Вы находитесь на странице: 1из 15

Cada vida sensvel ao amor. Mesmo as coisas inanimadas como as flores, que no tm conscincia, compreendem se voc as ama ou no.

. Se quiser, poder. Sem querer, nunca poder. Querer a coisa mais poderosa do mundo. Com o querer consciente, tudo se consegue. A comear pelas plantas e animais, em toda parte onde existe vida, h amor. Cada vida uma representao de Deus. Quem puder ver a representao, ver Aquele que representado. muito importante encontrar nossa verdadeira vocao na vida. Somente assim se pode realizar o prprio destino. No se deixe afetar pelas aparncias; elas so por si mesmas inofensivas. Ns que aceitamos ser feridos. Se voc ajuda os outros, voc ser ajudado. Talvez amanh, Talvez em cem anos, Mas voc ser ajudado. A Natureza precisa saldar a sua dvida... uma lei matemtica E toda a vida matemtica. Lembrem-se do motivo por que vieram Terra. Ser justo no momento da ao cem vezes mais valioso do que ser justo depois. Cada homem pode fazer tudo que os outros podem fazer.O que um homem pode, todo homem pode. necessrio que aprendas, no a te conformares com o que as pessoas que te rodeiam consideram bom ou mau, mas a agir na vida de acordo com o que diz a tua conscincia. Ah, amanh. Eu conheo bem esta doena. Eu sempre digo que o amanh no existe. Somente o hoje. O que precisa ser feito, precisa ser feito hoje.

No prximo dia duas vezes mais difcil e no dia depois quatro vezes mais difcil. Voc s pode contar com hoje. Aquele que no desenvolver uma estabilidade interna estar sempre correndo atrs de prazeres vazios. A conscincia inata. No temos que adquiri-la, mas apenas nos despertar, pois quase sempre somos surdos a seu chamado. Hoje o que , porque ontem foi o que foi. E se hoje como ontem, amanh ser como hoje. Se quiserem que amanh seja diferente, Devero tornar hoje diferente. Um dos melhores meios de despertar o desejo de trabalhar sobre si mesmo tomar conscincia de que a gente pode morrer de uma hora para outra. E isso, preciso no esquec-lo. Quando olhamos para trs, s nos lembramos das pocas difceis de nossa vida, nunca dos perodos de tranquilidade. Esses ltimos so sono. Os primeiros so luta e, portanto, vida. Nenhum sistema ou escola pode fazer pelo ser humano o trabalho que ele tem de fazer por si mesmo. Amar o trabalho pelo trabalho e no pelo ganho. O esforo fundamental de todo ser humano deveria ser criar para si uma liberdade interior. O corpo e a alma so interconectados e impossvel curar um deles quando a causa da doena reside no outro. Todo o segredo est em que no se pode trabalhar para a vida futura sem trabalhar para esta vida. Para fazer o que difcil, necessrio primeiro aprender a fazer o que fcil. No se pode comear pelo mais difcil. A pacincia a me da vontade. Quanto mais um homem compreende o que faz, mais vlidos sero seus esforos.

Se sua fora crescer, sua fraqueza tambm crescer, e ela se tornar uma fora negativa, a menos que voc aprenda como det-la. Quando se sabe fazer bem uma coisa, pode-se fazer tudo. Para quem sabe esperar, tudo chega na hora certa. Esfora-te, sempre e em tudo, para obter ao mesmo tempo, o til para os outros e o agradvel para ti mesmo. No julgue um homem pelo que contam dele. Leve em conta o que as pessoas pensam de voc - e no o que dizem. Um trabalho duro um investimento de energia que rende. O uso consciente da energia um investimento que d lucro; o seu uso automtico um esbanjamento intil. (Ame o que voc "no ama".) Para o homem a mais alta realizao ser capaz de fazer. Quanto piores as condies de vida, melhores sero os resultados do trabalho contanto que nos lembremos continuamente do trabalho. Lembre-se de voc mesmo, sempre e em toda parte. Lembre-se de que voc veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo.Agradea, portanto, a quem lhe proporcione a ocasio para isso. Aqui podemos dar uma direo e criar condies - mas no ajudar. Saiba que esta casa s pode ser til aos que reconheceram sua nulidade e crem na possibilidade de mudar. Se voc sabe que isto mal e, apesar de tudo, o faz, comete um pecado difcil de redimir. O melhor meio de ser feliz nessa vida poder considerar sempre exteriormente - nunca interiormente. No ame a arte com seus sentimentos. O verdadeiro sinal de que um homem bom, ele amar seu pai e sua me.

