Вы находитесь на странице: 1из 6

RESUMO DA INTRODUO METAFSICA DOS COSTUMES

Giulia Mattza Torres Oliveira de Assuno KANT, Immanuel. A metafsica dos costumes. Traduo de Edson Bini. Bauru: Edipro, 2003. p. 5773.

I Da ideia e da necessidade de uma metafsica dos costumes A cincia metafsica da natureza pr-estabelece um sistema de princpios a priori, que parte exclusivamente de conceitos, tendo valor universal. As leis morais sempre tem base a priori e assim podem ser aceitas como mximas universais. A metafsica dos costumes um sistema de compreenso a priori que o ser humano tem, que parte exclusivamente de conceitos e transcende a experincia. Kant no considera a moral como sendo um meio para atingir a felicidade, pois o conceito de felicidade nasce da experincia que nos ensina o que nos traz alegria ou no. Ou seja, a felicidade um conceito a posteriori, no podendo constituir mxima universal, alm de estar ligada a inclinaes particulares e geralmente ter por consequncia alguma desgraa para si ou para outra pessoa. MORAL A priori No leva em considerao os benefcios que possam advir, pois isso s pode ocorrer onde h experincia. Universal FELICIDADE A posteriori H uma reflexo sobre os benefcios que o ato pode propiciar, pois esses benefcios so premeditados por conta da experincia. Particular

A necessidade do estudo metafsica dos costumes reside no fato de que a filosofia prtica (estuda a liberdade de escolha do indivduo) requer uma metafsica dos costumes, por ser esta algo intrnseco ao ser humano. Ressalta que, apesar de ser baseada em conceitos a priori, a metafsica dos costumes no dispensa os princpios a posteriori de sua aplicao. A experincia serve para mostrar o que pode-se concluir dos princpios universais. O estudo da metafsica dos costumes compreende a parte terica da filosofia. A filosofia prtica no existe sem a terica, e funo da antropologia moral estudar como a subjetividade humana influencia suas escolhas a favor ou contra os princpios morais.

II Da relao entre as faculdades da mente humana e as leis morais Antes de definir desejo, so apresentados alguns conceitos. Entre eles esto: Concupiscncia o apetite inicial. uma determinao sensvel da mente que antecede e define o desejo. Sentimento: o prazer ou desprazer em relao a algo. Pode ser efeito ou causa do desejo. algo subjetivo que no influencia na cognio do objeto. O prazer que no possui ligao com o desejo chamado de prazer contemplativo ou inativo. Gosto o sentimento causado por ele. O prazer que est relacionado com desejo, que determina sua causa ou efeito, denomina-se prazer prtico. Apetite: o desejo que anterior ao prazer prtico. Interesse da inclinao o prazer que antecede o desejo. Ou seja, baseia-se apenas nos sentidos humanos. J o prazer posterior ao desejo chamado de prazer intelectual, sendo o interesse no objeto classificado como interesse da razo. Por fim, conclui que desejo a faculdade de fazer ou deixar de fazer conforme o agrado de cada um. A capacidade de realizar o objeto chama-se escolha se estiver associada a conscincia. Caso contrrio, denominada aspirao. Quando o que determina o desejo a razo, ele chamado de vontade. a razo prtica. Determina a escolha. Livre arbtrio a escolha determinada pela razo pura, e esta sensvel, determinada apenas pela inclinao. Isso ocorre com os animais. No caso dos humanos, a escolha influenciada pela inclinao, mas no determinada por esta. Isso caracteriza a liberdade de escolha. Kant considera que o ideal seria nos guiarmos pela razo pura, pelos princpios universais. Mas isso no ocorre, pois durante as escolhas essa razo pura sofre influncia da nossa subjetividade. As leis da liberdade so as leis morais. Se divide em dois grupos: as leis jurdicas (externas) e leis ticas (internas). Se uma ao estiver de acordo com uma lei jurdica, ela legal. Se estiver conforme a lei tica, moral.

Na filosofia terica, no espao (primeira forma que percebemos o mundo. A priori) se encontra os objetos do sentido externo, enquanto o tempo (forma a posteriori como vemos o mundo) compreende objetos do sentido externo e interno. As leis da liberdade so um fator que determina internamente a escolha.

III Conceitos preliminares da metafsica dos costumes (filosofia prtica universal) No possvel conceituar a liberdade, mas no uso prtico da razo a encontramos facilmente sua presena atravs dos princpios prticos (vontade pura em ns, fonte de conceitos e de leis morais). As leis morais para ns so imperativos categricos, ou seja, comandos incondicionais. Permitem ou probem uma ao. Surge da o conceito de dever (ao a que algum est obrigado), que est ligado ao prazer ou desprazer de nossas escolhas, embora esse sentimento no tenha nada a ver com as leis prticas, mas apenas com o efeito subjetivo dela em nossa mente. Obrigao a necessidade de uma ao livre sob um imperativo categrico da razo. Imperativo uma regra que define a necessidade de uma ao subjetivamente contingente, tendo o sujeito que ser compelindo a conformar-se com regra. O imperativo categrico impe a obrigao de uma ao, independente de seu fim ou consequncia, mas baseado apenas na sua representao. uma lei moralmente prtica. A ao permitida (lcita) aquela que est de acordo com a obrigao, ou seja, com um imperativo categrico. O contrrio chamado de autorizao (faculdade moral), proibida (ilcita). Feito uma ao submetida leis obrigatrias e liberdade de escolha do sujeito. O agente o autor do feito. O autor que tem conhecimento das obrigaes relacionadas ao seu feito passivo de imputao. As aes de uma pessoa podem ser imputadas. Personalidade moral a liberdade de escolha da pessoa submetida a leis morais. Os atos de uma coisa no podem ser imputado, pois no possuem liberdade.

