Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE DE CUIAB FACULDADE DE ENGENHARIA ELTRICA

MEDIDAS ELETRICAS I

DOCENTES: JUSELI NUNES DA SILVA HERMOM LEAL MOREIRA

CUIAB-MT NOVEMBRO/2013

MEDIDAS ELETRICAS I

Relatrio apresentado disciplina de MEDIDAS ELTRICAS, Do curso de Engenharia Eltrica (Matutino) da UNIC UNIVERSIDADE DE CUIAB, Sob a orientao do professor Juseli Nunes e Hermom Leal.

DOCENTES: JUSELI NUNES DA SILVA HERMO LEAL MOREIRA

DISCENTES: MARCELO CANDIDO DE OLIVEIRA ETEVALDO FRANCISCO DA SILVA AMARILDO DA SILVA OLIVEIRA MONICA RENATA P. DA SILVA

CUIAB-MT NOVEMBRO/2013

RESUMO Relatrio de aula pratica de laboratrio, ministrada pelo professor Juseli Nunes na data de 07 de novembro de 2014 no laboratrio de Medidas eltricas, a qual foi realizada uma experincia de ligao de uma carga resistiva na configurao delta ou tringulo, assim foi realizado medies de potncia, tenso e corrente, em seguida foi adicionado cargas indutivas (motores trifsicos) tambm ligados na configurao delta ou tringulo, a cada momento que adicionava uma carga ao circuito repetiu-se as medies. Assim com todos os valores anotados pode-se calcular o fator de potncia do circuito, em cada etapa do experimento, tambm foi possvel a visualizao dos valores da corrente em ampermetros instalados no circuitos e da potncia em wattmetros, com isso pode-se observar como a medio de grandezas eltricas realizada a partir do mtodo de dois wattmetros ou mtodo de Aron.

INTRODUO O mtodo de dois wattmetros ou mtodo de Aron pode ser aplicado, tanto a sistemas trifsicos equilibrados como desequilibrados, neste ltimo caso desde que no tenham o neutro ligado. Este mtodo de medida de potncia necessita apenas de dois wattmetros. As bobinas voltimtricas dos dois wattmetros esto ligadas entre duas fases, sendo uma delas comum. As bobinas amperimtricas so percorridas pelas correntes de duas fases diferentes, mas nenhuma delas a fase comum das bobinas voltimtricas. Nos circuitos trifsicos a trs fios, duas condies so sempre satisfeitas: A soma das correntes de linha sempre zero: + + = (1) A soma das tenses simples sempre zero: + + = (2) Sendo os valores de i e v instantneos (senoidais). Explicitando it na expresso (1) e substituindo na expresso (2) obtemos: = + ( + ), ou ainda: = ( ) + ( ) Podemos ainda escrever as seguintes relaes: = a tenso composta entre as fazes R e S.

= Ento:

a tenso composta entre as fases S e T.

= + Onde S a potncia aparente instantnea. Logo: =


= ( + )

E a potncia ativa total (trifsica) solicitada pela carga, ser: = (, ) + (, ) A figuras (diagramas) indicam a montagem a realizar com os dois wattmetros para a obteno de P. Cada wattmetro indicar: = ( , ) = ( , ) Se o circuito equilibrado, temos: ngulo entre Urt e Ir igual a 30- ngulo entre Ust e Is igual a 30+ A potncia ativa total = + assim a soma algbrica das respectivas indicaes dos dois wattmetros. Se acontecer do 1 wattmetro d indicao para frente, mas o 2 d indicao para trs, devemos inverter a bobina de corrente B.C do 2 wattmetro de modo que o mesmo d uma indicao para frente este valor ser subtrado da indicao do 1o instrumento para termos a potncia total P. OBS: As leituras de W1 e W2, no so monofsicas, pois no h neutro. Ou seja, so parcelas de potncia, cuja soma representa a potncia ativa trifsica, solicitada pela carga. O fator de potncia da carga pode ser calculado a partir das expresses: = ( ) = ( + )

(3) (4)

Desenvolvendo as expresses (3) e (4) Obtemos = ( + = ( (5) (6)

Somando as expresses (5) e (6) Obtemos + = ou seja + = , de onde podemos escrever: =


+

(7)

Subtraindo as expresses (5) e (6) obtemos: = , ou seja = ( ), de onde podemos escrever:


(8)