Julgue os outros conforme o que voc e raramente se enganar. S ajude aquele que no um ocioso. Respeite todas as religies. Amo aquele que ama o trabalho. Podemos somente nos esforar para nos tornarmos capazes de ser Cristos. No julgue um homem pelo que contam dele. Leve em conta o que as pessoas pensam de voc - e no o que dizem. Junte a compreenso do Oriente e o saber do ocidente - e, em seguida, busque. S aquele que puder zelar pelo bem dos outros merecer seu prprio bem. S o sofrimento consciente tem sentido. Vale mais ser temporariamente um egosta do que nunca ser justo. Se quiser aprender a amar, comece pelos animais; eles so mais sensveis. Ensinando aos outros, voc mesmo aprender. Lembre-se de que aqui o trabalho no um fim em si mesmo. apenas um meio. S pode ser justo quem sabe se pr no lugar dos outros. Se voc no for dotado de esprito crtico, sua presena aqui intil. Aquele que tiver se libertado da "doena do amanh" ter uma chance de obter o que veio procurar aqui. Feliz aquele que tem uma alma. Feliz aquele que no a tem. Infelicidade e sofrimento para aquele que s tem a semente dela. O repouso no depende da quantidade, mas da qualidade do sono. Durma pouco, sem se queixar. A energia gasta para um trabalho interior ativo se transforma imediatamente em nova reserva. A que gasta para um trabalho passivo se perde para sempre.

Um dos melhores meios de despertar o desejo de trabalhar sobre si mesmo tomar conscincia de que a gente pode morrer de uma hora para outra. E isso, preciso aprender a no esquec-lo. O amor consciente desperta o mesmo em resposta. O amor emocional provoca o contrrio. O amor fsico depende do tipo e da polaridade. A f consciente liberdade A f emocional escravido. A f mecnica estupidez. A esperana inquebrantvel fora. A esperana mesclada de dvida covardia. A esperana mesclada de temor fraqueza. Ao homem dado um nmero limitado de experincias- se ele no as desperdiar, prolongar sua vida. Aqui no h russos, nem ingleses; nem judeus, nem cristos. H somente homens que perseguem a mesma meta: se tornarem capazes de ser.

Vale mais ser temporariamente um egosta do que nunca ser justo.


Gurdjieff

S ajude aquele que no um ocioso.


Gurdjieff

Se voc sabe que isso mal e, apesar de tudo, o faz, comete um pecado difcil de redimir.
Gurdjieff

Se quiser aprender a amar, comece pelos animais; eles so mais sensveis.


Gurdjieff

Para o homem, a mais alta realizao ser capaz de fazer. Lembre-se de voc mesmo, sempre e em toda parte.
Gurdjieff

O verdadeiro sinal de que um homem bom ele amar seu pai e sua me.
Gurdjieff

No julgue um homem pelo que falam dele.


Gurdjieff

Junte a compreenso do Oriente e o saber do Ocidente, e em seguida, busque.


Gurdjieff

Ensinando aos outros, voc mesmo aprender.


