Вы находитесь на странице: 1из 5

ANULAO DE TTULO AO PORTADOR

Paulo Srgio Tagata

Ao de anulao de ttulos ao portador

Ao tratar da ao de anulao e substituio de ttulos ao portador, o Cdigo de Processo Civil (arts. 9 !"#$%, &a' re&erencia a tr(s situa)es distintas, relativas a titulo ao portador*

A reivindicao A destruio parcial A anulao e substituio

Contudo, o Cdigo no estabelece rito especial para a ao de reivindicao de titulo ao portador, +ue, por isso ,es,o, obedece ao procedi,ento co,u,. Trata"se de ao reivindicatria igual a +ual+uer outra &undada no artigo #.--. do Cdigo Civil. /a 0iptese de destruio parcial do titulo, o rito e o ordin1rio, salvo +uanto ao pra'o para a contestao, +ue de # dias. Assi,, rito especial 01 to s no caso de algu,, tendo perdido ou sido in2usta,ente desapossado de titulo ao portador, re+uerer"l0e a anulao e substituio por outro. 3 ento +ue incide, as regras dos artigos 9 ."9, do Cdigo Civil, verbis*

Art. 908. O possuidor de ttulo dilacerado, porm identificvel, tem direito a obter do emitente a substituio do anterior, mediante a restituio do primeiro e o pa amento das despesas. Art. 909. O proprietrio, !ue perder ou e"traviar ttulo, ou for in#ustamente desapossado dele, poder obter novo ttulo em #u$o, bem como impedir se#am pa os a outrem capital e rendimentos. %ar rafo &nico. O pa amento, feito antes de ter ci'ncia da ao referida neste arti o, e"onera o devedor, salvo se se provar !ue ele tin(a con(ecimento do fato).

4 procedi,ento dos artigos 9 . e seguintes do Cdigo de Processo Civil no se aplica nos casos de previso legal de rito prprio, e, lei especial. Assi,* " /o caso de e5travio ou destruio total ou parcial de letra de c6,bio ou de nota pro,issria, aplica,"se 7s disposi)es do artigo $8 do 9ecreto -. ::;#9 . #. " /o caso de perda, ou e5travio, de con0eci,ento de transporte, aplica,"se 7s disposi)es contidas no artigo 9< do 9ecreto n. #9.:!$;#9$ . =1 a >ei das Sociedades An?ni,as, regula a perda ou e5travio de ao ao portador ou endoss1vel, re,etendo para a lei processual o procedi,ento de anulao e substituio para obter a e5pedio de novo certi&icado (>ei 8.: :;#9!8, art. $.%. Assi, ta,b, a >ei do C0e+ue, ao dispor sobre a perda, e5travio, &urto, roubo ou apropriao indbita de c0e+ue ao portador (>ei !.$@!;#9.@, art. -:, par1gra&o Anico%. Co,o os ttulos ao portador se trans,ite, por si,ples tradio, de regra, +ue, te, a posse te, o do,nio. /o 01, por,, tradio, nos casos de perda ou &urto do ttulo. A +uebra do elo na lin0a das trans&er(ncias per,ite +ue a ao de reivindicao, ou a de anulao e substituio do ttulo, se2a proposta no s contra +ue, dele se apropriou indevida,ente, co,o contra o ad+uirente de boa"&. BC, caso de perda ou &urto, tanto a ao de reivindicao +uanto 7 de anulao podero ter proced(ncia contra o possuidor de boa"&D (Crnane Eidelis dos Santos -%. Competn !a. Feivindicatria* do,icilio do possuidor. Anulao ou substituio* do,icilio do devedor (CPC, art. # Pro ed!mento A petio inicial deve atender aos re+uisitos gerais do artigo -.- e aos especiais do artigo 9 9. Halor da causa* o valor no,inal do ttulo. Fecebendo a inicial, o 2ui' deter,ina a citao do ru e de terceiros interessadosI a inti,ao do devedor, para +ue deposite e, 2ui' o capital, be, , GGG%.

