Вы находитесь на странице: 1из 4

Escola E.B.

Marinhas do Sal
Cincias Fsico-Qumicas 9 ano
Ficha de trabalho Foras e Movimentos
Nome: ___________________________________________________ n. ____ Turma: ____ 1. Os vetores abaixo indicados representam foras designadas genericamente por , , , , , , e .

Indica: a) um par de foras com a mesma direo e linhas de ao diferentes; b) um par de foras com a mesma linha de ao e o mesmo sentido; c) um par de foras, cujas direces so perpendiculares entre si; d) um par de foras cuja resultante seja nula.

2. Os dinammetros representados na figura marcam o mesmo valor: 10N. Qual o peso do corpo A?

3. os corpos A, B, C, D e E esto aplicadas as foras representadas nos esquemas. A

C B

1N 3.1. Representa a fora resultante em cada um dos corpos. 3.2. Calcula a fora resultante de cada um dos corpos.

4. Explica o que acontece em cada uma das seguintes situaes, justificando. (A) Quando viajas em p num autocarro e este arranca, de repente. (B) Quando um autocarro para de repente. (C) mais difcil parar um carrinho de supermercado em andamento quando est mais carregado de compras. (D) Consegue-se parar mais facilmente um automvel do que um autocarro.

5. Um corpo de massa 5kg desloca-se com movimento retilneo uniforme, quando sujeito a um sistema de foras. Classifica as afirmaes que se seguem como verdadeiras ou falsas. (A) (B) (C) (D) A resultante das foras aplicadas no corpo uma fora com o sentido do movimento. A nica fora aplicada no corpo o seu peso. A resultante das foras aplicadas no corpo nula. O corpo no tem inrcia.

6. Um corpo que se move ao longo de um plano horizontal, com velocidade de 15m/s, submetido ao de uma fora de 20N com sentido oposto ao do movimento. Sabendo que a massa do corpo 5kg, calcula: 6.1. o valor da acelerao do corpo. 6.2. que tipo de movimento passa a ter o corpo? Justifica. 7. Dois corpos A e B de massas, respetivamente, 4kg e 10kg, soba a ao das foras FA e FB , adquirem a mesma acelerao. Qual a relao entre as intensidades das foras? 8. Um corpo C ao ser atuado por uma fora de intensidade 10N adquire uma acelerao de 2m/s2. Um corpo, de igual massa, entra em movimento por ao de uma fora de intensidade 5N. 8.1. Qual a acelerao adquirida pelo corpo D? 8.2. Calcula a relao entre as aceleraes adquiridas por C e D. O que concluis? 9. Sobre um corpo animado de movimento retilneo e horizontal atuam, simultaneamente, duas foras F1 e F2 com a mesma direo. As distncias percorridas pelo corpo, bem como os tempos gastos a percorr-las, foram assinalados num grfico d (m) posio-tempo. 40 9.1. Como classificas o movimento desse corpo? 9.2. Calcula o valor da velocidade a que o corpo se desloca. 9.3. Que relao existe entre F1 e F2 ?
30 20 10 0 0

t (s)

10. No bloco cbico de massa igual a 8kg e representado na figura abaixo esto aplicadas as foras F1 , F2 e F3 . Dados: F1 F2 10N e F3 30N 10.1. Em que sentido se move o bloco? 10.2. Qual a acelerao do movimento do corpo?

90

11. A Figura 6 representa, esquematicamente, uma ligao rodoviria entre os pontos A e E, que se situa num mesmo plano horizontal, verificando-se que o velocmetro de um automvel marca sempre 80 km/h, ao longo de todo o percurso entre aqueles pontos. Figura 6 Considere o troo entre os pontos A e B. 11.1. Determine o tempo que o automvel demora a percorrer esse troo. Apresente todas as etapas de resoluo.

11.2. Que concluso, fundamentada na 2. Lei de Newton, pode retirar-se acerca da resultante das foras que atuam no automvel, nesse troo?