Gurdjieff

Aqui no h russos, nem ingleses, nem judeus ou cristos. H somente homens que perseguem a mesma meta: tornarem-se capazes de ser.
Gurdjieff

A esperana inquebrantvel fora. A esperana mesclada de dvida covardia. A esperana mesclada de temor fraqueza.
Gurdjieff

Frases de Gurdjieff

Ame o que voc "no ama". Para o homem a mais alta realizao ser capaz de fazer. Quanto piores as condies de vida, melhores sero os resultados do trabalho contanto que nos lembremos continuamente do trabalho.

Lembre-se de voc mesmo, sempre e em toda parte. Lembre-se de que voc veio aqui, porque compreendeu a necessidade de lutar contra si mesmo. Agradea, portanto, a quem lhe proporcione a ocasio para isso.

Aqui podemos dar uma direo e criar condies - mas no ajudar. Saiba que esta casa s pode ser til aos que reconheceram sua nulidade e crem na possibilidade de mudar.

Se voc sabe que isto mal e, apesar de tudo, o faz, comete um pecado difcil de redimir.

O melhor meio de ser feliz nessa vida poder considerar sempre exteriormente nunca interiormente.

No ame a arte com seus sentimentos. O verdadeiro sinal de que um homem bom, ele amar seu pai e sua me. Julgue os outros conforme o que voc e raramente se enganar. S ajude aquele que no um ocioso. Respeite todas as religies. Amo aquele que ama o trabalho. Podemos somente nos esforar para nos tornarmos capazes de ser Cristos. No julgue um homem pelo que contam dele. Leve em conta o que as pessoas pensam de voc - e no o que dizem.

Junte a compreenso do Oriente e o saber do ocidente - e, em seguida, busque. S aquele que puder zelar pelo bem dos outros merecer seu prprio bem. S o sofrimento consciente tem sentido. Vale mais ser temporariamente um egosta do que nunca ser justo. Se quiser aprender a amar, comece pelos animais; eles so mais sensveis. Ensinando aos outros, voc mesmo aprender. Lembre-se de que aqui o trabalho no um fim em si mesmo. apenas um meio. S pode ser justo quem sabe se pr no lugar dos outros. Se voc no for dotado de esprito crtico, sua presena aqui intil. Aquele que tiver se libertado da "doena do amanh" ter uma chance de obter o que veio procurar aqui.

Feliz aquele que tem uma alma. Feliz aquele que no a tem. Infelicidade e sofrimento para aquele que s tem a semente dela.

O repouso no depende da quantidade, mas da qualidade do sono. Durma pouco, sem se queixar. A energia gasta para um trabalho interior ativo se transforma imediatamente em nova reserva. A que gasta para um trabalho passivo se perde para sempre.

Um dos melhores meios de despertar o desejo de trabalhar sobre si mesmo tomar conscincia de que a gente pode morrer de uma hora para outra. E isso, preciso aprender a no esquec-lo.

O amor consciente desperta o mesmo em resposta. O amor emocional provoca o contrrio. O amor fsico depende do tipo e da polaridade.

f consciente liberdade A f emocional escravido. A f mecnica estupidez.

A esperana inquebrantvel fora. A esperana mesclada de dvida covardia. A esperana mesclada de temor fraqueza.

Ao homem dado um nmero limitado de experincias - se ele no as desperdiar, prolongar sua vida.

Aqui no h russos, nem ingleses; nem judeus, nem cristos. H somente homens que perseguem a mesma meta: se tornarem capazes de ser.

