minsculas que somam, mais ou menos, dez quintilhes, pesam sozinhas, o mesmo que todos os 6,5 bilhes de pessoas. Os insetos so to decisivos para manter a biodiversidade pela polinizao que sem eles, provavelmente, a vida se

Horizonte, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p.7-10, abr./jun. 2010 - ISSN: 2175-5841

Leonardo Boff

extinguiria. E assim em todos os lugares onde h vida, predominam esses microorganismos, fundamentais para a manuteno da vida. Eles formam a complexidade da vida. O segundo conceito a interdependncia. Todos os seres, mesmo os elementos mais primordiais, esto todos entrelaados uns com os outros por redes de relaes, fazendo que um ajude o outro a se manter na existncia e a coevoluir. Nada existe fora das relaes e das interdependncias. Por isso grave quando um elo desta rede desaparece. Desestrutura o sistema. Caso este no conseguir se refazer, entra em processo de caos e termina no colapso. o temor que toma conta dos cientistas face acelerada extino de espcies, a ponto de alguns afirmarem que estamos diante da sexta grande extino em massa, depois daquela que dizimou os dinossauros h 65 milhes de anos. Diante deste quadro dramtico faz-se urgente uma poltica mundial salvadora. Quer dizer, necessria uma articulao de foras que vo alm da poltica das naes e dos partidos, que se organiza ao redor de alguns valores e princpios ligados ao respeito, ao cuidado, cooperao, responsabilidade e compaixo. Tais valores podero inaugurar outro tipo de comportamento necessrio face natureza e a Planeta. No so poucos os que duvidam que tenhamos o indispensvel discernimento e a sabedoria imprescindvel para a implementao deste novo paradigma de relao. Mas no temos outra sada. Ou faremos esta transformao ou ento no evitaremos uma catstrofe ecolgica e humanitria. Possivelmente, em extremo perigo de subsistncia, prevalea o instinto de vida e faremos as mudanas necessrias. As religies e os caminhos espirituais desempenham nesta crise paradigmtica uma misso especial. Cabe a elas despertar os seres humanos para a reverncia face a todos os seres e a todas as formas de vida, pois possuem um valor intrnseco e revelam dimenses do Mistrio do mundo e de Deus. O respeito e a reverncia impem limites ao poder avassalador e podem transform-lo numa potncia salvadora dos riscos e das chagas inflingidas Me Terra. A vida constitui o supremo valor criado pelo Senhor do universo e a conscincia a culminncia de sentido e de reconhecimento daquela Energia amorosa que originou tudo e sustenta a cada um dos seres. Na comunho com esta suprema Realidade o ser humano encontra as fontes da esperana de que no estamos face a uma tragdia fatal, mas face a uma crise que nos purifica e nos acrisola para um salto novo para frente e para

Horizonte, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p.7-10, abr./jun. 2010 - ISSN: 2175-5841

Editorial Dossi: Biodiversidade, Poltica e Religio

cima, rumo a uma forma mais alta da histria da prpria Terra e do projeto planetrio humano. Confortam-nos as palavras sagradas das Escrituras judaico-crists que trazem o propsito do Criador: Tu amas todos os seres. A todos poupas porque te pertencem, soberano amante da vida. (Sb 11,24.26).

Referncias
BBLIA SAGRADA. Traduo ecumnica. So Paulo: Paulinas; Loyola, 1995. WILSON, Edward O. A criao. So Paulo: Companhia das Letras, 2008.

10

Horizonte, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p.7-10, abr./jun. 2010 - ISSN: 2175-5841

Вам также может понравиться