Um ato caracterizado como correto ou incorreto de acordo com sua conformidade com o dever. Se for contrrio a este, uma transgresso. A transgresso no-intencional imputvel chamada de mera culpa. Quando intencional considerada crime (dolo). Justo algo correto de acordo com as leis externas. Injusto, o que incorreto. Conflito de deveres ocorre quando a necessidade de um oposta de outro em uma relao. Mas isso no possvel, pois devido a objetividade das obrigaes, se algo dever, seu oposto no pode ser. As leis externas so consideradas naturais quando reconhecidas como obrigatrias a priori pela razo mesmo sem estar escrita em um texto legislativo. Aquelas que s obrigam se estiverem escritas so chamadas de positiva. A existncia de uma lei positiva prescinde a existncia de uma lei natural que trate da mesma matria, o que impede que o legislador crie leis de acordo com sua simples vontade. Lei prtica um princpio que converte a ao em dever. Pode-se fundamentar subjetivamente a lei de acordo com uma mxima prpria do agente. O imperativo categrico kantiano pode ser enunciado na frase aja de forma tal que a mxima da tua ao se torne lei universal. Significa que antes de realizar um ato devemos nos perguntar se seria algo bom se o princpio subjetivo que nos leva a pratic-lo fosse seguido por todos, e assim escolher realiza-lo ou no. esse o princpio supremo da doutrina dos costumes. Mxima o princpio subjetivo da ao que convertido pelo sujeito em uma regra. Qualquer mxima contrria ao imperativo categrico considerada contrria a moral. A conformidade de uma ao com a lei do dever sua legalidade. A conformidade da mxima de uma ao com uma lei sua moralidade. O princpio de um dever aquele que a razo prescreve objetivamente (ele deve agir assim). As leis procedem da vontade. A esta no pode ser atribudo nenhum constrangimento, pois no dirigida as aes, mas apenas a criao das leis para as mximas das aes. J as mximas derivam de escolhas, sendo um livre arbtrio. A liberdade de escolha pode ser encontrada na capacidade que temos de, por meio da razo, obedecer a nossa legislao interna. A lei (moralmente prtica) uma proposio que possui um imperativo categrico. Quem aplica a lei o legislador, sendo que ele considerado o autor da obrigao presente na

lei, embora no necessariamente seja o autor da lei. As leis divinas tambm so consideradas a expresso da vontade de um legislador (nesse caso um legislador supremo), e este no obrigatoriamente foi o criador das leis. No sentido moral, imputao a atribuio de culpa de determinado feito a algum que est submetido a leis. Se vier acompanhada de uma sano, considerada imputao judiciria ou vlida. Caso contrrio apenas uma imputao avaliativa do feito. A pessoa autorizada a imputar com fora jurdica o juiz ou a corte. Quando algum realiza alm do dever constrangido pela lei, sua realizao meritria, tendo por efeito legal a recompensa. Se realiza aqum, moralmente culpvel, tendo por efeito legal a punio. A conduta conforme a lei denominada devida, e no possui efeito legal. Independente do resultado de uma ao devida ser bom ou ruim, no possvel sua imputao. O mesmo ocorre quando uma ao meritria omitida. Sero imputados ao autor os bons resultados de aes meritrias e os maus de uma ilegal. Em ambos os casos a imputao definida pelos obstculos que tiveram que ser vencidos para a realizao da ao, sendo que no julgamento de aes ilegais ainda ser considerado se o ato foi cometido premeditadamente ou no.

IV Da diviso de uma metafsica dos costumes Existem dois elementos que esto presentes em toda legislao: a lei e o motivo. A lei torna a ao objetivamente necessria, transformando-a em dever. a teoria de uma determinao possvel de escolha. O motivo o fundamento em que se baseou a criao da lei. O porque daquilo ser um dever. Geralmente determina a escolha. Quando a legislao inclu o motivo do dever, e classificada como tica. Quando o motivo no expresso, considerada jurdica. Enquanto a legislao tica seduz a pessoa a agir em seu acordo, a jurdica faz com que se tenha que encontrar o motivo na realizao da escolha de agir conforme ela ou no, e durante essa escolha acaba sendo influenciada por inclinaes e averses do sujeito. Essa a caracterstica que melhor distingue os dois tipos de legislao. A conformidade de uma ao com a lei, independente do motivo, constitui sua legalidade (licitude). Quando essa conformidade consequncia do motivo, ai est sua moralidade.

Os deveres de uma legislao jurdica so somente deveres externos, uma vez que seu cumprimento no requer conhecimento dos motivos. A legislao tica se aplica a todos os atos, envolve todos os deveres e no pode ser externalizada. Sendo assim, o dever no um aspecto que possa ser utilizado para diferenciar as legislaes.

LEGISLAO TICA No pode ser externalizada Deveres internos e externos*

LEGISLAO JURDICA Pode ser externalizada Deveres externos que se relacionam com os internos, pois a tica a base de todo dever

No admite legislador dever porque assim deve ser, e seu princpio motivo suficiente para a escolha de agir de acordo com ela.

julgada por um legislador dever porque assim est escrito e as escolha de agir de acordo com ela est sujeita a uma consequncia coercitiva.

* Deveres de benevolncia, embora sejam deveres externos (obrigaes para com aes externas), so ainda
atribudos tica porque a legislao que lhes diz respeito s pode ser interna. (p. 73)

Вам также может понравиться