Frases e ensinamentos de Gurdjieff e quem ra essa figura enigmtica


Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para ns em cada momento e daquilo que, realmente, vale como principal. VINTE REGRAS DE VIDA I) Faa pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no mximo. Repita estas pausas na vida diria e pense em voc, analisando suas atitudes. II) Aprenda a dizer no sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos um desgaste enorme. III) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espao para o improviso, consciente de que nem tudo depende de voc. IV) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais geis que sejam os seus quadros mentais, voc se exaure. V) Esquea, de uma vez por todas, que voc imprescindvel. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isto lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuao, a no ser voc mesmo. VI) Abra mo de ser o responsvel pelo prazer de todos. No voc a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimnias. VII) Pea ajuda sempre que necessrio, tendo o bom senso de pedir s pessoas certas. VIII) Diferencie problemas reais de problemas imaginrios e elimine-os porque so pura perda de tempo e ocupam um espao mental precioso para coisas mais importantes. IX) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem tambm achar que o mximo a se conseguir na vida. X) Evite se envolver na ansiedade e em tenses alheias enquanto h ansiedade e tenso. Espere um pouco, e depois retome o dilogo, a ao. XI) Famlia no voc, est junto de voc, compe o seu mundo, mas no a sua prpria identidade. XII) Entenda que princpios e convices fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca. XIII) preciso ter sempre algum em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilmetros. No adianta estar mais longe. XIV) Saiba a hora certa de sair de cena, de se retirar do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importncia sutil de uma sada discreta. XV) No queira saber se falaram mal de voc e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analtica, sem qualquer convencimento. XVI) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, timo para quem quer ficar esgotado e perder o melhor. XVII) A rigidez boa na pedra, no no homem. A ele cabe firmeza, o que muito diferente. XVIII) Uma hora de intenso prazer substitui com folga trs horas de sono perdido. O prazer recompe mais do que o sono. Logo, no perca uma oportunidade de se divertir. XIX) No abandone suas trs grandes e inabalveis amigas: a intuio, a inocncia e a f! XX) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: voc ser o que se fizer ser!

"Saia noite, sob um vasto cu estrelado, e levante os olhos para esses milhes de mundos acima da sua cabea. Em cada um deles provavelmente formigam bilhes de seres semelhantes a voc, talvez de constituio superior. Olhe a Via Lctea. A Terra no pode sequer ser chamada de gro de areia nessa infinidade. Ela se dissolve, desaparece e, com ela, voc tambm. Onde est voc? Quem voc? Que quer voc? Aonde quer ir? 0 que voc empreende no ser pura loucura? Diante de todos esses mun dos, interrogue-se sobre suas metas e suas esperanas, suas intenes e seus meios de realiz-las, sobre o que pode ser exigido de voc, e pergunte a si mesmo at que ponto esta preparado para responder a essas perguntas. Espera-o uma viagem longa e difcil; voc se dirige a um lugar estranho e desconhecido. O caminho e infinitamente longo. Voc no sabe se poder descansar nem onde isso ser possvel. Deve prever o pior. Leve consigo tudo que for necessrio para a viagem. Trate de no se esquecer de nada, porque depois ser muito tarde para reparar o erro: voc no ter tempo de voltar para buscar o que tiver esquecido. Avalie suas foras. So suficientes para toda a viagem? Quando que voc poder partir? Lembre-se de que quanta mais tempo passar a caminho, mais provises precisara carregar, o que retardara proporcionalmente a sua marcha e alongara ate a durao dos preparativos. E cada minuto precioso. Uma vez que decidiu partir, por que perder tempo? No conte com a possibilidade de voltar. Essa experincia poderia lhe custar muito caro. O guia s se comprometeu a conduzi-lo; no obrigado a reconduzi-Io. Voc ser abandonado a si mesmo e ai de voc se fraquejar ou perder o caminho; jamais poder voltar. E, mesmo que o reencontre, fica a pergunta: voc voltara so e salvo? Desventuras de toda espcie espreitam a viajante solitrio que no conhece bem o caminho, nem as regras de conduta que ele impe. Convena-se de que a sua vista tem a propriedade de lhe apresentar os objetos distantes como se estivessem prximos. Iludido quanto proximidade da meta para a qual voc se encaminha, cego por sua beleza e ignorando a medida de suas prprias foras, voc no se dar conta dos obstculos que esto no caminho; no ver as mltiplas valetas que atravessam a senda. Numa pradaria verde, juncada de flares deslumbrantes, o mato espesso oculta um profundo precipcio. E muito fcil tropear e cair nele, se seus olhos no esto fixos em cada passo que est dando. No se esquea de concentrar toda a ateno no que o cerca de perto. No se ocupe com metas distantes, se no quiser cair no precipcio. Entretanto, no se esquea da sua meta. Lembre-se dela sem cessar e mantenha vivo o seu ardor por atingi-la, para no perder a direo certa. E, tendo partido, esteja atento; o que voc atravessou ficou para trs e no tornar a se apresentar: o que no

