Вы находитесь на странице: 1из 4

clubedoconcreto.com.

br

http://www.clubedoconcreto.com.br/2013/07/passo-passo-ensaio-de-inchamento-da.html

Ensaio de Inchamento da Areia (NBR 6467:2006)

1. INTRODUO Os agregados midos tm grande capacidade de reteno de gua, portanto, na preparao de concretos em que o agregado proporcionado em volume, importante considerar o inchamento devido absoro de gua do agregado mido conforme a granulometria, podendo variar de 20 a 40%. O inchamento varia com a umidade e, conhecendo-se a curva de inchamento (inchamento em funo da umidade), basta que se determine a umidade para que se obtenha essa caracterstica. Em linhas gerais a tenso superficial da pelcula de gua aumenta a bolha, os gros de areia se separam. Depois de certa umidade a gua toma os esforos e os gros descem por adensamento. O inchamento se aplica na correo do agregado mido do concreto dosado em volume e na aquisio de agregado mido em volume. 2. AMOSTRA DE MATERIAL a. A amostra deve ser coletada conforme NBR NM 26 e NBR NM 27. A quantidade deve ser no mnimo, o dobro do volume do recipiente a ser utilizado. b. Secar a amostra por 24 horas ou at massa constante, em estufa a temperatura de (105 + 5) C. 3. EQUIPAMENTOS E ACESSRIOS a. Balana (resoluo 100 g) e capacidade mnima 50 kg. b. Balana (resoluo 0,01 g) e capacidade mnima 200 g.

c. Recipiente em forma de paraleleppedo conforme NBR 7251. d. Rgua metlica rgida. e. Estufa para 100 a 110C. f. Concha ou p. g. Cpsulas com tampa com capacidade de 50 ml. h. Proveta graduada. i. Misturador mecnico. j. Encerado de lona com dimenses mnimas 2,0 m x 2,5 m. 4. PROCEDIMENTO a. Secar o material na estufa at massa constante, aproximadamente 24 horas; b. Determinar o volume do recipiente (V) c. Determinar a tara que a massa do recipiente seco e vazio (T) d. Colocar o material seco sobre o encerado de lona ou piso limpo no aderente, homogeneizar e determinar a massa unitria do material seco e solto, conforme NBR 7251. e. Determinar massa unitria do material solto e seco (gs), enchendo o recipiente com a concha at transbordar, despejando o agregado de uma altura de aproximadamente 12 cm, evitando segregao dos gros. Com a rgua de ao rgida, retirar o excesso de agregado por rasamento deixando no mesmo nvel das bordas superiores do recipiente e determinar a massa do recipiente mais agregados (Ma) f. Determinar uma massa (peso) do material seco que ultrapasse um pouco ao volume do mesmo recipiente utilizado no ensaio da massa unitria seca. Este material utilizado para realizar todas as massas unitrias midas (gh); g. Sobre esta massa obtida de material seco, adicionar 0,5% de gua, homogeneizar cuidadosamente a amostra mida manualmente no encerado ou atravs do misturador mecnico, evitando perdas de material. h. Determinar a massa unitria do material com 0,5% de umidade (gh) enchendo o recipiente com a concha at transbordar, despejando o agregado de uma altura de aproximadamente 12 cm. Com a rgua de ao, rgida, retirar o excesso de material, por rasamento, deixar no mesmo nvel das bordas superiores do recipiente e determinar a massa do recipiente mais agregados (Mh). i. Coletar o material mido e homogneo na cpsula e determinar a massa da cpsula com o material mido e colocar na estufa at constncia de massa, aproximadamente 24 horas j. Repetir sucessivamente (gh) aplicando os mesmos procedimentos, com a mesma amostra obtida no item C, com todos os teores de umidades previstos na Tabela 1. k. Nota: No esquecer de retirar a cpsula com material mido de cada ensaio, pesar e colocar na estufa para determinao da umidade.

l. Calcular a massa unitria do material seco ( gs ) gs= (Ma -T)/V m. Calcular a massa unitria do material mido (gh) gh=(Mh- T)/V n. Determinar a umidade, com aproximao de 0,1%, pesando a cpsula com material coletado (Mh) e depois com material seco em estufa a (100 + 5)C por 24 horas ou at constncia de massa (Mf): h= (Mh-Mf)/(Mf-Mc)*100 (%) Onde: h = teor de umidade do agregado, em %. Mc = massa da cpsula vazia, em g. f. Para cada teor de umidade, calcular o coeficiente de inchamento: Vh/Vs=gs/gh*(100+h)/100 Sendo: Vh = volume do agregado com h% de umidade, em cm3. Vs = volume do agregado seco em estufa, em cm3. Vh/Vs= coeficiente de inchamento do agregado. gh = massa unitria do agregado com h% de umidade, em g/cm3. gs = massa unitria do agregado seco em estufa, em g/cm3. g. Determinar a umidade crtica na curva de inchamento (Fig.1) pela seguinte construo grfica: - Traar a curva de inchamento de modo a obter uma representao aproximada do fenmeno. - Traar a reta tangente curva paralela ao eixo das umidades (RETA A). - Traar do ponto A reta que une a origem ao ponto de tangncia da RETA A traada obtm a RETA B. - Traar nova tangente curva, paralela reta obtm a RETA C. - A umidade crtica a abscissa correspondente ao ponto de interseo das duas tangentes. h. Expressar o coeficiente de inchamento mdio (ClM) como a mdia aritmtica entre o coeficiente de inchamento mximo (ponto A) e aquele correspondente umidade crtica (ponto B).

5. RESULTADOS E RELATRIO a. Apresentar no certificado a curva de inchamento traada em grfico, conforme a Fig.1, o valor da umidade crtica e o valor do coeficiente de inchamento mdio.

Вам также может понравиться