11.3. Considera que os troos entre os pontos B e C e entre os pontos D e E, representados na Figura 6, correspondem a arcos de circunferncia. Seleciona a nica opo que apresenta o esboo correto do grfico da intensidade da resultante das foras aplicadas no automvel, F, em funo do tempo, t, ao longo do troo BC.

11.4. Conclui, justificando, em qual dos troos, BC ou DE, maior a acelerao do automvel.

12. Classifica as afirmaes que se seguem como verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo as falsas. (a) O atrito sempre prejudicial ao movimento. (b) Quando os pneus de um automvel esto carecas o atrito maior. (c) O atrito depende da massa do corpo que se movimenta. (d) O atrito de um dado corpo sempre o mesmo, quer se desloque sobre uma superfcie rugosa, quer sobre uma superfcie dura e polida. (e) Os pra-quedas descem suavemente porque o ar exerce uma resistncia elevada ao seu movimento. (f) A fora de atrito existente num corpo em movimento maior do que a existente num corpo parado.
13. Um objeto de massa 2 kg puxado com uma fora constante ( F1 ) de 9 N sobre uma mesa. A fora de atrito entre o objeto e a mesa de 3 N.

3N

13.1. Representa na figura a fora de atrito que existe entre o objeto e a mesa. 13.2. Representa, tambm na figura, a(s) outra(s) foras que atuam no objeto.
13.3. Calcula o valor da Fora resultante ( FR ) das foras aplicadas no objeto.

13.4. Em que sentido se mover o objeto? 13.5. Calcula o valor da acelerao do objeto.

14. Justifica os seguintes fatos da vida diria seguidamente enunciados. (A) Os ginastas antes de iniciarem os exerccios com alguns aparelhos (por exemplo, as barras paralelas) costumam esfregar as mos com um p branco. (B) Quando as lixas das caixas de fsforos j esto muito gastas, os fsforos no acendem. (C) Os pneus carecas pem em causa a segurana na estrada. 15. H casos em que o atrito pode ser til e outros em que pode ser prejudicial. Nos exemplos que se seguem, classifica o atrito como til (U) ou prejudicial (P). (A) (B) (C) (D) O atrito que a estrada exerce sobre os pneus dos automveis. O atrito que se desenvolve quando um carro puxa um tren. O atrito entre as peas metlicas de uma mquina em funcionamento. O atrito da borracha sobre o papel ao apagar o trao de um lpis.

16. Uma pessoa empurra um bloco de madeira assente sobre um carro com uma fora de intensidade 200N. A fora de atrito que o solo exerce sobre o conjunto, quando este se move, de 200N. 16.1. O conjunto carro+bloco desloca-se com (A) movimento uniforme. (B) movimento retardado. (C) movimento acelerado.

Escolhe a opo correta.

16.2. Passado um dado intervalo de tempo, a pessoa deixa de empurrar o conjunto. A partir dessa altura este desloca-se com (A) movimento uniforme. (B) movimento retardado. (C) movimento acelerado. Escolhe e justifica a opo correta. 17. O Antnio empurra um bloco assente sobre uma placa de madeira com rodas, numa superfcie horizontal com uma fora de intensidade 5N. O bloco desloca-se com movimento retilneo uniforme velocidade de 10m/s. Ao fim de 1min., o Antnio deixa de empurrar o conjunto, que pra ao fim de 10s. 17.1. Qual a intensidade da fora de atrito? Justifica. 17.2. Que tipo de movimento adquire o corpo quando o Antnio deixar de o empurrar? 17.3. Qual o valor da acelerao do corpo nos ltimos 10s?
18. Tendo em conta o grfico do Descreva com palavras como variou a velocidade de Joo nos seguintes trechos do percurso de bicicleta : de 0 a 5 min, de 5 a 15 min, de 15 a 20 min, de 20 a 30 minutos. 18.1. Determina os valores da acelerao mdia para cada um dos intervalos A,B,C,D? 18.2.Sabendo que o conjunto Joo+bicicleta tem de massa 100Kg, qual o valor da fora que o Joo teve que exercer para lhe imprimir a acelerao determinada em cada uma das etapas?

18.3. Que distncia tinha percorrido o Joo ao fim dos 30s?

Вам также может понравиться