observou num momento dado, no o observar nunca mais. No seja curioso demais e no perca tempo com o que atrai a sua ateno, mas no vale a pena. O tempo precioso e no deve ser desperdiado com coisas sem relao direta com a sua meta. Lembre-se de onde est e por que est ali. No se poupe e lembre-se de que jamais qualquer esforo feito em vo. E agora pode iniciar a caminhada."

Quem Gurdjieff-George lvanovitch Gurdjieff (1877 - 1949)

De ascendncia grega e armnia, ele nasceu em Alexandropol, perto da fronteira da Rssia com a Turquia. Desde o comeo distinguiu-se dos outros meninos na escola por seu questionamento insacivel. Procurou orientao de pessoas mais velhas entre as inmeras escolas da regio. Leu vorazmente e, em tenra idade,

deixou seu lar em busca de homens mais sbios ou irmandades que pudessem possuir chaves para o conhecimento que tinha se tornado uma necessidade para sua vida. Que tenha recebido instrues de mestres espirituais do Oriente no pode haver dvida. Durante vinte anos, at 1909, Gurdjieff esteve buscando e viajando, preparando-se adequadamente, dirigido e influenciado pelo que ele chama o Crculo Interior da Humanidade, os portadores do conhecimento que buscava. Durante esse tempo tomou conscincia da tarefa que foi chamado a assumir: chamar a humanidade para um conhecimento do significado da vida sobre a Terra. Desde criana tenho a sensao de que algo falta em mim. Sentia que existe outra vida alm da vida comum. Uma vida que me chama. Mas como me abrir a ela? Esta pergunta no me deixa em paz e assim tornei-me um co faminto, perseguindo uma resposta. Na vspera dos domingos e feriados, como ns, crianas, tnhamos o direito de no nos levantar cedo no dia seguinte, meu pai costumava contar-nos uma histria, quer sobre os grandes povos da antiguidade, quer sobre homens notveis, quer sobre Deus, sobre a natureza ou sobre toda espcie de maravilhas misteriosas. E terminava sempre por algum conto das Mil e Uma Noites.

Consolidao do legado de um mestre espiritual


Em 1922 Gurdjieff instala-se no Castelo de Prieur-Avon, para estabelecer neste local, em larga escala, o seu Instituto Para o Desenvolvimento Harmonioso do Homem. No ano seguinte, em Paris, faz a primeira apresentao pblica de Gurdjieff em 1947 seu ensinamento. Em seguida, faz outras em Nova York, Boston, Filadlfia e Chicago. Durante os dez anos seguintes escreve sua srie de livros Do Todo e de Tudo, na qual nos transmite suas idias e termina de compor, com a ajuda de Thomas de Hartmann, sua extensa obra musical, at hoje utilizada nos Grupos ao redor do mundo. Sobre a msica dele, Hartmann escreve: A msica de Gurdjieff muito variada. A mais comovente aquela que ele se lembra de ter ouvido, durante suas viagens na sia, em templos pouco conhecidos. Ouvindo essa msica, somos tocados at o fundo do Ser. Depois, at o fim de sua vida, Gurdjieff voltou toda a sua atividade para um trabalho intensivo com seus alunos, notadamente os de Paris, durante a Segunda Guerra Mundial, e, em seguida, com todos os que tinham vindo do mundo inteiro encontr-lo na Frana. Morreu em Paris no dia 29 de outubro de 1949. Abaixo algumas frases relativas ao Ensinamento: Junte a compreenso do Oriente e o saber do Ocidente e, em seguida,