/esse sentido* Pinto Eerreira. *a ao de anulao e substituio de ttulos ao portador. So Paulo, Saraiva, #9.8. p. .:.
2

Crnane Eidelis dos Santos, *os procedimentos especiais do +,di o de %rocesso +ivil , $. ed. Fio de =aneiro, Eorense, #999. v. HG, p. !-"!.

co,o 2uros ou dividendos vencidos e vincendosI a inti,ao da Jolsa de Halores. BA citao de terceiros interessados (...% via edital, no obriga a no,eao de curador especial, 21 +ue a citaco"edital te, por ob2etivo a si,ples provocatio ad a endum) -Crnane Eidelis dos Santos $%. Contudo, no,eia"se curador especial ao possuidor revel, &icta,ente citado. K1, no caso, litisconsrcio necess1rio e unit1rio. Trata"se de ao er a omnes. Gnteressado citado por edital co,parece na +ualidade de ru, no na de terceiro interveniente. C5igida 2usti&icao previa (art. 9 9%, depois dela +ue se procede, as cita)es. A contestao tanto pode consistir na negativa da deteno do titulo, co,o na alegao da legiti,idade de sua posse. /os ter,os do artigo 9# do CPC, so,ente se ad,ite contestao aco,pan0ada do titulo recla,ado. BPoder1, no entanto, suceder +ue o ru, citado co,o detentor do titulo, na realidade no o . Co,o, por,, apresentar ele tal de&esa, se esta &or 7 prpria negativa da deteno do tituloL /o 01, na verdade, outra ,aneira de se entender a e5ig(ncia do art. 9# , sendo co,o re&erente apenas ao caso e, +ue a de&esa verse e5clusiva,ente sobre a disputa da posse legiti,a do tituloD (Crnane Eidelis dos Santos :%. A ,es,a soluo no caso de terceiro +ue alegue ter sido ele +ue, &oi in2usta,ente desapossado do titulo. /o cabe reconveno, por se tratar de procedi,ento especial. A sentena +ue ordena ao devedor +ue lavre outro ttulo e, substituio (CPC, art. 9##%, transitando e, 2ulgado, vale co,o ttulo (CPC, art. 8:#%. "onor#r!os ad$o at !os. G,procedente a ao, 01 condenao do autor nas custas e e, 0onor1rios. /o caso de proced(ncia, cabe a condenao do possuidor, cu2a posse se2a declarada ilegti,a. Provando o autor o e5travio, ,as no a posse do ru, a ao procedente, ,as nada 2usti&ica a condenao do ru, +ue 0a2a negado possuir o ttulo. Cabe ta,b, a condenao do terceiro +ue apresentou contestao, ,as &oi vencido. C,bora se trate de ao er a omnes, o devedor, co,o tal, no ru. Por isso ,es,o, ele no citado, ,as inti,ado (CPC, art. 9 ., GG%. C,bora receba orde, para substituir o ttulo (CPC, art. 9##%, no cabe sua condenao nos ?nus da sucu,b(ncia, por+ue o dever de substituio so,ente surge co, a sentena, pro&erida aps citao de terceiros interessados.
3

Gbide,.

Crnane Eidelis dos Santos, *os procedimentos especiais do +,di o de %rocesso +ivil , $. ed. Fio de =aneiro, Eorense, #999. v. HG, p. !-"!.

Contra, Carlos Alberto Car,ona, sustentando +ue o devedor teria dado causa ao processo, recusando"se a substituir o ttulo @. Assi, ta,b, Ku,berto T0eodoro =Anior 8.

%!&l!o'ra(!a
CAFM4/A, Carlos Alberto Car,ona. Cnsaio Sobre a Anulao e Substituio dos Ttulos ao Portador. .evista de %rocesso, So Paulo (: %, 2an",ar;#9... EAJFNCG4, Adroaldo Eurtado Eabrcio. +omentrios ao +,di o de %rocesso +ivil. Eorense, #9. . ECFFCGFA, Pinto. *a Ao de Anulao e /ubstituio de 0tulos ao %ortador. So Paulo, Saraiva, #9.8. MGFA/9A, Pontes de. +omentrios ao +,di o de %rocesso +ivil. Eorense, Fio de =aneiro. vol. OGGG. #9!!. SA/T4S, Crnane Eidlis dos Santos. *os procedimentos especiais do +,di o de %rocesso +ivil, $. ed. Fio de =aneiro, Eorense, #999. v. HG, p. !-"!. SG>HA, Clvis do Couto e. +omentrios ao +,di o de %rocesso +ivil. FT, So Paulo. v. OG, n< ! . #9!!. SG>HA, 4vdio Japtista da. %rocedimentos 1speciais. AG9C Cditora. Fio de =aneiro. #9.9. TKC494F4 =P/G4F. Ku,berto. +urso de *ireito %rocessual +ivil. #!. ed. Eorense,Fio de =aneiro. v. OGGG, #!Q ed., #99!.

Carlos Alberto Car,ona. Cnsaio Sobre a Anulao e Substituio dos Ttulos ao Portador . .evista de %rocesso, So Paulo (: %, 2an",ar;#9...
6

+urso de *ireito %rocessual +ivil. #!. ed. Fio de =aneiro, Eorense,. v. OGGG, #!Q ed., #99!. p. 9$.

Вам также может понравиться