Вы находитесь на странице: 1из 4

Ano Lectivo 2009/2010 HISTRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5 Ano Agrupamento de Escolas de Arraiolos Escola EB 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos

Teste de Avaliao n 3

L, com muita ateno, o enunciado que se segue e, depois de analisares cuidadosamente os documentos e figuras apresentadas, responde, na tua folha de teste, de forma clara, objectiva e cuidada. Boa Sorte!
Grupo I (Os Romanos na Pennsula Ibrica)

I.1. Observa atentamente o friso cronolgico presente na figura 1.

Figura 1

I.1.1 Quantos anos durou o domnio dos Romanos da Pennsula Ibrica?

I.2 Os Romanos quiseram conquistar a Pennsula Ibrica, por causa das riquezas peninsulares e para aumentar o seu imprio. No entanto, a sua presena vai permitir aos povos que aqui viviam conhecer a cultura romana e aprender, por exemplo, as tcnicas de construo romana. Analisa cuidadosamente as figuras 2, 3 e 4.

Figura 2 Estrada Romana no Alentejo Figura 3 Vestgios de Templo Romano na Igreja de Santana do Campo (Arraiolos)

I.2.1 Define o conceito de Romanizao. I.2.2 Explica as razes que levaram os Romanos a construrem uma rede de estradas e pontes.

I.2.3 Identifica dois vestgios da presena romana, localizados na tua regio.

I.3 Toma ateno figura 4.

Figura 4 Representao de Jesus Cristo Crucificado

I.3.1 O Cristianismo, ao contrrio da antiga religio dos romanos, era uma religio monotesta. O que que isso quer dizer? I.3.2 Identifica o principal profeta do Cristianismo.

I.4 Analisa o mapa da figura 5.

Figura 5 Mapa das Invases dos Povos Brbaros

I.4.1 Indica uma das principais causas do fim do Imprio Romano. I.4.2 Identifica os dois Povos Brbaros que instalaram os seus reinos na Pennsula Ibrica.

Grupo II (Os Muulmanos na Pennsula Ibrica) II.1 Toma ateno ao mapa da figura 6.

Figura 6 Mapa da Pennsula Ibrica. A Norte esto assinalados os territrios na posse dos Cristos.

II.1.1 Indica as duas principais razes que levaram os Muulmanos a invadir outros territrios. II.1.2 Os Muulmanos conseguiram conquistar a totalidade da Pennsula Ibrica? Se no, qual o nome da regio controlada pelos Cristos? E como os Muulmanos chamavam aos seus territrios na Pennsula Ibrica?

II.2 Observa atentamente o mapa da figura 7.

Figura 7 Mapa da Pennsula Ibrica, com os novos reinos Cristos.

II. 2.1 Qual a direco da Reconquista Crist: Sul/Norte ou Norte/Sul? II.2.2 Mostra o objectivo dos Cristos durante a Reconquista Crist. II.2.3 Identifica os novos reinos Cristos. Qual deles compreendia territrio actualmente portugus?

II.3 A presena Muulmana influenciou muito as populaes da Pennsula Ibrica. Atenta na figura 8.

II.3.1 D o exemplo de uma vila alentejana, onde possamos encontrar vestgios da presena muulmana. II.3.2 Enumera as principais heranas dos Muulmanos.
Figura 8 Igreja-Mesquita de Mrtola

Grupo III (O Tempo em Histria)

III.1 Para contar o tempo, os pases do Ocidente, como Portugal, utilizam a chamada era crist. III.1.1 Indica o acontecimento que serve de referncia para a contagem do tempo nos pases do Ocidente, como Portugal. III.1.2 Diz o significado das abreviaturas a. C. e d. C.

III.2 L atentamente as frases que se seguem e indica as verdadeiras e as falsas. Corrige as frases falsas. III.2.1 O sculo I d. C. comeou no dia 1 de Janeiro do ano 1 e terminou a 31 de Dezembro do ano 2001. III.2.2 O sculo XX comeou no dia 1 de Janeiro do ano 1901 e terminou a 31 de Dezembro do ano 2001. III.2.3 A primeira dcada do sculo XXI comeou no dia 1 de Janeiro do ano 2001 e terminar a 31 de Dezembro do ano 2010.

III.3 Aponta o sculo a que pertence cada um dos seguintes anos: III.3.1 139 a. C. III.3.2 1998 III.3.3 2000 III.3.4 1640 a. C. III.3.5 2010

III.4 Ordena cronologicamente os seguintes acontecimentos, do mais antigo para o mais recente: A - Os Romanos chegam Pennsula Ibrica; B - Viviam, na Pennsula Ibrica, as comunidades que construam antas; C - Surge, no Imprio Romano, uma nova religio: o Cristianismo; D - Os Muulmanos dominam grande parte da Pennsula Ibrica, a que do o nome de Al-Andaluz; E - O Imprio Romano o mais poderoso do mundo, possuindo territrios em frica, na sia e na Europa; F - Os Povos Brbaros atacam o Imprio Romano; G - Os Visigodos dominam toda a Pennsula Ibrica; H - Inicia-se a Reconquista Crist. FIM

Bom Trabalho!

O Professor, Pedro Bandeira Simes

Вам также может понравиться