Вы находитесь на странице: 1из 4

20/10/2010

Direito Previdencirio RPPS


Prof. Hugo Goes

PREVIDNCIA SOCIAL
Regime Geral de Previdncia Social

Regimes Bsicos (filiao obrigatria) Regimes de Previdncia Regime de Previdncia Complementar (facultativo)

Regimes Prprios de Previdncia Social

Beneficirios do RPPS
Magistrados
Membros do Ministrio Pblico Ministros e conselheiros dos Tribunais de Contas Militares Servidores pblicos ocupantes de cargo efetivo de quaisquer dos poderes da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes.

Um nico RPPS por Ente Federativo CF, art. 40, 20 - Fica vedada a existncia de mais de um RPPS para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, 3, X. A ressalva refere-se ao regime dos militares.

Servidores vinculados ao RGPS


CF, art. 40......... (...) 13. Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o Regime Geral de Previdncia Social RGPS.

Custeio do RPPS
Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.

20/10/2010

Custeio do RPPS
O RPPS ter carter contributivo e solidrio, mediante contribuio: Do ente federativo; Dos servidores ativos; Dos inativos; e Dos pensionistas.

Contribuio do servidor ativo


No mbito federal: 11% sobre a totalidade da base de contribuio (Lei n 10.887/2004, art. 4, caput). A alquota da contribuio dos servidores filiados a RPPS dos Estados, DF e Municpios no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio (CF, art. 149, 1). No Estado de PE, por exemplo, a alquota da contribuio do servidor de 13,5%.

Contribuio do servidor ativo


No mbito federal, a base de clculo o
vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei, os adicionais de carter individual ou quaisquer outras vantagens, excludas: (I) as dirias para viagens; (II) a ajuda de custo em razo de mudana de sede; (III) a indenizao de transporte; (IV) o salrio-famlia; (V) o auxlio-alimentao; (VI) o auxlio-creche; (VII) as parcelas remuneratrias pagas em decorrncia de local de trabalho; (VIII) a parcela percebida em decorrncia do exerccio de cargo em comisso ou de funo de confiana; e (IX) o abono de permanncia.

O servidor pode optar por incluir na base de


clculo parcelas percebidas em decorrncia de local de trabalho, do exerccio de cargo em comisso ou de funo de confiana.

Contribuio de aposentados e pensionistas Incidir contribuio sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelo RPPS que superem o limite mximo estabelecido para os benefcios do RGPS, com alquota igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos (CF, art. 40, 18). Quando o beneficirio for portador de doena incapacitante, conforme definido pelo ente federativo e de acordo com laudo mdico pericial, a contribuio incidir apenas sobre a parcela de proventos de aposentadoria e de penso que supere o dobro do limite mximo estabelecido para os benefcios do RGPS (CF, art. 40, 21).

Contribuio do ente federativo


A contribuio da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, aos RPPS a que estejam vinculados seus servidores no poder ser inferior ao valor da contribuio do servidor ativo, nem superior ao dobro desta contribuio (Lei n 9.717/98, art. 2, caput). No mbito federal, a contribuio da Unio corresponde ao dobro da contribuio do servidor ativo (Lei n 10.887/2004, art. 8). Em PE, por exemplo, a alquota de contribuio do Estado para o RPPS de 27%, enquanto a do servidor de 13,5%.

Aposentadorias do RPPS
CF, Art. 40, 1. Os servidores abrangidos por RPPS sero aposentados: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei; II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio;

20/10/2010

Aposentadorias do RPPS
III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) 60 anos de idade e 35 de contribuio, se homem, e 55 anos de idade e 30 de contribuio, se mulher; b) 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. Professor: em relao ao item "a, a idade e o tempo de contribuio sero reduzidos em 5 anos, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio (CF, art. 40, 5). ADIn 3772

Aposentadoria especial no RPPS


vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo RPPS, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: (I) portadores de deficincia; (II) que exeram atividades de risco; (III) cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica (CF, art. 40, 4). Fica vedada a concesso de aposentadoria especial, nos termos do 4 do art. 40 da CF, at que lei complementar federal discipline a matria (Lei 9.717/98, art. 5, nico). STF, MI 721/DF, DJ 30/11/07, p. 29.

Clculo dos proventos de aposentadoria


Para o clculo dos proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor ao RPPS e ao RGPS, na forma da lei (CF, art. 40, 3). Mdia aritmtica simples das maiores remuneraes, utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia a que esteve vinculado, correspondentes a 80% de todo o perodo contributivo desde a competncia julho de 1994 ou desde a do incio da contribuio, se posterior quela competncia (Lei 10.887/04, art. 1). As remuneraes sero atualizadas pelo INPC (CF, art. 40, 17).

Servidores ingressos at 16/12/1998


Art. 3 da EC n 47/05. O servidor que tenha ingressado no servio pblico at 16/12/98 poder aposentar-se com proventos integrais, desde que preencha, cumulativamente, as seguintes condies: I - 35 anos de contribuio, se homem, e 30 anos de contribuio, se mulher; II - 25 anos de efetivo exerccio no servio pblico, 15 anos de carreira e 5 anos no cargo em que se der a aposentadoria; III - idade mnima resultante da reduo, relativamente aos limites do art. 40, 1, inciso III, alnea "a", da CF, de um ano de idade para cada ano de contribuio que exceder a condio prevista no inciso I do caput deste artigo.

Servidores ingressos at 16/12/1998


Art. 2 da EC n 41/03. assegurado o direito de opo pela aposentadoria voluntria com proventos calculados de acordo com o art. 40, 3 e 17, da CF, quele que tenha ingressado at 16/12/98, quando o servidor, cumulativamente: I - tiver 53 anos de idade, se homem, e 48 anos de idade, se mulher; II - tiver 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria; III - contar tempo de contribuio igual, no mnimo, soma de: a) 35 anos, se homem, e 30 anos, se mulher; e b) um perodo adicional de contribuio equivalente a 20% do tempo que, em 16/12/1998, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alnea a deste inciso.

Servidores ingressos at 16/12/1998


O servidor que cumprir as exigncias para aposentadoria com base no art. 2 da EC n 41/2003 ter os seus proventos de inatividade reduzidos para cada ano antecipado em relao aos limites de 60 e 55 anos de idade, para homem e mulher, respectivamente, na seguinte proporo: a) 3,5%, para aquele que completar as exigncias para aposentadoria at 31/12/2005; b) 5%, para aquele que completar as exigncias para aposentadoria a partir de 01/01/2006 (EC n 41/2003, art. 2, 1).
Obs.: Para professor infantil/fundamental/m dio, a reduo baseia-se nas idades 55/50.

20/10/2010

Servidores ingressos at 31/12/2003 Art. 6 da EC n 41/03. O servidor que tenha ingressado no servio pblico at 31/12/2003 poder aposentar-se com proventos integrais, quando vier a preencher, cumulativamente, as seguintes condies: I 60 anos de idade, se homem, e 55 anos de idade, se mulher; II - 35 anos de contribuio, se homem, e 30 anos de contribuio, se mulher; III - 20 de efetivo exerccio no servio pblico; e IV - 10 anos de carreira e 5 anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria.
Professor: reduz 5 anos na idade e no tempo de contribuio

Вам также может понравиться