busque. muito importante encontrar nossa verdadeira vocao na vida. Somente assim se pode realizar o prprio destino. Gurdjieff no est mais entre ns, mas seu Trabalho conosco continua, enquanto no nos esquecermos de suas palavras: Lembrem-se do motivo por que vieram Terra. Sei que no fcil reconhecer que estamos ouvindo coisas novas. Estamos de tal maneira habituados s velhas cantigas, aos velhos refres, que h muito deixamos de esperar, deixamos at de crer que possa existir alguma coisa nova. No posso assegurar que, desde o incio, encontraro aqui idias novas, isto , idias das quais nunca tenham ouvido falar. Mas, se tiverem pacincia, no tardaro a not-las, e desejo-lhes, ento, que no as deixem escapar. Nossa idia fundamental a de que o homem, tal qual o conhecemos, no um ser acabado. A evoluo do homem significar o desenvolvimento de certas qualidades e caractersticas interiores que habitualmente permanecem embrionrias e que no podem se desenvolver por si mesmas. Devemos partir da idia de que sem esforos a evoluo impossvel e de que, sem ajuda, igualmente impossvel. No caminho da evoluo o homem deve tornar-se um ser diferente... adquirir numerosas qualidades novas e poderes que antes no possua. Um grupo o comeo de tudo. Um homem s no pode fazer nada, nada pode atingir. Um grupo realmente dirigido pode fazer muito. Tem pelo menos a oportunidade de chegar a resultados que um homem sozinho nunca seria capaz de obter.

Vinte regras para viver bem

*
Tese de um pensador russo chamado George Gurdjieff, que no incio do sculo passado j falava em auto-conhecimento e na importncia de saber viver.
*

Dizia ele: "Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para ns a cada momento e daquilo que, realmente, vale como principal." Assim sendo, ele traou vinte regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francs de Ansiedade e Estresse, em Paris. Dizem os especialistas em comportamento que, quem j consegue assimilar dez delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interna. * 1. Faa pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no mximo. Repita essas pausas na vida diria e pense em si, analisando as suas atitudes. * 2. Aprenda a dizer no sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos um desgaste enorme. * 3. Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espao para o improviso, consciente de que nem tudo depende de voc. * 4. Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais geis que sejam os seus quadros mentais, voc se exaure. * 5. Esquea, de uma vez por todas, que voc imprescindvel. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuao, a no ser voc mesmo. * 6. Abra mo de ser o responsvel pelo prazer de todos. No voc a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimnias. * 7. Pea ajuda sempre que necessrio, tendo o bom senso de pedir sempre s pessoas certas. * 8. Diferencie problemas reais de problemas imaginrios, elimine-os porque so uma perda de tempo e ocupam um espao precioso para as coisas mais importantes. * 9. Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer, tomar banho, sem tambm achar que o mximo a se conseguir na vida. * 10. Evite envolver-se na ansiedade e tenso alheias enquanto ansiedade e tenso. Espere um pouco e depois retome o dilogo, a ao. * 11. Famlia no voc, est junto de voc, compe o seu mundo, mas no a sua prpria identidade. * 12. Entenda que princpios e convices fechadas podem ser um grande peso,a trave do movimento e da busca. * 13. preciso ter sempre algum em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilmetros. No adianta estar mais longe. *

14. Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importncia sutil de uma sada discreta. * 15. No queira saber se falaram mal de voc e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram de bem, com reserva analtica, sem qualquer convencimento. * 16. Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, timo... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor. * 17. A rigidez boa para uma pedra, no no homem. A ele cabe firmeza, o que muito diferente. * 18. Uma hora de intenso prazer substitui com folga trs horas de sono perdido. O prazer recompensa mais que o sono. Logo no perca uma oportunidade de divertir-se. * 19. No abandone as suas trs grandes inabalveis amigas: a intuio, ainocncia e a f. * 20. Entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: voc o que se prope ser. *

Вам также может понравиться