Dividindo as expresses (8) e (7) obtemos:

Com relao ao fator de potncia alguns detalhes devem ser observados: Cos > 0,5; < 60o: Neste caso temos W1 e W2 positivos, isto os dois wattmetros do indicaes para a frente. Cos < 0,5; > 60o; Neste caso o 1 wattmetro d a indicao para a frente, mas o 2 d a indicao para trs. Cos = 0,5; = 60o; Neste caso o 1 wattmetro indica sozinho a potncia ativa total da carga, pois o 2 indica. W2 = 0

OU

Assim

pode-se

representar

diagrama

fasorial

como;

OBJETIVO Fazer a ligao do Voltmetro, Ampermetro e Wattmetro e visualizar a medio de potncia em cargas puramente resistiva e outra com componente indutiva.

MATERIAL A SER UTILIZADO 1 Alicate Ampermetro Digital 1 Voltmetro Digital 3 Ampermetro Digital 2 Wattmetro Analgico 1 Motor Trifsico 330 W 1 Fonte de Tenso 220 V 1 Motor Trifsico de 250 W 1 Motor Trifsico de 180 W 1 Carga Resistiva de 350 W Cabos de Ligao

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Passo 1: 1.1 - Energize a carga puramente resistiva (banco de R ligado em Delta). Faa as leituras dos Wattmetros. P1 ou W1 = 0,58 KW. P2 ou W2 = 0,58 KW. Calcule Potncia total ou Watts total:

= + = , + , = ,
Calcule o fator de potncia e explique o resultado:

= ; = ,

= ,
= ,
A carga ligada em delta uma banco de resistores, ao qual j por sua caracterstica no desfasa a tenso em relao a corrente, por este motivo o fator de potncia apresentou 1 o qual nos mostra que o circuito caracterizado resistivo e toda a potncia fornecida de rede transformada em calor pelos resistores. 1.2 - Energize a carga inserindo 1 motor de 330W. Faa as leituras dos Wattmetros. P1 ou W1 = 0,68 KW. total. P2 ou W2 = 0,48 KW. Calcule Potncia total ou Watts

= + = , + , = , = ; = ,

Calcule o fator de potncia e explique o resultado:

= ,
= ,
Nesta etapa foi adicionada uma carga indutiva a qual por caracterstica prpria atrasa a corrente em 90, na qual o fator de potncia apresentou um valor abaixo de 1 devido pelo fato da carga ser um circuito misto com cargas reativa indutiva e resistiva. 1.3 - Energize a carga inserindo + 1 motor de 250W. Faa as leituras dos Wattmetros. P1 ou W1 = 0,78 KW. P2 ou W2 = 0,42 KW. Calcule Potncia total ou Watts total.

= + = , + , = , = ; = ,
Calcule o fator de potncia e explique o resultado:

= ,
= .
1.4 - Energize a carga inserindo + 1 motor de 180 W. Faa as leituras dos Wattmetros. P1 ou W1 = 1 KW, P2 ou W2 = 0,3 KW. Calcule Potncia total ou Watts total.

= + = + , = , = ; = ,
Calcule o fator de potncia e explique o resultado:

= ,
= ,
1.5 - Energize a carga inserindo os 3 motores. Faa as leituras dos Wattmetros. P1 ou W1 = 0,46 kW. P2 ou W2 = 0,24 kW. Calcule Potncia total ou Watts total

= = , , = , = ; = ,

Calcule o fator de potncia e explique o resultado:

= ,
= ,
Como foi retirado a carga resistiva o fator de potncia apresentou muito baixo devido as cargas ser somente indutivas a qual j por caracterstica defasa a corrente em relao a tenso 90, assim pode-se concluir que a instalao no apresenta um bom rendimento. CONCLUSO Com a visualizao em aula prtica do comportamento dos instrumentos de medidas eltricas e os valores matemticos obtidos e logo os resultados calculados, obteve-se um maior aproveitamento na aprendizagem das aulas de medidas eltricas, assim proporcionou ao aluno uma completa dimenso da importncia em saber quantificar as grandezas eltricas e suas anlises, na qual conclui-se o objetivo da aula prtica apresentando aos futuros profissionais engenheiros eletricista a importncia em sua vida profissional. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Fundamentos de Medidas Eltricas; Medeiros Filho, Solon de; Editora LTC;

Вам также может понравиться